Qual a melhor época para visitar a Tailândia? Um guia para todos os meses do ano

Wendell Oliveira 30 · novembro · 2017

Saber qual é a melhor época para visitar a Tailândia é uma das principais dúvidas de quem planeja viajar por esse fascinante país do Sudeste Asiático. Se você já leu sobre as monções asiáticas, sabe que as condições meteorológicas fazem toda a diferença na hora de explorar as ilhas e praias, bem como a capital Bangkok, Koh Phi PhiChiang Mai e demais destinos turísticos da Tailândia.

Foi pensando nisso que elaboramos este super guia com um resumo mês a mês do clima da Tailândia, um país que pode ser visitado o ano todo – basta um pouco de planejamento.

JANEIRO

O início do ano é a melhor época para se visitar a Tailândia, e por uma boa razão: o clima está perfeito! As temperaturas variam entre os 25ºC a 30ºC e tanto as praias da Costa Leste (Golfo da Tailândia) quanto as da Costa Oeste (Mar de Andaman) estão com bastante sol e sem o menor sinal de chuva.

Maya Bay em janeiro: céu e mar disputam os tons de azul

Costa Oeste (Mar de Andaman): Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, Maya Bay, Koh Lanta…

Costa Leste (Golfo da Tailândia): Koh Samui, Koh Tao, Koh Pha Ngan…

Nenhum lugar está ruim de ser visitado nessa época. É possível caminhar por Bangkok sem suar, e até vestir manga comprida em Chiang Mai à noite, quando a temperatura fica bem agradável.

Mas atenção: por ser o pico da alta temporada, é recomendável reservar seus hotéis com antecedência, especialmente nas ilhas de Koh Phi Phi e Koh Tao, que ficam lotadas!

FEVEREIRO

Em fevereiro o clima na Tailândia continua ótimo. A temperatura sobe um pouquinho, quase imperceptível, e a multidão de turistas começa a diminuir. As chances de chuva em Bangkok e Chiang Mai ainda são mínimas.

Fique atento ao Festival do Ano Novo Chinês, que costuma acontecer nessa época. Algumas ilhas como Koh Chang e Koh Samui podem ter seus preços elevados por conta da demanda, mas nada exorbitante.

A média de temperatura em fevereiro para Koh Lipe é de 29°C

Aproveite os dias de temperatura agradável, onde ligar o ar-condicionado é quase um luxo desnecessário. No próximo mês vai se tornar uma necessidade.

MARÇO

Março é apenas o início da época mais quente na Tailândia, portanto nada de reclamar do clima. Vai esquentar ainda mais!

Guarda-chuva na Tailândia também serve de proteção contra o sol!

Caminhar por Bangkok? Esqueça. Melhor apelar para os táxis, super baratos e climatizados. Temperaturas abaixo dos 30ºC, só dentro do quarto do seu hotel. Infelizmente também não é uma boa época para visitar Chiang Mai e o norte da Tailândia, já que é justamente em março que os fazendeiros costumam queimar as plantações para o próximo plantio, gerando uma névoa incômoda de poluição pela região.

Boa notícia: a chuva ainda não chegou, e as praias famosas de Krabi e Phuket podem ser visitadas sem medo – os preços, aliás, estarão bem convidativos. Só não esqueça o filtro solar.

ABRIL

Se o diabo morasse na Tailândia, certamente tiraria férias em abril para visitar um lugar mais fresquinho. Tipo o inferno, sabe?

Em abril os termômetros chegam facilmente aos 40ºC. Não é à toa que justamente nesta época comemora-se o Songkran, a festa de ano novo tailandês. A celebração é famosa pelas “guerras de água” que ocorrem no meio da rua, especialmente em Bangkok e Chiang Mai. Você vai voltar à infância atirando com arminhas de água e se sentirá muito bem – enquanto estiver molhado.

