Exclusivo! Qual programa oferece o melhor preço nas passagens com pontos ou milhas?

Leonardo Cassol 23 · setembro · 2016

O Melhores Destinos divulga hoje a segunda edição de sua pesquisa exclusiva dos preços de passagens aéreas nacionais com pontos ou milhas, com o objetivo mostrar qual o programa de fidelidade apresenta o melhor custo-benefício na hora de resgatar passagem aéreas.

Analisamos a quantidade de pontos necessários para o resgate de passagens nacionais entre as 15 cidades brasileiras com maior movimentação de passageiros em seus aeroportos. Comparamos igualmente os quatro programas de fidelidade do Brasil ligados às companhias aéreas: Amigo (Avianca), Multiplus (Latam), Smiles (Gol) e TudoAzul (Azul).

As regras desse mercado estão mais complexas e a variação no preço das passagens em pontos ou milhas está cada dia maior. Por exemplo, um trecho para voar dentro do Brasil pode custar entre 4 mil e mais de 50 mil pontos ou milhas, mudando com a mesma velocidade que o preço de uma passagem aérea tradicional, paga em reais! Isso acontece porque não existe mais um valor fixo para o resgate, como acontecia alguns anos atrás, o que pode trazer surpresas desagradáveis na hora de usar os pontos.

Veja nesse post qual foi o programa mais vantajoso, quanto custa voar utilizando pontos saindo da sua cidade e ainda dicas para utilizar pontos e milhas aéreas.

Resultado

Para definir o ranking dos programas de fidelidade consideramos a quantidade de vezes que cada um ofereceu o resgate com a menor quantidade de pontos e milhas nos voos entre as 15 cidades pesquisadas (235 possibilidades ao todo). Como critério complementar, utilizamos a quantidade média de pontos necessários para se resgatar uma passagem, considerando todos os trechos pesquisados. Veja o resultado!

melhor-programa-fidelidade-milhas-pontos-brasil


1o lugar: TudoAzul (Azul)
Logo-TudoAzul

O TudoAzul, vinculado à Azul, ganhou a disputa com os concorrentes em 14 das 15 cidades pesquisadas, oferecendo a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em 148 trechos, de 235 possíveis. Em média, são necessários 8.438 pontos para o resgate de uma passagem com 60 dias de antecedência nas cidades pesquisadas, a menor pontuação média entre todos os concorrentes.

Em comparação à pesquisa realizada em 2015, notamos que o TudoAzul diminui, no geral, quase 50% a quantidade de pontos exigidos para o resgate de passagens com maior antecedência, o que é uma excelente notícia para seus clientes. Por outro lado, a grande polêmica com o programa fica por conta da taxa de conveniência de R$ 20 cobrada para emissão de passagens com pontos, mesmo as efetuadas pelo site. No entanto, mesmo que adicionássemos uma penalidade de mil pontos em cada trecho pesquisado por conta dessa taxa, ainda assim, o programa ficaria isolado na primeira posição, nos dois critérios considerados na pesquisa, tamanha a diferença em relação aos demais programas. É um resultado impressionante!

Outro ponto que merece destaque é que o TudoAzul não tem um limite máximo para a quantidade de pontos necessária para resgatar um bilhete. Chegamos a encontrar passagens nacionais de ida por 60 mil pontos em trechos longos com antecedência menor que 7 dias, demandando atenção dos clientes nas emissões de passagens com pontos feitas na última hora, onde o programa é menos competitivo.


2o lugar: Multiplus (Latam)

multiplus-fidelidade1

A Multiplus, vinculada à Latam, ficou na segunda colocação, oferecendo a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em 72 trechos pesquisados, de 235 possíveis. A média de pontos necessários para resgate de uma passagem com 60 dias de antecedência foi de 10.568 pontos nos trechos pesquisados, 25% a mais que a primeira colocada nesse quesito.

Na pesquisa do ano passado o programa havia ficado na primeira posição, mas a decisão de aumentar os preços médios de resgate de passagens com pontos com destino e origem nas cidades das Regiões Norte e Nordeste do Brasil contribui para o resultado. Por outro lado, além do desempenho na pesquisa não ter sido ruim, a Multiplus ainda oferece alguns diferenciais, como uma tabela de resgate que limita o preço das passagens nacionais de ida ou de volta a um máximo de 35 mil pontos, enquanto as concorrentes podem exigir mais de 50 mil. Além disso, para os clientes com status Black ou Platinum no Latam Fidelidade, existe uma tabela de resgate diferenciada, onde o valor máximo de resgate para um trecho é de 15 mil pontos (esse limite vai mudar para 25 mil a partir de 10 de outubro).


