Leitores do Melhores Destinos elegem o melhor programa de milhas do Brasil em 2016!

Leonardo Cassol 15 · dezembro · 2016

Chegou a hora de anunciar o resultado da edição 2016 da nossa pesquisa sobre o melhor programa de pontos ou milhas das companhias aéreas brasileiras.

Neste ano, tivemos uma adesão recorde de mais de 25 mil participantes (mais que o dobro do ano passado), uma disputa bem equilibrada e um resultado surpreendente!

Sem mais delongas, o prêmio de melhor programa de pontos ou milhas do Brasil de 2016, na avaliação dos leitores do Melhores Destinos vai para… o TudoAzul! Isso mesmo! Foi uma vitória incontestável, em quase todos os quesitos. O programa de fidelidade da Azul foi o melhor nas doze categorias avaliadas!

Segundo as notas dadas pelos nossos leitores, o TudoAzul teve média 3,59 pontos, de um total de 5 possíveis. O segundo lugar ficou a Multiplus / Latam Fidelidade, com 3,31 pontos. Na terceira colocação, o Amigo da Avianca, com 3,27 pontos, e, na quarta colocação, a Smiles, com 3,21 pontos.

Resultado da pesquisa

 

melhor-progrma-milhas-fidelidade-2016

Comparando com o resultado do ano passado, o desempenho dos programas foi mais uniforme e a diferença de pontos entre eles foi bem menor neste ano. A distância do primeiro para o último colocado foi de apenas 0,38 pontos, o que indica que não há favoritismo e também reflete uma maior competição e mudanças que os programas vem mostrando nos últimos meses.

Além disso, a disputa caminhava muito acirrada, até que a Latam anunciou mudanças importantes no acúmulo de pontos em voos e na qualificação para mudança de categoria em seu programa de fidelidade. Daí pra frente o TudoAzul decolou pra valer e a diferença foi aumentando voto a voto.

Análise do resultado

1º lugar: TudoAzul (Azul)

Inicialmente, foi uma surpresa! Mas, analisando friamente, o resultado não é tão surpreendente assim. O TudoAzul, segundo colocado na pesquisa de 2015, melhorou significativamente na avaliação dos leitores do MD. Sua média subiu de 3,05 para 3,59 – suficiente para garantir a primeira colocação. Não é à toa que o programa foi o melhor avaliado nos 12 itens pesquisados!

Boa parte desse resultado pode ser atribuído à queda no preço cobrado pelas passagens com pontos para resgates com mais de 45 dias de antecedência. O TudoAzul conquistou o primeiro lugar na pesquisa de melhor preço em passagens nacionais emitidas com pontos ou milhas, realizada pelo Melhores Destinos em setembro. Naquele levantamento, o programa da Azul ganhou a disputa com os concorrentes em 14 das 15 cidades pesquisadas, oferecendo a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em 148 trechos, de 235 possíveis. Em média, foram necessários 8.438 pontos para o resgate de uma passagem com 60 dias de antecedência nas cidades pesquisadas, a menor pontuação média entre todos os concorrentes.

Além disso, 39% dos respondentes afirmaram concentrar as milhas no TudoAzul, sendo que 5,4% disseram que concentravam milhas em outros programas e que pretendem agora concentrar no TudoAzul. Foi o maior percentual entre os quatro programas nacionais.

Entre os itens mais bem avaliados, tivemos as promoções de resgate de passagens e de acúmulo de pontos em parceiros, com bônus generosos que chegaram a 100% ao longo do ano. Além disso, a confiabilidade das regras, a facilidade de acumular pontos em voos, o site e o atendimento ao cliente resumem onde o programa mais se destacou. Por outro lado, os leitores ainda se queixam muito em relação à taxa de conveniência, cobrada para troca de pontos por passagens feitas pela central de atendimento ou pelo site (pelo aplicativo não é mais cobrado). As piores notas ficaram também por conta da quantidade de pontos para emissões de passagens em companhias aéreas parceiras e nos benefícios para passageiros frequentes. Ainda assim, acima de seus concorrentes! Parabéns ao TudoAzul!


2º lugar: Multiplus/Latam Fidelidade (Latam)

Não deu para o Multiplus / Latam Fidelidade conquistar o bicampeonato, mas ele conseguiu uma honrosa medalha de prata. Preferido dos leitores em 2015, o programa sentiu duramente os impactos das mudanças nas regras anunciadas após a criação da Latam e, principalmente, das novas regras de acúmulo de pontos e de qualificação de categoria anunciadas na semana passada. Os próprios passageiros frequentes da companhia também se viram prejudicados pelo aumento da pontuação máxima de resgate, que passou de 15 mil para 25 mil pontos por trecho para clientes com status Black e Platinum.

Os custos de resgate de passagens com pontos também subiram, o que contribuiu negativamente para o desempenho no programa nessa pesquisa. Por outro lado, além do desempenho não ter sido ruim, a Multiplus e o Latam Fidelidade são os únicos que um limite no custo de resgate de passagens nacionais, com o máximo de 35 mil pontos, enquanto as concorrentes podem exigir mais de 50 mil.

Apesar da excelente disponibilidade de voos internacionais da Latam, o programa não permite resgates de passagens com as empresas da Oneworld em seu site, tornando o processo de pesquisa e emissão difícil, pouco transparente e burocrático.

O programa também fez excelentes promoções de resgate, especialmente no primeiro semestre de 2016. Entre as melhores notas, se destacou também pela confiabilidade das regras, pelo atendimento e pela facilidade de acumular pontos em parceiros não aéreos. E realmente a Multiplus nesse último quesito é a mais completa! Por fim, 58% dos respondentes já emitiram passagens com a Multiplus, o que é uma marca expressiva!


3º lugar: Amigo (Avianca Brasil)

Apesar de ter a menor base de clientes entre os quatro programas, o Amigo da Avianca Brasil conseguiu mais uma vez a terceira colocação. E ficou bem perto da segunda colocada!

O programa é integrado à Star Alliance e oferece opções de acúmulo e resgate de pontos em 27 companhias aéreas parceiras. Fez promoções agressivas para troca de pontos por passagens nacionais na Avianca ao longo do ano.

O Amigo permanece engessado por regras já abandonadas pelos seus concorrentes, como uma tabela fixa de resgate e de acúmulo de pontos. No entanto, isso o torna quase imbatível em resgates de passagens próximas à data da viagem, oferecendo com frequência trechos por 10 mil pontos, enquanto as concorrentes chegam a cobrar 50 mil ou até 60 mil.

Outros destaques negativos foram a quantidade de pontos para emissão de passagens nas companhias parceiras, o site e o sistema de categorias, itens que tiveram as piores avaliações. Realmente é muito ruim ter que ligar para saber a disponibilidade de voos e quanto vai ter que pagar em pontos para resgatar um bilhete em outra empresa que não seja a Avianca Brasil.

Ainda assim, apenas 12% dos leitores que participaram da pesquisa já emitiram passagens com pontos do Amigo, e pouco mais de 4,6% concentram pontos no programa, números bem abaixo dos concorrentes e que devem crescer nos próximos anos.


4º lugar: Smiles (GOL)

Campeão absoluto em 2014, último colocado em 2015, o programa da GOL ainda não se recuperou na pesquisa, na percepção dos leitores. Mas suas notas melhoram bastante em comparação com o ano passado. A média geral subiu de 2,88 para 3,21 pontos, de 5 possíveis!

O maior desafio do programa é superar o desgaste causado pela inflação nos preços das passagens com milhas, tanto em voos GOL, como nas companhias aéreas parceiras. O programa adotou a precificação flexível que aumentou a quantidade de milhas necessárias para trocar passagens, e trouxe uma maior imprevisibilidade no uso das milhas.

As queixas quando ao programa envolvem também indisponibilidade repentina de passagens de companhias parceiras, como ocorreu com a Aerolineas, e um prazo de validade muito curto para os pontos bônus.

Por outro lado, a Smiles ainda é bem competitiva em rotas curtas e oferece dois diferenciais exclusivos para seus clientes: é a única que tem a validade mínima de 3 anos para as milhas, podendo chegar a 5 anos dependendo do status do cliente, ou 6 anos para quem fizer parte do Clube Smiles, além da possibilidade de reservar passagens com milhas, sem ter a pontuação suficiente. Há ainda promoções diárias para acumular ou transferir milhas e inovações, como a possibilidade de pagar também a taxa de embarque e o assento GOL + conforto com milhas. Inovações dignas de reconhecimento!

Merece destaque também o esforço da GOL em melhorar o programa, com o lançamento de um pacote de bondades raro de ver nos dias de hoje. As novas regras da Smiles valerão a partir de janeiro de 2017 e vão facilitar a mudança de categoria e o acúmulo de milhas, já que as passagens promocionais da GOL, que hoje não dão direito a milhas, voltarão a pontuar! O esforço ainda não foi suficiente para melhorar a posição do programa no nosso ranking, mas promete dar um novo ânimo para que no ano que vem ele deixe para trás a última colocação!

Considerações finais

A pesquisa trouxe uma melhora na nota geral dos programas brasileiros. A média dos quatro foi 3,34, quase 10% melhor que em 2015. O TudoAzul e o Latam Fidelidade ficaram acima da média, enquanto Amigo e Smiles um pouco abaixo.

Ainda assim, vale destacar que os programas nacionais são considerados apenas regulares na visão dos leitores principalmente pelo alto preço para emitir passagens domésticas e internacionais, tanto nas empresas nacionais como nas companhias aéreas parceiras. Outros itens onde os programas se destacaram negativamente foram baixa disponibilidade de voos em companhias parceiras, poucos benefícios e dificuldades em subir de categoria, no caso de passageiros frequentes.

Outro item da pesquisa que chamou a atenção foi o fato de 25% dos participantes indicarem que pretendem mudar seu programa de fidelidade principal. A grande maioria ainda não definiu para qual programa mudar, mas 5% disseram que pretendem migrar para o TudoAzul.

Que o TudoAzul é o melhor programa de pontos brasileiro do momento segundo nossos leitores não há o que se discutir. Mas será que ele melhorou tanto assim? A desilusão com os concorrentes maiores pode ter contribuído para esse resultado? A única certeza é que a competição está aumentando e isso pode ser benéfico para os clientes.

Metodologia

A pesquisa teve a participação de 25.231 leitores que opinaram em 12 diferentes quesitos, de “péssimo” a “excelente”, para o cálculo do vencedor. Os conceitos foram convertidos em notas de 1 a 5, respectivamente, permitindo o cálculo das médias simples em cada quesito.


E você, o que achou do resultado? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • José Eduardo

    Justo.
    O TudoAzul está ocupando um vácuo deixado pela imprevisibilidade e péssimo atendimento dos demais programas.
    Apesar de ainda pontuar Multiplus, a mão já coçou algumas vezes para mudar definitivamente para o programa da Azul.
    Parabéns ao MD pela pesquisa e que sirva de alerta para os demais programas.

    • Odair Fernandes

      Perfeito. Aí vc vai trocar por passagem e te pedem 60k num trecho furreca nacional. Muito bom!!!!

  • Diogo Marxx Ramirez

    Gosto do TudoAzul porque é o único parceiro que o Itaú não exige valor mínimo de transferência, como não sou um heavy user de cartão de crédito vou transferindo aos poucos. Sua pontuação para voos nacionais é boa, mas para a América do Sul é inviável por isso tento manter alguma coisa no Multiplus para esse fim.

    • Odair Fernandes

      Isso. Beleza. Aí vc vai trocar por passagem e te pedem 60 mil pontos num trecho furreca nacional. Muito bom!!!!

    • Augusto

      Diogo te recomendo não trocar aos poucos. Faça como eu: espere as promôs que oferecem 60 ou 80% a mais nas transferências. Vc vai sentir a diferença.

  • Felipe Zervelis

    So podem estar de sacanagem c a minha cara!
    O programa tudo azul assim como a ferramenta de buscas é abominável!

    • LuRodamilans

      Pelo aplica tivo é excelente, testei essa semana, super indico!

  • LuRodamilans

    Sinceramente eu não acredito que a pesquisa reflita os valores reais, dizer que o Smiles tem uma ótimo opção para procurar passagens com as cias parceiras é quase uma piada de mal gosto com os clientes, nem o botão de procure com parceiras está funcionando ainda mais pra ser uma ótima opção… Acho que quem respondeu, dando essa alta avaliação pra esse quesito não entende nada do que está falando, foi apenas escolhendo de forma aleatória. Mas fico feliz pelo resultado, Tudo Azul de fato tem melhorado bastante. O Amigo também, apesar da principal cia aérea do programa ter uma malha pequena (porém que atende bem os interiores e lugares onde tem voos exclusivos), este programa é mais honesto, sem contar que é a melhor cia aérea do país!

    • Tarcísio Medeiros

      Botão procure com as parceiras? Acho que seu PC está com algum problema, faz séculos que o site faz a busca automática e exceto pelo bug da passagem inexistente, é ridiculamente fácil buscar passagem pelo Smiles, nem mesmo cadastro ou estar logado é necessário pra fazer as buscas

      • LuRodamilans

        Não amigo, meu computador (aliás 3 computadores) estão perfeitamente normais, o problema é no programa deles mesmo, é só ler o que a Ana escreveu aí em baixo… O problema não é DISPONIBILIDADE e sim FUNCIONABILIDADE do botão pra procurar com cias parceiras.

    • Ana Oliveira

      É verdade, a dias eu clico no botão para buscar voo nas companhias aéreas parceiras e não consigo !!
      Melhores Destinos vocês sabem de algo ?

      • Esse botão só aparece em rotas operadas tanto pela GOL quanto pelas parcerias. Nas demais pesquisas o resultado é automático mesmo. Quando não aparece é porque não tem disponibilidade mesmo.

        • LuRodamilans

          Acredito que não tem nada a ver com “disponibilidade”… Se vc consulta São Paulo-Buenos Aires-São Paulo, aperece os voos da GOL e embaixo a opção clique aqui pra cias parceiras… Aí eu clico e nada acontece, antes mesmo não tendo disponibilidades aparecia: Não disponível…

          • Esse bug eu não conhecia. Nunca aconteceu comigo. Você chegou a reclamar com eles? O que disseram?

          • LuRodamilans

            Sim, já reclamei mil vezes, aliás não só eu, se olhar aquele site verde de reclamações online o que tem de gente se queixando inclusive sobre isso não tá no gibi… Mas pelo que entendi, cortaram America do Sul com parceiras, agora pelo jeito somente os voos da GOL mesmo… Qatar e Aerolineas pelo jeito suspenderam!

          • Anonimo1115

            Pois, para mim, o problema é disponibilidade mesmo.

        • thebestof80

          Já reclamei diversas vezes nos últimos dias. Primeiro tentaram me convencer que o erro era do meu computador. Depois de vários dias assumiram o problema, mas não resolveram. Péssimo!

    • Maria

      Isso acontece sim, tem algumas situações que o botão nem sequer funciona, isso porque ela deve tá usando o Mozilla em uma versão anterior, isso acontece mesmo, eu mesmo já testei. Nesse caso o melhor navegador para procurar os voos em companhias parceiras do Smiles é o Google Chrome.

      • LuRodamilans

        Tenho 2 computadores de mesa e 1 notebook, todos com os três principais navegadores… De fato o botão não está funcionando, não é nada com navegadores!

      • thebestof80

        Não está funcionando mesmo. O Smiles já me respondeu. Pediram pra aguardar, mas não resolveram.

    • Renato Matos

      Fato, qualquer rota com destino a Buenos Aires a pesquisa com “parceiros” está “travada”. Smiles perdendo pontos com coisa boba.

    • Anonimo1115

      Concordo em gênero, número e grau! Achar psg com parceiros é uma tarefa quase impossível, ainda mais saindo de BH.

  • FabioPalmeiras

    Concordo com o prêmio para o Tudo Azul, fazendo uma menção honrosa para o Smiles que me surpreendeu em 2016 pela facilidade de emissão de passagens com pontos. Quanto à Azul, em viagens domésticas, acho imbatível, com a Gol em segundo lugar. Já nos voos internacionais da Azul, para FLL e também para Orlando (experimentei os dois) achei fraco, desde o conforto da cabine (o banco tem um ajuste lombar terrível, que praticamente te impede de acomodar as costas inteiras na poltrona, mesmo na econômica extra), até o serviço de bordo (incrivelmente não serviram os snacks tradicionais da Azul e a comida era bem fraca). O sistema de entrenimento, embora moderno, tinha poucos filmes e a maioria eram velhos.

    • Odair Fernandes

      Ta. Ta bom. Isso. Vc vai trocar por passagem e querem 60 mil pontos num trecho furreca nacional. Muito bom!!!!

    • Fabinho Rocha

      De fato. Estou migrando do Smiles pro TudoAzul pela diferença em pontos por trechos nacionais, principalmente pra mim que faço Sul-Nordeste.

      Agora esse Odair é chato demais, posta a mesma coisa em todos os posts. NInguém tem culpa que ele não sabe procurar, cara chato.

  • Fátima, é um dos piores itens avaliados pelos leitores entre os demais itens do TudoAzul e não entre todos os programas.

  • Luis

    O Tudo Azul não é melhor, Amigo é sim. O problema é que Avianca voa com rotas muito limitada se comparado com as outras 3, ou seja muita pessoa nem consegue aproveitar dela. Desejo que 06 volte para BH mais cedo se for possível.

    • José Wanderson

      Vi uma notícia recentemente informando que provavelmente vão voltar com 4 rotas inicialmente. São Paulo (GRU e CGH), Brasília e provavelmente uma para o nordeste. Nada confirmado ainda.

      • LuRodamilans

        Já entrou Foz do Iguaçu na malha da Avianca o que não tinha antes.

  • Tarcísio, o TudoAzul tem parceria com o Viaje com pontos e permite emitir passagens em quase todas as cias do mundo. Acho que os leitores levaram isso em consideração. Quanto ao Smiles, é possível que os problemas com algumas das parcerias tenham impactado a nota. Eu concordo que a Smiles é melhor que a Multiplus nesse aspecto, mas essa a pesquisa reflete a percepção dos leitores e não a nossa.

  • Que legal, hoje o TudoAzul é o meu principal programa, até cogitei mudar para o Multiplus mas os caras estão mudando (pra pior) muito as regras, o que eu gosto do Multiplus é que na emissão por pontos crianças de 3 a 12 anos se cobra 50% dos pontos de adultos enquanto na Azul se cobra 75%.

    • Dorgival

      Eu já emiti Multiplus para criança com 75% do preço da tarifa. Não apareceu 50%.

      • Pois é Dorgival, para minha surpresa fiz uma simples pesquisa de emissão por pontos SP-Rio e o preço para adulto ficou em 8000 mil pts ida e volta e para criança ficou 5600, o que corresponde a 70%. Mais um motivo pra continuar no Tudo Azul.

  • Rene

    Concordo com vc, devido alguns problemas o pessoal ficou com raiva do smiles, mas tem várias vantagens, para mim o pior é o amigo e depois o multiplus

  • Legal. Obrigado por compartilhar.

  • Comprei Rio-Noronha por 4 mil pontos, mas não deu tempo de postar. Sumiu muito rápido. Já voltou a aparecer por 8 mil. É bom ficar de olho.

    • Bruno Costa

      comprei manaus noronha por 4 mil o trecho tb, acredito que foi um erro durou uns 25 minutos a apenas

  • LuRodamilans

    Pois é, tudo é uma questão de lógica, o botão simplesmente deixou de funcionar e ainda querem me fazer “acreditar” que é falta de disponibilidade… Resumindo voar de Qatar pra BUE ou Aerolíneas nunca mais… 🙁 Valeu pela informação!

  • kleber silva

    A azul acaba de elevar as passagens com pontos em todas as rotas aumento de mais de 100% confiram

    • LuRodamilans

      hahahaha novidade… Ano que vem tem nova pesquisa…

  • kleber silva

    A azul só estava esperando o resultado da pesquisa pra aumentar tudo.

  • LuRodamilans

    Caracas, você falou tudo, foi exatamente isso que eu tentei dizer, mas como não trabalho com estatísticas ou pesquisas nem soube os termos técnicos para falar. De fato concordo com tudo que disse! Acredito que os valores não mostram a realidade mesmo…

  • Guilherme Gimenes

    Alguem saca legal de milhas que possa me ajudar? eu tinha 11.900 no AAdvantage.. viajei recentemente pela American, GIG-JFK-GIG .. na teoria, esse trecho eu receberia em média 9.700 milhas.. mas o meu de 11.900 foi para 14.130. Alguem saberia me informar pq aumentou somente 2.230 milhas? obrigado!

  • Moacir F

    Não uso o Tudo Azul há algum tempo mas a maioria deve ter razão, fiquei contente pela última posição do Smiles. Pra mim, após voar Gol e ter um bônus de HUM mês (mas em seguida vir a proposta de pagar para reativar as milhas bônus) essa companhia virou persona non grata. Saudades da Varig, quando o Smiles era imbatível.

  • Fabio

    Melhor programa para manter milhas acumuladas se chama cartao de credito. Deixo lah e soh transfiro para alguma nacional pontualmente em caso de promocao que valha a pena. Transfiro e jah emito logo antes que as regras mudem de novo.

    Em caso de milha voada nao acumulo jamais em nenhum dos 4 nacionais. Se voar Latam jogo no IberiaPlus, se voar Azul ou Avianca mando para o Victoria e se for Gol vai tudo para o Flying Blue

    • LuRodamilans

      Acredito que isso sirva pra quem faz muitas viagens, o que adianta comprar uma passagem qualquer (Gol, Tam, Azul, Avianca) e transferir os pontos pro IberiaPlus, Victória ou Flying Blue se depois não vai se conseguir utilizá-los?

      • Fabio

        Por que nao poderia usar?

        • LuRodamilans

          Quantos pontos você precisaria pra emitir uma passagem pelo Iberia por exemplo? E quantas viagens SP-Salvador pela Latam eu precisaria fazer para isso? Porque pelo que vejo no mínimo seriam 50 mil pontos por exemplo (um trecho), imagine eu teria que fazer mais de 100 voos nacionais para conseguir essa façanha, ou tô errado?

          • Fabio

            Errado. Voce pode emitir passagens domesticas voando nas cias nacionais usando os programas de fidelidades das cias estrangeiras da mesma forma que voce emite nas cias estrangeiras usando os programas de fidelidade das nacionais. Sao parceiras.
            Somente como exemplo, voce emite com relativa facilidade uma passagem para Fernando de Noronha usando o MileagePlus da United, voando Azul, por 12,5k milhas.
            Uma tabela muito mais realista do que o Tudo Azul costuma pedir.
            E voce pode pode acumular milhas voadas na Azul no MileagePlus.

          • LuRodamilans

            Eu não sabia… E tirando essa do MileagePlus, o que mais de interessante tem nos demais programas, o da Ibéria por exemplo, onde eu posso usar e qual tamanha vantagem? Outra coisa, como fico sabendo quantas milhas receberei por tal viagem (ex.: Se eu voar de SP a Salvador com a LATAM) e quiser jogar no Iberiaplus.

    • Vlad Poubel

      Fabio,como vc acompanha as promoções ?

      • Fabio

        Ficando on line 18 horas por dia 🙂

  • Leandro Godinho

    Melhores Destinos, atenção. Recebi um email do TudoAzul dizendo que foram “eleitos o melhor programa de fidelidade pelo blog Melhores Destinos”. É claro que há uma diferença grande entre ser eleito pelo blog (por seus editores e afins) e o que realmente aconteceu, ser eleito em uma consulta popular feita pelo blog. Não sei se vcs vão se incomodar com isso, mas não custa avisar…

    • Obrigado. Nós vimos e estamos em contato com eles. Ao menos o e-mail remete para esse post, possibilitando que quem clique veja como foi feita a pesquisa.

  • Caco Nogueira

    Não sei não… achei esse resultado muito estranho… total unanimidade para o Tudo Azul.

    • Pedro

      Fhraudhe. O TudoAzul certamente colocou pessoas se auto positivando.

    • LuRodamilans

      Presente de aniversário, a Azul completa hoje 8 anos de existência hahaha

  • Ramon

    Concordo!! O Smiles é o melhor programa para se pesquisar e emitir via parceiros. Ainda mais no Black Friday que deu pra fazer uma festa boa pagando muito pouco!!

  • Euclides Ferreira

    Isso é Brasil! Em todos relacionamentos com comércio, indústria e governo o cidadão sempre perde. Lembra do malandro vigarista de antigamente, que sempre estava a tomar algum do otário? É assim que vivemos todos os dias. Empresas mudam as regras de políticas de milhagem sem pudor, o governo federal reduz impostos e FGTS das empresas e da carência para dívidas dos estados, os estados e municípios jogam recursos pelos ralos de hospitais, escolas, segurança, etc. que cobram a vida do cidadão. Quem paga por tudo? O trabalhador que pagará por um benefício da aposentadoria sem poder aproveitar em vida, agora aposenta só com 65 passa alguns anos os indolentes do governo afirmam que não terão como pagar o benefício e alteram a idade para 70 depois para 75 e a contribuição para aposentadoria deixa de ser um benefício para uma velhice decente e vira mais um imposto. Pessoal não dá mais para acreditar.

  • Elmo Correa

    A Gol, que herdou a estrutura da Varig, que é a mais segura, eficiente e acessível empresa aérea do Brasil, não faz amigos mesmo. Numa época em que pontos viraram balinhas de troco, como disse o Juscelino abaixo, nenhum programa de pontos poderia se dar bem. Vamos lembrar que o Real também está virando balinha de troco. Programa de milhagem eu não saberia julgar, mas programa de pontos para juntar e trocar por viagens não se restringem, hoje, aos das Companhias. Acho que faltaram outras opções como Dotz e Livelo, que conheço através do meu banco e que, por muitas vezes nos dão mais opções de vôos e custos. Mas eu também gosto da Azul…

  • Pedro

    Podiam liberar meu comentário com uma denuncia ?

  • Silvia Cristina

    Gente, nunca consegui emitir passagem com a Azul, a começar que não voa do Rio, sem escalaem Campinas para Brasilia. E ainda assim a quantidades de pontos é surreal, geralmente 60.000. Estou tentando entender esse resultado…

    • Pedro

      Fhraudhe. O TudoAzul certamente colocou pessoas positivando eles.

    • LuRodamilans

      São Paulo-Salvador por 5.000 pontos… São Paulo-Florianópolis por 4.000… Rio de Janeiro-Fernando de Noronha por 4.000… Aeronaves novas, modernas, limpas, simpáticas e seguras, serviço de bordo coerente, poltrona 2×2 sem assento do meio, etc, etc… São alguns dos exemplos que influenciaram na pesquisa!

  • Pedro

    Fhraudhe. O TudoAzul certamente colocou pessoas se positivando.

  • Guilherme Zanutin

    Concordo que a Azul é ótima para trechos nacionais, com resgates aceitáveis, agora no internacional?
    E a smiles em último? Com tantaaa promoção? Não consigo entender, todo dia recebo email com promoção deles e por ótimos “preços”.
    Única coisa que é péssimo nela é os 6 meses de validade dos bônus.

    • Pedro

      Eles aumentaram o voo para os EUA pela Delta, de 35k para 60k.. entra lá e verifica.

      • Guilherme Zanutin

        Pedro, dei ênfase nas promoções da Smiles pois sempre compro voos em promoção.
        Para pegar as promoções da Smiles é necessário ser do clube, por isso mantenho o meu de 35,00.
        Esse ano resgatei passagens para voos internos nos EUA para o meu irmão, e ficou mais barato comprar as milhas para ele, do que comprar diretamente na companhia americana em dinheiro.
        Eu acho sensacional para quem pode esperar promoções, pois elas são sempre frequentes.
        Esse ano fui pra NY comprando em dinheiro, porém apareceu diversas vezes o resgate por 45K ida e volta! 22,5k o trecho..
        Também vi por 25 k e 27k o trecho em épocas diferentes.
        Pra mim, e para o meu perfil de viagem planejada, ela é ótima.
        Como companhia para utilização dos pontos no dia a dia, sem flexibilidade de datas, ela é péssima.

    • Pedro

      Eu estou dhenunhciandho isso aqui, mas está caindo na mhoderhação

    • LuRodamilans

      Promoção deles (Smiles) é apenas oferecendo que você entre pro clube smiles, que você transfira seus pontos do cartão, compre milhas, etc… Usar seus pontos no programa é quase surreal… Colocam promoção de 2.000 no trecho da volta (aos finais de semana) e tanto na semana retrasada (para Rio Branco) como na semana passada (para Salvador), desde do momento que começou a “promoção” que eu procurei e até hoje continuo procurando e nunca achei (nesses trechos!), se observar aquele site verde de reclamações verá o quanto de reclamações sobre esse programa existem lá. Smiles já foi bom hoje não mais!

  • HELOISA

    sera que ha interesse nisso?

  • EVALDO DE MELO

    Quando viajei com a AZUL fiquei muito surpreso, pois foi minha primeira viagem aérea. Sou atleta voando para Rio de Janeiro para participar da Meia Maratona. Na viagem, foi tudo tranquilo, agradável. Na volta, mostrei a medalha para aeromoças que ficaram mais contentes ainda, pois a medalha é linda. Assim, foi minha primeira viagem com azul, assim como já viajei outras vezes com AZUL, e parto pro Rio dia 18/08/17 e volto dia 21/08/17 com a AZUL.

  • Mariinha Marques

    Parabéns pelo bom trabalho que vem desempenhando para conquistar a clientela ,espero que cada vez mais possa melhorar.

  • Emmanuelle Capellini

    Me surpreendi negativamente. Qualquer outro me convenceria. Sou cliente Tudo Azul e acho o pior de todos! O aplicativo não é tão legal assim como alguns disseram abaixo, os valores para resgate são altos, precisa-se ter muitas milhas para resgatar, os vôos são na maioria com escalas e conexões longas, os aviões são barulhentos, não se faz transferência de milhas de uma pessoa para outra. Enfim, só se bom para quem mora no Estado de SP e mais precisamente em Campinas. Discordo. Inclusive estou cancelando minha assinatura no Tudo Azul, e vou aumentar o valor na LATAM e já melhorei o Smiles.

  • Fabio, foi votação dos leitores, mas acredito que seja pelo TudoAzul internacional, que permite emissão em centenas de companhias: http://tudoazul.viajanet.com.br/home#/home

  • LuRodamilans

    Deve ser algum problema contigo, ontem mesmo consegui emitir uma passagem SP-Salvador por 5.000 pontos enquanto no site além da taxa de emissão que eu teria que pagar o mesmo voo estava custando 9.000 pontos, ou seja foi vantajoso.

  • Marcelo Sá

    Não respondi a pesquisa porque não sou um especialista no assunto. Concentrei nos últimos dois anos da Azul, mas percebi que estão fazendo cada vez mais promoções para migração dos pontos dos programas de fidelidade dos cartões para lá, entretanto a pontuação para uma viagem está ficando um absurdo… ou seja, os pontos lá acumulados se desvalorizaram mais que as ações da PETROBRAS. É comum achar aqui no Melhores Destinos preços de passagem bem mais baratos, fazendo o programa de milhagem parecer troco em bala.
    Também há muito o que melhorar na pesquisa, tiraram algumas facilidades já existentes,,, porque não é possível saber de antemão quais são as datas válidas para os trechos promocionais anunciados? Nunca mais passagens internacionais ida e volta por 60.000 pontos… por menos de 90.000 não tem nenhuma.
    Parabéns a Melhores Destinos!

  • gui vargas

    Smiles/GOL em última lugar? EU JÁ SABIA!

    • LuRodamilans

      Todos nós! hahaha

  • Ramon

    A nova regra deles permite isso, não tem mais tabela. Infelizmente o Smiles é bom apenas em promoções, como as do black friday, onde se podia emitir passagem para a Asia por 50k o trecho indo de Qatar, e se você transferisse as milhas do cartão na promo (100% bonus), sairia por 25k o trecho, IMBATIVEL.

  • Geraldo Assis

    Parabéns Azul! – Gostei do resultado. Teve meu voto.
    Entrei recentemente par ao Clube Azul, pois achei que está oferecendo mais vantagem do que o Smiles, além de a mensalidade na aquisição de milhas encontrar-se mais em conta do que o Smiles/Gol. Eu era Smiles, porém observei que estavam solicitando milhas em grande quantidade para emissão de trechos. Na Azul está tendo condições melhores, gastando menos milhas para tais emissões. Espero que continue assim… Outra coisa: a Azul “Brilhou neste ano de 2016: Fez promoção dando bônus (60%) nas transferências de Pontos. No Black Friday vendeu milhas a bom preço (R$0,07 cada milha). Aproveitei as duas situações e adquiri minhas passagens (minha e da minha mulher) para outubro 2017. Por estas e outras; “Sou Azul”!

    Geraldo Assis – BH, 16/12/2016.

  • Silvia Cristina

    Meu comentário não foi publicado???

  • Jonatas Correa

    Votei na multiplus mas foi antes da mudança terrível que fizeram!

  • Paulo

    Discordo totalmente que a central de atendimento da azul é melhor que do smiles, da azul demora um monte para ser atendido, do smiles resolve por chat, é rapidinho o atendimento, não preciso ficar esperando no telefone.

  • Daniel Henriques

    A iniciativa do MD é muito legal. Contudo, achei o resultado muito estranho. Não que não acredite no MD. Não é isso. Só tenho uma ligeira impressão, considerando-se algumas particularidades, como dobrar a quantidade de participantes, de que este resultado foi influenciado por alguma ação externa que não a percepção de qualidade dos consumidores. Já trabalhei com pesquisa. Se houver espaço, sugiro ao MD auditar os IPs votantes. Tem alguma coisa estranha que não cheira bem.

    • Olá Daniel,obrigado pelo comentário!
      Esse crescimento enorme se explica pela divulgação dos programas de milhas. Nesse ano, o Amigo, o Multiplus e o TudoAzul enviaram e-mails aos seus clientes pedindo que participassem. Não vimos nada do Smiles apenas, mas não sabemos se fez alguma divulgação. Quanto aos participantes, só foi permitido participar uma vez por IP e não registramos nenhuma anormalidade. O resultado em si bate com a percepção que temos dos programas neste momento, como o Cassol bem avaliou no texto: TudoAzul cresceu muito este ano, Multiplus vinha bem , mas perdeu espaço após duas mudanças de regras para pior, Amigo têm ganhado espaço mas ainda tem limitaçöes e Smiles melhorou também neste ano, mas ainda está pagando o preço pelo 2015 desastroso, o que explica a última colocação. Em resumo: não acreditamos que houve nenhuma espécie de manipulação externa ou algo do tipo na pesquisa.

  • Fabiano Henrique Fortunato Fer

    Perfeito comentário !

  • Samuel Magela

    A hora que reforça o sentimento de arrependimento por ter concentrado tudo no SMILES!!

    • LuRodamilans

      idem

    • Odair Fernandes

      Não mesmo!!! Eu choro é o que tenho na Azul. Smiles já foi péssimo mas melhoraram E MUITO. Agora é a Azul que tá um destrambelhamento total e ainda me consegue ganhar aqui e em todas as categorias. Acho que é um pesadelo, isso sim.

  • Tenta desistalar e instalar novamente. Eu pesquisei aqui pra testar e foi normal.

  • FabioPalmeiras

    Comentário um pouco fora do assunto: Preços das passagens internacionais dispararam neste final de ano. Passagens que antes encontrávamos por 1.200 pulou para 2.200. Outras dispararam para 4, 5 mil reais. Será que as promoções e preços baixos que vimos em 2014, 2015 e 2016 acabaram de vez? Reflexo do retrocesso brasileiro, com “a volta dos mortos-vivos”, onde cada um deve voltar ao seu “devido” lugar e voar volta a ser coisa somente pra rico?

    • LuRodamilans

      o dólar e a chegada da alta temporada influenciam também.

  • Thales

    Todo azul melhor em promoções? Esse item tirou a credibilidade da pesquisa!

  • Odair Fernandes

    SÓ PODE SER PURA PIADA (E DE MUITO MAU GOSTO) – Como é que essa Azul ficou melhor colocada?

    Vivem cancelando bilhetes legitimamente emitidos (e estão sendo acionados judicialmente por isso). Teve caso de um colega meu que emitiu da conta TudoAzul dele com cartão de crédito dele, passagem pra ele e fizeram o cara voltar pro carro no estacionamento pra pegar o cartão de crédito usado senão não deixariam ele embarcar.

    Vendem milhas, mas experimente você dizer a eles que comprou ou vendeu milhas. A proibição de comercializar milhas só fazia sentido quando só existiam milhas originadas como “bônus” de cartão de crédito ou prêmio para passageiro frequente. A partir do momento em que comercializam milhas isso cai por terra. Hipocrisia.

    Isso sem contar nos “laços estreitos” que eles mantém com determinados sites de compra e venda de milhas, de modo que passagens emitas pelos referidos sites passam batidas sem importunar ninguem. Dois pesos e duas medidas.

    Tenho um cartão de credito ITAU TUDO AZUL que vive sendo barrado pelo péssimo serviço de segurança financeira dessa empresa, que vive disparando alarme falso (nota: o cartão já tinha sido aprovado diversas vezes e nunca teve compra contestada).

    Trechos que antes custavam 15 ou 20 mil milhas agora estão por 50 ou 60 mil. Vai calcular o quanto se pede em milhas e veja que sai o dobro do que pedem em dinheiro. De que jeito pode ser atrativo emitir com milhas com esses caras???

    O site deles mudou para pior. MUUUUUUUITO PIOR.

    Azul não mostra datas proximas nas pesquisas antes mostrava outros valores de outros dias da semana proximos à data originalmente pedida.

    Pesquisa induz a erro, exemplo, MAB – REC diz que é saída 06:30 com chegada 07:39 mas não avisa que é 07:39 DO DIA SEGUINTE!!!!

    Quando se clica em detalhes ele perde a linha que separa um voo do outro, CAUSANDO CONFUSÃO.

    Não mostra o tempo total de voo

    Não diz quantos assentos tem num determinado valor ou pontuação

    Sumiram com o “ultimas buscas realizadas”, o que facilitava muito.

    Sumiram com a setinha dupla que permite facilmente inverter origem e destino na hora da procura.

    Você loga no site e é um site péssimo – tem um menu drop down que só tem “meu perfil” e “meus pontos tudo azul” – absurdo, não tem “meus voos”, “clube tudo azul” nem nada – eles perdem um espaço enorme pra dizer quantos pontos faltam pra upgrade de categoria.

    Vc já ta logado e clica no clube tudoazul e os caras querem que faça login DE NOVO e se vc ficar pulando entre tudoazul e clube tudoazul querem que faça login a cada vez.

    JÁ VEM PREVIAMENTE PREENCHIDO SEXO FEMININO na hora da emissão – se vc deixa passar batido pode ficar com sexo errado – deveria vir em branco

    VC COLCA VOUCHER PRA ESPAÇO AZUL E ELE COBRA MESMO ASSIM NA FINALIZAÇÃO COMO SE VC NÃO TIVESSE INSERIDO NENHUM VOUCHER.

    VC COLOCA O NUMERO DO PROGRAMA TUDO AZUL NOS DADOS DO PASSAGEIRO E ELE DIZ QUE NÃO ENCONTROU NENHUM TUDOAZUL COM AQUELE NUMERO E AINDA POR CIMA O DESGRAÇADO APAGA TODOS OS DADOS QUE VC DIGITOU DO PASSAGEIRO.

    Você liga pro Tudo Azul e basta digitar o cpf (de qualquer um, sem senha nem nada) e a gravação telefônica já te diz quantas milhas tem na conta. SEGURANÇA ZERO. É SÓ PEGAR O CPF PRA SABER APONTUAÇÃO DO CAMARADA.

    E AINDA FOI ELEITO O MELHOR (OU O MENOS PIOR, QUE SEJA)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    OLHA… ESSE MUNDO TÁ É FICANDO MUITO MALUCO MESMO…

    • LuRodamilans

      Ótimos comentários!

  • Ana Oliveira

    Eu uso muito o Tudo Azul para viagens nacionais, achava que valia a pena. Porém de uns dias para cá, tenho buscado passagens para Foz do Iguaçu e Porto Alegre por exemplo, saindo de Salvador e estou achando um absurdo 19.000 milhas por trecho ??
    Já peguei Salvador – Porto Alegre por 10.000 o trecho, mas 19.000 já é demais.

    • LuRodamilans

      Tenta pegar separado: Salvador-SP (geralmente 5.000) e SP-Porto Alegre (geralmente 4.000)… Ou seja, total de 9.000 (o ruim é pagar 2 taxas de embarques, mais compensa em alguns casos)! Boa sorte

  • Vamos confirmar com eles.

  • Letícia Firmino

    mudando da smiles p TUDO AZUL em 3, 2, 1!

  • Augusto

    E pra ter ganhado com nota media de 3,59 quer dizer que tem muito a melhorar. Eu mesmo dei as melhores notas pro Tudo Azul mas sei da realidade.

  • Augusto

    kkkkkk

  • Bruno Costa

    Após o anuncio os valores para a regiao norte foram reajustados , estou pequisando alguns destinos a dias e todos foram reajustados

    natal manaus antes 12 mil pontos agora está entre 21 e 30 mil pontos

    cwb manaus antes 12 mil pontos agora está entre 22 e 30 mil pontos .

    MCZ MAO antes 16 mil pontos agora 27 e 30 mil pontos isso com datas acima de 100 dias antes do embarque ,

    todos foram reajustados entrei para o clube agora vejo que a azul esta mudando sua pontuação com o norte ,

    MD vcs tem alguma informação quanto a reajustes para a região norte ?

  • Fabinho Rocha

    Eu não reclamo. Graças aos Clubes estou conseguindo viajar bem mais barato. Graças ao Clube TudoAzul a as promoções do MD iremos viajar de férias absolutamente DE GRAÇA aqui ano que vem. Filho, esposa e eu.

    • Eduardo

      Se você paga o Clube Tudo Azul como pode ser de graça?

      • Fabinho Rocha

        Se considerar pagar 30 reais por mês para três pessoas viajarem trechos longos em um ano de clube é caro, meu ponto de vista é que é praticamente de graça.

    • Odair Fernandes

      “De graça”? Seria muito atrevimento meu pedir que desse mais detalhes dessa benesse?

      • EuMesmo

        Meus dois trechos atuais no Clube Smiles saíram de graça, pois ganhei muitos pontos bônus, então mesmo pagando a assinatura é como se essas passagens estivessem de graça 🙂

  • Fabinho Rocha

    Tô me preparando. Até abril eu gasto meus pontos e cancelarei. Migrei pro Tudo Azul e está muito melhor pro meu perfil. Me preparando psicologicamente pra esse sofrimento.

  • Você consegue emitir passagens com milhas em qualquer companhia aérea na parceria TudoAzul+Viajanet.

  • Dalton

    Fica um pouco difícil segregar os benefícios de categoria. A Latam piorou, mas é a única que posso mudar de aeroporto gratuitamente (CGH-GRU e GIG-SDU) e antecipar sem limite de horário os vôos no mesmo dia, sem contar outra coisa que é utilíssima para quem viaja muito: em até 3 horas, não sou penalizado por adiar o vôo. Essas razões são as únicas que me fazer ser fiel à LATAM, apesar de todos seu problemas operacionais e mudança do regulamento.

  • Torbes Marcius Nobrega Gambarr

    Exatamente isso que aconteceu

  • Ramón Nervioso

    ano passado troquei GRU-MIA por 35 mil pontos na multiplus, hj nao ha nada menos de 50 mil pontos para os USA :/ lamentavelmente vou ter que deixar minhas milhas paradas la por um bom tempo ate surgir uma promocao semelhante!.

  • Rafael

    Decepção total com o Tudo Azul. Fiz uma série de viagens entre Agosta e Novembro e, agora, na virada do ano TODOS os meus pontos considerados para mudar de categoria foram ZERADOS !!!! Ou seja, se estiver perto do fim do ano e não pretende viajar como um louco, esqueça a mudança de categoria. Simplesmente, jogaram fora meus pontos acumulados em 4 meses. Se os pontos para resgate duram sei lá quantos meses, os pontos “qualificáveis”, que são os que permitem mudança de categoria, valem menos de 1 ano. Quanto mais tarde viajar, menos valerão. Lamentável. Cancelando o Clube Azul neste momento.

  • Fabio

    Nunca usei esses aplicativos. Eles, ateh onde sei, soh o ajudam a gerenciar suas milhas. E isso eu jah faco com o Excel.
    Minha primeira sugestao seria trocar de cartao. O programa do Itau eh muito ruim. Eu migraria para o Platinum do Santander, para mais tarde pegar um Black, ou para um Gold Card do Amex, que com o tempo voce serah convidado para o The Platinum Card.
    Quanto a vender as milhas eh uma questao de fazer contas pois se for elas por elas realmente vale a pena, afinal passagem emitida com reais geram milhas. Jah passagens emitidas com milhas, nao.

  • Antonio Pimenta

    Matéria comprada. O tudo azul é o pior programa de milhagem. A quantidade de pontos para viajar é ansurda. Definitivamente o melhor ainda é multiplus.

    • Antonio, você tem todo direito de discordar da opinião de milhares de leitores e reclamar do Tudo Azul. Mas daí a questionar uma pesquisa séria baseado somente nessa sua opinião, não dá né? Não tem nenhuma matéria comprada no MD, o levantamento reflete a opinião da maioria, apenas isso. Nos próximos comentários procure ser menos agressivo por favor.

  • Cara, desculpe não ter respondido antes, mas muito obrigado pela explanação do assunto. Forte abraço e sucesso!