Songkran, o festival de Ano Novo tailandês

O calor ainda não chegou com força total nas principais ilhas do Golfo da Tailândia, como Koh Samui, Koh Tao e Koh Pha Ngan, mas espere por chuvas isoladas ao longo do dia.

MAIO

Começa a estação chuvosa! Pode não ser a melhor notícia pra quem está chegando, mas para quem sobreviveu à abril, é um alívio!

Caso veja uma nuvem dessa cor, é melhor trocar os templos pelos shoppings

Em todo o país há um aumento significativo dos dias de chuva – algumas regiões mais, outras menos. No entanto, é interessante notar que as chuvas de monções costumam ser intensas, mas passageiras. Nada que atrapalhe permanentemente o passeio.

Isto se aplica às principais ilhas do sul da Tailândia. A temporada de chuvas em maio nessa região costuma ser bem mais amena do que no restante do país.

JUNHO

Junho é um mês traiçoeiro. As chuvas e até mesmo a temperatura podem cair um pouco em relação a maio. Teria a temporada de chuvas acabado? Calma, ainda não.

Enquanto o aguaceiro não chega, vale visitar os parques e as montanhas do norte do país, que estão bem verdes nessa época. Também é uma boa ideia passear por Ayutthaya e as cachoeiras de Kanchanaburi.

Cachoeira Erawan, em Kanchanaburi. Uma boa alternativa às praias.

Se tratando de praias, as ilhas do Golfo (Koh Samui, Koh Tao e Koh Pha Ngan) ainda são boas opções, mesmo com o tempo um pouco nublado. Hua Hin, balneário há poucas horas de Bangkok, é perfeito para quem quer ir para a praia mas não tem muito tempo.

JULHO

O clima na Tailândia em julho é marcado pela instabilidade.

O Sul e o Norte do país mantêm as mesmas temperaturas do mês anterior, mas as ilhas do Mar de Andaman (Phuket e Koh Phi Phi) tendem a apresentar chuvas bem mais fortes nessa época.

Não se desespere. Às vezes chove forte, mas logo em seguida o sol aparece.

Apesar disso, vale a pena consultar a previsão do tempo durante o mês e verificar se o clima estará tão ruim como aponta a média histórica. A intensidade das chuvas varia conforme os anos e normalmente é possível aproveitar passeios para ilhas como Maya Bay, por exemplo, mesmo com algumas nuvens no céu.

AGOSTO

Agosto pode ser o mês do desgosto para quem escolheu as ilhas erradas na Tailândia. O pico da temporada de chuvas também chegou ao ápice no Norte do país, mas pelo menos as coisas vão melhorar daqui pra frente.

Evite as ilhas do Mar de Andaman. Reduzir os dias nelas em detrimento das ilhas do Golfo da Tailândia pode ser uma boa estratégia.

Quem está na chuva é para se molhar… divirta-se!

Em Bangkok, é melhor sempre andar com um guarda-chuva ou capa. Na eventualidade de chuvas intensas, espere por retensões no trânsito e possíveis alagamentos na cidade.

SETEMBRO

“Calma, vai melhorar”, é o recado que setembro traz ao chegar na Tailândia. A chuva começa a diminuir na maior parte das regiões e até a temperatura cai um pouco.

Pense positivo: em Ayutthaya, as poças d’água criam reflexos incríveis dos templos!

No Norte, o pior já passou. Época boa para visitar Chiang Mai. As chuvas ainda podem aparecer com força em Bangkok, fique atento. As ilhas do Mar de Andaman continuam com previsão de chuva e o Golfo da Tailândia é sua melhor aposta.

OUTUBRO

É hora de explorar Bangkok! A região central do país, onde fica a capital, se despede das chuvas e fica excelente para ser visitada. O Norte do país também está em condições ideais. Menos chuvas, temperaturas mais frescas e pouca gente – ou seja, excelente! Já as praias…

“São as águas de outubro fechando o verão…”

Em outubro, não priorize muito o litoral – infelizmente todas as ilhas estarão sujeitas à chuva. Algumas, como as Ilhas Similans e Koh Tarutao ficarão fechadas e só reabrirão em novembro!

NOVEMBRO

Bye bye chuvas! Ok, elas ainda não foram totalmente embora, mas pelo menos será possível visitar as ilhas do Mar de Andaman sem muitas preocupações. Koh Phi Phi e Phuket estão lindas e com preços bem acessíveis!

Enquanto as ilhas mais famosas do Golfo podem ainda sofrer com algumas chuvas, vale a pena improvisar e visitar ilhas fora do eixo turístico. Koh Chang, Koh Maak e Ko Kut não decepcionam e possuem bem menos turistas nessa época!

É hora de demonstrar gratidão: o clima melhorou!

Kanchanaburi, Bangkok e Chiang Mai estão com clima excelente – não deixe de aproveitar o Loy Krathong, famoso festival de lanternas!

DEZEMBRO

Em dezembro começa a alta temporada na Tailândia, época de um clima perfeito! Muito sol, pouca chuva e temperaturas razoáveis que não farão você derreter no calor.

Impossível deixar de recomendar algum lugar, o país todo está com as condições climáticas ideais nesta época! Visite sem medo todas as ilhas mais famosas, em ambas as costas! De Phuket à Koh Samui, Koh Phi ou Koh Tao, o tempo está propício a grandes aventuras!

Aproveite ao máximo o bom clima e as festas de fim de ano. Dezembro é uma época especial na Tailândia, seja aonde for!

Veja mais dicas sobre a Tailândia em nosso guias de Bangkok e Koh Phi Phi, e num post especial sobre Chiang Mai.

Autor

Wendell Oliveira - Editor
  • Rômulo Valença Jr.

    Estou indo dia 25/12 e volto dia 13/01! Assisti aos videos do Wendell sobre Tailândia (e sudeste asiático). Contando os dias!

  • Luan Diego Marques

    Estive no início deste ano (janeiro) na Thailandia e tivemos mais dias sem chuva, porem quando choveu caia o céu…impressionante.

  • Wendell Oliveira

    “Chorou” ou “choveu”, Cristina? Fiquei preocupado 😛
    Boa viagem!

  • Rafael Fernandes de Carvalho

    Depois de 6 dias de sol entre Bangkok e Chiang Mai, chegamos no último domingo dia 26/11 em Phi Phi e agora dia 30/11 estamos em Railay Beach. Desde que chegamos, vi o céu azul e sol na segunda-feira mas todos os outros muitas nuvens e muita chuva. Chegamos em Phi Phi debaixo de chuva e o caminho de Phi Phi para Railay também debaixo de uma tempestade.
    Apesar da viagem estar maravilhosa, é um pouco frustrante se programar para vim nessa época, passar 7 dias na praia e não pegar dias de sol.
    A gente só veio essa época pq todos os sites de viagem diziam já ser época sem chuvas e inclusive o nosso hotel já cobrou preço de alta estação, o mesmo cobrado em janeiro e fevereiro.
    Mas se eu pudesse recomendar a alguém seria não vir em novembro!! Não arrisque, deixe pra janeiro!!!

  • CARLOS ALENCAR

    Pessoal, fiquem atentos a essa país, o custo de consumo realmente é animador, bebidas muito em conta, os blogs falam pra aproveitar ao máximo, cheio de novas aventuras. Mas prestem atenção, assim como qualquer lugar, pode acontecer coisas ruins, eu infelizmente fui confundido por um alguém e dois homens tailandeses bêbados me espancaram na ilha de PhiPhi. Fui parar no hospital com rosto cheio de marcas de sangue. Tomem muito cuidado. Recomendo muito a Tailândia, mas jamais esquecam do dia de amanhã e vão se enfiar a essas “grandes aventuras”. Muito cuidado.

  • João

    Vai ser incrível Samara! Aproveite!