Qatar Airways conquista prêmio de melhor companhia do mundo mais uma vez

Denis Carvalho 16 · julho · 2012

 A Qatar Airways acaba de ser eleita pela segunda vez consecutiva a melhor companhia aérea do mundo pela consultoria internacional Skytrax, uma das mais respeitadas do mundo. O anúncio ocorreu durante a Farnborough Air Show, realizada na Inglaterra, e traz a Asiana na segunda colocação no lugar da Singapore, que foi vice-campeã no ano passado e figura em terceiro no ranking de 2012.  A companhia de Cingapura, no entanto, conquistou o prêmio de melhor classe econômica do mundo – uma das categorias mais importantes para os passageiros. Para chegar ao resultado, a consultoria ouviu 18,8 milhões de passageiros em 160 países durante dez meses de pesquisa. 

Além das três primeiras, a novidade é a japonesa ANA, que pulou da 11ª para a 5ª colocação, logo atrás da Cathay Pacific. Etihad, Turkish, Emirates, Thai e Malaysia completam o ranking das dez melhores companhias do mundo.

No ranking apenas da classe econômica, a Singapore levou a melhor, seguida pela Qatar e Asiana. Já na lista das melhores regionais, a lista traz Garuda Indonésia em primeiro, seguida de Dragonair e Aegean Airlines. Em nono lugar aparece a Copa Airlines.

Vale destacar que a Qatar opera voos de São Paulo a Buenos Aires – além de vários destinos na Ásia –  permitindo que os brasileiros possam experimentar voar na melhor companhia do mundo em um trecho rápido e acessível. Já a Singapore se destaca por seu voo de São Paulo a Barcelona, além dos destinos asiáticos e do oriente médio.

Brasileiras

As companhias brasileiras não brilharam entre as tops, mas conseguiram destaques em suas categorias. A TAM conquistou o prêmio de melhor companhia aérea da América do Sul e ficou em 32º no ranking geral, a frente de companhias como a KLM. A Azul ficou em terceiro na lista regional e ficou com a taça de melhor low cost do continente, sendo que a LAN figura na segunda colocação regional.

Azul e Trip, aliás, registraram grandes avanços na lista principal. A primeira subiu da 76ª para a 54ª colocação, enquanto a segunda pulou da 96ª para a 69ª posição. A Trip, que foi comprada pela Azul neste ano, também faturou o título de melhor regional da América do Sul. A GOL ficou apenas com a 7ª colocação regional – atrás da Aerolíneas Argentinas – e não aparece no TOP 100 mundial.   

 Confira o ranking das melhores companhias no World Airline Awards 2012: 

2012

Companhia

2011

1 Qatar Airways

1

2 Asiana Airlines

3

3 Singapore Airlines

2

4 Cathay Pacific Airways

4

5 ANA All Nippon Airways

11

6 Etihad Airways

6

7 Turkish Airlines

9

8 Emirates

10

9 Thai Airways International

5

10 Malaysia Airlines

12

11 Garuda Indonesia

19

12 Virgin Australia

32

13 EVA Air

16

14 Lufthansa

15

15 Qantas Airways

8

16 Korean Air

24

17 Air New Zealand

7

18 Swiss Int’l Air Lines

13

19 Air Canada

21

20 Hainan Airlines

23

32 TAM Airlines

25

54 Azul Airlines

76

69 TRIP Airlines

96

Confira o ranking na íntegra (todas as categorias)

Confira o ranking da América do Sul

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Gabriel

    Azul é Low Coast??? Sabia dessa não!!!

    The World's Best Low-Cost Airlines

    9 Azul Airlines

    • Carlos

      Para mim,é ridículo que AZUL foi chamado LOW COST AIRLINE,alguém acha as passagens da AZUL são baratos?LOW COST é tipo de WEBJET ou PLUNA na América do Sul.

  • francisco

    Premio merecido , ja viajei pela Qatar Airways de Muniqui para Doha e achei o serviço de fato TOP.

  • Thiago Castro

    Algumas considerações e dúvidas:

    – A TAM é realmente melhor que a KLM?

    – A AZUL é Low Cost?? Onde?!

    – As européias perderam muito espaço nos últimos anos para as asiáticas. Incrível como só tem duas entre as 19 melhores (Lufthansa e Swiss).

  • Fabiana

    Prezados,

    Farei uma viajem para Bangkok em fevereiro do ano que vem e gostaria de voar pela Qatar. Será que existe previsão de vôos desta empresa partindo do GIG?

    • Por enquanto nenhuma

    • Eduardo Galvao

      Eu fui pela Cathay (San Francisco – Bangkok via Hong Kong), US$ 1.000 ida e volta, não há como se arrepender.

  • Ana Maria

    E pensar que num passado não muito distante, a Varig foi referência mundial entre as companhias aéreas e foi nomeada algumas vezes a melhor companhia aérea do mundo e sempre esteve entre as melhores do mundo.

    Que saudade da Varig, o orgulho do brasileiro.

    • YuriBF

      "orgulho do brasileiro"? Essa ai deve se chamar Ana Maria Canhedo.

      Vergonha de uma empresa que mamou nas tetas públicas durante tanto tempo e ainda assim conseguiu a proeza de falir e deixar na mão milhares de empregados e credores.

  • Pedro

    Como assim a Webjet e a Gol nao estão nessa lista?! Empresas de tamanho "renome" e que transportam seus passageiros com máxima "qualidade", priorizando sempre o "conforto"… Tsc tsc tsc…

    ¬¬

  • titobosco

    A TAM perdeu posições heim… já era esperado.

  • Thiago

    Achei que a LAN ficaria na frente da TAM.

  • Julio

    Já viajei na KLM e na Tam diversos voos internacionais e a KLM foi disparadamente melhor!! Achei o serviço e poltronas da Tam bem inferiores em tds estes voos….

  • IKE RIBEIRO

    O SERVIÇO DA TAM EM RELAÇAO A KLM CEGA SER UM ABISMO, DO EMBARQUE AO DESEMBARQUE A KLM ESTÁ ANOS LUZ DA TAM. A MÁ VONTADE DA TRIPULAÇAO DA TAM CHEGA SER DEPLORAVEL, A IMPRESSAO QUE SE TEM É QUE ESTÃO LHE FAZENDO UM FAVOR EM ATENDE-LO. VIAJAR INTERNACIONAL COM TAM SÓ SE O PREÇO TIVER BEM MAIS ECONOMICO QUE AS DEMAIS ,

    • Marlos Sousa

      Concordo em gênero, número e grau.

  • Rafael Barbalho

    Próximos objetivos: viajar nas top 5 mundial.

    A QTAR tem vôo GRU-Lima, não?

    Boas informações! Valeu MD

  • Marlos Sousa

    Voei com a ANA no trecho JFK-NRT em 2009. Realmente excepcional. Era um 777 com programação on-demand e o vôo de 14 horas literalmente "voou" tamanha a qualidade dos serviços a bordo. Foram 3 refeições muito fartas, com direito a cardápio na econômica e sorvetes Häagen-Dazs oferecidos aos passageiros.

  • Guilherme Ortale

    Lufthansa e sua subsidiária Swiss, muito bem colocada 🙂 !!! Pelos preços que a Air France cobra devia estar nessa lista ai.

    Faltou citar que a Turkish foi considerada novamente a melhor Cia Aérea da Europa, uma cia que está grande ascensão e que espero poder voar em breve ao menos na Economy Comfort.

  • Luiz Gustavo

    Acho que estão confundindo TACA com Qatar…hehehe

  • Thiago

    E como o preço nunca ta mais econômico que as demais…

  • Gilberto P Filho

    Concordo o tudo em relacao a KLM foi bem melhor que a TAM… muito melhor mesmo!!

  • Ricardo Magalh&atild

    E a Gol ficou em segundo na melhor Low-Cost da America do sul. A frente da WebJet. Também não sabia que a Gol era Low-Cost…

    • Thiago Castro

      Faz mais sentido a GOL ser low cost (já que toda hora tem promoção) doq a AZUL, que nunca tem preços promocionais.

      • Raphael

        A GOL sim devia ser chamada de low cost, comparando com outras cias brasileiras ela é uma das mais baratas. E não fala que a GOL é segundo lugar em low cost diz só que ficou apenas com a 7ª colocação regional.

        • Ricardo Magalh&atild

          Fala sim, vai no link de low-cost regional que voce ira ver a Gol em segundo e a WebJet em terceiro

      • Brum

        tbm acho! pela GOL nas promoções boas a gente consegue passagens super baratas…RJ-SP por 49 reais, RJ-BSB por 69,00…mas na AZUL nem fazendo muuuito esforço consegue-se algum trecho barato, é sempre tudo mt caro e as promoções (que são raríssimas) restringem-se a voos terças e sábados, trechos com baixa procura, horários de menor movimento etc…

  • Ricardo Magalh&atild

    Bem que poderia ter uma avaliação "dessa tal" de Asiana. Ta sempre entre as primeiras…

  • Thiago Castro

    O que eu acho incrível é que a AZUL se auto-denomina empresa low cost e o mercado aceita esse título!!!

    Pois a AZUL não é low cost. O único momento em que eu encontro passagens mais competitivas são aquelas de última hora, quando todas as empresas tem preços altos. Aí ela fica parelha.

  • Alexandre F. Silva

    Quando viajei pela SWISS em Dez/2010 com destino a Zurique, achei o serviço bom, mas as poltronas e os assentos pareciam algo dos 90.

  • Igor

    Já vi que tirando as tops, há muita discussão neste ranking. Da 20ª posição pra baixo devemos desconsiderar o ranking e partir para relatos mais precisos de experiências vividas pelos passageiros.

    • Igor, acho válida toda a discussão e postamos justamente para isso. Mas "desconsiderar" um ranking feito a partir de 18,8 milhões de pesquisas? 🙂

      • Igor

        Claro que há um exagero na afirmativa de desconsiderar um ranking. Mas funciona como num ranking de futebol: Não há muita discussão de que Messi é o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, Iniesta e Xavi estão logo abaixo. Há quem discorde, claro, mas a maioria tem opiniões semelhantes. Mas daí quando vamos descendo o nível e questionamos a posição no ranking de Obina, Fernandinho e Liedson, teremos opiniões muito mais contraditórias.

        E então surge um questionamento (pra não citar o que todos já fizeram "Azul = low Cost?"): Desde quando a Avianca fica a dever para Gol, TAM e Webjet, só para citar os voos domésticos?

  • Alexandre

    Confundindo VARIG com VASP?

  • Ivan

    Pergunta: A AZUL é Low Cost?? Onde?!

    Resposta: Na Conchichina. A Azul solicitou a ANAC autorização de voo pra lá.

  • Márcio

    Mais interessante foi a Azul na frente da Avianca/Taca na América do Sul. Nos últimos anos, Tam e LAN alternam-se no primeiro lugar.

  • Igor

    Agora cá entre nós.. Essa Easylfly deve ser uma maravilha, hein.. pra ficar atrás da Webjet no ranking…

  • Danilo

    Sério mesmo, Easyjet melhor que a AirFrance???!!

    p/ mim isso acabou com a credibilidade do ranking.

    • Fernando Lima Gama J

      Não seja por isso, a TAM está na frente da LAN também! 🙂

  • Fernando Lima Gama J

    Galera, não sei onde postar isso, mas lá vai. São duas notícias boas. A Multiplus está anunciando em email que em breve terá uma nova promoção com pontos em dobro para a Accor. Assim, um ponto multiplus vai dar um ponto accor. Com 2000 pontos, você consegue tirar um voucher de 60 dólares para se hospedar em um dos hotéis da rede (Ibis, Mercure, Formule one, etc). A taxa de conversão em geral é 2:1, ou seja, um ponto multiplus vale meio da Accor, então a notícia é bem bacana. Eu mesmo fiquei uma semana no mercure na faixa em razão da promoção do ano passado.

    A outra boa notícia é que a TACA está com uma promoção de milhas em dobro para quem quiser transferir seus pontos para um amigo, via Life Miles. Quem transferir 1000 pontos para alguém, este alguém vai receber em dobro os pontos (2000). O curioso é que a doação tem custo de 15 dólares por 1000 milhas. Então é na verdade uma forma velada de vender milhas por 15 dólares o bloco de 1000. Além disso, você precisa já ter um saldo na sua conta para dobrar. Para mim que tenho saldo quase zero lá não vai rolar, mas pode ser interessante para alguém que tenha conta tipo esposa-marido e queira comprar com preço de 0,015 dolar por milha.

    Abraços,

  • Carlos Lopes

    Concordo tb! A KLM é superior a TAM.

  • José Fran&cce

    A Qatar realmente oferece um excelente serviço desde sua chegada no aeroporto de origem até sua saída no aeroporto de destino!

    Lembrando também que voando Qatar você pode pontuar Smiles! Eu acabei de fazer o trecho FLN-DEL ida/volta (trecho doméstico operado pela GOL) e pontuei 20386 milhas total.(Vai me render bons trechos domésticos em epócas de milhas reduzidas da GOL!)

  • Fernanda S.

    A Asiana é excelente! Sempre que posso, utilizo os seus voos entre Los Angeles e Seul. O preço às vezes é um pouco salgado, mas o serviço e excepcional. Basta você "pensar" em chamar a aeromoça, que ela já está do seu lado. Eles tem um sistema de aviso como na porta dos hotel, em que o cliente coloca um aviso se quer ser acordado em caso de serviço de bordo ou não. Vou voar novamente na Asiana no final do mês, quem sabe, coloco uma avaliaçao com fotos e tudo..

  • Fernanda S.

    O serviço da EasyJet é melhor que o da AirFrance. SE vc souber o que te espera em termos de cobrança, talvez isso possa mesmo ser verdade.

  • Fernanda S.

    Eu particularmente tenho ótimas experiências com a TAM. Nunca tive problemas com a tripulação, pelo contrário, sempre fui muito bem tratada e tiver boas experiências. Mas ainda acho que há muito que fazer, pricipalmente na questão se servicó de bordo. E disposição das cadeiras e entretenimento de bordo nos vôos internacionais.

  • Felipe

    boa pode até ser,, não pude comprovar,, não me deixaram embarcar,, por desconhecimento de politica de vistos do meu destino,, ahhahaha,,, acabei usando a Emirates que é excelente,,, 🙂

  • Danilo

    Fernando,

    não tinha visto isso, outro absurdo.

    Fernanda S.,

    entendo, mas não concordo. A Easyjet praticamente não tem "serviço". Você paga barato p/ ir do ponto A ao ponto B, e é isso que eles entregam, apenas. É como a webjet, só que com aviões mais novos.

    Já a AirFrance, cobra praticamente os mesmos preços se suas concorrentes, e presta um serviço bem superior, deixa a TAM no chinelo.

    Das que ja voei, a AF supera até a LAN. Estou ancioso para testar a Turkish no final do ano, p/ ver se a diferença dela p/ outras é tâo grande como demonstra o ranking.