Cuidado! Suas milhas podem estar vencendo sem que você saiba!

Denis Carvalho 10/01/2012 às 15:42h 102 Comentários

Os programas de fidelidade são uma forma fantástica de alcançar objetivos como viagens e mesmo outros prêmios. Neles, seus voos, compras, gastos no cartão e contratação de serviços podem se transformar em valiosos pontos, milhas ou créditos – o nome varia de acordo com a empresa. Um problema comum, no entanto, é que estas unidades têm um prazo de validade determinado, que varia conforme as regras do programa e nem sempre as empresas se preocupam em avisar seus clientes de que parte de seu saldo está vencendo.

Este problema é enfrentado por muitos de nossos leitores, que um belo dia são surpreendidos com o desaparecimento de seu saldo. Ao questionar a companhia eles recebem a triste informação: as milhas perderam a validade e já não há nada que possa ser feito para reavê-las.

“Minha esposa acabou de perder 25.000 pontos da TAM, a qual não enviou qualquer comunicação que eles  estavam expirando. Vi no site reclame aqui que isso já aconteceu com alguns clientes. Essas pessoas tentaram, sem sucesso, recuperar as milhas da TAM”, nos informa um leitor bastante decepcionado. Por sugestão dele e de muitos outros resolvemos fazer este post alertando sobre a expiração das milhas em cada programa. Confira abaixo e se programe para não perder mais nenhuma milha!

TAM Fidelidade/Multiplus Fidelidade

Os pontos, que podem ser adquiridos por viagens e uma vasta gama de serviços e empresas, têm validade de dois anos a contar da data em que foram adquiridos. De acordo com o regulamento caso a primeira pontuação acumulada ultrapasse o período de dois anos a segunda pontuação passará a ser considerada a primeira até que também tenha sua validade expirada e assim por diante. Exemplo: se a sua primeira pontuação foi feita em 20/01/2006, será válida até 20/01/2008. Caso até esta data você não faça uso desses pontos, esta pontuação perderá a validade e a(s) pontuação(ões) seguinte(s), exemplo, 25/02/2006, passará a ser a primeira válida para o acúmulo de pontos. Detalhe: a empresa não informa em seus e-mails mensais se há pontos expirando no período. Consulte o regulamento completo no site do programa.

GOL Smiles 
As milhas, que também podem ser obtidas em viagens com a GOL ou em parceiros, tem validade um pouco maior: três anos. No item 6 do regulamento do programa consta que “após a milha completar 3 (três) anos, contados da conquista, seu vencimento se dará no dia seguinte ao dia e mês correspondente à inscrição do Participante no Programa Smiles. As milhas expiradas serão automaticamente excluídas do saldo da Conta Smiles”. A companhia, no entanto, informa aos clientes quando suas milhas estão vencendo por meio do extrato mensal enviado por e-mail. Consulte o regulamento completo no site do programa.

Avianca Amigo

O Amigo da Avianca Brasil é o mais detestado pelos leitores do Melhores Destinos entre todos os programas de fidelidade. Não que ele seja ruim, mas é consenso que ele deveria deixar de existir para que a companhia pudesse integrar o excelente LifeMiles, que reúne a Avianca internacional e a Taca. Enquanto a sonhada integração não chega, o Amigo é muito pouco comentado e utilizado pelos leitores. Os pontos do programa tem validade de dois anos e o cliente precisa estar atento, já que a companhia não envia e-mail com saldo para os clientes – suas correspondências se referem somente a datas especiais.   Consulte o regulamento completo no site do programa.

Tudo Azul

O programa de fidelidade da Azul tem um formato bem diferente dos concorrentes, já que 5% do valor de sua tarifa é convertido em créditos na conta Tudo Azul, que podem ser usados para a compra de novos bilhetes.  Os créditos e vouchers do programa são o que têm validade mais curta: apenas um ano para utilização, mas em compensação eles podem ser usados mesmo que o cliente não possua saldo suficiente para emitir um bilhete, como desconto no valor ta tarifa. A empresa também não envia e-mails com extratos mensais. Consulte o regulamento completo no site do programa.

Para finalizar, uma dica: verifique periodicamente seu extrato diretamente no site do programa de fidelidade. Essa é a melhor forma de saber quantas milhas você tem, quantas estão perto de expirar e aproveite para verificar se os pontos da última viagem foram creditados.

Sites Oficiais:

TAM Fidelidade / Multiplus Fidelidade
Smiles
Tudo Azul
Amigo

Esses são os e-mails enviados mensalmente para os clientes do TAM Fidelidade e do Smiles.

102 comentários para “Cuidado! Suas milhas podem estar vencendo sem que você saiba!

  1. Jetro

    Vc poderia falar um pouco sobre o LifeMiles da TACA???

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Jetro, o regulamento do LifeMiles pode ser consultado aqui: https://www.lifemiles.com/esp/abo/wnb/wnbtercond…. As milhas não tem validade desde que o cliente acumule, compre ou resgate passagens em um prazo de dois anos.

      Responder
      1. Rodrigo Resende

        E o One Pass, parece que houve uma mudança da validade dos pontos depois da fusão com o programa da United, mas eu não estou por dentro. Vocês sabem algo?

        Responder
  2. Carlos K

    A TAM faz parte da Star Alliance, mas como faço para pesquisar compras das empresas da star aliance com potuação TAM Fidelodade?

    Responder
    1. Mendonça J&ua

      Somente através do Call Center: 4002.5700. Eu mesmo quando vou comprar trechos internacionais sempre ligo para lá, pois tem mais opções. Comprei para abril passagem para os EUA com pontos do Fidelidade TAM. Tinha várias opções de trechos para Nova York, Orlando, Miami, Los Angeles, Las Vegas, Tampa, For Lauderdale, etc, com companhias parceiras, tais como CONTINENTAL, US AIRWAYS, UNITED e AIR CANADA a 20.000 pontos, enquanto que no site somente havia os vôos TAM e a partir de 65.000 pontos.

      Responder
      1. Maria Tereza

        Que legal!!! Vou tentar dessa maneira para junho. Espero que tenha essa opção. Valeu pela dica mendonça Júnior.

        Responder
  3. Igor - Poa

    Azul é a pior sempre expira os valores.1 ano muito pouco.

    Responder
  4. Pedrão

    NÃO DEMORE PARA TRANSFERIR OS PONTOS DO CARTÃO:

    Cuidado com os pontos acumulados no cartão, eles tendem a expirar com um prazo mais curto.

    Refiro-me aos pontos que ainda não foram transferidos para o seu programa de fidelidade favorito, seja Smiles, Multiplus, etc.

    Meu sogro perdeu quase 40mil pontos.

    Fiz ele transferir o que sobrou recentemente para o TAM Fidelidade (Multiplus).

    Responder
    1. Danton

      Creio que dependa do banco e da faixa do programa de bônus: tenho o Santander Platinum e no verso da fatura é declarado que os pontos não expiram nunca!

      Responder
  5. Bruno Camurati

    O problema é: como acessar os sites das companhias… Cada um é pior do que o outro! O Smiles então, nao entra em NENHUM navegador. O que tá havendo?

    Responder
    1. Vinicius

      eu entro todos os dias…

      Responder
    2. Brum

      estranho…entro NORMALMENTE no Smiles pelo Chrome e Explorer.

      Responder
      1. mth

        tenta pelo mozilla, consegui

        Responder
    3. William Boscardini

      Não tive essa percepção. Na versão antiga era realmente muito ruim, só entrava no Internet Explorer. Agora consigo acessar com o Chrome e com Internet Explorer tranquilamente! Tente ver as suas configurações de Internet para ver se tem alguma restrição. Abraços!

      Responder
    4. Juan

      Eu também estou tentando emitir uma passagem desde ontêm. Não entra de jeito nenhum!

      Não costuma ser assim.

      Responder
    5. Marco Gomes

      Amigo, já experimentou trocar o operador do computador para ver se funciona?!

      Responder
    6. Thiago Castro

      Só qdo o MD anuncia alguma promo de milhas é que o site congestina. Fora isso, tudo normal!

      Responder
      1. Denis Martins Autor do post

        Puxa vida, a culpa é nossa então? Hehehe

        Responder
    7. Gabriel

      Ontem consegui, a muito custo, entrar no Smiles (via firefox) e pegar duas passagens na promoção das 4.000 milhas. Entretanto, durante todo o dia de hoje não consegui sequer ver meu saldo =/.

      Responder
  6. Katia

    Alguém saberia me dizer se é vantagem reunir todas as milhas no multiplus? Será que por lá a validade é maior?

    Responder
    1. Thiago Castro

      Não. Acho que é o mesmo que Tam Fidelidade não é?

      Responder
    2. Gabriel

      Sou suspeito pois gosto muito do Smiles, tanto pela validade, quanto pelas promoções e outras vantagens como preço. Mas depende do uso de Vôos TAM, de onde mora, dos locais onde geralmente voa…

      Responder
    3. Maria Tereza

      Eu acho o multiplus horrível. Todas as vezes que vou acessar dá problema na senha. Antes que era somente pelo TAM FIDELIDADE, era mil vezes mais simples.Não vejo vantagem no multiplus.

      Responder
  7. Cristiano

    O melhor desses daí na minha opinião é o Smiles da GOL. Principalmente por seus 3 anos de duração!!! Agora o que a Avianca e a AZUL fazem é palhaçada mesmo.

    Responder
  8. Augusto

    Não entendi, o da TAM não é contado a partir da conquista? Como no Smiles?

    Responder
  9. lucas

    MD, vcs sao demais! Sobre o ONE PASS da Copa eu tenho umas duvidas. Ouvi dizer que eu consegueria comprar passagens da TAM depois da fusao. É verdade? Já posso comprar?

    Responder
  10. Ju

    Eu tenho milhas picadas aqui e ali, vc sabe se tem como juntar por exemplo da AA com alguma daqui e comprar passagens no Brasil?

    Jáa perdi zilhões de milhas da TAM, acho uma puta sacanagem isso. Por exemplo do cartão american express não expira só acumula das companhias poderia ser assim né :-)

    Responder
  11. Regina

    Também tive problema com a Gol, que tirou a validade de um crédito em dinheiro (que tive depois de um cancelamento de passagem). Apesar de ser meu dinheiro, disseram que valia só por 1 ano. E só "avisaram" da validade limitada depois do crédito desaparecer! Após muita reclamação, eles revalidaram o crédito e, aí sim, disseram que valeria por mais um ano.

    Responder
  12. RABUGENTO

    Tenho poucas milhas no Fidelidade e outras poucas no Smiles.

    Estou concentrando mesmo no cartão de crédito Ourocard Infinite que, até ordem em contrário, não expiram e transferem rapidamente (de um dia para o outro) para o TAM Fidelidade ou para o GOL Smiles.

    Esse alerta do blog é muito importante.

    É bom olhar todos os meses para saber se houve modificações nos planos.

    Responder
  13. sam

    Para quem recebeu a última fatura do ITAU Personnalite notou que agora os pontos também "expiram"… é válido por 3 anos… então…fiquem de olho !

    Responder
  14. Alex

    Nossa já tem 03 dias que tento abrir o Smiles e nada de dar certo, não da certo no pc pessoal.tablet,pc do trabalho e nem um navegador… Orra quero conferir minhas milhas mas esta impossivél. Alguem sabe o que ta ocorrendo ??? Liguei e eles não sabem informar nada…

    Responder
  15. Leonardo

    Uma alternativa para quando as milhas expiram é vender elas para amigos ou através de agências que compram. Eu mesmo já vendi para a — EDITADO — e foi tranquilo. Vocês não querem fazer uma reportagem sobre esses sites? Tipo um comparativo entre eles?

    Responder
  16. Thiago Castro

    A verdade é que cada um tem que gerenciar seus pontos, seja do cartão de crédito, seja do plano de fidelidade. Se formos depender das empresas estamos ferrados! Querem mais é que esqueçamos das milhas e deixemos morrer!!!

    Dentre todas, porém, a Smiles parece ser a mais correta, pois além de dar 3 anos de validade, manda extrato mensal e avisa quando vai vencer.

    Responder
  17. Rodrigoclt

    Uma frase que uma vez lí e costumo repeti-la aos meus amigos: Milhas não é poupança, gaste-as o quanto antes e da melhor maneira possível.

    Responder
  18. mth

    Temos que ver sempre nossos extratos e Tomem Muito cuidado tbe com empresas dos cartões de credito que ligam, de posse dos seus dados dizendo que voce perdeu uma quantidade X e irá perder mais.Foi o meu caso e meu marido, sugeriu uma promoção para recuperar as milhas, assinando um pacote de uma editora que em 60 dias recuperariamos todas as milhas perdidas (62mil). Como fiquei na duvida, mas ele tinha todos os dados dos cartão de credito, mais das cia Tam e Gol. Fizemos a assinatura, mas nunca recebemos as milhas. Entramos em contato com o Banco – setor de cartões explicamos o ocorrido e descobrimos que não havia tal promoção e sim só assinatura de revistas, que apos os pagamentos, são revertidas em milhas. O banco se responsabilizou pelas perdas e irá devolver todo o dinheiro gasto na assinatura. Pois tinhamos tudo registrado (protocolo,data,horario,funcionario).Não é sempre que temos essa sorte. Fica o aviso de como estamos vuneraveis.

    Responder
  19. Claudia Henriques

    É muito vacilo perder milhas, eu sempre recebo extrato dos meus pontos (smiles)no meu e-mail e praticamente sou "forçada" a acompanhar.

    Responder
  20. Marcus

    Eu estou atento aos meus 25000 pontos do programa Sempre Presente do Itaucard. Se não me engano, a validade é de 2 anos… e eu comecei a acumulá-los na metade de 2010. Logo, em breve, vou transferir pro Smiles… Estou esperando pra ver se sai aquela promoção que facilita o upgrade de pontos do cartão… Assim, transferindo 20 mil pontos, eu passo pra categoria prata…

    tomara que dê certo…

    Responder
  21. Roger

    Erro de digitação: MultUplus

    Responder
  22. Rodrigo

    Só para confirmar: esses voos a 20 mil pontos pelo call center partem do Brasil mesmo? Ou são de outros países da América Latina?

    Responder
  23. Marcio

    Isso que as empresas brasileiras ainda usam essa política tosca de "as milhas valem por x anos". Nos EUA a política é "todas as milhas, independentemente de quando foram conquistadas, valem por dois anos depois da última aquisição". Assim fica mais fácil você não deixar expirar nada, basta voar uma vez a cada dois anos, ou fazer uma transferência de pontos do cartão de crédito. Eu, por exemplo, tenho cartão em que os pontos são imediatamente transformados em milhas da AA. Todo mês entram 100, 200 milhas que sejam, e o meu saldo não expira nunca. Agora, tenta explicar isso pra Gol e TAM…

    Responder
    1. Brum

      Tambem tenho um cartão (do Citi) q transfere milhas automaticamente todo mês pro AAdvantage, fazendo com q as milhas sempre sejam prorrogadas. Acho ótimo! =)

      Responder
  24. André

    Foi eu que encaminhei o email para o Melhores Destinhos. Não é tão bobeira assim. Por exemplo, estou com um filho recém-nascido; viajamos de férias e, quando voltamos, perdemos as milhas por 2 dias. Iria comprar com as milhas, mas elas se evaporaram. Como sou dá área jurídica, ainda penso se vale a pena entrar na justiça. Seria um precendete, pois não vi situação idêntica, somente parecida.

    Responder
  25. cristiane

    perfeito comentário de Mendonça Jr. vou ligar para este número, pois a coisa está danada para conseguir prom. p/ NY. Vale lembrar também e estarmos sempre checando as milhas que temos pois um amigo já " roubaram" um montão de milhas da TAM ( rackers??!!) e quando ele ligou, só disseram que não poderiam fazer nada…

    Responder
    1. Thiago Castro

      Olha, nunca ouvi falar em roubo de milhas…

      Responder
    2. Leonardo Marques

      Estamos com post pronto sobre isso. Amanhã cedo tá no ar.

      Responder
  26. Fernando C Borges

    Já mandei correspondencias Pra TAM e GOL sugerindo que as CIAS fizessem como os Bancos e que avisassem via celular quando suas milhas são utilizadas ou quando elas vão vencer, até para dar mais segurança ao usuário nos dias de hoje que se vêem sem suas milhas pelos milhares de ataques cibernéticos nos dias de hoje, mas parece que elas não tem interesse nesse nossa proteção.

    Responder
  27. Fernando C Borges

    Eu emiti 13….é o melhor é que o Smiles só abateu 3000 pontos por trecho

    Responder
  28. Julio

    Eu só consigo entrar no site do Smiles e fazer mOdificacoes ou compra qd uso a plataforma Windows…qd uso os aparelhos da Mac( MacBook, iPad ou iPhone), n consigo. Já liguei lá nO Smiles e eles dIssaram q e Pq a Mac usa o Safari e n me deram prazo p resolver o prOblema.

    Responder
  29. Igor - Poa

    Hoje a tarde estava instável, mas entro pelo Fire Fox, Internet Explorer, Chrome, e Opera Mini (celular) normalmente!

    Responder
  30. Michele

    Eu também só consegui acessar e emitir a passagem com 4000 depois da 1h. O site está bem lento mesmo por causa da promoção milhas reduzidas.

    Responder
  31. Lorena

    Olá….Ainda bem o Smiles avisa quanto a data que expiram uma certa quantidade de milhas.

    E para MD…. Parabéns por que sempre estão de olho ..valeu !!

    Responder
  32. Davi Lima

    Eu ODEIO entrar em todos os sites de fidelidade um por um. Por que ninguém inventa um aplicativo que faça isso por mim e centralize essas informações? Vai ficar rico!! Eu pago R$ 2,00!!

    Responder
    1. Thiago Castro

      Eu prefiro centralizar minhas milhas num lugar só. Imagina ter um monte de milha picada….

      Responder
  33. Fernandes

    Leo, tenho uma amiga que tem mais de 70.000 milhas e nem sabia que tinha, rssss. Tempos atraz vi alguns classificados de pessoas anunciando milhas pra vender? Será que esta operação (venda de milhagem) é valida?

    Responder
    1. Leonardo Marques

      Fernandes, tem muita gente que compra e vende milhas .Tem empresas especializadas no assunto.

      Responder
    2. Thiago Castro

      No Banco onde trabalho tem um classificado interno onde a galera vende milhas. Mas na verdade eles emitem a passagem pra vc e vc paga o combinado. Na ultima vez que eu vi 10 mil milhas custavam uns R$ 300.

      Responder
    3. Pedrão

      A venda se dá assim:

      sua amiga cria o smiles ou tam fidelidade, dai passa o login e senha pra pessoa que comprar.

      Pois n da pra transferir os pontos pra terceiros…acho a maior furada vender, pois na verdade vc vai vender é a sua conta, até o dia que o cara usar tudo.

      Pelo menos aqui no DF é assim quye funfa.

      Responder
      1. Thiago Castro

        Isso de passar login e senha é SUPER furada. Como eu disse, onde eu trabalho, as pessoas emitem passagem em nome de outra. Em momento nenhum é passado dado da conta. Acho q nesse caso é válido, se houver necessidade.

        Responder
  34. Thiago Castro

    haha

    Responder
  35. Thiago Castro

    Não faço nada na pressão!! Quero nem saber! Até pq quando a esmola é demais….

    Responder
  36. Leonardo Marques

    Oi Leonardo, apesar de muitas pessoas pedirem nós achamos melhor não entrar nesse assunto. Eu não gosto dessa idéia de empresas comprando e vendendo milhas. Pra mim, aí tem treta, mas não vou fazer um post analisando ou criticando. Deixa eles lá e nós aqui :)

    Pensa comigo, esse pessoal que cria programas pra roubar senhas do TAM Fidelidade faz o que com essas senhas?

    Responder
    1. Alê

      Leo, no meu caso, até agora não houve nenhuma treta. Muito pelo contrário, só tive boas experiências com vendas de milhas (mais até do que com o uso delas pela companhia). Não é merchan não, uma vez que não trabalho com isso nem tenho amigos na área. Falo como consumidora, mesmo!

      Responder
    2. Gabriel

      Ouvi falar (portanto posso estar errado), mas quando você vende milhas para essas empresas você precisa passar o usuário e senha, para eles acessarem a conta e fazerem a transferência. Achei meio sem sentido, mas se for isso mesmo, dá muita margem para golpes.

      De qualquer forma, concordo com o Leonardo. Não considero essa comercialização algo lícito (ok, pode não ser crime, mas não é clara a legalidade disso). Afinal, como essas transações são registradas em termos de tributação, por exemplo?

      E outra, o programa é de FIDELIDADE. Ou seja, quanto mais eu uso alguma coisa, mais pontos ganho para trocar por um benefício. Sinceramente, se fossem bloqueadas as transferências entre contas, não acharia nada absurdo.

      Responder
  37. Alê

    Quero dar uma dica pra utilizadores do sistema Multiplus. O site, em sua página inicial, NÃO dá a verdadeira data de expiração. Quando diz que vc tem "0 pontos a expirar nos próximos 90 dias", não acredite. A maneira mais segura e precisa de ver isso é clicar em extrato detalhado de pontos e pedir pra organizar de forma ascedente. Lá vc vai ver as datas que os ponto adquiridos vão expirando.

    Já aconteceu de eu perder quase 10 mil milhas sem qualquer aviso, nem no site do Multiplus, nem por e-mail. Ao mandar um e-mail para o Fale com o Presidente, não recebi qualquer justificativa plausível e aceitável.

    É, no mínimo, desonestidade com os clientes.

    Responder
  38. Gabriel

    O Itaucard era bom até o início do ano pra isso. O programa Sempre Presente tinha pontos que nunca expiravam, tanto que consegui acumular por uns 4 anos até ter suficiente pra trocar passagens :)

    Mas no início desse ano enviaram uma carta informando que a partir de janeiro passará a ter validade de 2 anos os pontos. Bom, ao menos dá para esperar próximo de expirar e aí transferir para o Multiplus, que dá mais 2 anos.

    Responder
  39. Gabriel

    O Sempre Presente não tinha validade até agora, Janeiro/2012. A partir de agora os pontos valerão 2 anos.

    Não sei bem como fica para os antigos, mas acho que eles iniciam a validade a partir de agora. Ou seja, você tem no mínimo até Janeiro/2014 para usar esses pontos. E a partir daí, você transfere para Smiles, por exemplo, e ganha mais 3 anos.

    Responder
  40. danielle

    olá, alguém sabe se posso somar todas as minhas milhas (diferentes companhias) para emitir um bilhete ida/volta? Tenho cerca de 10mil em várias companhias (lufthansa, aeromexico, aircanada, continental, AA) mas nao é o suficiente para emitir nada! Como é complicado!

    Obrigada!

    Responder
  41. André Marques

    Léo, gostaria que explanasse melhor esse assunto…venda de milhas.

    Responder
  42. Ju

    O problema é que se eu não tenho muitas milhas, (merréquinhas) não dá pra gastar e não dando pra gastar elas expiram por isso minha dúvida se tem como transferi-las

    Responder
  43. Ju

    Como centralizo as milhas da tam por exemplo no meu cartão american express platinum? pois é lá que tenho a mairoria?

    Responder
  44. Mendonça J&ua

    Parte do Brasil sim. Os trechos que comprei foram todos partindo de Fortaleza, ou seja, não fica restrito ao eixo RIO-SP-BSB.

    Os trechos internos são feitos pela TAM e os internacionais por companhias parceiras.

    Responder
  45. Luciano

    Estva passando por esse mesmo problema no Safari, mas descobri que o problema eh o bloqueador de pop-Up; tente desabilita-lo.

    Responder
  46. mth

    As vezes pecamos

    Responder
  47. souza

    VC deve ser operador do direito;

    não seja tão técnico.

    para quem não é da área não sabe a diferença.

    menos..

    Responder
  48. souza

    muito boa,

    sou da área jurídica e seria interessante uma atuação coletiva via ministério público.

    uma boa Recomendação ajudaria.

    caso contrário, uma ação civil pública.

    prezado Leo e demais organizadores do MD, vcs poderiam fomentar esta possibilidade ?

    o Princípio da boa-fé é a base da argumentação.

    abs

    Responder
  49. Marcio

    Ju, que eu saiba não tem como pegar, tipo, 20 mil milhas da Gol, 30 mil da American, e com isso juntar 50 mil pra pegar uma passagem ida e volta pros EUA.

    Responder
  50. Leonardo Marques

    É bem interessante essa idéia mesmo. Elas teriam um custo a mais, mas é muito baixo perto do benefício que isso traria pra nós e pra elas também.

    Responder
  51. Mendonça J&ua

    Discorde de vc Thiago. Aqui em Fortalza tem uma agência que trabalha somente com milhas. Ela compra as milhas (a pessoa que vende informa os dados do TAM FIDELIDADE ou do SMILES, por exemplo) e ela emite as passagens. Já vendi várias vezes e nunca deu errado.

    Tudo vai depender de com quem se está negociando. No caso desta agência, ela já está há quase 10 anos no mercado e sempre trabalhou assim, somente com milhas.

    Além disso, cabe a quem vender as milhas alterar a senha tão logo os bilhetes sejam resgatados.

    Responder
  52. Cesar Gilberto Ferre

    Caro Leo. Gostaria de saber o que esta acontecendo com o Site da Smiles. Não consigo acesso desde ontem. Liguei duas vezes e obtive respostas evasivas, como esta em manutenção, esta sobre carregado, etc… Sabes de alguma coisa?

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Excesso de visitas!

      Responder
  53. Cesar Gilberto Ferre

    Acabou de voltar!!!

    Responder
  54. Feliciano

    Eu penso que pra usufruir plenamente desse benefício (milhas) é preciso ficar ligado. Sempre entrar nos sites ou até mesmo anotar numa agenda quando vão vencer as próximas milhas. Afinal se uma pessoa deixa 2 ou 3 anos suas milhas paradas até vencerem e nem se dá conta disso é porque não precisa realmente dessas milhas. Quem precisa de verdade fica atento!

    Responder
  55. Mendonça J&ua

    Olha Daniele, não é possível fazer isso não, infelizmente. Em todo caso, há como você concentrar vários pontos em um mesmo programa de viagem da seguinte forma: você adere a um programa de milhagens de uma companhia aérea que faça parte de uma boa aliança de companhias. Assim, sempre q você voar por uma dessas companhias, poderá pontuar no mesmo programa de pontos. Por exemplo. A Lufthansa, Air Canada e Continental/United, juntamente com a TAM e várias outras companhias, fazem parte do Star Alliance, assim, você pode escolher fazer parte de apenas um programa de milhagem dentre as companhias parceiras e sempre que voar pontuará neste programa. Eu mesmo já voei pela Continental e pontuei no Fidelidade TAM. Já voei pela American Air Lines e pontuei no Smiles. É melhor fazer assim, pois fica mais fácil acumular mais pontos e emitir os bilhetes, os quais também podem ser emitidos em quaisquer companhias dentre as parceiras. Mais um exemplo: com pontos do programa Fidelidade TAM já emiti passagens para os EUA pela Continental e pela US Airways.

    Desse modo, inclusive, você poderá pontuar sempre com vôos nacionais da TAM, por exemplo, e poderá emitir passagens para quaisquer destinos oferecidos pela aliança da qual a companhia faça parte.

    Ainda com os pontos do Fidelidade TAM é possível emitir bilhetes com a LAN, que apesar de não fazer parte da Star Alliance, é companhia parceira TAM. O mesmo ocorre com a American Air Lines, Delta Air Lines, Air France e KLM em relação à GOL.

    Ficou claro?

    Espero ter ajudado.

    Responder
  56. Thiago Castro

    Bem, vc cede seu login e senha para quem vc quiser. Mas além de ser uma desvirtuação do programa (sem falar em ética, honestidade, jeitinho brasileiro, essas coisas), é uma temeridade. Claro, isso é minha opinião apenas.

    Responder
  57. Thiago Castro

    Eu uso cartão de crédito da Smiles para a maioria dos meus gastos, entao as milhas vão direto para o Smiles.

    Mas acho que centralizar os gastos em um cartão é a melhor forma de centralizar seus pontos. Pq quando vc precisar, é só transferir para o programa que tiver a melhor opção e usar.

    Responder
  58. Luiz Paiva

    Estou perdendo 47.000! sempre fico de olho

    Responder
  59. Luiz Paiva

    Use Firefox no MAc. funciona

    Responder
  60. Iara

    O site da Smiles é bem claro em relação a datas de expiração de milhas e, se o cliente tem cadastro atualizado, recebe e-mail mensal com o extrato e informativos sobre os resgates. Nunca tive nenhum problema com eles.

    Responder
  61. Alexandre

    Olá, tenho 16500 milhas da KLM que vai expirar em 04-2012, alguém sabe se é possivel vender ou trocar por alguma passagem em algum destino que seja nacional ?

    Obrigado

    Responder
  62. danielle

    Olá Mendonça, muito obrigada. Agora ficou muito mais claro. Já faço parte do Star Alliance. Agora vou fazer o cadastro nas outras tambem e monitorar sempre!

    Responder
  63. paulo

    Um exemplo para as cias brasileiras: programa Mileage Plus da United.

    1) As milhas expiram apenas se o seu cartão de milhagem ficar inativo por 18 meses. Isto é, basta eu receber ou usar qq número de milhas para que TODAS as milhas fiquem válidas por mais 18 meses.

    2) Mais de um mês antes do prazo de 18 meses expirar, a United começa a enviar emails e ligar (deixando recado na secretária se necessário) pra avisar que suas milhas vão expirar.

    Responder
  64. Lage

    Turma, não dá!! Se vc passar a senha, o comprador pode criar uma segunda senha (atualizar)e não te passar a nova senha e vc ficará a ver navios…. pra sempre. Já que trata-se de uma atividade ilicita, vc vai recorrer a quem… kkkk . Quer levar vantagem e perde em dobro.

    Responder
  65. Mariana

    Olá, nunca cheguei a trocar minhas milhas (Multiplus e Smiles) e fiquei com uma dúvida. O vencimento informado pelos programas é referente à troca de milhas ou à viagem em si. Se minhas milhas vencem em 25/08, eu posso emitir o bilhete até 25/08 ou a viagem tem que ser feita até esta data?

    Responder
  66. silmara nicoletti

    tenho milhas em várias cias, como eu faço para juntar somente no tam fidelidade,, tenho 20 mil na cola, 20 mil na united, 20 mil na lan. Dá pra fazer isso já que todas são membro da star alliance?

    Responder
  67. Paulo Jorge

    Tenho uma dúvida em relação à validade das milhas. Outro dia vi num post sobre uma promoção da Iberia que estava aceitando transferência de pontos Multiplus em dobro, ou seja, 10 mil pontos Múltiplus eram convertidos para 20 mil Avios. Então, ao transferir meus pontos Múltiplos perto do vencimento para a Iberia convertendo-os em Avios eles teriam prazo de validade renovados de acordo com o novo programa??? Essa poderia ser uma forma de revalidá-los para uso futuro. Tem alguma informação sobre os prazos nessa permuta de pontos???

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Sim, é isso que acontece na maioria dos casos, mas para ter certeza basta ler as regras do programa para o qual está mandando as milhas

      Responder
  68. gabrielle

    Olá, gostaria de saber caso eu transfra as milhas que tenho pra algum programa de fidelidade, eu posso transferir os outros q estiver acumulando tb em outo tempo…tipo, tenho 7 mil agora, aí transfiro…qnd eu fizer mais 7 mil por exemplo, transfiro tb e ficam 14 mil? Ou só pode enviar d uma vez só?

    Responder
    1. Sergio

      Só não acumulam se as mais antigas expirarem. Você vai ter que obedecer as regras das instituições na hora de transferir. Atualmente, muitas só transferem a partir de 10.000 milhas.

      Responder
  69. Marcelo Da Matta

    Agora, tanto a tam quanto a gol, além de vc poder comprar milhas…vc pode reativar milhas vencidas pagando uma taxa…

    Não há mais pq comprar ou vender milhas em sites paralelos( ex: hotmilhas)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>