Sete praias para você conhecer no Nordeste em 2012

Leonardo Marques 5 · março · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Melhores Destinos convidou a Érika Marques do blog “Outros Ares” para fazer um post especial, com dicas das melhores praias do nordeste. A ideia é fugir das tradicionais Porto de Galinhas, Jericoacoara, Canoa Quebrada e outras que já bem conhecidas, oferecendo ao leitor destinos ainda pouco explorados. Conheça essa lista imperdível com sete sugestões maravilhosas para sua próxima visita ao Nordeste!  

O litoral nordestino é sonho de consumo de muitos brasileiros e estrangeiros. Seja qual for a ocasião – passar férias ou curtir um feriado – sempre há motivos para visitar suas praias. A melhor época para conhecê-las é na segunda metade do ano. Em julho o sol já reina no Maranhão e Ceará. Nos outros estados o tempo melhora a partir agosto, se estendendo até janeiro.

Existem praias belíssimas, com características bem diferentes. Algumas tranquilas outras mais agitadas, de mar azul ou verde, de águas cristalinas ou turvas, algumas ainda vilas de pescadores e outras um verdadeiro complexo turístico… São diversas praias com várias peculiaridades, muitas delas desconhecidas por muita gente, mas cada uma é única. Falando em desconhecidas, relacionei algumas que merecem uma atenção. Quem sabe não seja o seu próximo destino de viagem?

1 – Icaraí de Amontada (CE)

Icaraizinho, como é carinhosamente chamada, já caiu nas graças dos cearenses, mas muitos que visitam a Terra do Sol não sabem onde fica e  as belezas que oferece a seus visitantes. Situada no litoral oeste do Ceará, na rota do sol poente, está distante 200 km de Fortaleza. Muito lembra a sua vizinha famosa, Jericoacoara, de 20 anos atrás. Uma vila de pescadores, rústica e charmosa, com vários atrativos naturais: dunas, mangues e lagoas. Há pousadas bacanas, como a Vila Mango e a Café Zapata, ideais para casais em Lua de Mel. De agosto a novembro a praia é “invadida” pelos amantes dos esportes náuticos, como windsurf e kitesurf, pois é considerada a melhor praia da região devido aos bons ventos.

2 – São Miguel do Gostoso (RN)

A placa na entrada da cidade anuncia: “Venha para cá, Gostoso é aqui”. E não é que é verdade? Um mix de praias selvagens, recém descobertas aliadas a uma boa gastronomia. As opções de bares e pousadas se assemelham à Praia da Pipa, mas sem a badalação e agitação noturna. Quem frequenta Gostoso é do dia. A praia mais bonita é Tourinhos, que encanta por suas dunas petrificadas há mais de 2.500 anos e belíssimo por do sol. Os passeios pela região são diversos: piscinas naturais de peroba, farol do calcanhar (maior da América Latina) e muitas praias desertas. Assim como Icaraizinho, São Miguel do Gostoso é considerado um dos melhores locais das Américas para a prática de kitesurf e windsurf e atrai velejadores nacionais e internacionais. Se os brasileiros demoram, os estrangeiros já partiram na frente. Incrível como geralmente eles descobrem os destinos primeiro que nós.

 

3- Galinhos (RN)

De um lado o mar, do outro o rio, assim é a península de Galinhos, distante 170 km de Natal. Há apenas quatro anos despontou de fato para o turismo, porém seus atributos são de causar inveja: dunas, lagoas,manguezais e até salinas. Imaginem imensas dunas de sal às margens do rio – um verdadeiro espetáculo! Ainda não é tão fácil chegar aqui, o acesso é feito de barco a partir de Pratagil ou pela praia na maré baixa através de bugues e carros 4×4. O principal meio de transporte na península são as charretes (jumentos-táxis) que ficam à margem do porto e fazem transfers para praia de Galos e passeios como a ida à praia do Farol. Em Galinhos as opções são ainda restritas de hospedagens e restaurantes, mas indico a Pousada Peixe-Galo e o restaurante Irene, ambos em Galos, com atendimento exemplar sendo considerados os melhores da região.

4 – Praia do Madeiro – Pipa (RN)

A queridinha praia da Pipa já é bem conhecida por muitos. Porém como uma grande parte realiza apenas um bate e volta, deixa de conhecer outros cantinhos sensacionais, como a Praia do Madeiro. O acesso é um pouquinho difícil: através das pequenas trilhas e uma escada com 150 degraus de madeira que do Santuário Ecológico de Pipa ou deixando o automóvel em estacionamentos em cima das falésias e descendo-as pelos vários acessos com escadarias. Seu esforço será recompensado! Mar verdinho, águas calmas e mornas são um convite para um delicioso banho de mar. A Praia do Madeiro também abriga parte da Enseada dos Golfinhos, que começa na Praia do Curral, e costuma ser procurada para desova de tartarugas marinhas durante os meses de novembro a maio. Se tiver sorte como nós, poderá avistar golfinhos. Quando fui, eles nadavam bem próximos.

5 – Praia dos Carneiros (PE)

Sensacional! Localizada ao lado da famosa praia de Porto de Galinhas, Carneiros merece mais que uma simples visita. Pertence ao município de Tamandaré, que possui as praias mais desertas do litoral sul de Pernambuco, e possui requisitos que a elevaram ao patamar de uma das praias mais bonitas do Brasil: barreira de corais com formações de piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos, vastos coqueirais, e mar verde cristalino, perfeito para ser visitado na maré baixa. O acesso se dá através de propriedades particulares. A barraca Bora-Bora, apesar de cara, tem uma excelente infra-estrutura, principalmente para quem viaja com crianças.

6 – Taocas – Maragogi (AL)

Situada no litoral norte de Alagoas é muito procurada para o passeio às Galés, arrecifes de corais que na maré baixa formam enormes piscinas naturais, sendo considerada a segunda maior do mundo, perdendo apenas para Austrália. Entretanto, devido ao alto fluxo turístico, os corais estão fragilizados e vida marinha ameaçada. Se você procura áreas mais preservadas, o ideal é conhecer as piscinas naturais de Taocas, que apesar de menores possui fauna e flora marinha intocada. Vale a pena se hospedar na região e conhecer seus atrativos.

7 – Praia do Patacho (AL)

Não é a toa que o Guia Quatro Rodas atribuiu cinco estrelas a esta praia. Tudo que é difícil possui um gostinho melhor… Não há infra-estrutura, apenas o mar, os coqueiros e a extensa faixa de areia que surge na maré baixa, propiciando românticas caminhadas. A praia do Patacho, pertence ao município de Porto de Pedras e faz parte da Rota Ecológica, como é conhecido este trecho do litoral norte alagoano rico em praias quase desertas e piscinas naturais, que vai de São Miguel dos Milagres a Japaratinga. A dica é deleitar-se nas mais variadas pousadas de charme e apreciar a natureza. Ideal para descanso e para casais em Lua de Mel.

Você já conhece essas praias? Deixe um comentário contando o que achou.

Para quem ainda não conhece o blog Outros Ares, ele foi criado no final de 2010 e é mantido pela fisioterapeuta Érika Marques, que mora em Fortaleza e adora viajar. O blog está sempre atualizado e tem muitas dicas para quem quer viajar para o Nordeste e para outros locais também… vale uma visita http://www.outrosares.net/

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos