Mercado Pago estuda criação de taxa pelo serviço de pagamento de contas

Wendell Oliveira 23 · maio · 2017

Ao que tudo indica, em breve os usuários do aplicativo Mercado Pago terão más notícias. Tivemos acesso a uma pesquisa realizada pela empresa sobre a criação de uma taxa para o pagamento de contas pelo app.

Hoje a transação não tem custo e possibilita gerar milhas em transações com cartão de crédito.

O questionário, que está sendo enviado por e-mail aos clientes, permite que o entrevistado opine sobre qual seria “a forma de cobrança mais adequada” para seu pagamento: “um percentual de 3% do valor total ou uma tarifa fixa de R$3 ?”

Essa cobrança era previsível, já que pontos hoje representam dinheiro. Uma vez confirmada, será necessário que cada um avalie e faça os cálculos para saber se continua valendo a pena usar ou não o serviço, com base nos pontos oferecidos por seu cartão e seus objetivos de viagem e financeiros.

Vale destacar que os valores apresentados na pesquisa podem ser fictícios, pois aparentemente o Mercado Pago ainda está avaliando a forma de apresentar a taxa. Por isso não faremos cálculos sobre o custo gerado e a viabilidade de acordo com cada cartão. Se a taxa for confirmada em torno de 3% avaliamos que dificilmente o serviço será vantajoso.

Enquanto ainda não há um anúncio oficial da cobrança, ficamos na expectativa e torcendo para que o Mercado Pago encontre uma maneira justa de cobrar pelos seus serviços, mantendo a qualidade e a satisfação de seus clientes.

E você, o que acha disso? Percentual ou tarifa fixa? Deixe sua opinião nos comentários!

Autor

Wendell Oliveira - Editor
  • Cayo Bezerra

    Tentei usar ontem e não estava mais funcionando a função de usar o cartão pra pagar contas, alguém passou por isso esses dias???

    • Ribamar Júnior Cavalcante

      Acabei de pagar um boleto, sem problemas.

      • Daniel Lacerda

        Paguei ontem, sem problemas. Tenta novamente, as vezes foi somente um erro pontual do aplicativo.

  • Alan Araujo

    O mercadopago está pagando apenas as contas de consumo com cartão (água, luz, telefone…) boletos normais estão sendo pagos apenas com o dinheiro disponível em conta, no meu caso tudo normal e testado ontem dia 22/05.

  • Diogo Pinheiro

    Tentei pagamento de boleto de cobranças diversos e nunca da certo, acredito que somente essas contas de consumo(agua,luz,telefone).

    • Manoel

      Já efetuei pagamento de boleto do banco Intermedium para creditar dinheiro em minha conta utilizando o mercado pago. Não sei se atualmente consigo mais.

      • Vaughan

        Não aceita mais, faz algum tempo.

  • Julio Brandao

    Paguei normal até duas semanas atras. Da semana passada p ca n consigo mais pagar quase nenhum boleto.

  • brunad

    Já paguei uns 10 boletos e tudo funcionou normalmente (conferi depois se realmente estavam pagos).

    • Diogo Pinheiro

      Quais tipos de pagamentos ?

      • brunad

        Boletos normais e conta de celular pagos com cartão de crédito. Fatura de cartão e compras de valores variados.

  • TiagoRB

    Acabei de pagar um boleto de cobrança normalmente.
    Tudo OK ainda.

  • Guilhe

    Paguei 2 boletos na quarta passada ( BB e Safra) e tudo certo, depois não consegui pagar mais nada, tentei mais um boleto do BB e uma conta da TIM e os pagamentos não foram concluídos no mercado pago sendo que foi cobrado no cartão e depois estornado, a operadora do cartão disse que o próprio MP cancelou e o MP colocou a culpa na operadora, sendo que mudei o banco e mesmo assim não aprovou mais nada desde então.

    • Diogo Pinheiro

      Qual tipo de pagamento deu certo ?

      • Guilhe

        Boletos com cartão de crédito.

        • Diogo Pinheiro

          o meu nunca da certo

          • Joao Azevedo

            O meu deu certo umas duas vezes apenas, depois não mais, vou printar a tela e abrir uma reclamação com eles, caso não haja uma resposta plausível por parte deles, vou ingressar com uma ação de reparação de danos no juizado central, afinal, não se trata de mero transtorno, mas sim discriminação ou todos podem ou ninguém pode.

  • Rodrigo

    Consigo pagar meu AMEX e Bradesco Smiles, porém o meu cartão do Santander nunca consegui.

  • Rodrigo

    Sim, do Amex e Bradesco Smiles. Do Santander não consegui.

  • Cayo Bezerra

    eu paguei ainda a pouco boletos de celular e plano de saúde,mas de cartão de credito eu não consegui.

  • Pra min parou de funcionar faz tempo.

  • Geraldo Rezende

    Fiz 3 pagamentos de boletos. 2 foram com sucesso mas 1 o banco emissor não recebeu e tem mais de 10 dias que tento resolver o problema. Ligo la reclamando, mando emails e sempre falam que vão responder e nunca respondem.

  • Geraldo Rezende

    Toma cuidado com isso. No meu caso ocorreu algo assim, fiquei tentando até conseguir mas o emissor do boleto não recebeu o valor. Uma forma de conferir é pelo comprovante no final dele tem um campo “Autenticação”, se ele estiver preenchido tudo ok, agora se ele estiver em branco pode ter sido com sucesso ou você pode ter problema e precisar solicitar o estorno levando vários dias.

    • Fernando Henrique Cavalcanti N

      Conseguiu resolver o problema?
      Comigo aconteceu o mesmo, mas ainda nada do estornou ou efetivação do pagamento!

      • Geraldo Rezende

        Ainda nada, já são 10 dias e nem sequer uma resposta oficial. Me deixou até com receio de fazer novos pagamentos.

        • Fernando Henrique Cavalcanti N

          recebi ontem a noite uma resposta da reclamação que abri no sac, eles me pediram mais informações, como comprovante de pagamento e parte onde mostra que não tem autenticação do pagamento.
          Mais de 10 dias com o problema já.

          • Geraldo Rezende

            Acabo de receber a resposta do Mercado Pago.
            Cancelaram o pagamento e irão devolver o dinheiro mas o estorno no cartão pode levar até 21 dias!
            Assim posso acabar tendo que pagar o valor nessa fatura e receber o estorno apenas na próxima 🙁

          • Fernando Henrique Cavalcanti N

            Mesma coisa aqui! Pelo que o atendente do SAC me falou foi um problema que afetou diversas pessoas.

      • Alan Araujo

        Já estou a 27 dias sem o estorno e nada, foram 2 pagamentos, deu recusado no mercadopago e foi feito o debito no cartão.

        • Fernando Henrique Cavalcanti N

          no cartão também aparece que foi aprovada, e no mercado pago que já foi pago,porém o comprovante não tem a autenticação do pagamento.

  • PauloHCM

    Atualmente pago 3.300 reais por mês, em dois boletos no Mercado Pago, e felizmente ocorre tudo muito bem. Só não pago ainda mais por falta de limite atualmente no cartão. Se for para pagar 3 reais por boleto, vale a pena. Por 3% não vale a pena mesmo.

  • Luiz

    Sistema muito instável. Paga so quando quer… Espero que não cobrem para algo tão instável

  • Ariel

    Antes conseguia pagar qualquer coisa, em qualquer valor. Agora, algumas faturas de valor mais elevado e as que paguei pelo serviço há menos de 30 dias ele recusa, dando apenas a opção de pagar com o dinheiro em conta.

    • Maelle Costa

      Eu estou com o mesmo problema que o seu, logo que o serviço foi liberado consegui pagar vários tipos de conta (celular, luz, condomínio, boleto de financiamento e fatura da net), esse mês de Maio não consegui pagar nenhuma conta, pois só apresenta a opção de pagar com dinheiro na conta 🙁 … isso é tirar doce da boca de criança 🙁

  • brunofranca

    Aqui tem dado certo, BB Saraiva, Cetelem Submarino e Santander Free. Já o BB Smiles não funcionou nunca, ele diz que é para ligar para o cartão autorizar, mas o cartão diz que não tentaram passar nada.
    Por outro lado, observei que os boletos com final 00000000000 não são aceitos.
    Isso seria um filtro para não pagar cartões de crédito, porém, se gerar um boleto de cartão com valor específico, ele deixa pagar.
    Usei bastante nesses dias, pois cheguei de viagem longa e precisei pendurar uns gastos extras por 30, 60 dias.

    • Melhorista

      Como fazer isso de gerar boleto com um valor específico?

  • Diego Santos Vieira

    Estou pagando normalmente mas fatura de outros cartões eu não consigo.
    Tomara que essa cobrança de tarifa não inviabilize o serviço.

  • Rodrigo

    3% fica inviável… 0,3% ou R$ 3,00 caso a conta fique menor que o valor percentualizado.

  • Laerte Oliveira

    Paguei hoje Nubank, Digio e um boleto do BB. Tudo OK.

  • Patrick Jonas Jacintho

    Testei agorinha para pagar uma conta e funcionou certinho.

  • Izabela Giffoni

    Olá! Hj efetuei alguns pagamentos, até que recebi uma msg ” vc superou o limite de R$4000,00 mensais em pagamentos de contas com cartão de crédito”. E informaram que cobrarão uma tarifa de 4,99% nos pagamentos que fizer este mês…Mas não paguei mais nada!

  • Tomate Albertini

    Para pagamento de contas com o cartão de crédito, utilizo o Recarga Pay. Não cobra tarifa nenhuma, mas tem um limite de pagamentos por mês (Não sei se quantidade ou valor de contas). Dentro do limite compensa por não ter tarifa alguma.