Os melhores programas de milhas do mundo – conheça os vencedores da nossa pesquisa!

Denis Carvalho 19 · janeiro · 2016

Começamos 2016 com o resultado da nossa pesquisa sobre os melhores programas de milhas internacionais! Nesta edição tivemos a participação de 2.344 leitores – 40% a mais que em 2014. O vencedor foi mais uma vez o AAdvantage, da American Airlines! Com 38,35% dos votos, o programa continua absoluto na primeira colocação.

Nas demais posições, porém, a dança das cadeiras foi grande! O TAP Victoria ficou com a medalha de prata, com 18,56% dos votos, seguido de Delta SkyMiles (13,48%), Avianca LifeMiles(12,67%) e LAN Lanpass (11,39%).

Entre as alianças globais, a Star Alliance também conquistou o bicampeonato, com pouco mais de 40% dos votos. Confira o resultado completo:

melhores-programas-internacionais-2016

 

1. American Airlines AAdvantage 38,3% – Mais uma vitoria incontestável do AAdvantage, que continua a ser o melhor programa de milhas do mundo para a maioria dos leitores. Pode ter sido, contudo, seu último ano de reinado absoluto. Isso devido às mudanças negativas anunciadas pela American Airlines para o AAdvantage em 2016. Como os efeitos das mudanças serão sentidos fundamentalmente a partir deste ano, a tendência é que a próxima edição da pesquisa o resultado seja mais acirrado.

2. TAP Victoria 18,5% – O programa da TAP Portugal foi um dos destaques da pesquisa ao subir da quinta colocação para o vice-campeonato na preferência dos leitores. O grande número de voos da TAP saindo do Brasil e as constantes promoções pesaram a favor do Victoria. Agora sob o comando de David Neeleman, fundador da Azul e da JetBlue, o programa também deverá ter novidades para os brasileiros neste ano. Tomara que sejam positivas!

3. Delta SkyMiles 13,4% – Após implantar mudanças significativas no último ano, como o novo sistema de pontuação por valor pago e não mais pela distância voada, o SkyMiles surpreendeu e levou a medalha de bronze na pesquisa. Será que a piora do Smiles influenciou no resultado, já que é possível pontuar os voos da GOL no SkyMiles? Com a palavra os nossos leitores!

4. Avianca Lifemiles 12,6% – A alta do dólar foi cruel com o LifeMiles, já que inviabilizou seu maior trunfo: a promoção 2×1 de compra de milhas. Com isso ele caiu da segunda para a quarta colocação e perdeu cinco pontos percentuais na preferência dos nossos leitores. Para voltar a crescer no Brasil o programa precisa estabelecer parcerias com bancos e cartões de crédito e torcer para que o câmbio melhore em 2016, o que parece improvável.

5. LAN Lanpass 11,3% – Em alta, o Lanpass ganhou quatro posições em relação à pesquisa passada, quando teve apenas 6,3% dos votos. Deve se unir nos próximos anos ao seu novo irmão TAM Fidelidade para formar um único programa, da companhia Latam, no processo de integração iniciado no ano passado. A integração de benefícios para passageiros frequentes, como os upgrades de voo cruzados TAM e LAN, certamente contribuiu para a melhor colocação do programa na percepção dos leitores.

6. Air France – KLM Flying Blue 10,6% – O Flying Blue se manteve na sexta colocação neste ano, mas teve uma melhor avaliação, ganhando dois pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior. As promoções mensais, algumas com 50% de desconto nas passagens para a Europa, têm ajudado o programa a se fortalecer na percepção dos viajantes brasileiros.

7. United Mileage Plus 9,6% – Após subir ao pódio no ano passado, o Mileage Plus caiu para uma modesta a sétima colocação. A saída da Copa Airlines e a implantação do sistema de pontuação em função do valor pago pela tarifa atingiram em cheio os clientes e tiraram parte do brilho do programa, que ainda assim segue bem avaliado.

8. Copa ConnectMiles 8,2% – O estreante do ano começou muito bem e promete dar trabalho nos próximos anos, já que a Copa é uma das companhias internacionais que mais tem voos saindo do Brasil, com origens em diferentes cidades. A Copa também ofereceu equivalência de status para todos os membros do Mileage Plus, assegurando benefícios como upgrades, maior franquia de bagagens e prioridades para os passageiros frequentes, o que certamente pesou nessa avaliação. Além disso, a companhia continua oferecendo preços competitivos. Se conseguir bancos parceiros para permitir que seus clientes brasileiros acumulem milhas, certamente vai ganhar ainda mais visibilidade e espaço nesse marcado tão competitivo.

9. Lufthansa Miles & More e Iberia Plus 5,72% Empatados na nona colocação, os programas das gigantes europeias continuam sem empolgar os leitores. O Executive Club, da British Airways, completa o grupo com 5,5% dos votos.

Alianças

Com relação às alianças, a Star Alliance continua a preferida dos leitores. A maior aliança global, que em 2015 incorporou a Avianca Brasil no hall de empresas membro, teve 40,7% dos votos. A distância para a Oneworld (26,3%) caiu quatro pontos percentuais, mas continua bastante folgada. Vale destacar o grande percentual de leitores que não têm uma aliança preferida (28,2%).

Star Alliance
Star Alliance

Dados os resultados, é hora de comentar! E então, concorda com a opinião da maioria? AAdvantage e Victoria são mesmo os melhores? Qual é a sua estratégia para acumular milhas e emitir passagens nos programas internacionais? Compartilhe nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • O Gato Viajante

    First! 😀

  • Daniel

    Fico imaginando onde como é que conseguem ver o LanPass como um programa bom. O programa é muito ruim… quase nunca tem disponibilidade, você simplesmente não consegue emitir (nem ver disponibilidade) nada em várias cias One World (Qantas, Qatar, British, JAL, etc…). Quando aparece disponibilidade, gastam-se milhares de kms independente de ser temporada ou não…
    E vá ligar no atendimento … péssimo. Péssimo ! O telefone cai na TAM e na TAM ninguém sabe nada … você manda email pelo site da LAN e demoram 1 mês para responder … e quando você liga para o Chile para reclamar, eles mandam você falar com a LAN no Brasil (que no final é TAM, que não sabe nada)… aliás, os próprios chilenos reclamam (e muito) da LAN, cuja qualidade caiu muito nos últimos 4 anos.
    O LanPass é uma verdadeira roubada, e lamento muito ter acumulado mais de 300.000km só em vôos com eles (isso sem contar os bônus de classe executiva)… não adianta acumular algo se vc não pode usar.

  • Fernando

    A Iberia é disparada a melhor. Não entendi esse ranking.

    • Gabriel Almeida

      A Iberia ou o Iberia Plus? O ranking não é das companhias aéreas, e sim dos seus programas de milhagens.

      • Fernando

        Iberia Plus.

    • Paulojpg

      Concordo o Iberia Plus está muito bom. Transfere dos meus dois cartões, isso para mim é o principal fator, se houver atividade em 3 anos não expira. Pode resgatar parceiros da one world e até trechos de ida e volta dentro do Brasil. Boa disponibilidade de voos (diferente do lifemiles que é péssima para o exterior).

  • Daniel T. Santos

    Saiu! rsrs… O LifeMiles já faz tempo que deixou de ser vantagem, nunca acho ida e volta. Sorte que consegui usar os pontos em aluguel de carro, acabou saindo elas por elas. Por enquanto vou ficar bem distante do LM. Já o AAdvantage, também ficou bem mais difícil de utilizar os pontos depois das mudanças.. infelizmente esse é o caminho pros programas de fidelidade.

  • J. Guilherme

    O TAP Victoria, até onde sei, é um dos poucos programas que ainda mantém pontuação fixa pra emissão de bilhetes-prêmio. Desde que o passageiro tenha flexibilidade de datas, essa pontuação fixa é sensacional! Há anos transfiro meus pontos do cartão somente pra conta no Victoria, tentando esperar na maioria das vezes por alguma promoção vantajosa pra fazer a transferência. Graças ao sistema de pontuação pra emitir passagens, já viajei pagando só a taxa de embarque para a Rússia, Costa Rica, e Havaí. Uma dica é tentar emitir os bilhetes-prêmio somente com companhias aéreas parceiras, e não com a própria TAP, pois a taxa de emissão que eles cobram pra vôos TAP é ridícula…e convenhamos, a companhia perde feio pra maioria das outras integrantes da Star Alliance quando se trata de conforto, aviões modernos, etc.

  • Manu_Floripa

    pergunta: qual o parceiro da AA aqui no Brasil? e se eu voar com esse parceiro aqui dentro, posso pontuar no programa de milhas da AA?

    • Deyvisson F. R. Almeida

      Se voar TAM, sim.

      • Manu_Floripa

        se eu voar Floripa SP pela Tam posso pontuar na AA?

        • Deyvisson F. R. Almeida

          Sim.

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Com trecho aos EUA indo de 20 para 30k, fica dificil achar vantagem na AAdvantage, ainda mais com a mudança na forma de calcular os pontos (Baseada em tarifa). Ano que vem vai despencar.

  • João P.

    De certa forma achei a pesquisa bem equilibrada. Mas pensando em todas as mudanças que o AAdvantage está passando e vai passar durante o ano, acho que essa diferença só tende a baixar a partir da próxima pesquisa…

  • Cayssa

    Vão atualizar o ranking dos programas de milhagem nacionais também? Obrigada.

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Não sei se vocês ficaram sabendo, mas o Smiles comprou a AAdvantage da American e já irá fazer promoções a partir do dia 22 de março kkkkkkkkk

  • Henrique

    Quando o Smiles vai aceitar acúmulo pela Etihad? 🙁

  • Henry

    Eu pensei que o Smiles fosse ganhar de goleada….rsrsrs

  • Fabio

    AAdvantage morreu. Ficou tão ruim quantos os outros 2 FFPs americanos.
    Na verdade é cada vez mais difícil citar um FFP que seja realmente bom. Atualmente cada um tem suas vantagens e desvantagens de acordo com o perfil do usuário.

    • Henry

      Concordo… além de mudarem as regras de acumulo em 2016, desde ano passado a tabela flexível de milhas tem sido muito ruim nos períodos de média/alta temporada.. tem trechos em econômica para os EUA que estão pedindo mais de 130k…
      Tudo bem que às vezes se consegue este mesmo trecho por 30k, mas antes conseguia-se muito mais disponibilidade em 20k…

  • Henry

    Além de tudo isso que você relatou ainda tem o problema de só poder emitir voos em ida e volta ao mesmo tempo.. se você quiser emitir só um trecho não é possível… (pelo menos até início de 2015 não era.. de lá pra cá, desisti do LanPass)….

  • Pablo Crocetta Biazin

    Eu ja consegui por 2 vezes trocar ida e volta pra europa por 70000 pontos com a iberia usando o lanpass. como passei os pontos pelo santander a 1 = 1,61, saiu 43 mil ida e volta.
    Atendimento e disponibilidade são péssimos, mas quando consegue algo assim vale muito a pena!

  • Marco Aurelio

    Para variar o Smiles e Multiplus nem aparecem na lista! Uma vergonha!

    • cFred

      Marco, a pesquisa era sobre os programas das cias internacionais.

    • Thalitta Sousa

      Presta atenção camarada ,são os programas internacionais ,os nacionais já teve o resultado

    • Como diria o Chaves: “—Dá zero pra ele!”

      • Jonathan

        kkkkk.

  • Thiago

    Meio off-topic: alguém sabe se procede a informação que os cartões Caixa voltaram a permitir a transferência para a TAP?

  • Daniel Lammel

    LanPass? tem treta nesta pesquisa!

    • Henry

      É tb acho…pessoal do Chile deve ter feito hora extra marcando a Lan..o programa é o pior do mundo…

  • PauloBR

    No meu ponto de vista, a pesquisa não reflete corretamente a realidade e deveria ser separada por continentes. American voa Brasil – EUA e TAP voa Brasil – Europa. Como o nro de passageiros Brasil – EUA é maior do que Brasil – Europa, só pode dar o AA em primeiro lugar e o TAP Victoria em segundo. Se a pesquisa fosse por continente, que é o que interessante para o viajante, TAP Victoria estaria em primeiro lugar no Brasil – Europa. Da mesma forma, programas de empresas da América Latina não podem ser comparados aos programas de empresas dos EUA ou da Europa!

    • Paulo a pesquisa se refere a programas de milhas e não a companhias aéreas! Pelo AAdvantage você pode emitir passagens para Europa por meio de companhias parceiras. O mesmo ocorre com o TAP Victoria.

  • Claudio Meyer

    O pior é pensar que o melhor programa de fidelidade do Brasil (Multiplus fidelidade, segundo os leitores do MD), vai se juntar ao Lanpass, ou seja, vai ficar tão ruim quanto… Lastimável…

  • O AAdvantage poderia ter sido o melhor, até as mudanças anunciadas em Novembro e q começam a valer este ano. Infelizmente ele seguiu a rota medíocre de não apreciar fidelidade e fazer o mesmo q Delta e United fizeram antes.

    E me surpreende q o Miles and Smiles da Turkish não tenha conseguido figurar entre os 10 primeiros. Ele é sem dúvida alguma muito melhor que Miles & More e o péssimo LanPass (q também me assombra com sua 5ª colocação).

    • Vinicius

      kkkkkkkkk fala sério. Miles and Smiles da Turkish, o povo nem conhece esse programa, eu por exemplo não conheço. Turkish quase nunca tem promoção, sempre tem tarifas overpriced.

      Mudando de assunto.
      Só acho um absurdo o BB só transferir suas milhas para Azul, Smiles e Multiplus.
      Lifemiles é só decepção, se vc buscar para final de 2016 vc ainda acha a ida por um valor aceitável porém não acha a volta.

  • Cristiane

    Acredito que uma das últimas vantagens do AAdvantage é que as milhas nunca expiram se a conta se mantiver ativa. E isso é fácil para quem possui o cartão de crédito.

  • Jackson Luan Queiroz

    Estou com uma dúvida, comprei passagem pela SWISS, econômica (K), porém vi que essa letra não pontua nem na multiplus, nem no amigo. Aí fiz o programa da Miles and more, mas com ele ficando tão atrás e vou tão pouco para a europa, to em dúvida se vale realmente a pena colocar nele. Não existe nenhuma forma de eu pontuar na tam ou amigo ou outro programa que seja mais vantagem?

    • Essa classe tarifária do Grupo Lufthansa (Super Econômica) não pontua na maioria dos programas de milhagem parceiros.
      A menos pior opção talvez seja creditar no ANA Mileage Club, onde irás obter 30% da milhagem voada.
      As outras 2 únicas opções são o próprio Miles & More e o Eurobonus da SAS, ambos creditando 25% da milhagem voada.

      Eu atualmente raramente vôo classe econômica com grupo Lufthansa por causa da avareza do mesmo em creditar milhas.

  • Igor

    Uma dúvida a respeito de milhas, quando se você compra uma passagem com milhas em uma companhia (BR), e essa companhia tem seu voo cancelado ou atrasado, a companhia terá as mesmas obrigações com o passageiro que comprou a passagem com milhas que teria com um passageiro que comprou a passagem com dinheiro? Por exemplo, em caso de cancelamento o passageiro com milhas ser acomodado em voos de outras companhias, hotel, reembolso (no caso das milhas sem multa) etc etc etc?

    • Fabio

      Sim para todas as perguntas.

  • William

    Alguém sabe quais atividades são necessárias para não expirar? Tenho 70k que expiram esse ano e não vou conseguir usar. Obrigado

  • Como eu acho trechos ida e volta dentro do Brasil com meus pontos Iberia plus? Tem que ser por telefone? Pq no site nunca da certo.

  • janainaamaral@uol.com.br

    olá JGuilherme, eu tenho o TAP VICTORIA, como eu faço para saber quais as companhias parceiras , e como faço o resgate , pela companhia ou pela tap?