GOL muda a regra e reduz pontuação no Smiles em voos com conexão

Denis Carvalho 7 · janeiro · 2013

Mais mudanças para os clientes do programa Smiles da GOL: desde o dia 21 de dezembro a companhia alterou a forma de pontuação dos voos com conexão. Antes, o cálculo era feito por trecho voado, agora o cliente recebe as milhas pela distância voada, independente do número de conexões. Isso quer dizer que um voo entre duas cidades direto ou com várias conexões terá a mesma pontuação – antes da mudança da regra o cliente pontuaria em cada trecho voado, resultando no dobrou o no triplo das milhas, dependendo do número de conexões.

Questionada pelo Melhores Destinos, a GOL confirmou a mudança: “O regulamento para pontuação no Programa Smiles está com uma nova aplicação. Devido a uma ineficiência do sistema, antes a pontuação era calculada por trecho. Com a nova aplicação, a pontuação é calculada de acordo com a distância entre a origem e destino da viagem, independente do número de conexões. O cliente continua acumulando milhas no trajeto de ida e de volta”.

A alteração deixou vários leitores insatisfeitos, inclusive pela falta de aviso por parte da empresa: só perceberam a mudança quando as milhas foram creditadas. “É outra mudança extremamente negativa no Smiles. Sempre pego o voo de Brasília a Maringá e até a última vez, cada trecho pontuava no Smiles (BSB-CWB e depois CWB-MGF, por exemplo). Agora, fiz um voo e foi computado uma vez só, todo o trecho. Mudança muito ruim para quem voa regularmente”, lamentou Bruno Zamora Teoro.

Rogério Costa notou a diferença também em um voo para Maringá, mas saindo de Belo Horizonte, com conexão em Congonhas: “Para o meu espanto, recebi apenas metade das milhas que receberia normalmente, ou seja, recebi as milhas apenas de um trecho, não dos dois”.

Pelo que percebemos, o regulamento do programa no site do Smiles não foi alterado, já que não faz nenhuma menção à questão. Mais informações no site do Smiles

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Denis Carvalho

Editor chefe

  • Leonardo Soares de S

    É o que eu tenho dito: A gol está indo rumo a falência.

  • José Maria Fr

    Virou moda agora: TAM e GOL conquistam os clientes com seu duopólio e depois mudam as regras do jogo….

  • Luiz Paiva

    Acho OK essa mudança… Faz muito sentido…

    • tcampos

      Não que não faça sentido, as CIA's querem ganhar dinheiro, todo mundo sabe, mais que seja feito com responsabilidade e respeito com quem as mantêm, nós usuários.

      As mudanças são feitas como um soluço, é muita falta de respeito com quem PAGA.

    • Thomas H.

      Apesar de ter me beneficiado varias vezes com a regra antiga, faz sentido mesmo…

    • Henrique Schroder

      Concordo. Aliás, conheço gente que preferia passar o dia em aeroportos para este "benefício" do que chegar logo ao destino.

    • Marco Tulio

      Faz sentido, mas precisa de aviso e respeito ao cliente. No modelo anterior (que ainda consta no site do Smiles), você recebia uma "recompensa" pela espera em uma conexão, que por vezes demora horas.

      • Felipe Rossi

        E mais uma vez a Gol falta com o respeito para com seus clientes.

        Outra mudança e alteração na política baseada em mentiras da empresa. Há poucos dias, recebemos um comunicado via email informando sobre a separação do Smiles e da Gol, mas que nao nos preocupássemos pois, como disse o email, "NADA SERIA ALTERADO".

        Cabe ai uma ação judicial (forma a qual eu trato com a gol após inúmeros erros e faltas de respeito, além de um incrível número de vagens destruídas). Nas regras do programa Smiles, as alterações podem ser feitas, bastando apenas que os usuários sejam comunicados, fato que nao ocorreu.

        Cada dia mais decepciono-me com a empresa. Pergunto-me qual a política de fidelizacao de clientes a empresa diz adotar. Ouvi de funcionários da Gol que nos, clientes diamantes, seriamos cada vez mais respeitados e incentivados a continuar com a cia aérea, pena que cada vez mais presencio apenas o contrario na minha media de 10 vôos mensais. Uma vergonha e uma pena.

  • tcampos

    É decepcionante a forma com que as empresas tratam os consumidores, fruto de uma regulação inexistênte, órgãos de defesa do consumidor ineficientes e um judiciário desmotivante.

    Que façam as mudanças, desde que com respeito aos usuários.

    Sempre elogiei muito a Gol a até 2012 a preferia na compra das passagens, em 2013, meu pensamento mudou muito em relação a essa companhia. Agora estou órfão. rsrsrs.

  • Roberto Xavier

    Antigamente o cara ganhava as milhas exatamente do que voava… podia ser 1.632 e era o que ia pra conta. Depois a TAM e a GOL começaram a dar 1.000 ou 500 por trecho não importava a distância… o segundo caso era uma mamata e eu gosto mto… mas se a empresa fosse minha, eu faria a mesma coisa que a GOL fez agora.

    Tenho várias ressalvas quanto a GOL, mas ela fez certo dessa vez.

    Senão um cara que pegasse um vôo POA-Manaus (nem sei se existe) ia ganhar uma passagem ida-volta pra Europa só nesse trecho, isso é injustiça com o cara que voa na Ponte Aérea, por exemplo.

    • Thomas H.

      A Tam é assim, 500, 1000 ou sei la qto, de acordo com a tarifa e independentemente da distancia. Na Gol é a milhagem real, sendo no minimo 300 ou 1000 de acordo com a tarifa.

  • Tarcísio Mede

    Ridícula essa alteração, ainda mais sem aviso. Milhas da Gol eram uma maravilha, hoje não valem nada. Pra fazer QUALQUER trecho de Recife, não existe mais milhas reduzidas há uns 4 meses. Se eu quiser ir pra Natal, pagarem 20.000 indo e voltando numa quarta feira no pior horário. Enquanto que O acúmulo fica mais difícil. Os preços baixos dela já não estão abaixo da concorrência e sem serviço de bordo e menos conforto.

    É cada vez a Gol cavando seu buraco. Comprei passagens com conexão e mais caras pelas milhas e surgem com uma coisa dessas, lamentável!

  • Marco Tulio

    No site do Smiles ainda há referência ao acúmulo de milhas em todos os trechos com conexão. Vá até Perguntas Frequentes, selecione o assunto "Milhas" e na 3ª página de perguntas tem uma referente ao acúmulo de milhas havendo troca de avião. Será que cabe uma reclamação?

  • Dani Polvani

    Acho errado isso, sempre vou de Porto Alegre a Maringa com conexão em SP. Eu prefiriria mil vezes ir num voo direto, mas a Gol não tem, então o MÍNIMO que ela tem que fazer é creditar pontos smiles… Como se as pessoas gostassem de ter que perder o dia todo nos aeroportos> Aff!!!

  • Bruno Goncalves

    O que mais me incomoda na GOL é a instransigência deles. Tudo o que você solicita, a resposta padrão é não. A não ser que você pague, aí a história muda. Confesso que eu nem sabia dessa história do acúmulo de acordo com os trechos do bilhete. Mas pelo menos uma nota informando sobre a mudança caberia para aquele que faziam uso deste benefício. Simplesmente mudar e não avisar ninguém me parece puxada-de-tapete nos clientes.

  • Sandro Guimaraes Bat

    Considerando o nome do programa SMILES acho justa a mudança, já que realmente o que vale é a distância da origem para o Destino.

  • Ranerio Vieira

    O Smiles está ficando uma bela porcaria. As cias de forma geral pontuam o cliente por ficar "sentado na poltrona do avião", por isso que a gente vê tanto nos fóruns os "mileage run" do pessoal indo de Tampa a Miami via São Francisco para poder acumular milhagem e agora vem a Gol com essa.

    E o valor das passagens "milhas reduzidas" que pulou de 3.000 milhas para 7.000 milhas? Achei um absurdo.

    Alguém tem sugestão de outros cartões para substituir o BB Smiles Ourocard Platinum como meu cartão principal? O Smiles não está fazendo vantagem.

    Algum cartão com boa taxa de conversão, como US$1 = 2 milhas ??

    • Bruno Feliciano

      Dos cartões Platinum, apenas o Credicard Exclusive Platinum tem essa taxa de 2 milhas por dólar, e transfere para TAM e Smiles.

    • Suzana

      O Mastercard black tem a conversão de U$1 para 2,2 pontos!!! Vale a pena!

      • DIEGO LOPES

        Sabe o banco que oferece este cartão?!

  • FH

    Bom, podemos não gostar, mas que faz todo sentido, faz. O problema é que um país do tamanho do Brasil não pode ficar nas mãos de um duopólio com esse. Simples assim. O que o CADE fez, ao permitir a extinção da WEBJET – sim, aquilo foi feito com um claro objetivo – teve efeitos mais nefastos do que se pode esperar. Em termos de viagens dentro do Brasil, esperem duas coisas: preços mais altos e menos ofertas de voos. Em 2013, com certeza, será assim.

    • Rogerio Costa

      Podemos tentar reclamar diretamente com o CADE e com a ANAC, não podemos aceitar a atual situação sem pelo menos reclamar.

      Após a compra da WEBJET pela GOL e da TRIP pela AZUL, os preços das passagens subiu muito e as promoções praticamente já não existem mais.

      Com certeza teve dinheiro indo para o bolso de alguém para liberarem essas duas aquisições.

      Esse é o nosso país, o país dos tolos, onde apenas alguns são favorecidos.

      Fazendo diferença ou não vou enviar e formalizar minha indignação pela a atual situação aos órgãos responsáveis pela aprovação detes dois negócios.

      Para quem se sentir lesado também, segue abaixo:

      Emails do CADE:

      Geral: E-mail: cade@cade.gov.br

      Gabinete da presidência: gab.presidencia@cade.gov.br

      Superintendência: superintendencia@cade.gov.br

      Procuradoria: roc-cade@cade.gov.br

      da@cade.gov.br: da@cade.gov.br

      ANAC
      http://www2.anac.gov.br/arus/focus/faleconosco/va

    • Felipe Rossi

      E que venha a copa né Fer??? Vai ser um leilão com preços caríssimos e muita falta de respeito….

  • Alan

    Falando em milhagens… tenho 5 mil pontos no multiplus vencendo em marco…alguem sabe se posso mandar esses pontos para o KM DE VANTAGENS da Ipiranga, para nao expirarem, e depois mandar de volta para o multiplus, pagando as taxas do km de vantagens ?

  • Cristiano Gomes de O

    Esta notícia foi o BALDE de água fria que estava faltando!! Eu mesmo só pegava voos da GOL com conexões por conta da bonificação nas milhas. GRU – CNF ao invés de ir direto, muitas vezes pegava o voo com conexão em GIG. Já cheguei até fazer conexão em Cuiabá num voo de GRU – BSB. E somente com estes procedimentos era possível acumular milhas a mais. Está faltando concorrência no setor aéreo. Para mudar e promoções voltarem, teria que existir pelo menos mais duas novas empresas.

  • Cristiano Gomes de O

    E novamente eu falo aqui. O FIM da WEBJET foi trágico para o setor. Muitos criticavam a empresa.. mas agora estão REFÉNS da GOL e da TAM!!!

    • Marcos Vicente Trevi

      Também acho que com o fim da WebJet estamos reféns da Gol e Tam, e os preços das passagens tem se mantido bem salgadas, parecem que não querem que a classe C,D subam em uma aeronave. É uma pena ter deixado a WebJet ser vendida e tirar a concorrência acirrada vista em outrora.

  • Fabio

    O programa de fidelidade é dela e ela tem o direito de mudar. Assim como os clientes também o tem.

    O que ela não tem é o direito de fazer as coisas na encolha , sem transparência .

    A United , quando vai mudar algo no Mileage Plus , já começa te mandando email um ano antes de mudança . E te manda tanto email durante esse ano que chega a ser chato. Isso sim é respeito ao consumidor . Mesmo que a mudança seja para pior , e geralmente é , ela deixa bem claro o que vai acontecer .

  • Livia

    Sejam honestos e acabem com o programa de fidelidade. Melhr do que ficarem alterando uma coisa a cada semana para dificultar a vida do cliente

  • Leandro Neves

    'Milhas reduzidas' de 3.000 para 8.000 mil o trecho; cartão físico que há meses não temos, pelo contrário, temos de ficar andando com uma porcaria de cartão de papel, ridículo isso; aumento de taxas de cancelamento que, em um ano, já subiu duas vezes, enquanto isso a quantidade de milhas que adquirimos nos três perfis de tarifas que a GOL dispõem permanecem congelados há anos; e mais essa agora… voos com conexão não terão mais pontuação completa por trechos voados!

    Estão aos poucos acabando com o brilhante programa da VARIG!

    Vou detonar as minhas milhas, e depois me cadastrar em outro programa, e excluir essa porcaria que vai de mal a pior!

  • Marcos Vicente Trevi

    Pois é a cada dia que passa parece que as empresas aéreas e principalmente a Gol vem desmotivando os seus passageiros, já não basta diminuir o número de milhas nos casos das conexões, o cerco vem fechando também para quem tem cartão de crédito, pois aumentaram tanto a pontuação para fazer transferência para a conta smiles ou Multiplus que cada dia mais estamos reféns das companhias. Sei lá mas tem hora penso eu que a Gol está indo escrever sua história junto a Varig, Vasp, TransBrasil e outras, espero que não, porque gosto muito da Gol no sentido preço, então espero que se mantenha firme e forte, mas não decepcionando cada dias mais os seus passageiros.

  • Daniel Matos

    Semana passada eu fiz SSA-SDU com conexão em AJU pela TAM e todos os trechos foram computados. Quando eu fui pra Europa de Air France e solicitei as milhas pro Smiles, nao aceitaram os trechos internos na Europa (CDG-LHR e TXL-CDG). So creditaram o GIG-CDG e CDG-GIG. A AF creditou todos os trechos.

  • DIEGO LOPES

    Sempre disse que o fim da Webjet seria muito ruim para nós viajantes! ao contrário de muitos cornetas que diziam que ela já ia tarde..

  • Leonardo Couto

    concordo plenamente, poderiam ter informado isso com alguma anteced~encia, é uma falta de respeito como fizeram

  • Hudson Guidoth

    Mais uma vez a GOl da show em prejudicar aqueles que lhe dão receita, por isso vem amargando prejuízos corte aqui corte ali ao invés de fazer uma mudança realmente positiva para aqueles que pagam pelo seu serviço que já não era dos melhores mais a cada vem dia vem se tornando cada vez mais péssimo.

    #BOICOTEGOL

    #GOLFALIDA

  • Guilherme Gomes

    Voce até pode transferir para o km de vantagens, mas estes pontos nao podem mais voltar para o multiplus mesmo pagando a transferencia, que alias tb nao est´amais muito valendo a pena.

  • Márcio Sampai

    Concordo com você, Roberto. Antigamente, só se ganhava milhas voando! Agora, na prática, ganha-se milhas no vôo em si e também pela compra (com o pagamento no cartão de crédito), além dos diversos parceiros que pontuam. Conheço gente que não viaja há mais de 3 anos e tem muitas milhas no Multiplus…

    O que antes era um chamariz (a conquista de pontos através de cartões e parceiros) hoje virou um "problema": conquista-se pontos muito facilmente, não implicando na "fidelidade" do cliente à companhia! O sistema de milhagens foi criado como forma de premiar o cliente fiel à empresa.

    • Ranerio Vieira

      Márcio,

      Não é bem assim. Existem as milhas que são válidas para upgrade no programa de fidelidade, que a Gol chama de milha "club" e outros programas chamam de "Qualification". As milhas par upgrade de categoria só são as que realmente foram voadas na Gol ou nos parceiros (Air France, KLM, Delta) e contabilizadas na conta do Smiles.

      Ou seja, se a pessoa não voa, ela não vai subir de categoria, mesmo tendo pontos de outras fontes.

  • Adilson Arthur Mohr

    Vários – BB, Itaú, Caixa…

    Mas é pra poucos. Itaú:

    "(…) Por tudo isso, é direcionado a clientes com investimentos a partir de R$ 500 mil. (…)"

    http://www.itau.com.br/cartoes/conheca/personnali

    • Alexandre Viana Magn

      O rio só corre para o mar…

  • Laura Costa Diniz

    Bradesco

  • Vitor J. Nunes

    Quase todo banco oferece. A questão é: exclusivo para alta renda.

  • Bruno Vieira

    Acho que o Santander e o Bradesco oferecem

  • Henrique Moreira Gen

    É…. realmente a Gol está em total decadencia…. na minha ultima viagem, paguei carissimo num trecho de POA p/ CGH + 4000 milhas….. merecia pelo menos um atendimento melhor…. no caso haviam funcionarios mau humorados e quando solicitei aquele lacre de mala (esqueci de colocar cadeado) uma funcionaria muito mau humorada em POA me disse que os lacres estavam em falta…. Agora eu me pergunto…. se essas coisas estão faltando, imagina onde vamos parar se eles estiverem negligenciando a manutenção das aeronaves??? Ta dando medo…rsrsrs

  • Vinícius Arau

    Galera… acho q essa mudança eh soh para trechos que possuam vôos diretos… fiz um vôo BSB-PPB conexão em CGH,caiu somente metade das milhas… lah na fonta smiles fui em… Solicitação de créditos de vôos… e creditou o restante das milhas devidas… esse trecho não tem vôo direto…

  • Márcio Sampai

    O BB Smiles Platinum, U$1 = 2 milhas.

    • Ranerio Vieira

      Márcio, eu tenho esse cartão e era bacana, mas com as mudanças no Smiles estou querendo ter mais liberdade e não migrar direto as milhas para o Smiles. Acabo de chorar com a gerente do Bradesco Prime o Mastercard Black, mandei contra-cheque e a fatura do Smiles, e ela ficou de dar um retorno até o fim do dia, bem simpático o atendimento.

      Liguei na agência BB Estilo/Platinum também, que tenho conta, e nem quiseram me atender 🙁 O BB é bom demais no serviço online e na capilaridade das agências, mas é meio "repartição pública" nessas questões, bem pouco agressivo.

  • Joao Barbosa

    O meu e da caixa, no minimo 15000 r

    • Joao Barbosa

      No minimo 15000 de renda

  • Ranerio Vieira

    Oi Suzana,

    Poxa, 2.2 é show hein! Mastercard Black? Quais bancos tem isso? Eu tenho conta no BB, BRADESCO, HSBC, ITAU , mas movimento e tenho investimentos mesmo é no BB e HSBC, mas sou apenas Platinum, nunca me ofereceram nada nesse nível de "Black". Tenho também o Credicard Exclusive, mas até agora não conseguir usar nada vantajoso nele. Cotação do dólar alto para converter para milhas e o pague contas limitado a R$700,00 por mês não ajudaram. E uso também bastante o Diners, muito por causas das salas VIP, seguros, etc.

    • Suzana

      Ola Ranerio, eu possuo pelo Bradesco.

      No BB nem tenta pq até hj nao consegui upgrade pro Inifite. Eles quase não oferecem.. eu apenas pedi ao meu gerente essa gentileza, pois assim q descobri essa conversão me animou muito e tb, tem uma sala vip em GRU (voos internacionais apenas). Abraços.

  • Ranerio Vieira

    Suzana,

    Vou tentar chorar esse Black com meu gerente do Bradesco. Acho que são mais agressivos do que o BB, eu sou Elite/Estilo/Platinum no BB e não tenho muito benefício, no HSBC sou Premier, mas parece que não tem esse cartão Black, embora eu tenha um mastercard já do HSBC.

    • Suzana

      Ranerio, já que tu és cliente do BB Estilo, pede upgrade do seu platinum para Infinite, os benefícios são melhores!!!

      E no Bradesco tenta sim o Black. Irás gostar!

      Abraço.

  • Gui Lopes

    Enquanto GOL e TAM dominarem o mercado vão fazer o que quiserem com os clientes.

    Resta torcer pelo surgimento de outra companhia mais competitiva.

  • Kurt Theodor Krause

    Alguém sabe como funciona o programa de milhagem da Avianca? Quem sabe o negócio é começar a incentivar o crescimento dela para ter ao menos uma terceira concorrente, uma vez que o programa de milhagem da Azul não dá para chamar disto…

    • Ranerio Vieira

      Kurt, o dia que a Avianca Brasil entrar no Lifemiles eu só passo a voar de Avianca, pois o Lifemiles é ótimo. Já comprei diversas vezes milhas no 2×1 e fiz várias viagens com eles e emiti muitas e muitas passagens. O melhor custo benefício é passagem BRASIL X EUA, e também é legal para trechos BRASIL X America do Sul, que saem por 9.000 milhas em geral.

  • Cmd Borges

    Não sentido algum essa mudança pois, uma viagem com conexões é muito mais longo do que um voo direto.

    Exatamente por essa razão é que odeio o programa da TAM.

    Na realidade, a GOL está minando o Smiles, agora independente, para depois vendê-lo.

    A cada dia que passa fico com mais raiva da GOL.

  • Pedro Brito

    Sonia Cruz 11:17:32E no regulamento do smiles aceito pelo senhor quando ingressou dita que o programa altera as normas quando julgar necessário.

  • Henrique Lopes

    A nova política da Gol prova que a cia não está preocupada com os clientes. Desde o fechamento da Webjet, as medidas tomadas não são para benefício dos clientes. Isso é um desrespeito. As passagens nacionais estão mais caras que as internacionais.

  • Charles Souza

    O problema é o valor da anuidade (R$ 650,00). E para conseguir isenção dessa anuidade, tem que ter um consumo mensal acima de R$ 8.000,00, salvo engano.

    • Suzana

      Charles ledo engano. EU nao pago anuidade de NENHUM cartão meu.

      A primeira anuidade ele pode garantir gratuidade, a partir do 2º ano, as vezes ele consegue. Mas sempre consegui ligando na Central. Sempre me foram solícitos.

      Abraços.

  • Otoniel Gomes

    Antes mesmo do dia 21 de dezembro fui vítima dessa mudança sem ser avisado!! Voei de Palmas a Florianópolis com 2 conexões dia 14 de dezembro eu e minha esposa. Eu recebi as milhas da forma antiga e ela na nova regra. No retorno, 20/12 recebemos os dois na nova forma, ou seja, o que seria 3.000 milhas, caiu para 1195.

  • Tito Bosco

    Uma lastima essa atitude da GOL apesar de estar correta convém dizer. Falta mesmo é concorrência neste setor e enquanto o governo permitir fusões que acabem em prejuizo para o cliente nada vai mudar infelizmente. Nem um possivel boicote temos alternativa de fazer devido a escassez de opção/preço.

  • Léo Teixeira

    Fui para Florianopolis a partir de Belo Horizonte e deixei de comprar o voo com escala de 40 minutos para pegar uma conexao de 2 horas para creditar mais milhas na conta. E tive a "agradevel" surpresa de creditarem somente metade do que era antes. É a Gol daqui uns dias ta sendo comprada inteiramente pela Delta tipo a LaTam.

  • Tiago Oliveira

    Black e Infinite da CAIXA pontuam 2,2 por USD gasto.

    além de a CAIXA utilizar o dólar comercial na conversar das compras internacionais, não possui mínimo de pontos nem taxas de transferência.

    com toda certeza a melhor opção atualmente.

    • Bruno Motoie

      Tiago ou o pessoal que está comentando sobre os cartões. Em relação aos Platinum, qual seria a melhor opção no mercado?? Analisando conversão dolar menor e pontuação (mas que seja puro, ou seja sem vinculo ao Smiles/Multiplus etc.)???

      • Suzana

        Bruno, desculpe a intromissão..rs

        As 'maiores' categorias são:

        Visa: Infinite

        MasterCard: Black.

        O Platinum é otimo tb, mas tem menos vantagens.

  • Antonio Tamarozzi

    A melhor resposta que pode-se dar a mais este "presente" que ganhamos da GOL é escolher outra Cia para voar. E tambem na hora de transferir pontos do cartão optar por outra possibilidade.

  • Thiago Gonzalez

    Uma duvida é que as compahias que utilizam esta metodologia de crédito por milhas reais também bonificam quando se voa com milhas como a Southwest, se vc resgata por milhas o techo por exemplo SFO > JFK eles bonificam como se vc tivesse pago da mesma maneira. as 4 mil milhas

  • Christian Schneider

    Desculpem os que pensam que a GOL esta correta, pois não esta. Como já foi dito aqui, no site do SMILES na seção de perguntas e respostas esta publicado pela empresa que as conexões pontuam. Se a empresa deseja alterar as regras tudo bem, desde que seja feito as claras e comunicado com antecedência ao mercado, é bom lembrar que essa não é a primeira vez que a GOL utiliza essa estratégia, o episodio do fechamento das Salas Vip de POA e CWB ocorreu da mesma forma.

    No ano de 2012 fiz 123 voos com a GOL , acumulando 277.050 milhas, com as novas regras teria um prejuízo em torno de 120.000 milhas. Esse número é mais que suficiente para repensar minha escolha da cia aérea .

    • Felipe Rossi

      Uma outra coisa levada em conta. Muitos escolheram as "Rotas Preferidas" de acordo com os voos onde é possível fazer conexão. Agora a Gol muda as regras do acúmulo de pontos. Fica a pergunta: "Onde está o direito de mudar as rotas de acordo com o novo esquema de pontuação?"

  • Vitor J. Nunes

    Ação da Gol sobe quase 15%, maior patamar desde março

    A recuperação na receita por passageiro anunciada na sexta-feira animou o mercado e as ações preferenciais (sem direito a voto) da Gol subiam 14,93% por volta das 12h50, para R$ 12,93, o maior patamar desde março. O banco UBS classificou como "impressionante" o avanço de 17% na receita por passageiro por quilômetro rodado registrado pela companhia em novembro na comparação comomesmo período de 2011.Oaumento foi resultado da redução de 17% na oferta de assentos, que elevou a taxa de ocupação dos voos da companhia em 5 pontos percentuais, para 69,1%, no mesmo período. O banco BTG Pactual também mostrou otimismo com os dados e revisou a recomendação para as ações da companhia de manutenção para compra. O preço-alvo para os próximos 12 meses foi elevado de R$ 13 para R$ 15. Outro fator que pode impulsionar os papéis, tanto na avaliação do UBS quanto do BTG, é a abertura de capital do Smiles, programa de milhagens da companhia aérea. Na sexta-feira, a Gol informou que separou as atividades da Smiles em uma subsidiária específica, em um dos passos para levar a empresa à Bolsa. O BTG ressaltou que uma oferta do Smiles "destravaria" o valor de suas ações e impulsionaria a

    Gol. Segundo o banco, a Multiplus, empresa de milhagens da TAM, que é listada embolsa, vale hojeR$ 7,5 bilhões,mais que o dobro dos R$ 3 bilhões que o Smiles vale dentro da Gol, com uma base de clientes apenas 18%menor.

