Mexicana suspende todos os voos por tempo indeterminado

Leonardo Marques 30 · agosto · 2010

Eu poderia colocar no título que a Mexicana pousou para sempre, mas é melhor não julgar. O fato é que desde sábado a companhia aérea Mexicana suspendeu todos os seus voos por tempo indeterminado. Trocando em miúdos, caso nada de novo aconteça ela fechou as portas mesmo.

É triste ver mais uma das históricas companhias aéreas parar de voar, mas o importante agora é saber o que irá acontecer com quem tem passagens da Mexicana.

Esse post não foi feito antes porque não queríamos apenas escrever aqui no Melhores Destinos que a Mexicana parou de voar. Queríamos escrever, o que fazer agora….

A Mexicana não está mais fazendo reacomodaçao dos passageiros. Todos que tem passagens da Mexicana para voar até dezembro serão reembolsados. Pelo menos essa é a informação que estão dando.

O site da empresa nem está mais no ar. Mas ela criou um site apenas para comunicação com os usuário o http://mexicanainforma.com/

Como muitos leitores compraram passagens da Mexicana nas promoções do Decolar,  nós entramos em contato com o Decolar para buscar uma resposta oficial deles, abaixo está o texto:

Fomos comunicados hoje que pela Mexicana Airlines (Grupo Mexicana) que esta companhia aérea entrou em processo de falência. Até sexta-feira, estávamos, seguindo, orientação da própria empresa, realizando a reacomodação dos passageiros em vôos operados por outras companhias aéreas. Com a comunicação de hoje feita pela Mexicana, todos os vôos desta companhia estão suspensos provisoriamente e não sabemos se e quando a Mexicana irá voltar a operar.

Entramos em contato com a Mexicana e foi comunicado que todos os clientes com embarque entre Setembro e Dezembro/2010 terão o seu valor restituído integralmente. Com o agravamento da situação financeira da Mexicana e falta de disponibilidade de assentos em outras companhias aéreas, inexiste a possibilidade de reacomodação dos passageiros em vôos operados por outras companhias aéreas.

Faremos o acompanhamento diário deste assunto para que todos os clientes possam ser reembolsados e tentar, desta forma, minimizar os transtornos pela falência da Mexicana.

Ficamos à disposição para toda e qualquer dúvida através do nosso SAC, por e-mail ou telefone, meupedido@decolar.com e 4003-9444, respectivamente.

Portanto, se você tem passagem da Mexicana, deve procurar a empresa onde comprou para conseguir esse reembolso. Se você comprou pelo site da Mexicana, pode ligar no telefone (11) 3123-1800.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Igor

    Que horror!

  • BAH… Mas e as taxas, serão devolvidas também?!

  • Alex

    A Varig mexicana…

  • Luiza

    que triste! as cias aéreas têm que ficar de olhos bem abertos.. o mercado está mais competitivo. o que é bom para os nossos bolsos, pois hj temos passagens mais acessíveis.. ainda que muitas regalinhas tenham sido cortadas (e substituidas por barrinhas de cereal ou pacote de amendoim hehehe) beijão

  • Caleb Albuquerque

    Pior é quem tinha toda uma viagem programada, com translado do aeroporto, viagem de trem, diárias de hotel, TUDO já pago e confirmado… A BOSTA da Decolar.com me informando que ELES estavam reacomodando os passageiros que compraram passagem com eles e que NÃO HAVIA POSSIBILIDADE de não viajar. Se eles tivessem informado que quem estava fazendo a reacomodação era a Mexicana, teriam minimizado e muito o meu transtorno, eu já estaria mais preparado pra dar outro jeito.

    Fiquei extremamente decepcionado com as falhas de comunicação da Decolar.com.

    • Adri

      SOMOS 2 AMIGO… E O PIOR É QUE MEU IRMÃO COMPROU DA COPA AIRLINES… E AGORA?ACABARAM COM NOSSOS PLANOS…

      • Grazielle Codonho

        Somos 3!!! Contatei a decolar qnd foi avisado pela mexicana, e agora, o resto todo ? Toda vez dá problema com a decolar.. acho q teriamos q nos juntar, para conseguir isso.. N vou pagar uma passagem 2x mais cara agora, emcima da hora, e ainda esperar 40 dias pelo reembolso da q eu já paguei. procon neles!!

        • Cristiano

          Somos 4, liguei todo os dias para a SUBMARINO VIAGENS que disse a mesma coisa e agora estou procurando passagem e vejo que vou ter que pagar o dobro no mínimo… Isso e um absurdo !

        • Adri

          Hey… pra mim disseram que o tempo para reembolso é de 60-120 dias, pode????

  • Renan – Cascavel/PR

    Certo vc Léo… Não adianta falar do problema. O mais bacana é apontar uma direção para a solução dele.

    Parabéns pelo post.

  • Marcos Fonseca

    Infelizmente mais um fato ruim que acontece !

    Boa sorte agora aqueles cujo tenha passagens com a cia aerea.

  • André Cri-Cri

    Mesmo sabendo que será difícil devolverem os valores pagos desejo sorte a todos que já pagaram pelas passagens.

  • LEONARDO

    A GRANDE diferença do Melhores Destinos é que a informação só é postada quando tem confirmação e quando alcança um mínimo de confiabilidade por parte do administrador!. Parabéns, Léo, você está muito bom nisso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Grande Abraço, Leonardo V. G.(BSB)

  • claudio

    comprei passagens pelo site para Miami em Janeiro.

    Vc sabe como fica no meu caso, já que falaram que vão restituir com embarque até dezembro?

    Um rapaz da Mexicana me informou pelo telefone que é melhor aguardar um pouco para ver como ficará a situação pois, segundo ele, esta decisão de parar de voar foi para pressionar os sindicatos a negociarem.

    Acredita que ela possa voltar a voar, sendo que é a 2a. companhia aerea do Mexico?

    Abraços,

    claudio

    • Matheus

      Não acredita na informação da Mexicana. Até semana passada eles me garantiram que tava tudo normal para os vôos de setembro.

      Mentira!

      Da mesma forma que a empresa não cancelava os vôos de setembro, também não os confirmava.

  • luiz

    Pessoal, vc´s sabem se os reembolsos estão ocorrendo, ou somente serão em um data não definida ainda?

  • Carolnl

    Saiu agora um comunicado da AA, oferecendo um desconte de 20% em suas próprias tarifas para os passageiros Mexicana afetados. Fonte: http://mexicanainforma.com/ultimas-noticias/2010/

    American Airlines y American Eagle apoyan a pasajeros afectados por la decisión de Mexicana de suspender sus operaciones

    lunes, agosto 30, 2010 at 20:35

    Lunes, 30 de agosto del 2010. Fort Worth, Texas.- American Airlines y su subsidiaria regional, American Eagle, anunciaron hoy que apoyarán a los pasajeros afectados por la decisión de Mexicana de Aviación de suspender sus operaciones de manera indefinida. Mexicana de Aviación, presentó una solicitud de Concurso Mercantil en los Estados Unidos y en México el día 2 de agosto y las ventas de boletos fueron suspendidas el día 4 del mismo mes.

    Como resultado, Mexicana informó una reducción importante en sus vuelos entre México y la Costa Oeste de los Estados Unidos, así como en otras rutas internacionales. A partir del sábado 28 de agosto a medio día, se suspendieron todos los vuelos de Mexicana de Aviación hasta nuevo aviso, así como los de sus filiales MexicanaClick y MexicanaLink.

    En calidad de socio de Mexicana en la alianza oneworld®, American Airlines y American Eagle están ofreciendo un descuento especial del 20 por ciento sobre sus tarifas publicadas a los pasajeros de Mexicana que hayan comprado boletos y que tengan una reservación para cualquier vuelo que haya sido cancelado. Según las condiciones de la oferta, que entrará en vigor a partir de hoy, American Airlines y American Eagle reemplazarán el boleto original con un nuevo boleto y reservación al destino original del pasajero. Se permitirán cambios de destino al aeropuerto más cercano a donde vuelan American Airlines o American Eagle solamente en casos donde dichas aerolíneas no vuelen al destino original del pasajero. Esta oferta aplica exclusivamente a los vuelos operados por American y American Eagle entre los Estados Unidos y México. El pasajero debe viajar dentro de siete días a partir de la fecha de salida del boleto original y debe llegar a su destino final antes del 28 de octubre. No se emitirán nuevos boletos con descuento después del 5 de septiembre del 2010.

    Para reservar un boleto con descuento, llame directo a American Airlines:

    Desde los Estados Unidos

    1-800-433-7300 (Ingles)

    1-800-633-3711 (Español)

    Desde México

    5209-1400 (México, D.F. solamente)

    01 800 904 6000 (el resto de la República Mexicana)

    A fin de apoyar a los pasajeros de Mexicana que se encuentran varados, American Airlines operará dos vuelos adicionales en las rutas México–Cancún y México-Dallas/Ft. Worth, además de un vuelo en la ruta México-Miami el día 29 de agosto.

    Para mayores informes acerca de las medidas instrumentadas por American Airlines y American Eagle para apoyar a los pasajeros afectados por la decisión de Mexicana de Aviación de suspender sus operaciones, visite: http://www.aa.com.

  • Moacir

    Também estou enfrentando esse problema. Eles não abrem mão de só reembolsarem. Já mandei diversos emails e liguei dezenas de vezes. Enviei inclusive um demonstrativo das despesas que já tive.

    Estou finalizando hoje uma ação para entrar no Juizado Especial Cível pedindo o ressarcimento dos danos materiais devidamente atualizados, bem com dos danos morais que entendo perfeitamente cabíveis e que existe vasta jurisprudência firmada neste sentido.

    Fato relevante:

    Através do site da Receita Federal não é possível emitir Certidão Negativa de Débitos da Decolar.com

    As informações disponíveis na Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB sobre o contribuinte 03.563.689/0001-50 são insuficientes para a emissão de certidão por meio da Internet.

    Para consultar sua situação fiscal, acesse Centro Virtual de Atendimento e-CAC.

    Para maiores esclarecimentos, consulte a página Orientações para emissão de Certidão nas unidades da RFB.

  • Matheus

    O Decolar é um lixo… dizem que vão reembolsar mas dão um prazo de 120 dias!!! Ficar 4 meses para receber um reembolso de uma passagem que não foi o passageiro que desejou cancelar…

    Quando fiz a reserva deste mesmo vôo, os picaretas do Decolar.com cobraram um valor indevido. Não me avisaram, tive que ficar correndo atrás do reembolso por um mês. Agora, sou obrigado a esperar 4 meses.

  • Luis

    Pessoal,

    Acabei de voltar HOJE de Los Angeles.

    A Mexicana me reacomodou tanto na ida (17-8) quanto na volta (30-8) com a American Airlines.

    Minha agencia de viagens entrou em contato com a Mexicana em SP.

    Dai bastou comparecer no balcao da companhia e me forneceram um bilhete da AA.

    Mas acho que provavelmente isso so aconteceu com quem ja estava viajando, ja que a situacao pirou mesmo depois que minha viagem ja tinha iniciado.

  • Cristiano

    Fui hoje e comprei as passagens pela Delta com o dobro que paguei na Mexicana para não ter um prejuízo muito maior com as reservas em Vegas. Em relação a Submarinoviagens onde nem sei se vou ter reembolso.. só sei de uma coisa – Submarinoviagens nunca mais ! Também disseram que o reembolso é de 120 dias.. fizeram o seguro separado e nem sei se o cancelaram também, porque só mandaram um email sem detalhes. Isso depois de eu ter ligado muitas vezes antes de tudo isso, perguntando se isso chegaria a acontecer e me asseguraram que eu não ia perder, mas depois de tudo só reembolso! Um horror e uma irresponsabilidade !

  • Raphael Martins

    Sou mais um consumidor lesado por esse problema. Liguei agora na Decolar e me disseram que o reembolso será integral, ou seja, inclui passagens E taxas mas que demorará de 30 a 60 dias. Eu viajo para Miami em 60 dias e terei que pagar mais caro por uma passagem por conta disso. AFFFF Se não é azar eu não sei o que é!!!!

  • Moacir

    Acabei de entrar com ação judicial contra a Decolar por vários motivos:

    1 – Tive muitos gastos extras não reembolsáveis;

    2 – O prazo do reembolso não é claro;

    3 – Acredito que o principal, conforme contato telefônico entendi que "A DECOLAR NÃO VAI EFETUAR O REEMBOLSO E SIM 'INTERMEDIAR' O REEMBOLSO JUNTO À MEXICANA", pois bem, na condição de concordata da empresa com sérias dificuldades financeiras, os créditos trabalhistas, tributários e com garantia real (leasing de aeronaves, por exemplo) tem clara prefêrencia na ordem de pagamento. Com passivo maior que o ativo acho altamente improvável que a mesma possa fazer algum reembolso.

  • Tatyana

    Eu tenho passagens SP-NY pra novembro, liguei no escritorio em SP e a atendente falou que eles estao instruindo todos a pedir reembolso, entao ela me deu um endereco de e-mail para pedir o tal reembolso (enviei um e-mail ha 2 dias e ainda nao obtive nenhuma resposta). Perguntei ainda a atendente se eu nao poderia aguardar e ver se de repente os voos nao voltariam, ela me respondeu que isso era responsabilidade minha e que a instrucao era pedir o reembolso.

    situacao complicada, nao sei o que fazer… acho que o jeito eh aguardar!

  • Jonathan

    pessoal, comprei minha passagem p vancouver via mexico pela mexicana… em cima da hora tive que cancelar, cancelei. a consolidadora que me vendeu a passagem me deu um prazo maximo de 40 dias, será que eu serei um felizardo? sorte p gente!!

  • Michelle

    Caros

    Como será feito o reembolso?

    Algusn dizem que é em 60 outros em 120…

    Como devemos proceder?

    Alguém pode responder

    • ISABEL

      Eu comprei pela decolar, e estou pedindo reembolso pela reembolsobr@decolar.com

      Foi dito que o valor do crédito virá pela fatura do cartão, em 30 a 40 dias.

      Assim espero…..

  • Denis

    Já entrei em contato com o telefone em SP . Me informaram para enviar um email e que o prazo de reembolso é de 40 dias aproximadamente. Como eu nao tenho muita opçao e dinheiro, comprei outra passagem desta vez pela AVIANCA . Sera que tambem vai falir ?? Que medo…

  • claudio

    Moacir, se o ativo fosse maior que o passivo, ela não estaria nesta situação.

  • Grazielle Codonho

    Gostaria de entrar com ação também.

    Como vc fez ? Qual foi o seu pedido ?

    Dá para entrar com uma coletiva, ou juntar as ações , para ter argumento mais forte ?

    Abraços,

    • Moacir

      Grazielle, se quiser entre em contato:

      moacir_b@terra.com.br;

      cláudio, coloquei "passivo maior que ativo"….

  • Sandro

    A Mexicana soltou uma nota e eu só vi ontem (sabado) que a American Airlines iria dar desconto de 20% para as pessoas prejudicadas pele Mexicana, para bilhetes da AA emitidos até o dia 5! Eu havia comprado no dia 30, liguei na AA dos EUA, por que o escritorio do Brasil nao abre no final de semana e disseram que não poderiam dar o desconto por que era só para os voos com o México, mesmo explicando que meu voo pela Mexicana faria escala no Mexico. Porém no site, o desconto seria para qualquer bilhete.

    http://mexicanainforma.com/ultimas-noticias/2010/

    • Sandro

      Achei um Press Release, a AA extende até o dia 12 esse desconto, mas frisa que é para os voos entre EUA e Mexico.

      http://www.prnewswire.com/news-releases/american-

    • Sandro

      Liguei para o escritório da AA em São Paulo e eles disseram que não tem nenhuma orientação a respeito do desconto e aconselharam a entrar em contato com a Mexicana, a qual não estava funcionando hoje (seg.).

  • vera helena gozzo

    Juiz mexicano acaba de dar luz verde a MEXICANA.

    Ela tem um ano para se rebilitar

  • Ricardo

    Comprei passagem para Vancouver via Mexico pela Mexicana e também não pude viajar. Como eu comprei atraves de uma agência de viagens eles é que estão resolvendo e me disseram que serei reembolsado e o prazo foi de 30 a 60 dias.

  • luiz

    Ricardo, fica de olho nesta agencia, pois o meu agente de viagens falou que na BRA aconteceu a mesma coisa, e até hj muita gente nao conseguiu o reembolso, tem outros foruns que o pessoal menciona que conseguiu o cancelamento direto com o cartão de crédito

  • vera helena gozzo

    Parece q a Mexicana começa a voar em dezembro.Os boletos deverão começar a ser vendidos em novembro,após campanha publicitária em outubro.

  • vera helena gozzo

    E aí pessoal,já começaram a receber os reembolsos?Postem ,para acompanharmos, afinal estamos todos no mesmo barco.

  • Marina

    Recebi o reembolso da Mexicana / Decolar. Pedi o reembolso dia 01 de setembro e na fatura do meu cartão de crédito dia 02 de outubro já veio. Inclusive com taxas. A Decolar cumpriu com o prometido.

  • Rodolpho Farias

    Pessoal, ate agora nao recebi o reembolso da Mexicana. Comprei minha passagem a vista em agencia de turismo e ate agora nenhuma posição a respeito. Alguem tem novidades?Se tiverem por favor me mandem e-mail (rodolphofarias@hotmail.com) ou deixem mensagem no twitter (@RodolphoFarias). Desde já agradeço.

  • vera helena gozzo

    vc deve entrar em contato c a sua agencia e ver se ela solicitou(como todas) o seu reembolso junto à MEXICANA.Caso ela tenha sido displicente à esse ponto.Tente por sua conta junto à própria Mexicana.

  • Daiana

    Gente, é um absurdo, fiquei sabendo dessa historia da falência da mexicana somente no dia da minha viagem, tive q comprar bilhetes pela AA e paguei o dobro. Estou na tentativa de ser reembolsada, mas até agora as notícias são desanimadoras. Alguém tem alguma luz?!!