GOL lança nova malha com 970 decolagens diárias no sábado

Denis Carvalho 21 · fevereiro · 2013

A partir do próximo sábado, dia 23 de fevereiro, a GOL inicia as operações de sua nova de malha.  A reorganização dos trechos, necessária após a compra da Webjet, acordo com a Delta e outros fatores, foi feita com base na conveniência de horários e rotas, inclusive dos que envolvem conexões para todos os destinos da empresa de suas parceiras.Com 970 decolagens diárias a companhia é a que tem o maior número de voos no Brasil.

Há mais de dois meses, temos recebido inúmeros e-mails de leitores questionando a alteração dos voos das Gols. Muitos não conseguiam encontrar encontrar horários e conexões, já que a malha foi sendo alterada aos poucos.

A partir de sábado, a GOL voará para 51 destinos domésticos e 14 internacionais, dentro de 10 países nas Américas. Segundo a empresa, as principais rotas terão aumento de frequência, com novas possibilidades de voos diretos e os horários “mais convenientes” a quem deseja fazer conexões para destinos dentro e fora do país.

São Paulo mantém-se como a principal mercado da companhia e o aeroporto de Guarulhos, o mais importante para a distribuição dos voos aos destinos nacionais e internacionais. Nesta base, 10 novas decolagens serão realizadas todos os dias para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o que possibilitará à GOL ter a maior oferta de assentos da rota.

Além da capital paulista, Rio de Janeiro e Brasília serão outros importantes polos de distribuição de voos e conexões. A partir do aeroporto do Galeão, a GOL inaugurará duas novas operações diárias, uma para Campo Grande e outra para Cuiabá, tornando-se a única aérea a realizar estes trechos. Já com origem no Distrito Federal, a reprogramação dos voos conta com o aumento de frequência para Maceió, Palmas e Teresina e com o início de um voo diário para Natal.

A nova malha terá ainda duas novas operações para Vitória, que decolarão de Salvador e Recife. Em Minas Gerais a GOL aumentará a frequência de voos entre Belo Horizonte e Montes Claros, Recife e Salvador. Além disso, será integrado à malha da companhia um voo diário entre a capital mineira e as cidades de Fortaleza e Natal, com uma escala em Salvador.

A GOL informou que com a proposta da nova malha, clientes que adquiriram passagens até 31 de dezembro podem ter alterações nos horários e/ou numeração de seus voos. Caso não tenham recebido alerta da companhia com a informação da alteração, devem conferir os dados de seu voo no site da GOL, na seção “Seu voo”, ou por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, que está à disposição 24h no telefone 0800 704 0465.

Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)  informou que vai monitorar o processo de mudança na malha aérea da GOL. A agência vai verificar o cumprimento da Resolução nº. 141/2010, que prevê os direitos dos passageiros, dentre eles aqueles relativos à alteração de datas e horários pela companhia aérea.

Em casos como esse, a empresa é responsável por assegurar o adequado atendimento aos clientes, prestando assistência integral aos passageiros que porventura possam vir a ser afetados durante o período de alteração da malha aérea. Caso a modificação proposta pela empresa não atenda as necessidades do usuário, a primeira alteração feita pelo passageiro deve ser realizada sem a cobrança de quaisquer custos ou taxas.

Em caso de cancelamento, atraso ou preterição de embarque, os passageiros têm direito à acomodação em outros voos ou ao ressarcimento do valor integral pago pela passagem, se preferir, conforme prevê a Resolução n°141/2010. O descumprimento da resolução pode gerar sanções, inclusive para os casos de preterição de embarque de passageiros e ausência de assistência material aos clientes que já adquiriram os serviços da empresa. A multa pode variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração.

Caso os passageiros se sintam prejudicados ou tenham seus direitos desrespeitados, devem procurar a GOL para reivindicar seus direitos como consumidor. Além disso, o usuário poderá encaminhar à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário as tentativas de solução do problema para os quais a empresa não apresentar resultado. A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela Internet (Fale com a ANAC) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Nabor Araujo

    Tive 12 localizadores alterados. O que me irritou foi o fato da GOL não ter enviado sequer um email. SMS nem sonhando. A TAM, pelo menos, envia SMS sempre que há alterações.

    No REC, o voo que saía as 6:10 da manhã agora sai as 3:30. Nada conveniente.

    • Alex Freitas

      Desculpe, mas comigo aconteceu justamente o contrário

    • Duarte

      Certa vez estava em outro país e descobri sem querer que meus voos da TAM haviam sido alterados. Só fiquei sabendo disso porque liguei para confirmar meus assentos. E isso foi um dia antes da viagem! Ou seja, pela minha experiência, a TAM não avisa nem por e-mail nem por SMS.

      • Daniel Matos

        Comigo eles sempre mandam SMS pra avisar que houve alteração. Da ultima passagem que eu comprei, recebi uns 4 ou 5 pra informar da mesma alteração. Fiquei até preocupado com tantas alterações. Mas quando fui ver, só foram alterados os horários de chegada e saída de Salvador por causa do horário de verão que lá foi suspenso esse ano. Mas informaram bastante.

    • Daniel Vitor

      Todas as vezes que tive trecho alterados na GOL eles me notificaram via email. Inclusive agora nessa alteração de malha aí.

    • Bruno Brum

      Sempre fui avisado por email pela GOL das alterações feitas nos voos, e a TAM costuma mandar SMS assim que vc compra uma passagem, e depois numa possível alteração.

  • Tarcísio Mede

    Também não estou satisfeito com a alteração, comprei uma passagem REC – BH que saía daqui umas 17h e chegava lá beirando 20h, vôo direto. Me colocaram num vôo com conexão de 1h no Rio e chegando naquele fim de mundo de Confins às 0h, e acredito que nesse horário não tenha ônibus para chegar em Contagem. E táxi de Confins devo pagar mais de táxi do que da passagem.

    Alguém sabe como é a questão de direitos quando a empresa aérea troca seu vôo?

    • Jose Augusto

      Liga na central de atendimento, tive este problema ano passado, normalmente eles trocam para outro voo no mesmo dia sem custos.

    • FH

      Vc tem direito inclusive ao reembolso. Óbvio que eles vão inventar, mas isso é o que a lei lhe assegura. Provavelmente, vc terá que entrar na Justiça. Pese seu custo/benefício.

      • Felipe Rossi

        Vc tb pode optar por ser realocado em outro voo no msm destino, até em dias diferentes, além do reembolso integral. Direitos garantidos pela ANAC.

    • Beto Arruda

      Liguei na gol e troquei para o voo que achei mais conveniente. Eles fazem isso sem custo adicional e sem burocracia. Vale a pena elogiar também quando o serviço é bem feito.

      • Daniel Vitor

        Exatamente. Eles adoram descer o cacete, mas quando algo é bom ninguém elogia, comigo também aconteceu sempre isso, sempre que eles alteraram um trecho, eu ligava lá e podia mudar de data e voo sem custo, inclusive de aeroporto(GIG ou SDU) ou (GRU e CGH).

        • Bruno Brum

          Não temos que elogiar algo que eles são obrigados a fazer por lei.

          Quando a cia aérea altera um trecho p/ um horário ou dia diferente daquele q vc comprou, é obrigação deles te reembolsar integralmente ou te encaixar em um outro voo sem cobrar nada, caso vc nao concorde com a alteração feita.

    • Adriano Gonça

      Moro em Porto Velho Rondônia é complicado comprar voos promocionais inclusive para Manaus. Quando vou a Brasília, cidade natal, compro passagem para Goiania ou São Paulo, com escala em Brasília, que chega a ser três vezes mais barata, assim cancelo o trecho do destino final da ida, logo, não podiam cancelar a volta. Meu episódio foi semelhante ao seu, adquiri passagem em março, cujo o destino seria Florianopólis com escala no Rio, iria ficar no Rio e seguir para Foz do Iguaçú em outra companhia, uma semana antes, trocaram para São Paulo, não aceitei, e alteraram para Foz sem custos, aleguei que tinha bagagem de mão, e minha ida foi configurada para Foz, e retornei por Florianopólis conforme meu roteiro. A Gol sabe que temos direitos, portanto, providenciou o nova passagem, vez que deve fornecer o serviço contratado. Consequentemente, se seguisse os planos da GOL, chegaria após o horário, perderia as reservas ainda teria que comprar uma passagem de alta tempora e realizar novas reservas e bancar custos adicionais com multas e tal, mas que arcou com o prejuízo foi GOL.

      • Adriano Gonça

        Meu voo foi em dezembro.

    • Nabor Araujo

      A GOL alterou 12 voos meus. Fui no chat online e escolhi o melhor horário alternativo para mim, sem problemas nem custos.

  • Max Milliano Melo

    Não sei onde está a conveniência. Meu voo BSB – GIG foi alterado para 1h mais tarde, com uma conexão em CURITIBA! Ir para o sul, pra depois subir para o sudeste, onde está a lógica. Um voo de 1h30 se transformou em um voo de TRÊS HORAS. Fui tentar reclamar e alterar e apenas me disseram: a Gol não tem mais o seu voo. Agora aos domingos entre BSB e GIG são apenas duas frequências, uma pela manhã e uma a noite. ¬¬

    • Diogo

      Cara, aos domingos, a GOL tem PELO MENOS 4 voos diretos e 1 com uma conexão de trecho BSB-GIG.

      E mais 8 voos diretos e 7 com uma conexão se for chegando em SDU.

      Talvez no domingo que você procurou não tinha mais muita opção ainda livre, mas o normal é ter bastante vôo

      Eu tinha comprado uma passagem ida e volta entre GIG-BSB. Recebi um email avisando da alteração com uma SUGESTÃO de vôo, com essa conexão em CWB.

      A política nesses casos é vc poder remarcar os vôos alterados pro mesmo dia ou 1 dia antes ou depois, pra qualquer horário que você quiser, SEM CUSTO NENHUM.

      Meu vôo era GIG-BSB saindo sábado de tarde voltando domingo à noite. Troquei pra sexta à noite, horário muito melhor, sem nenhum problema. Fui muito bem atendido e ainda pedi pra me colocarem em vôo do Santos Dumont (muito melhor pra mim)

      Nesses casos de remarcação, eles apenas SUGEREM um novo vôo. Você pode escolher outro que agrade melhor. Fica atento a isso e ligue de novo (mas primeiro vai no site e veja o que tem de disponibilidade e escolha seu vôo)

  • Andréia Xavie

    A rota pra Santiago a Gol não coloca de volta ¬¬

  • Flávio Azeved

    Alguma novidade em trechos internacionais? Será que volta o voo para Santiago?

    • Diego BM

      Também tenho essa dúvida! Mas provavelmente o MD falaria se houvesse essa mudança.

      • Felipe Rossi

        A Gol, por agora, não pretende voltar a voar para Santiago. Ela fez um acordo com a TAM, abrindo mão de SCL para ganhar novos voos para Buenos Aires (por exemplo, voos que saem de Curitiba e Campinas).

  • Cairo Gontijo

    A matéria aqui deu a entender que a alteração foi somente para ampliar voos e contemplar novas rotas, inclusive dizendo "com novas possibilidades de voos diretos e os horários “mais convenientes” a quem deseja fazer conexões para destinos dentro e fora do país". Pareceu ser um informtativo institucional pois nada citou sobre outros voos terem ficado em horários piores que antes ou mesmo tendo sido cortados. É o caso dos voos que GOL mantinha entre Goiânia e o Rio de Janeiro. Todos os voos, tanto para o Galeão quanto para o Santos Dumont, foram cortados. Vos digo então, amigos do MD, que nem tudo são flores, que nem tudo foram melhoras nessa tal nova malha da GOL. Obrigado.

  • Beto Arruda

    Recebi comunicado de alteração e com vôos melhores do que eu tinha comprado. Obrigado Gol! 🙂

  • FH

    Só para complementar: eles fazem esse tipo de coisa e confiam que o cliente/consumidor será vencido pelo cansação. É óbvio que todos aqueles que se achem prejudicados pela mudança têm direito à INTEGRAL restituição do valor pago, vez que a empresa deixou de ofertar o serviço tal como contratado. Sugiro que insistam nisso quando ligarem para lá. Quanto Às mudanças em si, é óbvio que tudo está na conveniência deles, depois desse crime de lesa pátria, permitido pelas autoridades coniventes e pelo CADE, que foi a extinção, disfarçada de compra, da WebJet. Assim vai o Brasil.

    • Daniel Vitor

      Mas não tem cansaço, basta ligar no 0800, eles fazem a remarcação de trecho ou voo sem custo nenhum e sem burocracia. Comigo foi assim, e com mais um monte aqui nos comentários.

