Cuidado! Suas milhas podem estar vencendo sem que você saiba!

Denis Carvalho 10 · janeiro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Os programas de fidelidade são uma forma fantástica de alcançar objetivos como viagens e mesmo outros prêmios. Neles, seus voos, compras, gastos no cartão e contratação de serviços podem se transformar em valiosos pontos, milhas ou créditos – o nome varia de acordo com a empresa. Um problema comum, no entanto, é que estas unidades têm um prazo de validade determinado, que varia conforme as regras do programa e nem sempre as empresas se preocupam em avisar seus clientes de que parte de seu saldo está vencendo.

Este problema é enfrentado por muitos de nossos leitores, que um belo dia são surpreendidos com o desaparecimento de seu saldo. Ao questionar a companhia eles recebem a triste informação: as milhas perderam a validade e já não há nada que possa ser feito para reavê-las.

“Minha esposa acabou de perder 25.000 pontos da TAM, a qual não enviou qualquer comunicação que eles  estavam expirando. Vi no site reclame aqui que isso já aconteceu com alguns clientes. Essas pessoas tentaram, sem sucesso, recuperar as milhas da TAM”, nos informa um leitor bastante decepcionado. Por sugestão dele e de muitos outros resolvemos fazer este post alertando sobre a expiração das milhas em cada programa. Confira abaixo e se programe para não perder mais nenhuma milha!

TAM Fidelidade/Multiplus Fidelidade

Os pontos, que podem ser adquiridos por viagens e uma vasta gama de serviços e empresas, têm validade de dois anos a contar da data em que foram adquiridos. De acordo com o regulamento caso a primeira pontuação acumulada ultrapasse o período de dois anos a segunda pontuação passará a ser considerada a primeira até que também tenha sua validade expirada e assim por diante. Exemplo: se a sua primeira pontuação foi feita em 20/01/2006, será válida até 20/01/2008. Caso até esta data você não faça uso desses pontos, esta pontuação perderá a validade e a(s) pontuação(ões) seguinte(s), exemplo, 25/02/2006, passará a ser a primeira válida para o acúmulo de pontos. Detalhe: a empresa não informa em seus e-mails mensais se há pontos expirando no período. Consulte o regulamento completo no site do programa.

GOL Smiles 
As milhas, que também podem ser obtidas em viagens com a GOL ou em parceiros, tem validade um pouco maior: três anos. No item 6 do regulamento do programa consta que “após a milha completar 3 (três) anos, contados da conquista, seu vencimento se dará no dia seguinte ao dia e mês correspondente à inscrição do Participante no Programa Smiles. As milhas expiradas serão automaticamente excluídas do saldo da Conta Smiles”. A companhia, no entanto, informa aos clientes quando suas milhas estão vencendo por meio do extrato mensal enviado por e-mail. Consulte o regulamento completo no site do programa.

Avianca Amigo

O Amigo da Avianca Brasil é o mais detestado pelos leitores do Melhores Destinos entre todos os programas de fidelidade. Não que ele seja ruim, mas é consenso que ele deveria deixar de existir para que a companhia pudesse integrar o excelente LifeMiles, que reúne a Avianca internacional e a Taca. Enquanto a sonhada integração não chega, o Amigo é muito pouco comentado e utilizado pelos leitores. Os pontos do programa tem validade de dois anos e o cliente precisa estar atento, já que a companhia não envia e-mail com saldo para os clientes – suas correspondências se referem somente a datas especiais.   Consulte o regulamento completo no site do programa.

Tudo Azul

O programa de fidelidade da Azul tem um formato bem diferente dos concorrentes, já que 5% do valor de sua tarifa é convertido em créditos na conta Tudo Azul, que podem ser usados para a compra de novos bilhetes.  Os créditos e vouchers do programa são o que têm validade mais curta: apenas um ano para utilização, mas em compensação eles podem ser usados mesmo que o cliente não possua saldo suficiente para emitir um bilhete, como desconto no valor ta tarifa. A empresa também não envia e-mails com extratos mensais. Consulte o regulamento completo no site do programa.

Para finalizar, uma dica: verifique periodicamente seu extrato diretamente no site do programa de fidelidade. Essa é a melhor forma de saber quantas milhas você tem, quantas estão perto de expirar e aproveite para verificar se os pontos da última viagem foram creditados.

Sites Oficiais:

TAM Fidelidade / Multiplus Fidelidade
Smiles
Tudo Azul
Amigo

Esses são os e-mails enviados mensalmente para os clientes do TAM Fidelidade e do Smiles.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe