Atenção! Boas e más notícias da migração de sistemas da Latam/Multiplus!

Leonardo Cassol 15 · maio · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Esta semana será concluída a migração de sistemas de reserva, check-in e fidelidade das empresas do grupo Latam Airlines. A Multiplus assumiu a responsabilidade pela gestão do programa de fidelidade Latam Pass, meio que um “espelho” do Latam Fidelidade no Chile e em outros países.

Essa mudança terá alguns impactos positivos e negativos para os usuários, que vamos indicar a seguir.

Boas notícias

1) Resgates online de voos com pontos da American Airlines, Latam Chile e de outras cias da Oneworld

Os clientes Multiplus já podem resgatar passagens aéreas da American Airlines e da Latam Chile com pontos, sem precisar ligar para o call center. Boa parte dos voos já estão disponíveis no site, e novas rotas e companhias da aliança Oneworld serão implementadas em breve.

É uma excelente notícia! Não sei vocês, mas eu não tenho paciência nenhuma de ficar no telefone pesquisando disponibilidade de passagens.

2) Resgates online de voos Oneworld sem o Brasil como origem/destino 

Também será possível resgatar voos das companhias American, British, Iberia, Cathay Pacific e Qatar Airways sem precisar ter uma origem ou destino no Brasil, incluindo voos domésticos de outros países, limitação que existia no sistema antigo. Aleluia!!!

3) Integração das contas do Latam Pass e do Latam Fidelidade em apenas uma conta Multiplus

Clientes que possuam cadastro no Latam Pass e no Latam Fidelidade poderão integrar as duas contas num mesmo número Multiplus. Será possível herdar o maior status e incorporar o saldo de pontos do Latam Pass. A integração ocorrerá automaticamente para quem tiver dados cadastrais idênticos (nome, e-mail e endereço). Em caso de divergências, o cliente poderá solicitar a integração pelo call center da Multiplus, enviando a documentação comprobatória por e-mail.

4) A Latam lançou um novo app

Sim, pode atualizar ou baixar o app da Latam, que agora ele ficou mais bonito, eficiente e funcional. O antigo app era bem “bugado”. Ainda não testei o novo o suficiente para dizer que é excelente, mas até o momento posso dizer que é bem melhor que o antigo.

Mas, apesar das ótimas notícias, nem tudo são flores….

Más notícias da integração

1) Fim da visualização mensal de tarifas disponíveis com pontos

Infelizmente, o novo sistema não suporta a visualização de todas a tarifas num mês, aquele calendário fantástico que facilitava muito a busca por boas tarifas. Agora só é possível ver os preços em pontos ou em reais 3 dias antes e 3 dias depois da data pesquisada, o que ainda ajuda, mas não é a mesma coisa que antes.

2) Problemas no funcionamento das réguas semanais de tarifas

As réguas que deveriam mostrar o preços das tarifas em reais e em pontos 3 dias antes e 3 dias depois da data pesquisada não estão funcionando adequadamente. Já tinha problemas antes, mas o problema piorou. Mostram valores menores ou maiores, que não existem quando você clica para ver os detalhes. Segundo a companhia, isso é uma inconsistência que já foi identificada e que será ajustada até a conclusão da implantação do novo sistema. Se for isso mesmo, nada com que se preocupar!

3) Check-in apenas 48 horas antes do voo

Não será mais possível fazer o check-in 72 horas antes do voo. O prazo foi reduzido para 48 horas. A princípio é uma decisão que não tem grande impacto na rotina da maioria dos clientes, mas quem faz viagens de curta duração e quer sair de casa com os check-ins feitos, terá que esperar mais um dia.

Outras dúvidas importantes dos leitores

1) Houve aumento no preço das passagens com pontos?

A Latam afirmou, categoricamente, que não reajustou os valores de resgates de passagens com pontos nas parceiras Oneworld, ou em voos Latam, e que também não fez mudanças sistêmicas na precificação das passagens durante a migração do sistema. A pergunta foi feita porque depois que o novo sistema depois foi ao ar, encontramos custos mais elevados em várias rotas. Por exemplo, nos voos entre Brasil e Ásia e Brasil e Oceania, em classe executiva, ou rotas nacionais e internacionais com conexão, em classe econômica. Segundo à Latam, são erros pontuais que serão corrigidos. Será mesmo? O que acham? Vamos aguardar e continuar de olho!

2) Haverá cobrança de bagagem em passagens internacionais compradas com pontos para a Europa e os Estados Unidos, por exemplo?

Não. Segundo a Latam isso foi um erro do sistema novo, que informou que a bagagem deveria ser adicionada e paga pelo cliente, conforme sua conveniência, ao emitir uma passagem internacional. Que já comprou percebeu que, depois de emitido, o bilhete indicava o despacho de dois volumes incluído. Ou seja, nada mudou e nada vai mudar nesse aspecto, segundo a companhia. Já os voos domésticos continuam sem a franquia de despacho incluída, como já funcionava no sistema antigo.


O balanço geral das mudanças, na minha visão, é positivo. E na sua opinião? O que achou das novidades? Sofreu algum outro impacto com a mudança de sistemas nos últimos dias? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Dott. Macchia

    Vale acrescentar um importante ponto negativo: anteriormente se podia emitir com 360 dias de antecedencia, agora com apenas 330 dias.

  • Igor Beleza

    Ontem mesmo consegui emitir um voo MIA-BSB pela AA. Nisso ficou muito bom. Realmente era chato ficar ligando e verificando disponibilidade de voos, além de pegar algum atendente esperto nesse sentido.

    • Como assim “atendente esperto”?

      • Igor Beleza

        Alguns nem sabiam emitir em outra companhia ou diziam até que não era possível, Marlon. Têm muitos assim por lá ainda…

      • Luciano Vilas Boas

        Isso, pelo que eu entendi o esperto quis dizer “com conhecimento e agilidade”.

        • Paulo Otavio D. Rodrigues

          “3. Que é cheio de astúcia; ardiloso, ladino, manhoso, solerte” (Dicionário Michaelis)
          “3. Vivo de engenho. = ASTUTO, SAGAZ
          5. Malicioso; atrevido.” (Dicionário Priberam)

          • Luciano Vilas Boas

            Mas pelo que eu entendi, o que o Igor quis dizer com esperto foi “com conhecimento e agilidade”. Com conhecimento de como emitir a passagem e ágil para saber procurar da forma correta.

      • Silvia Rocha

        Esperto pra não dizer o contrário, acho que ele quis dizer. Complicado fazer o pessoal entender o que vc quer. Horas pra entenderem

    • Henri Michel

      usou qual browser? Estou tentando desde de ontem emitir pela AA e da apenas erro.

      • Igor Beleza

        Quando usei chrome também deu erro. Usei o Firefox e deu certo!

      • Dorgival

        Para mim funcionou com Firefox. Com Chrome e IE deu erro.

    • Rafael Sa

      Aconteceu muitas vezes comigo! Eu tinha que passar todo o caminho pro atendente.
      Se eu não ligasse com o número do voo na mão, a chance de dar errado era 70%!

    • LuRodamilans

      Vale lembrar que os calls centers são tercerizados, quando o telefone vermelho toca atendem Latam, quando o laranja toca atendem GOL, e por aí vai… Você acha que alguém trabalhando num call center e ganhando 800 reais por mês vai tá lá preocupado em te “ajudar”? Fala serio!

  • Stéfany Scalisse

    Mesmo com as alterações, pra mim, são mais pontos positivos do que negativos! 😉

    • Bruno

      Também achei.

  • Camila Carvalho

    Ficou bem ruim mesmo não poder visualizar a pontuação do mês todo. Agora que eles aumentaram a pontuação isso é verdade, pois semana passada tinha visto FCO-GRU com 33 mil e agora está 42 mil na mesma data e voo, além de outros trechos. Podem não ter mexido em todas as rotas mas aumentaram sim alguns trechos.

  • Lawrence Lopes de Souza

    Por isso gosto do Smiles…

  • Toninho Alves

    Houve aumento sim nas tarifas para oceania era 60 mil pontos trecho agorra e de 68 o mais bauxo mentiraaaaaaaa alemanha ficou.mais caro tb

    • Carina

      Mas tiveram diminuições tbem…Sao paulo pra Miami estamos achando a 27000 oque antes era 35 a 37000

      • Tarcísio Medeiros

        EUA tá baixando pq o dólar tá encarecendo, rs

  • Bruno Gomes

    Leonardo,
    Antes da migração era possível resgatar Brasil-EUA por 30 mil pontos ida e volta (48 mil até ano passado antes da divisão dos pontos LATAM Pass por 1,6). Na Multiplus não será possível essa quantidade de 15K ptos o trecho a não ser em decorrência de uma grande promoção. Sendo assim, acredito que houve mudança sim na tabela de resgate.
    Achei uma grande sacanagem esse reajuste da pontuação LATAM PASS (dividindo o saldo por 1.6) a partir de janeiro deste ano visando essa migração que houve agora. Ta certo que a tabela de resgate diminuiu também, Brasil x EUA por 48K ptos mudou para 30K, mas isso era no resgate pela LATAM PASS e não pelo Multiplus.

    Resgatei dois dias antes da migração Brasília x Miami na LATAM Pass por 30K. Já consegui outras vezes SP-JFK E SP-LAX por 30K mas isso até ano passado, depois do reajuste, só achei por essa pontuação mínima apenas saindo de outras cidades como Rio e BSB.

    Aproveito para fazer uma pergunta, essa viagem que acabei de marcar BSB-MIA com conexão em GRU sendo que sou de SP. Na volta tudo bem, só pegar as malas na imigração e não embarcar para Brasília, mas na ida, posso dar non-show no trecho BSB-SAO sem cancelar o restante dos bilhetes caso eu avise a cia aérea com antecedência?

    Obrigado

    • Helton Carvalho

      Bruno.
      Se vc não voar o primeiro trecho vc NÃO consegue embarcar de GRU para MIA, ok? Muito cuidado com isso. Vc terá que comprar uma ida pra Brasília e sair de lá. Abraços.

      • Exato. Fazendo na ida todo o restante será cancelado. Não tem jeito.

  • Gilberto Alves

    [ O que menos gostei ]: é não ter mais o calendário com preço mensal.
    [ O que mais gostei ]: ter como pesquisar varias cias ao mesmo tempo pela web… obs.: desde que não tenhamos preços diferentes ao pesquisar na MULTIPLUS e AA por exemplo.

    • Gil, obrigada pelo comentário! Vamos sugerir a volta do calendário! De toda forma temos um novo que combina a ida e volta, sempre na janela de uma semana. =)

  • Thalisson

    Houve aumento sim, eu estava pesquisando sempre Guarulhos – Punta arenas. era comum acha 1 ou 2 vezes na semana por 12.000 pontos. agora esta 19.500 pontos o trecho.

    • Então, Thalisson, o que eles comentaram e mencionamos no post é que isso seria um exemplo de erro na tarifação de voos com conexão, que seria corrigido.

  • Vitor Pitta de Souza

    Aumentou pra Santiago…..

    • MaiconFloripa

      Aumentou FLN > GRU, Aumentou FLN > FCO…

  • Rafael Fernandes

    Interessante como o sistema de busca (calendário) consegue piorar, e ainda assim se manter melhor que o do Smiles. Pra ver o nível em que o Smiles se encontra.

  • Eduardo Carvalho

    as passagens nacionais estão super inflacionadas após essa migração de sistema.

    • Eduardo, não houve alteração, como dito aqui no blog.

      • Eduardo Carvalho

        Uhum. E unicórnio existe. Sou clientea bastante tempo .E nunca vi uma pontuação tão absurda para emissão de passagens com pontos

  • Talita Dal’Molin Perdomo

    Achei horrível!!! Agora além de ser muito mais difícil encontrar as melhores tarifas do mês, ainda não consigo mais emitir passagem para bebê pelo site, além do valor com pontos que está um absurdo. Estou me cansando da multiplus!

    • Talita, tudo bom? Para infant estamos emitindo pelo telefone. Vamos torcer para que isso mude em breve. Obrigada pelo comentário e conte conosco!

  • Leonardo Franco

    O calendário mostrando o mês inteiro é tudo de bom pra escolher as melhores datas.
    #voltacalendario

    • Oi, Leo! Vamos sugerir! De toda forma temos um novo que combina a ida e volta, sempre na janela de uma semana. =)

  • Suli Fontaine

    Estou há 5 fias tentando emitir passagens de São paulo para Argentina… Sei da migração de sistemas, mas o fato é que dizem que a emissem com pontos está suspensa mas os voos se esgotam. Sera tratamento desigua? Eu nada consegui até agora e ja tive que mudar datas.

    • Suli, não tem tratamento desigual. Estamos ajustando o sistema. =)

  • Rafael Fernandes de Carvalho

    Não consigo encontrar mais nenhum voo da British, principalmente os que faziam conexão em Londres em direção a qualquer outro lugar da Europa.
    Espero que seja apenas um erro durante esse processo migratório.

    • Vamos torcer! Também estou de olho num desses voos, como conexão para Ásia!

      • Henrique

        Fiz várias pesquisas pra alguns aeroportos da Ásia pra daqui 330 dias e em todos a LA conseguiu colocar um voo delas na origem, com isso o valor da emissão vai lá nas alturas. Não aparece nada saindo do Brasil com BA, IB ou qualquer outra parceira…

  • Dilson

    .

    Não sou técnico em informática, mas imagino não ter dificuldade técnica tão grande em manter o antigo calendário de voos!

    .

    • Dilson, tudo bom? São sistemas e funcionalidades diferentes. De toda forma vou sugerir. =)

  • Douglas

    Trechos internos não tem franquia de bagagem, exceto pela categoria do fidelidade, nos outros casos, vc tem que comprar a babagem.

  • Pedro, nesses casos já não havia franquia antes da mudança. Mas você tem um fato a seu favor. Agora não sei se a companhia vai honrar.

  • Rafael Sa

    Alguém está conseguindo comprar efetivamente?
    Eu procuro, na hora de ir pro pagamento, aparece pra qualquer busca: “não foi possível validar a sua seleção de voos”

    • Rafael, eu comentei esse erro com eles e me disseram que amanhã o sistema já vai estar bem mais estável… vamos ver….

  • Pois é, Eduardo. Mas eles ainda não concluíram. Vamos aguardar e ver se isso resolve logo…

  • Fernando, é executiva? Se for acho que é isso mesmo. As cias podem ter diferentes políticas.

  • Juliano Almeida

    Anteriormente era possível emitir com 360 dias de antecedência. Agora o sistema somente permite com 330 dias… Ficou pior 🙁

    • Oi, Juliano! Obrigada pelo comentário. Vamos entender se pode ser aumentado. =)

  • Erico Bertoldi

    A quantidade de milhas para emissão de vôo Latam do Brasil para as cidades da Europa aumentou em alguns casos, e em outros até diminuiu. E está mudando diariamente. Isso parece ser erro sistêmico. Já o valor do assento Espaço+ nesses voos amentou de 279 para 357 reais. Isso parece ser safadeza mesmo rs

    • Erico, boa noite. O valor varia de acordo com a disponibilidade de assentos.

  • Bruno

    Olha, em alguns trechos, eu vi que a quantidade de pontos para resgate BAIXOU.
    Por exemplo, estava vendo antes da migração uma viagem para Athenas.
    Estava 120 mil pontos antes.
    Hoje, já achei na mesma data – e em várias outras – esta mesma viagem por 85 mil pontos.
    Voando British.

    • Obaaaa, aproveita, Bruno! Obrigada pelo comentário!

  • MaiconFloripa

    Se o sistema de busca continuar como está, na minha opinião, Smiles = Multiplus no quesito pesquisa de voos, ou seja, uma M@#$#@%#$¨.

    • Maicon, o que vc gostaria de ver diferente para melhorarmos no sistema de busca? Obrigada!

  • Sergio Zamora

    Boa tarde. Me pareceu que para reserva de voos internos nos EUA pela AA não aparecem todos os voos disponíveis. Alguem ja tentou e conseguiu algo?

    • Sergio, não aparece mesmo, por dois motivos: primeiro a disponibilidade não é irrestrita. Segundo que nem todos os voos foram inseridos no sistema, ainda.

    • Oi, Sergio, a disponibilidade pode variar. Minha dica é sempre realize buscas. =)

  • Amanda M

    Várias “desvantagens” que não via na Smiles. A única coisa boa era essa visualização mensal (de quantas milhas são por dia, durante todos os dias), que faz muita falta nas concorrentes, mas pelo jeito, já estão tirando, uma pena.

    • Oi, Marcos! Vamos sugerir! De toda forma temos um novo que combina a ida e volta, sempre na janela de uma semana. =)

  • marcosvalenca

    Seria ótimo se o mapa mensal de voos, na pesquisa, voltasse. Isso era um grande facilitador. Contava a favor da Multiplus quando comparado aos outros 3 grandes programas de pontos das outras 3 aéreas brasileiras.

    • Oi, Marcos! Vamos sugerir! De toda forma temos um novo que combina a ida e volta, sempre na janela de uma semana. =)

  • Arnaldo Marques

    São Paulo – Miami ida 13/11 a noite e volta 21/11 a noite estava 81.000 agora foi para 99.000 na economica

    • Oi, Arnaldo! Conseguiu aproveitar a de 81k? Essa já deve ter acabado e ai vem as outras tarifas.

  • Eduardo Prado

    boa noite pessoal eu sou novo por aqui…preciso de uma ajuda…como eu pesquiso passagens aereas com pontos nas parceiras da Latan??? desculpa a minha ignorancia…eu achei passagens para setembro de sao paulo a miami por 50.500 pontos do dia 11 a 27 de setembro

    • Eduardo, é só pesquisar normal. Os resultados aprecem misturados. Podem ter voos combinados, da Latam e de parceiros, ou só Latam, ou só parceiros.

      • Eduardo Prado

        obrigado Leonardo.

    • Eduardo, tudo bom? Basta pesquisa origem e destino. Se tiver disponível pela parceira nas condições aparecerá.

  • Marcelo, sugestão: tenta amanhã. Boa parte da migração vai ter sido concluída.

  • Marcelo, boa tarde! Como deve saber, o processo de migração é até hoje e ainda estamos em alguns ajustes. Peço que tente novamente amanhã e pela janela anonima do chrome. Obrigada!

  • Vitor, eles disseram que nesses dias de migração o serviço só estaria disponível no aeroporto.

  • Não houve nenhuma mudança informada, exceto as restrições nos dias de migração.

  • Edu, amanhã já deve estar mais estável. 😉

  • Mádian e Fernando

    não consigo mais consultar voos que tenham conexão com a british. É parte da migração ou definitivo @multiplus