Os 25 melhores destinos para 2015 na opinião de nossos leitores

Denis Carvalho 29 · dezembro · 2014

Já temos a lista dos melhores destinos para viajar em 2015! Após a participação de mais de 17 mil leitores, chegamos ao resultado, que traz algumas semelhanças com a lista do ano passado, mas também aponta tendências interessantes. Antes de mais nada, ficamos muito felizes com o número de viagens realizadas pelos leitores: 91.6% dos mais de 17 mil participantes fizeram pelos menos uma viagem no ano que está terminando, um número fantástico!

Dessa vez nem vamos fazer suspense! O destino vencedor tanto na categoria das viagens deste ano quanto no destino dos sonhos para 2015 foi Orlando! A infinidade de atrações da cidade da Flórida a colocam no topo da lista dos destinos mais visitados deste ano e dos mais desejados de 2015 com todos os méritos.

Na segunda colocação, mais uma cidade norte-americana, dessa vez se consolidando com a medalha de prata nas duas pesquisas: Nova York! As duas contudo, são as únicas unanimidades da pesquisa, que apesar de não possuir valor científico certamente está muito próxima da realidade, devido à enorme quantidade de leitores participantes!

Vamos aos resultados, lembrando que mantivemos a opção original enviada pelos leitores, de modo que há votos para cidades, países e mesmo continentes:

Destinos mais visitados em 2014

Como antecipamos, Orlando e Nova York seguem firmes na ponta, mas tivemos uma boa colocação do Rio de Janeiro, que conquistou uma honrosa medalha de bronze após subir cinco posições em relação ao levantamento do ano passado.

Este ano, aliás, tivemos uma boa tendência de subida de destinos nacionais, com destaque para São Paulo, que sequer aparecia entre os 25 mais visitados no ano passado e agora ocupa a oitava posição. Fortaleza, Gramado, Natal, Maceió e Foz do Iguaçu também subiram no ranking, além de Florianópolis e Salvador que também haviam ficado de fora no ano passado.

Falando em destinos estreantes, além das três cidades nacionais entraram na lista dos 25 destinos mais visitados Portugal e Califórnia, ocupando as duas últimas posições da lista. Entre as cidades que estavam no ranking do ano passado e caíram neste ano estão Ilha de Páscoa, Havaí, Fernando de Noronha, Peru e Roma. No caso da Ilha de Páscoa e Havaí fica claro que a grande visitação foi devida às ótimas promoções de passagens para os dois destinos, que infelizmente não se repetiram em 2014.

Destaque ainda para as subidas de Paris e Londres, que ascenderam oito colocações cada, assim como Cancún, que subiu nove postos na lista.

o-melhor-2014

Melhores Destinos para viajar em 2015

Não sabemos quanto a vocês, mas a lista dos destinos mais desejados para o próximo ano é que consideramos mais importantes, pois nos oferece a oportunidade de saber para onde os leitores sonham em viajar e nos permite direcionar nossas buscas e pesquisas e diárias por promoções para tentar atendê-los, apesar de depender da boa vontade das companhias aéreas em fazer ofertas!

Bom, como dissemos, a lista deste ano traz Orlando na primeiríssima posição e Nova York na segunda, após subir um posto. As novidades já começam no top 3, com Paris subindo quatro colocações e ficando com a medalha de bronze, seguida da Europa em quarto e Estados Unidos em quinto. Miami aparece em sexto na lista, seguida de Itália, Londres, Cancún, Las Vegas e Portugal.

Até aqui nada muito novo, já que fora a subida de Paris os demais destinos variaram pouco. A primeira surpresa é a Alemanha, que aparece como 12º destino mais desejado para 2015, enquanto no ano passado sequer entrou na lista dos 25!  Outros estreantes na lista foram Amsterdã, Los Angeles, Grécia, Lisboa e Santiago – todas não estavam na lista dos destinos sonhados em 2014 e conquistaram lugar na de 2015.

Logicamente se seis destinos estrearam no levantamento deste ano, outros seis deixaram de aparecer na lista. A queda mais sentida foi da Austrália, que era o décimo destino mais desejado e caiu para 32 posição neste ano. Também deixaram a lista a Espanha, Caribe, Canadá, Punta Cana e a Argentina, lembrando que Buenos Aires continua na lista e até subiu.

Vale destacar que a Europa está em alta, com vários destinos exceto Roma, além da subida do Chile, que melhorou posição e ainda teve a inclusão da capital Santiago na lista dos melhores para 2015.

os-destinos-mais-procurados-2015

E os destinos brasileiros? Continuam mal das pernas! Apenas Fernando de Noronha e Rio de Janeiro foram listados entre os 25 melhores. Os seguintes foram Fortaleza (28), Natal (33), Gramado (39), Maceió (44), São Paulo (49). Tem mais leitores interessados em visitar a Croácia (50) do que Florianópolis (51), Recife (54) ou o Nordeste (63). Vamos tratar deste assunto com detalhes, em um próximo post da pesquisa, que vai abordar o impacto da alta da dólar e a opinião dos leitores sobre viagens pelo Brasil!

Europa em alta

Esse ano fizemos um estudo muito mais detalhado das respostas e no começo do ano vamos divulgar várias outras informações como os países mais procurados pelos brasileiros. Só para adiantar, destacamos o resultado por continente. Apesar do domínio de Orlando e Nova York, a Europa ainda é o sonho da maioria dos leitores, com 34,11% dos votos, incluindo todos os destinos citados na pesquisa. A América do Norte, que inclui os Estados Unidos e Canadá, aparece na segunda posição, com 29,59% dos votos. Somados, os dois chegam a 63,7% das respostas, o que mostra que a maioria dos leitores deseja visitar o Hemisfério Norte.

Vale ressaltar que incluímos o México na região do Caribe e América Central, por fazer mais sentido do ponto de vista do turismo seguir a divisão cultural do continente, entre América Latina e América Anglo-Saxônica.

A América do Sul aparece na terceira posição, com apenas 19,82%, dos quais 10,7% se referem a destinos nacionais e 9,12% aos demais países do continente, especialmente Chile, Argentina e Peru. O grupo da América Central, México e Caribe ocupa a quarta posição com 7,86% – bem abaixo do esperado – , seguido por Ásia (5,54%), Oceania (1,77%) e África (1,3%). O pífio resultado africano pode ser atribuído em grande parte ao medo da epidemia de ebola.

E ai? Gostou do resultado? Seus destinos favoritos ficaram bem posicionados? Dê a sua opinião e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Paulo

    Nos destinos 2015 Portugal está aparecendo duas vezes.

    • Opa, obrigado!

      • Eros Alexandre

        Também tem Europa, Paris, Roma, Lisboa. Poderia desconsiderar Europa e deixar somente os paises/cidades. nas duas listas.

  • Ricardo

    Estranho, creio que a lista deveria ser divida em paises, cidades, etc. Pois aparecem Paris, Europa, e França, ficando muito abrangente e confuso, a lista ficaria muito melhor se fosse dividida em cidades e depois em países.

  • Andre Passos

    Os destinos brasileiros vão continuar mal das pernas, enquanto tivermos que pagar preços absurdos para se viajar dentro do Brasil.
    Moro em Natal-RN e semana passada comprei na promoção Natal-Los Angeles por R$1.800 incluindo taxas, poucos meses atrás procurei passagem para Porto Alegre e o preço? R$1.300.

    • Sérgio Phereira

      Meu conterrâneo…..
      Estou só esperando surgir uma oportunidade para comprar Natal-Bariloche…

  • Manjola

    Orlando, destino top dos sacoleiros desde 70’s

    • carlos baccarat

      Perfeita sua colocação / / / É fácil encontrar brasucas,, em extase,, comprando produtos made in china, , modelitos que encalharam ou coleções que já ficaram pra trás, , há ah essa tribo , , é a mesma
      que falam mal do Pres. LIS, , , achando que são importanteeeee, tamo na América,, , ,//,/,/,/ Muitos sequer sabem que vão levar para casa,, , bagulhos que lá ninguém quer mais!
      29/12/2014

      • Gustavo

        Meu caro esse bagulho custa pelo menos 3 vezes mais no Brasil, compare com a proporção correta!!

      • Aline

        Bem colocado Carlos.

      • evandro

        Pelo comentário ou é mto rico que não precisa ver o preço das coisas ou usa camisa do tcheguevera e não sabe nem porque é contra os EUAs.

  • Lincoln Andrade

    Os preços internos são elevados sim.
    Mas vale realizar uma programação que até o cachorro viaja, concretizando um pagamento justo em sua totalidade.

  • Edimar Eustaquio

    Das 2 listas só ainda não conheço: Itália, Las Vegas, Punta Cana, Amsterdã e Grécia. Obrigado Jesus por tanto ter me abençoado. Obrigado Melhores Destinos pela ajuda na realização de tantos sonhos. Que Deus abençoe a todos nós.

    • Aline

      O Melhores Destinos tem me ajudado bastante tb!

  • Sérgio Phereira

    Chega logo promoção Natal-Bariloche !!!! 🙂

  • YURI FAMINI

    Aguardando promoção pra Londres 😉

  • Diógenes

    Será que sou um dos poucos brasileiros que não têm vontade de ir a Orlando?

    • Patricia

      Se somos poucos não sei, mas também não tenho vontade!

    • Regina Célia

      Você não está sozinho, conheço muitos países mas nunca fui aos EUA. Brasileiro e assim, consegue um dinheirinho e sai correndo pra la. Cruzes.

    • fred k. chagas

      Cara, escrevi ha pouco sobre isso . Como falei, vá lá ir uma vez se têm isso como sonho. Mas querer voltar, a menos que você tenha menos de 15 anos, é um certo mico.

    • Aline

      Meu marido tb não quer, mas ainda o convencerei!

    • luciano ccc

      Também tinha resistência e acabei indo com a familia. Eh um lugar simplesmente fantástico. Tudo funciona. Os parques recebem muita gente de forma organizada. Como sou baiano posso comparar como um carnaval de salvador super organizado. Isso considerando a quantidade de pessoas.

  • Tito Bosco

    Fortaleza na frente de Natal e Salvador. Indiscutivel posição 🙂 Mas Salvador está melhorando cada vez mais para recuperar o tempo perdido com o descaso intencional das administrações anteriores. Já Natal apesar de ter em 2012-2013 umas 15x sempre achei que deveria melhorar muito. Ganha em belezas naturais, mas a questao de qualidade de serviços/atendimento ainda pecava na epoca. Nao sei agora.

    • Werlesson

      Fui em 2011 lá e gostei de tudo , povo hospitaleiro e ótimos lugares para passar lua de mel.

    • mariostefa

      Olá Tito. e os quiosques das praias de Salvador, quando voltarão a te-los de verdade?. Com estrutura para atender decentemente os frequentadores e turistas?

      • Tito Bosco

        Ola mario, como sabe a nossa orla é muito extensa, mas pelo q eu tenho visto a prefeitura está trabalhando em alguns pontos dela para que possa dar mais estrutura aos banhistas em geral. A Barra está reformulada, Ribeira também, agora estão fazendo Itapuã e Piatã. Creio que logo teremos uma nova e melhor orla para todos. Pelo menos assim espero.

  • Fernando Espósito

    ao que tudo indica, embora sem cunho científico, o estudo está de parabéns pela abrangência e quantidade de participantes da pesquisa… acaba por ajudar-nos a entender também o cenário e nos programarmos melhor para nossas viagens.. parabéns MD.. e que venha MIA – MCO em fevereiro que comprei graças a vcs!!

  • Lore

    Sempre quando penso em viajar para o Brasil, faço uma pesquisa e algum destino internacional acaba superando em preço, estrutura e atendimento, aí, já viu, escolho o destino internacional. O turismo no Brasil ainda precisa evoluir muito

  • André

    São Paulo em oitavo? Viagem a trabalho contou?

    • Diogo Marxx Ramirez

      Cara, São Paulo ficou em 1° lugar na escolha do público do Trip Advisor 2014 e teve 4 atrações entre as 10 melhores do Brasil.

      MELHORES DESTINOS

      1° São Paulo
      2° Rio de Janeiro
      3° Gramado
      4° Salvador
      5° Florianópolis
      6° Curitiba
      7° Fortaleza
      8° Natal
      9° Trancoso
      10° Jericoacoara

      MELHORES ATRAÇÕES

      1° Instituto Ricardo Brennand (Recife)
      2° Inhotim (Brumadinho)
      3°Museu da Língua Portuguesa (São Paulo)
      4°Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo)
      5° Museu do Futebol (São Paulo)
      6°Museu Imperial (Petrópolis)
      7° Catavento Cultural e Educacional (São Paulo)
      8° Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Porto Alegre)
      9° Museu da Gente Sergipana (Aracaju)
      10° Museu da TAM (São Carlos)

      • bob

        Não São Paulo não teve as 4 melhores atrações, essa lista cita apenas museus. Foi uma lista com os melhores museus… Conheço SP é realmente p turismo e bem fraco

    • Patricia

      Você é de São Paulo, Andre? Se não é, já esteve aqui?

    • Sincero

      Kkkkkkkkk pensei a msm coisa!

  • Flavio Izac

    Vinha acompanhando desde agosto o MD para encontrar uma promoção de CNF-MIA para fev/2015. Com a oscilação cruel do câmbio estava difícil, minha esperança seria aguardar até a Black Friday. Durante o dia da BF surgiram poucas promoções interessantes. Porem, no final do dia lá pelas 20:00, enquanto mantinha meus incansáveis F5 no MD, e minhas constantes buscas pelos Submarino, Decolar e etc….
    Eis que me surge um aéreo pelo Submarino por R$ 1335,00 já com todas as taxas inclusas pela Copa.
    Não se passaram 03 minutos depois e já estava publicado no MD. Fiquei absurdamente impressionado positivamente com a equipe do MD, que em poucos minutos após eu ter conseguido, por uma tacada de sorte, fé e muita insistência conseguido minha passagem. Que não durou 10 minutos, pois queria comprar para 08 pessoas, e só consegui fechar o meu, da minha esposa e do meu filho!

    Obrigado a equipe do MD, vocês são fundamentais na economia que faço em minhas viagens. Mais sucesso a todos em 2015!

  • Olá Eros, mas o voto foi em “Europa”, não temos como saber quais cidades o leitor visitou ou gostaria de visitar. Teve muita gente que respondeu “mochilão pela Europa” por exemplo.

    • Edimar Eustaquio

      Meu caro, sugiro para que nas proximas, não sejam aceite continentes e nem país, e sim somente a cidade e o país, porque vale lembrar que todos os continentes tem turismo, e todos tem suas belezas, segue exemplo Estados Unidos tem diversas cidades lindas com turismo grandiosismo, assim como o nosso Brasil, Argentina e Italia.

    • Jonatas

      Concordo em manter Europa. Sinceramente, se alguém tem mais de duas semanas livres acho um desperdício ir à Europa e visitar somente um país (pois a facilidade de deslocamento é muito fácil), ainda mais se for a primeira vez. Claro que em cada país há muita coisa para se fazer e ver porém em uma 1ª viagem ao Velho Continente, vale bater ponto nos principais pontos turísticos. É só planejar que não tem como dar errado. Feliz Ano Novo à todos.

      • Fernando Jácomo

        Isso depende… Tem gente que prefere fazer um “apanhado” pela Europa e ver até 6 países em duas semanas. Eu já não curto.

        Podia ter uma separação por Cidades e outra com campo aberto como foi essa.

    • Fernanda gomes

      Aconselho a criar uma lista fixa e dinâmica com 2 campos.

      1)Continente (escolha 1)
      2)Pais (so aparecem os países que fazem parte do continente acima, permite múltipla escolha)
      3)Cidades (permite multipla escolha)

      Isso evita pessoas colocarem coisas como Mochilao e também permite uma analise melhor. Imagine que a maioria das pessoas querem visitar paris, mas nesse grupo uma parte coloca europa, outra parte coloca franca e apenas um grupo pequeno coloca paris. Pode ser que o resultado da lista final paris nem apareça nas posições iniciais.
      Desse jeito da para analises por continente, pais e cidade.
      E programar isso nao é difícil.

  • Nós respeitamos a maneira como cada leitor votou, seja no país, cidade ou continente, afinal é possível organizar uma viagem tendo os três como destinos, mas vamos fazer outros posts separando apenas países e cidades, infelizmente os votos nos continentes terão que ser desconsiderados, o que vai gerar uma pequena distorção.

  • Eduardo Cavalera

    Dos 25 citados em 2014 conheço 19 o/, e alguns graças ao melhores destinos =D
    Que venha caribe em 2015 rs…

  • mariostefa

    Parabens pelo trabalho de todos vcs da equipe MD. E que para 2015 tenhamos muitas promoçoes, tipo , por ex. KLM. Abraços e muita Saúde a todos.

  • Diogo Marxx Ramirez

    Não tenho a mínima vontade também, existem tantos lugares no mundo com história, arquitetura, belezas… acho perda de tempo gastar milhares de reais pra ir em parques, pra no fim voltar só com bagagem de muamba e bagagem cultural nula.

    • Cesar

      Somos 3 então.

      • Frederico Braga

        Agora já somos quatro.

        • Thaty

          cinco!

    • Larissa Lyra

      Também não! Mas minha mãe e irmã querem tanto ir fazer compras por lá que eu acho que vou acabar tendo que ir em 2015. Mas, por mim, jamais planejaria uma viagem pra lá.

      • Patricia

        Ah Larissa, tente convencê-las a fazer compras em outro lugar. Tem Outlets no país inteiro e alguns estados, Oregon por exemplo, nem tem o imposto sobre vendas 🙂

      • Caroline

        Também nunca pensei em ir pra lá, mas acabei comprando uma passagem, que vi aqui, por uns 700 reais (não dava pra perder!).
        Em Orlando (e especialmente em Miami) é possível encontrar muita cultura sim. Há muita história, arquitetura e beleza! A mistura de americanos/latinos é interessantíssima e só não absorve bagagem cultural quem não quer.
        Se sua família quer ir pra lá, aproveite! Vale a pena.

        • Tassiane

          Concordo plenamente…bagagem cultural vc adquire em qualquer lugar do mundo…tudo depende da forma de olhar…

    • Ana E.

      Fui esse ano visitar uns parentes e queria morrer… que lugar odioso!

    • Carlos

      Me desculpe, mas quem fala isso é que não conhece a cidade, posso falar com conhecimento pois conheço EUA e Europa quase toda, Orlando além de compras e parques possui toda uma infra estrutura para receber os turistas que não vi em nenhum outro lugar, inclusive cultural, ou seja, tem pra todos os gostos, sem contar com a organização impecável americana que nenhum outro lugar do mundo possui.

      • fred k. chagas

        Ta louco amigo!? Infra cultural melhor que em qq lugar??… Se gosta daquilo, OK . mas exagero não …

    • Que bom saber que ainda têm gente no mundo que pensa como eu penso!!!

    • Alexandra

      Concordo plenamente. Também acho muito exagero essa obsessão com compras nos EUA. Existem muitas opções de roupas e calçados para comprar sem ser de marcas famosas a preços mais em conta e de fabricação nacional. Já ultrapassou todos os limites do bom senso essa paranóia com aparência aqui no Brasil. Graças ao MD vou fazer minha terceira viagem ao Velho Mundo em abril, vou comemorar meus 30 anos realizando o sonho de conhecer a Alemanha, que entrou na lista dos destinos mais desejados para 2015. Acredito que seria muito mais importante os brasileiros irem a lugares onde aprenderiam mais sobre cultura e ideal coletivo, pois eh isso que falta em nosso país.

      • Rocicler

        Alexandra qdo vc voltar da Alemanha, deixa umas dicas ta? 🙂

    • Eu vou desperdiçar férias nesse lugar em Maio. Pensei que apenas eu no Brasil não achava graça em ir para esse lugar, ficar comprando muamba igual um zumbi maluco e passeando na “réplica” de alguma coisa.

      Esse é o aspecto mais caipira da nossa classe média.

    • Dri Castro

      6!
      Eu, apesar de precisar de equipamentos fotográficos e da oportunidade de comprar tudo com melhor preço nos EUA(não só os equipamentos, como roupas etc), ainda prefiro andar mal vestida aqui e utilizar meu suado dinheirinho em uma viagem a Europa ou Caribe e realmente aproveitar o local. A felicidade de uma viagem assim e a bagagem(da qual não precisamos pagar pelo excesso) é eterna e não uma satisfação momentanea como a das compras. Cada um tem o seu perfil e suas prioridades, não vou criticar quem os faz, até porque conheço muitas pessoas que foram a NY e aproveitaram muito os museus, a cidade e não foram somente para compras em excesso.
      Além da Europa, meus destinos favoritos são as ilhas caribenhas e nordeste(que infelizmente ainda é muito caro), pois sou apaixonada por sol, praia, mar, natureza.

  • Gabriel

    Na minha opinião, esse rótulo fica mais para Miami. Orlando tem uma infinidade de atrações. Além dos diversos parques, tem Cape Canaveral a 1 hora, onde pode-se visitar a Nasa, além de pegar um cruzeiro pelas Bahamas. Perde quem vai pra lá só para se atrolhar de compras.

    • Raquel

      Orlando é realmente incrível e as coisas lá são mais baratas do que em Miami, que está inflacionada por causa da grande quantidade de brasileiros. Sim tem muita coisa pra se ver e fazer por lá e comprar, com certeza, é um desses atrativos.

  • Michel Soares

    Recife tem muita intenção de visita dos nordestinos devido ao consulado dos Estados Unidos (Visto).

  • Evandro

    A Austrália e o Canadá são imperdiveis.

  • Gabriela

    Mas SP? Really? Eu moro aqui há muitos anos, sou do interior de SP, mas não colocaria esse pedacinho do inferno na terra em oitavo lugar nem em sonho kkkkk A cidade é boa pra trabalhar de segunda a sexta e fugir daqui no fds kkk

    • Patricia

      Poxa, tanta coisa bacana em São Paulo Gabriela…acho que você tem procurado nos lugares errados.

  • Sandra

    Feliz ano novo para todos!!
    Feliz viajens para todos!
    Obrigada MD, que 2015 traga saúde e prosperidade (:
    Abraços

  • Rodrigo

    Faltou Ilha de Páscoa

  • Guest

    A pesquisa carece um pouco de metodologia científica ao comparar destinos como continentes (Europa, por exemplo, apareceu na lista), países, e cidades.

    Recomendo para a próxima edição a criação de filtros ou apenas serem computados os nomes de cidades.

  • Jorge Pizarro Esteves da Costa

    A pesquisa carece de metodologia científica ao comparar destinos continentais (Europa, por exemplo, apareceu na lista), países, e cidades.

    Recomendo para a próxima edição a criação de filtros ou apenas serem computados os nomes de cidades.

    • Patricia

      Mas não era mesmo pra ser uma pesquisa científica…

      • Jorge Pizarro Esteves da Costa

        Mas dá forma que está feita dificulta a leitura. Uma pesquisa de verdade incluiria cotas amostrais, filtros, quebras por gênero, faixa de renda, idade, etc. Seria ótimo ter isso, mas não totalmente necessário. Mas do jeito que os resultados aparecem fica difícil a leitura. No mínimo, as opções de respostas para os leitores deviam ser únicas e comparáveis.

        • Leila

          Pra que isso tudo? Perda de tempo! O levantamento era para saber onde os leitores queriam ir. Pronto, ta ai a lista! Impossível ser mais claro! Quer dados aprofundados? Vai procurar no IBGE ou no Mtur! E fiquei muito feliz que os destinos que votei entraram no ranking, só faltam as companhias fazerem as promoções!

          • Sérgio Phereira

            Ri muito do seu comentário Leila !!!
            Realmente não dá pra entender esse povo….
            Votei em Bariloche, e achei que a cidade apareceria na lista.. mas tudo bem..

          • Bariloche ficou na posição 50 =)

          • Sérgio Phereira

            Tem como consultar a lista completa Denis ? No site só achei os 25 primeiros.. 🙂

        • JPM

          Você pode até questionar a metodologia, mas repare que a matéria abre com um aviso sobre “não ter valor científico”. E quando às opções, da forma que foi feita, ela reflete melhor a intenção dos participantes. Eu mesmo votei EUA, porque ainda não decidi para qual costa/estado/cidade eu irei. E muita gente votou Europa, porque pretende percorrer vários países em uma única viagem, mas provavelmente só vai definir quais conforme as promoções surgirem.
          Esse tipo de abordagem pode desagradar os acadêmicos, mas ainda assim é muito útil para as empresas. Uma empresa que voe para a Europa, mas que não tenha vôos para Paris, ainda pode focar no público que está interessado na Europa, e criar promoções que atraiam essas pessoas para os destinos para os quais elas voem.

  • Feliciano Martins

    A lista está pronta, agora é torcer pra que as empresas a usem como base para promoções. Esperamos a divulgação aqui no site.
    Valeu MD!

  • Carlos

    Não entendo porque é tão difícil encontrar promoções partindo de Recife… É mais fácil encontrar boas promoções partindo de cidades com aeroportos bem menores e menos movimentados como João Pessoa e Maceió, cujos voos normalmente fazem escala em Recife…

  • Camila

    MD, vamos com tudo para a Grécia em 2015!!!!!!!! Conto com vocês.

    • fred k. chagas

      Camila, alem de Santorini e mikonos va a Milos também. Barata e deslumbrante!!!!

  • Foi apenas a 159 mais votada

    • Jorge Pizarro Esteves da Costa

      Talvez porque não teve uma boa promoção pra lá, como a de 2013.

      • Yuri

        Tomara que as promoções pra la saiam em anos ímpares :)))

    • fred k. chagas

      Denis, Maldivas entraram na lista?

  • Ana

    Parabéns Melhores Destinos pelo trabalho realizado com essa pesquisa! Sem dúvida, é de grande contribuição e reflete o trabalho sério, de qualidade e de grande benefício a todos que o MD já vem nos proporcionando há anos. (Já fiz algumas boas viagens por conta das dicas daqui!)

    Concordando com outros comentários já realizados, acho uma pena só que o destino mais desejado seja Orlando, um local que pouco agrega cultura, história e contato com diversidade, fatores os quais, em minha opinião, são alguns dos melhores ganhos de se viajar. Não critico quem viaje a esses destinos, sem dúvida, viajar é sempre bom, seja para onde for. Porém, acho uma pena que o turismo tenha entrado tão fortemente na lógica do consumo, sendo dirigido a inclinações de obtenção de satisfações imediatistas, dentro da zona de conforto, permitindo pouca abertura a experiências realmente novas e agregadoras e seguindo os padrões de massa e não de descoberta de interesses singulares de cada um.
    É uma pena que poucas pessoas desejem locais fora das rotas mais comerciais, os quais são os meus preferidos. A baixa procura também reflete em baixo número de promoções e facilidades para acessar outros destinos tão ou mais fantásticos do que os mais comerciais.

    Já tinha afirmado isso na pesquisa, mas deixo aqui meu registro mais um vez como sugestão de, pelo menos, uma matéria do Melhores Destinos sobre o tema: para mim o principal destino de 2015 seria Cuba!
    Com o fim do embargo americano, essa ilha paradisíaca logo se transformará em mais um destino bonito e histórico, porém sem suas exóticas particularidades. Então, eu sugeriria: quem deseja vivenciar um lugar lindíssimo, com enorme receptividade e um modo de vida que não se encontra em nenhum outro lugar atual, corra logo para Cuba!

  • Fernando Hermanny

    lendo acima: Entre as “cidades” que estavam no ranking do ano passado e caíram neste ano estão Ilha de Páscoa, Havaí, Fernando de Noronha, Peru e Roma. Melhor corrigir, pois Ilha de Páscoa, Havaí e Fernando de Noronha são ilhas, não são cidades, Peru é um país… cidade mesmo nessa lista só Roma!

    • Igor Renato

      Cara, a pesquisa é sobre destinos. Onde tu leu que é cidade?

    • fred k. chagas

      Se for atrás de muita exatidão então Havaí é um arquipélago. Conheço apenas Oahu mas só ela ja tem muito oq ver. Aloha!

  • Thiago Carrer Jorge

    Alemanha, Suécia e Noruega.

    Para mim esses são os melhores destinos. Pena que não apareceram na lista.

    • Igor Renato

      12 – Alemanha

  • Alexandre Vaccarezza

    Nao entendi o europa e Itália? Nem o Chile e Santiago, Santiago de Compostela?

  • Ronny

    Não é à toa que o Chile caiu no ranking. Acabei de voltar de lá. Passei uma semana (Santiago, Vina Del Mar, Valparaíso e Vale Casablanca). Apesar de ter adorado o lugar (e recomendar com veemência para quem ainda não conhece), as coisas lá estão bem carinhas frente ao nosso fraco e combalido real. O que assustou mais foi a alimentação. Até uma ida ao supermercado não sai barata. Diria que as coisas estão em torno de 10% a 20% mais caras que aqui. Uma garrafa de 1,5 litro de água custa em torno de R$ 2,50 no mercado.

    Em compensação, o povo é muito gentil e o transporte público super eficiente. Só peguei táxi na vinda do aeroporto para o hotel. O restante foi de metrô e carro alugado nos 3 últimos dias de viagem.

    • fred k. chagas

      VC não é do rio de janeiro, ne? Duvido ser mais caro que aqui.

  • Nós mantivemos os destinos da maneira como os leitores votaram, alguns votaram em cidades, outros em países e até em continentes, como Europa, Ásia e África.

  • Gildeilton Câmara

    Acho que o fato de Florianópolis, Recife ou mesmo a minha região Nordeste ter ficado atrás de outros destinos se deve ao fato de que muita gente que está de olho no MD já visitou esses lugares em 2014 ou antes devido as promoções anunciadas aqui. E para o ano que vem estão buscando novos destinos. Eu mesmo faço isso! A não ser que seja uma daquelas promoções imperdíveis, que a gente nem pensa e apenas compra e vai, pra não deixar passar em branco. E em 2015 o MD será nosso grande aliado para aproveitarmos os feriadões que virão, seja para qual destino for.

  • Yuri

    Bla bla bla… infra infra. Queremos cultura, história, belezas naturais, contato humano…

    Mesmo nos EUA existem dezenas de cidades muito mais interessantes que orlandoshopping ou Miamicompras. O povo so gosta de comprar e comprar!
    Europa é cultura. Asia então, nem se fala. Rode pela Ásia e abra sua mente.

    Infra de turista realmente nao será como orlandoshopping, nem vai ter o mickey ou o pateta, mas a bagagem cultural é simplesmente fora de série.

    Quem nao entender a mensagem, que aproveite para trocar seu iphone 5 pelo 6 ou seu galaxy 2014 pelo 2015, com alguns nucleos e gb de memoria a mais e uma camera com alguns megapixels a mais… ou aquela blusa comum com um jacare pregado.

    • Helena Richter

      Orlandoshopping? Miamicompras? Desde quando ter a mente aberta é manter esse tipo de pensamento intolerante e preconceituoso com os demais? Vai rodar mais pela Ásia meu filho, tem muito o que abrir ai…

      • Antonio

        Orlando é a cidade mais fake e odiosa dos eua. Resume-se a parques em profusão e compras. Quem quiser compras e cultura que vá a NY. Orlando é excelente para crianças. Ou para quem mesmo com idade ainda não cresceu mentalmente!!!

  • Yuri

    Nem eu Patricia.

  • Catarina de Angola

    A “epidemia” do ebola na verdade acontece em três países. A África é um continente com mais de 50. Eu entendo o medo das pessoas, até pq na mídia aparece isso, como se a África fosse uma coisa só. Mas não podemos achar que Chile e Brasil são a mesma coisa pq estão no mesmo continente. E espero que o Melhores Destinos entendam a percepção dos leitores, mas não simplesmente divulgue uma epidemia continental quando ela não existe dessa forma.

  • Breno Agra

    Isso é uma triste realidade para os destinos brasileiros, porém trata da realidade, pois viajar no Brasil hoje está extremamente caro. É uma pena!!! Parabéns MD pela pesquisa. Agora elabora uma pesquisa com os destinos mais baratos e desejados para viajar no Brasil.

  • Claudia Baum Boeira

    Concordo com você Carlos, apesar de não ser o meu destino favorito, não tem como admirar a forma como as coisas funcionam em Orlando. Muito disto se deve a “cultura Disney” incorporada na cidade, basta analisar a questão da acessibilidade nos hotéis. A Disney é uma pioneira neste aspecto e isto pode ser observado na cidade de um modo geral, independente do hotel ser da Disney. Não é a toa que quando se estuda marketing hoteleiro o exemplo é sempre o padrão Disney.

  • Aurea Braz

    Aguardando uma mega promoção para Madri. Sei que não está nos trends, mas tenho motivos de sobra. Feliz Ano Novo!!!!

  • Rafael

    Antes de criticar os resultados, deveriam entender que o fenômeno
    de viagem internacional é algo recente pra muitos brasileiros. Está ligado a
    estabilidade econômica, a renda, maior
    oferta de vôos e até a internet. É natural que uma pessoa pouco acostumada a
    viajar, quando o fizer vai buscar um destino de apelo e confortável, que não tenha
    problemas de infraestrutura, barreiras de língua etc. Orlando se encaixa bem
    nisso, pois é bem manjada e repleta de brasileiros há décadas e as pessoas já sabem
    o que vao encontrar e sabem que vao gostar. Outros destinos mais sofisticados
    (por ex. Asia, Australia, Escandinavia etc) exigem mais planejamento, mais
    qualificação e mais experiência em viajar. É um ciclo natural.

  • Paris, França e Europa na mesma lista!? Estamos falando de que tipo de destino? Cidade, país ou continente!? Isso interfere bastante no resultado

  • Rafael

    Vou para os EUA com frequencia desde os anos 90. Se o objetivo é compras, como se tem dito aqui, Orlando + Miami não é a melhor opção, é apenas uma opção. O varejo americano é bem padronizado e os preços relativamente próximos, portanto qualquer cidade media ou grande vai funcionar. Se vc só quer comprar mesmo, procure uma que tenha hospedagem barata, sales tax baixo, alugue um carro (pois os outlets ficam nas periferias) e resolva sua vida lá. Deixo como dica Filadelfia (sales tax zerados pra roupas e calcados e tem Premium) e Las Vegas (hospedagem bem barata e vários lugares pra compras com pouca gente).

  • fred k. chagas

    Espero que entendam mas sou voz dissonante. Não curto Orlando. Mais ate: acho uma M. Mas acho que se a pessoa não conhece , vale a pena . mas não querer voltar . Te garanto, nos EUA ha uns 50 destinos melhores. Na europa, uns 200. E quanto à melhor viagem que fiz em 2014, sem ddúvidas ilhas Maldivas (hotel Velassaru). ABS.

  • Manuel

    Uma pena não estar incluido o Jalapão, lá é muito lindo tudo …fiz uma viagem na copa do mundo para o Jalapão …aluguei uma Amarok, pousada, alimentação e avião com 5 pessoas saiu por R$ 6500,00 uma maravilha

  • Luiz

    Tem classificação de cidades, países e continentes. Aí mistura tudo…
    Exemplo: Roma, Itália e Europa, as três aparecem separadamente na lista. Precisa ter algum critério, caso contrário a votação se diluí…

    • Luciano

      Como tu é inteligente, ninguém tinha notado isso!

  • Sim, número 128

  • Ediane Caroline Drehmer Fritze

    Te ententendo perfeitamente Fred. Fui mochileira no fim dos anos 90, comecei pela Europa, então é muuuuuito difícil achar que Orlando é o máximo. Acabei de voltar de lá, fui pelos meus filhos de 7 e 10 anos. Foi ok, mais pela companhia dos amigos do que pelo destino em si. Meu filho de 10 anos achou entediante ( não, ele não tem problemas… o “problema” é que ele foi pra Europa antes!). Eu sou fascinada por viagens e quem o é, sabe que cada moquifo desse mundo tem seus encantos/desencantos. Foi legal pra conhecer e ter opinião, mas não acho que ela deve interferir nos sonhos de quem almeja ir pra Orlando. O que importa mesmo é viajar, conhecer novos lugares ( agora ir pra Orlando 3-4x, aí já é duvidoso) e abrir a mente e alma a esse mundo lindo! Feliz viagens em 2015!

  • Rachel Santana

    Sou do tipo que dependendo da oportunidade viajo para qualquer lugar, mas sinceramente, não tenho nenhum interesse em Orlando.

  • Oi Manuel, pois é Jalapão ficou em 222 – apenas 5 votos!

  • Raquel

    Chile , país maravilhoso, o Deserto de Atacama é fantástico. Em 2015 embarco para Nova Iorque, dicas de promoção do MD, obrigado!

  • Joao

    Se me permitem, acho que os comentários de todos são válidos, pois cada um tem um gosto e uma personalidade, eu por exemplo tive a oportunidade de conhecer quase todos os continentes (exceto o Africano) devido ao meu trabalho, e todos possuem muitas coisas interessantes, hoje eu prefiro viajar à passeio para os Estados Unidos, porém um pouco fora dos roteiros tradicionais (que já tive oportunidade de conhecer) como Washington, Seatle, etc e posso afirmar que possui atrações de diversão e culturais maravilhosas aliados ao conforto, comodidades e preços que só os Estados Unidos possuem.

  • Analu Andrade

    Orlando em 1º lugar! só quem não gosta de filmes não curte Orlando.
    Amantes da cultura Nerd e Geek com certeza influenciaram na votação, rsrsrs (Talvez seja preciso uma CPI para avaliar essa lista de 2015). Ainda tem toda aquela propaganda de contato com a natureza e blá,blá,blá… mas enfim, estou contando os meus centavos para ir à Orlando só pelo parque do Harry Potter, porque já fui na Inglaterra no tour e foi maravilhoso (recomento levar as crianças loucas por tecnologia, vão pirar!)
    Amantes de The Walking Dead devem ir em Setembro e Outubro, e podem acabar esbarrando (ou devorado?!) por algum zumbi. Enfim… quem gosta de filme e seriados vai adorar Orlando, e os rituais satânicos das comprar só faz quem quer (AVISO: não é obrigado, se vc não está acompanhado de um turma de compradores extremistas).

  • Patrik

    Infelizmente os brasileiros preferem se humilhar e entrar nos EUA do que visitar destinos infinitamente mais bonitos e que não se necessita passar humilhação.

  • Luciano ccc

    Sou de salvador e moro em Maceió a quase 5 anos além de conhecer todas capitais do Brasil (menos região norte exceto Belém). Para mim as capitais mais bonitas do Brasil são o rio de janeiro e Maceió. Cada uma no seu quadrado. As praias de Maceió são maravilhosas alem do litoral norte e sul serem de uma beleza incomparável. Se não me engano, Maceió atualmente eh o primeiro destino de turistas de Brasília. Pesquisem e visitem a qualquer época. Chover lá eh difícil. Violência??? Eu me sinto muito mais seguro em Maceió do que em salvador onde nasci e sempre visito familiares. A orla eh maravilhosa e VC pode andar 22h sem problemas.

  • Adilson

    Uma grande vantagem de viajar para Orlando em relação a qualquer cidade brasileira é que o risco de você ser assaltado ( roubado) e morto é ínfimo. Furto até acontece nos hotéis mas assalto a mão armada como no Brasil nunca ouvi falar. Cultura eu aprendo na internet, nos livros de História e de Literatura. Preciso andar de roupa e é lá que sempre vou comprar. Qualidade no ar, no trânsito,infinidade de comida e tudo barato ! Miami é mais difícil só por ter trânsito mais complicado mas nada como nas nossas grandes capitais, e acho que em Miami, pelo menos das vezes que fui sempre comprei mais barato lá que em Orlando, especificamente as marcas que gosto. Comprei camisas Holister por $ 10 em Miami. Desse preço talvez compre umas mal feitas por aqui.

  • Eliana

    Genteee!!! Queria ir muito visitar minha filha que foi estudar na Austrália, por um ano e meio, mas a passagem é cara. Nada de promoções!!

  • Cristiano

    Um misto de “esquerda caviar”, xenofobia barata e complexo de vira-lata.

  • Boa carlos

  • Dri Castro

    6!
    Eu, apesar de precisar de equipamentos fotográficos e da
    oportunidade de comprar tudo com melhor preço nos EUA(não só os
    equipamentos, como roupas etc), ainda prefiro andar mal vestida aqui e
    utilizar meu suado dinheirinho em uma viagem a Europa ou Caribe e
    realmente aproveitar o local. A felicidade de uma viagem assim e a
    bagagem(da qual não precisamos pagar pelo excesso) é eterna e não uma
    satisfação momentanea como a das compras. Cada um tem o seu perfil e
    suas prioridades, não vou criticar quem os faz, até porque conheço
    muitas pessoas que foram a NY e aproveitaram muito os museus, a cidade e
    não foram somente para compras em excesso.
    Além da Europa, meus
    destinos favoritos são as ilhas caribenhas e nordeste(que infelizmente
    ainda é muito caro), pois sou apaixonada por sol, praia, mar, natureza!!!

  • ZEZO

    Muito bom o resultado da pesquisa. Gostamos de ver a Alemanha na lista porque este será nosso próximo destino. Aguardemos as promoções. Bom ano para toda a equipe do MD.

  • Anderson Pimenta

    Parabéns ao MD pela pesquisa! Penso que o único filtro para uma próxima edição deveria ser de viagens nacionais ou internacionais. É muito difícil comparar os dois tipos numa mesma lista. Dificilmente alguém vai pensar num destino nacional como um “sonho”… diferente de uma ida ao exterior, onde o planejamento precisa ser bem maior. Com no máximo dois dias se conhece qualquer uma das capitais brasileiras. Já para visitar uma capital estrangeira, uma semana é pouco.

    • André

      Falou o vira-lata!

  • Ana W

    Tem muita gente aqui se dizendo tão culta indo à Europa e Ásia, no entanto não sabem respeitar a opinião alheia. Se Orlando está em primeiro lugar nas duas listas, foi porque a maioria votou. Não será meu destino em 2015, mas desejo boa viagem a quem for!

  • Thomas

    Faltou São Tomé e Principe ou Ilhas Maravilhosas, é um país ainda desconhecido, por isso é que se diz que ” é um paraíso por descobrir ” recebe apenas 20 a 25 turistas por semana não por razões de insegurança ou fealdade , mas porque as pessoas ” não sabem onde fica “, os visitantes chegam lá em voos ocasionais de Portugal ou de navios de carga de África. É um país muito verde, rico em natureza, rico em biodiversidade e foi descoberto petróleo. País do melhor chocolate do mundo. Fica a dica: deve lá ir em breve. e tem o nome ilhas maravilhosas, a editoria de viagens da televisão americana CNN Travel Internacional identificou São Tomé e Príncipe como um destino de sonho, um dos 10(dez) melhores destinos Turísticos do mundo.Brasil e Moçambique são os outros países lusófonos eleitos pela CNN, neste caso para as cem melhores praias do mundo: as brasileiras Porto da Barra, em Salvador, e Praia do Sancho, na ilha de Fernando de Noronha, ficaram em 50º e 95º lugares, respectivamente, enquanto a moçambicana Vilanculos, na província de Inhambane, foi a 77ª escolha.

    http://www.rtp.pt/rdpafrica/noticias-africa/cnn-escolhe-sao-tome-e-principe-para-ferias-de-sonho-em-2014_2152

    http://fugas.publico.pt/Noticias/329262_para-a-cnn-sao-tome-e-principe-e-um-dos-dez-destinos-de-sonho-para-2014

    https://www.facebook.com/stptravelparadise?fref=ts

    http://www.passaotempo.info/destino-exotico-tenha-as-ferias-dos-seus-sonhos/