Qual o melhor programa de fidelidade do Brasil? Participe da nossa pesquisa!

Denis Carvalho 27 · outubro · 2015

Milheiros e milheiras desse nosso Brasil, a hora chegou! Está no ar uma das pesquisas mais aguardadas do ano aqui no Melhores Destinos: a dos melhores – e piores – programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras em 2015! Estão todos convidados a participar com suas opiniões para elegermos qual o programa mais agradou – ou pelo menos irritou menos –  os seus clientes nesse ano!

Para esta edição, mantivemos a mesma estrutura da pesquisa do ano passado, a fim de facilitar a comparação dos resultados. Adicionamos, contudo, três novas e importantes perguntas: se o participante se inscreveu em algum novo programa, de cancelou ou abandonou algum programa e o grau de confiança dele.

Para participar da pesquisa é rápido e fácil: basta responder as 18 perguntas, todas de múltipla escolha. No caso de programas dos quais você não participa pode deixar a resposta em branco, sem problemas. Clique aqui e responda! É bem rápido!

Para quem não se lembra, no ano passado o Smiles foi eleito o melhor programa, em uma disputa acirrada com o TudoAzul. Será que neste ano eles repetem a façanha, ou teremos reações de TAM Fidelidade e Amigo? Tudo depende do seu voto: Clique aqui e responda!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • rodrigo

    Feito!

  • pm

    O smiles não deveia estar ai

    é um programa de INfidelidade

    você confia e eles de ferram!

    • Vasconcelos Freitas

      Concordo em gênero, número e grau!!!

    • eduardo

      Qualquer resgate smiles agora precisa muuuuitas milhas. Inviável!

    • Luis

      DE CNF PRA GRU precisa 10000 milhas se nao tiver promoção!Continua vendendo milhas,quem vai comprar?

  • Henry

    Já respondi à pesquisa…
    Alguns comentários sobre a mesma:
    Existem 17 perguntas… então, penso que se todas tiverem o mesmo peso na análise, o resultado vai ficar comprometido…
    E duas perguntas que seriam fundamental na pesquisa não foram colocadas, que seriam: qual a disponibilidade de passagens na cia. aérea do programa de fidelidade e qual a disponibilidade de passagens nas cias. aéreas parceiras.
    As duas perguntas: qual a quantidade de milhas para emissão de passagens na cia. aérea do programa e qual a qtd. de milhas para emissão na cia. aérea das parceiras, a meu ver, junto com as de disponibilidade (que não estão na pesquisa), são a meu ver, responsável por uns 70% do peso da importância/qualidade do programa de fidelidade…
    A pergunta que questiona a facilidade/promoções de envio dos cartões é importante, mas, com exceção do Amigo, quase todos os cartões de crédito enviam pontos para Smiles/Multiplus e TudoAzul…
    As 17 perguntas, com pesos iguais, vai acabar reduzindo substancialmente o resultado do que, eu imagino e ACREDITO as pessoas também, da importância do binômio quantidade de milhas para emissão x disponibilidade… estes sim, os aspectos mais importantes num programa de fidelidade…

    • Daniel T. Santos

      Para mim também o mais importante é quantidade de milhas x disponibilidade, mas tem muita gente que se importa com a categoria e os mimos que elas oferecem (ou não). Não dá pra agradar a todos.

      • Raimundo Gomes Braga

        você já conhece as vantagens de ser cliente da categoria cartão vermelho ou vermelho plus da Tam?

    • Henry, as perguntas sobre disponibilidade foram colocadas sim! As perguntas 7 e 8 se referem à disponibilidade de passagens nas companhias principais e nas parceiras respectivamente.

      • Henry

        Desculpe Denis… não lembrava delas…são realmente perguntas importantes..

    • Vinicius Bazzan

      Perfeito Henry

  • kleber silva

    AGORA O SMILES VAI SABER A OPINIAO DE QUEM SE SENTE TRAÍDO.

    • Henry

      kleber…
      Não se esqueça que os programas podem ter empresas contratadas para responder favoravelmente….não só o Smiles como qualquer outro programa..
      Não estou afirmando que irá fazê-lo, então é o caso de, muito mais importante é sempre nós discutirmos abertamente os prós e contras dos programas de fidelidade..
      E no caso do Smiles, as atitudes, que eu (e acredito que muitos) acho que são, no mínimo, desonestas, pois eles têm reiteradamente traído a confiança do seu associado (se não me engano tem uma pergunta sobre isso)…
      Eu ainda tenho 940k de milhas lá no Smiles… mas já não uso o programa, pois toda vez que consulto disponibilidade nunca tem passagens numa quantidade razoável e/ou nas datas que preciso, fato que não ocorre em programas concorrentes, como Amigo, Multiplus, Executive Club, Iberia, Aadvantage, onde tenho milhas tb..
      Me recuso a pagar 20k de milhas por um trecho para Buenos Aires à partir do Rio de Janeiro, em épocas normais ou pior, algo em torno de 40/60k, o trecho em épocas de feriadões..
      Então, como minhas milhas só vão vencer de 2017 em diante, eu fico elas lá no Smiles… esperando um dia em que eles voltem com a promoção 3:1 com o Le Club… aí, despacho de vez tudo que tenho lá..
      Mas… meu sentimento é que o Smiles vai piorar ainda mais o programa, exigindo cada vez mais nas parceiras (vc pode ver que sempre eles têm problemas de sistema com parceiras com qtd. de milhas pequenas, como foi o caso da Aerolíneas e agora com a Alitália)…e ainda mais nas passagens para voar Gool…
      Técnica e financeiramente falando, o Smiles na verdade é um provedor de dinheiro para a Gool… e tem lá na Gol, quase 90% dos seus ativos, sob a forma de passagens à emitir…
      Assim, com que dinheiro é que o Smiles vai pagar as passagens nas parceiras, se todos quiserem voar somente nelas ????
      Simplesmente não tem a grana para isso…

      • Jose

        Henry, estou assustado com sua estrategia e frieza de manter suas 940K milhas no Smiles. Em novembro próximo, teremos alteração do programa que, infelizmente, deve piorar segundo minhas previsões. Estou com cerca de 105K milhas e só penso onde gasta-las antes do final do mês! Quaisquer sugestões são bem-vindas!

      • Taciane

        Tenho Smiles e concordo em tudo que falou, é uma enganação, tudo eles dificultam,se vc precisa trocar passagem têm taxas ida e volta, sempre… Eles dizem que não mas sempre vc tem que pagar taxa de ida e volta pois não se pode cancelar somente Ida ou volta. Falam da antecipação de passagem mas quando você chega lá se for smiles só pelo programa que nunca tem disponível, suas milhas pra comprar passagem não dão pra nada Pq eles criam promoções pra compra de milhas e quando vai usar estão um absurdo e com várias escalas. Enfim, uma porcaria

    • eduardo

      Verdade. SMILES fez varias promoções para vender milhas. Depois aumentaram a quantidade de milhas numa proporção inviável. Acabaram com o programa

    • Roberto

      É verdade, sabe como vão responder? Lançando uma promoção para compra de milhas!

  • EIion Tallet

    Espero que a pesquisa sirva pra alguma coisa que beneficie os clientes… Porque é tudo ruim!

  • Marcos A. Medeiros

    Para mim, o pior é o Smiles disparado. O programa gera facilidades de acumulo de milhas porém eleva e muito a quantidade de milhas necessárias para emissão do bilhete.

  • RenatoADM

    O melhor eu não sei mais o pior e o mais inseguro e instável de todos certeza que vai dar SMILES.

  • Wescley Lima

    O melhor eu não sei. Mas o pior com certeza é o smiles. Kkkkkkkk

  • Danilo Fernandes

    Feito! Ferro devidadamente metido no Smiles.

  • Paulo Fonsêca

    Não tem “perigo” da Smiles chegar perto de ganhar, mudou muito em um ano. Mudou muito para pior, já divulguei a pesquisa de vocês em meu blog. Como sempre, Parabéns ao Dênis e ao restante da Equipe da “Globo” dos Blogs sobre viajar. “Viajar não tem volta”

    • Jonatas Elias

      “Globo” dos blogs, aí tu ofende o MD.

      • Antonio Silva

        Ofender ?! Por quê ?

        • Jonatas Elias

          Porque o MD é bom!

          • Antonio Silva

            E a Globo uma das maiores empresas do mundo !!!

          • Jonatas Elias

            Há uma diferença entre tamanho e qualidade.

      • Paulo Fonsêca

        Verdade, o.O . Quis só me referenciar a “audiência” do Blog. =D

  • Erika

    Eu acredito que a Multiplus vai dar um up pela facilidade de encontrar viages com milhas se for com antecedencia a ano todo. E o Programa amigo que está começando a brincar nesse mercado.
    A smiles vc tem facilidade de comprar milhas mais em conta, porem dificl encontrar passagem para os destinos.
    Para Azul, é otimo para viajar dentro do Brasil e a facilidade de enviar as milhas para ela do cartao de credito que as vezes lhe dá em dobro. Porem voos internacionais o que elas pedem de milhas é um absurdo. Fora a taxa de convenienca.

    • Tereza Braga

      O único quesito que o múltiplas ainda deixa a desejar é o fato de ter que ligar pra comprar passagens nas parceiras com milhas. Era tão prático poder usar o Smiles pra emitir Delta pelo site, antes dos valores em milhas se tornarem abusivos…

  • Raimundo Gomes Braga

    me surpreenderia negativamente se o smiles for eleito novamente.
    é um programa muito bom pra os controladores dele e não para os clientes.
    inventam promoções cheias de pegadinhas e está criando uma série de desvantagens para os clientes.
    nesse ano só vi uma promoção boa no smiles, no mais é um programa horrível!

    • what_the_hell??

      Discordo q o Smiles seja bom para seus controladores! Seu valor de mercado tem caido assustadoramente, conforme matéria do próprio MD!
      Eles não percebem q essa política ruim deles nesses últimos meses vai acabar afugentando seus clientes e, sem ninguém confiar na empresa, não vai mais adiantar fazer promoção pra vender milhas nem por um décimo do preço q ninguém vai querer comprar!
      Eu já gostei bastante do Smiles, fui diamante neles, e hoje já abandonei esse barco furado!

  • Henry

    Uma dúvida sobre o Smiles… tava simulando agora viajar para a Europa e eles estão cobrando uns R$ 720,00 por pessoa de tarifas, seja para ir GIG=>FCO pela Alitália, seja LIS=>GIG, pela TAP…
    O que significa estes R$ 720,00 ??? Se eu for até o final e emitir a passagem, vou pagar isto mesmo de tarifa por pessoa, ou seja, quase R$ 1.500,00 para ir e voltar da Europa ???

    • Patrick Ferreira

      compras as passagens por trecho, tu vai ver que a taxa vai ser menor

      • Henry

        Ok… grato pela resposta..
        Vc tem noção de quanto é +- ????

  • Alberto

    Eu devo ser muito sortudo. O smiles funciona muito bem para mim e fico surpreso com a quantidade de críticas que vejo sobre ele no mercado. Emito passagens com muita facilidade, acho muitas delas, inclusive em promoções. A reclamação que tenho foi que o número de pontos para emitir, assim como o de número para se manter nas categorias é grande. De toda forma, sempre há muitas promoções inclusive para emissão com menos pontos. Em compensação, tenho todas as reclamações do mundo para TAM Fid/Multiplus.

  • Clauber

    Depois dessa taxa infeliz de conveniencia da Azul e os valores absurdos que eles cobram para emitir alguma passagem por pontos. Vou abandonar aquele barco. Fala sério!

    • Francisco Fernandes

      O Pior da Azul é encontrar passagens com valores baixos de milha. E o site ? Impossível pesquisar mais de uma semana, não dá pra procurar pela quantidade de milhas que vc quer gastar, e a cada pesquisa vc tem que digitar tudo de novo. A cia é boa, os aviões são bons, mas o Tudo Azul é uma piada.

  • J. Guilherme

    Na minha humilde opinião o Smiles sequer deveria fazer parte da pesquisa. Deixou de ser um programa de fidelidade há tempos…não passa de mais uma fonte de receita pra Gol.

  • Wescley Lima

    Bial eu voto no Smiles. Por questão de afinidade mesmo. 🙂

  • AAraujo

    Na última pergunta faltou uma alternativa: Sim, vou mudar para outro programa que não o Amigo/Multiplus/Smiles/TudoAzul

  • Fabio

    Não existe o “Melhor” programa de fidelidade entre as brasileiras. Talvez, e digo talvez mesmo, seja possível avaliar um como o menos ruim.

    Só quero ver se o Smiles ainda vai receber algum voto.

    • Henry

      Claro que vai….vc duvida disso ???

      • Fabio

        Pior é que não duvido mesmo.

  • Jefferson

    O Smiles já foi o melhor programa de fidelidade do Brasil, mas incrivelmente o Smiles conseguiu em menos de um ano se tornar de longe o PIOR programa de fidelidade. Antes, eu era fã do Smiles, hoje eu odeio este programa e já utilizei todas minhas milhas que tinha nele, pois cada vez mais ficava mais insatisfeito com o respeito demosntrado ao cliente. O Smiles se tornou claramente um programa de vendas de milhas e que engana os desavisados, pois não oferece nenhum benefício aos seus associados.

  • Rafael Gomes

    Eu sonhando que meu voo pra Delta eu pegue pontos Pra TAM , Mas fiquei sabendo que n faz parceria 🙁

    • Antonio Silva

      A Delta tem parceria com a Gol ! Acho que a TAM faz parceria com American Airlines !!

  • Hermes Hs

    O Smiles na minha opinião, quase como todo mundo é o pior!!! A Azul é bem novinha, e apesar de excelente cia aérea, segue o Smiles como pior. tiveram algumas promoções há pouco tempo, mas o preço normal em milas é muito alto. Acredito que hoje, não temos nenhum programa excelente, o melhor (Múltiplus), ainda pode ser considerado BOM ou Razoável, depois que alterou a forma de acúmulo baseando os pontos de milhas para pontos fixos, seguindo a péssima tendência mundial.

    Mas o Smiles, rsrsrsrs, tá ruim demais! Já abandonei o barco laranja, agora vou no vermelho, que é o que está em condições razoáveis!

    • eduardo

      Idem. Pelo menos se consegue emitir passagens com uma quantidade de pontos razoável. Já Stiles, acabaram com o ppragrama

  • Vasconcelos Freitas

    O menos ruim é o Multiplus, pois tem as menores taxas para troca de passagens e também tem mais promoções. O Smiles nem deveria estar na lista, pois é uma piada.

  • RenatoADM

    E vcs do marketing da empresa SMILES que nem era para esta na lista por não se tratar de um programa de fidelidade não vai convencer ninguém por aqui, sai fora.

  • Gabriel Domingues

    Quem estiver interessado em trocar pontos do Multiplus para o Smiles, por incrível que pareça, estou aberto a negociações hahahaha. Me encaminhe um email aos interessados: gabriellgad@hotmail.com

    Obrigado

    • Henry

      Você tem pontos no Multiplus é quer trocá-los para Smiles ???? ou é o contrário ??
      E, qual a mágica para transformar as milhas de um para outro ???

    • Ítalo Alencar

      Gabriel, quanto pontos você precisa no smiles?

      • Gabriel Domingues

        Estou precisando de 80 mil mas estou aberto para negociar. Qualquer coisa, me manda um e-mail.

        • Ítalo Alencar

          Envuei pra o teu fce… Veja a mensagem por lá.

          • Gabriel Domingues

            No meu face não chegou nada Italo.

          • Ítalo Alencar

            adc

        • Henry

          Como é que faz para trocar milhas do Smiles por Multiplus…????

          • Bruno Ribeiro

            pagando henry

  • Alan Araujo

    Alberto, somos dois, esse ano fui de GRU–>FOR–>GRU com minha filha por apenas 16.000 smiles, e esse mes GRU–>BEL–>GRU por apenas 9.000 smiles, penso que esses valores são super acessíveis.

    • RenatoADM

      Gente entendam uma coisa até maio desse ano eu até fazia propaganda do SMILES e do CLUBE hoje em dia tenho vergonha dos meus amigos que entraram para o CLUBE SMILES e se decepcionaram com essa instabilidade que o mesmo esta trazendo nos últimos meses. Não se preocupem quero ver vcs dois fazendo esses relatos daqui um ano, vamos dar tempo ao tempo, isso se vc Alan não estiver sendo pago para falar bem do SMILES.

      • Alan Araujo

        Renato, antes de mais nada vá pra P.Q.P. porque diferente de você não preciso ser pago para falar de um programa de fidelidade não…
        Se você não gosta do Smiles, eu respeito sua opinião, então tenha um pouco mais de respeito com minha opinião.

        • RenatoADM

          Mano vai tomar no meio do seu SMILES. Estou apenas retribuindo a delicadeza pelo P.Q.P que ao contrario de vc não se cabe para minha pessoa.

        • RenatoADM

          Só sendo um 1diota muito babac@ mesmo para além de não saber ler ser tão ignorante.

    • Pessoal, vamos parar de agressões, por favor! O debate é sobre programas de milhas, vamos expressar nossas opiniões e respeitar as dos demais!

