Aeroporto de Cingapura é eleito o melhor do mundo. Guarulhos é o melhor do Brasil, mas fica fora da lista dos 100 melhores

Denis Carvalho 18 · abril · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Aeroporto Changi de Cingapura acaba de ser eleito o melhor do mundo na World Airport Awards, premiação promovida pela consultoria britânica SkyTrax. Entre os brasileiros, o Aeroporto de Guarulhos foi o melhor colocado, seguido pelo do Galeão, no Rio de Janeiro. Nenhum dos dois, no entanto,  conseguiu lugar na lista dos cem melhores do mundo.  Os brasileiros não conseguiram sequer a liderança na América do Sul, ficando atrás dos aeroportos de Lima, Guayaquil e Santiago.

Para chegar ao resultado, a SkyTrax ouviu mais de 12 milhões de viajantes de 108 nacionalidades, por meio de uma pesquisa de satisfação que avaliou 39 serviços de cada aeroporto. O aeroporto de Cingapura, que no ano passado havia conquistado a medalha de prata, conseguiu ultrapassar o concorrente coreano Incheon, que atende a capital Seul, e conquistar o primeiro ligar.

Aeroporto Changi2

 

O Aeroporto de Cingapura tem quatro terminais e capacidade para atender a 66 milhões de passageiros por ano. Os terminais são conectados por um sistema de monotrilhos, com sete estações e linhas separadas para passageiros em conexão. Os terminais 1, 2 e 3 oferecem uma imensa variedade de serviços, praças de alimentação, salas de descanso, spa e a Trilha da Natureza, com jardins temáticos para os visitantes.

Aeroporto Changi

 

De acordo com a pesquisa, após Changi e Incheon os melhores terminais do mundo são Amsterdã Schiphol, que aparece como o melhor da Europa, Hong Kong, Pequim, Munich e Zurique. A pesquisa listou ainda os melhores por categoria, como o melhor aeroporto doméstico (Tokyo Haneda) e o melhor low cost (Londres Stansted).

2013 Melhores aeroportos do mundo 2012
1 Singapore Changi 2
2 Incheon (Coréia do Sul) 1
3 Amsterdã Schiphol 4
4 Hong Kong 3
5 Pequim Capital 5
6 Munich 6
7 Zurich 7
8 Vancouver 9
9 Tokyo (Haneda) 14
10 London Heathrow 11
11 Frankfurt 15
12 Auckland 13
13 Central Japão Chubu 10
14 Kuala Lumpur 8
15 Helsinki-Vantaa 22

 

América do Sul

Entre os terminais da América do Sul, o Aeroporto Jorge Chavez de Lima ficou com a primeira colocação. O terminal, que atende a 13 milhões de passageiros ano, conquistou o prêmio pela quinta vez seguida e é bem conhecido pelos brasileiros que voam pela Taca, que faz ali suas conexões. Em seguida aparece o aeroporto de Guayaquil, que também levou o prêmio de terceiro melhor do mundo na categoria de aeroportos com menos de cinco milhões de passageiros por ano.

O Aeroporto de Cumbica, o melhor brasileiro da lista, aparece em uma modesta quarta colocação, seguido pelo Galeão em quinto e Ezeiza, na sexta posição. Recife (7º) e São Paulo Congonhas (10º) também entraram na lista da SkyTrax. O único consolo para os brasileiros é que temos o melhor hotel de aeroporto da América do Sul, título conquistado pelo Ceasar de Guarulhos, hoje parte da rede Pullman, do grupo Accor.

Melhores aeroportos da América do Sul
1 Lima Jorge Chavez
2 Guayaquil
3 Santiago
4 São Paulo – Guarulhos
5 Rio de Janeiro – Galeão
6 Buenos Aires Ezeiza – Ministro Pistarini
7 Recife Guararapes
8 Caracas Simón Bolívar
9 Buenos Aires Aeroparque Jorge Newbery 
10 São Paulo Congonhas

Resta esperar que esse quadro mude nos próximos anos, por meio do sistema de concessões dos aeroportos e dos investimentos visando os grandes eventos esportivos.

A premiação completa pode ser conferida no site http://www.worldairportawards.com/

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe