GOL muda a regra e reduz pontuação no Smiles em voos com conexão

Denis Carvalho 7 · janeiro · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Mais mudanças para os clientes do programa Smiles da GOL: desde o dia 21 de dezembro a companhia alterou a forma de pontuação dos voos com conexão. Antes, o cálculo era feito por trecho voado, agora o cliente recebe as milhas pela distância voada, independente do número de conexões. Isso quer dizer que um voo entre duas cidades direto ou com várias conexões terá a mesma pontuação – antes da mudança da regra o cliente pontuaria em cada trecho voado, resultando no dobrou o no triplo das milhas, dependendo do número de conexões.

Questionada pelo Melhores Destinos, a GOL confirmou a mudança: “O regulamento para pontuação no Programa Smiles está com uma nova aplicação. Devido a uma ineficiência do sistema, antes a pontuação era calculada por trecho. Com a nova aplicação, a pontuação é calculada de acordo com a distância entre a origem e destino da viagem, independente do número de conexões. O cliente continua acumulando milhas no trajeto de ida e de volta”.

A alteração deixou vários leitores insatisfeitos, inclusive pela falta de aviso por parte da empresa: só perceberam a mudança quando as milhas foram creditadas. “É outra mudança extremamente negativa no Smiles. Sempre pego o voo de Brasília a Maringá e até a última vez, cada trecho pontuava no Smiles (BSB-CWB e depois CWB-MGF, por exemplo). Agora, fiz um voo e foi computado uma vez só, todo o trecho. Mudança muito ruim para quem voa regularmente”, lamentou Bruno Zamora Teoro.

Rogério Costa notou a diferença também em um voo para Maringá, mas saindo de Belo Horizonte, com conexão em Congonhas: “Para o meu espanto, recebi apenas metade das milhas que receberia normalmente, ou seja, recebi as milhas apenas de um trecho, não dos dois”.

Pelo que percebemos, o regulamento do programa no site do Smiles não foi alterado, já que não faz nenhuma menção à questão. Mais informações no site do Smiles

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe