Veja como acumular mais milhas nos programas de fidelidade todos os dias

Denis Carvalho 11 · agosto · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

No início, havia as passagens aéreas e a concorrência. No final da década de 1970, a Texas International Airlines teve uma idéia: oferecer pontos a cada voo que o clientes realizasse com a companhia. Nascia o conceito do programa de recompensas, que nos anos seguintes foi reproduzido com grande sucesso pelas gigantes americanas Pan Am, American Airlines, Braniff e Continental . De lá para cá, os programas de milhagem ganharam o mundo, chegando ao Brasil em 1993 com o TAM Fidelidade.

Toda essa introdução é necessária para situar que estamos vivendo uma nova fase nessa história. Após o acúmulo de milhas apenas por viagem e por compras em cartão de crédito específico, estamos próximos da época em que será possível acumular milhas em praticamente todas compras que você fizer.

Em primeiro lugar, a concorrência entre os bancos pela emissão de cartões de crédito fez com que lançassem programas de bonificação próprios, como o Bônus Clube / Programa de Fidelidade (Bradesco), Clube de Benefícios (HSBC), Ponto pra Você (Banco do Brasil) Sempre Presente (Itaú) e Superbônus (Santander). Neles, cada real gasto é convertido em um ponto, que pode ser acumulado e trocado por milhas nos programas das companhias aéreas ou mesmo por passagens.

Multiplus
A criação do programa Multiplus Fidelidade, em 2009, trouxe uma nova fase de diversificação aos programas de milhagem, que permite que você ganhe pontos na compra de produtos e serviços, independentemente do uso de qualquer cartão. A lista de parceiros do programa é enorme e inclui lojas físicas e virtuais, como Colombo, Walmart e Compra Certa.

É possível acumular milhas almoçando, usando o celular, fazendo cursos e programas de intercâmbio, contratando TV por assinatura, estacionando ou levando o carro ao mecânico, assinando jornais ou revistas ou mesmo comprando remédios e perfumes. Para se ter uma ideia, a relação é tão extensa que inclui 27 instituições financeiras, 31 redes de hotéis, cinco construtoras ou imobiliárias e quatro locadoras de veículos.

É verdade que a mudança gerou desconforto para boa parte dos clientes do TAM Fidelidade, especialmente por mudanças de senhas, problemas no site, sumiço de pontos, etc. Mas isso não impediu que a empresa aumentasse em 129% sua carteira de clientes em um ano e ultrapassasse o rival Smiles. Mais do que isso, o Multiplus abriu seu capital na Bovespa e teve uma valorização de 107%. Segundo os analistas, seu valor de mercado hoje é de R$ 5,2 bilhões de reais – próximo ao da própria TAM, avaliada em 5,3 bilhões!

Smiles
A reação do Smiles ao Multiplus veio pela ampliação da rede própria de parceiros para facilitar o acúmulo das milhas e a conquista das sonhadas passagens na GOL/Varig. A relação hoje também é bem diversificada, contando com 21 cartões de crédito, 22 redes de hotéis e uma grande lista de restaurantes e lanchonetes nas principais cidades do Brasil. Encabeçando a lista, estão as gigantes da internet Americanas.com e Compra Fácil, que chegam a oferecer três milhas por real gasto. O Smiles aposta ainda em outro parceiro estratégico: o programa de fidelidade Dotz, que inclui dezenas de lojas online e algumas físicas, além de um cartão de crédito próprio, e permite a troca de seus pontos por milhas.

Mais vantagens
Toda essa concorrência tem como grande beneficiado o cliente, que encontra muito mais facilidade para acumular seus pontos ou milhas e fazer a troca pelas passagens de bonificação. Mesmo que você não use o cartão de crédito de uma das empresas aéreas (TAM Fidelidade, Smiles, Amigo, etc), você pode acumular os pontos no programa do banco emissor, que podem ser convertidos para milhas. Além disso, recebe a bonificação das lojas e serviços parceiros – que não raro é a mais generosa das três!

Bandeira
Não está satisfeito ainda? Pois saiba que existe mais uma forma de ganhar ainda mais milhas: as promoções realizadas pelas operadoras de cartões de crédito. Clientes com cartões American Express e Diners contam respectivamente com os programas Menbership Rewards e Diners Club Rewards, que oferecem pontos e trocas por milhas aéreas em muitos programas brasileiros e internacionais. Visa e Mastercard não oferecem o mesmo benefício, mas a última mantém o programa Surpreenda, em que pontos podem ser trocados por vouchers da TAM Viagens, que dão direito a comprar um pacote para uma pessoa e levar o acompanhante de graça.

Tem mais alguma dica que possa ajudar os demais leitores a acelerar o acúmulo de milhas? Deixe seu comentário abaixo!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe