Qatar e Singapore lideram ranking MD de companhias aéreas em janeiro. Azul é a melhor nacional

Denis Carvalho 2 · fevereiro · 2013

A Qatar Airways e a Singapore Airlines travaram um acirrado duelo pela liderança do Ranking Melhores Destinos de Companhias Aéreas em janeiro. A Singapore, que liderava até o fim de 2012, foi ultrapassada pela concorrente devido ao número de avaliações, mas reagiu e ambas estão empatadas com média 9,7 – a maior entre todas as 36 empresas que voam no Brasil. A dupla ainda é seguida de perto pela Emirates, que está apenas 0,1 ponto atrás.  No ranking nacional a Azul continua a liderar com tranquilidade e teve a média aumentada de 8,8 para 8,9 com relação à última parcial. Confira os resultados aqui.

O ranking de companhias nacionais recebeu 483 avaliações de leitores. A novidade é que Azul, GOL e TAM ultrapassaram a marca de 100 avaliações, sendo a GOL a empresa mais avaliada do Ranking, com 156 opiniões de leitores. A Azul obteve a melhor nota e 99% de recomendações com base na opinião de 130 passageiros. Em seguida aparece a Avianca Brasil, que caiu 0,1 ponto e tem nota 8,4 (94% de aprovação). Passaredo (média 7,9), TAM (média 7,0) e GOL (média 6,0) completam a lista.

A disputa entre as companhias que operam voos internacionais no Brasil foi bem mais acirrada e teve 676 avaliações. Qatar Airways e  Singapore Airlines estão empatadas com 9,7 de média e vantagem de apenas 0,1 ponto sobre a concorrente Emirates. As três companhias tiveram 100% de aprovação entre seus passageiros.

 

Outra novidade com relação a dezembro é a Korean Air na quarta colocação, tomando o lugar da Turkish. A companhia asiática teve média de 9,4 contra  9,3 da concorrente turca, que aparece como melhor companhia europeia do Ranking. Os novos voos da Turkish para Buenos Aires, contudo, podem ser benéficos para que ela receba mais avaliações nos próximos meses e se aproxime das líderes.

A KLM caiu 0,1 ponto mas se manteve na sexta colocação (9,1), mas agora aparece seguida da Avianca (8,9), que subiu três posições e se firmou como a melhor companhia das Américas.  Lufthansa (8,8), British Airways (8,8), Swiss Air (8,7), LAN (8,7) e South African (8,4) seguem na sequência. Entre as companhias aéreas da América do Norte, a melhor média ficou com a Aeromexico (8,4), seguida por Air Canada (8,2) United (8,1) e Delta (8,1). As brasileiras continuam mal no ranking. A TAM é apenas a vigésima colocada com média 7,6 e a GOL é a 28ª entre as 32, com 6,1 – atrás da Air China (6,2) e apenas 0,3 à frente da Iberia (5,8). Air Italy (5,1), Aerolíneas Argentinas (4,8) e TAAG (4,1) foram as piores companhias do ranking.

O Guia MD de companhias aéreas permite aos passageiros avaliarem as empresas atribuindo notas de zero a dez nos quesitos pontualidade, serviço de bordo, check-in, conforto do avião, entretenimento, cuidado com bagagem, atendimento durante o voo e custo-benefício. A nota final da avaliação é calculada automaticamente com base nas notas atribuídas a cada quesito e o ranking é atualizado online com base nas avaliações recebidas. Os participantes também podem postar comentários sobre os pontos positivos e negativos e fotos sobre seus voos.

Azul Linhas Aéreas: a melhor brasileira

Para participar basta se cadastrar no site preenchendo um cadastro rápido ou por sua conta no Facebook. Com base nas notas do guia, em conjunto com as avaliações das empresas postadas aqui no Melhores Destinos, fica muito mais fácil escolher a melhor companhia para seu voo quando a diferença de preço é pequena entre elas.

E você? Concorda que a Azul, Qatar e Singapore são as melhores? Clique aqui para ver os resultados, dar sua opinião no guia e participar!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Bruno Caporalini

    Na minha opinião, apesar de a Azul ser uma ótima empresa, a Avianca está à frente. Isso só não é observado na avaliação dos leitores por conta dos quem voa com Fokker 100 pela empresa. Agora que a frota será apenas de Airbus, as avaliações da Avianca tendem a melhorar bastante.

    À Azul, particularmente, falta entrar em Congonhas e ter mais vôos diretos, sem escala em Campinas. O lanchinho da Avianca também é mais gostoso. Ponto muito positivo para a TV AO VIVO da Azul! No preço, a Avianca é a melhor para os que compram com antecedência e a Azul para compras em cima da hora. O programa de milhas da Avianca é mediano e o da Azul o pior modelo do mercado.

    A TAM, apesar da queda de qualidade na última década, continua sendo uma boa opção. Em determinados horários ainda serve um lanchinho bom e o atendimento em geral é cortês. O preço em dinheiro nem sempre é atrativo, mas é o melhor no programa de milhagens.

    Passaredo me agradava bastante com os jatos Embraer. Agora que está voando só com ATR, nunca mais voeei e não posso afirmar. Preço variável. Não oferece milhas.

    GOL, a cia Alto Preço e Baixo Serviço, não tem mais lanche gratuito, não consegue atender a todos que querem comprar um lanche ruim e caro, muitas vezes os funcionários são sem educação e tratam o cliente como gado. O preço é uma verdadeira gangorra e no programa Smiles está cada dia mais difícil e caro emitir uma passagem. Realmente está fora de cogitação, a pior.

    • Luciano Braz

      Comentário muito bem formulado!

    • Wagner

      6 pontos para GOL é definitivamente muito. Empresa aérea lixo.

  • Luciano Braz

    Média 6,0 para a Gol ainda é muito alta! Não merece nada acima de 3,0. É a pior companhia aérea do Brasil! O serviço de bordo cobrado é lamentável!

    Quanto à Azul, merece todo o reconhecimento. Os aviões são fantásticos, o serviço de bordo, embora simples, já ajuda. A TV ao vivo é um grande diferencial. Gostei muito de voar com eles.

    Já em relação às outras companhias, não posso opinar pois nunca voei com elas.

  • Rodolfo Madrona

    A Azul está deixando muito a desejar em relação ao Serviço de bordo ! Mas está de parabéns em relação ao preço de passagens compradas em cima da hora e em relação a pontualidade !

    • André L

      Rodolfo, fiquei curioso com o seu comentário. As passagens de última hora que vc se refere na Azul, são extremamente baratas (até mesmo mais baratas que comprando em promoções com antecedência), ou você quis dizer que elas ainda são caras porque o preço de balcão é sempre muito caro, mas ainda assim é um “caro um pouco mais barato que o normal”?

      Não sei se consegui ser claro na minha pergunta… Mas tive essa dúvida porque uma vez um amigo que voava direto entre Salvador e São Paulo me disse que ele só pegava vôo noturno e só comprava a passagem ali no balcão 2 horas antes do vôo pq dessa forma ele conseguia preços baratíssimos pelos assentos que ficaram vazios.

      Fica uma sugestão de matéria para o MD, investigar como funcionam essas passagens compradas de última hora ali no balcão momentos antes de o avião decolar!

  • ANTONIO CARDOSO

    A Gol servia a famosa goiabinha, mas os passageiros achavam um lanche paupérrimo.Agora não serve nem goiabinha e nem goiabona kkk.Água gratuita se você pedir.

  • Fernanda Miranda

    Eu não aguento as pessoas avaliarem uma cia aérea por ela servir lanchinnho, pudera a Tam a muito deixou a desejar e em particular comigo em menos de trinta dias tive as malas extraviadas, eu não quero lanche, eu quero segurança, saber que vou chegar no meu destino final e encontrar minhas malas.

    • Emilson Silva

      Concordo! Pra lanchar eu prefiro uma lanchonete, não avião. Pelo menos nos vôos nacionais dá muito bem pra você lanchar antes do vôo ou aguardar para lanchar quando chegar.

  • Frederico

    Eu não ligo pra lanche desde que o preço seja compatível. Mas levando a Gol em consideração, ela piorou o serviço de bordo (não só com o lanche como também o atendimento) e aumentou o preço. Até entendo que a aviação tá em crise, mas né…

  • Rodolfo Madrona

    Concordo com você André, você deve ter interpretado o meu comentário mal, eu disse que a Azul 'está de parabéns em relação ao preço de passagens compradas em cima da hora e em relação a pontualidade !' Eu concordei com o comentário do Bruno.

  • Rodolfo Madrona

    Fernanda, se você não aguenta as pessoas avaliarem as cias do jeito que elas querem não fique no MD ! Eu coloquei o meu comentário falando do lanchinho porque o lanchinho da Azul está ficando na mesmice ! E acho que quando a cia tem que ser avaliada bem, ela tem que estar bem com todos os requisitos. Não só apenas com a segurança ou com o serviço de bordo ou com o entretenimento. A cia tem que ser boa para ganhar avaliações boas ! É assim que colaboramos com as cias para que elas alcancem o melhor atendimento.

  • raissa

    Discordo Fernanda, acho importante o lanche para determinados voo. Quando o voo é curto não tem problema, voo de 3~5 horas o lanche realmente passa despercebido. Os outros requisitos tem mais prioridade mesmo. Mas quando o voo tem uma duração maior, o lanchinho pesa.

    Uma vez comprei pela Tam, viajamos eu e minha mãe para o Rio e ela em "cima da hora" teve que trocar a passagem de volta por causa do trabalho. A moça informou que só tinha voos com escala. Mas era caminho ou algo do genero não demoraria tanto, não me lembro dos detalhes mas era algo mais ou menos assim: o voo normal duraria mais ou menos 3 horas, com essa escala demoraria 5 horas. Tranquilo o voo era de madrugada, da pra dormir o voo inteiro. O problema foi: não sei se a mulher informou errado ou houve uma troca no aeroporto. Mas o nosso voo fez uma nova escala e ainda atrasou no aeroporto de brasilia. O voo que seria no maximo 5 horas, virou um voo de mais de 8 horas. E a gente não podia sair do avião. Eu nem me lembro mais se o ultimo lanche era bom ou ruim, mas quando a fome apertou me lembro de ficar arrependida por não ter lanchando antes e não ter pegado os dois lanchinhos anteriores. Acredito que segurança vem em primeiro lugar, mas pago caro pra voar e quero conforto. Se caso sentir fome, por algum imprevisto ou não, quero ser bem atendido. Se eles oferecem um serviço, tenho o direito de avalia-lo e exigir qualidade.