    • Flora

      Também não entendo esse tanto de crítica com a smiles! Realmente a pontuação exigida já foi melhor, mas para mim, ainda vejo vantagem sobre a tam. Ao pesquisar um trecho, a pontuação pedida pela tam é sempre muito mais alta, sem exceção, em relação à smiles. Além disso, acho o atendimento da Smiles infinitamente melhor, sempre consegui resolver todos meus problemas com o chat. Fiz, inclusive, uma compra errada com milhas e pelo chat a atendente prontamente devolveu minhas milhas e taxa de embarque. Qualquer solicitação com a Tam normalmente espero 20 minutos (além de gastar uma grana com o telefonema) para ser atendida. Tive um problema recente de milhas que não haviam sido debitadas e fui verbalmente agredida pela atendente da Tam, a história foi tão inacreditável que entrei em contato com o SAC…

  • Paulo

    Vc vai para o Dotz??

    • AAraujo

      TAP Victoria…

      • Flora

        TAP Victoria para mim é um dos piores programas, você precisa pagar uma taxa em euros para resgatar qualquer passagem, ou seja, qualquer trecho já vai para mais de 500 reais. Além disso, não tem mais nada para você trocar que não passagens aéreas.

    • Luis

      KKKKK…Dotz é milhões vezes pior que o Smiles,um programa lixo,tudo de engano.

  • eduardo

    Emitiste passagem Stiles nos últimos 3 meses? Qualquer trecho precisa horrores de milhas…. Faz uma simulação…

    • RenatoADM

      Qualquer usuário comum sabe que estão com trechos absurdos de 40.000 milhas e vem um funcionário do SMILES com conversa fiada aqui nesse tópico. Faz favor né, simancol pra vcs equipe de plantão do SMILES, enquanto vcs ficam criando perfil falso para vir com essas mentiras tem usuário passando mais de 30 min ou mais no call center que acima de tudo é um 0300.

      • Flora

        Gente, que teoria da conspiração!!!

    • Alan Araujo

      Eduardo, fiz uma pesquisa esse FDS e com aquele destino surpresa, consegui uma passagem GRU–>CNF–>GRU por 11mil pontos em novembro, para mim vale a pena essa pontuação.
      Vi que tinha passagens por até 30, 40 mil pontos, mas como sou obrigado a transferir meus pontos pro Smiles, tenho de procurar essas promoções.

      • Se você só acha bom o Smiles considerando a promoção Destino Surpresa, então vc não gosta do programa, pq essa promoção é muito fraquinha.

        • Alan Araujo

          Na verdade, não é que gosto do programa, mas tenho de transferir meus pontos para lá, então pego essa promo pra matar meus pontos.

  • Diôgo Coutinho

    Sei que não tem nada a ver com o post., mas queria uma dica de quem souber: qual o melhor lado para escolher assentos de ida e volta nos trechos RecifePetrolina. (pra quem curte olhar a vista da janela).
    Desculpem e Obrigado.

  • Thiago Brasil

    Se o Smiles for campeão de novo, vou começar a suspeitar do MD… hehehehehe

    • Henry

      Não duvida do MD… não fariam isso…
      Se isso ocorrer pode ser porque o Smiles colocou gente dele aqui pra levantar o programa ou a quantidade de perguntas não tão importantes para o fechamento da enquete, acabar pulverizando o que o Smiles tem de ruim, que é muita qtde. de milhas, pouca disponibilidade em parceiras, e trair constantemente a confiança dos associados..

  • pamella

    Sempre usei smiles, e meus destinos sempre foi nacionais e sempre usei poucas milhas, o valor mais alto que paguei foi em 2013 que foi 85 mil milhas e 87 reais de Tava de embarque ida e volta… Agora estava querendo adiantar a compra dos bilhetes para abril e para Recife e valor está um absurdo 136 mil milhas (2 pessoas)… alguém aqui pode me ajudar e me dizer que esse valor pode ser por causa da antecedência! Se eu deixar pra comprar em janeiro será que vou conseguir um valor menor? Estou achando um absurdo esse valor…

  • Alan Araujo

    O Brasil é mesmo um pais cheio de intolerancia, não se pode nem expressar sua opinião, se ela não converger com a opinião de opressores.
    Qual a culpa eu tenho de participar de um programa de fidelidade que somente me permite transferir os pontos para o Smiles e eu ter tempo disponivel para viajar??
    Pego meus pontos e só uso nas promoções de destinos com volta por 2000 milhas, aí fico procurando e quase sempre acho ida com 6 a 9mil pontos e volta com 2mil, como vou achar ruim isso??

    Não tenho a mesma chance no Multiplus, mesmo se tivesse não teria pontos suficientes lá para fazer várias viagens como faço pelo Smiles.

    • Henry

      Alan…
      Nos últimos 8 meses, o Multiplus tem exigido muito menos milhas que o Smiles… enquanto o Smiles piora neste quesito, o Multiplus melhora…
      Estou falando de valores médios e horários bons para viajar…
      O Multiplus tem feito promoções do Brasil para os EUA por 40k, ida e volta.. às vezes, dependendo do local, até 30k vc acha…
      Trechos nacionais, vc acha na faixa de 6/10k aos montes… no Smiles isto é exceção…
      E, sinceramente, o Smiles está cada vez pior… isto é senso geral…
      Claro, se o teu cartão de crédito só permite enviar para o Smiles, então, vc não tem o que fazer e tentar aproveitar estas promoções malucas do Smiles, de ter que sair 3 horas da manhã de quarta feira e voltar na terça ou quarta feira da semana seguinte..
      Para as pessoas que podem fazer isto com 11k pontos, é show… mas o detalhe é que a maioria das pessoas não podem ou não querem isso…
      Querem apenas que o programa Smiles realmente entregue o que promete..
      E eles prometem um paraíso.. sorriso.. promoções e só nos dão o inferno, tristeza, promoembromation´s… é isso…

      • Não bastasse a promoção furada de 365 dias pra sorri, o Smiles ainda tem a cara de pau de fazer mais um ano de balela.

        • Alan Araujo

          Isso eu concordo aqueles emails toscos todos os dias… Afff

      • Alan Araujo

        Henry, primeiramente nunca sai de madrugada, ao contrário, meus ultimos voos, sairam as 10:30h e 14:10h.
        Não estou dizendo que o Smiles é a 8ª maravilha do mundo, mas NO MEU CASO, tá me atendendo bem e por eu fazer home office, posso trabalhar em qualquer lugar, só não posso ficar fora do Brasil porque necessito usar o celular quase sempre.
        Vi que tem muita gente reclamando, mas eu não posso fazer o mesmo, compreende??

        Mas que estou com certo receio quanto a mudança que se dará em 20de novembro, isto é fato.

    • Só por curiosidade, o cartão é de qual banco? Só pode ser um cartão Smiles pra só poder passar por Smiles né?
      Cara, sai desse barco furado, você demonstra só está com o Smiles por falta de opção, mas existe tantas opções de bancos e cartões…..

      • Alan Araujo

        Não é cartão não colega.

        • Henry

          Ué… de onde vc transfere milhas para o Smiles ??? Ensina a mágica pra nós….

          • Alan Araujo

            kkkkkkkkk eu uso o NETPOINTS como sempre como em dois parceiros lá, vou pontuando e depois transfiro, então para mim tá valendo a pena.

          • Alan Araujo

            kkkkkkkkk eu uso o NETPOINTS faço compras regularmente em dois parceiros deles e aí viram pontos que só posso trocar por Smiles.

          • what_the_hell??

            Eduardo, defendo o seu direito de se expressar, achando o q quiser do Smiles! Eu já usei bastante o Smiles no passado e gostava muito do programa!
            Mas é uma pena a ladeira que ele está descendo nos últimos meses! Só recebemos notícias de pioras no programa, ou de falta de transparência com seus clientes!
            E isso aconteceu após um longo período de promoções na compra de milhas, ofertas no Clube smiles etc. Ou seja, encheram os clientes de milhas e agora os mesmos nao tem como usar, exceto em raras promoções!
            Por isso a revolta é grande de seus (ex) clientes!

          • Alan Araujo

            Então, eu sei que é dificil agradar a todos, mas NO MEU CASO o Smiles é legal, viajo a cada 3 meses sem comprar milhas (exceto o fato de ser do clube) e acho que vale a pena.
            Acho o multiplus bem mais completo, mas não tenho facilidade para ganhar milhas lá.
            Quando tive problemas, liguei e fui atendido rápido (talvez porque tenha sido em uma sábado a noite kkkk) mas não tenho o reclamar.

  • Eduardo Teixeira

    A Azul começou com essa babaquice de cobrar taxa no resgate de pontos, é o fim da picada! perdeu muito minha consideração e credibilidade

    • Henry

      Azul para mim está tentando ser pior que o Smiles….
      E está quase conseguindo…

      • Eduardo Teixeira

        2015-10-27 14:20 GMT-02:00 Disqus :

    • Guilherme Alves

      Olá, não entendo muito disso, como assim cobrando taxa? no sábado aproveitei promoção do itau com a azul que a cada 1 ponto do programa sempre presente é 2 no Tudo Azul, e comprei uma passagem, no qual só paguei 50 reais de taxa de embarque. que taxa é essa que cobra para resgatar?

      • Francisco Fernandes

        a taxa é pra emitir passagem.

        • Guilherme Alves

          agora que vi, paguei 15 reais de taxa, mas não achei ruim, pois a passagem estava muito cara nas outras companhias e até na azul em dinheiro.

          • Francisco Fernandes

            Vem embutida, como vc deve ter percebido 🙂 Se não prestar atenção passa batido mesmo 🙂

  • Tarcísio Medeiros

    O Smiles na verdade ficou muito ruim depois de maio~junho. antes disso teve promoção de R$ 0,015/milha, teve nacional a 8.000 e internacional a 10.000. Eu viajei 8x em 3 meses agora pelo Smiles. No entanto, o preço de milhas está surreal, fazem promoções pegadinha, além do lance da Aerolineas que dizem estar normal e não ter por indisponibilidade. E os destinos surpresa nem estão mais contemplando o Recife. Dia 20 de novembro a regra das cias parceiras mudam, aí que o programa vai cair de vez…

  • Thalitta Sousa

    Quero ver a sensação do Smiles vai ter de ir em 1° lugar a último em 1 ano

  • Thalitta Sousa

    Pra mim a multiplus é a pior,encontro sim vôos de 7000 milhas mas para um vôo de 12 hrs,sendo que na Gol e Azul é vôo direto de 2 hrs,e os vôos diretos da Multiplus saem bem mais caro que nas concorrentes,

    • Henry

      Acho que vc está totalmente equivocada… se procurar no site da TAM, vai achar muita, mas muita disponibilidade de voos para os EUA por 25k o trecho… fora as promoções a 15/17/19k o trecho..
      Já nacionais… eles realmente fazem conexões… nas promo´s, mas tb costumam fazer promoções em voos diretos , a 6/9k…
      Já Azul, vc dizer que tem voo direto… só mesmo se você morar em Campinas….
      Eu moro no Rio e para ir para Brasília, Azul não tem voo direto.. nem Recife..
      Na verdade, saindo do Rio, a Azul só tem voo direto para Campinas, Goiana, Belo Horizonte, Cabo Frio e Campos de Goytacases, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e outras pequenas cidades… convenhamos que é muito pouco para a segunda capital do país…

  • Ana Cristina Jacques

    Sempre concentrei meus pontos no Smiles, de um tempo para cá coloco no que me propicia mais vantagens. O Smiles deixou a desejar desde que triplicou o número de pontos para os trechos.

  • Dois comentários sobre a pesquisa:

    1— Deveriam ter considerado a opção de programas estrangeiros, em algumas das perguntas. Especialmente pq agora todas as cias aéreas brasileiras tem parceria com programas estrangeiros. Isto é importante pq várias pessoas perceberam que não vale a pena utilizar programas nacionais pelo fato de serem programas muito ruins, e tornaria a pesquisa mais fiel.

    2— Acho que deveria ter uma pergunta sobre qual a satisfação com os parceiros aéreos de um determinado programa. Acho q esta pergunta seria um bom termômetro para avaliar se os brasileiros de fato se preocupam em acumular milhas voando.

  • Osvaldo Silva

    O menos ruim
    Tudoazul

    • Francisco Fernandes

      Osvaldo, o Tudo Azul pra mim decepciona em vários quesitos: disponibilidade de passagens com poucas milhas, site ruim pra pesquisar e a taxa de emissão. Por isso prefiro o Multiplus. É o que tem regras mais claras. Mas isso varia de onde vc costuma voar. Se for de Campinas pra outro ligar, pode ser mais fácil emitir com poucos pontos. Fora isso, tem coisas surreais como Rio x Fortaleza x Rio por modestos 96.000 pontos.

      • Guilherme Alves

        eu costumo voar muito SP – GYN, nesse caso, azul saindo de guarulhos é a melhor opção, ainda mais quando a azul faz 1 ponto do sempre presente x 2 no tudo azul, costumo pagar 12k ida e volta

        • Francisco Fernandes

          Pois é, dependendo do destino e origem, o Tudo Azil pode ser interessante. Eu trouxe 25K do Sempre Presente pra Azul e só consegui usar quase expirando e pra não perder os pontos. Achei que ia ser fácil visitar lugares turísticos, mas nunca consigo com bom preço.

  • Leandro Alves

    Serio que tem alguem que no geral (NAO ACAO ESPECIFICA) defende o smiles como melhor programa. Se for trabalhador da gol/smiles, ta jogando agua no deserto, no geral apos a promocao das 4 mil milhas que foi despedida, o programa morreu, sou cliente diamante deles e em tds os quesitos fora resgate (que ja eh ruim) o smiles perde, EX: atendimento, tenta lugar pro smiles, tudo azul, amigo, multiplus, e me diz quem atendeu.
    SMILES RIP, mas como todo respeito se tiver funcionarios, levem as nossas reclamacoes, se eh que eles nao veem.

  • Joao Neto

    Por mim, poderiam retirar tranquilamente o SMILES da pesquisa. Ele não é mais um programa de fidelidade. É um outro site para comprar passagens caras.

  • Roberto

    A Smiles vai tomar um tombo na pesquisa, e já até consigo prever como ela vai responder: com uma promoção para compra de milhas!

  • Luiz

    Comprei passagem GIG-MCO com Smiles para o Carnaval e na Cia parceira Delta estava muito mais em conta que a própria Gol. Considerando que a compra de pontos tava barata, penso que não ficou muito caro (70 mil pontos ida e volta no Carnaval para Orlando).

  • what_the_hell??

    kkkkkkk
    “SÓ NESSE FIM DE SEMANA: COMPRE MILHAS PELA METADE DO PREÇO!!!”
    Obs.:. a passagem está custando 5 vezes o preço antigo em milhas

  • Maria Vitoriano

    Só não entendo porque o DOTZ não entrou neste questionário!Pra mim tem sido um salva vidas aéreo!

  • cFred

    De preferência no lado de dentro do avião

  • Aloisio

    Não posso me queixar do smiles. faço SDU/BSB por 6k trecho.
    Agora me expliquem porque voce voa MIA ou MCO com 30k na Delta e se comprar com smiles vai passar de 50k na propria Delta! Que parceria é essa?
    E cadê a Dotz com suas promoções? Já fizemos Cancum casal por 30k ida e volta!

  • Luis

    SMILES?A cara da GOL,somente liga de dinheiro,pobre!Inconfiavel!Nao vale nada!

  • Célio Albano

    Verdade, concordo plenamente.

  • A viagem aérea vencedora deveria comemorar o resultado do feito entre os leitores do MD e lançar uma promoção com bônus em dobro durante uma semana para todos aqueles que transferirem pontos de seus cartões de crédito #ficadica

  • Edu Santos

    Smiles? Você chora para conseguir usufruir depois…

  • Marco Pacheco

    Tenho 65 mil milhas no Smiles e me mudei para a Europa. Moro na França, e o aeroporto mais próximo é o de Genebra (na verdade moro uns 3 ou 4 km do aeroporto). O Smiles diz que Europa-Europa o valor minimo é de 12500 milhas, mas eu nunca achei nenhum trecho nesse valor. O mínimo que acho custa 20 mil milhas. Do mínimo teórico para o mínimo real a diferença é grande! Um diz que é possível gastar 25 mil milhas ida-volta enquanto na prática tenho que gastar 40 mil. Em suma, na teoria eu conseguiria 2 viagens para 2 pessoas e na prática só consigo uma e preciso completar com mais pontos.

  • Claudio Damasceno

    Numa boa galera se o smiles ganhar isto… Afff.. Desisto de vez.kkkk

  • kleber silva

    concordo plenamente, no momento acho todos os programas de fidelidade péssimos, porém o smiles consegue ser ainda pior.
    por ainda insistir em empurrar milhas com suas promoções fantasiosas.

  • Tereza Braga

    Eu tinha só 30K e já dei um jeito de trocar tudo sem dó, usei pra pagar até a taxa de embarque rs

  • Thalitta Sousa

    Realmente me enganei quanto ao voo direto da Azul , no caso emiti a ida pela Gol para Brasilia por 7000 milhas, voo direto, já a volta pela Azul Com conexao Em Campinas por 8500 milhas , já pela Tam havia por 7000 milhas a volta , mas Com 2 conexoes, Em São Luis e Fortaleza, sendo que Em Fortaleza teria que ficar 10 horas na cidade, chegando a absurdos 16 horas de viagem . Enfim acho um absurdo sem tamanho, pelo menos para mim não é vantagem a Tam