Os melhores programas de milhas do mundo – conheça os vencedores da nossa pesquisa!

Denis Carvalho 19 · janeiro · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Começamos 2016 com o resultado da nossa pesquisa sobre os melhores programas de milhas internacionais! Nesta edição tivemos a participação de 2.344 leitores – 40% a mais que em 2014. O vencedor foi mais uma vez o AAdvantage, da American Airlines! Com 38,35% dos votos, o programa continua absoluto na primeira colocação.

Nas demais posições, porém, a dança das cadeiras foi grande! O TAP Victoria ficou com a medalha de prata, com 18,56% dos votos, seguido de Delta SkyMiles (13,48%), Avianca LifeMiles(12,67%) e LAN Lanpass (11,39%).

Entre as alianças globais, a Star Alliance também conquistou o bicampeonato, com pouco mais de 40% dos votos. Confira o resultado completo:

melhores-programas-internacionais-2016

 

1. American Airlines AAdvantage 38,3% – Mais uma vitoria incontestável do AAdvantage, que continua a ser o melhor programa de milhas do mundo para a maioria dos leitores. Pode ter sido, contudo, seu último ano de reinado absoluto. Isso devido às mudanças negativas anunciadas pela American Airlines para o AAdvantage em 2016. Como os efeitos das mudanças serão sentidos fundamentalmente a partir deste ano, a tendência é que a próxima edição da pesquisa o resultado seja mais acirrado.

2. TAP Victoria 18,5% – O programa da TAP Portugal foi um dos destaques da pesquisa ao subir da quinta colocação para o vice-campeonato na preferência dos leitores. O grande número de voos da TAP saindo do Brasil e as constantes promoções pesaram a favor do Victoria. Agora sob o comando de David Neeleman, fundador da Azul e da JetBlue, o programa também deverá ter novidades para os brasileiros neste ano. Tomara que sejam positivas!

3. Delta SkyMiles 13,4% – Após implantar mudanças significativas no último ano, como o novo sistema de pontuação por valor pago e não mais pela distância voada, o SkyMiles surpreendeu e levou a medalha de bronze na pesquisa. Será que a piora do Smiles influenciou no resultado, já que é possível pontuar os voos da GOL no SkyMiles? Com a palavra os nossos leitores!

4. Avianca Lifemiles 12,6% – A alta do dólar foi cruel com o LifeMiles, já que inviabilizou seu maior trunfo: a promoção 2×1 de compra de milhas. Com isso ele caiu da segunda para a quarta colocação e perdeu cinco pontos percentuais na preferência dos nossos leitores. Para voltar a crescer no Brasil o programa precisa estabelecer parcerias com bancos e cartões de crédito e torcer para que o câmbio melhore em 2016, o que parece improvável.

5. LAN Lanpass 11,3% – Em alta, o Lanpass ganhou quatro posições em relação à pesquisa passada, quando teve apenas 6,3% dos votos. Deve se unir nos próximos anos ao seu novo irmão TAM Fidelidade para formar um único programa, da companhia Latam, no processo de integração iniciado no ano passado. A integração de benefícios para passageiros frequentes, como os upgrades de voo cruzados TAM e LAN, certamente contribuiu para a melhor colocação do programa na percepção dos leitores.

6. Air France – KLM Flying Blue 10,6% – O Flying Blue se manteve na sexta colocação neste ano, mas teve uma melhor avaliação, ganhando dois pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior. As promoções mensais, algumas com 50% de desconto nas passagens para a Europa, têm ajudado o programa a se fortalecer na percepção dos viajantes brasileiros.

7. United Mileage Plus 9,6% – Após subir ao pódio no ano passado, o Mileage Plus caiu para uma modesta a sétima colocação. A saída da Copa Airlines e a implantação do sistema de pontuação em função do valor pago pela tarifa atingiram em cheio os clientes e tiraram parte do brilho do programa, que ainda assim segue bem avaliado.

8. Copa ConnectMiles 8,2% – O estreante do ano começou muito bem e promete dar trabalho nos próximos anos, já que a Copa é uma das companhias internacionais que mais tem voos saindo do Brasil, com origens em diferentes cidades. A Copa também ofereceu equivalência de status para todos os membros do Mileage Plus, assegurando benefícios como upgrades, maior franquia de bagagens e prioridades para os passageiros frequentes, o que certamente pesou nessa avaliação. Além disso, a companhia continua oferecendo preços competitivos. Se conseguir bancos parceiros para permitir que seus clientes brasileiros acumulem milhas, certamente vai ganhar ainda mais visibilidade e espaço nesse marcado tão competitivo.

9. Lufthansa Miles & More e Iberia Plus 5,72% Empatados na nona colocação, os programas das gigantes europeias continuam sem empolgar os leitores. O Executive Club, da British Airways, completa o grupo com 5,5% dos votos.

Alianças

Com relação às alianças, a Star Alliance continua a preferida dos leitores. A maior aliança global, que em 2015 incorporou a Avianca Brasil no hall de empresas membro, teve 40,7% dos votos. A distância para a Oneworld (26,3%) caiu quatro pontos percentuais, mas continua bastante folgada. Vale destacar o grande percentual de leitores que não têm uma aliança preferida (28,2%).

Star Alliance
Star Alliance

Dados os resultados, é hora de comentar! E então, concorda com a opinião da maioria? AAdvantage e Victoria são mesmo os melhores? Qual é a sua estratégia para acumular milhas e emitir passagens nos programas internacionais? Compartilhe nos comentários e participe!

Veja também nossa pesquisa exclusiva 2016 sobre qual o melhor programa de fidelidade do Brasil considerando o custo das passagens com pontos e milhas.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe