Saiba qual é a melhor companhia aérea do Brasil na opinião dos nossos leitores!

Denis Carvalho 7 · outubro · 2015

A Azul é a grande vencedora da primeira pesquisa sobre as melhores companhias aéreas realizada pelo Melhores Destinos. Entre mais de 5 mil respostas, mais de 51% disseram que optariam pela companhia caso ela oferecesse o mesmo preço e horários que as concorrentes Avianca, GOL e TAM.  A Azul foi apontada também como a que tem melhor frota e como a empresa que mais se preocupa em oferecer melhores serviços aos passageiros.

Do outro lado da balança, a GOL foi apontada como a companhia menos admirada, com apenas 18,7%. Na pergunta sobre qual companhia você não voaria de maneira alguma, a empresa foi a segunda mais votada, atrás apenas dos que não têm restrição a nenhuma das quatro companhias.

No levantamento não foram incluídas questões diretas sobre serviço de bordo, entretenimento, atendimento, poltronas e pontualidade, já que esses itens são avaliados pelo Ranking Melhores Destinos de Companhias Aéreas.

Preferência e rejeição

A principal pergunta da pesquisa se baseava em uma situação hipotética, na qual as quatro companhias aéreas oferecessem a mesma tarifa e horário similar em voos diretos. Neste caso, a Azul seria a preferida por 50,69% dos leitores, seguida da TAM, com 23,39%, e da Avianca, com 17,13%. A GOL foi a preferida por 7,23%, enquanto 1,56% disseram não ter uma companhia favorita.

Sobre os motivos que levaram a esta escolha, o item mais importante foi o atendimento a bordo, apontada como determinante por 56,13%. Além da simpatia dos comissários, os leitores consideraram como muito importantes o serviço de bordo (54,6%), boas experiências em viagens anteriores (49,63%), poltronas mais confortáveis (48,35%), sistema de entretenimento (45,73%) e aviões mais novos e seguros.

melhor-cia-mesmo-horario

A pergunta seguinte foi contrária. Considerando a mesma situação imaginária de igualdade entre as quatro companhias, qual delas o leitor jamais escolheria. A maioria (41,55%) afirmou não ter restrições a nenhuma delas. Mas o resultado foi apertado, já que a GOL teve 38,87%. Bem distantes aparecem TAM (9,69%), Avianca (6,65%) e Azul (3,24%).

pior-cia-mesmo-horario

Os motivos que levaram à rejeição esclarecem a grande rejeição à GOL: o serviço de bordo foi a causa mais determinante para não voar com a companhia (30,57%). A GOL era a única entre as quatro empresas que não oferecia nenhuma espécie de alimento gratuito, mas voltou a oferecer um snack a bordo. Poltronas desconfortáveis (26,64%), sistema de entretenimento (22,69%) e atendimento ruim a bordo (22,26%) também afastam os passageiros. Entre os que marcaram “outros”, houve quem reclamasse até de ter visto baratas passeando pelo avião!

Frota e malha aérea 

A Azul também levou a melhor com relação à frota. Seus Embraer 190/195 e turboélice ATR foram preferidos por 63,85% dos participantes. TAM e Avianca, que têm frotas parecidas, baseadas na família Airbus A320, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 32% e 24% respectivamente. Por último ficaram os Boeing 737 da GOL, com apenas 13,45%. Ao que parece, os leitores não avaliaram apenas o modelo das aeronaves, mas questões como poltronas e sistema de entretenimento acabaram pesando na escolha.

melhores-avioes

Com relação à malha aérea. a TAM foi apontada como a que oferece melhores opções de voo, com 61,08% das indicações. A GOL ficou em segundo, com 50,07% , seguida de Azul (35,05%) e Avianca (8,12%).

melhor-malha

Preocupação com os passageiros

Outra pergunta bastante interessante foi sobre qual companhia aérea parece mais interessada em oferecer bons serviços aos passageiros. A Azul mais uma vez se destacou, com 68,27% dos leitores. Em seguida, repetindo a ordem do Ranking MD, aparece a Avianca Brasil, com 30,84%, seguida de perto pela TAM, com 28,66%. A GOL é a mais preocupada em atender bem os passageiros na opinião apenas de 8,49% enquanto para 4,93% nenhuma delas pensa de fato no bem estar dos clientes.

companhia-aerea-melhores-servicos

A questão seguinte do levantamento foi contrária: qual das companhias parece mais preocupada com lucros, sem se importar com a qualidade do serviço aos passageiros. A GOL ficou com o título de “mercenária” na visão de 67,41% dos leitores, seguida da TAM, com 36,37%. A surpresa ficou com a Avianca, que foi apontada por apenas 4,80% e teve a melhor colocação da pesquisa, já que a Azul recebeu 6,68% dos votos.

companhia-preocupada-com-lucros

Preço das passagens

A explicação pode ter a ver com o tema seguinte: o preço das passagens. Aqui os papéis se inverteram e a Azul foi apontada como a grande vilã enquanto a GOL ficou em primeiro lugar, sendo apontada como a companhia que oferece os melhores preços por 55,99% dos leitores. A TAM ficou em segundo com 17,34%.

companhia-passagens-aereas-mais-baratas

Na pergunta inversa, sobre qual companhia vende passagens mais caras, a Azul ficou em primeiro, com 40,04%, mas praticamente empatada com a TAM, que recebeu 38,67% das indicações. Avianca teve 11,46% e a GOL apenas 6,84%.

companhia-passagens-aereas-mais-caras

Melhora ou piora

Quando perguntados sobre qual companhia aérea havia melhorado seus serviços nos últimos dois anos, a Azul foi a melhor avaliada, com 39,22%. Em seguida aparecem Avianca (18,93%), embalada pela troca dos Fokker-100 pelos A320, a GOL (16,57%) e a TAM, que amargou a última posição com 13,98%. O resultado da pergunta foi um dos mais equilibrados.

companhia-passagens-melhorou-nos-ultimos-anos

Sobre qual companhia piorou os serviços, nos últimos dois anos, medidas controversas como o fim do serviço de bordo gratuito levaram a GOL ao primeiro lugar isolado, com 50,76% dos votos. A TAM aparece com 29,55%, enquanto Azul e Avianca tiveram menos de 3% cada.

companhia-passagens-piorou-nos-ultimos-anos

Conclusão

A pesquisa realizada pelo Melhores Destinos não tem valor científico e também não mede a experiência dos leitores com as companhias aéreas, o que é refletido no nosso Ranking. Nossa intenção é mostrar o grau de simpatia, a imagem que os leitores têm de cada uma das empresas. Nesses quesitos, a vitória da Azul é incontestável. A companhia ficou em primeiro lugar na maioria das questões. A boa imagem é sustentada pelos ótimos serviços, que garantem à Azul o primeiro lugar no nosso ranking , e a mimos como bom serviço de bordo e sistema de entretenimento com TV ao Vivo.

avaliacao-azul-linhas-aereas(22)

A TAM ficou em segundo lugar na principal pergunta do levantamento, o que mostra que sua boa imagem se mantêm inabalada. A maior companhia nacional, por muitos anos a mais querida dos brasileiros. Sua popularidade, contudo, foi abalada pela chegada da Azul e por cortes no seu serviço, especialmente com relação ao espaço entre as poltronas, hoje o menor entre as nacionais, e no serviço de bordo. Ainda assim, a TAM continua querida pelos leitores. Resta saber se a companhia conseguira transferir a popularidade para sua nova marca, a Latam, a partir do ano que vem.

A320-TAM

Terceira colocada, a Avianca ainda é uma ilustre desconhecida para boa parte dos leitores, devido à sua malha mais restrita. Não fosse isso, a tendência é que a companhia disputasse com a Azul a primeira colocação, como ocorre no Guia de Companhias Aéreas. Por lá ela aparece em segundo com média 8,5, contra 8,8 da concorrente e bem à frente da TAM, que tem média 7,0.

Avianca Brasil 2

Em último na lista, a GOL colhe os frutos de sua política low cost, com voos sem sistema entretenimento e com serviço de bordo pago. Nos últimos tempos, a companhia tem trilhado o caminho inverso, com poltronas mais confortáveis, novo sistema wifi com conteúdo e internet a bordo e a volta de snacks grátis – tudo isso coroado com uma nova imagem Enquanto as mudanças não surtem efeito, a GOL amargou a última posição em quase todos os quesitos. Isso quer dizer que a companhia sai derrotada da pesquisa? Não necessariamente. A GOL foi vencedora em um único quesito: a de companhia que oferece os melhores preços. Mas trata-se de um ponto tão importante no processo de escolha, que pode ser suficiente para que os passageiros deixem todas as regalias de lado e optem pela laranja. Afinal, até que ponto vale a pena pagar mais caro?

aeronave-nova-gol

Agradecemos a todos os leitores que participaram! Gostou do resultado da pesquisa? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Victor

    Parabéns MD pela pesquisa.
    Adorei!

  • kleber silva

    ERA O QUE EU ESPERAVA,AGORA FALTA SABER QUAL O PIOR PROGRAMA DE FIDELIDADE.CLARO QUE O SMILES VAI GANHAR A BOLA DE OURO.

    • Em breve vamos fazer!

    • Franciosi

      O Smiles tem melhorado muito, e geralmente resolvem os tickets que são abertos nas centrais de atendimento. Já a TAM é triste, qualquer coisa que saia fora do padrão é loteria e dezenas de horas no telefone.

      • Evandro Gardenali

        O Atendimento realmente melhorou… mas as milhas necessárias pra voar qualquer trecho explodiram…

        • Franciosi

          Concordo @evandrogardenali:disqus, está difícil de conseguir voar com eles. Cancelei meu Clube Smiles por isto, só voltei nos últimos meses pela promo de 9.000 milhas nos três primeiros meses.

      • Hermes Hs

        O atendimento da TAM é o pior. Certa vez quando precisei mpver uma ação contra a TAM, ao chegar no juizado do Galeão, os funcionários, super educados, já adiantaram, que de todas as cias aéreas a TAM era a única que em 95% dos casos não faziam acordos. Já a GOL e a Avianca, seguido da Azul, sempre buscavam solucionar os problemas no próprio aeroporto! e de fato, nem o telefone do juizado eles atenderam!

        • Rômulo Vasconcelos

          Perderam minha bagagem em dezembro 2013 . Entrei com uma ação no juizado de pequenas causas. E a advogada da TAM propôs um acordo. Ofereceu 2.500,00. Pedi 3.500,00 para finalizar em 3.000,00. Só que aceitaram os 3.500,00.

      • Fabio

        O Smiles eh o pior FFP da face da Terra.

    • RIVELINO

      BOM, COMO SOU CLIENTE SMILES E TAM FIDELIDADE, AINDO NÃO TENHO O TUDO AZUL EM CARTÃO DE CREDITO, MAS JA SOU SMILES GOLD E TAM FIDELIDADE GOLD. ENATO PRA MIM NESSE CASO GOSTO DOS DOIS PROGRAMAS.

  • Rodrigo Aguiar

    Bacana a pesquisa!!! Que as piores avaliacoes sejam trabalhadas no intuito de melhorar a opniao do passageiros…;;;

  • Alan Souza

    Esperado o resultado. A Gol apesar de ter ofertado várias promoções recentemente tem pecado no resto dos serviços prestados. Nas minhas últimas duas viagens com passagens promocionais tive voos remarcados à revelia o que atrapalhou meu planejamento. E numa viagem à Punta Cana num voo de mais 5 horas com configuração de poltronas de voo doméstico e sem sistema de entretenimento.

  • Arthur

    Tem um erro no título do último gráfico. Está escrito ‘Qual dessas companhias mais tem MELHORADO seu serviço aos passageiros nos últimos dois anos?’. O certo seria ‘Qual dessas companhias mais tem PIORADO seu serviço aos passageiros nos últimos dois anos’.

    • Antonio Silva

      kkkkkkkkkk Percebi a mesma coisa.

      • vóvis

        eu tbem, bora arrumar isso ai, Denis? plz!

  • Luis

    Parabéns!GOL arrasou mais uma vez!Mesmo assim a GOL mudou logotipo e começa a oferecer um mini pacotinho de biscoito,um copinho de agua,mas o serviço de terra e dentro de avião continua sendo pessimo!Uma cia lixo!Sem respeito aos consumidores!

  • Antonio Silva

    Excelente, estava ansioso. Uma correção, na última questão o correto não seria “qual companhia tem piorado seus serviçosnos últimos tempos”? A pergunta que está descrita ficou igual à anterior.

  • Ana Laura de Oliveira

    Eu adoro a gol, justamente pq atende as minhas necessidades …preço e malha. Como viajo com certa frequência com a família toda pra diversas regiões do Brasil, esses dois quesitos são indispensáveis. Alem do mais, a questão dos atrasos que ouço muito falar, quase nunca aconteceram comigo. E sério, não ligo a mínima pra lanche gratis. Quando preciso levo ou compro. Melhor dom que pagar muito mais na passagem pra ter isso gratis. So o que eu gostaria que melhorasse eh o espaço entre as poltronas.

  • Renato ADM

    Não tinha uma pergunta sobre programa de fidelidade?

    • EIion Tallet

      acho que essa foi guardada pra próxima pesquisa hahaha

  • Franciosi

    Vôo muito na TAM e na Gol, muito. A Gol está melhorando o espaço entre as poltronas, que ficou ótimo nos novos vôos. Voar na TAM novamente é triste depois de voar em um avião da Gol com a nova configuração de poltronas. Quem tem mais de 1,80/90 sofre na TAM e sofria na Gol tb, agora tem alternativa sem upgrades para poltronas com mais espaço. Parabéns Gol!!

    • Tereza Braga

      Faço algumas vezes por ano o trecho BSB-SP, e em 2015 a Gol foi a companhia com aviões mais confortáveis, além de me poupar de embarque remoto, que é rotina na Tam e Avianca. A Azul opera em BSB no terminal 2, que mais parece uma piada que um aeroporto, lugar minúsculo, desconfortável, com uma única lanchonete e o embarque é da pista, fazendo meu carinho pelo interior do avião ficar em segundo plano. Era minha companhia preferida quando morava em Campinas.
      Pontualidade e cordialidade da tripulação ainda são pontos sensíveis da Gol. A questão da comida nem considero em voos domésticos, não tenho estômago pra esses snacks de avião. Fico pensando que os aviões com nova configuração da Gol devem estar em poucas rotas pra a empresa ainda ter tantas reclamações. Também acho que o Smiles perdeu a razão de existir, mas com os preços acessíveis e variedade de horários a Gol ainda é a companhia que mais vôo dentro do Brasil.

  • EIion Tallet

    A meu ver a AZUL ganhou da Avianca pois consideravelmente tem um número maior de destinos atendidos… O que me chama atenção em muitas vezes optar pela Azul é o fato de terem configuração 2×2 e os horários que quase sempre atende minhas necessidades… Quem voa pra Salvador de Avianca por exemplo sabe que só o fato dela sempre estacionar seus aviões nos primeiros portões é uma mão na roda, enquanto as demais estacionam nos portões 8, 9 ou 10 e você tem que atravessar o aeroporto todo pra conseguir ter acesso a sala de desembarque… São detalhes, mimos que com certeza agrada o cliente e faz toda diferença principalmente pros passageiros frequentes. Resultado satisfatório com a pesquisa!

  • Luis

    Fiquei pena pra Avianca,pelo serviço de bordo,ela é melhor que Azul,pela frota,ela utiliza as aeronaves boas e A319,A320 tem entretenimento individual,somente por causa das rotas limitadas,muita gente não consegui voar nela,pra mim,Avianca crese muito devagar.

  • Felipe

    Não vou falar de Avianca porque nunca voei com eles.

    A Gol tem uma malha muito parecida com a da TAM aqui em Fortaleza. O diferencial é o preço, que em 95% das vezes é mais em conta que o da vermelha. ALém disso, o conforto das poltronas é muito maior. Em relação a entretenimento realmente sinto falta, mas os vôos dentro do Brasil não são suficientemente longos para entediar, então raramente acho que vale a pena pagar a mais (muito) para voar de Azul, que tem uma malha horários péssimos por aqui. Eu acho a Azul particularmente espetacular no serviço, no conforto e em geral, mas o preço alto e a fraca disponibilidade fazem com que eu raramente opte por ela. Entre Gol e TAM vou de Gol, sem dúvida! Não consigo entender porque a TAM ainda é tão valorizada…

    • Thomas Hisamura

      Tb não, acho que as pessoas ainda tem aquela imagem da Tam do Cmte. Rolim. A Tam é a mais desconfortável das 4!

      • Jefferson

        Concordo!

  • Pedro

    MD que polícita a Azul assumiu em relação ao preço? Não que mais disputar com as demais? Viajo com frequencia e priorizava a Azul. Agora ela tem os preços mais altos. Onde ela quer chegar?

    • EIion Tallet

      Acho que ela quer ser a TOP ter um padrão especifico de clientes que não estão preocupados com o oba, oba de preço e sim com a qualidade do serviço a ser prestado… Felizmente no país tem muita gente com grana que pode gastar por um serviço melhor com mais qualidade, no entanto se analisar-mos hoje em dia é tudo a mesma coisa, só mudam a cor do avião e um ou outro detalhe… Porque até no preço o cartel é geral!

      • Igor

        “Infelizmente no país tem muita gente com grana’? Prezado, me desculpe, não quero parecer arrogante. Olha, eu sempre priorizo menor custo de passagem aérea, sou capaz de pegar escala ou conexão para pagar mais barato, mas daí achar que “infelizmente” tem gente que pode pagar um valor mais alto… que mentalidade…

  • vóvis

    decadence avec elegance pelo menos né gol? por favor! libera o lanchinho ae pq pagar por aquela porcaria de cardápio, só no desespero mesmo.

  • Felipe

    Faço das minhas as suas palavras, com exceção do espaço, pois já o acho muito bom.

    • Ana Laura de Oliveira

      Felipe, quanto ao espaço penso como o rapaz ai de cima….esta melhorando sim. Nos últimos voos que fiz ja estava legal, mas como sou alta, ja sofri um pouco com isso. Mas nada que me fizesse mudar de companhia…rss.
      Ah, falaram sobre alteração do vôo, que eh quando eles te mandam email pedindo pra escolher outro voo. Eu adoro quando fazem isso, pq ai estou liberada pra escolher o melhor voo, independente de preço, pq não vou pagar a mais ja que a mudança partiu deles.
      E todas vez que precisei do atendimento telefonico ou chat deles fui atendida super bem, super! Atendimento 10!

  • Felipe

    Quam gosta mais da TAM?As negociantes e os passageiros sempre têm fidelidade nesta cia.Na verdade,melhor incluir a Passaredo também,pelo menos ela atende muitas cidades regionais,acho que ela é melhor que a TAM e GOL.

  • Luis

    Sinceramente, acho que a maioria dos votantes não voa com grande frequência nos trechos nacionais, a Gol de hoje é muuuuuito melhor que a Tam em atendimento e principalmente em conforto (espaço), nas poltronas da Tam até eu que sou pequeno (1,72) fico apertado. Esse pessoal que julga pelo lanche deveria votar no Mc Donalds, Burguer king, etc.

    • Thomas Hisamura

      Concordo 100%

    • Mah

      Galera dá muita bola pra comida hahaha
      Acho engraçado.

      Eu sou vegetariana e estou acostumada a andar com meus próprios snacks… Ou de barriga cheia!
      Deve ser por isso que não dou bola pra comida de avião.

      • Fabio

        Eu dou. Adoro voar de business basicamente pelo servico em terra e no ar. Sou carnivoro e nao dispenso um belo steak cooked rare a 36k pehs de altura.

        • what_the_hell??

          Tás no site errado! O foco do MD são passagens com descontos! :))))) Brincadeira…

    • Giuseppe Zuliani Martin

      Acho que as pessoas qualificam como “atendimento ruim” da Gol o fato de não ter serviço de bordo. Isso pode dar margem à uma interpretação errada. Sempre fui MUITO bem atendido pelo solo e pela equipe de bordo da Gol. Já TAM, nos vôos nacionais sempre foi horrível(principalmente solo).

  • Thomas Hisamura

    Tem gente que acha que bom atendimento é oferecer um lanche e um suquinho. Pra mim, bom atendimento é não ter que perder meio dia pra pedir reembolso na Tam, ou ter que ficar 3 meses esperando cair uma milhagem de cia. parceira no (in)Fidelidade.

    • Giuseppe Zuliani Martin

      Exatamente! Atendimento para mim é isso. Serviço de bordo não entendo como atendimento. Entendo como amenidade.

      • what_the_hell??

        Tb acho que “lanche” não deve ser confundido com atendimento!

  • Eduardo Soares

    tudo muito bom, tudo muito bem, mas no final eu e 99% das pessoas acabamos sempre por optar pela passagem mais barata, pelo menos em voos nacionais, onde o “desconforto” é menor 🙂

    • Luiz Alberto

      To contigo e acrescento: Até em vôos internacionais opto pelos mais baratos! Sou daqueles que acredita que depois da tempestade vem a bonança. Já passei por problemas na classe econômica, mas a gente supera pra conhecer alguns lugares bacanas…

      • Eduardo Soares

        né? mas na internacionais, nas poucas viagens que já fiz, me arrependi muito por exemplo de ter ido pra Portugal com a extinta BRA. Além de não ser direto, a má fama da empresa me deixou bastante preocupado nas turbulências. E o serviço de bordo, que serviço? Nunca mais, minha vida não tem preço e não voo com empresas “exóticas”. Mas para quem é desencanado quanto a isso, tudo bem 🙂

        • Thiago Castro

          A BRA chegou a fazer vôos internacionais???!!! Em 2004 eu fiz o trecho RJ – Curitiba e me senti em uma van aérea. Não tinha bilhete, lugar marcado, fazia 500 paradas pelo caminho. Pra época, nem era tão barato assim, mas a concorrência era carésima. Então era isso ou pegar 13h de busão. Não consigo nem imaginar ir para Portugal nesse esquema.

          • Eduardo Soares

            Sim, creio que foi em 2007. Não era minha escolha, e sim da empresa onde eu trabalhava. No outro ano mesmo eu pedindo para não ir de BRA, a empresa de novo comprou por eles, a BRA faliu e eles tiveram dor de cabeça pra conseguir o reembolso. O voo era GRU – Recife, Lisboa, Madrid e volta. Não tinha lugares marcados, nem entretenimento, nem cobertor. Só refeição mesmo. Não sei te dizer o modelo do avião, mas era relativamente pequeno (reabastecia em Recife). Acredito que por ser menor, os solavancos na famosa zona intertropical pareciam ficar pior. Pra quem já não gosta muito de voar bate aquele arrependimento, maldita hora que vim por essa espelunca.

        • Orem B. Hartuing

          Tem muita companhia exótica que não tem histórico de acidentes, ao contrário de umas Air France e TAM da vida…

          • Eduardo Soares

            por exemplo?

          • Fabio

            Como se realmente caisse aviao todo dia

    • what_the_hell??

      Concordo em relação aos voos nacionais!
      Quanto aos internacionais, mais longos, já paguei um pouco mais caro (não o dobro, por exemplo), para voar em um avião melhor!
      Nesse quesito a Gol e a Copa são muito precários em fazer vôos de 7 horas num avião pequeno e sem entretenimento de bordo! Cito o exemplo do vôo Recife-Panamá, da Copa! Engraçado que o avião que eles usam é tão velho que até na Business não tinha entretenimento!

  • Thais

    Como alguém pode preferir voar de TAM com aquelas poltronas horríveis do que de Gol, com espaço excelente? O sanduíche vale tudo isso? Não consigo me conformar. Também prefiro a Azul às demais, porém voo semanalmente há anos e a Gol é um empresa muito querida para mim e para a minha família, já a TAM tem aviões sujos por dentro, com espaço muito apertado e um programa de milhagem fajuto.

  • Thiago Barcelar

    Fui para Boston agora em Agosto com a Tam até Miami, e la troquei de compania. Nessa ´troca´ um funcionário da Tam ficou responsável de transportar minha mãe de cadeira de rodas. No entanto assim foi feito, e o tal funcionário me pressionou a pagar 20 dólares de gorjeta. Eu liguei na Tam para reclamar, pq nenhuma empresa fez isso comigo, e eles me disseram q não podiam fazer nada, pois eu deveria ter anotado o nome do funcionário (sendo que eles tem todo o controle de qm é transportado dentro dos aeroportos).

    • EIion Tallet

      vc devia ter pedido inclusive a nota fiscal… queria ver ele te cobrar alguma coisa!

  • Thais

    Esqueci de mencionar: Acho que seria imprescindível fazer uma pesquisa paralela só com passageiros habituais, aqueles que tem pelo menos cartão Azul na TAM e ouro na Gol, com certeza oeste passageiro hoje prefere a Gol, não é possível!

  • AG.47

    Acho que os bons resultados na pesquisa pra TAM se devem apenas a herança que a mesma tem, pois atualmente a GOL é muito superior em conforto. Tenho 1,87 e é inviável voar de TAM.

    • Danielsson

      Esse mês eu voei de Tam o trecho Rio-Santiago e colocaram um A319 pro voo de ida!
      Eu gostei bastante do voo Rio-NYC e MIA-RIo da Tam, mas esse pra Santiago é pior q ponte aérea.

      • Antonio Silva

        Normalmente são aeronaves grandes, você deu azar !!!

        • Danielsson

          Acho que não foi azar não. A TAM está retirando de sua malha vários voos internacionais partindo do Rio (já tirou todos da Europa). Os voos para o Chile agora são em aeronaves menores, já os q saem de SP pra lá são os 767 com entretenimento individual. A volta o avião era um A320, tb sem nada e com pouco espaço.

  • Felipe

    Eu sou relativamente alto, com meus 1.80m, e me sinto bem confortável. O que me incomoda um pouco é o espaço nas laterais, pois mesmo sendo magro me sinto quase invadindo a poltrona ao lado. Nisso a Azul é imbatível, pois não tem o assento do meio…já as outras…

    Quando davam lanche eu gostava, mas via mais como um agrado ao cliente…não oferecer comida gratuita não vejo como algo tão absurdo, pois os vôos nacionais são relativamente curtos, então dá pra comer antes, depois ou então levar algo de casa.

    O que me incomoda mais nas companhias é espaço ruim (TAM nunca mais no A319!) e atendimento falho (tanto telefônico como nas filas de check-in).

  • Eliezer Fonseca

    Honestamente, acho injusta tamanha rejeição pela Gol. Mas enfim, política errada da empresa, ao não mensurar o estrago que a falta de “balinhas de gelatina” e similares poderia causar em sua imagem junto ao consumidor brasileiro. Acho que a insatisfação generalizada com o Smiles tb pesou no resultado dessa pesquisa. Exceto entretenimento a bordo e espaço entre assentos – que de fato Azul e Avianca estão na frente -, nos demais quesitos acho que ela está tecnicamente empatada com todas. E esse negócio de preço é tão relativo; estou entre os que não tem rejeição a nenhuma empresa, o que manda pra mim é a melhor tarifa, pontualidade e segurança, e coincidentemente nos últimos três anos quase sempre encontro na Azul os melhores preços para os destinos que mais utilizo (CWB, CGB, BVH, MGF, POA, GRU)…

    • AG.47

      Concordo praticamente com todos os pontos. Porém só voo de TAM se a diferença no preço for significativa, pois é ridículo o espaço entre as poltronas.

    • EIion Tallet

      Então vai um quesito de INsegurança que a sua “queridinha” fez com que fosse mudado pra poder “enxugar” os custos dela (que se diz low cost)… Sabe o que determina a regulamentação da aviação civil? 1 tripulante (comissário) por porta… Ou seja 2 comissários na portas da frente e dois no fundo (ao todo 4 comissários) por avião INDEPENDENTE do número ou quantidade de passageiros… Essa empresa foi lá “mexeu os pauzinhos” e conseguiu na calada da noite uma forma de reduzir esse número pra 3… Quem viaja com ela sabe, os funcionários se desdobrando em mil pra servir uma água e um biscoitinho (de propaganda) e outros dois fazendo o papel de “baleiro” do grande ônibus lotado pra vender o serviço de bordo… Ou seja, funcionários não estão ali só pra servir água ou vender comidas, eles são preparados para lidar com a segurança a bordo… No entanto a GOL prioriza os lucros e a redução do quadro de funcionários… Coisas que passageiros não sabem ou só percebe quando está a bordo!

      • Eliezer Fonseca

        Elion, queridinha pra mim só minha mãe… Tu tens uma informação que eu desconheço mas que, com todo respeito, tenho minhas dúvidas se é verídica.. mas enfim, todas elas visam o lucro, acredito que acima do usuário… e esse conceito de “low cost” está cada vez mais virando lenda, talvez a Air Asia ou outras lá por aquelas bandas, ou a Ryannair em vôos curtos e aeroportos secundários. De qq sorte, me solidarizo com os profissionais da aviação, sejam da Gol ou de qq outra…

        • EIion Tallet

          Se acha que minha informação não é verídica é só procurar… A internet é um mundo amplo com certeza você vai encontrar às respostas… E pelo jeito, você que disse gostar tanto da GOL não tem voado com ela ou não percebeu o número reduzidos de funcionários a bordo? Aliás não é só a bordo em terra também. Tenho 23 anos de aviação e diferente de alguns que viajam uma vez na vida ou nunca se quer pisou num avião eu faço voos quase que diariamente (aliás sempre que a regulamentação me permite)…. Aliás regulamentação também é um assunto que você pode encontrar informações na internet…

          • Eliezer Fonseca

            Cidadão(ã)… Se desarme, tenha calma, sou apenas um usuário com opinião aparentemente diversa da tua… Releia acima, em momento nenhum disse gostar da Gol, mas apenas que eu acho injusta uma rejeição tão grande, já que as demais não são tão melhores assim… Ela deve ser mesmo o pior dos operadores brasileiros, mas uma rejeição tão alta é que achei injusto… Mas tá, retiro o que eu disse, ela é ruim mesmo !

          • EIion Tallet

            Estou desarmado Eliezer! Mais os números (ainda que muitos desses sem fundamentos) mostram tudo. Mas como tem gosto pra tudo, eu respeito sua opinião tanto que em momento algum fui alheio a isso… Quis apenas relatar por conhecimentos fatores que muitos passageiros desconhecem… Mas aqui é um blog aberto, todo mundo tem direito de achar, comentar ou falar o que quiser… Ainda bem!

          • Eliezer Fonseca

            Obrigado pela tua explicação, Elion… Graças a Deus temos bons profissionais nessa área – como você, certamente – que se preocupam como essas questões de segurança que, de fato, nós usuários muitas vezes não percebemos…

      • AG.47

        Medidas de segurança são muito importantes, e prezo bastante pela minha, mas tenho minhas dúvidas no impacto que a redução de 4 para 3 comissários gere na segurança.

        • EIion Tallet

          Talvez não gere nenhuma… Mas a empresa que desrespeita uma legislação colocando a segurança de forma duvidosa não merece ser enfocada aqui como tal aspecto de que é mais segura e tal… Esses dias no aeroporto Santos Dumont no Rio um passageiro cadeirante teve que ser carregado por 2 passageiros (PASSAGEIROS) pra conseguir chegar no avião… Porque faltava o “elevador” pra isso… As empresas visam lucros e ponto.

          • Tereza Braga

            Muito bom saber disso, não é sempre que encontramos informações de alguém que tem vivência nessa área que não seja como passageiro. Sou pediatra e me identifiquei com suas ressalvas, estou sempre dizendo o mesmo sobre os pacientes valorizarem a hotelaria dos hospitais mais do que o rigor técnico das equipes.
            Em tempo, vamos ter uma pesquisa dessas sobre voos internacionais? Porque na minha limitada experiência a Delta se comporta quase como a finada WebJet em seus voos internacionais saindo do Brasil, parece uma companhia a parte da Delta que faz voos domésticos nos EUA…

      • Danielsson

        Mas sobre a segurança mecânica da aeronave, a Gol ainda é referência no Brasil.

    • Danielsson

      O Smiles eu sempre achei mais vantajoso do q o Multiplus tanto pra acumular milha qto pra emitir bilhete. O mesmo trecho voado na Gol, rende mais milha que na Tam e vc consegue emitir mais bilhetes com a mesma quantidade de milhas tb. As promoções do Smiles tb costumam ser melhores e mais frequentes de voos com milhas baixas. Já consegui emitir Rio-Buenos Aires por 3mil o trecho. Isso é muito raro na Multiplus. Na Smiles eu já vi com mais frequência. Mas concordo que ultimamente eles tem piorado bastante o programa.

      • EIion Tallet

        O Multiplus é mais transparente na forma de emitir um bilhete prêmio… Todo mundo sabe que lá você vai encontrar trechos na America do Sul por no minimo 10.000 pontos… Salvo as promoções. Já no Smiles é igual loteria ninguém nunca sabe nada… Aliás o que eu sei que uma passagem SP-Porto Seguro tá custando de 50.000 pontos pra cima. Ou seja eu acho multiplus mais justo.

        • Danielsson

          No site do Smiles tem uma tabela tb. Saber por saber eu sei nas duas. A vantagem do Multiplus é a quantidade de voos internacionais da TAM e de parceiras. Gol tem poucos parceiros e malha internacional fraca.
          No Smiles eu pontuei um voo Rio-CDG-Rio voado pela Air France. Inclusive ganhei mais milhas por esse voo do q na própria Flying Blue (sim, pontuei nas duas!). No Multiplus, eu nunca pontuei com voos de parceiras mas pelo q eu li de usuários reclamando, parece q nao vale muito a pena. Vc deixa de pontuar na parceira e pontua muito pouco no Multiplus.

        • Danielsson
  • EIion Tallet

    Talvez o crescimento “devagar” se dê a uma boa administração… Hoje a Avianca atende muito bem os destinos que opera e tem um serviço relatvamente bom, ou seja, não adianta querer fazer tudo se não tem condições. Isso é um ponto alto pra ela. Antigamente todo mundo (funcionários da aviação pilotos, co-pilotos, comissários, etc) sonhavam em voar de TAM (era a grife) hoje todo mundo quer ir pra Avianca porque mesmo com toas enxutas paga um dos melhores salários e tem programas melhores pros funcionários do que qualquer outra. São essas coisas que passageiros não sabem!

    • Giuseppe Zuliani Martin

      Cara, to curtindo ler seus comentários. Deveria escrever uma coluna no MD sob o olhar de quem já trabalhou com aviação. Tem coisas que a gente não tem nem idéia que acontecem nos bastidores da aviação! Show! Obrigado pelas contribuições!

      • EIion Tallet

        Valeu Giuseppe tento ser imparcial e coerente em meus comentários, vejo muita gente falando coisas que as vezes nem é bem assim… Exprimo minha opinião corriqueira, vivência do dia dia… Graças a Deus confesso que com esse tempo e ao longo dele posso falar com convicção e coerência de alguns assuntos… Obrigado pelo comentário! Um abração.

        • Mikael Kenan

          Em uma determinada época o nome TAM soava como uma grife até para os passageiros. Mas hoje vejo realmente que o nome Avianca soa bem aos ouvidos de quem viaja nela. Pena que não voa pra minha cidade, Belém.

          • Tereza Braga

            Na minha adolescência voar de Tam era fora de cogitação, como estudante quebrada voei demais de WebJet. Tam só quando o papai bancava e ia me sentindo numa First Class só por ganhar umas balinhas rs

          • EIion Tallet

            nossa…. vc é da epoca da webjet? sou da epoca da transbrasil, vasp e se bobear panair. hahahahahaha webjet é coisa recente de ontem!

          • Tereza Braga

            Eu voei de Transbrasil e Vasp também, mas dai não era eu que pagava e os critérios de favoritismo da companhia não eram bem objetivos, até viajar no porta-malas do carro era o máximo.

  • Jonatas Elias

    Quem define o portão não é a empresa, mas a Torre de Controle.

    • EIion Tallet

      Quem determina o portão é quem paga mais!!! Ou vc nunca percebeu que existe paradas chamadas de “remotas” que o passageiro precisa pegar o ônibus…? Passageiro não sabe, mas existe sim os voos “grifes” tipo aqueles que saem do portão 1 do aeroporto de congonhas e aqueles carne de terceira que saem do 17 e depois mudam pra remota… 23 anos de aviação!

      • Jonatas Elias

        Interessante, essa eu não sabia. Mas 5 minutos de caminhada não mata ninguém, então p mim não faz diferença.

        • EIion Tallet

          Acredito que não mate ninguém… Porém são assuntos que muitos desconhecem e que na prática existe muitoooo.

          • what_the_hell??

            Interessante a informação, Elion! Eu tb não sabia disso!
            Segundo Einstein, o tempo é relativo!
            Mas 5 minutos a mais pode ser o tempo necessário para fazer você perder uma conexão apertada por atraso do primeiro vôo, por exemplo!

  • Danielsson

    Gol costuma ter uma boa relação custo-benefício. Mas pra voos mais longos, de fato isso pesa muito a falta de qualidade a bordo. Isso a Gol nunca foi referência. Mas eles são bons em manutenção de equipamento pelo menos.

  • EIion Tallet

    A única coisa boa que eu vejo na GOL é o poder de antecipar o voo sem pagar nada (sem precisar pedir a ninguém, já na TAM você tem que contar com a boa vontade de um atendente pra colocar seu nome na lista)… Mas ainda assim isso não é 100% pra beneficiar o cliente, na verdade elas quando antecipa o voo faz uma arrumação nos voos subsequentes… Ou seja melhor sair com um voo LOTADO e cancelar o próximo por número reduzido de passageiro do que sair com dois voos pela metade. As empresas são espertas!

    • Igor P

      Eu quando antecipei meu voo recentemente aind
      a ganhei poltrona conforto. Gol se supera quando tem que antecipar voo.

    • Jefferson

      Na Azul também é possível antecipar ou adiar o voo em 6 horas sem custos.

      • Tereza Braga

        Nas vezes que precisei fazer isso na Azul sempre tive que pagar taxas. Além do que tive bem menos oportunidade de fazer isso que na Gol, que tem mais horários de voos e aviões maiores, pelo menos nos trechos que eu faço. Na Tam é muita emoção pra mim, eles fazem, mas vc fica até o último segundo esperando o ok pra ganhar seu cartão de embarque, entrar no saguão e achar seu portão a tempo, uma verdadeira corrida maluca rs

        • Jefferson

          De fato a Azul tem poucas opções de horários, o que dificulta pois nem sempre há voos com menos de 6 horas de diferença do seu voo.

    • Franciosi

      A TAM dentro do intervalo de 24hs antes do vôo só permite antecipar no aeroporto ou nas suas ineficientes lojas físicas. Estamos em 2015 e isto ainda existe… . Companhia aérea de respeito permite fazer TUDO pelo site ou no mínimo por telefone. Ter que ir no aeroporto fazer uma alteração é o fim. O novo site da Gol ficou bem melhor, e tudo que preciso faço por lá. Nem me lembro da última vez que precisei ligar para a Gol ou para a Azul, já a TAM… .

  • Antonio Silva

    A Gol é a companhia mais pontual no momento e tem o melhor espaço de acordo com a classificação da Anac, acho que estão lhe dizendo coisas erradas. Mas a Gol não me agrada pelo seu conjunto !

  • Antonio Silva

    Sim, além de Portugal (fiquei sabendo agora) acho que ela voou para Itália e Alemanha !

  • Este post não saiu no Facebook nem no Twitter, acho importante, manda lá!!!!

  • EIion Tallet

    Hoje a passaredo é administrada pela TAM… QUe ainda se mantem com o nome e algum diferencial exatamente pra atender passageiros de lugares que ela (a tam) ainda não teve interesses de chegar.

  • EIion Tallet

    Deve ter havido algum erro nessa transação de você ganhar nos dois programas… Mas enfim… Sortudo… Porém quantos pontos você ganhou no Smiles só por curiosidade? Fui recente pra Amsterdã de KLM e voltei de Paris com a AF e ganhei menos de 7.000 milhas no smiles e só! Se eu tivesse ido de TAM teria ganho 13.000 (6.500 por cada trecho).

    • Danielsson

      Pode ter sido erro mesmo. Pq o Flying Blue me creditou automaticamente. O Smiles eu precisei entrar com pedido de crédito e enviar comprovantes do meu voo (q na verdade só pontuava os trechos de ida e volta pro Rio, os internos na Europa não). Depois de um tempo analisando eles creditaram as milhas e nem mencionaram q por eu ter sido creditado no Flying Blue, não poderiam creditar tb no Smiles. Não sei se hj ainda está assim ou se corrigiram esse “bug” hehehe.
      Sobre o valor, eu não lembro exatamente qto deu. Acho que foi mais de 10 mil os dois trechos. Mas de fato foi mais q no FB. Sendo q no FB seria menos ainda, só q eles foram bonzinhos comigo e me presentearam com milhas extras por um problema q deu lá em Paris q tiveram q cancelar meu voo sem aviso prévio. Na verdade só atrasaram algumas horas por causa de uma greve momentanea da Air France.

      • EIion Tallet

        Então tá explicado, “foram bonzinhos” devido o problema que aconteceu… Porque o sistema é sincronizado… Dificilmente duas cias vão creditar os mesmos pontos nos programas distintos até porque esses pontos tem um custo pra empresa e sempre há uma auditoria quando acontece fatos inusitados como esses. Mas enfim, foi sorte mesmo espero que faça bons usos dos pontos e aproveite pra viajar.

        • Danielsson

          Acho q vc não entendeu. O Smiles nem soube desse problema. Quem me deu os pontos pelo atraso no voo foi o Flying Blue. A pontuação que o Smiles me deu foi justamente oque eu simulei no site pelos trechos voados pela Air France. E se o sistema fosse sincronizado, ao saber que o FB me creditou pontos de “lambuja”, eles certamente não o teriam feito. Acho que foi falha de comunicação mesmo. Não tentei fazer mais isso mas espero que funcione se eu precisar novamente.

  • EIion Tallet

    acho importante que chegue no e-mail do costantino também… assim quem sabe ele não melhore a empresa que é presidente! hahahaha

    • Antonio Silva

      O presidente da Gol é Paulo Kakinoff ! Os Constantinos são os fundadores da companhia !

      • EIion Tallet

        é que ele o Costa é mais acessível… Sempre aparece na midia e tal… Faz lembrar de cara… Como tem gente que ainda acha que o Rolim tá mandando na TAM…hahaha

        • Antonio Silva

          Verdade, até o twitter do Kakinoff é fechado. Pode isso ???

    • Se ele assina o Newsletter do Melhores Destinos, certamente ele recebeu =D

  • Fernando Miranda

    A Gol está alterando todo os meus voos. Depois q alugo carro sou surpreendido com alteracoes. E pior, as outras opcoes são ridiculas. Voos com escalas ou q chegam ao destino 23:15 da noite. Cansei da Gol. Prefiro gastar mais em passagems de outras empresas porque nunca posso contar que a a Gol vai honrar o acordo q fez comigo.

  • Orem B. Hartuing

    Na comparação com a GOL, a TAM perde de lavada em todos os quesitos, menos no marketing.

  • Sandro

    A gol tem muitos defeitos! principalmente quanto ao programa de milhagem! A questão do lanche também é bem negativa. Viajei recentemente, e adorei o espaço entre as poltronas e a conservação da aeronave, tudo muito limpinho e organizado além das passagens com preços muito em conta. Resumindo, o que eu achei que realmente fez falta, foi o fato de não ter nenhum entretenimento a bordo.

  • Fabricio Reis

    Nenhuma novidade no resultado. A GOL e seu pésimo serviço tinha mesmo que estar em último, exceto nas promoções. Quando a diferença é grande, termindo optando por ela, mas para pequenas diferenças no preço, jamais escolho voar de GOL.

  • Tarcísio Medeiros

    Eu não concordo com a pesquisa quanto a piora e melhora. Os preços da Gol subiram, mas ela está bem mais confortável. E não entendo quem prefere pagar muito mais na Azul enquanto na Gol apesar de pagar (menos que a diferença) se tem um cardápio com várias opções de compras. E eu nunca fui maltratado na Gol. Também acho incoerente dizer que ela se preocupa com lucros e ao mesmo tempo ser a mais barata. Acho que o pessoal deu a avaliação antes do Gol+…

  • Mariah Rafaela Silva

    Galera de SEO da Gol trabalhando forte nos comentários! Ou não pessoas que voam muito pouco. A Gol tem surpreendido pela defasagem nos serviços já faz alguns anos, desde 2011 vem caindo a qualidade! Li um comentário abaixo, um senhor dizendo que conseguiu emitir Rio – Buenos Aires com 3 mil pontos. Gostaria de saber em qual ano foi isso? O mesmo senhor, diz que voou pela Air France e pontuou mais no Smiles que o próprio Flying Blue; querido, com qual frequência você voa ao exterior ou no Brasil? Eu fiz 4 (quatro) voos entre Brasil e Europa no início deste ano e somei com os QUATRO voos apenas 7.486 pontos. Tem alguma coisa errada aí. O pior, vários amigos meus reclamam da mesma coisa. Passagens na Gol mais baratas? Aonde? Eu não acho. Ate novembro tenho 7 voos programados e nenhum deles será pelo Gol, que em alguns casos até tinha a melhor opção horários, justamente porque ao lado da Azul era a que cobrava os preços mais altos, com excessão de voo realizado ontem. Não se trata de comidinha a bordo, trata-se que requisitar um melhor serviço, mais cordialidade aos passageiros, mais flexibilidade e transparência nas relações com os passageiros!

    Ontem, dia 06, peguei o trecho MAO-GIG a bordo da GOL no voo 1069. O avião estava vazio, e mesmo eu tendo perguntado a atendente de check-in como estava o voo (cheio ou vazio) a mesma se limitou a dizer que meu “lugar estava marcado”. Por causa de 3 kg a mais, tive que pagar pouco mais de 40 reais (eu estava sem bagagem de mão e despachei apenas uma mala). Em outras companhias isso jamais aconteceria caso o voo estivesse vazio, tenho experiência própria disso! Resolvi comprar o “assento conforto” que em outras cias pagamos cerca de R$30,00 por um pouco mais de espaço, a Gol cobra desnecessários R$49,00 para oferecer o mesmo serviço…

    O embarque completamente desorganizado em Manaus, as prioridades por lei não estavam sendo respeitadas e os operadores incapazes de promover uma organização para o embarque (não entendo esse desespero para embarcar se os assentos são marcados). Uma coisa precisa ser dita, a Gol cumpre os horários. Os aviões partem na hora certa.

    Parabenizo a pesquisa mas penso que a primeira pergunta deveria ser: “com qual freqüência você voa?”, dependendo da resposta a pessoa poderia prosseguir ou não no formulário!

    • EIion Tallet

      Falou tudo!

    • Fabio

      Voce voando tanto entre Brasil e Europa, por que acumula no Smiles?

      • Mariah Rafaela Silva

        Eu acumulo em diversos programas. Quando voo pela Air France/KLM, parceiras Gol é inevitável acumular no Smiles. Assim quando voo pela AA opto pelo Multiplus.

    • Bruno Bastos

      É princípio democrático que todos os votos tenham o mesmo valor. A opinião de quem voou uma ou 3.500 vezes deve ser respeitada igualmente. Pena que no Brasil exista quem pensa assim, que existem cidadãos de classes distintas.

  • Renato

    Voei de Avianca recentemente e me surpreendi positivamente com o serviço prestado. Voarei de novo com certeza!

  • WALLACE SANTOS

    Ótima iniciativa do MD. Pesquisa reflete bem o que vemos!
    Quantos leitores participaram da pesquisa? Informação essencial!

  • Fernando Barros

    Isso é meio relativo claro,nunca viajei de Avianca então não posso dizer mais creio que é a que mais oferece conforto e excepcional serviço de bordo vejo relatos e amigos que diz que não troca voar por ela por nenhuma outra,mais claro se não pesar muito no bolso,Azul viajo muito com ela não tenho muito o que reclamar o que me faz falta algum lanche mais saudável já que sempre uso ela em voos com mais de 2 horas então sempre me previno e como algo ant s de sair e fico só no suco e água ,Gol é a minha “preferida” digo isso claro pelo fato de ser pontual nunca tive problema quanto a isso,Preço que isso todos sabemos que ela é imbatível e horários muito bons, por fim a Tam que pra mim julgo ser a pior hj (minha opinião) vejo muitos que falam de tam como viajasse de varig ou pela própria mais na época do saudoso Com. Rolim que era prazeroso voar nela até mesmo nos seus Fokker 100,mais vejo muitos saborearem aqueles snacks como se fosse caviar,degustar do suco quente ou refrigerante com uma pedra de gelo como fosse vinho ou champanhe parecendo que até é diferente o serviço prestado dela e da gol,sendo que essa coloco como a que mais piorou em todos quesitos,uma hora outra tem boas promoções mais ainda se leva pela fama de ser a Tam que alguns voaram algum tempo e acharam incrível agr chega ser pior que a Gol e as vezes vendendo passagens mais caras que todas !

  • Lairton

    Muito legal, pra mim a Avianca é a melhor! A qualidade do estofado, as poltronas, o entretenimento a bordo com filmes super recentes, lanches quentes, ótimo atendimento…
    Aos poucos sua malha esta crescendo e logo, logo vai ser a melhor do Brasil!

  • Atalibio Schneider

    Seria muito bom se a Gol fosse “low cost” de fato, como a Webjet. Essa sim itnha essa proposta, e conseguiu cumprir. Enfim, foi comprada e tiradas do mercado, para não “atrapalhar certos interesses…”. A Gol Não é, nunca foi low cost… e não sei se será. Quando se diz que ela é a mais barata, na esmagadora maioria dos casos, a diferença é apenas de alguns reais. Afora isso, não oferece NADA.Aviões velhos e fedidos, tripulação mal humorada, bancos quebrados… Eu me obrigo a voar pela Gol em razão de que é o que as empresas que atendo oferecem. Senão… esqueça.

    • Fabio

      A Gool eh low cost. Ela nao eh low fare.

  • Rômulo Vasconcelos

    Só não entendi os números da pesquisa. Tem perguntas que o índice ultrapassa os 100% e outras com índices que não chega aos 100%. Por ex. A pergunta sobre a malha aérea. 61% +50%+ 35%+8%= 154% Como????

  • Elmo Correa

    Bom, respondi as questões por diversão, mas concordo em gênero e grau com o texto conclusivo acima. O que importa, acima de tudo, é que todas as companhias são consideradas seguras e confiáveis, e possuem uma peculiaridade para agradar os diferentes gostos.

  • Simples! Dependendo da pergunta permitimos que o participante selecionasse mais de uma companhia

  • Mikael Kenan

    A TAM apesar da queda da qualidade de serviços é a minha preferida e da minha família pois os preços dos trechos que procuramos são mais em conta, o atendimento a bordo é sempre cordial, poucos atrasos e agora com internet em voos domésticos. Mas com a nova marca espero que ela volte a ter um serviço melhor.

  • Tiago Freitas

    Pra mim a Gol é a melhor hj também. A mais pontual, aviões novos e com mais espaço. Parabéns mudaram muito.

  • Thalitta Sousa

    Realmente a Gol virou uma empresa mercenária,sei que nao foi citado os programas de fidelidade mas aquilo é o maior exemplo do que se transformou a empresa

    • Patrick Ferreira

      smiles não e da gol entenda isso.

      • Thalitta Sousa

        Oi?

      • Fabio

        A Gool eh apenas a maior acionista. Soh isso neh?

  • Thalitta Sousa

    Devo estar desacostumada com esse espaço entre os bancos, fiz THE-BSB pela Gol a 15 dias e mal conseguia me mexer para prender o cinto, e comendo aquele biscoito com gosto de terra, e nao sou gorda, enfim achei bem desconfortavel

  • Thalitta Sousa

    Nunca voei pela TAM, e nem quero, aqui na minha cidade os voos mais “baratos” pela companhia duram nada mais nada menos que 12 hrs de voo, entre escalas e conexões, sendo que em um voo direto pela Azul e com mesma faixa de valor dura apenas 2 horas

  • Fabio

    Eu ligo e muito para conforto, servico de bordo e programa de fidelidade. E a GOOL eh a pior do pais em todos esses quesitos.
    Eu sou Platinum na Delta e tenho direito ao assento Comfort. Mas e quem nao tem?

    • what_the_hell??

      Sou um dos maiores críticos das pioras do programa Smiles nesse site, mas não posso dizer o mesmo da Gol!
      Para vôos nacionais, em termos de aeronaves, acho que eles estão no mesmo nível das demais, quiçá até melhores! O espaço das poltronas deles é o melhor; entretenimento a TAM tb não tem! E o “lanche” eu tb prefiro pagar menos na passagem e não ter o lanche grátis. Em algum caso excepcional, que eu realmente precise, ainda tenho a opção de comprar o lanche!
      Ou seja, desde a independência entre Smiles/Gol, a minha opinião é que a Gol tem trilhado um caminho de leve melhora; enquanto sua cara-metade Smiles está descendo a ladeira em termos de satisfação ao cliente! A atual evasão de clientes do Clube Smiles e do próprio programa acho que tem demonstrado isso!

  • Fabio

    Por que “infelizmente no pais tem muita gente com grana que pode gastar mais por um servico melhor com mais qualidade”?
    Eu diria que felizmente ainda tem. E torco para que a cada dia tenham mais pessoas capazes de pagar mais por servicos melhores, e com mais qualidade.

    • EIion Tallet

      Na verdade era FELIZMENTE, mas a pressa em digitar saiu errado… Felizmente no país tem muita gente que pode pagar por um serviço vip, porém hoje em dia todas as cias aéreas são parecidas nos serviços que oferecem, se a Azul quer manter o padrão não precisa entrar no oba, oba de promoções desesperadoras… Com certeza ela atingirá o público que almeja.

    • Oriajr

      gente, de boa, leiam novamente o comentario do Elion. ele diz: “Felizmente no país tem muita gente com grana que pode gastar por um serviço melhor com mais qualidade”.
      Particularmente, nao tenho do que reclamar da azul, e quando alguns falam que azul é cara, que azul é isso e aquilo, eu fico me perguntando onde são estes võos tao exdruxulamente caros. Se eu fizer qualquer pequena pesquisa de sampa para cidade onde moro, a Gol e a Tam sempre estão com preços absurdamente mais caros. Com isso, volto sempre de azul, com snacks, tv a bordo e com espaço de sobra. Apesar de se nivelarem por baixo, ao menos não tenho do que reclamar dos serviços desta empresa, que mais cresceu nos ultimos 3 anos.

  • Fabio

    Sou Safira na Azul, Fidelidade Azul (evito essa cia), Smiles Ouro (tambem evito) e Amigo Ouro. Gol e TAM nao existem como cia. Azul e Avianca sao bem melhores.

  • Fabio

    A tabela de emissao do Smiles tem dia e hora para acabar.

  • Renan Binder Veneziani

    Muito legal a pesquisa mesmo!!
    O problema da Gol é que não consegue ser nem uma coisa e nem outra. A empresa não é nem de longe uma low cost, pois algumas vezes suas passagens são mais baratas, mas nem tanto.
    Não é aquela empresa que a gente pensa “Nem preciso fazer a pesquisa, com certeza a Gol é a mais barata.”
    Não conheço empresa low cost no Brasil. Conheço a Gol, com serviços deprimentes, atendimentos super fracos, com todas as características para ser considerada low cost se não fosse seus preços estarem na média das concorrentes. rs

  • Xenia Almeida

    A GOL é lixo! Passei dois perrengues com eles em menos de dois meses! Cancelaram meu voo pra Fortaleza e perdi meu voo internacional e fizeram o favor de deixar a minha mala ser R-O-U-B-A-D-A no aeroporto de Vitória!!!

  • Rafael Poggi

    Eu acho os aviões 737-800 da Gol muito mais confortáveis que os A-320 ou 319 da TAM e da Avianca. Para voos domésticos, de até 3 horas, nada melhor. A GOL realmente só peca pela falta de entretenimento de bordo. Infelizmente, ainda não voei de Azul para poder opinar…

  • what_the_hell??

    Aí eu já discordo: o Multiplus é infnitamente melhor que o Smiles, na minha opinião!

  • Bruno Batoqui

    O resultado reflete as minhas respostas.. sem dúvidas a Azul é melhor, com aviões mais modernos, TV ao vivo e vôos diretos pra praticamente todos os lugares que preciso…

    O problema é que geralmente acabo optando por outras pelo preço… e tendo que encarar serviços piores e conexões…

    Espero que a Azul reveja sua política de preços… para nossa alegria!

  • Thalitta Sousa

    eu mesma gostaria de ter oportunidade de voar na Avianca ,mas nao possuem voos na minha cidade ,espero que venham logo

  • Denner Félix

    Como um usuário que viaja MUITO, posso afirmar que esta pesquisa foi a mais “honesta” e que condiz com a realidade… Representou MUITO minha opinião! Parabéns, Azul! E abre o olho Tam e principalmente Gol!

  • Mário

    Felicito MD por esta iniciativa, a concorrência está aumentando com a entrada das Empresas estrangeiras, realmente as nossas empresas diminuíram o espaço entre as poltronas, ou seja o conforto dos passageiros. Esquecem que quem não é a maior poderá ser a melhor.

  • Bruno Bastos

    Cada pessoa tem a sua realidade e é por aí que a gente tira se os voos da Azul são esdruxulamente caros ou não. Daqui de REC geralmente são uns 200 reais mais caros, o que justifica não escolhê-la, mas já cheguei a ver a Azul cobrar mais de 600 reais a mais. Me perdoe quem achar que a qualidade vale isso, pq só consigo ver tal atitude como exploração da Azul.

  • Franciosi

    Pode ser pior, perderam uma criança de 7 anos em Guarulhos… .

    http://vejasp.abril.com.br/materia/tam-perde-crianca-no-aeroporto-de-guarulhos/

  • EIion Tallet

    Se você ler todos os comentário verá que meu comentário FELIZMENTE se define ao comentarem anteriormente que a AZUL está querendo se manter no padrão top com relação às tarifas…

  • Fabio

    Ele editou e reconheceu que tinha errado a redacao inicial.

  • Mas uma coisa leva a outra, o ódio alimentado nos clientes pelo Smiles reflete diretamente na Gol. Ou o Smiles melhora consideravelmente logo, ou vai levar a Gol junto pro mesmo buraco.

  • só vou de Latam e Azul