    Em 26.12.2012 (Valor Econômico)

  • Suzana

    Diego, o Bradesco é o mais fácil de conseguir…! Os demais a burocracia é grande. Sou cliente do BB há mais de 10 anos e só tenho o Platinum.. o bradesco tem 3 anos e meio de conta e conto com o MasterCard Black!!!

  • Rodrigo

    Eu acho justo, afinal você compra a passagem para um destino e vc receberia a pontuação para esse destino.

    Não faz sentido vc ganhar pontuação apenas pq vc fez conexão em um aeroporto..

    O que deveria ter acontecido é a companhia ter avisado antes.

    • Rogerio Costa

      Não concordo Rodrigo!

      Faço um trajeto que não existe voo direto e isso me custa horas de espera. Se tivesse voo direto meu tempo de voo seria por volta de 1:40, como é preciso fazer conexão a viagem passa para no mínimo 3:30.

      Além de ter que desembarcar do avião ainda tem a desvantagem de muitas vezes ter que gastar dinheiro com comida cara dos aeroportos e ainda tem o problema da sua mala ficar saltando de um lado para o outro, aumentando as chances de extravio ou dano.

      Nada mais justo para compensar o passageiro essas milhas a mais.

  • Aiyra Maria

    Se você não conseguir usar as suas milhas até março, sugiro utilizá-las no site: http://www.multiplusfidelidade.com.br/pontofrio/ fiz isso com as minhas em novembro/2012 e valeu a pena 🙂

  • Danillo Magalh&atild

    A GOL acabou de tirar o único motivo que me fazia voar por ela… Sem mais! Avianca, Azul, TAM será minhas opções, a menos que o preço da GOL esteja a metade das outras (o que é muuuito difícil)

  • Felipe Rossi

    Cabe não só uma reclamação junto à Gol (mas não vai dar em nada), mas uma reclamação no Procon por propaganda enganosa, pois o site do smiles afirma que não haverá mudança nas regras (e não é o que acontece). Recomendo a todos que compraram passagens com conexão que procurem o juizado especial de suas cidades e entrem com uma ação alegando propaganda enganosa e danos materiais e morais, vez que as passagens foram compradas por possuirem um acúmulo de milhas maior e essa vantagem foi cancelada sem aviso prévio, indo contra as regras do próprio smiles.

  • Felipe Rossi

    Ótimas palavras Rogério Costa!!

  • Guinho Par

    Depois reclamamos e a GOL responde: É devido adequação da malha, adequação dos serviços, adequação do programa de Fidelidade…

    Eles adoram a palavra adequação, e na verdade o que querem adequar é o lucro da empresa. Apenas isso! Tudo bem, contanto que sejam mais claros com os clientes. Avisem antes que tomarem as suas providências "necessárias".

  • Josué Lana

    Quando pensamos q a Gol, n vai piorar , ela se supera… tirando uma das grandes vantagens de voar por ela.

    Ainda bem q a Avianca aos poucos ta crescendo…

  • Márcio Sampai

    Ranerio, não estou falando de upgrade, mas sim de resgate de milhas, pura e simplesmente, para vôos.

    É fato: você compra um liquidificador (por exemplo) no cartão de crédito, pontua nele, e acumulando x pontos transfere para o programa de milhagens. Acumulando y milhas, tem direito a um vôo. Ou seja, você pode passar 1 ano comprando coisas no cartão, sem ao menos chegar perto de um aeroporto, mas mesmo assim você passa a ter o "direito" de fazer um vôo… antigamente só quem literalmente voava tinha direito, acumulando as milhas relativas às distâncias dos seus vôos, a pontuar nos programas de fidelidade. Foi isso o que eu falei.

    Sobre upgrade de categoria: é algo legal? Sim, muito legal! Mas com certeza não é algo real para a maior parte das pessoas que viajam, pois é um benefício destinado para aqueles que viajam muito (aí sim, permanece como era antigamente). Vejo como uma situação parecida com a dos cartões Black e Infinity que de vez em quando comentam aqui: são para pouquíssimas pessoas!

    Queria ser Smiles Diamante? Claro! Queria ter Mastercard Infinity Supreme Advanced com U$1 = 10 milhas (rsrsrs)? Evidente! Só que, respectivamente, faço no máximo 3 a 4 viagens por ano (o que já é mais do que a média nacional) e não tenho renda suficiente…

  • Márcio Sampai

    É aquela velha história: banco é gerente… rsrsrs! Se o cara é bom e atende bem, você não se estressa com o banco; se o cara não está nem aí, não importa a bandeira da instituição, será ruim!

    Um coisa que sei é que os bancos privados, em geral, aumentam seu limite de crédito (que no fundo é o mais importante) se você mostrar que utiliza o BB, pois a análise de crédito deste é mais rigorosa.

  • Márcio Sampai

    Christian, acho que o erro da Gol foi não comunicar os usuários com antecedência. A essência de um programa de milhagens é acumular as milhas entre origem e destino, não trechos!

    OK, ela previa isso… então deveria ter comunicado a mudança com antecedência! Este foi o único erro! Se tivesse feito isso, por pior que seja a decisão, pelo menos teria sido ético.

    • Christian Schneider

      Márcio, a grande maioria dos programas de milhagem mundo afora contabiliza a distância voada, e essa era a politica dos SMILES desde sua criação em 1994.

      Entendo que mudanças nas regras são plenamente justas e aceitáveis desde que comunicadas com antecedência suficiente para não lesar os clientes, assim nós os clientes, poderemos julgar se continuaremos utilizando os serviços da empresa ou buscaremos no mercado outras alternativas. Abraço.

  • ROBERTO VASCONCELLOS

    Publiquei uma reclamacao no Reclame Aqui, e essa foi a resposta que obtive da Gol, mostrando a total falta de consideracao e respeito a seus clientes.

    Entendemos os motivos da sua insatisfação. Permita-nos, entretanto, esclarecer que a gestão do Programa Smiles é realizada de maneira independente e a exclusivo critério da Smiles.Desta forma, o Programa Smiles poderá ser, a qualquer momento e a critério da Smiles, suspenso, extinto ou modificado, resguardado o passivo de milhas até então existente, assim como sua gestão poderá ser alterada.Ratificamos que o crédito de voos realizados a partir de 20/12/2012 será efetuado de acordo com a origem e o destino da viagem e a tarifa adquirida, desconsiderando eventuais escalas e/ou conexões existentes.Permanecemos a disposição.Atenciosamente, Alexandre AlmeidaPrograma SmilesVRG Linhas Aéreas S.A. – Grupo GO Lwww.smiles.com.br 

  • Rodrigo Ishizaka Cia

    Até que não me importaria muito com esse esquema novo de pontuação se eles cobrassem passagens com conexão como se fosse um trecho só. Aliás, até acharia melhor, acumularia menos milhas, mas compraria passagens mais em conta, seja por milhas ou por dinheiro.

  • Christian Schneider

    Concordo Felipe, ao menos a GOL deveria flexibilizar as “Rotas Preferidas”. Como não acredito que a empresa repense suas decisões, solicitei a alteração e ou cancelamento de 12 voos com conexão que havia acabado de comprar.

  • Paula Gomes Moreira

    Bom saber dessa mudança, em 18-12-12 realizei uma viagem entre bsb-bvb, entreguei meu cartão ao atendente da gol e ainda pedi confirmação de inclusão das milhas, de nada adiantou. Ao solicitar os créditos pelo próprio site do Smiles, ele me informou que os mesmos já haviam sido pontuados, sendo que no meu extrato a última pontuação havia sido de dias anteriores. Fiz a mesma solicitação via atendimento online, ao que me informaram que seria creditado em 10 dias úteis. O prazo ainda está valendo, mas fiquei apreensiva ao saber dessas mudanças, imaginando que minha pontuação já virá alterada, apesar das mudanças terem sido processadas a partir do dia 21-12-12.

  • Dony

    Lembrei de uma publicação antiga do MD sobre a Gol afirmar que as medidas tomadas por eles não afetariam muito os clientes forma negativa.

    Se isso não é afetar de forma negativa, nem quero pensar no que poderia ser.

  • Claudio Oliveira

    A GOL não está indo a falência, é uma empresa falida porque todas a empresas que mudaram o foco desde a sua constituição inicial sofrem com isso no mundo todo. A GOL entrou no mercado para ser low coast e hoje em dia continua extorquindo os passageiros com preços nas alturas, assim com a TAM o faz, no entanto eles iniciaram com políticas diferentes.

    A GOL cobra pelo Smiles 50.000 pontos no trecho Manaus x Rio de Janeiro e depois mais 50.000 pontos no trecho Rio de Janeiro x Manaus, sendo que isso é um roubo !!! Em várias companhias aéreas que pesquisei isso não acontece na alta temporada e por que aqui isso ocorre?

    Nada é feito e o Ministério do Turismo mantém a conivência com o assunto e nada faz também.

    Não existem os protestos de 1 minutos sem luz, um minuto de silêncio, porque não iniciamos "12 horas sem a GOL", já que somos muito passivos mesmo, uma manifestação pacífica assim poderia mostrar a nossa força como consumidor consciente, já que não podemos ficar um dia sem a GOL devido a precariedade da nossa malha aérea.

    Pensem no caso senhoras e senhores seguidores do MD!

  • Celso Henrique

    Não, isso NÃO faz sentido. O que faz sentido é dar vantagens a quem vai pegar voos com conexões, pois qual o sentido em dar o mesmo número de milhas para quem voou direto por 4 horas e quem fez duas conexões e acabou tendo um voo de 10 horas ? Eu preferia voar Gol entre São Paulo e Rondônia com 2 ou 3 conexões e acumular essas milhas, agora prefiro ir de Trip e fazer uma conexão só, já que as milhas não compensam mais.

  • David Valdir Gris

    "Tenho uma viagem marcada, mas não existe voo direto para o meu destino. Havendo troca de avião, o crédito de milhas será por trecho voado?

    Não, o crédito será de acordo com a origem e o destino da viagem e a tarifa adquirida."

    Caro amigo, creio que alguém da GOL viu esta mensagem e corrigiu o site.

    Uma pena, pois eu voava VIX-IGU justamente para acumular milhas, agora prefiro ir direto VIX-Cascavel pela AZUL. perderam um cliente fiel. ​

  • Ranerio Vieira

    Nossa, Tiago, mas ter conta na caixa e aguentar o atendimento deles é muito doloroso para se ter um cartão não? Toda experiência que já tive com a Caixa foi desastrosa.

  • Ananda Portela

    Bom.. quando compramos uma passagem aérea, não compramos só pelo preço ou só pelo Voo. Não vale a pena economizar miséria e ter um serviço de péssima qualidade: péssimo atendimento, falta de respeito e atenção ao consumidor. Muitas vezes opto pela empresa mais transparente, que tem os serviços e comunicação mais eficazes e eficientes. Vale muito mais a pena do que correr o risco de perder investimento, pois é assim que sinto quando empresas desrespeitam o consumidor, sinto que corro risco de perder o que poderia ser um investimento. Bom, companias que me aprazem em relação a bom atendimento é a TAM e a Avianca, apesar de ter voado somente quando era OCEANAIR, há algum tempo. meus últimos voos foram pela GOL mesmo, melhores aeronaves do que a da Oceanair na época que voei. Tentei buscar informações para comprar passagens pela GOL agora e está bastante dificultado. Por isto vou voar pela TAm agora, que está com os mesmos preços e os serviços de comunicação são de melhor qualidade e consideração com o consumidor.

  • Ananda Portela

    Gol compra a webjet, que vendia passagens a 38,00. E agora anuncia o encerramento das atividades da webjet, na mesma página em que indica promoções de 130,00.

  • Ananda Portela

    Cabe aí uma ação judicial…

  • David Valdir Gris

    Tive o mesmo problema. Quem voou antes da mudança das regras (01/01/13) tem direito as milhas na regra antiga.

    Liguei para o canal Smiles e o atendente foi solicito, concordou comigo e anotou a reclamação. Disse que em até 10 dias as milhas serão creditadas.

    Fiz isso pois faltam apenas 1000 pra virar ouro, rsrs..

  • Frank Santos

    Viajei para Londrina com minha namorada e um casal de amigos no ano novo. Em tese, teríamos 4.000 pontos para restituir. Eu recebi 3.000; minha namorada, 2.000; meus amigos, 4.000. Durma com esse barulho.

  • Felipe Rossi

    Uma nova supresa (negativa, é claro!!!) A Gol primeiro diminui as milhas nos trechos voados com conexão e agora, cancelaram um enorme número de voos diretos (BSB – VIX, VIX – BSB, BSB – CPQ, CPQ – BSB, por exemplo), obrigando os clientes a passarem por até 3 aeroportos, gastando 8 horas (sim OITO horas) para voarem de Brasília para Campinas ( o que era feito em apenas 1:45). O coitado do idiota, digo, cliente, sai de Brasília, faz conexão em Curitiba, segue para o Galeão e depois, chega a Campinas). Ótimo isso não? A empresa operava, no trecho Brasília – Campinas, 6 voos diários, dentre conexão e direto e agora apenas 2, sendo um diário e outro com 8 horas de demora. Isso é apenas um exemlo, quem quiser, fique a vontade para buscar novos voos a partir de 20 de fevereiro, a data da mudança de quase todos os voos da empresa. Gostaria de saber onde devolvo meu cartão diamante, já que os benefícios quase não existem mais e os voos só prejudicam e dificultam a vida dos passageiros.

  • Arthur Cesar

    Não sei com alguem em sã consciencia, possa defender a GOL e o "programa fidelidade" Smiles. A realidade é clara: enquanto pela TAM, voce adquire bilhetes nacionais com 10 mil pontos com + de 7 dias de antecedencia do voo, o Smiles passa a disponibilizar bilhetes com mais de 50 mil pontos, com mais de 15 dias de antecedencia. Estas são as mudanças a nosso favor que a GOL está implementando.

  • Ademir Azevedo Cardo

    FIZ UM VOO DIA 3 FEV 13. COMPREI PASSAGEM DIA 22.11.12 MEU VOO ERA SSA TO CGR COM CONEXAO EM BSB. IRIA GANHAR 4000 MIL MILHAS NOS DOIS TRECHOS. MEU PRIMO VOOU SDU TO CWB COM CONEXAO EM CGH. DIA 5 JAN 13. GANHOU 1250 MILHAS POR TRECHO. 2500 MILHAS NO TOTAL. DETALHE ELE TEM SMILES PRATA. EU TENHO DIAMANTE. ELE LIGOU NO 0300 DA GOL INFORMARAM QUE PASSAGENS COMPRADAS COM DATAS ANTERIOR A 20 DE DEZMBRO 12 SERIAM CREDITAS MILHAGEM NA VELHA REGRA, OU SEJA POR TRECHO. HJ PASSEI HORAS NO CHAT ON LINE DISCUTINDO ISSO E ME FALARAM Q APARTIR DE 20 DE DEZMBRO EH VALIDO A NOVA REGRA INDEPENDENTE DA DATA DA COMPRA. EM QUEM ACREDITAR?? NEGOCIO EH MOVER ACOES CONTRA A GOL. POIS JA DEU O QUE TINHA Q DAR. MUDAR PRA AVIANCA. SOMENTE NOS CLIENTES EH Q PODEMOS MUDAR ISSO. TROCANDO DE CIA AEREA. ANO PASSADO VIAJEI 10 MESES DOS 12 NO ANO. USEI TAM UMA UNICA VEZ. DEMAIS FOI DE GOL. HASTA LA VISTA BABY.

  • Guinho Par

    Pior que existe sim este Vôo ele é Porto Alegre X Curitiba X Maringá X Campo Grande X Cuiabá X Porto Velho X Manaus. Ou Seja quem sai de Porto Alegre não sai do avião pois são ESCALAS.

    Paradas: 5 Tempo de viagem: 9h53