E o melhor programa de milhas do Brasil na pesquisa Melhores Destinos é…

Denis Carvalho 4 · abril · 2014

Foi uma disputa acirrada, como era de se esperar. Um duelo disputado ponto a ponto, décimo a décimo e com um final digno de uma produção de Hollywood: apenas 0,01 ponto de vantagem separando o campeão do segundo colocado. Senhoras e senhores, anunciamos o grande vencedor da primeira pesquisa Melhores Destinos do melhor programa de milhagem do Brasil. e o prêmio vai para… o Smiles!

O programa de passageiro frequente da GOL levou o primeiro lugar em resultado até esperado, mas a grande surpresa ficou com na segunda colocação. Impulsionado pelas recentes promoções, o TudoAzul deixou o TAM Fidelidade para trás e levou a medalha de prata! A diferença para o Smiles, inclusive, foi mínima!

A pesquisa teve a participação de quase 4 mil leitores que opinaram em 12 quesitos, de “péssimo” a “excelente”, para o cálculo do vencedor, os conceitos foram convertidos em notas de 1 a 5 , permitindo o cálculo das médias de cada programa de fidelidade em cada setor.

Vamos aos resultados: 

melhor-programa-fidelidade-milhas

4º lugar: Avianca Amigo

Muitos leitores nos questionaram se era justo incluir o Amigo, da Avianca Brasil, em uma disputa como essa. Bem, se esse é o programa que a companhia oferece aos seus clientes, por que não o incluiríamos. Mas a verdade é que a pesquisa demonstrou que o Amigo está bem abaixo dos outros programa de milhas em quase todos os quesitos.

A média final foi 2,4 – algo entre ruim e regular, mas a nota final dada pelos clientes (para um programa como um todo) ficou bem abaixo: 1,86. De qualquer forma, é provável que grandes mudanças ocorram em breve, já que a Avianca Brasil provavelmente vai se juntar à Star Alliance. É possível imaginar uma integração do Amigo com o LifeMiles ou, no melhor dos mundos, que a companhia brasileira passasse a fazer parte do programa de milhas da irmã colombiana.

3º lugar: TAM Fidelidade

À primeira vista pode ser considerado a decepção da pesquisa, já que ficou bem distante do rival Smiles e ainda foi superado pelo novato TudoAzul. Mas não é bem assim. A verdade é que os dois quesitos referentes a companhias parceiras, que não foram considerados no caso de TudoAzul e Amigo, foram bastante negativos para o programa da TAM. A nota mais baixa da companhia – 2,28 – foi justamente na quantidade de pontos necessários para emitir nas companhias parceiras.

Como sabemos, nesta semana a companhia mudou de aliança, migrande da Star Alliance para a Oneworld, é uma esperança de que seus clientes tenham dias melhores, com mais facilidade e preços mais baixos de passagens para voar com as empresas parceiras.

De volta à pesquisa, se retirarmos da média final as notas referentes às companhias filiadas, a nota da TAM sobre de 2,88 para 2,97 – ainda atrás do TudoAzul, mas com uma diferença de apenas 0,03 ponto. Além disso, na nota geral dada pelos clientes, a companhia empatou com o programa da Azul, com média 2,95. Ainda assim, algumas mudanças seriam bem-vindas, especialmente com relação às promoções.

Um adendo importante é que baseamos as médias do cálculo final nas notas atribuídas pelos leitores, sem considerar a emissão de passagens de companhias parceiras pelo TudoAzul e Amigo. Os dois programas, dessa forma, foram avaliados em dez quesitos somente. Se atribuirmos nota zero nos quesitos, o Smiles continuaria à frente, mas o TAM Fidelidade passaria a segunda colocação, já que a nota do programa da Azul cairia para 2,50 e o da Avianca seria 1,99. Nesse caso, o resultado final seria o seguinte:

resultado-opcao-2

Na próxima edição, é provável que Azul e Avianca Brasil tenham companhias parceiras e entrem também nessa avaliação. 

 

2º lugar: TudoAzul

Grande surpresa da pesquisa, o TudoAzul encarou os concorrentes frente a frente, chegou a liderar o quadro geral em alguns momentos e no final conquistou uma honrosa medalha de prata, apenas 0,01 ponto de diferença. Poderíamos dizer que se trata de um empate técnico, mas temos que considerar mais uma vez a questão das companhias parceiras, que também  foi cruel com o Smiles. Sem as notas referentes às parcerias, ou seja, com os mesmos quesitos da Azul, a nota final do Smiles chega a 3,10, um ponto à frente.

A Azul foi bem de uma maneira geral, mas teve seus pontos fortes na facilidade de encontrar passagens em seu site e no atendimento – justamente os pontos mais fracos da GOL. Por outro lado, os preços cobrados para a emissão de passagens pelo programa é o maior motivo de insatisfação por parte dos clientes.

O TudoAzul também está passando por grandes mudanças: assinaram o primeiro acordo internacional para acúmulo de pontos e emissão de passagens aéreas com a United e novos devem vir neste ano. Além disso, a companhia fez parceria com uma agência de viagens online para emitir passagens no mundo todo.

1º lugar: Smiles

O Smiles conquistou com justiça o prêmio de melhor programa de milhas, já que teve a melhor média na maioria dos quesitos avaliados, apesar da diferença mínima. O programa oferece passagens mais baratas e melhores promoções que os concorrentes, além de manter parcerias interessantes, mesmo sem fazer parte de nenhuma  aliança de companhias aéreas.

Além disso, o programa pode se gabar de ser o mais querido entre todos, já que teve uma nota geral ainda maior na opinião dos clientes – 3,15 – e o maior índice de clientes que pretendem manter suas contas no programa.

Mas nem tudo é festa. Em primeiro lugar, chama a atenção as notas baixas para o atendimento e para o site do programa – que realmente deixa a desejar com seu sistema de busca de passagens com data única, carinhosamente apelidado de “batalha naval”. Além disso, mesmo obtendo a melhor nota de todas, ela equivale apenas ao conceito “razoável” na pesquisa, ou seja, há muito ainda que ser melhorado!

Considerações finais

Na nossa avaliação, a pesquisa revelou que os programas de milhas brasileiros estão bem equiparados. A pequena diferença do Smiles para o TudoAzul e deste para o TAM Fidelidade mostra que os três estão hoje no mesmo patamar, aptos a disputar ponto a ponto e promoção a promoção a preferência dos clientes.

Em uma visão mais geral, chama a atenção a baixa empolgação dos clientes com todos os programas. Se fosse uma prova, Smiles e Azul passariam raspando, enquanto os demais não conseguiriam o mínimo para serem aprovados como razoáveis: 3 pontos.

Os motivos estão expostos na pesquisa: dificuldade para emitir passagens nacionais e internacionais, promoções fracas e problemas no atendimento têm tirado o encanto dos programas de milhas nacionais e levado mais e mais brasileiros a descobrir os programas das companhias internacionais, como AAdvantage, Flying Blue, Miles & More, SkyMiles e tantos outros.

Essa queda na qualidade e satisfação contrasta com os lucros gigantescos anunciados pela Multiplus e Smiles, que se tornaram empresas independentes de TAM e GOL e desde então têm se dado cada vez melhor nos balanços financeiros. A pergunta é se esse sucesso todo vai se transformar algum dia em benefício para os associados ou se veremos se acentuar a tendência de corte nos benefícos e mudanças de regras prejudiciais aos clientes, que têm sido uma constante nos últimos anos.

E você, o que achou do resultado? Acha que o Smiles merece esse título? E quanto à pesquisa, na sua opinião o MD deve realizar uma dessas anualmente? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Atualizada às 13h47

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Já faz um tempo que junto meus pontos no Smiles ….apesar que de uns mês para cá , acho que está começando a ficar parecido com o Fidelidade Tam , muito difícil achar passagens com as parceiras. E viva mais uma vez a coloçao do post bem cedinho.

    • O Dênis deve ta apanhando em casa pra acordar tão cedo assim… hehehehehe

    • Bobeiras a parte…
      Nosso querido MD sempre a frente.
      Alguém já viu uma pesquisa dessa natureza ? Sinceramente eu não.
      E com tamanha quantidade de respostas e de forma tão qualificada? afinal somos o público algo dos programas de fidelidade.
      Léo, Denis e companhia, daqui um tempo o pessoal do IBOPE vai procurar vocês pra fazer pesquisa… hehehehe
      O resultado aqui é muito mais eficiente e preciso. Não tenho dúvidas que os gestores desses programas irão avaliar cuidadosamente esses dados.

      Super parabéns

    • Roberto

      Concordo…. Vc só consegue trechos RJ SP, parceiras neca….

  • Jé Silva

    Muito show! Valeu muito essa pesquisa e com certeza será válida anualmente… Assim poderemos ter uma ideia se as empresas estarão preocupadas em melhorar esses baixos resultados. Valeu MD

    • Obrigado Jé. O que mais gostamos foi a ampla participação: quase 4 mil leitores completaram a pesquisa! É muita gente!

  • Eduardo

    Bem colocado o post, só acho que vocês deveriam postar algo sobre o Programa Tudo Azul com a “agência de viagens online” e não pesar o fato de serem patrocinados por outra empresa de viagens online, e não mencionar essa facilidadr exclusiva que a Azul criou. De resto, continuam de parabéns MD.

    • Eduardo, tudo bem? Já explicamos isso muitas vezes, mas não custa repetir.
      Infelizmente nós não vamos postar essa parceria da Azul porque não confiamos na Viajanet!
      Essa agência age de má fé com o Melhores Destinos!
      Eles pagam publicidade no Google para divulgar em primeiro lugar o endereço “melhoresdestinos.viajanet.com.br/”, com título "Melhores Destinos". Pesquise "melhores destinos" no Google e veja o que aparece.
      Já conversamos com eles sobre isso, mas se recusam a tirar esse anúncio do ar, que tem como único objetivo enganar os leitores que pesquisam Melhores Destinos no Google! Uma empresa que usa desses artifícios para iludir e enganar as pessoas não é de confiança e não merece o apoio de ninguém, muito menos o nosso. Lamentamos muito que a Azul não tenha selecionado melhor sua parceira, já que há tantas boas agências online que poderiam fazer esse trabalho.

      • Dênis Colli

        Processo NELES! Pra aprenderem e pararem de agir de má fé com o MD e com os leitores!

        • Claudio

          Denis é para esses casos que exite advogados/Justiça. Eles só vão aprender se pegar pesado no bolso.

          • Michael

            Concordo, processo neles! Isso não pode ser legal.

            Enquanto isso, vamos digitar "melhores destinos" no google, clicar no link patrocinado deles, esperar o site carregar e fechar 🙂 Eles pagam ao google por click, não é lá um processo mas pelo menos faz cócegas no bolso deles.

        • O Leonardo está tratando disso, mas sabem que nossa Justiça é bem morosa, quanto mais em casos referentes à Internet, onde é difícil que haja legislações específicas.

      • Sheila

        Deve ser triste ter de agir com má fé pra ter o mesmo sucesso do MD…

        Empresas ruins e invejosas que querem ser como o MD, mas não tem a mesma capacidade e respeito que o MD CONQUISTARAM sem sacanear ng..MD sucesso total!

      • Eduardo

        Obrigado pela resposta, Denis! Não sabia que não poderia confiar no Viajanet, eu mesmo já comprei passagens por lá, mas não tive problemas. Mas entendo que usar desses artifícios são somente para enganar os leitores. Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento!

      • Jose Junior

        Denis, já pensou em alguma medida judicial para coibir esse abuso?

        • Não queríamos chegar a isso, Jose, mas talvez seja necessário de fato

      • Viajanet age com deslealdade também com relação ao consumidor, inclusive possui várias ações na justiça por conta disso. Tenho clientes que tiveram problemas com ela e deixaram de viajar mesmo, não recomendo para ninguém!!

      • Frederico Araújo

        Já tinha percebido isso antes, algumas vezes em que tentei chegar no site do MD pelo Google. isso é realmente ridículo. E você está mais do que certo em não dar qualquer publicidade no teu site, o qual, posso falar por experiência própria, tem ajudado muitos viajantes. Valeu Denis.

      • Noemi

        Não descobri o “Melhores Destinos” há muito tempo, mas creio que parte da culpa seja dessa agência Viajanet.
        A primeira vez que me falaram do MD, digitei no Google e veio o Viajanet. Achei o site horrível, não batia em nada com os elogios ouvidos e pensei que era brincadeira de quem me indicou. Depois dessa, quando ouvia ‘Melhores Destinos’ relacionava a essa agência e pesquisava em qq coisa, menos ali.
        Bem, fato é que quando descobri o MD bom, verdadeiro, real….. viciei!!! rs 😀

        • Pois é, Noemi, como diria aquela jornalista, muito deselegante da parte deles! =)

      • Ricardo Azevedo

        Pesquisei no Google, e vi que o decolar e hotel urbano também usam dessa tática. Fiz a pesquisa em modo anônimo do Chrome para o Google não filtrar os resultados pelo meu histórico.

  • Caio Pimpinato

    Eu tenho certeza que se não fosse aquela mudança maquiavélica do sistema de concessão de milhas, o Smiles teria ganho disparado na frente. Infelizmente a tendência dos programas é a piora.

    • Realmente a mudança foi muito prejudicial para os clientes, além das passagens promocionais não pontuarem mais!

  • Leonardo

    Achei estranho a diferença ter sido tão pequena, em quase todos os quesitos o smiles ta bem a frente do tudo azul. Sugiro refazer essa media pq ela deve estar errada. Nos números apresentados a diferença é superior a 0.1.

    • Matheus

      Está tudo correto.

      Parabéns MD pelo trabalho!

    • Leonardo, sugiro que você leia o texto, especialmente a parte que explica sobre as companhias parceiras. Ah, e pode refazer os cálculos, os números estão todos ai. Um abraço

      • Leonardo

        Kkkkk. Quem não emite parceira tinha que ter nota zero. E não ignorar o ponto fraco do programa. Ou seja, o que não presta do programa é ignorado? Adoro o Melhores Destinos mas alguns critérios não procedem. Abraço.

        • Leonardo, poderíamos fazer isso, mas ai o resultado traria Smiles e Fidelidade muito na frente do TudoAzul, o que não é o que percebemos na prática. veja que as médias das notas ficaram bem próximas das notas gerais atribuídas pelos clientes, quando perguntamos qual era a nota final que eles davam ao seu programa. Na próxima, acreditamos que todas as companhias terão parceiras!

  • marcelo

    Acredito sim que o problema da Tam, foi o aumento absurdo para emissão de passagem com os pontos, saindo de media de 20 mil pontos em economica e 40 mil pontos em executiva e passou a adotar media de 35 mil pontos para economica e 75 mil pontos para executiva em voos para a America do Norte.
    E a tam nao me venha com desculpas que foi pq enttrou na Star Aliance que fez isso, pois é possível encontrar na United e Air Canada, que sNao Star Aliance voo com 25 mil pontos em economica e 45 mil pontos em executiva.
    Agora a Tam na One World, também é possível encontrar passagens mais baratas, no caso da AA e da US airways. A TAM ESTA ESCULHABANDO O PROGRAMA DE FIDELIDADES DELA.

  • Moacyr Lopes

    Dennis,

    Caiu da cama cedo hoje. Deste jeito, vou ter de acordar mais cedo ainda. vai que tem um post de promoção às 5 da matina. Valeu.

    Quanto ao programa, já usei muito a Tam. Porém, como aqui em Uberaba só tem Azul, passei a usar com mais frequência. Consigo muitas passagens com poucos pontos através do Dotz e do Tudo Azul. Aliás, tem que que no Dotz está mais "barato" que no tudo azul.

    Só falta o Banco do Brasil fechar uma parceria em pontos com a Azul para melhorar. só não tem jeito de comprar pela Viajanet. Aliás, não sei como algumas empresas ainda estão funcionando.

    • Hehehe tem que levantar cedo para acompanhar os leitores, não é Moacyr!

  • emerson

    Prezados, quem tiver TAM Fidelidade, verifique se a pontuação das empresas Star Alliance, na época da vigência da aliança, está sendo computada para fins de upgrade de categoria. Uma mudança de sistema de quarta para quinta-feira fez desconsiderar estes pontos, ainda que durante a vigência da aliança.

  • MarciaB

    Parabéns pelo trabalho! Utilizo o Smiles e o Tam Fidelidade. Entretanto, ultimamente, a quantidade de pontos exigida pelo Fidelidade está muito alta e a disponibilidade de voos para os EUA pelo Smiles é raríssima. Para quem acumula pontos no cartão BB, como é meu caso, não há outras opções de programas para transferência de pontos.

  • Para o Smiles ganhar algum prêmio, é porque estamos muito mal….

    • Guilherme M.

      muito MESMO!

      eu estou desapontado com o MD, pois imaginava que o site era sério!

      essa pesquisa só pode ter sido comprada, visto que jamais consegui emitir passagens via smiles nos trechos e horários que eu gostaria, sem milhões de conexões ou preços abusivos de milhagem. Não existe essa história de "reservar com antecedência". É rezar para ter alguma promoção de milhas (que ultimamente está mais raro que mosca branca de olho azul), e só assim se consegue emitir qualquer trecho nacional por menor que seja por menos de 10 mil milhas. Mas enfim, já estou desiludido com esse programa de milhagem. Vou tentar concentrar minhas milhas no meu programa da Mileage Plus, que agora vai pontuar via Avianca, que tem um serviço de bordo razoável e o preço ainda menor que a Azul. Então o resto é resto.

      Rezo que em 2015 e nos anos seguintes sejamos abençoados com mais companhias aéreas voando no Brasil, pois esse CARTEL VERGONHOSO que temos é uma PALHAÇADA.

      • Guilherme

        Ah sim, e nunca consegui emitir qualquer passagem internacional por menos de 70 mil milhas. Ou até mesmo 100 mil milhas. Quando está disponível, é um preço abusivo. Mas nunca está. Essa é a verdade.

        • Meu caro Guilherme, não adianta descontar sua insatisfação com o Smiles em cima da gente. Nós só fizemos a pesquisa, o resultado foi escolhido por quase 4 mil leitores que dedicaram seu tempo responderam um questionário até mais longo do que desejaríamos, mas necessário para uma avaliação justa. Pode ficar tranquilo que essa pesquisa foi 100% séria e isenta, como tudo o que fazemos aqui no MD.

          • Moacyr Lopes

            Prezado Guilherme,

            O site publicou a pesquisa e o resultado foi apurado entre 4000 pessoas. Claro que dentre estes, haverão os descontentes com ou outro plano de milhas.

            Criticar a seriedade de um site porque publicou o espelho de uma pesquisa é, no mínimo, leviano de sua parte.

            Eu mesmo gosto de usar o Tudo Azul e detesto o Smiles, mas respeito a opinião dos outros. E este comentário é reflexo do momento imbecil em que vivemos no Brasil: todas as alas deste país se dizem democráticas e aceitam as opiniões dos outros, desde que elas sejam de acordo com as suas próprias convicções.

            A esquerda se diz democrática ao mesmo tempo que prega o Marco Civil da internet e a lei da mordaça da imprensa, só porque a internet é livre e a imprensa a cobra. E a direita faz o mesmo.

            Portanto, aceitar as decisões de um grupo, mesmo que contrário as suas, que deveria ser um dever das pessoas, está se tornando uma virtude.

            A propósito, isto foi um desabafo.

            Longa vida ao MD.

          • Ines Martins

            Perfeita sua explicação!

        • Max

          Se não conseguiu, o conselho que te dou é procurar mais e se informar mais ainda! O MIleage plus não pontua com a avianca BRASIL, que foi o alvo da pesquisa. Já consegui emitir passagens para a Europa (por mais de 3 vezes, ok?) em altíssima estação por 35mil em empresas parceiras.
          E gran finale de desconfiar da integridade do site é digno de pena pra vc!

        • Fábio

          Viajei para os EUA agora em março /2014 passagens emitidas pelo Smiles com a Delta sem problemas. 25 mil cada trecho ida e volta EUA e 12500 o trecho interno. Eu e minha esposa gastamos 125 mil milhas para GRU>JFK JFK>LAS MIA>GRU. Ainda acho o Smiles o melhor programa Nacional!

          • Well

            Eu consigo ver trechos de CIAs parceiras pelo site do Smiles ou tenho que ver pelo site da Delta?

        • Breno

          Rapaz… eu voo todo ano com milhas e olha que saio de vitória-ES que é o C* da região sudeste… rodoviária com asas… mesmo assim consigo voar pra fora do país com a smiles… recomendo que procure suas viagens por trecho… sem procurar ida e voltas… vai ser mais fácil…

        • Guilherme, comprei Rio-Miami (fico 1 semana)- NYC – Rio por 50 mil milhas da AA!!!
          E fui esse ano Rio-NY com a US Airways de executiva por 80 mil milhas!!
          dá pra achar sim, é só pesquisar bastante!!

      • Silva

        Cara você não sabe realizar uma pesquisa e emitir uma passagem no Smiles e realiza uma crítica dessa forma ao MD? Acredito que o comprado aqui é você, eu mesmo sempre consigo usar o Tam Fidelidade e o Smiles em sua maioria sem problemas, agora se você está querendo passagem com horários especiais, compra um avião!!!!Kkkkkkkk
        Ah, já viagei para Miami usando somente 20k o trecho camarada.

        • Luiz

          Já consegui Rio – Orlando – Rio no Smiles, em Janeiro, por 25 mil o trecho.

          Porém, em 2014 estou achando bem mais dificil conseguir boas opções… parece que está mais caro.

  • DANIEL AGUIAR

    Tudo Azul é muito pior do que o Fidelidade.

    Juntar pontos é fácil. Difícil é voar com 10.000 pontos.

    • Daniel, eu já emiti várias passagens Campinas – Passo Fundo no RS por 5 mil pontos o trecho. Inclusive vou viajar na Páscoa indo na quinta a noite e voltando na segunda a noite por 7 mil pontos o trecho.

  • Há muito anos dou prioridade ao Smiles. Sou cliente diamante, mas desde o ano retradado, quando começou a alteralçao a maneira de pontuar em voos dosmésticos, me senti indisposto com o programa. Dificultou o acúmulo de milhas. Basta pensar que num trecho entre BH e Porto Alegre (ida e volta) em outubro de 2012 eu acumulava 8 mi milhas (por ser diamante), hoje (comprei uma ida e volta por 254 reais com taxas na tarifa programda) vou acumular 2 mil (ida e volta), se eu não fosse diamante não passaria de 500. Mesmo depois de terem retirado as milhas com conexão, ainda era amis vantajoso que agora. Terrível!!! Mudou a quantidade para acumular e mudou, sempre prejudicando o cliente, a quantidade de emitir na GOL.
    Eu não consigo entender como os programa para fidelizar os clientes estão desesperados para que os clientes saiam dos programas. Até ano passado, voava muito na GOL, este ano 2 vezes. Entre bom e razoável, já estou voando mais pela TAM, que entre ruim e péssimo, pelo menos tenho garantidos 500 milhas por trecho, senão faço parte de nenhuma categoria superior, e os preços são melhores que a Azul. Mesmo assim, todos os programas no Brasil são ruins.

    • Francisco

      Concordo com você…. Comprava passagens pela GOL, ainda que mais caras, devido ao acumulo de milhas. Fazia GRU-FLN toda semana e acumulava 4000 milhas. e resgatava o mesmo trecho por 3000~5000 milhas.
      Hoje, o acumulo de milhas é no cartão de crédito, então ninguém quer ser fiel a mais nenhuma companhia. Tanto que eu prefiro Avianca atualmente. Como todos os programas de milhas estão horríveis, priorizo o conforto e o preço.

  • Cristiano

    Uma pena que os programas de milhagem nacionais estão tão decadentes. Mas as notas até que foram bem generosas para o que eles realmente merecem.

  • Leandro

    Olha, trabalho com pesquisa e datamining e, se realmente houve essa diferença de apenas 0,01 p.p., temos um empate técnico. Com a margem de erro não dá pra dizer que realmente o Smiles venceu na média geral. Se precisarem de ajuda para uma próximo estou disposto a ajudar. De qualquer forma, acho excelente isso de ouvir a opinião do público cativo. Parabéns pela iniciativa!

  • Helayna

    O Amigo realmente é muito ruim! Hoje por exemplo há o comunicado que não será possível emitir passagens até o dia 06/04. Um absurdo!!

    • Joao

      Não será possivel, devido a virada do sistema da Avianca para o AMADEUS, para integração com a STAR ALLIANCE. abs

  • Achei muito boa a pesquisa assim como a iniciativa. Acredito que isso possa ajudar a melhorar de modo geral todos os programas. Eu já usei muito o Tam Fidelidade, mas no ano passado voei para a Europa e acumulei pontos no Tam Fidelidade e rendeu somente 6 mil pontos a ida e volta. Fiquei muito decepcionado. Hoje resgato os meus pontos de cartão de crédito sempre no Tudo Azul que possui ótimas promoções com o meu banco Santander. No ano passado eu resgatei pontos que valeram o dobro e fui muito beneficiado, este ano já resgatei pontos com 50% de bonificação. Sem contar que eu consigo emitir passagens de Campinas para Passo Fundo por 5 mil pontos e também a Azul oferece um serviço muito superior ao das concorrentes.

    • Concordo com os amigos o tudo azul tem melhorado bastante e só tende a crescer mais….eu mesmo aproveitei uma promoção com o itau e mandei pra lá minhas minhas pelo dobro do que tinha…resultado emiti passagens para eu e minha esposa para BSB para POA por 19.000 milhas tudo azul ou seja 9.500 milhas que eu tinha no itau…..quer dizer…..muito bom !!!!!!

    • Ines

      A parceria da Azul com o Itau encerrada em 31/03 também foi ótma. Milhas em dobro, a família agradece hehehe

  • leonardo

    Eu prefiro o TAM fidelidade, por que hoje é o mais fácil de emitir passagens por exemplo em feriados.

  • Jorge

    Se a pesquisa fosse hoje com certeza o Tudo Azul estava na frente disparado… Pode ser por está no início, mais que eles estão sendo agressivos estão!!! Tomara que continue assim!!!!

  • Wilton

    O TAM Multiplus piorou muito.
    Estava pesquisando uma viagem com pontos e, no site da AA, tinha muita viagem com 20.000. Entrei em contato com a TAM e lá era tudo com 30.000 ou não tinha.
    Como já falavam, antes conseguíamos emitir passagem p/ EUA com 40.000 e agora é um inferno.

  • Difícil acreditar que o SMILES ganhou.

  • Rodrigo

    Tam muito ruim. Principalmente ter que ligar para fazer uma compra com milhas de parceira internacional

  • Michel

    O Amigo é o maio inimigo da Avianca Brasil que possui um serviço (cia aérea) excelente. A unica coisa interessante no Amigo e que eu não vi nos demais programas de fidelidade no Brasil é a possibilidade de acumular pontos em família.

  • Luciano

    Pesquisa interessante, Denis, realmente a impressão de que com Smiles é mais simples (ou melhor, menos difícil) emitir algum bilhete. Para emissão de bilhetes domésticos, já foi muito mais simples, mas o Smiles tem se mostrado mais amistoso. Já para voos internacionais, o que incomoda é o processo de pesquisa de voos. Montar uma viagem requer doses cavalares de paciência e horas de pesquisa. Mesmo assim, já consegui montar roteiros interessantes. Ano passado, conseguimos fazer o seguinte roteiro, por 50 mil milhas, ida e volta, por meio do Smiles, um pouco antes de encerrar a parceria com a AA: Brasilia – Las Vegas – San Francisco (ida) e Los Angeles – Nova Iorque – Brasilia (volta). No caso, as paradas intermediárias (Stopover) em Vegas na ida e NY na volta, não geraram nenhum custo adicional.

    • É verdade Luciano, o site do Smiles é sem dúvida seu ponto fraco. Tomara que a pesquisa ajude de alguma forma eles verem isso.

      • What_the_hell??

        Faz MUITO tempo q o smiles tem esse problema no site, por isso sou levado a pensar que eles fazem isso de propósito, para dificultarem a emissão de passagens nas parceiras! É um verdadeiro calvário o procedimento "batalha naval"!!!

  • Ricardo

    Uma coisa me chama atenção neste mercado é o valor das empresas Smiles e Multiplus, hoje batem na mesma proporção que as empresas mães GOL e TAM!

    Não foi citado na matéria, mas GOL e TAM juntas tiveram prejuízo mais de R$1bi em 2013, já Smiles e Multiplus lucraram juntas mais R$400milhões.

    O que antes era apenas um "benefício" aos passageiros, hoje se tornou uma relação de compra e venda de pontos monetizados.

    O lucro apresentado por estas empresas é maior que o negócio "transportar passageiros". Ou seja, tudo virou um grande e lucrativo mercado (para as empresas) em detrimento de menores vantagens aos usuários.

    Enquanto o mercado de aviação no Brasil continuará no vermelho, dificilmente acredito que a AZUL vá querer tomar outro rumo, dando vantagens muito maiores que suas concorrentes SMILES e MULTIPLUS. Programa de milhagens se tornou a jóia da coroa e a salvação das companhias aéreas no Brasil.

  • Emerson Santos

    É óbvio que as notas dadas refletem a experiência de cada um, seja ela boa ou ruim, em relação aos programas de milhagem nacionais. As empresas sérias, que desejam melhorar a qualidade de seus serviços, saberão utilizar esse resultado a seu favor. As outras…
    Parabéns pela iniciativa!

    • Obrigado Emerson, esse é nosso maior objetivo, que as companhias olhem esse resultado e o usem para melhorar seus serviços, já que antes de mais nada somos todos passageiros e usuários desses programas!

  • Alexandre-CGR

    Não entendo como o Smiles pode ter ficado em primeiro no critério "facilidade de acumular milhas com voos". Na minha última viagem acumelei apenas 600 milhas e não paguei uma tarifa super barata.
    Ele era beeeem melhor antes dessa última mudança que gerou a "desvalorização dos trechos voados".

    A verdade é que os últimos anos tem sido duros para nós que utilizamos programas de fidelidade (tanto de aéreas quanto de cartões de cartões de crédito), os benefícios só diminuem. Nessas horas lembro do que aprendi com meu chefe quando era estagiário: "nada está tão ruim que não possa piorar".

    abraços

    • Verdade Alexandre, tivemos muitas mudanças negativas nos últimos anos, tomara que tenhamos boas notícias no futuro!

  • Flavio Y

    Sempre tive a percepção de que o Smiles era melhor, tendo minha opinião sido corroborada pela pesquisa. Participo de todos os outros programas e já emite passagens em todas, exceto pela Amigo. Acredito que a união do TudoAzul e MilesAgePlus vai ficar muito bom, podendo até superar o Smiles numa próxima pesquisa. Achei válida a proposta da pesquisa pois um site consagrado e confiável como o MD é formador de opinião e acredito que os representantes dos programas de fidelidade já leram tudo. Valeu MD.

    • Obrigado Flavio, mas o importante mesmo foi a participação massiva! Ficamos impressionados com quase 4 mil participantes!

  • Como sempre, vcs estão de parabéns pelo trabalho!! Já imaginava que o smiles seria campeão, pra mim seu maior defeito é o sistema de "batalha naval". Me surpreendi com o resultado do tudo azul, não uso o programa e agora estou cogitando transferir alguns pontos para la!

  • Rodolfo Sarney

    Deveria por um critério também como "Práticas de Alteração/Cancelamento". Primeiro que a facilidade de alteração da Smiles é superior a TAM, pois você resolve tudo pelo proprio site, sem precisar ouvir a "musiquinha do caminhao gás" durante 20 minutos com acontece na TAM Fidelidade, onde só é possivel alterar bilhete por pontos pelo callcenter. Alem disso, a TAM tem uma política ,que até hoje eu não consigo compreender, de cobrar um valor X para alteração antes da data do voo, e um valor Y (mais caro) pra alteração após a data de voo (mesmo se voce informar que não irá mais voar), eu acho está pratica da TAM (seja por pontos multiplus ou cash) um absurdo, aliás, a propria taxa eu já acho absurda pois ao meu ver deveria ser por percentual e nao valor fixo, há casos tao absurdos que o valor da remarcação custa mais caro que o valor da passagem, chegamos ate a pensar que das duas uma, ou eles acham que nós somos desprovidos de inteligencia, ou eles mesmos não a possuem. A GOL/Smiles pelo menos cobra uma taxa só seja antes ou após o voo, mesma coisa do Programa Amigo e Tudo Azul. Eu já perguntei a diversos funcionarios da TAM o porquê dessa diferença entre a taxa antes da partida e depois da partida do voo e a resposta, que parece até um mantra, é sempre "é política da empresa, senhor!".. enfim, sofremos abusos por todos os lados, por taxas, pelo tratamento, pela falta de preparo e de educação, enfim, infelizmente nós brasileiros ainda somos um povo acomodado, que aceita muito "fácil" tudo que nos é imposto, mas ainda me resta esperança que isso mude..

    • Rodolfo, essa é uma boa sugestão para unma próxima edição da pesquisa, obrigado!

  • Pedro

    Parabéns pelo assunto MIlhagem! Ontem mesmo fiquei abismado com o SMILES!

    Tenho 10 mil milhas que expiram no fim do ano e preciso gastá-las. Pois bem, fui simular… Olhei em outubro de Goiania para o Rio de Janeiro e PASMEM.. me pediam 9 mil milhas mais 174 reais pelo ida e volta…

    Fui olhar na plataforma de compra normal e já com taxas ficava em apenas 220 reais. Ou seja, se eu comprasse nas milhas eu teria um "desconto" de míseros 50 reais e perderia nessa brincadeira praticamente todas as minhas milhas. Não sei se não sei a hora certa de comprar com milhas mas pelo menos nesse teste senti que minhas milhas não valem nada!!

    • Alexandre-CGR

      Pedro, nunca vi vantagem para nós no milhas+dinheiro do Smiles, sempre achei a volta em dinheiro muito cara!
      E falando em valores, tiveram a pachorra de pedirem 47MIL milhas num horário, apenas para a volta de POA-CGR, entendo que era o feriado da Semana Santa, entretanto, por 50 mil eu fui e voltei de Miami…

  • Fabricio

    Para mim o resultado foi uma surpresa e tanto o resultado. Votei no Smiles como o pior programa entre os 3 que uso. Ver o Smiles vencer, realmente me impressionou bastante.
    Mas pesquisa é isso aí. Cada um tem uma opinião diferente, e usa suas milhas de uma forma diferente também.

    • Fabricio, para mim não foi tão grande a surpresa porque acompanho diariamente os comentários dos leitores e já sentia essa preferência pelo Smiles. Agora, pelo que tenho notado, o TudoAzul está começando a desagradar os clientes com preços muito altos nos bilhetes. Vamos ver o que acontece no futuro. Um abraço!

  • Penelope

    Também estou gostando do TudoAzul, pois sou cliente Itaú, e a parceria entre ambos é boa. Apesar de nessa semana a Azul ter me causado um grande transtorno ao cancelar meu voo da Semana Santa e só me dar as opções de ir um dia antes ou depois. Estou avaliando qual opção me causará menos transtornos e prejuízos.

    • Realmente, Penelope, para quem é cliente Itaú o TudoAzul tem compensado mais. Tomara que eles não resolvam alterar a cotação de pontos, como fizeram com Smiles e Fidelidade

  • Tomas

    Na realidade deveria ser o programa menos pior. Atualmente todos estão muito ruins, dificuldade em acumular milhas, restrições cada vez maior, etc.
    Hoje depende muito do trecho que você viaja frequentemente, eu por ex., faço FLN – CNF e fico refém da GOL ou TAM. Avianca e Azul nunca tem preços acessíveis nesta rota, se pensar em promoção sem dúvidas a GOL tem muito mais que a TAM.

  • Brenda

    Não acredito que o smiles ganhou, não dá pra pesquisar por bilhetes de cias aéreas parceiras porque o site sempre da erro.

  • Apesar de não usar o Fidelidade, já vi alguns amigos baterem cabeça pra emitir passagem, ou até mesmo atendimento… Tenho o Smiles, e apesar de não ser lá aquela Brastemp, atende as necessidades… pelo menos por enquanto

  • Jose

    independente desse desacordo entre MD e VIAJANET, acho o TUDO AZUL o melhor programa para emitir bilhetes, nacionais e internacionais , na semana passada pesquisei muito em todos os sites, preços, datas,facilidades de pesquisa, em viagens para dezenas de cidades pelo mundo e com certeza o TUDO AZUL, foi o melhor em todas os sentidos , trecho que na TAM estava por 100 mil milhas, no TUDO AZUL estava por 58mil, em termos de preço o unico programa que acho melhor é dos cartoes BRADESCO que sempre, tem os melhores preços, podem comparar, para emissao direto no site do cartao
    Enfim tenho certeza que a partir de agora (se o TUDO AZUL) continuar assim, vai ganhar disparado todas as pesquisas, isso sem considerar os acordos recentes a com ITAU e SANTANDER para acumular milhas

  • Salvador

    Estou impressionado com o resultado, tive que emitir uma passagem doméstica de REC/GIG a parte para pegar um voo de GIG/CDG. Esta' cada dia pior emitir passagens internacionais com as empresas parceiras, a atendente informou que a partir de agora quem quiser pegar voo internacional deve pagar uma passagem domestica a parte para sair de GIG ou GRU ou BSB.

  • Victor Machado

    Gostaria de dar uma terceira opção para se apurar a média:

    Amigo (2,40) ; Smiles (3,03) ; TAM Fidelidade (2,92) ; TudoAzul (3,00)

    Esse resultado foi obtido excluindo as parcerias dos programas Smiles e TAM Fidelidade do cálculo da média. Isso eu acho mais justo do que assumir a nota 0 para Amigo e TudoAzul e também que assumir que a nota deveria ser a média das outras notas (quando você desconsidera esse valor a nota considerada é equivalente a média dos outros valores)

    Outra questão que poderia ser explorada é o peso de cada categoria. Acredito que ninguém acredite que Atendimento telefônico deva ter o mesmo peso de Facilidade para emitir passagens na CIA principal.

    Só umas questões para refletir.

    Um abraço.

  • Muito bom o post!! Melhores Destinos, vcs são incríveis!!!! Parabéns!!!
    Queria sugerir uma nova pesquisa: já que a Tam não faz mais parte da Star Alliance, qual cia aerea da Star agora será a melhor para nós brasileiros acumular milhas? Qual tem mais vantagem?
    Fica a sugestão!

  • Parabéns ao Melhores Destinos (MD) pela iniciativa da pesquisa. Achei de grande valor para dar um feedback aos leitores-viajantes e, principalmente, às cias aéreas, que parecem agir como se não houvesse satisfações a dar aos seus clientes. Nada mais justo que tenhamos um mecanismo de avaliação para, por meio dele, dirigirmos nossa insatisfação e (quando for caso, ainda raro) o nosso elogio. Apoio a ideia de realização da pesquisa um vez por ano, pois, isso pode refletir numa preocupação maior das empresas de viação aérea em implementar melhorias em seus programas de fidelização dos clientes. Concordo com o resultado final que aponta o Smiles em primeiro lugar, contudo minha avaliação não é de que o Smiles é o melhor, mas, sim, de que ele é MENOS PIOR. E isso porque, de um modo geral, nós brasileiros ainda nos importamos mais com o "preço" do que com o "atendimento" , portanto, mesmo tendo atendimento ruim/péssimo aquele que oferece as melhores promoções ( ainda que a viagem seja a mais desconfortável) vence a pesquisa. De tudo, na minha opinião, fica a boa imagem do MD que demostra respeito e atenção com seus leitores, independentemente, dos interesses (mídia, patrocínio, recursos financeiros, convites e etc.) contrariados.

    • Valeu Rick, tomara que as companhias leiam a pesquisa e promovam mudanças benéficas para os clientes!

  • Josimar

    Muito bom o post, e sim, é super bem vindo anualmente.
    Eu uso o TAM Fidelidade há um certo tempo, e acho que está cada dia pior, e agora com a mudança pra OneWorld, a categoria vermelha foi a mais prejudicada entre todas! Super chato isso.
    E num geral, todos os programas são iguais sim, concordo, cada um tem suas peculiaridades mas todos tem o mesmo objetivo: Lucro próprio e prejudicar os clientes!
    Só tem uma coisa que achei que esta errada no post, não deveria se chamar "O melhor programa de milhas do Brasil", deveria ser algo como "O programa de milhas do Brasil que é menos pior"! =D
    Parabéns MD!

    • Josimar, do jeito que as coisas andam daqui a pouco vamos ter que fazer isso mesmo! rsrsrs

  • Francisco

    Denis, parabens pela pesquisa. Acompanho vcs ha bastante tempo, e como viajante constante, já me beneficiei varias vezes das suas promoções. Tenho algumas sugestões para próximas abordagens:
    1) Avaliar programas de milhagem de hoteis. PArticipo de varios deles por ser um viajante frequente, e cada vez mais estao criando facilidades pra se acumular milhas (como ganhar pontos mesmo em estadias compradas com pontos ou manter seu status mesmo nao atingindo o minimo exigido).
    2) Avaliar os programas de milhagens dentro de uma aliança especifica. No caso, poderiamos avaliar One World, Sky Team e Star Alliance. O objetivo seria ajudar os leitores a decidir se usam o programa da parceira braislieira, ou algum de empresa estrangeira. Eu sou fa do AAdvantage, e agora que a TAM entrou no One World, pra mim todos os pontos vão pra AA.

    Sei que daria um trabalhão enorme, mas eu mesmo posso ajudar, se precisar.

    Abraço

  • Pesquisa estranhíssima! Não dá pra comparar cias com parceiros com as cias que não tem parceiros.
    Entre a TAM e a Gol as principais vantagens que eu vejo na TAM são: dá pra comprar a passagem com milhas pelo site, telefone ou nas lojas (a Gol SMILES é só pelo site).
    Os trechos na TAM permanecem com a mesma pontuação para quem compra a viagem com a volta casada ou não. Já a GOL nunca valeu a pena comprar só um trecho, eles aumento tanto que fica quase a mesma coisa que comprar a ida e volta casada.

    O site da GOL e da SMILES foi feito por estagiário, pq sempre trava… e não dá pra visualizar as passagens do mês inteiro… pra ver qual dia fica mais barato.

    A única vantagem que vejo na GOL é poder comprar passagens com MILHAS + DINHEIRO. Mas se fizer isto desista de querer cancelr seu voo de volta, mesmo que a CIA tenha sumido com suas malas na ida, não tenha dado nenhum suporte a vc mesmo sendo um voo internacional, e qdo vc pedir pra cancelar o voo da volta por motivos óbviose pedir o reembolso apenas do voo da volta, eles tbm não vão "te ouvir" pq na passagem diz que não tem reembolso de cancelamente… e tbm não adianta vc explicar os motivos para ninguém pq eles não tem uma ouvidoria que funcione!

    Quanto a TAM, sempre troquei minhas milhas por passagens nacionais e internacionais e nunca tive problemas!
    Mil vezes TAM FIDELIDADE!

    • Ric

      O cartão da tam tem anuidade alta, que anula a taxa melhor de conversão. Outro problema a validade dos pontos. Quando você tem outro cartão você soma a valid. Do cartão de 2 ou 3 anos com a valid. Do Multiplus , de apenas 2 anos, podendo chegar a 4 ou 5 anos.
      A tam merecia nota. Zero. Pela validade de apenas 2 anos dos pontos Multiplus

  • Fábio Nazaré

    O TAM Fidelidade é muito ruim, inclusive devo cancelar meu cartão de crédito do programa. Muito difícil acumular os pontos, complicado para emitir a passagem, passagens que exigem muitos pontos.

    • George

      Fabio, sou mais um. Segunda feira formalizo o cancelamento de meu cartão de crédito TAM.

  • Acho a pesquisa interessante, mas na minha opinião é muito mais difícil pegar passagens com a gol. É loteria achar uma passagem pelas companhias parceiras pelo site. O site da tam não tem a opção de ver os voos das parceiras (pelo menos não tinha), mas ligando vc quase sempre encontra a passagem que precisa. O preço é que não ajuda a tam neste quesito.

    Buscar vôos com milhas no site da united para usar com as milhas tam para mim sempre deu certo.

  • Manoel

    Vou procurar ver melhor o Smiles, pois geralmente priorizo a TAM para pontuar, sobretudo em viagens para o exterior em que a malha da TAM é maior.
    Mas fiquei chateado com Smiles. Pedi a atendente para colocar os pontos e ela disse que eu fizesse em casa. Porém não me disse que eu precisaria escanear todos os bilhetes e trechos. Não costuma guardá-los. Primeira vez que tentei pontuar pela Smiles, não foi legal …… além de ter que esnear trechos de ida e volta FOR-SP-Detroit-Orlando e enviar cada um……e ainda não o fiz.

    • Maria Elisa Silva

      Não seria mais fácil fornecer seu número smiles na compra da passagem?

  • uso o smiles mas sinceramente, neste ultimo ano, praticamente nao consigo emitir por lá. É melhor usar os dimdins…

  • Arlindo

    Prezado Dênis, Q tal o MD encabeçar o primeiro programa de milhas coletivas do mundo. tô dentro!

  • Professor

    Definitivamente a voz do povo não é a voz de Deus.
    Não conheço o Avianca, mas dos demais 3 com certeza Smiles é o pior. Não tem um voo nacional que procuro no Smiles que não esteja 50.000 milhas. Na TAM e Azul custa sempre bem menos.

  • Parabéns novamente a equipe MD, espero que os resultados apresentados nesta pesquisa seja visualizado pelas CIA descritas, quem sabe assim os serviços prestados melhorem.
    Somos consumidores, e as empresas devem começar a ouvir e atender as reclamaçoes.

  • Carlos Albino

    Parabéns à MD pela pesquisa e pela divulgação da análise detalhada dos resultados. Sem dúvida, é o tipo de informação que nos ajuda muito nas decisões de escolha. Soube da MD recentemente e reconheço o excelente nivel de serviço prestado, tanto na comercialização como no "fique sabendo" rotineiro divulgado pelo site. Como cliente de GOL, TAM e AZUL não me surpreendo com a evolução dessa última, porque ela vem crescendo, e muito, no vácuo da baixa qualidade das suas duas principais concorrentes. Pela tradição no mercado, os programas SMILES e MULTIPLUS deveriam estar bem a frente, o que não é o caso, mas se mesmo assim continuam a dar lucro, ao contrário das companhais aéreas, é porque seu foco de negócio não é o programa de milhagens e sim as operações de resgate de produtos de consumo com a pontuação dos cartões de crédito. Enquanto esse mercado aéreo estiver restrito seremos reféns ao invés de consumidores. Enquanto isso, muita paciência para aguentar tamanha incompetência de quem tem tudo para ser exemplo de eficiência.

  • Tarcisio Medeiros

    Eu acho estranho essa colocação…
    O TudoAzul, assim como a própria Azul, é MUITO dificil se ter algo bom aqui para o nordeste (e provavelmente para o norte também). Tanto que mesmo viajando de 2 em 2 meses pelas promoções do MD, N-U-N-C-A consegui viajar de Azul, os preços das passagens sendo MUITO mais caras do que a TAM e GOL e horários bem menos flexíveis. Posso ate estar errado, mas não acho que os nordestinos e as pessoas do norte tenham boas avaliações sobre ela.

    Já o resultado final, eu concordo. O Smiles é o mais fácil de acumular e até onde eu consultava, tinha melhores promoções e pontos pra viajar do que o TAM Fidelidade.

    Já o Amigo eu nem comento, viajei uma vez de Avianca num Fokker 100 pra nunca mais…

  • Cláudio

    Todos esses programas nacionais estão anos luz de distância dos internacionais. Pelo AAdvantage ja fui para o Havai com 30.000 milhas como poderia ter ido também para o Alaska. É mais fácil, e consome menos pontos emitir uma passagem na TAM pelo AAdavantage do que na própria TAM. Acho até que nota 3 foi um exagero para o SMILES, que já foi bom nos velhos tempos da VARIG.

  • Fabiano Amaro

    Todas as vezes que tentei alguma coisa no Smiles, tive minha experiência frustrada pela péssima usabilidade do site, que é cheio de erros e visa dificultar encontrar passagens usando pontos.

    Já no Tudo Azul, sempre foi simples e o atendimento, mesmo em caso de enganos, é pontual preciso e objetivo. Sinceramente não entendo como pode o Smiles ser o campeão. Entre os 3, ele estaria pelo menos na terceira posição.

  • Lindemburgo Oliveira

    Eu sempre tenho sorte com o Tam Fidelidade. Dia desses com 2 passagens BH/Boston ida e volta por 100 mil milhas, sem contar o atendimento do call center O Melhor do Brasil

  • Samuel Magro

    Não foi nenhuma novidade o desempenho medíocre do TAM Fidelidade. É impossível fazer qualquer coisa com eles, seja emitir bilhete ou corrigir algum erro que eles mesmo cometeram. O atendimento é péssimo. Eles efetivamente acreditam que estão fazendo algum favor ao cliente e acham "normal" o usuário ter que guardar 17 senhas para resgatar milhas. Se ele quiserem voltar ao segundo lugar, a primeira coisa que tem que fazer é sair do Multiplus. Depois, rever seus processos e treinar seus funcionários. Há mais de 2 anos que só voo TAM quando não tenho outra opção.

  • Toninho Cavalo

    Gostei muito da ideia acima do Arlindo, de o MD ajeitar um sistema coletivo de milhagens, com certeza vai fazer o maior sucesso. Além do mais, como dizia o político: pior do que está não fica….pense nisto.

  • Fatimo Cerqueira

    Pesquisa bacana, gostei! Acredito que a forma do cálculo deveria ser ajustada, já que a emissão de bilhetes em companhas parceiras deveria aumentar a diferença em favor da GOL e TAM. Hoje mesmo pude comprar o trecho entre Doha e Paris (DOH x CDG) por 30 mil milhas Smiles em 1ª CLASSE DA QATAR. Difícil competir… Outras promoções como "destino surpresa", "aniversário da cidade" e milhas super reduzidas, ao meu ver, dão ampla vantagem ao Smiles. Mas o programa ainda tem muito a melhorar, como em relação ao site.

  • Vanilde

    Parabéns AZUL. Vocês mereceram. Sigam em frente…

  • Marcela Alves

    Eu não acho o TAM FIDELIDADE ruim, eu acho péssimo!!!! Eles fazem de tudo para dificultar. Call center, calculo de pontuação, não pontuam… enfim, ruim é pouco!

    A TAM ainda não entendeu que o programa pode ser uma ferramenta a favor ou contra. No meu caso que viajo constantemente a trabalho, tenho a TAM como última opção sempre.

  • Sergio

    Por favor, já houve alguma pesquisa sobre o melhor programa de milhagem, incluindo todos ou os mais famosos no Brasil como Delta, United, LifeMiles, British, Copa, TAP, Iberia Plus, AA etc…
    Se houve, qual foi o vencedor ?
    Se não houve, seria possível pensar no assunto?
    Obrigado.
    Sergio

    • Sergio, tudo bem? Estamos sim estudando essa possibilidade. Obrigado!

  • Laerte

    Caros, o Programa Amigo vai deixar de existir mesmo: https://www.facebook.com/staralliance/posts/63059

    Com isso, para quem quiser acumular milhas via Cartão de Crédito, basta usar o American Express.

  • Poderia ser considerado também a segurança do site em relação a emissão de passagens.
    A duas semanas minha conta do Smiles foi invadida e emitiram duas passagens que acabaram com as minhas milhas.
    Depois de uma semana de recebi uma ligação da Smiles informando que as milhas não seriam restituidas.
    Pesquisando no site ReclameAqui encontrei diversas situações semelhantes com outros usuários desse programa.

  • tiago

    Pensar que na minha primeira viagem em 2012 com o Smiles, ganhei 4000, fiz o mesmo destino em Março e ganhei 554!

  • Eloy

    Vcs juram que o SMILES ganhou? hahahaha. Usei apenas uma vez… depois nunca mais… o site é surreal, até pra logar é difícil. TudoAzul ta ganhando de longe… Encontra-se passagens pro Chile por 25 mil, Argentina 15 mil, Peru e Colômbia 40 mil, Europa 58 mil… Uso muito o TAM fidelidade mas do meio do ano passado para ca ta terrível… voos domésticos que achavamos por 20 mil ida e volta ano passado (voei SP – Fortaleza no carnaval de 2013) hoje nem sinal… paguei 23 mil pontos o TRECHO Salvador-SP no feriado de junho. Deus me livre.

  • Thomas Aps

    Denis,

    Vou fazer uma pergunta para quem é por fora. Tenho pontos de cartão credicard (40K) e de American Express (20K), sei que não é muito, mas vi que dá para ir e voltar dos EUA pela AA, por exemplo. Meus cartões podem enviar pontos ao multiplus e ao smiles. Qiero escolher um deles para enviar meus pontos. Se eu enviar os pontos ao Multiplus (60K pontos) por causa do oneworld eu poderei viajar de AA?
    p.s. tentei achar nos sites mas desisti depois de horas sem entender bulhufas…
    Parabéns, aqui em casa somos viciados no "Melhores Destinos"

    • Thomas, imagino que você seja cliente do BB, acertei? Então, o fato da TAM e AA ser Oneworld não permite que você junte os pontos: vão ficar 40k no Fidelidade e 20k no AAdvantage. A comparação e os prós e contras de Smiles e Fidelidade vc pode ver ai na pesquisa. O que sugiro a você é, se os pontos não estiverem vencendo e você não tiver ainda data para emitir as passagens, aguardar que uma das duas companhias faça alguma promoção com seu banco e transferir ganhando bônus. POr exemplo, se conseguir uma promoção 50% de bônus pode transformar seus 40K em 60K um ótimo negócio!

  • Thomas

    Sou cliente do Citibank. O Amex é do Bradesco e o Credicard é do Itaú. Poderei aproveitar promoção do Bradesco ou Itau?
    Ambos os cartões podem enviar tanto para Smiles quanto para Multiplus? Serei obrigado a viajar de Gol ou Tam ou poderei usar as companhias aéreas parceiras ou da Smiles ou da Multiplus?

  • Carlos

    Bem, pessoal, faz um mês que rolou essa pesquisa…infelizmente ficou obsoleta rápido, não acham? Depois da mudança do Smiles…pessoalmente acho que a Azul está com uma oportunidade de ouro na mão pra se consolidar no mercado, atingindo o público que sempre a colocou depois nas escolhas, os milheiros. Mas vamos aproveitar, porque é questão de tempo até ela também mudar seu programa….

  • João

    Por favor, alguém poderia informar como faço para vender milhas da TAP aqui no Brasil?

  • Fabiana

    Estamos em maus lençóis…. Se o Smiles foi eleito o melhor programa… não quero saber quem é o pior!!!! Péssimo atendimento, site que não funciona, shopping é uma lástima… e por aí vai…

  • Henry

    Tem o mesmo valor que pesquisa eleitoral do Ibope, Datafolha etc… não serve para medir com critério científico o que seja o melhor programa de fidelidade…
    O Smiles, até a modificação que fizeram no site estes dias, tinha o melhor site de programa de fidelidade.. isto é inquestionável.. tudo funcionava perfeitamente…
    Mas, o site/programa tem um problema seríssimo e que impede que ele seja considerado como o melhor programa de fidelidade e diz justamente respeito ao objetivo de um programa de fidelidade de Cia. aérea…
    O que todo mundo deseja de um programa de fidelidade de Cia. aérea é emitir o máximo de passagens aéreas com as milhas que recebe do uso de cartões, compras e viagens..
    Neste sentido o Smiles é péssimo…
    Para a Europa eles têm uma disponibilidade bem razoável, mas têm uma tabela maluca… ora se paga 30k milhas (Iberia) ou 35k(Air France, Alitália) ou 47,5k (TAP) ou mais ainda com Turkish…
    A tabela, assim como EC e AA deveria ser única.. e 35k é o padrão do mercado…
    Já para os EUA, eles só tem a opção da Delta, porque a Aerolíneas Argentinas é um risco enorme, porque é estatal, vive em greve e já se comentou que a manutenção das aeronaves deixa a desejar…
    Na Delta, vc entra no programa deles e tem a passagem na tarifa saver, que é a mais baixa.. automaticamente deveria ter, neste mesmo dia/destino, disponível no Smiles.. mas não tem..
    Então, para viajar para os EUA, o Smiles simplesmente não presta.. e quando tem, está cobrando 35k…
    Pois bem, o Multiplus, com todos os defeitos que tem, via de regra libera trechos para os EUA por 35k.. mas para um mês inteiro.. e não apenas alguns dias…
    Enfim… se vc comparar com os programas nacionais, não tem como o Smiles ser considerado o melhor.. quando muito, poderia ser o “menos pior” …

  • Gabriela Bitencourt

    Posso comprar passagens para familiares com meus pontos do Smiles ? e do Tudo Azul tbm?

  • Camila

    Alguém sabe me informar se esses códigos promocionais do smiles são realmente confiáveis? O meu está dando quase 2000 reais na compra de 40.000 milhas, achei o desconforto muito alto. É confiável mesmo?