Smiles muda regras para upgrade de categoria

Denis Carvalho 28 · dezembro · 2012

Após anunciar que o Smiles se tornará uma empresa independente, a GOL anunciou as primeiras mudanças no programa. Nós já postamos algumas mudanças, mas entre elas há uma especial é preocupante para quem deseja alcançar os status mais elevados do Smiles: a partir do próximo ano, as milhas recebidas por pontos nos cartões de crédito, compras em lojas virtuais, reservas em hotéis e demais parceiros não aéreos terão o valor reduzido para upgrade. Serão necessárias 15 milhas obtidas desta forma para conseguir uma milha de status – uma proporção muito desfavorável. Atualmente, as milhas não pontuam para categoria, mas o Smiles sempre faz promoções de transferência, com proporção de uma milha do cartão por uma de status.

A notícia não chega a ser surpreendente, pois com o lançamento do Smiles Shopping e as dezenas de opções de parceiros não aéreos oferecendo até quatro milhas por real gasto, estava muito fácil subir de categoria. A nova regra coloca um grande empecilho no caminho ao cartão Smiles Diamante.

Nem todas as notícias são ruins, todavia. A GOL vai permitir que as milhas recebidas em voos por companhias parceiras, como Delta, Air France, KLM, Qatar e Iberia contem para o upgrande no Smiles, na proporção de uma para uma. A GOL também alterou a validade das milhas Smiles conforme a categoria, variando de 3 a 5 anos.

Vale lembrar ainda que os bilhetes Smiles Any Day desde a semana passada deixaram de ter valor fixo de 20 mil milhas, podendo ser resgatados até por 11 mil milhas. A notícia parecia boa, mas a realidade foi que os trechos com maior procura agora podem ser encontrados até por 50.000 milhas. Fernando de Noronha, por exemplo, só tem passagens por 50.000 milhas de dezembro até o começo de maio. Depois é possível encontrar por 10.000 milhas.

Por fim, para fazer alteração de passagens aéreas emitidas com milhas, o participante deverá cancelar sua passagem vigente para em seguida realizar uma nova emissão.

Veja as alterações no site da GOL e deixe sua opinião nos comentários!

Atualização às 19:46 – O leitor Diogo alertou que essa mudança pode ter algo de positivo. Hoje quando acontecem as promoções para upgrade de categoria a transferência de milhas do cartão para o smiles é na promoção de 1 pra 1, mas fora dessas promoções essas transferências não pontuam. Já atualizamos o texto.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Diogo

    Pela notícia eu entendi que vai facilitar o upgrade, pois antes só era possível upgrade por meio de voos. Agora será possível também por meio de transferência dos pontos do cartão de crédito para o Smiles. Ou seja, se precisa 35 mil num ano para virar diamante e vc conseguir 15 mil com voos e os outros 20 mil dá para conseguir transferindo em média 25 mil pontos por mês (300 mil num ano) do cartão de crédito para o Smiles. Estou errado?

    • Larissa

      Tenho a mesma impressão que o Diogo. Atualmente os pontos transferidos do cartão de crédito não contam nada para o upgrade de categoria.

      • Pode ser mesmo. Hoje contam na proporção de 1 pra 1 mas é naquelas promoções para transferir milhas do cartão para o Smiles.

    • Miriane Frossard

      Eu também entendi como o Diogo. Hoje tenho cerca de 100 mil milhas no Smiles e estou na categoria mais baixa, porque meus pontos são advindos de empresas parceiras e não da empresa aérea.

      No comunicado o que entendi é que agora esses pontos também serão computados para upgrade de categoria….

      Sugiro que você releia essa informação e verifique se é isso mesmo!

      Obrigada por nos deixar sempre informados!

      • Vinicius Dutra

        Estava olhando agora o site do Smiles e me parece que isto melhorou. Meu caso e' parecido com o da Miriane e acho que nesta todos saimos ganhando 🙂

  • Thiago Brondani

    A notícia foi equivocada. A mudança nas regras facilitou o upgrade de categoria, pois até então apenas os pontos acumulados através dos voos eram computados.

  • Simon Neuman

    Sempre foi possível subir de categoria com os pontos do cartão, eu mesmo subi para ouro assim! e muito ruim essa mudança mas o pior é que eles ainda enviam um email falando das coisas positivas da sua mudança como empresa independente e botam no Email entre as novidades positivas essa porcaria de 1 x 15 como se foce boa também… o usuário não e idiota não.

  • Marcos Alan Ferreira

    Ao menos a GOL teve a dignidade de avisar o cliente quando há uma grande mudança no Smiles. A TAM nem isso tem feito.

  • tcampos

    Pelo que está no e-mail informativo que recebi hoje do SMILES facilitará o upgrade categoria.

    Cada 15 milhas de cartão de crédito vale como 1 milha para upgrade. Antes não valia nada.

    E 1 milha voada continua valendo 1 milha para upgrade.

    Só falta a promoção agora.

    rsrs

    • Roberto Nunes Pinhei

      Gente pra saber se essa mudança vai favorecer ou prejudicar temos que saber primeiro se o Smilles vai continuar com as promoções de upgrade anuais onde podemos transferir determinadas milhas do cartão de crédito (1 pra 1) pra mudança de categoria. Em 2011 eu era prata e subi pra ouro, agora com a promoção de dezembro subi pra diamante. Se as promoções anuais continuarem nessas mesmas bases as mudanças serão beneficas, pois mesmo transferindo milhas foras das promoções ainda assim acumularemos milhas pra upgrade de categoria (o que até então não acontecia). Agora se as promoções anuais acabarem essa mudança sera extremamente maléfica. Simples assim!!

  • RABUGENTO

    Bem…. transferi 100mil pontos no início desta semana e até agora não apareceram no Smiles.

    Pelo visto vai ter briga.

    Imprimi a transferência feita pelo Banco.

    Nunca demoraram tanto. Sempre aparecia no dia seguinte.

    Aguardemos…

    Feliz 2013!

  • Roberto Padilha

    Quando comecei a ler o post confesso que fiquei meio confuso, pois no Smiles, até onde sei, só é possível upgrade através de pontuação em voos, salvo em caso de promoções.

    Tenho o mesmo entendimento do Diogo. O upgrade será facilitado!

    Por essas e outras que apesar de tudo, prefiro GOL.

    Feliz ano novo!

  • Frederico Becker

    Melhorou pra quem???

    Com a nova regra de 1 para 15, quem inicia hoje no programa, tem que transferir 150.000 pontos pra ser prata.

    Eu, que sou ouro, teria que transferir 525.000 pontos para ser diamante!

    Pelo que entendí, é isso!

    • tcampos

      Justamente.

      Em essa é a mudança.

      Mais esses pontos transferidos de cartões, somam-se aos pontos conquistados em voos.

      Então fica bem mais fácil, um empurra o outro.

      No meu caso, com milhas voadas pela gol, não alcanço nem a prata, mais com essa chego bem pertinho do ouro.

      Espero que continuem com as promoções de Aceleração de Upgrade. Com elas sou Ouro.

      🙂

  • Marcio Antonio Estre

    PIOROU MUITO.

    Cada 15 milhas de parceiro não aéreo (cartão, compras) vale 1 "milha club" (voada na Gol, AF, KLM, Delta, Qatar, Iberia).

    São necessárias 35 mil "milhas club" para se manter Diamante e 20 mil para se manter Ouro.

    Assim, passam a ser necessárias 525 mil milhas de cartão para sair de Smiles base para Smiles Diamante e 225 mil para sair de Ouro para Diamante (recentemente a a mudança de Ouro para Diamante custava 75 mil milhas de cartão – promoção ainda no ar em http://www.voegol.com.br/pt-br/promocoes/Paginas/….

    O único consolo era que a utilização de pontos de cartões para mudança de categoria eram isoladas, só velndo em períodos específicos (transferências fora desses períodos não valiam para subir de status Smiles) e agora vale.sempre (e não há mais exclusão explícita dos cartões de crédito Smiles BB e Smiles Bradesco – antes os pontos destes eram explicitamente excluídos).

  • Maria Luisa de Olive

    O Diogo está certo, as milhas de transferência de cartão não valiam pra upgrade, assim como as demais milhas obtidas em parceiros não aéreos. Ante só aquelas referente aos voos Gol eram contabilizadas no upgrade, inclusive nem os bonus de categoria valem. Se vc é categoria prata, por exemplo, e ganha 1250 em um voo BH/SP, esses 250 de bonus nao entram na contagem pra subir de categoria. Assim, de um modo geral a mudança FACILITOU o upgrade, visto que agora os voos de companhias parceiras valem.

  • Karl Kafka

    Aguarde um pouco, Rabugento. Eles disseram que a mudança no Smiles poderia demorar até o começo de janeiro, mas no meu caso não demorou tanto. Fiz a transferência dos pontos do cartão de crédito, e depois de alguns dias apareceu a confirmação da mudança de categoria.

    • RABUGENTO

      Bem…

      As 100.000 milhas apareceram no dia 01/01/2013 e no extrato aparecem com a data original da transferência que foi dia 25/12/12.

      Resta agora mudarem de categoria o que ainda não aconteceu…

      Nunca demoraram tanto para computar. Sempre feoi de um dia para o outro.

  • Arthur Cesar

    Para os meros mortais juntar milhas na proporção 15×1 para subir de categoria é impraticavel. Eu prefiro transferir para a TAM, onde pode-se conseguir voos a 10 mil pontos com antecedencia minima de 7 dias.No Smiles isto é uma raridade. Espero que mudanças competitivas venham de fato para o Smiles em 2013.

    • Rogerio Augusto

      Realmente Arthur, apenas sonhamos em migrar de categoria. Enquanto isso vamos garimpar aqui e ali pra ver se pelo menos voamos mais barato!

  • Arthur Cesar

    Na verdade tão preparando o Smiles para entrar no mercado aionário (empresa de capital aberto). Mas com benefícios pífios deste jeito, prefiro outros programas de fidelidade.

  • Richard Avakian

    A dificuldade não foi so na mudança de categoria, mas tambem nos pontos exigidos para emissao de uma passagem.

    Para um mesmo trecho (CGH-UDI) e mesma data (entre 80 e 90 dias de antecedencia), cuja passagem esta custando 110,00, o smiles esta exigindo 8 mil pontos (milhas super reduzidas, parece piada…), enquanto na TAM dava para emitir com 3 mil pontos. Parece que esqueceram que existe concorrencia…

  • Marcio Antonio Estre

    Roberto Nunes Pinheiro,

    Você resumiu com perfeição.

    * Mantida a promoção de renovação, MELHOROU.

    * Encerrada a promoção, PIOROU MUITO.

    Sou pessimista. Acho que essa regra significa o fim das promoções como as para sair de Ouro para Diamante (recentemente a mudança de Ouro para Diamante custava 75 mil milhas de cartão – promoção ainda no ar em http://www.voegol.com.br/pt-br/promocoes/Paginas/….

  • Márcio

    Na verdade essa mudança é ótima! Não sei de nenhum outro programa de milhagem que permita upgrade de categoria com milhas acumuladas por meio de parceiros não aéreos! E se nos últimos anos o próprio Smiles já oferecia esse diferencial por meio de eventuais e incertas promoções, agora é algo fixo, válido a partir de acúmulos de janeiro/2013 em diante, conforme próprio site da Gol explica (http://www.voegol.com.br/smiles/pt-br/o-smiles/novidades/paginas/Programa-Smiles-2013.aspx).

    A notícia não é ruim, é ótima!

  • Rafael Cordeiro

    tao de ferias??? 5 dias sem postar nada !!

  • Rogerio Costa

    Parece que surgiu outra desvantagem no Smiles, fiz uma viagem para de BH para Maringá com conexão em Congonhas dia 21/12/2012 e, para o meu espanto, a milhas foram creditadas apenas hoje e recebi apenas metade das milhas que receberia normalmente, ou seja, recebi as milhas apenas de um trecho, não dos dois. Aconteceu isso com mais alguém?

    Estou agora na fila do atendimento do Smiles para sanar a dúvida.

    • Rogerio Costa

      Fiz um protocolo no atendimento smiles para averiguar e agora preciso esperar 10 dias para ter resposta.

  • Débora Gaspar

    Eu tinha ouvido falar que as passagens compradas pela webjet e assumidas pela GOL iriam pontuar no SMILES, o que não aconteceu com os meus vôos.

    Alguém sabe se realmente iria pontuar?

    Obrigada

    • tcampos

      Que eu saiba se voou pela GOL tem que pontuar.

      Antes mesmo da Gol comprar a WejJet, um voo em que eu estava da WebJet foi cancelado quando estava na conexão, fomos alocados em um voo Gol horas depois e pontuei com esse voo, se não tivesse perdido a madrugada no aero podia até ter valido à pena. rsrs.

      • Débora Gaspar

        Ahh.. Obrigada…

        Vou ligar para o Smiles e solicitar meus pontos..

  • Ivan Brasil

    Legal a dica, e legal também o "antes q alguém reclame" kkkk, realmente, aparece cada mala sem alça. Valeu MD!

  • Maria Emilia Araujo

    Achei as novas regras do Smiles e da Gol (nova política tarifária, serviço de bordo etc.) muito hostis. E também não gostei da entrevista do novo presidente da Gol na GloboNews: tinha um certo ar de descaso, e um sorrisinho meio cínico. Sei não, senti um certo cheiro de queimado no ar…

  • Hudson Guidoth

    Aconteceu comigo também MGA/RIO num voo de ida 27/12 e volta dia 01/01…pontou apenas metade,sera que mudaram? sem avisar mais um absurdo de abuso das vantagens dos clientes..

    • Rogerio Costa

      Será que fizeram isso mesmo?

      Espero que seja um engano e que não tenham mudado as regras nesse quesito, no regulamento ainda fala que pontua por trecho, eles tem que seguir o regulamento, em teoria.

      Vou aguardar o atendimento da minha solicitação, caso ela venha negativa, vou entrar em contato por telefone e reclamar citando o regulamento.

  • Ricardo Braga

    Deixe-me ver se entendi: vocês estão comemorando poder fazer upgrade mais fácil, certo? Mas pra que? Entrar antes no avião, sendo que uma hora todos vão entrar? Usar sala VIP, mas as salas sendo todas encerradas? Trocaria status de programas de milhagem por passagens mais baratas, em R$ e milhas. Acho que esse é o foco. A Azul comprou a Trip e aumentou os preços. A Gol comprou a Webjet e aumentou os preços. Você chega a ser Smiles Diamante mais fácil, mas na hora de comprar passagem paga um absurdo. Não há vantagens, vamos abrir os olhos.

    • Rogerio Costa

      Concordo quanto aos valores das passagens, estão ficando muito caras, faço viagens regulares e a cada dia que passa as promoções estão deixando de ser promoções.

      No trecho que faço já cheguei a pagar R$59 por passagem, hoje aparece no site como promoção os valores das promoções são maiores que R$250.

      Acho que eles vão perder muitos clientes com esses valores, infelizmente só vai ficar mesmo é quem tem bastante dinheiro a disposição e empresas.

      Essas últimas aquisições foram de matar, quebrou a perna dos passageiros, não sei como autorizam esse tipo de negócio. "Com certeza tem gente levando algum $$$, como sempre".

      Sobre a mudança de categoria no Smiles, a única vantagem que vejo é poder ganhar mais milhas, por ex: Num trecho onde você ganharia 1000 milhas sendo só Smiles comum, na categoria prata você ganha 25% mais milhas, ou seja, 1250 milhas.

      Desculpem o português, mas escrever com pressa não sai tudo certo.

  • Hudson Guidoth

    Eh Infelizmente fizeram, e pior escondido de seus clientes, alem de tirar toda e qualquer serviço de fidelização que a empresa fornecia, agora conexão não pontua com milhagem conforme atendimento dito pela GOL "

    Léo Alves

    01:25:10

    Sr. Hudson, desde o dia 20/12/2012 agora só acumula o voo de ida com o voo de destino, ou seja, a conexão não acumula mais."… muito injusto com o cliente que tem que esperar essas conexões doidas, cade melhores destinos informando e denunciando essa atitude perversa da empresa..Muita Ma fé..#BoicoteGOL

  • Bruna

    A gol nao esta pontuando voo da webjet. Acabei de reclamar no auto atendimento deles e eles disseram que a tarifa era invalida para acumulo de milhas.

  • ROBERTO VASCONCELLOS

    Comigo aconteceu tb. Entrei em contato e informaram que avisaram aos clientes no email di dia 21de Dezembro. Mentira deles! Sou cliente Diamente e nem avisado fui… Pontuei menos da metade dos pontos no trecho Sao Luis – Florianopolid – Sao Luis nos dias 24 a 30 de Deaembro. Vou colocar reclamacao no Reclame Aqui tambem, temos que pressiona-los….

  • Hudson Guidoth

    Ok Farei o mesmo também pontuei metade com essa palhaçada da GOL.

  • Rogerio Augusto

    Quais programas Arthur?