  • Leonardo Soares de S

    O que não entendo é a GOL colocar 2 voos diários e diretos de uma cidade A para uma cidade B e no sentido contrário colocar apenas um voo direto.Que lógica é essa?Em 90% dos voos que faço normalmente pela GOL o horário ficou pior e vou ter que escolher outras empresas agora.

  • Letícia Medei

    Com a redução da malha aérea para Natal, o bilhete está, consequentemente, mais caro. Além disso, o pior foram as ALTERAÇÕES DE HORÁRIO DOS VÔOS SÃO PAULO -NATAL. Antes tínhamos vôos entre 22h e 23h saindo de Guarulhos. DAVA PARA FUGIR DO TRÂNSITO. Agora, os vôos saem mais cedo. TRISTE CONSTATAÇÃO!

    • Tito Bosco

      E pior, ja nao basta terem comprado a Webjet que tinha um voo pela tarde SSA x NAT bem baratinho, ainda tiraram o voo 1600/1601 que saia do Rio – SSA – NAT pela tarde. Um total descaso com os clientes das cidades interligadas. Sem falar que a TAM tirou os voos daqui pra Nat vindos de Guarulhos e todas as duas exponenciaram os valores das passagens. Tenho agora que ir de teco-teco (TRIP que toda noite cancela) pra joao pessoa e pegar o Nordeste chechelento pra Natal. Um absurdo.

  • Felipe Rossi

    Sinceramente…. a Gol cada dia pior em seus serviços… Diz que Guarulhos é seu ponto principal de conexão em SP e blá blá, mas fecha sua sala VIP. ACaba com voos direto entre várias cidades, como BSB – VIX, dos 7 voos existentes entre BSB – CPQ, apenas 3 com novos horários e acreditem, um deles com 2 conecções e 8 (sim! OITO!!!) horas de viagem. Aumentam o número de conexões, acabam com as milhas por voo, implementando a pontuação por trecho, serviço de venda a bordo que não supre a necessidade de todos a bordo por falta de tempo ou de troco…. E ainda dizem querer melhorar o serviços e fidelizar os clientes….

    Cadê aquele novo presidente que ia melhorar a empresa e aproxima-la dos clintes, como disse em sua entrevista engodo no youtube? CAda dia pior…… Ahhhh alguém já teve sua mala de mão comparada a uma caixa laranjada e por não caber dentro dela, em plena fila de embarque no finger, a teve despachada, após ter sido liberada pelo balcão de check in? Não? aguardem.. isso já é padrão (irritante e vexatório) em Confins.

    Boa sorte a nós, passageiros, reféns de um serviço decadente e cada vez mais capitalista.

    Fica aqui um pedido: Avianca, Azul, tornem-se mais competitivas!!!!

    • FH

      A Azul tem preços absurdos, pelo menos saindo aqui de ssa….

  • Cristiane Pereira do

    Obrigada Melhores Destinos, estava me programando pra viajar em março e já tinha até reservado transfer mas a Gol adiantou meu voo em 2hs e tô quebrando a cabeça pra tentar chegar em Guarulhos com a antecedência prevista. Pelo menos tenho tempo pra resolver.

  • Rodrigo Líban

    Estou em um relacionamento a distância – eu do Rio e ela de Curitiba. O modus operandi era saindo do SDU na sexta a noite pós trabalho e voltando ao mesmo aeroporto na segunda de manhã, chegando as 7:30 e podendo pegar um taxi ou onibus direto pro escritório. Agora, com a compra da Webjet pela Gol e com essa nova malha, as minhas 2 opções se resumem a nenhuma. Não existe mais voo direto SDU – Curitiba, e os horários (e preços) pelo GIG estão impraticáveis. A Trip era outra que tinha bons horários, mas o preço triplicou com a compra pela Azul.

    Estou procurando alternativas mas não vejo solução. A frequencia de encontro vai ter que diminuir drasticamente para se ajustar ao orçamento.

    Não tinha um video promocional que a Gol aproximava os casais?

    • Tito Bosco

      No meu caso eu em SSA e ela em Natal. Antes tinha assim: Gol (14h = 220,00) Webjet (15:30 = 80,00) TAM (19h = 170,00) GOL (23:50h 250,00). Aih a webjet foi dizimada, a tam vai sair de circulacao neste trecho e com a nova malha da GOL so tem o voo das 23:50 por no minimo 270 reais. Assim fica complicaaadoo, é uma #@@%$! mesmo…

  • Alexandre

    Pessoal, tive alguns voos alterados e nenhuma informação prévia por conta da Gol, nem um e-mail sequer. Alguns voos foram alteraods para melhores horários, outros não. Os que não concordei consegui alterar através do chat da Gol, já indicando os horários que eu queria. A atendente me disse que essa primeira alteração seria sem custo mas qualquer outra teria custo de acordo com a tarifa de cada trecho.

  • Samuel Oliveira

    Boa tarde pessoal dos melhores destinos! Vocês sabem me dizer se essas alterações da malha ainda estão ocorrendo até sabádo ou todas as alterações da malha já foram feitas? pois meu vôo de ída teve alteração, porém o de volta ainda não teve e quero saber se há possibilidade de alteração até sabádo!

    Grato pela atenção!

  • Tito Bosco

    Off topic: olha a o leo na FOLHA : http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1233949-conf

    So faltaram colocar o site do MD na reportagem.

    Vivaa!

  • FH

    Gente, não trabalho nem nesta e nem naquela companhia. Mas só quero deixar claro uma coisa: ng faz favor ao facilitar a troca ou reembolso do vôo nesta situação. Isto é OBRIGAÇÃO da empresa. O problema é que estamos tão pessimamente acostumados como cidadãos que achamos que sermos respeitados é coisa de outro mundo.

  • Bruno Brum

    A Azul tem preços absurdos saindo de qualquer lugar do país.

  • Fabiola De Lima Teix

    Comprei uma passagem da Gol com bastante antecedência. Eles cancelaram meu voo e me colocaram no dia seguinte sem nenhum aviso. Eu só fiquei sabendo pq horas antes do embarque, resolvi confirmar. O problema é que perdi a diária do hotel e eles disseram que não iam me ressarcir, pois eu tinha que ter avisado para a atendente que iria entrar com pedido de indenização. Ou seja, vc precisa ameaçar para fazer valer seus direitos.

  • Carlos Eduardo Olive

    Nos ultimos 3,5 anos fiz vôos frequentes entre Campinas (CPQ) e Vitória e o contrário. A Gol era a Cia que, embora não tivesse vôos diretos, oferecia a maior quantidade de horários, alguns muito convenientes como uma partida as 19:20. Depois desta reformulação as frequencias ficaram restritas a 2 horários na ida e 1 horário na volta, sendo que não há mais disponibilidade de vôos de retorno nos Domingos, a única opção é na Segunda, chegando as 11:11 (inviável para quem trabalha).

    Para mim a otimização da malha aérea foi péssima. Todos os bilhetes que eu havia adquirido para Semana Santa, feriado de Corpus Christi e 9 de Julho terão de ser reembolsados, porque não há opção viável disponível. Eu, que imaginava que nesta otimização, fosse ganhar uns vôos diretos ou conexões mais curtas, fiquei no prejú. Enquanto isso a Azul deita e rola…

  • Cilla Noronha

    Concordo plenamente. Cortaram os voos de Campina Grande – PB para Belém – PA. Nem mesmo os com escalas horrorosas… nada! Nenhum voo… só de volta. Pra piorar, só tem a gol em CG, então terei que ir por João Pessoa, que só tem uma única viagem a Belém, de mais de 11h de voo e, o pior, 5 da manhÃ! Os ônibus saem até 20h aqui, chegando 22h, serão 7h de espera no aeroporto, somando com as 2h de viagem de ônibus pra JP, e mais 11h de voo… 20h de viagem no total, pior que viagem internacional, fala sério!!! Ah… e pagando caro!

  • Flávio Caldei

    Em Uberlândia a mudança foi bem satisfatória, positivo. Houve um melhoria de horários e quantidade de vôos para Belo Horizonte-Confins (de 2 para 3 vôos diários e sem escalas), São Paulo – GRU (com 2 vôos diários e sem escalas) é novidade, já que só existiam e ainda existem 02 vôos diários e sem escalas para CGH.

  • Vera Oliveira

    Tenho que ir para Curitiba partindo de Ipatinga,agora que a Trip e Azul,estao juntas ,nao existe mais horarios e precos combativeis.Que absurdo!!!As cias aereas deveriam fazer mais opccoes de preco ,horarios para os clientes.