E o melhor programa de milhas do Brasil de 2014 é …

Denis Carvalho 4 · abril · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Foi uma disputa acirrada, como era de se esperar. Um duelo disputado ponto a ponto, décimo a décimo e com um final digno de uma produção de Hollywood: apenas 0,01 ponto de vantagem separando o campeão do segundo colocado. Senhoras e senhores, anunciamos o grande vencedor da primeira pesquisa Melhores Destinos do melhor programa de milhagem do Brasil. e o prêmio vai para… o Smiles!

Veja aqui também o melhor programa de milhas de 2015 e o melhor programa de milhas de 2016.

O programa de passageiro frequente da GOL levou o primeiro lugar em resultado até esperado, mas a grande surpresa ficou com na segunda colocação. Impulsionado pelas recentes promoções, o TudoAzul deixou o TAM Fidelidade para trás e levou a medalha de prata! A diferença para o Smiles, inclusive, foi mínima!

A pesquisa teve a participação de quase 4 mil leitores que opinaram em 12 quesitos, de “péssimo” a “excelente”, para o cálculo do vencedor, os conceitos foram convertidos em notas de 1 a 5 , permitindo o cálculo das médias de cada programa de fidelidade em cada setor.

Vamos aos resultados: 

melhor-programa-fidelidade-milhas

4º lugar: Avianca Amigo

Muitos leitores nos questionaram se era justo incluir o Amigo, da Avianca Brasil, em uma disputa como essa. Bem, se esse é o programa que a companhia oferece aos seus clientes, por que não o incluiríamos. Mas a verdade é que a pesquisa demonstrou que o Amigo está bem abaixo dos outros programa de milhas em quase todos os quesitos.

A média final foi 2,4 – algo entre ruim e regular, mas a nota final dada pelos clientes (para um programa como um todo) ficou bem abaixo: 1,86. De qualquer forma, é provável que grandes mudanças ocorram em breve, já que a Avianca Brasil provavelmente vai se juntar à Star Alliance. É possível imaginar uma integração do Amigo com o LifeMiles ou, no melhor dos mundos, que a companhia brasileira passasse a fazer parte do programa de milhas da irmã colombiana.

3º lugar: TAM Fidelidade

À primeira vista pode ser considerado a decepção da pesquisa, já que ficou bem distante do rival Smiles e ainda foi superado pelo novato TudoAzul. Mas não é bem assim. A verdade é que os dois quesitos referentes a companhias parceiras, que não foram considerados no caso de TudoAzul e Amigo, foram bastante negativos para o programa da TAM. A nota mais baixa da companhia – 2,28 – foi justamente na quantidade de pontos necessários para emitir nas companhias parceiras.

Como sabemos, nesta semana a companhia mudou de aliança, migrande da Star Alliance para a Oneworld, é uma esperança de que seus clientes tenham dias melhores, com mais facilidade e preços mais baixos de passagens para voar com as empresas parceiras.

De volta à pesquisa, se retirarmos da média final as notas referentes às companhias filiadas, a nota da TAM sobre de 2,88 para 2,97 – ainda atrás do TudoAzul, mas com uma diferença de apenas 0,03 ponto. Além disso, na nota geral dada pelos clientes, a companhia empatou com o programa da Azul, com média 2,95. Ainda assim, algumas mudanças seriam bem-vindas, especialmente com relação às promoções.

Um adendo importante é que baseamos as médias do cálculo final nas notas atribuídas pelos leitores, sem considerar a emissão de passagens de companhias parceiras pelo TudoAzul e Amigo. Os dois programas, dessa forma, foram avaliados em dez quesitos somente. Se atribuirmos nota zero nos quesitos, o Smiles continuaria à frente, mas o TAM Fidelidade passaria a segunda colocação, já que a nota do programa da Azul cairia para 2,50 e o da Avianca seria 1,99. Nesse caso, o resultado final seria o seguinte:

resultado-opcao-2

Na próxima edição, é provável que Azul e Avianca Brasil tenham companhias parceiras e entrem também nessa avaliação. 

 

2º lugar: TudoAzul

Grande surpresa da pesquisa, o TudoAzul encarou os concorrentes frente a frente, chegou a liderar o quadro geral em alguns momentos e no final conquistou uma honrosa medalha de prata, apenas 0,01 ponto de diferença. Poderíamos dizer que se trata de um empate técnico, mas temos que considerar mais uma vez a questão das companhias parceiras, que também  foi cruel com o Smiles. Sem as notas referentes às parcerias, ou seja, com os mesmos quesitos da Azul, a nota final do Smiles chega a 3,10, um ponto à frente.

A Azul foi bem de uma maneira geral, mas teve seus pontos fortes na facilidade de encontrar passagens em seu site e no atendimento – justamente os pontos mais fracos da GOL. Por outro lado, os preços cobrados para a emissão de passagens pelo programa é o maior motivo de insatisfação por parte dos clientes.

O TudoAzul também está passando por grandes mudanças: assinaram o primeiro acordo internacional para acúmulo de pontos e emissão de passagens aéreas com a United e novos devem vir neste ano. Além disso, a companhia fez parceria com uma agência de viagens online para emitir passagens no mundo todo.

1º lugar: Smiles

O Smiles conquistou com justiça o prêmio de melhor programa de milhas, já que teve a melhor média na maioria dos quesitos avaliados, apesar da diferença mínima. O programa oferece passagens mais baratas e melhores promoções que os concorrentes, além de manter parcerias interessantes, mesmo sem fazer parte de nenhuma  aliança de companhias aéreas.

Além disso, o programa pode se gabar de ser o mais querido entre todos, já que teve uma nota geral ainda maior na opinião dos clientes – 3,15 – e o maior índice de clientes que pretendem manter suas contas no programa.

Mas nem tudo é festa. Em primeiro lugar, chama a atenção as notas baixas para o atendimento e para o site do programa – que realmente deixa a desejar com seu sistema de busca de passagens com data única, carinhosamente apelidado de “batalha naval”. Além disso, mesmo obtendo a melhor nota de todas, ela equivale apenas ao conceito “razoável” na pesquisa, ou seja, há muito ainda que ser melhorado!

Considerações finais

Na nossa avaliação, a pesquisa revelou que os programas de milhas brasileiros estão bem equiparados. A pequena diferença do Smiles para o TudoAzul e deste para o TAM Fidelidade mostra que os três estão hoje no mesmo patamar, aptos a disputar ponto a ponto e promoção a promoção a preferência dos clientes.

Em uma visão mais geral, chama a atenção a baixa empolgação dos clientes com todos os programas. Se fosse uma prova, Smiles e Azul passariam raspando, enquanto os demais não conseguiriam o mínimo para serem aprovados como razoáveis: 3 pontos.

Os motivos estão expostos na pesquisa: dificuldade para emitir passagens nacionais e internacionais, promoções fracas e problemas no atendimento têm tirado o encanto dos programas de milhas nacionais e levado mais e mais brasileiros a descobrir os programas das companhias internacionais, como AAdvantage, Flying Blue, Miles & More, SkyMiles e tantos outros.

Essa queda na qualidade e satisfação contrasta com os lucros gigantescos anunciados pela Multiplus e Smiles, que se tornaram empresas independentes de TAM e GOL e desde então têm se dado cada vez melhor nos balanços financeiros. A pergunta é se esse sucesso todo vai se transformar algum dia em benefício para os associados ou se veremos se acentuar a tendência de corte nos benefícos e mudanças de regras prejudiciais aos clientes, que têm sido uma constante nos últimos anos.

E você, o que achou do resultado? Acha que o Smiles merece esse título? E quanto à pesquisa, na sua opinião o MD deve realizar uma dessas anualmente? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Atualizada às 13h47

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe