Aeroporto de Cingapura é eleito o melhor do mundo. Guarulhos é o melhor do Brasil, mas fica fora da lista dos 100 melhores

Denis Carvalho 18 · abril · 2013

O Aeroporto Changi de Cingapura acaba de ser eleito o melhor do mundo na World Airport Awards, premiação promovida pela consultoria britânica SkyTrax. Entre os brasileiros, o Aeroporto de Guarulhos foi o melhor colocado, seguido pelo do Galeão, no Rio de Janeiro. Nenhum dos dois, no entanto,  conseguiu lugar na lista dos cem melhores do mundo.  Os brasileiros não conseguiram sequer a liderança na América do Sul, ficando atrás dos aeroportos de Lima, Guayaquil e Santiago.

Para chegar ao resultado, a SkyTrax ouviu mais de 12 milhões de viajantes de 108 nacionalidades, por meio de uma pesquisa de satisfação que avaliou 39 serviços de cada aeroporto. O aeroporto de Cingapura, que no ano passado havia conquistado a medalha de prata, conseguiu ultrapassar o concorrente coreano Incheon, que atende a capital Seul, e conquistar o primeiro ligar.

Aeroporto Changi2

 

O Aeroporto de Cingapura tem quatro terminais e capacidade para atender a 66 milhões de passageiros por ano. Os terminais são conectados por um sistema de monotrilhos, com sete estações e linhas separadas para passageiros em conexão. Os terminais 1, 2 e 3 oferecem uma imensa variedade de serviços, praças de alimentação, salas de descanso, spa e a Trilha da Natureza, com jardins temáticos para os visitantes.

Aeroporto Changi

 

De acordo com a pesquisa, após Changi e Incheon os melhores terminais do mundo são Amsterdã Schiphol, que aparece como o melhor da Europa, Hong Kong, Pequim, Munich e Zurique. A pesquisa listou ainda os melhores por categoria, como o melhor aeroporto doméstico (Tokyo Haneda) e o melhor low cost (Londres Stansted).

2013 Melhores aeroportos do mundo 2012
1 Singapore Changi 2
2 Incheon (Coréia do Sul) 1
3 Amsterdã Schiphol 4
4 Hong Kong 3
5 Pequim Capital 5
6 Munich 6
7 Zurich 7
8 Vancouver 9
9 Tokyo (Haneda) 14
10 London Heathrow 11
11 Frankfurt 15
12 Auckland 13
13 Central Japão Chubu 10
14 Kuala Lumpur 8
15 Helsinki-Vantaa 22

 

América do Sul

Entre os terminais da América do Sul, o Aeroporto Jorge Chavez de Lima ficou com a primeira colocação. O terminal, que atende a 13 milhões de passageiros ano, conquistou o prêmio pela quinta vez seguida e é bem conhecido pelos brasileiros que voam pela Taca, que faz ali suas conexões. Em seguida aparece o aeroporto de Guayaquil, que também levou o prêmio de terceiro melhor do mundo na categoria de aeroportos com menos de cinco milhões de passageiros por ano.

O Aeroporto de Cumbica, o melhor brasileiro da lista, aparece em uma modesta quarta colocação, seguido pelo Galeão em quinto e Ezeiza, na sexta posição. Recife (7º) e São Paulo Congonhas (10º) também entraram na lista da SkyTrax. O único consolo para os brasileiros é que temos o melhor hotel de aeroporto da América do Sul, título conquistado pelo Ceasar de Guarulhos, hoje parte da rede Pullman, do grupo Accor.

Melhores aeroportos da América do Sul
1 Lima Jorge Chavez
2 Guayaquil
3 Santiago
4 São Paulo – Guarulhos
5 Rio de Janeiro – Galeão
6 Buenos Aires Ezeiza – Ministro Pistarini
7 Recife Guararapes
8 Caracas Simón Bolívar
9 Buenos Aires Aeroparque Jorge Newbery 
10 São Paulo Congonhas

Resta esperar que esse quadro mude nos próximos anos, por meio do sistema de concessões dos aeroportos e dos investimentos visando os grandes eventos esportivos.

A premiação completa pode ser conferida no site http://www.worldairportawards.com/

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Diego

    Definitivamente não estamos bem no quesito aeroportos (só nisso?)… mas classificar Galeão como número 2 do Brasil não faz nenhum sentido! Sem sombra de dúvidas, é o pior aeroporto dentre os que frequento no Brasil. Normalmente quente (ou ar sem funcionar, ou funcionando sem dar conta), com goteiras dentro do terminal, esteira entre os 2 terminais que estava (e provavelmente ainda esteja) em manutenção por mais de 3 meses seguidos), elevadores que cistumam não funcionar (e quando o fazem, o fazem de forma precária e parcial). Poucas opções de alimentação. Salas VIP virtualmente inúteis (a GOL mantém 1 no terminal em que não opera. A TAM fechou a sua própria sala).

    As malas não chegam em menos de 40 minutos, normalmente.

    O passageiro que chega no Rio, se conseguir evitar pagar o absurdo que as cooperativas de taxi cobram pela corrida GIG-Zona Sul (algo em torno de R$ 130,00, tabelado), tem sua paciência testada pelo menos 10x no trajeto sala de desembarque-ponto de taxi por taxistas/motoristas oferencendo uma corrida de taxi…

    Enfim… para mim essa posição não faz NENHUM sentido. Carinhosamente já apelidei o Galeão de GALIXÃO! Sempre que possível evito esse aeroporto (tanto doméstico, usando SDU quanto para vôos internacionais, quando prefiro usar GRU).

    • Gabriel Q.

      Concordo plenamente. Quase nunca utilizo este aeroporto, mas mês passado fiz um voo internacional, ida e volta pelo GIG.

      GALIXÃO mesmo. Se o GIG está em 5º, nem quero mais conhecer a Argentina… rsrs

      Espero que após as reformas ele melhore.

      • Yara Bricio

        Gabriel o aero de Buenos Aires é ótimo!! Duty gigante, com direito a varias lojas de luxo lá dentro, ótimas salas VIP e uma estrutura bem melhor que a nossa!!!

        Essa lista ta errada

        • Fernando

          Sei lá, mas em Ezeiza o índice de roubos a objetos das malas depois de despachadas era (ou ainda é, não sei) alto. Aí, na minha opinião, não tem infra que o coloque como melhor diante da decepção depois. Ano passado, por exemplo, prenderam 15 funcionários.

    • Daniel Matos

      Sou do Rio mas infelizmente devo concordar com vc. O aeroporto do Rio é um lixo mesmo. Uma pena pois a cidade com o maior potencial turístico da América do Sul ter um aeroporto tão porco, tão largado e tão pequeno. Não a toa não consegue nem ser o maior aeroporto em passageiros por ano do país. Foi-se o tempo (há muitos anos atrás) que o aeroporto do Rio era decente para os padrões brasileiros…

  • Yara Bricio

    Aeroporto do Galeão melhor que o Ezeiza?!!!

    Oiii?! Quem foi o sem noção que fez essa lista?!

    Eu sou carioca e posso afirmar que o Galeão é o PIOR aeroporto do Brasil se duvidar..

  • Dtalhe Calçad

    Tanto o aeroporto como a cidade de Singapura são fantásticos! Vale a pena conhecer. E quando a gente volta e chega no GRU dá vontade de chorar…

  • Tarcísio Mede

    Eu não concordo com essa classificação.

    Só se for em infraestrutura do próprio aeroporto, mas sem levar em conta a demanda que os aeroportos sofrem. O aeroporto de Guarulhos é super lotado, ontem mesmo na minha sala de aula foi tocado no assunto aqueles portões de embarque "17A,B,C" que geralmente é onde colocam os vôos nordestinos, e aquilo parec uma rodoviária, 200 pessoas onde só tem umas 50 cadeiras, aeroporto distante e com pouca opção de chegada. Meu último vôo chegaram 30min antes do previsto (Um vôo REC – SP não demora 3h e 30min…) e levaram contado de relógio 20min pra COMEÇAR a entregar as malas. Isso é o melhor do Brasil?

    O do Galeão ao menos na parte nacional sempre achei melhor que Guarulhos, ao menos é super lotado…

  • Daniel Coelho

    O melhor aeroporto do Brasil, para mim, é REC. Aeroporto novo, moderno, limpo, tem opções de comida, as malas chegam rápido, fora o fato de ser no centro da cidade. Minha única observação é que o aeroporto tem poucos elevadores para o tamanho do terminal.

    Galeão é ruim, mas pelo menos o Terminal 2 é novo e melhor que GRU, que é muito cheio.

    • Fernando

      Já conheci e concordo, mas ele não recebe a quantidade de vôos e passageiros que GRU. Aí ele seria tão ruim quanto.

  • Lucas Brenner

    Galera, desculpa fugir do tema, mas é urgente.

    Sou de BH e domingo vou para Miami, com conexões em Brasília e Atlanta. Sei que em Atlanta terei que pegar minha mala e despachá-la novamente com a Delta. Minha dúvida é: em BRASÍLIA eu também pego minha mala com a Gol e despacho com a Delta, ou isso é feito automaticamente? Não sei se isso interfere, mas a conexão em Brasília será de 4 horas.

    No mais, obg!

    • Ederson Guimaraes

      Lucas, você ficará sabendo no check-in da GOL, pelo funcionário e pelas etiquetas . Se a passagem foi comprada com todos os trechos juntos, e a GOL sendo parceira da DELTA, eles que encaminharão a bagagem em BSB .

      • Lucas Brenner

        Muito obrigado Ederson!

  • Yara Bricio

    Fernando eu uso muito o aero de lá e nunca tive problema

    E vc nao quer comparar a quantodade de furtos em são Paulo e Rio com Buenos Aires!! Nao da!!

    So em 2012 no aero de Guarulhos foram 514 ocorrências registradas na DP, ou seja o indicie de roubos subiu quase 35% em relação a 2011!!

    Um absurdo e pelo que eu me lembre pouquíssima pessoas foram presas, o que é um absurdo!!

    Nunca fui furtada em Ezeiza, já em Guarulhos infelizmente nao posso dizer o mesmo!!!

    • Yara Bricio

      Era para ter te respondido lá em cima, nao sei pq saiu aqui!!

      Desculpa os erros de digitação, to escrevendo rápido do cel!

  • Felipe Centeno

    Não aparece na lista, mas o recém inaugurado aeroporto “El Dorado” de Bogotá com certeza é já melhor do que o Guarulhos… pode até entrar de primeiro ou segundo na lista sem demeritar os aeroportos de Lima e Quito que são muito bons

  • Luis Rocha

    e a sujeira dos banheiros?

  • ricardo

    O Galeão em segundo lugar fez a pesquisa perder CREDIBILIDADE. Com certeza o Galeão perde disparado para o aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre.

  • ricardo

    No Brasil o melhor aeroporto é o de Porto Alegre. Olha que falo isso e não sou gaúcho.

  • Carolina Oliveira

    Esse aeroporto é fantastico, a infraestrutura, funcionários, alimentação.. tudo muito adequado.

  • Daniel Vitor

    Maceió também acho fantástico!

  • Pedro

    Sem falar dos bandidos, o unico jeito de melhorar o galeão é derrubando-o e construindo de novo em OUTRO lugar, porque alem do aeroporto ser o pior do brasil o local onde se encontra é de dar dó. Quanto ao melhor do brasil não há como escolher porque são todos lixos, o menos pior em minha opinião é gru, que mesmo sendo o mais movimentado do brasil consegue ser melhor do que os abandonados espalhados por ai.

  • Matheus

    Apesar de tudo para mim não existe aeroporto pior que Guarulhos. SEMPRE demora mais de 1 hora para pegar as malas e o desembarque internacional esta sempre um formigueiro sempre que posso utilizo BSB

  • Fabio

    Se GRU é o melhor faço questão de não saber qual o pior.

    GIG também tem uma porcaria de infraestrutura mas, pelo fato de receber menos vôos, pelo menos não me faz ter a impressão de que sou ma sardinha dentro de uma lata.

    Nenhum, repito, nenhum aeroporto brasileiro presta. Isso sempre foi mencionado como a maior deficiência do Brasil para receber novos eventos. E até agora só medidas paliativas foram tomadas.

    E pelo jeito continuará assim.

    Nem GRU e GIG têm uma maneira eficiente de serem acessados. Por mim, isso é motivo suficiente de desqualificar ambos.

  • Wagner

    O que falar dessa pesquisa… GRU em primeiro e GIG em segundo.

    GRU com os marginais roubando e extraviando as malas. GIG dispensa qualquer comentário, o mesmo é um verdadeiro lixão.

  • Wille

    Essa avaliação não tem nenhuma credibilidade… provavelmente fizeram uma amostragem bastante errada e recolheram dados apenas dos aeroportos mais movimentados. A lista não cita o belo e moderno aeroporto de Carrasco em Montevideo!!!

    Das últimas 10 vezes que utilizei o aeroporto de Guarulhos, acho que 80% foi com embarque remoto. A aparência do aeroporto é feia e não há boa variedade de restaurantes e lanchonetes. O Galeão também considero muito ruim, mas pelo menos atende a demanda de forma melhor que GRU.

    • Bárbara

      De fato Wille, acho que esta pesquisa acaba "prejudicando" aeroportos de países não tão "badalados". O aeroporto Carrasco é lindo, limpo,tem exposição de aviões para conhecer e entreter as crianças em pouco. O free shop também é muito bom. Sem dúvida, uma pena não ter figurado entre os 10 melhores aeroportos da América do Sul.

  • Fabio

    Eu olhei a pesquisa toda e achei altamente questionável.

    Domodedovo melhor que o Charles de Gaulle ?

    London-Heathrow melhor que Copenhagen-Kastrup ?

    Denver melhor que Seattle-Tacoma ?

    Com certeza não usaram os critérios que eu usaria.

  • Valeria Moraes

    sim, cara, por isso GRU tá melhor colocado que REC.

  • Valeria Moraes

    Muito satisfeita com o nome do aeroporto de Recife constando na lista. Pra mim, é o melhor do Brasil. (excetuando-se as proporcionalidades de quantidade de voos e tudo mais)

  • Diego

    Fábio,

    não conheço Domedovo, em Moscou, mas certamente é melhor que CDG. Em Paris tem-se a combinação da arrogância típica parisiense com um aeroporto mal estruturado em que os portões de embarque mudam constantemente, sem avisos. Além disso, a sinalização interna é muito precária.

    Denver certamente é melhor que Seatle-Tacoma no que se refere aos serviços prestados aos passageiros (e esses 2 os conheço). Em Denver tem-se um aeroporto grande, com várias opções de alimentação e demais serviços (inclusive US Post Office ou venda de selos e entrega de cartas na área pós security check-point). Várias cadeiras para sentar. 2 United Clubs agradáveis, grandes e bem servidos.

    • Fabio

      Eu conheço DME e CDG. Não conheço é a tal da "arrogância típica dos parisienses". Acho CDG bem estruturado e confortável, superior a qualquer aeroporto americano que já utiizado. Com uma variedade superior a DME em tudo.

      Se você acha o fracês arrogante, precisa conhecer o russo.

      Também conheço DEN e SEA e acho o segundo mais funcional para o passageiro, tendo em vista que a maioria não pretende comprar carões postais por lá.

      Como disse, meu critério para deifrenciar um aeroporto do outro é o "sertir-se bem". E isso leva em conta vários aspectos, como conforto, sinalização, funcionalidade, opções de alimentação, free shop etc.

      Levando isso em conta, eu discordo não apenas dessas 3 discrepâncias que dei como exemplo, mas diversas horas que acabaria levando horas postando.

  • Daniel Matos

    Mas dentro da área metropolitana do Rio não tem como construir um aeroporto de grande porte em outro lugar. Tem que ser la mesmo onde a área livre é grande. Tinha era que expandir essa porcaria que só tem 1 terminal grande e um pequeno. E melhorar a infraestrutura pq está tudo largado lá.

  • Daniel Matos

    Poxa, mas na lista tem o aeroporto de Caracas que deve ser menor em numero de passageiros que o de Montevideu.

  • Nelson Martins

    Essa classificacao é uma piada.

    Entre os quinze melhores, nao tem nenhum aeroporto dos EUA.

    Entre os Brasileiros, em hipótese nenhuma, o de SP é melhor que o de Recife. Aliás GRU e GIG só não são piores que o de Manaus, Goiânia e Brasília.

    #prontofalei