logo Melhores Destinos

Os 25 melhores destinos para 2015 na opinião de nossos leitores

Denis Carvalho
29/12/2014 às 12:39

Os 25 melhores destinos para 2015 na opinião de nossos leitores

Já temos a lista dos melhores destinos para viajar em 2015! Após a participação de mais de 17 mil leitores, chegamos ao resultado, que traz algumas semelhanças com a lista do ano passado, mas também aponta tendências interessantes. Antes de mais nada, ficamos muito felizes com o número de viagens realizadas pelos leitores: 91.6% dos mais de 17 mil participantes fizeram pelos menos uma viagem no ano que está terminando, um número fantástico!

Dessa vez nem vamos fazer suspense! O destino vencedor tanto na categoria das viagens deste ano quanto no destino dos sonhos para 2015 foi Orlando! A infinidade de atrações da cidade da Flórida a colocam no topo da lista dos destinos mais visitados deste ano e dos mais desejados de 2015 com todos os méritos.

Na segunda colocação, mais uma cidade norte-americana, dessa vez se consolidando com a medalha de prata nas duas pesquisas: Nova York! As duas contudo, são as únicas unanimidades da pesquisa, que apesar de não possuir valor científico certamente está muito próxima da realidade, devido à enorme quantidade de leitores participantes!

Vamos aos resultados, lembrando que mantivemos a opção original enviada pelos leitores, de modo que há votos para cidades, países e mesmo continentes:

Destinos mais visitados em 2014

Como antecipamos, Orlando e Nova York seguem firmes na ponta, mas tivemos uma boa colocação do Rio de Janeiro, que conquistou uma honrosa medalha de bronze após subir cinco posições em relação ao levantamento do ano passado.

Este ano, aliás, tivemos uma boa tendência de subida de destinos nacionais, com destaque para São Paulo, que sequer aparecia entre os 25 mais visitados no ano passado e agora ocupa a oitava posição. Fortaleza, Gramado, Natal, Maceió e Foz do Iguaçu também subiram no ranking, além de Florianópolis e Salvador que também haviam ficado de fora no ano passado.

Falando em destinos estreantes, além das três cidades nacionais entraram na lista dos 25 destinos mais visitados Portugal e Califórnia, ocupando as duas últimas posições da lista. Entre as cidades que estavam no ranking do ano passado e caíram neste ano estão Ilha de Páscoa, Havaí, Fernando de Noronha, Peru e Roma. No caso da Ilha de Páscoa e Havaí fica claro que a grande visitação foi devida às ótimas promoções de passagens para os dois destinos, que infelizmente não se repetiram em 2014.

Destaque ainda para as subidas de Paris e Londres, que ascenderam oito colocações cada, assim como Cancún, que subiu nove postos na lista.

o-melhor-2014

Melhores Destinos para viajar em 2015

Não sabemos quanto a vocês, mas a lista dos destinos mais desejados para o próximo ano é que consideramos mais importantes, pois nos oferece a oportunidade de saber para onde os leitores sonham em viajar e nos permite direcionar nossas buscas e pesquisas e diárias por promoções para tentar atendê-los, apesar de depender da boa vontade das companhias aéreas em fazer ofertas!

Bom, como dissemos, a lista deste ano traz Orlando na primeiríssima posição e Nova York na segunda, após subir um posto. As novidades já começam no top 3, com Paris subindo quatro colocações e ficando com a medalha de bronze, seguida da Europa em quarto e Estados Unidos em quinto. Miami aparece em sexto na lista, seguida de Itália, Londres, Cancún, Las Vegas e Portugal.

Até aqui nada muito novo, já que fora a subida de Paris os demais destinos variaram pouco. A primeira surpresa é a Alemanha, que aparece como 12º destino mais desejado para 2015, enquanto no ano passado sequer entrou na lista dos 25!  Outros estreantes na lista foram Amsterdã, Los Angeles, Grécia, Lisboa e Santiago – todas não estavam na lista dos destinos sonhados em 2014 e conquistaram lugar na de 2015.

Logicamente se seis destinos estrearam no levantamento deste ano, outros seis deixaram de aparecer na lista. A queda mais sentida foi da Austrália, que era o décimo destino mais desejado e caiu para 32 posição neste ano. Também deixaram a lista a Espanha, Caribe, Canadá, Punta Cana e a Argentina, lembrando que Buenos Aires continua na lista e até subiu.

Vale destacar que a Europa está em alta, com vários destinos exceto Roma, além da subida do Chile, que melhorou posição e ainda teve a inclusão da capital Santiago na lista dos melhores para 2015.

os-destinos-mais-procurados-2015

E os destinos brasileiros? Continuam mal das pernas! Apenas Fernando de Noronha e Rio de Janeiro foram listados entre os 25 melhores. Os seguintes foram Fortaleza (28), Natal (33), Gramado (39), Maceió (44), São Paulo (49). Tem mais leitores interessados em visitar a Croácia (50) do que Florianópolis (51), Recife (54) ou o Nordeste (63). Vamos tratar deste assunto com detalhes, em um próximo post da pesquisa, que vai abordar o impacto da alta da dólar e a opinião dos leitores sobre viagens pelo Brasil!

Europa em alta

Esse ano fizemos um estudo muito mais detalhado das respostas e no começo do ano vamos divulgar várias outras informações como os países mais procurados pelos brasileiros. Só para adiantar, destacamos o resultado por continente. Apesar do domínio de Orlando e Nova York, a Europa ainda é o sonho da maioria dos leitores, com 34,11% dos votos, incluindo todos os destinos citados na pesquisa. A América do Norte, que inclui os Estados Unidos e Canadá, aparece na segunda posição, com 29,59% dos votos. Somados, os dois chegam a 63,7% das respostas, o que mostra que a maioria dos leitores deseja visitar o Hemisfério Norte.

Vale ressaltar que incluímos o México na região do Caribe e América Central, por fazer mais sentido do ponto de vista do turismo seguir a divisão cultural do continente, entre América Latina e América Anglo-Saxônica.

A América do Sul aparece na terceira posição, com apenas 19,82%, dos quais 10,7% se referem a destinos nacionais e 9,12% aos demais países do continente, especialmente Chile, Argentina e Peru. O grupo da América Central, México e Caribe ocupa a quarta posição com 7,86% – bem abaixo do esperado – , seguido por Ásia (5,54%), Oceania (1,77%) e África (1,3%). O pífio resultado africano pode ser atribuído em grande parte ao medo da epidemia de ebola.

E ai? Gostou do resultado? Seus destinos favoritos ficaram bem posicionados? Dê a sua opinião e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção