As 7 Melhores Praias do Rio Grande do Norte

Camille Panzera 10/05/2013 às 9:13h 50 Comentários

Final de semana chegando, hora de descontrair um pouco e falar sobre as praias do estado onde o vento faz a curva. No Rio Grande do Norte não falta sol e calor o ano todo, por isso nunca é tarde para preparar as malas e partir para desvendar um pouquinho do litoral potiguar.

Não é segredo que a natureza foi generosa com o lugar e reservou alguns dos cenários mais belos do Brasil. Dunas, coqueiros, praias de águas mornas, falésias, lagoas, ventos propícios para esportes náuticos, peixe fresco e camarão de qualidade – precisa de mais? Sem esforço o Rio Grande do Norte conquista corações e ganha seguidores, que muitas vezes retornam outras vezes para esse cantinho especial do nosso país.

melhores-praias-rio-grande-norte

Uma das qualidades interessantes do Rio Grande do Norte é que apesar do turismo intenso, ainda é possível encontrar praias preservadas, pouco movimentadas e perfeitas para quem busca sossego. Selecionamos aqui algumas das melhores e mais bonitas praias do estado e sabemos que a lista poderia ser muito maior.

Baía dos Golfinhos , Pipa
Em poucos lugares no Brasil é possível admirar um cenário tão peculiar e por isso essa praia é, merecidamente, uma das melhores do Rio Grande do Norte. Na Baía dos Golfinhos, acessível apenas na maré baixa, grandes falésias com árvores cercam a areia, enquanto no mar os golfinhos brincam de fazer piruetas. Se em muitos destinos é preciso pagar para ver esses bichinhos tão simpáticos, na Baía dos Golfinhos eles brincam livres e sem qualquer custo. Imperdível!

baia-dos-golfinhos

Praia do Madeiro, Pipa
Nem só de moleza vivem os turistas e a Praia do Madeiro se encaixa bem na situação. Essa praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil e está rodeada por um enorme paredão de falésias, coberto por árvores verdes. A beleza do local é incontestável. Por lá impera a natureza, o ar puro, o som das ondas e pássaros. Seu acesso é feito por escadas com muitos degraus, o que não é um grande problema na descida, mas na subida é preciso fôlego. Mas não se acanhe com isso, a praia é espetacular e vale o esforço.

praia-do-madeiro

Ponta Negra, Natal
Ponta Negra, a praia mais movimentada de Natal, destaca-se pela excelente estrutura e pelo visual. As águas mornas já são suficientes para fazer a alegria de muita gente, mas o visual para o Morro do Careca, ponto turístico famoso de Natal, é como uma cereja do bolo. Praias e dunas são grandes símbolos do estado e a Ponta Negra representa com maestria as belezas portiguares.

ponta-negra

Península de Galinhos
Galinhos é uma península do norte do estado e vem fazendo sucesso no turismo regional. É um local ainda pouco explorado e rústico, ideal para quem quer fugir do ritmo conturbado da cidade grande. Quem vai para Galinhos deve estar afim de curtir um cenário bucólico, com direito a dunas, nascer do sol sobre a água e  praias de água doce e água salgada praticamente desertas.

Tourinhos
No município de São Miguel do Gostoso, a praia que chama atenção é Tourinhos. Com águas calmas e um belo pôr do sol, o lugar é ideal para quem busca sossego e descanso. Em suas areias, nada de vendedores ambulantes oferecendo produtos ou grande movimento de pessoas, apenas pedras antigas em formatos curiosos para encantar aos olhos e muita tranquilidade.

tourinhos

Barra do Cunhaú
Barra do Cunhaú é um lugar pacato, próximo da Praia da Pipa. O local não tem tanta estrutura quanto a vizinha Pipa, mas é indicado para passar um dia e aproveitar suas águas claras. É uma praia de água doce e salgada, piscinas naturais, procurada por praticantes de kitesurf e windsurf.

barra-do-cunhau

Maracajaú
A Praia de Maracajaú talvez não seja tão visitada por sua beleza, mas se afastando um pouco da areia é possível entender porque esse nome é tão comentado. As piscinas naturais de Maracajaú, também conhecidas como “parrachos” são ótimas para um mergulho. O lugar tem vários peixinhos, águas gostosas e principalmente, cristalinas. Quem gosta da fauna marinha não pode perder.

Sabemos que há muitas outras praias lindíssimas e que mereciam estar nesta lista e foi difícil escolher entre tantas! Já esteve em algum praia da região e gostou? Deixe seu registro nos comentários!

50 comentários para “As 7 Melhores Praias do Rio Grande do Norte

  1. Marcelo Gomes da Sil

    Para ficar perfeito, só faltou a Praia de Genipabu… Maravilhosa!

    Responder
    1. ignez enilce do cazal

      amei a praia de barra de cunhaú.que lindo o mar.lugar paradisiatico.lindo…
      vale a pena voltar.

      Responder
  2. Alexandre Jose Hacke

    Bom dia,

    Pretendo ir no final de agosto para Natal, alguem por ai que estará indo próximo a estas datas?

    Responder
    1. Luciana Paula

      Alexandre,
      Nesse momento estou em Natal, sou de BH e estou adorando minhas férias.Fiz o passeio de buggy pelo litoral norte de Natal e foi muito bom, não deixe de ir.Passamos pelas dunas, lagoas e praias da região, tudo muito bonito.
      Hoje alugamos um carro e fomos à praia de Pipa…maravilhosa!!!Fizemos o passeio de barco na baía dos golfinho e vimos vários deles.O almoço no restaurante Xalango é muito bom, recomendo.
      Só não gostei da praia de ponta negra, a estrutura é ruim, não tem ducha, as escadas de acesso á praia estão todas quebradas e tem muita gente.
      Mas o passeio é muito bom, vc vai adorar!!!Ah, fiquei no hotel D beach e gostei muito!
      bye e boa viagem!

      Responder
  3. Mariana Dias

    Moro em Natal, e foi mto boa a seleção feita por vocês! Mas eu incluiria aí a praia de Santa Rita, na divisão com Genipabu. É pertinho de Natal, e pouco explorada também.

    Olha uma foto de lá: http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/2

    Responder
    1. Jonas Maciel

      Estou chegando ai em Natal dia 19/3 vou me hospedar no Hostel Pipa, a partir daí qual é a melhor opção de praias ?…. sou jornalista e fotografo, e gostaria de fazer uma matéria sobre algumas praias

      Responder
      1. FABIO

        OLA JONAS TUDO BEM??? SOU DE NATAL MAIS TAMBEM MOREI NO RIO DE JANEIRO, MEU NOME É FABIO MORO NA CAPITAL E MINHA FAMILIA É MUITO GRANDE E ESPALHADA PELO RIO GRANDE DO NORTE POR ISSO PASSEIO MUITO TEM ALGUMAS PRAIAS QUE NAO FORAM SITADAS, MAIS GOSTARIA QUE VOCE VISITASSE TODAS DO MUNICIPIO DE NISIA FLORESTA, UM MUNICIPIO COM AREA TERRITORIAL MAIOR QUE A NOSSA CAPITAL COM 27 LAGOAS PERMANETES QUE NAO SECA DE LAGOAS VOCE DEVE CONHECER ARITUBA, BOA AGUA, BOM FIM, LAGOA AZUL, LAGO AZUL E CARCARA. TEM 3 RIOS PIUM, BOA CICA E OUTRO EM CAMPO DE SANTANA VELHO O NOME NAO ESTOU LEMBRADO MAIS TAMBEM É MUITO BONITO. E 6 PRAIAS PIRANGI, BUZIOS, TABATINGA, CAMURUPIM, BARRETA E MALEMBA ESSA ULTIMA MAIS DESERTA E COM UMA TRAVESSIA DE BALÇA PARA OUTRO MUNICIPIO. ALDEM DE TAMBEM CONHECER A HISTORIA DE NISIA FLORESTA E SUA CIDADE. NO CETRO TEM UMA ARVORA AFRICANA CHAMADA DE BAOBA AONDE 10 HOMENS DE MAOS DADAS AO CONCEGUEM ABRAÇA-LA BOM NAO VOU FALAR MAIS O BOM É VOCE IR E CONHECER COM SEUS PROPRIOS OLHOS CREIO E TENHO CERTEZA QUE VAI ADORAR. QUALQUER COISA VOU DEIXAR MEU TELEFONE PARA CONTATO 84-8706-3270

        Responder
        1. tatiana

          concordo com vc fabio

          Responder
  4. Leonardo Soares de S

    Me desculpem, mas uma seleção de praias do RN sem Genipabú é meio sem lógica.

    Responder
    1. Camille Panzera Autor do post

      Leonardo, se você reparar, em uma das fotos está Genipabu. De toda forma, sendo uma lista resumida, não haveria como incluir tantas praias. Abs

      Responder
  5. Vincius Rodrigues

    Concordo com os acima: faltou Genipabu.

    Faltou também uma foto para ilustrar a linda Galinhos (a única que ficou sem foto).

    Responder
  6. luciano melo

    realmente genipabu deveria esta nesta lista, mas sabemos que se fosse listar as praias mais linda do Rio Grande do Norte a lista seria imensa, olha se voce ainda nao foi a Natal recomendo ir na sua viagem, pois o lugar é perfeito em todos os sentidos e nao deixe de andar de bugge nas dunas de genipabu

    Responder
  7. Cinthia

    A Praia do Madeiro é linda mesmo!! Passei um dia lá depois de visitar a praia de Pipa. Vale a pena descer aquelas escadas para chegar até a praia. Foi uma grata surpresa.

    Responder
  8. Rafael Barbalho Guer

    Minha cidade Natal! Que saudades eternas!!! Grande fã dela!!!

    Responder
    1. rhoangel

      Angelo sou de porto alegre e ja fui a natal de ferias varias vez bah adora essas praias a hospitalidade de todos ñ precisa sair do pais pra conhecer otimas praias bah tchê natal é dmais

      Responder
  9. andre trindade

    Genipabu é meio senso comum, todo mundo conhece, assim como Santa rita, então acho que a lista está perfeita. Com algumas obviedades suprimidas.

    Responder
    1. Mariana Dias

      Mas se for pensar dessa forma, Ponta Negra também é meio comum, não?

      Responder
      1. andre trindade

        vixee…. É mesmo…

        Responder
  10. Thaíse Bueno

    Perfeito! Só as fotos não fazem jus a beleza real!

    Responder
  11. Felipe Carbonell

    Maracajaú

    Maracajaú (tupi-guarani: "rio dos (gatos) maracajás") é uma comunidade costeira localizada no município de Maxaranguape, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

    Com uma população de aproximadamente 2.000 habitantes, suas principais fontes de renda são a pesca e o turismo.

    Os seus recifes de corais fazem parte da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais do Rio Grande do Norte (APARC-RN), que também abrange os recifes de municípios próximos, tais como Rio do Fogo e Touros. São barreiras de coral a sete quilômetros da praia de Maracajaú que formam piscinas naturais onde o mar é o mais cristalino e adequado ao mergulho.

    Ocupa uma área de 13 quilômetros, excelente para mergulhos de snorkel nos corais submersos que, na maré baixa, afloram à superfície.

    Existem 134 tipos de peixes, 58 de algas e 7 de corais de acordo com o instituto de desenvolvimento sustentável e o meio ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA).

    Na praia se localizam parques aquáticos, ótimos restaurantes, juntamente com o mergulho nos parrachos, passeios de quadriciclo, Eco trilhas, Passeio de Jangada, cavalos e buggy pelas redondezas.

    HISTÓRIA DA CIDADE

    Era o ano de 1666, quando foi realizada nas margens do Maxaranguape, cerimônia de posse (Sesmaria) concedeu ao governador João Fernandes Vieira.

    Na ocasião, também foi representado pelo padre Leonardo Taures de Melo, então vigário de Natal.

    A sesmaria abrangia toda área entendida como devoluta entre Ceará-mirim e Touros.

    O termo de doação por sesmaria referente às terras de Maracajaú data de 7 de junho de 1808. A doação é feita a Ana Teresa de Jesus, viúva do Tenente João Remígio da Silveira.

    Maracajaú, em 1832, contava com 41 fogos (moradias) e 144 almas (habitantes). Passou a Distrito de Paz em setembro de 1847, quando já possuía uma colônia de pescadores.

    Em 1930, havia 360 habitantes e 85 fogos.

    Em 1941, havia escola mantida pelo Estado e capela dedicada a São Sebastião.

    Naqueles tempos de falta de chuvas, finalmente, encontraram o oásis procurado.

    Ali se fixaram constituindo famílias, plantando sementes, colhendo frutos da terra e do mar e participando do engrandecimento da região banhada pelo rio perene que deságua no oceano atlântico, na famosa Barra de Maxaranguape.

    Em 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.329, o povoado desmembrou-se de Touros, tornando-se município com o nome já bem conhecido de Maxaranguape.

    FAROL TEREZA PANÇA

    O Farol foi construído no final da década de 30, batizado em lembrança ao naufrágio de um navio italiano de nome “Tereza Panci”, ocorrido no local.

    É de Propriedade da Marinha do Brasil, fazendo parte do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste –SSN-3; Localiza-se no litoral norte a uma distância de 1,8 milhas náuticas da costa.

    Está posicionado pelas coordenadas: latitude 05,24’08s e longitude 35.17’80w.

    Trata-se de uma edificação mista de alvenaria de tijolo maciço/estrutura de concreto armado, com 1,20 metros de diâmetro interno, espessuras das paredes de 55 cm e 12 metros de altura, fundada sobre um anel metálico fixado em afloramento de rocha (arrecifes). Na sua parte superior localiza-se a plataforma protegida por guarda corpo em concreto armado.

    Curiosidades

    A praia de Maracajaú já foi alvo de curiosas reportagens dos diferentes órgãos da imprensa, devido ao fato de um casal de moradores da localidade, Paulo da Cruz e Teresinha Matias da Cruz, criaram um urubu. O abutre, chamado carinhosamente de Waldick, tornou-se parceiro dos pescadores de Maracajaú.

    Frequentava reuniões, bebia pinga e pescava junto com os seus amigos. Parecia gente! Essa que morreu no início do ano 2000, quando um dos pescadores bateu acidentalmente na sua cabeça. Waldick ensejou a criação do conhecido bloco carnavalesco de Maracajaú denominado “Bloco do Urubu”

    Um dos pescadores mais antigos a levar os turistas para conhecer os parrachos, e Jose Malaquias, o Risadinha. Basta um minuto de conversa para saber o motivo do apelido. Ele e os outros pescadores são os únicos que oferecem o passeio noturno aos parrachos, que e um deslumbre ainda maior do que realizado durante o dia. Especialmente se for noite de lua cheia, quando a mare seca bastante e o mar reflete o brilho intenso da lua. No Snorkeling noturno, da para acompanhar a "procissão das lagostas", quando centenas delas caminham no fundo do mar, entre os corais.

    Maracajaú possui tradicionais currais de peixe. Um pertenceu ao comerciante Neco Moreno, que passou para as propriedades do professor Francisquinho Varela e sua esposa Olga Varela (meados do século XX). A propósito, curral de peixe é uma armadilha utilizada por pescadores que consiste num cercado de estacas enterradas em fundo raso, ligadas por uma grade de canas bravas.

    A colocação das estacas, varia com as condições topográficas, mas podem começar na praia e estender-se, às vezes, por um comprimento superior a cem metros.

    Na extremidade oposta começa a cerca ou cercas ligadas entre si. O peixe, seguindo a linha das estacas entra na ultima cerca e já não sai da armadilha.

    Em 13 de junho de 1904, a barca inglesa “Cambrion Warrion” carregada de ferro e mercadorias, indo de Liverpool para a Austrália, naufragou na altura da Praia de Maracajaú.

    Durante a primeira metade do século XX, o importante proprietário de terras em Maracajaú, Major Onofre Soares, dispunha de um histórico casarão situado na faixa central da praia, encravado dentro de um grande sítio de coqueiros, onde hoje é o “Maracajaú Diver”, personagem favorável à virtude, mestre e guia na promoção da conversa entre amigos.

    Responder
  12. Leonardo Soares de S

    Camile eu reparei sim, mas poderia ter citado no texto.Abraços

    Responder
  13. Luclecio Lima

    Esse é meu estado lindo. Poxa vida, essa lista aê não tem um terço das belezas do litoral Potiguar, merece uma segunda, terceira e tantas outras matérias sobre nossas praias. Mais valeu demais, e fica o convite a todos para conhecerem o Rio Grande do Norte, a "Flor do Caribe"

    Responder
  14. Augusto Costa

    Caro Alexandre moro em Natal e desde ja me disponho no que estiver ao meu alcance no que for preciso para sua viagem. Precisando meu email é augustocosta@tjrn.jus.br. sera um prazer ajudá-lo assim como a quem houver necessidade. Abraços a todos!

    Responder
  15. Francisco Alves

    Todas lindas e maravilhosas. Porem ficou faltando a praia de Bùzios que tambèm è bela!

    Responder
  16. maurisa

    o meu maior sinhô é poder um dia conhecer essas praias lindas e as que passa na novela flor do caribe

    Responder
    1. isa

      se nunca foi em touros pq ja passou na novela flor do caribe!!!

      Responder
  17. lllaysa

    eu acho que deveria por a foto de maracajau pois e muito lindo eu amo!

    adorrooooooooooooooooooo!!!

    Responder
  18. fafa

    a praia de ponta negra linda eu amo o morro do careca

    Responder
  19. Erica

    Pessoal, me ajudem! Estou de férias marcadas e pelos comentários, optei por Natal. A principio vou ficar em Ponta Negra, mas gostaria de conhecer muitooooos lugares durante os 7 dias que estarei ai! Compensa alugar um carro? O que não posso deixar de fazer, quais lugares tenho que conhecer? Ponta Negra é um bom lugar ou tem recomendações? Aguardo sugestões!!!

    Responder
      1. Erica

        Denis, muito obrigado pela dica! Vou ver se consigo em 7 dias ir a muitos dos locais indicados!

        Responder
    1. marco aurelio

      estou em natal e aluguei um carro e a melhor coisa que vc faz pois os passeios são muito caros e com carro vc se desloca para todos os lugares do passeio.

      Responder
  20. ARNO BERWANGER

    OLHA, EM FEVEREIRO VOU PARA A PRAIA DE GAMARUPIM, VEJO QUE NINGUEM CITOU A MESMA EM MOMENTO ALGUM, SERÁ QUE Ñ OPTEI PELA PRAIA QUE EU GOSTO? POUCO AGITO MAR CALMO COM PISCINAS NATURAIS? ALGUEM PODE ME DAR UMA OPINIÃO? OBRIGADO

    Responder
    1. MAGALI

      SE FOR CAMURUPIM ELA E BELA E MARAVILHOSA

      Responder
  21. MAGALI

    GENTE NATAL TEM MAIS PRAIAS FORA PIPA …….AFFFFFF TODA PESQUISA SÓ DA PIPA E PONTA NEGRA EU EMMMMM

    Responder
  22. GRACIE

    ALGUÉM CONHECE A PRAIA DE MURIU?

    Responder
  23. cristina belarmino gomes

    Ola Augusto! estou para conhecer Natal e irei este ano , no mês de Setembro já tinha pesquisado bastante e optei por ponta negra e lendo aqui alguns comentários uma pessoa falou que Ponta negra é feia sem estruturas p o turista e as escada todas quebradas, e ai vi que vc nos ofereceu ajuda p orientarmos, já fui á Fortaleza e me apaixonei ,fui á João pessoa gostei bastante ,agora meu marido e eu sempre damos um jeitinho [economizando é claro] de festejar nosso aniversário de casamento em Setembro[29 anos de casado,s em que vc poderia nos orientar ? estou pesquisando pousadas ,até agora gostei do preço e locailização da pousada Manga Rosa, desde já obrigada.

    Responder
    1. marc0

      recomento NATAL MAR HOTEL em ponta negra.

      Responder
  24. Tais

    Eu como moradora gosto de outras praias nao citadas aqui … Gosto de cotovelo , Tabatinga e Camurupim

    Responder
  25. maria

    Amigos, faltou a Praia do Amor, Barrinha e Barra do Cunhaú, a Lagoa do Carcará que é a lagoa mais linda que já conheci, o passeio de barco em Pirangi…

    Responder
  26. Alcimara

    estive em Natal e amei. Vou voltar…

    Responder
    1. CIDA

      OLA TD BEM? VC TEM ALGUM HOTEL LEGAL PARA INDICAR.

      CIDA

      Responder
  27. Luiz Golfetto

    E a praia de Pirangi Norte o que acham?

    Responder
  28. Rosane Silva

    Boa tarde, vou passar ferias com minha família, agora em julho, somos 5 pessoas, alguém recomenda um hotel?moro em Belem/PA, vamos de veiculo próprio. Obrigada

    Responder
  29. Sandra pereira

    Olá pessoal gostei de todas as dicas, mas continuo sem saber qual o melhor hotel e qual a melhor praia. Pois estava bem encantada com Ponta negra mais observei que tem alguns comentários de que o lugar não está muito agradável. E veja só galera meu caso é pior ainda não conheço nada e ainda vou me encontra com um português que já estamos juntos a 8 meses só virtualmente. Marcamos de nos conhecer aí. Isso vai ser uma aventura e espero que dê tudo certo.

    Responder
  30. Francisco

    Por não conhecer Natal, tenho vontade de visitá-la, mas preciso de informações sobre a melhor e mais calma praia e também os melhores hotéis e que fique mais próximo possível da praia que procuro.

    Responder
  31. lucas

    Olá, eu e meus amigos estamos indo pra Natal em Janeiro de 2015, e queria saber qual a praia mais badalada com bares e boates para se frequentar.

    Responder
  32. Andreia CLaro Tavares

    Olá sou gaúcha e estamos pensando em conhecer Natal, agora no mês de agosto. Gostaria de saber se chove muito nessa período. Queremos saber tbm como são os hoteis e pousadas, principalmente na praia da Pipa. Ficaria mto grata se alguém pudesse me responder, pois, viajar com certas dúvidas gera desconforto e insegurança! Agradeço desde já!

    Responder
  33. joão

    povo potiguar suas praias realmente são belas.Vamos agora olhar o interior potiguar que continua uma tristeza, com exceção de Mossoró.

    Responder
  34. Josuel Lemes Gomes

    Simmm Souu Di Campo Grande-MS………Mas conheço muito Beiimm Natal……Meus Parentes Por parte do meu Pai Moram Todos no Estado do RN……..Hi por Isso Todo Ano naum deixo de Visitar todas as Maravilhass desse Estado do Nordeste………Maravilhaaaaaaa……..Adoro estar nas Praias do RN todo Ano…………..coisa di Deus mesmuu……..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>