3o lugar: Smiles (GOL)

smiles_gol-copy

Na terceira posição do ranking, a Smiles não ficou muito distante do último colocado. O programa vinculado à GOL ofereceu a opção de resgate com a menor quantidade de milhas em apenas 38 trechos pesquisados, de 235 possíveis. A Smiles ficou ainda em último lugar no critério que considera a média de milhas necessárias para resgate de uma passagem com 60 dias de antecedência, com média de 11.523 milhas por trecho.

Desde 2014 a Smiles aumentou consideravelmente a quantidade de milhas necessárias para resgate de passagens, em relação ao que costumava praticar, podendo hoje um simples trecho nacional chegar a 50 mil milhas. Por outro lado, o programa ainda é competitivo em rotas mais curtas e oferece dois diferenciais exclusivos para seus clientes: é a única que tem a validade mínima de 3 anos para as milhas, podendo chegar a 5 anos dependendo do status do cliente, além da possibilidade de reservar passagens com milhas antes de pagar. Há ainda promoções diárias para acumular ou transferir milhas e inovações, como a possibilidade de pagar também a taxa de embarque e o assento GOL + conforto com milhas.


4o lugar: Amigo (Avianca)

Logo-avianca-amigo

Na quarta e última colocação, o Amigo ofereceu a opção de resgate com a menor quantidade de pontos em apenas 34 trechos pesquisados, de 235 possíveis. No entanto, é importante destacar que o programa vinculado à Avianca Brasil só não ficou na terceira posição porque a Avianca não opera em várias cidades importantes contempladas na pesquisa, como Belo Horizonte, Campinas, Vitória, Manaus e Belém.

O Amigo permanece engessado por regras já abandonadas pelos seus concorrentes, como uma tabela fixa de resgate e de acúmulo de pontos, o que contribuiu para a última posição. O programa também tem feito promoções menos agressivas no segundo semestre de 2016, o que pesou na disputa. Por outro lado, em resgates de passagens com pontos próximas à data da viagem, o Amigo é imbatível, oferecendo com frequência trechos por 10 mil pontos, enquanto as concorrentes chegam a cobrar 50% até 600% mais que isso.


Considerações sobre resultado da pesquisa

A principal lição é que as passagens com pontos e milhas estão variando com a mesma velocidade que o preço das passagens aéreas tradicionais, pagas em reais. Isso ocorre porque não existe mais um valor fixo para o resgate de uma passagem, como acontecia alguns anos atrás. Além disso, os programas se tornaram negócios, em alguns casos independentes das companhias aéreas, como já ocorre com a Multiplus e a Smiles.

Por isso, sempre ressaltamos a importância de pesquisar e comparar os preços das passagens com pontos entre os diferentes programas, principalmente antes de transferir pontos do cartão de crédito. O valor da passagem com milhas aéreas varia conforme a cidade de embarque, o destino, a data da viagem e a antecedência de compra.

Nesse sentido, por mais que a pesquisa tenha retratado um claro padrão nos preços com pontos e milhas, não há nenhuma garantia que um determinado programa será o melhor em todos os casos ou continuará sendo o melhor no futuro, dada a dinâmica competitiva dessa mercado.

Outro ponto que ressaltamos é que a quantidade de pontos ou milhas para resgate de passagens tende a ser muito maior do que a apresentada nessa pesquisa em feriados, datas festivas e no período de férias escolares (julho, dezembro e janeiro), onde a demanda e a ocupação dos voos é muito maior. Em muitos casos pode ser mais vantajoso guardar as milhas para outra ocasião e emitir a passagem tradicional paga em reais, aproveitando alguma promoção. Portanto, fique atento e valorize os seus pontos!

Confira a melhor opção de resgate em sua cidade

As 15 cidades pesquisadas foram:

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Vitória
Sul: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
Nordeste: Recife, Salvador, Fortaleza e Natal
Cento-oeste: Brasília
Norte: Belém e Manaus

SUDESTE

São Paulo

O TudoAzul se mostrou a melhor opção para os paulistas e paulistanos, exigindo a menor quantidade de pontos em 12 dos 14 trechos pesquisados. Em média são necessários 6.643 pontos para uma passagem saindo de Congonhas ou Guarulhos pelo TudoAzul, a terceira melhor média do país. A Azul ampliou sua operação em Congonhas em 2015 e se mantém muito competitiva em Guarulhos, mesmo tendo Campinas (analisada separadamente em nossa pesquisa) como sua principal base de operações. Em segundo e terceiro lugares, quase empatados, Multiplus e Smiles, seguidos de pelo Amigo/Avianca.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTREmelhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-sao-paulo


Rio de Janeiro

Os cariocas e fluminenses encontram no TudoAzul a opção mais econômica para voar com pontos, em 12 dos 15 trechos pesquisados, considerando conjuntamente os dois aeroportos do Rio de Janeiro. A Azul tem uma operação bem tímida no Galão, forte presença no Santos Dumont, mas seu programa se manteve muito competitivo em ambos, com uma média de 6.333 pontos por trecho, a melhor entre as todas as cidades pesquisadas. Em segundo e terceiro lugares, quase empatados, Multiplus e Smiles, seguidos pelo Amigo/Avianca.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-rio-de-janeiro


Campinas

O TudoAzul foi a melhor opção para quem embarca em Campinas, em 9 dos 14 trechos pesquisados, com uma média de 8.833 pontos por trecho. O aeroporto é a principal base de operações da Azul, com muito mais opções de voos que as concorrentes. A Multiplus ficou próxima, em segundo lugar, sendo a mais econômica em 6 dos 14 trechos pesquisados, especialmente no Sudeste, no Sul e em Brasília. A Smiles ficou teve o pior desempenho, com uma média de 13.600 milhas por trecho, 53% a mais do que o TudoAzul.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-campinas


Belo Horizonte

O TudoAzul se mostrou a melhor opção para os mineiros, exigindo a menor quantidade de pontos em 13 dos 16 trechos pesquisados. Em média são necessários 6.500 pontos para uma passagem saindo de BH pelo TudoAzul, 23% menos que a Multiplus, segunda colocada, e 47% menos do que a Smiles, última colocada. É a segunda melhor média do país. A cidade é também a segunda maior base de operações da Azul, que ampliou significativamente a quantidade de voos após a fusão com a Trip.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTREmelhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-belo-horizonte


Vitória

A disputa foi bem acirrada em Vitória. Mas o TudoAzul foi a opção mais econômica para os capixabas em 9 dos 16 trechos analisados na pesquisa, com uma média de 8.188 pontos por trecho. Quase empatado a Multiplus aparece em segundo lugar, oferecendo trechos pela menor quantidade de pontos 7 dos 16 trechos pesquisados. Em último lugar a Smiles, sendo a melhor opção em 3 trechos, com uma média de 10.063 milhas por trecho, 20% maior que a do TudoAzul.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-vitoria


SUL

Curitiba

O TudoAzul foi soberano em Curitiba, sendo a opção mais econômica em 11 dos 16 trechos pesquisados, com uma média de 7.563 pontos por bilhete. Em segundo lugar veio a Multiplus, seguida de perto pelo Amigo. A Smiles ficou em último, sendo a mais econômica em 3 dos 16 trechos pesquisados. No entanto, a média de pontos necessário para resgatar um trecho não variou tanto entre Multiplus, Smiles e Amigo.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-curitiba


Florianópolis

O TudoAzul foi a opção mais econômica para quem embarca em Florianópolis, em 8 dos 16 trechos pesquisados, com uma média de 8.125 pontos por bilhete. Em segundo lugar veio a Multiplus, sendo a melhor em 5 trechos, seguida do Amigo, com 3 trechos com a menor quantidade de pontos. A Smiles ficou em último, sendo a mais econômica em apenas 1 dos 16 trechos pesquisados.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-florianopolis


Porto Alegre

Só deu TudoAzul em Porto Alegre, sendo a opção mais econômica em 10 dos 16 trechos pesquisados, com uma média de 8.500 pontos por bilhete. Em segundo lugar veio o Amigo, sendo o mais econômico nos quatro trechos da capital gaúcha para o Nordeste. Empatados em último lugar a Multiplus e a Smiles, exigindo a menor quantidade de pontos e milhas em apenas 2 dos 16 trechos pesquisados.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-porto-alegre


CENTRO-OESTRE

Brasília

A Multiplus colocou as concorrentes para voar em Brasília. Ofereceu passagens pela menor quantidade de pontos em 12 dos 16 trechos pesquisados, com uma média impressionante de apenas 6.531 pontos por trecho. Em segundo lugar veio o TudoAzul, quase empatado com a Smiles. Em último lugar o Amigo, que havia ficado em primeiro lugar no DF na última pesquisa, mas decepcionou dessa vez. Apesar de ficar em segundo lugar, o TudoAzul quase empata com a Multiplus na quantidade média de pontos por trecho, mesmo com a tímida presença da Azul no aeroporto de Brasília, se comparada às concorrentes.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-brasilia


NORTE

Manaus

Supremacia do TudoAzul em Manaus! O programa ofereceu passagens pela menor quantidade de pontos em 14 dos 16 trechos pesquisados, com uma média de 10.688 pontos por trecho. Empatados em último lugar Multiplus e Smiles, que foram a opção mais econômica em apenas 2 trecho cada. A diferença de quantidade de pontos entre o TudoAzul e os demais foi de cerca de 40%.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-manaus


Belém

O TudoAzul foi imbatível em Belém! O programa ofereceu passagens pela menor quantidade de pontos em 13 dos 16 trechos pesquisados, com uma média de 9.875 pontos por trecho. Em segundo lugar veio a Multiplus, seguida de perto pela Smiles. A diferença de quantidade de pontos entre o TudoAzul e o Smiles superou 44% em Belém, e entre a Multiplus e o TudoAzul foi próxima de 40%.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-belem


NORDESTE

Recife

O TudoAzul se mostrou a melhor opção para quem mora no Recife, oferecendo 8 dos 16 trechos possíveis com a menor quantidade de pontos e uma média de 10.125 pontos por trecho. A Azul estabeleceu na capital pernambucana uma nova base de operações, contribuindo para que seu programa ficasse mais competitivo. Foi seguido de perto pelo Amigo da Avianca, melhor opção em 6 dos 16 trechos pesquisados e com uma média de pontos inferior a do TudoAzul, 9.333 por trecho. A Smiles ficou em terceiro e a grande decepção foi a Multiplus, que ficou em último, com apenas 2 trechos e a maior média de pontos, 13.688.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-recife


Salvador

De todas as capitais, Salvador foi a que teve a disputa mais acirrada. O TudoAzul levou a melhor em 7 dos 16 trechos pesquisados, com 9 mil pontos por trecho em média. Bem próximo, em segundo lugar, ficou a Multiplus, com 6 trechos. Em terceiro lugar a Smiles, com 4 e, em último, o Amigo, com 2 trechos. Mesmo em último, o Amigo teve média de 10 mil pontos por trecho, ganhando nesse quesito da Smiles e da Multiplus.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-salvador


Fortaleza

O TudoAzul se mostrou a melhor opção para quem mora em Fortaleza, oferecendo 8 dos 16 trechos possíveis com a menor quantidade de pontos e uma média de 9.667 pontos por trecho. O Amigo, da Avianca, ficou na segunda colocação, seguido pela Multiplus e pela Smiles. Além da última colocação a Smiles demandou, em média, 13.313 pontos por trecho, quase 34% mais do que o TudoAzul.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-fortaleza


Natal

O TudoAzul se mostrou a melhor opção para quem mora em Natal, oferecendo 7 dos 16 trechos possíveis com a menor quantidade de pontos e uma média de 9.667 pontos por trecho. O Amigo da Avianca ficou na segunda colocação, quase empatado, sendo a melhor opção em 6 trechos. Em última colocação, Multiplus e Smiles, empatadas, com apenas 1 trecho.

QUANTIDADE MÍNIMA DE PONTOS PARA VOAR ENTRE
melhor-programa-milhas-pontos-fidelidade-natal

Os trechos com menor quantidade de pontos foram identificados pela cor verde.


Dicas para utilizar pontos ou milhas aéreas

1. Fique atento a validade das milhas ou pontos. Geralmente vencem em 2 anos, mesmo os que estão no cartão de crédito. Alguns programas permitem recuperar milhas vencidas, mas isso custa caro.

2. Se for transferir pontos do cartão de crédito, aguarde promoções que oferecem bônus. É possível dobrar a quantidade de milhas no momento da transferência.

3. Pesquise sempre as opções de resgate disponíveis nos principais programas, conforme a cidade de embarque, data e destino de preferência. Os preços são muito dinâmicos e variam de acordo com esses critérios, bem como de acordo com lotação do voo, antecedência de compra e concorrência na rota.

4. Procure emitir o bilhete com pontos ou milhas entre 90 e 45 dias antes da data da viagem para voos nacionais ou entre 90 e 120 dias para voos internacionais ou voos nacionais em dezembro, janeiro, julho, feriados ou datas festivas.

5. Períodos de alta temporada podem exigir 2 a 10 vezes mais pontos do que nos demais períodos. Considere comprar passagem tradicional em reais para voar nessas datas e guardar os pontos para outro momento.

6. Fins de semana se mostraram o melhor período para emitir passagens resgatadas com milhas ou pontos. Mas fique sempre atento às promoções de resgate de passagens com pontos!

7. Economize muitas milhas flexibilizando as datas e horários da viagem (embarcando numa terça ou quarta, ao invés de numa sexta, ou voando à tarde ou invés de um voo no início da manhã ou da noite), bem como pegando voos com conexão ao invés de voos diretos!

8. Passagens nacionais com pontos + dinheiro podem ser uma quando não se tem os pontos suficientes. Mas considere sempre a opção de guardar os pontos e aproveitar alguma promoção com tarifa em reais.

9. Tenha em mente que quantidade de pontos ou milhas necessários para uma passagem pode variar a qualquer momento, da mesma maneira que o bilhete tradicional. Encontrou o que procurava, não perca tempo!

10. Acompanhe todas as promoções de milhas, transferências de pontos e de passagens aéreas aqui no Melhores Destinos! Receba nossos e-mails, baixe nosso aplicativo para celular ou coloque o Melhores Destinos para ver primeiro no Facebook. Você não vai perder mais nenhuma promoção.

Se você está começando nesse mundo das milhas, ou tem dúvidas, confira nosso post com dicas para acumular mais milhas.


Metodologia

Foram selecionados os 17 aeroportos mais movimentados em 15 cidades do Brasil.

Foi considerada a menor pontuação disponível entre as localidades.

A pesquisa foi realizada no dia 1o de setembro de 2016 para voos entre os dias 24 e 30 de outubro. A mesma pesquisa foi realizada outras quatro datas nos meses de abril, maio, junho e julho, seguindo os mesmos critérios. As diferenças no resultado foram mínimas, sem alterar de qualquer maneira o ranqueamento apresentado.

Nas cidades que são servidas por mais de um aeroporto a pesquisa considerou voos com origem todos os aeroportos ao mesmo tempo, uma vez que não foi observada diferença de pontos significativa entre eles.

A pesquisa na Multiplus, Smiles e TudoAzul foi realizada sem utilizar o login de passageiro frequente.

Os dados pesquisados foram registrados em prints de tela e estão disponíveis para conferência dos programas de fidelidade e demais interessados.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Fábio Silva

    Ótima matéria!
    Parabéns!

  • rodrigo Resende

    Perdoem-me a franqueza, mas gostaria de fazer uma crítica construtiva: achei o centro-oeste sub-representado na metodologia da pesquisa.
    Com uma quantidade de usuários dos programas de fidelidade maior do que a região norte, por exemplo, a região centro-oeste contou com apenas uma cidade na amostra (Brasília), enquanto o Norte contou com duas.
    Acho que seria o caso de escolher ao menos 3 cidades de cada região brasileira, preferencialmente as mais populosas, para retratar com mais fidedignidade as cidades que são mais procuradas pelos clientes dos programas, que presumivelmente devem habitar as cidades mais populosas.

    • Andre

      A quantidade de vôos pra outras cidades do centro-oeste é pífia.

      • Guilherme

        Engano seu, aqui em Campo Grande todas essas 4 voam e temos dezenas de voos por dia. Até a avianca tem vários voos como Brasília, Cuiabá, Curitiba.

  • Luan Diego Marques

    Adoro as pesquisas do MD, eu passei por um processo de transição onde gostava do Smiles há muitos anos, depois que pude participar da transferencia da Avianca ( bonus 100% em 2015) e na época a tabela da Avianca saindo de Brasilia tinha muita passagem a 4000 pontos. E hoje considero, para mim que mora em Brasilia, a Multiplus como melhor opção. Das poucas vezes que usei o Tudo Azul, acho um absurdo termos que pagar uma taxa para emitir passagens com milhas, é a única companhia que cobra isso e acho que isso deveria ser considerado ponto negativo para a Azul. Avianca caiu MUITO apos esses reajustes de tabela.

  • Andre

    Interessante ver que na Azul se tem mais vantagens, porque normalmente é a mais cara entre as 3 companhias que operam no Brasil, mas também é a mais confortável(se for de Embraer).

  • Felipe

    Faço o trecho FOR-SAO-FOR pelo menos 8x por ano e não sei que bruxaria vocês fizeram pra encontrá-lo por 8 mil no TudoAzul… Se achar, sempre são em voos com conexão.
    Apesar de ser a mais confortável, os preços são exorbitantes nesse trecho tanto em dinheiro quanto em pontos. Sempre uso Multiplus, voo direto, e pago uma média de 9 mil por trecho.

    • Pesquisar com antecedência de pelo menos 45 dias

      • Lucas Ribeiro

        Grande problema é que dos aeroportos maiores tem que fazer conexão GRU/CGH-BH/REC-FOR. Foi o que ele falou, ao meu ver. Visto que Azul só tem voo direto para VCP.

    • Felipe

      Como disse, faço esse trecho pelo menos 8x por ano. Certamente pesquiso as passagens com pelo menos 45 ou mais dias de antecedência… Mas tudo bem! Não quero tirar a credibilidade da ótima pesquisa de vocês, parabéns!

      • Claro, eu compreendo. Temos todos os prints se quiser podemos te encaminhar esse específico. Só passar um e-mail pra gente! abs

    • LuRodamilans

      Se te ajudar: o mês de novembro tem várias datas na rota SP-Fortaleza por 7.000 no multiplus… Ou seja, ainda mais barato do que o da pesquisa!

  • Gustavo

    Sei que não é bem o tópico mas, e o Clube Multiplus até agora nada além de venda de milhas???
    O Clube Smiles pelo menos tem a vantagem de resgate diferenciado.

    • Estamos trabalhando num post sobre os clubes de milhas! Em breve vamos publicar.

      • Gustavo

        Boa Cassol!!!

    • Bruno

      Acho que o resgate do Smiles para o clube é muito tímido em relação à diferença de pontos

      • Fabinho Rocha

        Eu não voo com frequencia e não tenho pontos suficienetes para viagens ao nordeste só com o cartão de crédito. Na Smiles além das milhas do clube eu somo a do cartão quando tem bonificação e ainda me mandam uns vouchers do nada com muitas milhas pra comprar com preço baixo. Aí consigo viajar por valores bem menores. Nas outras apesar de menos milhas não vi nada para aumentar as milhas fora de meu cartão. Na multiplus nunca achei voo CWB ao nordeste barato, sempre mais caro que a Smiles.

  • ALan

    Excelente pesquisa MD! Transparente, didática, um ótimo trabalho como sempre.

  • LuRodamilans

    O Smiles só fica em 3° lugar porque a Avianca tem um malha muito menor de voos.

  • Júlio César Regina

    Excelente pesquisa, metodologia adotada muito boa. Parabéns. Vamos aguardar a referente aos clubes de milhas

  • Gladyston Andrade

    Sou usuário de todos os programas avaliados e acredito que outras variáveis, a exemplo da facilidade para acúmulo de milhas, deveriam ter sido consideradas na avaliação. Neste sentido, julgo que o SMILES ainda é o melhor entre os programas avaliados. Basta fazer o acompanhamento sistemático dos programas que a conclusão será a mesma.

    • Gabriel

      Discordo. Voando GOL tarifa promocional não pontua no smiles. Multiplus é sem duvida o melhor pra acumular

  • Gladyston Andrade

    Sou usuário de todos os programas avaliados e acredito que outras variáveis, a exemplo da facilidade para acúmulo de milhas, deveriam ter sido consideradas na avaliação. Neste sentido, julgo que o SMILES ainda é o melhor entre os programas avaliados. Basta fazer o acompanhamento sistemático dos programas que a conclusão será a mesma.

    • Edilauson Santos

      Também estou de acordo…entre as 4, ao menos em MT, Smiles têm uma ligeira vantagem sobre a Azul, principalmente quando se resgata passagens para a região Sul do País.
      Gol se faz uma escala em gru, conquanto a Azul faz escalas em algumas cidades de MT, BSB ou Campinas……

    • H Lima

      Pra mim não adianta nada ter um monte de bônus, se eles tem prazo curto de validade e quando vou resgatar o preço em milhas é absurdo.

  • Vinícius Plá Gil Silveira

    Parabéns pela matéria! Uso o Tudoazul Itaucard Platinum e faço parte do Clube Tudoazul, não tenho do que reclamar, faço voos quinzenais para Belo Horizonte e vem sendo muito útil a concentração das minhas milhas para este programa.

  • Yury Martins

    Acabei de receber um e-mail do feirão Smiles por 3 mil o trecho, alguém sabe para quais trechos é válido esse valor?

  • Bruno

    A grande vantagem do Smiles para mim tem sido algumas tarifas de pontos + milhas, eventualmente aparecem valores muito competitivos!
    Fora algumas promoções por exemplo adesão ao clube com ganho de 8.000 milhas, cartão sem anuidade com 15 mil de bônus, e o destino surpresa ou milhas reduzidas. Fora disso é muito alta a “tabela”!

    • Gildeilton Câmara

      cartão sem anuidade? como conseguiu?

  • Vamos divulgar essa pesquisa internacional em breve!

  • O TudoAzul tem EUA e Lisboa

  • Segundo a Smiles, as milhas serão creditadas até dia 10 de outubro.

    • Thiago Barbosa

      A pergunta dele é pertinente pois o smiles tirou a pagina da promoção do ar, sendo impossível verificar o regulamento, Obrigado Leonardo

      • Mas no link do post que ele mesmo mandou tinha escrito a data do crédito. Por isso eu consegui ver. A gente sempre coloca pra casos como esse poder consultar.

  • Obrigado! Ano passado foi a Multiplus mesmo.

  • Legal, Márcio. Não foi à toa que Brasília foi a única capital onde o TudoAzul perdeu. Em outras rotas também o contrário acontece… Ano passado a gente sinalizou quando os voos eram com conexão, mas isso poluiu demais a tabela e optamos por tirar, já que são exceções, uma vez que na grande maioria casos os voos são os mesmos nas diferentes companhias. Todas com conexão ou todas em voos diretos.

  • Italo Silveira

    Tem que ser visto a facilidade em obter as milhas. No caso do smiles eu ganho duas milhas por dólar, 35% de bônus em cima dessas milhas acumuladas todo mês e vez por outra o Bradesco me manda um cupom para comprar 10mil milhas por 9,90. Analisando essas variáveis, para mim, sai mais em conta na maioria das vezes emitir um bilhete com a smiles.

  • Josimar

    Ótima matéria! Dei uma olhada agora no TudoAzul e me surpreendi! Não sabia que com certa antecedência era possível encontrar voos tão baratos! Obrigado MD!!
    Pergunta: A LATAM/Múltiplos divulgou em algum lugar sobre a mudança do teto de 15 para 25k para Fidelidade Black?? Poxa ler isso neste post acabou com meu dia! Kkkkkk

  • Alexandre Gomes

    Smiles deveria ficar em ultimo lugar! Eh um roubo! Azul eles cobram uma taxa de emissao. Multiplus em primeiro Avianca em Segundo!

  • Quando a rota está inciando, os descontos são bem mais agressivos. Era o caso ano passado. Agora acho pouco provável que tenha esse valor no Carnaval. Em fevereiro fora Carnaval é possível ter alguma promoção bacana. De qualquer forma, estamos sempre monitorando.

  • Verdade, essas promoções de resgate diferenciado ficaram no vácuo

  • senior silva

    Gostaria de parabenizar este trabalho feito pelo MD, um trabalho excelente, excelente mesmo. Porem eu gostaria de fazer uma ressalva. O tudo azul e o smile, cobra preços exorbitantes para quem tem que fazer a compra com pontos ou milhas em um período de 30 a 15 dias antes da viagem. (isto foi mencionado neste trabalho) porem, seria importante que o MD mostrasse esta nova situação. Pois, no meu caso especifico, quando eu tenho que viajar de Sao Paulo para Fortaleza, por exemplo, e resgatar meus pontos e milhas com a Azul ou a Gol, eu nunca consigo encontrar uma cobrança justa, e eu acabo viajando sempre com a Avianca, que apresenta valore menores que Latam, Azul, e Gol. Desta forma, eu diria que na situação de uma viagem com pouca antecedência, o rank apresentado mudaria. Isto seria importante ser mostrado.

  • Obrigado. Com uma antecedência de 7 dias, por exemplo, o Amigo certamente ficaria numa posição melhor sim, mas geralmente as emissões são feitas com antecedência maior. Sobre incluir apenas cidades onde todas as cias operam, entendemos que isso seria limitar o estudo a uma restrição de apenas uma cia e seu programa. Aifinal, trabalhamos com os aeroportos mais movimentados no Brasil. O que dizer a quem mora em BH, Vitória, Belém e Manaus que ficariam de fora da pesquisa mesmo tendo 3 cias que operam fortemente lá? No entanto, mencionamos isso no post. Sobre a tabela diferenciada, isso é um ótimo benefício, mas bem restrito (eu diria menos de 5% da base). Por isso trabalhamos com os cenários padrão de cada programa.

  • Gabriel

    Azul realmente tem precos ótimos no trecho RIO-SP, mas voar para guarulhos acaba sendo um tiro no pé. Melhor pagar um pouco a mais e pousar em Congonhas.

  • Bruno Bez Batti

    Pessoal do Melhores Destinos, eu aproveitei promoção de upgrade para o Clube Azul 10.000, sendo que receberia mais 10.000 de bônus na primeira mensalidade. O valor foi cobrado em 25/09, recebi os pontos regulares em 26/09, mas não recebi os pontos bônus. Alguém está com tal problema? Como resolver?

    • Passa um email pra gente com seu CPF e cópia do extrato simples mesmo pra gente encaminhar para a Azul analisar.

      • Cassol, o mesmo aconteceu comigo. Enviei e-mail pra vocês mas ninguém me respondeu =(

  • Fabio

    Fico com o Amigo. Atende minhas rotas, possui tabela fixa de resgate, permitindo resgates de ultima hora a precos justos.

  • Fernando Rodrigues

    Esqueceram de dar uma das mais importantes dicas galera do MD: Pesquisem por trechos para cidades próximas com conexões nos principais aeroportos do Brasil para emitir uma passagem com menos pontos do que de costume para estes destinos. Exemplo disso foi que precisei viajar de ultima hora para SP e os trechos saindo de Fortaleza estavam custando 26k na multiplus. Fiz a pesquisa de Fortaleza para Recife e achei uma passagem custando 6k com conexão em GRU. Uma ótima estratégia para quem viaja sem despachar bagagem.

  • Pedro

    Para qual e-mail posso enviar para vocês sobre uma suposta promoção entre o Le Club e o Smiles que o Le Club simplesmente não confirma se existe ou não..
    Eu e diversas pessoas estamos aguardando resposta do Le Club, mas eles não respondem… queria te enviar o link da promoção para o MD pedir esclarecimentos para o Le Club…
    Pode informar o e-mail ???

    • Pedro

      Leonardo
      Não precisa mais informar o e-mail. Grato
      O Le Club informou que a página com a promoção era um teste, só isso, fizeram os clientes de bobos.
      Em função disso, eu e alguns colegas de outros estados vamos entrar com representação nos Ministérios Públicos Estaduais, pelo não cumprimento de oferta e por fazer consumidor de laboratório de testes…

      • Também vamos checar com eles. Pode passar no cassol@melhoresdestinos.com.br.

        • Pedro

          Vlw, vou anotar na agenda
          Olha só a resposta que o Le Club publicou na página deles, na maior cara de pau:
          “Novamente pedimos desculpas pela demora! Como esclarecido por inbox para vocês, esta oferta não foi disparada por e-mail a nenhum dos nossos clientes. Tratou-se de um teste e o link não está mais disponível. Estamos aqui caso precisem de mais alguma informação”
          Fizeram um teste com milhares de consumidores.

  • Moisés Felix

    Já recebi as minhas milhas bônus o/

  • Concordo neste quesito. Quando fala em viagens internacionais com companhias parceiras, não tem para ninguém só da Smiles. Já fui para Bariloche com 10.000 o trecho pela Aerolineas Argentinas, já fui para Paris pela Air France por 35.000 o trecho, e agora estou indo para Orlando no carnaval por 35.000 o trecho, sem contar a facilidade e pontuar sem voar. Ainda consegue voar para Argentina pela Catar no valor fixo de 10.000 o trecho. Acho que o melhor programa é relativo, depende da época, do aeroporto e das necessidades. Sempre mantenho pontos no Smiles e Multiplus. Uso somente os dois.

  • Renato

    Programa de fidelidade depende do perfil e para qual objetivo você deseja, no meu caso passagens internacionais (Europa e EUA) e nisso o Smiles ganha de goleada, exclusivamente pelas opções dos parceiros e principalmente pela opção pontos mais dinheiro que é extremamente interessante (o que na multiplus é um lixo, é vergonhosa a opção pontos mais dinheiro inclusive muitas vezes mais caro do que só comprar direto com dinheiro no site), o acumulo dos pontos smiles também é interessante quantas vezes não aparecem promoções de compra de milhas com descontos é fato que as milhas são de validade curta em média seis meses, mais é interessante sim pois dificilmente se planeja uma viagem com mais de um ano de antecedência. Nacionalmente concordo que o Tudo Azul é o melhor, mas ultimamente comparar vôos nacionais entre usar dinheiro ou pontos na maioria das vezes é melhor usar dinheiro. Quanto ao multiplus hoje é interessante só em trechos na america do sul e alguns EUA/europa diretos, perde vantagem com o smiles por apresentar poucas opções com os parceiros, o site de resgate de passagens piorou não existe mais aquela opção de busca por pontos com destino que era uma excelente ferramenta, fora que o clube multiplus é o mais caro. O que concluo dos programas de fidelidade é que tem muito espaço pra melhorar principalmente nas ferramentas de busca para resgatar os pontos.

  • Gildeilton Câmara

    Bruno, perdi essa. Já possuo o cartão Gold deles e pago a anuidade, até liguei na central pra tentar não pagar mas não deu certo. Era pra novas adesões essa promoção?

    • Bruno

      Isso, era para novas adesões. Eu já tinha pego essa no fim de 2014. Era para clientes do Banco do Brasil. Tem que ficar ligado na página deles para ver quando sai de novo. Boa sorte!