Mexicana pede recuperação judicial, o que isso significa?

Leonardo Marques 7 · agosto · 2010

Essa semana, a companhia aérea Mexicana entrou com pedido de concordata. Você sabe o que isso significa? Entrar com pedido de concordata não quer dizer que a empresa irá encerrar as suas atividades.

Segundo a Mexicana, esse pedido foi feito para negociar a reestruturação da dívida com seus credores. A empresa também suspendeu a venda de passagens aéreas internacionais, mas também segundo a Mexicana essa suspensão é temporária.

Outra medida que a empresa tomou foi suspender alguns voos internacionais, mas so voos para o Brasil não tiveram qualquer alteração.

Na prática, quando uma empresa pede concordata ela já tentou várias formas de resolver seu problema e tenta a última saída para não encerrar suas atividades. Não é raro, e nem será surpresa se a empresa fechar as portas nos próximos meses.

Portanto, se você tem passagens da Mexicana, é bom ficar alerta e entrar em contato com a empresa.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • FABIANO

    Vixe maria !? E agora José ? Léo eu estou 24 horas acompanhando o seus posts, parabéns

    • Leonardo Melhores De

      Fabiano, então você já viu que trabalho de segunda a segunda de manhã, de tarde e de noite né 😉

      • Josué BSB

        tire uma folguinha moço, vc precisar relaxar tb rs

  • Doris

    Oi Leonardo, td bem?

    E aí, será que a Mexicana vai garantir as passagens já compradas?

    Meus filhos e mais um grupo de amigos já estão c/ as passgens p/ os EUA em outubro.

    Um abraço

  • ISABEL

    Oi Leonardo! Tudo bem? Estou preocupada, tenho passagens para NY em outubro e agora o que faço?

    Tenho alguma garantia?Abraço

  • Leo, liguei pra Mexicana em São Paulo e ninguém está atendendo, e não informam no atendimento eletrônico se isso seria normal, por estarem fora do horário de atendimento, fica a impressão que não estão atendendo mesmo, pode ser por ser sábado e por isso tentarei novamente na segunda.

    Liguei pra ANAC e questionei se eles já tem conhecimento da concordata da empresa ou se a Mexicana já os comunicou sobre alguma coisa, mas o atendente me informou que oficialmente a ANAC não recebeu nenhuma informação, e muito menos comunicados da Mexicana no Brasil, sendo assim eles consideram as operações da Mexicana como normais.

    Solicitei informações dos procedimentos, em caso de cancelamento de vôos, quando o passageiro já se encontra fora do Brasil, e não souberam me informar, você sabe Leo?

    Abraços e continue o bom trabalho!

    • Rodrigo Campos

      Ricardo, qual seria este número de telefone em São Paulo? Também comprei passagens para set-out.

    • douglas

      Ricardo, tentei achar o telefone da Mexicana em São Paulo no site deles mas não encontrei, vc pode me informar o numero, por favor?

      Comprei passagens para set/out e gostaria de obter algumas informações na segunda. Atenciosamente.

      • Pessoal, liguei novamente pra lá hoje, mas independente disso tive uma resposta por e-mail, da atendente Natali:

        "Os voos foram cancelados temporariamente, assim, a Mexicana estará fazendo a reacomodação com outras Cias…"

        Ou seja, se você tem passagens com eles, eles garantem que irão lhe colocar em outras empresas, e que você irá fazer seu voo. Esperemos que realmente aconteça assim.

        Pra quem me pediu o telefone, é bom lembrar que o grupo deles é bem reduzido, e se todos ligarem pra lá ao mesmo tempo, ninguém vai ser atendido no final, então se der ocupado ou ninguém atender, de um tempo e ligue uns 10 minutos depois ok? Segue o número: Tel: (11) 3123-1800.

        Abraços!

  • Grazielle Codonho

    Exatamente, Tambem comprei passagem para setembro. Por enquanto não tem nada de problemas com voos, no brasil, né ?

    Nos mantenham informados por favor.

    Obrigada

  • O título de chamada está errado e aviso aos amigos do melhores destinos para corrigi-los, pois pode até gerar pedido de indenização declarar publicamente que uma empresa está em falencia se ela está em concordata.

    Basicamente, concordata NÃO é falência, é um instrumento que muitas empresas usam para se reestruturarem e indica que não estão "muito bem das pernas" financeiramente. Portanto cuidado com a colocação das palavras e evitem processos tolos, acima de tudo lembrem-se da responsabilidade "jornalistica" que este site tem ao assumir o caráter de postar informações.

    Não há (ainda) porque gerar temor desnecessário em quem comprou passagens da Mexicana. Por enquanto, eles devem manter os voos e acertar o pagamento com os fornecedores, mas não custa ficarmos atentos, já que se não pagarem os fornecedores, estes sim poderão pedir a falência da empresa, porém, da concordata pra falência ainda tem um certo caminho.

    • Cairo Roberto Gontij

      Isso mesmo José Ricardo! O site não pode anunciar o título da notícia já falando em falência (no título), isso causa certo sensacionalismo e a empresa pode aqui no Brasil até pedir indenização p/ este site. Fiquem atentos a responsabilidade! Sou advogado e sei bem disso!

      O José Ricardo disse bem ao diferenciar que concordata NÃO é falência. No nosso país a concordata é chamada de recuperação judicial e significa que a empresa, grosso modo, pede ajuda na justiça para que tenha alguns privilégios, dentre eles congelamento de juros, etc., para reorganizar suas contas. Muitas grandes empresas, como exemplo a PARMALAT, já entraram em recuperação judicial (antiga concordata – termo não mais existe na lei) e se recuperaram, ou seja, não é sinônimo certo de caminho p/ falência. Pode ser que a empresa se recupere ou não. Então anunciar temor de falência no título da matéria é sensacionalismos de uma responsabilidade tremenda. O pessoal já manifesta apuros e começa a telefonar para a ANAC e para todo o mundo sendo que esse processo prévio da Mexicana ocorre lá no México, ou seja, aqui perante nossas autoridades continua tudo normal. Fique atento com essas coisas Melhores Destinos! Em vez de colocar o título: "Mexicana entra em falência, o que isso significa?" sugiro colocar: "Mexicana pede recuperação judicial – O quê isso significa?" Espero que esse mural seja democrático o suficiente p/ postar minha crítica. Só digo isso porquê quero ajudar.

      • Leonardo Melhores De

        Pronto, atendendo a pedidos mudei o título e coloquei a sugestão do Cairo.

        O Melhores Destinos é sensacionalista? De forma alguma, o que acontece é que o termo utilizado em inglês é bankruptcy, que traduzindo seria falência.

        Diversos jornais americanos noticiaram essa semana "Mexicana pede falência". http://www.latimes.com/business/la-fi-mexicana-ba

        O que nós fizemos? Informamos que ela entrou com pedido de recuperação judicial e explicamos, já no primeiro parágrafo, que isso não significava fechar as portas.

        Mas, se o termo não é adequado para o Brasil, e temos leitores bem informados sobre o assunto que nos ajudam, mudamos o título.

        • Doug

          Dear Sirs,

          Bankruptcy em ingles nao significa automaticamente falencia. Depende de qual "capitulo" que a empresa entrou (cfe a lei americana). Normalmente as empresas entream no "Chapter 11" significa concordata (termo brasileiro agora é "Recuperacao Judicial"). No entanto, nao sei de onde a noticia veio, mas possivelmente a empresa entrou em bankruptcy no Mexico, mas quem noticiou, o fez em ingles, o que, no ingles coloquial significa concordata mesmo e nao falencia. O site "Melhores Destinos" presta um excelente trabalho pra sua comunidade. Espero poder contribuir.

  • Pingback: Tweets that mention Mexicana entra em falência, o que isso significa? -- Topsy.com()

  • Todos os voos internacionais estão prejudicados (cancelados) excetos os que partem do Brasil, segundo informações que colhi no site da cia, sites de agências internacionais e da própria funcionária da filial da cia em SP. Contando com essa informação, deduzo que os voos para os EUA estão prejudicados. Portanto o que deve estar acontecendo agora é que o voo SP-México é realizado pela Mexicana e o restante da viagem (México-EUA) operado pela American Airlines. A AA já possui acordo code-share com a Mexicana, faz parte da mesma aliança e alguns voos que a Mexicana vendia pelo seu site eram justamente da AA.

    No momento não há razão para pânico ou coisa parecida. Todos os compromissos com os passageiros estão sendo honrados, seja voando com aviões próprios ou realocando passageiros em cias parceiras. Mas é bom monitorar a situação de perto.

    Lembro que a Mexicana é uma cia com 89 anos e parece ter compromisso com os passageiros. Além disso, somente voos internacionais enfrentam problemas. Voos nacionais continuam vendendo e operando sem alterações.

  • Thiago

    Prezados,

    Comprei uma passagem para Miami/New York via Mexicana-Decolar, qual a ação que devo tomar? Solicitar reembolso para as empresas? Quando teremos a certeza que conseguiremos embarcar? Somente na data? Agradeço a ajuda e atenção.

  • Independente do que estão dezendo sobre a concordata da Mexicana, se você tiver passagem é bom viajar logo. Devolver jamais ela vai fazer isso, só se você entrar em acordo com a mesma, pagando as multas, mas, pelo fato de concordata, jamais ela vai te devolver. Viage logo e boa viagem.

  • Allan

    Parece que os voos do Brasil/Guarulhos para Maimi via México foram cancelados. Recebi hoje um SMS dizendo que meus voos sofreram mudança de intinerário. Irei de Guarulhos para Miami dia 17 volto dia 25 de agosto. Liguei para a Mexicana nos EUA e perguntei que mudança foi essa. Me disseram que os voos foram cancelados e trocaram minha passagem que será pela American Airlines quase no mesmo horário, com a vantagem de ser direto! Gostei do atendimento, apesar de ter que ligar pros EUA e falar em ingles mas tranquilo. Problema resolvido.

    Aos que tem passagens pela Mexicana, sugiro ligar logo para verificar suas passagens.

  • Allan

    Pessoal, vejam no site: http://cmainforma.com/cma-informs/ realmente cancelaram a rota São Paulo-México dentre outras.

  • Pedro Afonso

    Como assim a Mexicana pediu concordata "na última semana" ? O leitor André já mostrava esta notícia num post em http://www.melhoresdestinos.com.br/promocao-da-me… !!

  • Tamiris

    Tambem estou na msma situacao.. tenho passagens para set-out, e fiquei preocupada ao ver no site que os voos entre sao-cidade do mexico estao suspensos!!
    http://cmainforma.com/?utm_source=twitter&utm

    • Cristiano

      Tamiris.. também estou na mesma situação… consegui falar lá e eles disseram para eu ligar mais perto da viagem para negociar o voo – mexico las vegas.. tomara que dê tudo certo…. porque já tenho compromissos e passagens em cima da hora fica inviável…

      • Tamiris

        ai meu Deus!! pior que ligar mais perto da medo ein? tb tenho compromisso.. meu voo e pra NY.

        Sera que o voo sera feito por outra companhia?

        Onde vc ligou, em qual telefone?

        • Cristiano

          Tamiris.. liguei no 1134542000 como já ligaram ai em cima… não satisfeito estou tentando ligar diretamente na MEXICANA nos EUA e estou aqui na linha há mais ou menos 60 minutos.. falei com um atendente que disse que mudou o itinerario… me transferiu e até agora nada.. estou ligando porque vi um post por aqui dizendo que conseguiram já confirmar pela American Arlines… entrando em contato por este mesmo meio…

  • Paula

    update: http://cmainforma.com/

    Vuelos Suspendidos

    Ruta Vuelo A partir de Agosto 9, 2010

    México – Sao Paulo 1689 / 1688

  • Tamiris e outros:

    Pessoal, liguei novamente pra lá hoje, mas independente disso tive uma resposta por e-mail, da atendente Natali:

    “Os voos foram cancelados temporariamente, assim, a Mexicana estará fazendo a reacomodação com outras Cias…”

    Ou seja, se você tem passagens com eles, eles garantem que irão lhe colocar em outras empresas, e que você irá fazer seu voo. Esperemos que realmente aconteça assim. E a promessa foi que eu teria essa confirmação, do novos voos, essa semana ainda.

    Pra quem me pediu o telefone, é bom lembrar que o grupo deles é bem reduzido, e se todos ligarem pra lá ao mesmo tempo, ninguém vai ser atendido no final, então se der ocupado ou ninguém atender, de um tempo e ligue uns 10 minutos depois ok? Segue o número: Tel: (11) 3123-1800.

    Abraços!

  • Legal que você esta ligando para Mexicana lá Cristiano, assim que tiver uma nova informação nos avise aqui ok?

    Mas é bom lembrar que, quem comprou no Brasil está amparado pelas leis brasileiras, assim como pelo Código de Defesa do Consumidor. Mas até o momento eles não estão negando nada, o que mostra uma atitude muito profissional e responsável.

  • Confirmando o que uma pessoa disse nos comentários, realmente a empresa já está colocando os passageiros em outras empresas. Eu comprei passagem com eles para Setembro, pela CVC, e a própria CVC entrou em contato para informar que a Mexicana já fechou um acordo com a CVC para a emissão de novas passagens em outras empresas.

    Realmente a Mexicana está com uma postura muito profissional e responsável perante seus clientes, espero que ela consiga superar seus problemas e volte mais forte.

    Abraços!

  • Allan

    Sim, no meu caso vou pela American. Como comprei direto no site da Mexicana pude ligar e efetuaram a emissão do novo bilhete.

  • Cristiano

    Falei com o Christian na MEXICANA nos EUA, que me atendeu em português e me pediu para ligar na próxima semana onde definirão os voos de setembro.

  • Tamiris

    Pessoal, só para informá-los de que obtive a msma informação!

    A atendente me disse que eles estão dando prioridade em quem já está viajando e viaja essa semana. Eles estão remanejando para a American Airlines (pelo menos até agora).

    Ela anotou meu contato e disse que provavelmente até o final dessa semana já tenham uma resposta.

  • Cristiano

    Vamos ver então.. Tamiris… e aguardar e ligar na sexta…

  • ISABEL

    Pessoal,acabei de ligar na Cia Mexicana, e fui informada, que provavelmente na próxima semana, os voos já estejam normalizados, ou seja pela Mexicana mesmo.

    Como o meu voo é apenas em outubro, vou ter que esperar mais um pouco, para ver se tudo normaliza.

    Tomara que isto aconteça!

    Peço que nos mantenham informados sobre qualquer novidade!

    Agradeço!

  • Pedro Afonso

    Existe um acordo quando uma empresa participa de um grupo (no caso da Mexicana é o OneWorld) em que as empresas remanescentes dão suporte quando alguma tem problema. A American Airlines também participa do OneWorld, sendo assim, cabe a ela, até o seu limite (que não sabemos qual) de honrar as passagens emitidas pela Mexicana no trecho Brasil-América do Norte.

  • Pingback: Situação dos passageiros da Mexicana no Brasil()

  • Marcos Fonseca

    Xiiii mais uma…

  • Lucila Martino

    A Mexicana de Aviación suspenderá suas atividades por tempo indeterminado à partir de sábado, 28 de outubro, ao meio dia, conforme seu press release 10. Compramos passagens para NYC pelo Decolar para outubro. Decolar informa que terá posicionamento a partir de segunda, dia 30 de agosto. Alguém tem alguma informação?