Voos da GOL agora pontuam no programa Iberia Plus e vice-versa

Denis Carvalho 5 · abril · 2013

A Iberia anunciou hoje que os clientes de seu programa de fidelidade Iberia Plus poderão pontuar quando voarem com a GOL. Da mesma forma, os passageiros da companhia espanhola podem optar em receber milhas no programa Smiles da GOL. Os clientes da companhia brasileira também podem emitir voos da Iberia do Brasil à Europa usando milhas Smiles.

“A Iberia fortalece assim seus laços com a companhia brasileira, com a qual mantém um acordo de código compartilhado há mais de dois anos, permitindo-lhe oferecer a seus clientes diversos voos no Brasil, com destinos que vão além de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que operam desde Madri”. A companhia espanhola tem acordo de voos para Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu  Manaus, Natal Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória com a GOL, definida no comunicado da Iberia como “a segunda companhia aérea mais importante do Brasil”.

Para quem não é fã da Iberia, vale lembrar que é possível passar os pontos Avios do Iberia Plus para o Executiv Club da British Airways, companhia que faz parte do IAG Group junto com a espanhola, mas oferece serviços bem superiores aos da companheira.

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Felipe Lauton

    Dúvida: os Tiers points também são contabilizados? E na opção de transferência do Iberia Plus para o Executive Club, os tier points (se existirem) também serão transferidos?? Procurei essa informações nos sites e não vi nada!!

  • Ana Amelia Rabello

    Eu tenho avios acumulados na Iberia. Isso significa que posso passá-los para o Smiles? Como faço isso?

    • Mendonça J&ua

      Também gostaria de saber sobre essa transferência de pontos.

    • Não, o acordo só vale para novos voos ou para emitir voos da Iberia pelo Smiles – sinceramente não sei se o contrário é possível, emitir GOL pelo Iberia Plus

  • NSC

    Pena que vai durar pouquíssimo tempo este acordo entre Iberia e GOL, porque ano que vem a TAM estará na OneWorld e a Iberia (bem como a Qatar) deverá(-ão) trocar a GOL pela TAM.

    Seria mais sensato a GOL ter feito acordo com a Etihad e a Alitalia, pra evitar essas mudanças recorrentes: um dia é parceiro; no outro, não – isso confunde o cliente.

    E o acordo GOL-Aerolíneas foi abortado sem explicações.

    • Danilo Fernando

      Ia perguntar isso… A TAM vai entrar para a OneWorld (via LAN Chile), como fica?

      • NSC

        Do mesmo modo que a American encerrou acordo com a GOL, e agora está costurando uma forte parceria com a TAM, a Iberia e Qatar irão encerrar com a GOL também.

        • lucia

          NSC

          Desculpe não entendi seu comentário – para que a gol faria parceria com a Alitalia se ambas já pertencem ao Sky Team e pode-se emitir via qualquer uma das duas? A Gol e a Iberia entendo a parceria pq uma é do Sky Team e a outra da Oneworld – será que daria para, por favor, explicar? Estou tentando aprender …

          • Thiago Castro

            A Gol não está em nenhuma aliança…

          • NSC

            Como explicou o colega acima, a GOL não pertence a nenhuma das três alianças. Ela possui acordo com diferentes nuances com: AirFrance-KLM, Delta, Qatar e agora com Iberia. Quase teve com Aerolíneas.

        • lucia

          NSC e Thiago Castro,

          Obrigada pelas explicações e desculpem a ignorância mas na minha cabeça a Gol fazia parte da SkyTeam e por isso não entendi. Há mto tempo atrás tentei creditar milhas voadas com Air France e a Gol não aceitou pq disse que aquela classe não pontuava com eles – naquela época ela devia fazer parte e depois saiu do Skyteam e eu não me atualizei. Desculpem e obrigada pela paciência!

  • Mauricio

    O que adianta a Gol NÃO credita as milhas das empresas parceiras, fiz uma viagem recentemente pela Delta na classe economica e a gol nao disse que não iria creditar por causa da categoria, eu li todo o regulamento do programa e não achei nenhuma informação que mencionasse informações sobre categogia de classe! Me ligaram da Gol e não resolveram nada propaganda enganosa e descaso com o cliente para quem quiser conferir o link para o regulamento do programa e http://www.voegol.com.br/smiles/pt-br/o-smiles/re… no link das empresasa areas http://www.voegol.com.br/smiles/pt-br/milhas/acum… esta bem claro que classe economica pontua 100%

    propaganda enganosa

  • Mauricio

    Como se fosse verdade

  • Guilherme Wendt

    E as milhas voadas na Iberia contam 100% no Smiles? Há bonus pra quem for Smiles Ouro?

  • jofre

    então agora podemos usar a página do smiles p fazer voos Brasil/Europa pela Iberia? Ou tem q haver a transferência dos pontos smiles p Avios? Qdo começa a funcionar ?

  • NSC

    A GOL jamais fez parte de qualquer aliança. O Smiles, quando pertencia à VARIG, era parte da Star Alliance, mas só.

    A GOL tem parcerias com empresas selecionadas e pronto. Se um dia fará parte, não se sabe ainda.

    A questão de não pontuar se refere à classe tarifária comprada. Quando se compra uma passagem, ela tem uma classe (representada por uma letra do alfabeto), que possui regras. E, de acordo com algumas regras, certas classes pontuam a mais, a menos ou não pontuam. Geralmente o critério é o valor cobrado pelo bilhete.

    Por exemplo, se vc emitir um bilhete com Milhas, sua classe será X na TAM e não pontua de jeito nenhum. Se vc comprar tarifa cheia, a classe é Y e pontua 100%. E por aí vai. Estas regras estão disponíveis no site do Smiles. Basta conferir a classe emitida do seu bilhete e comparar.

  • Diogo

    Alguém sabe se com esta parceria eu consigo ter acesso à área sala VIP do SMILES voando pela Ibéria?

    • Diogo

      Eu sou cliente ouro do SMILES e vou viajar pela iberia. Tenho direito a utilizar a sala VIP internacional do SMILES?

  • Pedro Pozza

    Acabei de tentar varias simulações no site do SMILES, e ainda nao tem bilhetes pela IBERIA com milhas.

  • Ramyro Couto Marques

    Viajarei este mês para a Europa pela British Airway, com passagem comprada pela Ibéria. Alguém sabe se as milhas adquiridas podem ser transferidas para Smiles? Obrigado!

  • Maribel Martins

    Oi Denis, gostaria de deixar um apelo; assim como a Ana Amelia e o Jr., eu também tenho Avios acumulados e seria ótimo saber se posso transferi-los para minha conta Smiles.

    Aguardando … a 'verdadeira' informação, que só a MD pode dar pois ligar no programa de milhagem os atendentes não sabem ao certo.

  • Rodrigo Miguez

    Queria justamente saber essa possível transfêrencia do Avios pro Smiles. Seria uma ótima se pudesse.

    • Você quer dizer essa IMpossível transfêrencia do Avios pro Smiles, né? Isso não existe!

  • Nicole Leão

    Pena que não dá pra emitir voos da Gol, ou mesmo Tam, com os pontos da Ibéria Plus. Nem em um bilhete único com vôos da cia espanhola…. Queria emitir Belo Horizonte-MAD, por exemplo (ate pra aproveitar a maior franquia de bagagem em voos intermacionais). Pagando rola, num único bilhete pelo site da Ibéria. Usando os Avios, eles nem te dão a opção…. =(((( Alguém chegou a conseguir?

  • Eduardo Borba

    Olá pessoal, eu comprei passagem para Europa, pela Iberia. A viagem será em outubro.
    Pelo que entendi dos comentários acima, eu vou poder pontuar o Smiles nesses voos. Alguém saberia dizer se realmente procede essa informação? Obrigado.

  • TEREZINHA DE LISIEUX

    POR FAVOR,GOSTARIA DE UMA RESPOSTA.
    VIAJEI EM JULHO P EUROP0A PELA IBERIA, E QUERIA PONTUAR P SMILES. COMO FAÇO?

    MUITO OBRIGADA

    • Você tem que solicitar à Iberia para fazer a pontuação

  • Paulo Rodrigo

    Experimentei voar pela GOL a ponte Rio – São Paulo e usar meu cartão Iberia Plus. Para minha surpresa só foram creditados 68 avios. Muito pouco… Alguém sabe qual é a regra? Sendo pouco assim não vale a pena!

  • Almir

    Boa tarde Denis e demais leitores, estou me acostumando com programas de milhas, mas está dificil, só funciona para quem se programa muito e tem muittaaaaa paciência.
    Aproveitei a promoçao 65k de executiva para Europa e comprei os pontos pelo BB, e fechei a ida no trecho GRU-PARIS para dia 14/07 voando IBERIA. Quando fui fechar a volta dia 23/07 simplesmente deu erro no site, e sumiram todos voos disponíveis para o período. Liguei no atendimento e disseram que não podiam fazer nada, que possivelmente as passagens foram vendidas.
    Resumindo comprei a ida e não tem opção de volta na semana seguinte. Terei que ficar mais de 12 dias no destino.
    Alguém pode me ajudar com alguma dica???? Vi no site da Avios que tem passagens PARIS-GRU para todas as datas e em muita quantidade, dai tentei ligar no smiles e Avios, pedindo para transferir meus 130k de pontos para eu comprar pela Avios, e disseram que não tem como transferir smiles-avios.
    Disseram que a qualquer momento pode aparecer novas vagas, mas temo não ocorrer, e perder a promoção para outro destino.