As 5 Melhores Praias da Paraíba

Camille Panzera 03/05/2013 às 10:12h 49 Comentários

O verão ficou para trás há algum tempo, mas quem vive no nordeste do Brasil sabe muito bem que o calor não dá trégua. Por isso, continuamos hoje uma série de posts sobre praias, falando sobre a Paraíba, que simboliza tão bem as belezas do nosso litoral.

A Paraíba não é um estado tão explorado pelo turismo quanto outros estados da região e tem exatamente esse jeito tímido a seu favor. Quem prefere encontrar praias mais vazias, em que impera a tranquilidade sem abrir mão do visual paradisíaco, escolheu o lugar certo para passar as férias.

Os cenários ao longo da costa vão se transformando devagar, entretanto, a beleza natural das praias se mantém. Pedras de formatos curiosos, coqueiros, falésias coloridas e mirantes complementam o visual que sempre se harmozina com maestria ao mar verde, de temperaturas agradáveis. Basta que o céu esteja aberto para fazer a felicidade dos turistas e garantir um ótimo dia na praia.

melhores-praias-paraibaJoão Pessoa acaba por ser a região de maior visitação, mas quem tem um tempo livre não pode deixar de conhecer a região sul do estado. Menos de 30km de distância separam João Pessoa do Conde, cidade que guarda algumas das mais belas praias da região – seja para mergulhar, surfar, praticar o naturismo ou simplesmente apreciar o visual, a cidade é incrível.

Uma das dicas mais importantes para quem visita essa região ou outras praias do nordeste, é estar ficar ligado na tábua de maré, no site da Marinha. As piscinas naturais e bancos de areia são formados, na grande maioria das vezes, quando a maré está baixa, fato que ocorre duas vezes ao dia. As fases da lua influenciam diretamente nas marés, e por isso, nem todas as luas são bacanas para encontrar a maré baixinha. Nas semanas de lua cheia e lua nova a oscilação entre o ponto mais alto e mais baixo da maré é maior, possibilitando que as marés fiquem mais rasas e mais cheias nesse período, e por isso são as melhores semanas para uma viagem. Outra dica para quem prefere águas bem clarinhas, é visitar a Paraíba durante o verão, quando as chuvas são menores e a água menos turva.

Confira nossa seleção das melhores praias da Paraíba!

Tambaba, Conde
Tambaba é uma das praias mais interessantes da Paraíba, e tem a facilidade de agradar diferentes públicos:  turistas, surfistas e naturistas. Além do visual espetacular, com formações rochosas peculiares e grandes falésias, essa praia é famosa por ser uma das praias naturistas mais famosas do Brasil. Quem quiser conhecer a área voltada aos naturistas, no entanto, tem de ficar completamente despido.

tambaba-conde

Coqueirinho, Conde
“Sombra e água fresca”, assim é o ritmo em Coqueirinho. O nome já dá dicas do que encontrar na região, mas não pense que o cenário para por aí.  A praia é daquelas em que  não decepciona aos amantes de natureza, afinal, com falésias avermelhadas e bastante vegetação, fica difícil não se render a um delicioso mergulho. Recomendamos fazer uma caminhada de Coqueirinho até Tabatinga na maré baixa, a paisagem é demais!

coqueirinho-pb

Praia de Areia Vermelha, Cabedelo
A Praia de Areia Vermelha é, na verdade, um banco de areia no meio do mar, mas o lugar é tão interessante que não poderia ficar de fora dessa lista. A “praia” se forma sempre que a maré está baixa e tem seu acesso feito por barcos que saem das praias próximas. Quem pensa que o banco de areia deixa a desejar no quesito “estrutura” não poderia estar mais enganado! Mesmo não estando juntinho da praia, toda uma estrutura com cadeiras, guarda-sóis e bebidas é montada para o turista que gosta de conforto.

praia-areia-vermelha-pb

Tabatinga, Conde
Quer tranquilidade e ouvir o barulho do mar sem ser incomodado? Então, Tabatinga é a sua praia. Sem muita estrutura e com um visual de tirar o fôlego, essa praia é o local ideal para descansar cercado pela natureza. Tabatinga tem tem falésias coloridas, areia fofa, árvores e o encontro de um pequeno rio com o mar, por isso permite um mergulho na água doce ou na água salgada. Beleza pura!

tabatinga

Tambaú, João Pessoa
Entre as praias urbanas de João Pessoa, Tambaú é a que mais tem fama. A praia possui uma excelente estrutura e fica animada tanto de dia quanto pela noite. É uma praia sem ondas muito fortes e por isso recomendada também para famílias com crianças. É de Tambaú que partem as embarcações para Picãozinho, as piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode mergulhar e ver peixinhos.

 tambau-joao-pessoa

E você, conhece as praias paraibanas? Quais são suas praias preferidas? Deixe suas dicas!

49 comentários para “As 5 Melhores Praias da Paraíba

  1. Layane Lima

    Praia bela é linda com seus quiosques na agua e passeio de caiaque!!!!!

    Responder
  2. Édio Felberg

    Maravilha. É a única capital nordestina que não conheço e já estou com passagem marcada. Acertaram no post. Obrigado.

    Responder
    1. Thiago Amorim

      Será muito bem vindo a João Pessoa. Cidade muito hospitaleira. Tenho certeza que irá adorar a cidade. Se precisar de alguma informação sobre a cidade pode perguntar.

      Responder
      1. Erica Blanco

        Oie Thiago, estou pensando em investir em JP, com um quiosque em alguma praia, o q acha?? se vc quiser m dar a sua opniao ficarei mto grata, se possivel m responda por e-mail ericabblanco32@gmail.com obg :D

        Responder
      2. Daniel

        Oi Thiago, tudo bem ! estarei hospedado em Nata neste final de ano e estou pretendendo ir para João Pessoa passar um dia lá, e gostaria que você me indicasse um roteiro para esse dia ou talvez dois, pois tenho a disponibilidade de reservar um hotel. o que vc acha ? poderia me dar um retorno. meu e-mail daniel2460@terra.com.br………….Araraquara……….São Paulo.

        grato

        Daniel

        Responder
      3. terezinha

        oi tiago tb quero conhecer joão pessoa me diga qual a melhor praia e onde fica, por favoe

        Responder
      4. Ana

        Me indique algum hotel….estou arrumando as malas……brigaduuuuuuuuuuuuuu

        Responder
    2. Delane Serra da Cost

      Vc vai adorar! Não deixe de ir ao Farol do Cabo Branco.O ponto mais oriental das americas.

      Ps:Temos uma lojinha de artesanato la.visite-nos!

      Responder
  3. Ana Barros

    São incríveis, praias lindas, limpas e de natureza selvagem. Não deixem de conhecer, certamente vão se surpreender…

    Responder
    1. Delane Serra da Cost

      Pois é Aninha…vai surpreender mesmo!

      Surpresa estou eu, de te achar aqui tmbm.kkk

      bjs

      Responder
  4. Eduardo Prado

    Parabéns Camille Panzera pela relato acima. Eu como 'Pessoense' agradeço e convido a todos para virem a João Pessoa.

    Responder
    1. Camille Panzera Autor do post

      Obrigada, Eduardo. Fui muito bem recebida aí. Abs :)

      Responder
  5. Delane Serra da Cost

    Adorei esse post sobre João pessoa.

    Já estava na hora de elogiar nossa terrinha linda,tranquila e de aguas mornas.Bjs no coração da MD.

    Responder
  6. Ícaro C&eacut

    Como paraibano, sou meio suspeito para falar, mas posso dar algumas dicas para quem desejar visitar nossa bela capital:clima excelente todos os anos, preços bem abaixo da média nacional, tanto hotéis quanto restaurantes; pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel na praia do Jacaré; o atrativo de João Pessoa ser a segunda cidade mais verde do mundo, a cidade mais oriental das Américas, a terceira cidade mais antiga do Brasil; o centro histórico de João Pessoa é maravilhoso, com um dos teatros mais antigos do Brasil. Vale a pena conhecer, aproveitem as épocas e promoções aqui no MD!

    Responder
  7. mariana meneghini

    Minha cidade Natal eh maravilhosa! Todas as praias citadas na matéria sao maravilhosa!! Vale mto a pena conhecer!!! Te amo, Jampa!!!

    Melhores destinos, ameeeeeeeei a matéria!!!! :)

    Responder
  8. Luclecio Lima

    Sou de Natal/RN, mais amo Jampa, o clima de lá é mto bom, as pessoas são bem receptivas, e o litoral então, é um espetáculo. Acho que o deveriam investir mais em turismo por lá, assim como aki em Natal

    Responder
  9. Raquel Araújo

    É verdade, praia bela é linda d+.

    Responder
  10. ANTONIO CARDOSO

    João Pessoa, realmente é uma cidade bastante tranquila com belezas naturais que vale bastante cada dia que vc passa.Quem tiver um tempinho não deixe de visitar nossa querida Campina Grande, principalmente na época junina.

    Responder
  11. João Rodolfo

    Dica: vá ao restaurante Mangai. Show de bola!!

    Responder
    1. Vinicius Brito

      Também apoio a ideia, o Mangai é ótimo. Não se assuste com os nomes dos pratos, são ricos em sabores.

      Responder
  12. Lucy Almeida

    Estive passando férias no mês de abril em João Pessoa e realmente fiquei impressionada com a tranquilidade, estrutura e beleza da cidade. Todas as praias são maravilhosas e além dessas já citadas, eu acrescentaria as piscinas naturais de Carapibus e praia do Amor. Imperdível, também, é ver o pôr do sol na praia fluvial do rio Jacaré ao som do bolero de Ravel tocado divinamente por Jurandyr do Sax.

    Responder
    1. Tito Bosco

      caramba. deve ter sido surreal ;)

      Responder
  13. Agnaldo Mota Jr

    De longe é o melhor litoral do nordeste. Praias calmas, poucas pessoas. Ainda não há o turismo predatório. Muito bom! Recomendo a todos!

    Responder
  14. Rodrigues Rodrigues

    Amei todos os comentários, realmente, fico super feliz quando alguém confirma tudo que já sei da minha cidade, vale a pena conferir td,as praias os restaurantes, os quiosques na beira da praia… pena que vou lá tão pouco, morro de saudade daquela musiquinha ao vivo, no quiosque bahamas, para alguns, pode ñ ser graaaandes coisas, mas eu ADOOORO, sem falar do atendimento que é excelente. pena que nunca tem promoção boa de passagem. Sempre comento, parece que aí ñ tem secretaria de turismo…. bj a tds!

    Responder
  15. Eric Clasen Donatini

    Minha esposa e eu já fomos duas vezes, é excelente. É o único lugar do Nordeste em que você não é explorado no preço dos passeios, hotéis e restaurantes. É praia com jeito de interior. Não deixe de jantar no Nau.

    Responder
  16. Daniel Vitor

    Em Março tirei férias e fui pra João Pessoa, mesmo sem esse guia, conheci todas essas praias, exceto Tabatinga. Mas o lugar me surpreendeu demais. Quem for a Jampa, não pode deixar de ir ao Farol de Cabo Branco, Ponta do Seixas, a Estação de Cabo Branco, e tem que assistir um por do sol na praia do Jacaré. Resumindo, Jampa necessita de pelo menos 1 semana, para ser aproveitada como deve. Vale a visita. Principalmente para nós sulistas. Lá tudo é muito barato! Uma cidade do Nordeste onde tudo é acessível e barato! Recomendo sempre! Já estou programando uma viagem de volta!

    Responder
  17. andre trindade

    Discordo, o "investimento" que fizeram em Natal por parte dos governos serviram apenas para desfigurar a cidade e encarecer os preços de forma exorbitante, JP está dando um bom exemplo em como explorar o turismo e não o turista.

    Responder
    1. Tito Bosco

      Realmente o turismo de Natal é para alto padrao mesmo. E ate aqueles locais que nao estao gabaritados a oferecer um serviço de qualidade, cobram os preços que nao condizem com o que é oferecido ao cliente.

      Responder
  18. Andressa Borges

    Pessoal, que orgulho de minha cidadeee. João Pessoa é o melhor lugar do mundo a se morar e por isso, me orgulho em ler uma matéria tão bem elaborada e veridicamente fundamentada.

    Infelizmente sofremos muito preconceito, porém, quem passa por aqui se surpreende e se apaixona.

    Caso alguém tenha alguma dúvida, sugestão ou queira algumas dicas, pode entrar em contato comigo e esclarecerei com o maior prazer.

    E aqui ficam meus parabéns ao melhoresdestinos.

    Responder
    1. GIULIANNA

      ANDRESSA PODE ME AJUDAR FALANDO COMO É O CLIMA AÍ EM ABRIL, IRIA EM MARÇO MAS TENHO Q MUDAR E GOSTARIA DE SABER QUAL MELHOR PRAIA P/ HOSPEDAR TAMBAÚ OU CABO BRANCO, FICO MUITO GRATA SOU DE MINAS E ESTOU LOUCA P/ CONHECER JOÃO PESSOA
      GIULIANNA

      Responder
    2. Iara

      Andressa, gostaria de uma dica de hotel bem tranquilo na praia de Cabo branco. Pode indicar?? Pretendo alugar um carro no aeroporto. É fácil ir para Cabo Branco, eu e meu marido, de madrugada? Tem outra sugestão de hotel ou praia em local tranquilo?

      Grata

      Iara

      Responder
  19. Tarciano Paiva Felis

    Só para fechar a belíssima explanação, recomendo a praia de Gramame ( encontro do rio com o mar, Encantador), Picãozinho, Canyon de Coqueirinho e uma praia fascinante e deserta, que fica dentro de uma aldeia indígena, poucas pessoas conhecem, é a praia de coqueirinho do norte, antes da Bahia da traição, litoral norte da Paraíba. Esta praia é fabulosa. Sucesso MD.

    Responder
  20. Cristiano Alencastro

    Isso é verdade, estive agora em março para apenas um "final de semanazinho" e os preços são super acessíveis em se considerando NE. Fora que Tambaba é uma delícia. =)

    Quero voltar!

    Responder
  21. Rafael Fernandes de

    Como pessoense deixo minha dica de um sábado perfeito de verão.

    Escolher um sábado com maré baixa, acordar cedo e ir direto pras praias do Poço ou Camboinha, é de lá que se tomam os barcos para areia vermelha… Fique em areia vermelha até cansar! Perto das 15 ou 16h continue de barco até a praia do Jacaré, escolha um bom lugar, veja o por do sol ao som de Jurandyr e volte pra casa pra descansar um pouco.. Por volta das 22 é hora de sair. Escolha um bom restaurante se você for mais caseiro (Goulivert, Goulivert Mar, Adega do Alfredo, Degustar, Tanabata, Porto Madero etc) ou um bar ou balada se for de sair (Chopp Time, Dona Branca, Vila São Paulo, Acess Lounge ou Zodíaco) e termine a noite! Quando acordar no domingo nada melhor que um belo almoço no Nau!

    Aproveitem! Nossa cidade é ótima!

    Responder
  22. Junior E Luciana

    Ola estamos com viagem marcada para JP em Outubro iremos alugar um flat, poderia nos dizer qual a melhor regiao para ficar estou entre a praia de Manaira perto do Mag Shop. e Tambau perto da Feira de artesanato desde jpa agradeço

    Responder
  23. José Leoni Janczak

    Olá a todos. Eu e minha esposa estamos de passagem marcada para JP em meados de setembro. Pretendemos ficar uns dias em JP e alugar um carro para visitar as praias do sul e retornar para JP. Na sequência, gostaríamos de subir para o norte em direção a Natal. Pergunto: alguma dica de uma pousada em uma praia no meio desse trajeto que pudessemos ficar e fazer uma esticada até Natal e voltar? Vamos retornar para casa de JP. Tenho 10 dias para fazer tudo isso, espero que me ajudem e desde já muito obrigado.
    José e Suzy
    Caxias do Sul RS

    Responder
  24. Luis Gama

    Muito, muito legal, mas que se programar, pois são tantas praias que se vc for passar poucos dias não dá pra ver todas.

    Responder
  25. Xavier

    Iremos conhecer em abril de 2014, em nome do Senhor Jesus. com exceção de TAMBABA.

    Responder
  26. Katia

    Realmente JP e miito bom porem quem deseja vir antes de fazer passeios para Picaozinho ou Areia Vermelha,procure saber sobre a tabua da mare,pois os guias de turismo querem vender e te empurram o passeio de qualquer maneira. Aconteceu comigo e com outras pessoas tb. Fica parecendo propaganda enganosa.

    Responder
  27. sONIA eLIZABETH

    eU E MINHA FILHA IREMOS PARA JOAO PESSOA EM MARÇO/2014. FECHEI COM O HOTEL ATLANTICO EM JP, MAS QUERIA FICAR UMA SEMANA NO CONDE. VC INDICARIA UMA POUSADA?

    Responder
  28. ana paula

    Tenho duas crianças pequenas, então na minha opinião a praia do Bessa é a melhor, porque na maré baixa se formam as piscinas naturais e ela é mais plana, já s outras praias tem muitos barrancos.

    Responder
  29. ana paula

    Sonia Elizabeth, no Conde tem um resort mara que se chama mussulo by mantra, eles tem uma estrutura do próprio hotel na praia de Tabatinga, é ótimo, inclusive este ano, ficaremos 20 dias em joao pessoa dos quais dois quero passar lá…fica a dica.

    Responder
  30. vital pedro

    estou de viagem marcada para dia 18, recebi ótimas referências do local, não vejo a hora de chegar e curtir todas as belezas do local…

    Responder
  31. Renata

    Oiii em julho iremos ficar 4 dias em João Pessoa (família toda, desde avós até crianças) gostaria que nos indicasse alguns lugares que não poderemos deixar de ir.
    A hospedagem tb é uma de nossas dúvidas.

    Abç.

    Responder
  32. Diêgo

    Legal, sou apaixonado pelo Litoral Sul principalmente Tambaba onde sou sócio de carteirinha. E aquelas Falésias de Tabatinga (coqueirinho) incrível…

    Responder
  33. Diêgo

    Renata, procure o roteiro para conhecer o Pôr do Sol do Jacaré com a família garanto que ira se surpreender. A noite vcs poderão ir a Orla de Tambaú onde irão encontrar a feirinha de artesanato junto a feirinha de gastronomia com deliciosas tapiocas e comidas regionais… haaaa em relação as praias eu gosto mais do Litoral Sul Coqueirinho, Praia Bela onde vc poderá alugar kaiaques e dar uma volta no Rio , Tambaba (naturalista), Praia do Amor, Tabatinga é isso Bom Passeio. Espero que tenha ajudado!

    Responder
  34. Carol

    Boa tarde

    Estamos indo para JP final de outubro, com duas crianças de 3 anos, quais praias vocês indicam para ir com criança?

    Obrigada

    Responder
  35. leilson

    Sou de São Vicente ,SP estou em J.pessoa fiz hoje o passeio na praia do jacaré o por do sol é fantastico!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>