Qual é a melhor companhia aérea do Brasil? Nossa avaliação número 100!

Denis Carvalho 24 · maio · 2013

O Melhores Destinos chega hoje a mais uma marca histórica. Esta é centésima avaliação de companhias aéreas que nós postamos! Desde que iniciamos esse projeto, já foram avaliadas por nossa equipe e por nossos leitores 71 companhias do mundo todo, certamente o maior banco de informações nessa área em português. O melhor de tudo é que as avaliações trazem relatos reais de passageiros comuns, permitindo que os leitores tenham uma ideia verdadeira de como é voar em cada uma dessas companhias.

Para comemorar esse marco, trazemos hoje uma avaliação especial. De uma só vez, vamos avaliar os serviços das quatro grandes companhias aéreas nacionais – TAM, GOL, Azul e Avianca – e compará-los para responder a uma difícil pergunta: Qual é a melhor companhia aérea brasileira? Qual oferece mais conforto, melhores serviços, mais pontualidade e melhor atendimento?

Melhor-companhia-aérea-brasil

Mas não somos nós que iremos responder a essas difíceis questões, mas sim nossos leitores! Desde que colocamos no ar nosso Ranking de Companhias Aéreas, recebemos centenas de avaliações sobre experiências e voos em cada uma dessas companhias e hoje vamos destrinchar um pouco mais estes números. Mais do que dizer se esta ou aquela companhia é a melhor, queremos oferecer a vocês uma visão geral sobre os pontos fortes e fracos de cada uma delas, que possa servir de parâmetro na hora de escolher. Vamos lá!

Como é voar na Azul Linhas Aéreas

avaliacao-azul-linhas-aereas(22)
Foto do leitor Josimar Ambrosio

Para quem acompanha o Ranking MD de Companhias Aéreas não é segredo que a Azul é a favorita entre as quatro grandes. E isso não é de hoje: desde que o ranking teve início ela sempre se manteve na ponta, com variações para a segunda colocada, a Avianca Brasil. Hoje, ela tem a incrível média 8,8 baseada em 187 avaliações. Após a compra da Trip, a companhia passou a ter a maior malha do país, com 104 destinos e uma frota de 123 aviões.

Avaliacao-Azul

A combinação de uma frota nova de confortáveis aviões Embraer e ATR com um bom serviço de bordo e entretenimento parece ter feito a companhia cair nas graças dos passageiros. Mas nossa pesquisa revela que incrivelmente não foi nenhum desses fatores que mais renderam pontos à Azul. O quesito onde a companhia teve maior nota (9,3) foi o atendimento dentro do avião. O sorriso fácil e a simpatia dos comissários foi decisivo para que a Azul ocupasse a primeira colocação no ranking nacional.

Experiência

Voar com a Azul realmente é bastante  agradável, especialmente nos voos com os jatos da Embraer. Eles oferecem um diferencial inédito no país: programação de TV ao vivo durante os voos. as poltronas são confortáveis e têm um ótimo espaço, tanto que o conforto foi avaliado com nota 9 pelos leitores. Com a compra da Trip, a companhia perdeu um pouco do padrão da frota ao adicionar aviões mais antigos, mas aos poucos eles estão sendo substituídos.

A Azul também se destaca no serviço de bordo, com uma seleção de batatas fritas, amendoins, goiabinhas e outros snacks. O bacana é que que o passageiro pode pegar o que quiser e quanto quiser.

avaliacao-azul-linhas-aereas(26)
Foto do leitor Luciano de Araujo

Pontos fortes

De uma maneira geral, a Azul vai bem em tudo. Oferece aviões modernos e confortáveis, o melhor serviço de entretenimento, um bom serviço de bordo e a simpatia dos funcionários como destaque principal. A imagem da empresa, aliás, é muito simpática, com forte presença nas redes sociais e distribuição de vouchers em ações promocionais como a Campus Party e jogos da seleção brasileira de futebol. O primeiro lugar realmente foi merecido.

Pontos fracos 

De ponto de vista do cliente, o principal é o programa Tudo Azul. Há quem goste do sistema mais simples, em que se acumula vouchers com valor em reais para ser usado nas passagens, mas isso limita muito o programa. A nova parceria com o programa Dotz pode ser a revigorada que faltava. A Azul também poderia fazer mais promoções de passagens e em algumas rotas seus preços são bem salgados. Voos internacionais e alguns itens de maior “sustança” no serviço de bordo para os voos longos também seriam bem-vindos.

 

Como é voar na Avianca Brasil

como-voar-avianca

A Avianca Brasil aparece em segundo na colocação geral desde que o ranking teve início. A antiga OceanAir é a menor das quatro grandes, atendendo a apenas 24 destinos com uma frota de 29 aeronaves. Mas a tendência é que isso mude drasticamente no futuro, já que a empresa é do mesmo grupo da AviancaTaca. A partir de 2014 ela deve ocupar o lugar da TAM como companhia brasileira na Star Alliance e ganhar mais corpo para disputar mercado no país.

Avaliacao-Avianca

Mesmo pequena, a Avianca é muito querida pelos passageiros e tem um fã clube fiel. A troca dos antigos Fokker-100 por novos jatos Airbus tem contribuído muito com isso, especialmente no quesito entretenimento. Os MK-28, mesmo sendo ótimas aeronaves, não oferecem telas individuais, enquanto os Airbus da companhia contam com sistema de entretenimento “on demand”, pelo qual o passageiro pode escolher o que quer em uma lista de filmes, vídeos, músicas e jogos.

Experiência

Os voos com a Avianca são confortáveis e com espaço adequado entre as poltronas tanto nos Fokker, que devem ser todos trocados até o fim do ano, quanto nos Airbus. Nestes últimos, a idade dos jatos e o sistema de entretenimento são os diferenciais.

O serviço de bordo da companhia também merece destaque. Nada de amendoim aqui, a Avianca serve alguns sanduíches muito bons que lembram épocas mais generosas da aviação brasileira.

De uma maneira geral, é uma companhia discreta, que preza pelo bom atendimento e pelos bons serviços, ainda que isso gere um custo pouco maior, mas não é raro que ela ofereça preços melhores que as concorrentes em algumas rotas onde opera.

avaliacao-avianca-brasil(5)

Pontos fortes

Assim como a Azul, a companhia tem seu ponto forte no atendimento dentro do avião, quesito em que obteve nota 8,8, mas pontualidade, o citado serviço de bordo e o check-in também brilham nas avaliações dos nossos leitores. Para muitos, o sistema de entretenimento e os lanches da Avianca são melhores que os da Azul. As notas mostram que as empresas estão bem próximas na disputa pelo título de melhor do Brasil.

Pontos fracos

Na nossa avaliação, o Amigo é o pior entre os quatro programas de fidelidade das companhias brasileiras. Nossa torcida é para que a Avianca Brasil seja incorporada ao LifeMiles o quanto antes. Mesmo sendo boas aeronaves, a troca dos MK-28 vai fazer muito bem à companhia, já que os brasileiros apreciam muito voar em aviões novos.  Além disso, a Avianca é a que faz menos promoções e quando faz são péssimas, por isso é difícil ela aparecer aqui no MD. A companhia também tem problemas de comunicação, com uma imagem meio apagada que não corresponde aos ótimos serviços que presta. Conseguir informações ou entrevistas com diretores nunca é fácil.

Como é voar na TAM

avaliacao-tam-linhas-aereas(31)
Foto do leitor Leonardo da Silveira

A TAM é a maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros transportados. Ela voa para 45 destinos nacionais e tem uma frota de 130 aviões para voos domésticos. A TAM já foi a companhia aérea mais admirada pelos brasileiros, mas após um processo de corte de custos nos últimos anos e a entrada de novos competidores seu brilho parece ter empalidecido. Basta ver que a companhia ocupa uma modesta quarta colocação no ranking nacional, ficando atrás da Azul, Avianca e da pequena Passaredo, que não entrou nesta avaliação por ter perdido boa parte de suas rotas após a grave crise econômica que quase à levou à ruína.

Avaliacao-TAM

Hoje a TAM continua a ser uma empresa boa, mas não encanta. O atendimento já foi melhor, o serviço de bordo também e sua nota de 6,9 foi suficiente para ser aprovada, mas sem louvor. A companhia está em compasso de espera com relação às futuras mudanças geradas pela fusão com a chilena LAN, que é reconhecida pelos bons serviços. Já tivemos a experiência de fazer alguns voos domésticos pelo Chile e não seria mal para a TAM adotar o padrão da LAN em suas rotas, mas pelo andar da carroça – ou pelo voo dos aviões – o contrário parece ser mais provável.

Experiência

Voar com a TAM já foi melhor, mas ainda é uma experiência agradável, tanto que quase 80% dos leitores recomendam a companhia. Quem compra uma passagem com a empresa sabe que não terá grandes luxos, mas também não voará em uma low cost.

As poltronas da TAM nos voos domésticos poderiam ser mais confortáveis de uma maneira geral. Aliás em um levantamento que o Melhores Destinos fez quando a Anac lançou o selo de qualidade, a TAM ficou praticamente empatada com a GOL em termos de espaço. A maior parte dos voos da companhia também oferece um serviço de bordo modesto, por vezes restrito a bebidas e alguns amendoins ou biscoitos, além da sempre presente balinha de boas-vindas. Os lanches e refeições, que antes se estendiam a quase toda a malha, hoje são restritos a voos mais longos ou rotas concorridas, como a ponte aérea São Paulo-Rio.

O sistema de entretenimento continua a ser feito com telas individuais. Apesar de não ter sofrido grandes mudanças, sua nota baixa (5,8) é fruto da concorrência com Avianca e Azul. Não dá para comparar as opções das duas com os vídeos, muitas vezes bem chatos, exibidos pela TAM. O atendimento dos comissários geralmente é bem simpático.

IMG_2553

Pontos fortes

A TAM oferece mais voos e portanto costuma ter mais horários disponíveis. A companhia muitas vezes capricha em suas Megapromo e oferece preços ótimos, mas no dia a dia também costuma ter um excelente custo benefício. O programa Fidelidade é o maior do Brasil em número de passageiros e quantidade de passagens emitidas e tem a vantagem, pelo menos por enquanto, de fazer parte da Star Alliance – no ano que vem ele migra para a OneWorld. Para a maioria da população, a TAM tem uma imagem muito positiva, da companhia com ótimos serviços.

Pontos Fracos

A já citada falta de espaço e o serviço de bordo poderiam ser melhorados. O sistema de entretenimento coletivo é bom, mas não se compara ao das rivais. Ao que parece, a maior concorrente da TAM é a comparação que temos do que ela já ofereceu um dia e ninguém gosta de ter suas expectativas frustradas. Apesar de tudo isso, muitas vezes tem passagens mais caras que Azul e Avianca Brasil.

 

Como é voar com a GOL

800px-Voegol_Airlines_737,_EZE,_18th._Jan_2011

Chegamos à última companhia avaliada: a GOL Linhas Aéreas. O fato de estar na última colocação no guia, com nota 5,9, se deve especialmente à falta de entretenimento nos voos e ao fim do serviço de bordo. Os leitores – e os passageiros em geral – ainda não aceitaram bem o fim dos amendoins e barrinhas de cereal e a venda de lanches a bordo, sem que isso traga um impacto muito claro na tarifa da companhia. A GOL tem hoje 123 Boeings 737 e voa para 52 destinos nacionais. A companhia já rivalizou com a TAM como a maior nacional em número de passageiros transportados, mas com os recentes cortes de voos a distância tem aumentado um pouco.

Avaliacao-GOL

A companhia se intitula a maior empresa de baixo custo (low cost) da América Latina, mas até agora não conseguiu adotar uma política de tarifas que justificasse, aos olhos do consumidor, a diferença de serviços com relação às demais. A GOL costuma ser mais barata, mas não muito e não sempre. E na hora de escolher, a falta de serviço de bordo e de um sistema de entretenimento pesam a favor das concorrentes.

Experiência

Os Boeing 737 da GOL, especialmente na versão 800, são aeronaves fantásticas, mas o encanto acaba ao chegar à poltrona. A falta de espaço não chega a ser absurda como era na Webjet, mas incomoda especialmente os mais altos. Por outro lado, os aviões costumam ser novos ou pelo menos bem conservados.

A GOL não oferece monitores de vídeo e há somente uma opção de conteúdo por wifi, que pode ser acessado de smartphones, tablets e notebooks, mas não é grande coisa. Isso justifica a nota 3 que ela tem no quesito entretenimento. Na hora do serviço de bordo, os voos mais curtos contam ainda com bebidas e amendoins ou biscoitos, mas os mais longos oferecem apenas água de graça, o resto é comprado à parte. O sistema BOB (buy on board) deve chegar a todos os voos ainda neste ano e não é de todo ruim, pois oferece mais opções, mas gera muitas reclamações. Ao que parece há um desequilíbrio entre o preço praticado e a percepção do serviço, tanto que a companhia tem o pior custo benefício, na avaliação dos leitores: 6,6.

DSC04157

Pontos fortes

A companhia é a mais pontual do Brasil, segundo a Anac, há vários meses. Além disso, tem o ótimo programa de milhas Smiles, que apesar de ter seus defeitos rivaliza com o Fidelidade da TAM como o melhor do Brasil – há torcidas organizadas dos dois lados. A GOL tem uma frota de Boeings 737 nova e geralmente é a companhia que faz as melhores promoções de passagens aéreas, oferecendo ótimos preços e disponibilidade de datas. Tem uma parceria forte com a americana Delta e em breve deve aumentar sua participação internacional, com o lançamento de uma subsidiária na República Dominicana.

Pontos Fracos

Já citamos a falta de entretenimento nos voos, o serviço de bordo pago e o espaço entre as poltronas. Aos olhos do passageiro esses são pontos fracos, mas na nossa percepção não são o problema da GOL, apenas parte de sua estratégia de baixo custo. O verdadeiro problema da companhia é não conseguir se distanciar, em termos de preço, de suas concorrentes. A Webjet fazia isso bem: tinha imagem de ser ruim, mas muito barata. A GOL tem cortado custos e mais custos, mas ainda continua em um patamar próximo das rivais com relação às tarifas cobradas. Se não conseguir criar essa imagem de “mais barata”  pode ter problemas sérios no futuro.

Conclusão

A escolha de uma companhia aérea é parte importante no processo de planejamento de uma viagem. Entre a que oferece mais conforto e cobra mais e a empresa mais simples mas com custo menor a preferência vai variar de acordo inúmeros fatores, como a rota, o objetivo da viagem, a ocasião e seus acompanhantes. Talvez você queira o melhor para uma lua de mel ou aquela viagem com a família e prefira a mais barata possível em uma viagem de negócios, por exemplo. Dessa forma, a melhor companhia aérea para você vai variar de acordo com a ocasião.

Voltando á pesquisa, vemos as duas companhias menores com melhores serviços tentando ganhar espaço de GOL e TAM, que têm cortado custos e diminuído o número de voos. O mercado aéreo brasileiro é formado por companhias jovens e as recentes aquisições de Trip e Webjet demonstraram que é ainda um terreno muito instável. A concentração de nossa malha doméstica em quatro companhias é preocupante e nossa torcida é que possamos ter novas empresas aéreas, bem como o fortalecimento das atuais operadoras.

Temos boas expectativas com relação à Avianca Brasil no ano que vem e torcemos muito para que a Azul se consolide e ganhe cada vez mais mercado, já que é a mais jovem de todas. Da mesma forma, esperamos que as parcerias com a LAN e com a Delta traga novo vigor à TAM e a GOL e que possamos ter um mercado cada vez maior, mais competitivo e com mais promoções, para que mais pessoas possam viajar e conhecer as belezas que nosso país tem a oferecer!

Agradecemos às centenas de leitores que participaram das avaliações e deram suas opiniões pelo Ranking de Companhias Aéreas. Quem ainda não fez, passa lá e deixe sua opinião! Você pode conferir as outras 99 avaliações de companhias aéreas neste post índice.

E você? Prefere voar com a Azul, Avianca, TAM ou GOL? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Anderson Mota

    O legal que há poucos dias tinha comentado com um amigo sobre o assunto e chegamos ao mesmo ranking so Melhores Destinos:

    1º Azul

    2º Avianca

    3º TAM

    4º Gol

    Mas ainda continuo achando que as notas da Gol estão altas. O serviço de bordo tem piorado a cada viagem que faço. Lamentável a contenção de gastos ser jogada no jogada no colo dos passageiros.

    • Mauro

      Anderson,

      Já viajei bastante com a Gol e com a TAM. Sinceramente, não consigo ver nenhuma diferença entre elas. O serviço de bordo é igual. Na Gol te servem um saquinho de amendoim. Na TAM, te servem um saquinho de amendoim dentro de uma sacolinha bonita. Fica no mesmo….

      Os bancos são igualmente desconfortáveis. O principal problema não é o espaçamento ente os bancos, mas na largura deles. Você sai moído do avião em qualquer vôo que dure mais de 1 hora e meia.

      • Emilio M.

        O recente voo que fiz com a GOL, de Bauru-Brasilia, só tive direito a 1 copo de água, sem direito a repescagem. heheh

        • Danielli

          Isso mesmo! Na Gol, oferecem apenas um copo d’água! Os laches são vendidos, e com preços abusivos!

      • Fabrizio

        Agora, na GOL é um saquinho de salgadinho orgânico ¬¬ Queria que voltasse os amendoins. Na TAM já está melhor, um sanduíche bem gostoso!

    • joao victor

      meu ranking fica assim

      1. AZUL
      2.AVIANCA
      3.TAM
      4.PASSAREDO
      5.GOL

    • paulo henrique

      eu prefiro sempre a Azul…….

      • Carime

        Azul mostrando neste post o ranking de qualidade, eu já esperava ver a Gol em último lugar, mas faltou mencionar também o serviço de transporte de animais, que a Gol insiste em não fazer na cabine, como se já não bastasse a péssima qualidade geral em quase tudo.
        Nessas horas a Azul se destaca e muito, visto que a viagem com animais aumentou muito nos últimos anos, ou seja, uma tendência de mercado que essa empresa além de não olhar para o mercado, não olha para o próprio consumidor. Já tive problemas sérios para chegar a tempo no aeroporto em meio ao trânsito do RJ e na Azul mesmo chegando na hora certa faltando 10minutos para o avião sair eu ainda estava esperando um ônibus levar até ele, mas na TAM bastou chegar com 30min para o voo que fui impedida.
        Cada um cria as suas regras, certo, mas o mercado não é de uma só companhia, levando isso em consideração, só voo com a Azul, confiança, bom atendimento, respeito, qualidade em tudo.

    • Ana Júlia

      Já viajei pela Tam e Gol. Não gostei da Gol,porque os lanches são muito caros(R$15,00 um sanduíche) R$5,00 uma água e etc. Desconfortável as poltronas da gol. A tam é um pouco melhor,gostei mais do serviço a bordo é muito bom!

  • Douglas Padilha

    Como foi dito na materia a Passaredo é ótima, quando estava com os jatos Embraer, não sei disser agora com os ATR..

    Bem melhor que Tam e Gol, pena que é pequenininha….

  • Caio Alex

    Bem que a Avianca poderia lançar voos de/para Manaus, concorrência nunca é demais né?!

    Quanto a GOL, concordo que ela é a mais pontual. No mês passado fui de Manaus a Porto Seguro, passando por BSB e GRU ida e volta. Somente no trecho de Manaus a Brasilia houve um atraso de 00:30min, no restante, o voo saia com cerca de dez minutos antes do previsto.

    Quanto ao espaço entre as poltronas, concordo que seja muito pequeno. Tenho 1,87 e sofri maus bocados no trecho MAO-BSB. Passei todo o voo sentado (o voo estava lotado e os dois senhores ao meu lado eram grandes).

  • Sérgio Garcia

    Já voei na Gol, Tam e Azul, Viajei de Avianca so que foi internacional (miami via Bogotá).

    A Avianca é sem dúvida uma da melhores empresas, mas ainda fico com aquela que tem o menor preço de acordo com cada trecho e época. Entretenimento é um ponto forte de algumas companhias mas dificilmente acabo curtindo, prefiro uma revista ou um livro.

    Enfim tem gosto e preço para todos e cabe cada um avaliar qual passagem é adequada.

  • Edimar Eustaquio

    Temos que ressaltar tambem que apesar das dificuldades das grandes companhias, temos que lembrar que são elas que cobre o maior numeros de cidades,e temos que sermos lógicos, que quantos mais aviões elas tem, maiores são os problemas diagnosticados, na minha opinião as melhores do Brasil são elas:
    1 – TAM LINHAS AÉRREAS
    2 – GOL LINHAS AÉREAS
    3 – AZUL LINHAS AÉREAS
    4 – TRIP LINHAS AÉREAS
    5 – AVIANCA
    6 – PASSAREDO

    • Mauro

      Edimar,

      Quem atende a maior quantidade de destinos não é a maior, mas a terceira maior em quantidade de passageiros transportados. É a Azul.

      Ps.: A TRIP não existe mais.

    • Edironaldo

      Concordo

  • Luan Rezende

    Bom, nunca viajei de Avianca, quase não vejo aeronaves dela em Confins… Amigos que já vieram de SP e Brasília reclarmaram muito do atraso, mas acharam o serviço bom e a aeronave confortável.

    Foi-se o tempo em que a Gol praticava preços baixos, mas quanto às suas promoções, quando ela faz, são boas sim. Um ponto ruim foi a mudança de pontuação no Smiles, que antes dava 1.000 milhas por trecho, o que era bem lucrativo nos voos com conexão. Achei uma sacanagem a "eliminação" da Webjet e suas tarifas, CNF-SDU quase sempre custava R$49, sem promoção.

    Fui de Azul até São Luís em voo direto (a única companhia que opera direto o trecho CNF-SLZ) e gostei muito: pontual, bom serviço, conforto. Ah, a quantidade de vouchers que encontramos em diversas promoções campanhas também é algo atrativo (a atual parceria com a ENIAC-Resíduo Eletrônico é ótima).

    Não vejo tanta diferença da Tam para a Gol, a não ser as opções de voos para a América de Sul, muitas vezes com excelente preço. Sofri um atraso de 1h no GIG uma vez com ela, em um horário super tanquilo, nem entendi.

    Meu ranking fica assim:

    1º: Azul

    2º: Tam

    3º: Gol

  • thiago

    Achei as notas da GOL um pouco altas pra falar a verdade… sem serviço de bordo, aviões apertados e passagens cada vez mais caras… sei não…

  • Luiz Godinho

    Sou fã do MD, e antes de mais nada queria dizer que não quero levantar nenhuma polêmica com este comentário.

    Acho muito bom esse post, pois mostra a percepção dos usuários sobre os serviços. Minha única preocupação é a falta de critérios objetivos na aplicação das notas… A gol é a cia mais pontual, segundo a ANAC, mas na percepção dos usuários ela tem a menor pontuação… O que eu acho que falta era ter uma espécie de critério para facilitar esta comparação, para evitar distorções. Acho, por exemplo, totalmente fora da realidade as notas da Gol nos quesitos pontualidade (já tive vôos atrasados, mas tive também muito mais vôos que chegaram adiantados), conforto do avião (não é só espaço entre as poltronas, é? porque já voei em aviões da Tam com espaço menor que da Gol), cuidado com a bagagem (nunca tive problemas com eles, mas a Tam já quebrou uma mala minha), atendimento dentro do avião (todos sempre muito simpáticos e dispostos a resolver os problemas, dentro do possível, lógico) e, principalmente, custo-benefício (nem preciso explicar, né?).

    • Luan Rezende

      Já viajei muito com a Gol e só tive atraso uma vez por problema técnico, que demorou 1h para ser resolvido. Todas as outras vezes ela foi pontualíssima. Já tive atraso de 1h30 com a Tam por causa de escassez de agentes de check-in, achei vergonhoso para a companhia (ainda bem que hoje existem os terminais eletrônicos para adiantarmos o processo).

  • Ricardo Lima

    Avianca em segundo lugar? Que otimismo. Nunca mais na minha vida pego um voo deles, mesmo que tenha que pagar mais. Já viajei duas vezes, e nas duas vezes tive problemas. Na viagem mais recente, SUMIRAM com o cadeado da minha mala, não marcaram os assentos que eu havia marcado pela Internet e ainda atrasaram o voo em 2hs.

    Nunca tive problemas similares na Gol e Tam até hoje. Então continuo preferindo elas.

  • Andre Rypl

    Achei a avaliação muito coerente, factual e racional, sem "simpatias" ou "antipatias" por essa ou aquela companhia. Meu desejo seria que essa avaliação pousasse no colo dos gestores das piores avaliadas, principalmente no quesito conforto. Com 1m85, tento evitar a TAM e a GOL sempre que possível, porque sofro com o assento da frente a me esmagar – e o pior é ouvir da opção de compra do assento conforto.

    Parabéns ao MD pela avaliação – esse é um bom caminho para que o setor de aviação brasileiro melhore.

  • Marcos Sobral

    Duvido que vocês encontrem a melhor já que todas estão empatadas disputando a última posição.

  • Humberto Cardoso Cor

    Parabéns a equipe que fez a pesquisa sem ser influenciada pelas duas grandes companhia brasileiras TAM e GOL. A muito tempo já sabemos que Avianca e Azul superam com folga em qualidade de serviços se comparados a TAM e GOL. O CADE deveria levar em conta essas pesquisas antes de aprovar uma Fusão ou compra como aconteceu com a GOL que levou a WEBJET. Como uma companhia tão mal avaliada pode assumir outra??? Parabéns as 2 primeiras colocadas e indico a todos as duas que sempre atenderam minhas expectativas.

  • Rosalia Eloi Mateus

    Fiz um voo com a Gol 4º feira ( 22/05) de ida e volta no mesmo dia LDB / GRU e PELO AMOR DE DEUS, acho que a Gol quebrou e ninguem nos avisou… no voo de ida com escala em Curitiba, não foi servido nem agua, em nenhum dos trechos. No voo de volta foi servido um saquinho de amendoim e um copo de refrigerante quente, tinha mais gelo no copo do que refrigerante. O avião parecia que ia desmontar de tão velho, sujo e mau cuidado. Foi o pior voo da minha vida. Decepção total com a Gol.

    • manoel siqueira

      Gol sucateada.Voamos 04/08/12 BPS/CNF/GRU voo1629 foi terrivel o barulho do freio da aeronave.Muito medo e oraçao.

  • Ederson Idalên

    Nossa, me assustei qnd vi Azul em primeiro lugar….Trabalho no aeroporto de Florianópolis e seus voos quase sempre estão atrasados, sempre com passageiros batendo boca com os colaboradores e perda de bagagem me fazem pensar que ela é a pior cia aqui de Florianópolis, sem contar com o seus destinos e preços absurdos… Pelo q percebo Tam e Gol são as que menos dão problemas para os passageiros….

  • Silva

    Não entendo essas avaliações, dia a dia a Azul vem atrasando voos e cancelando e a nota de pontualidade é maior que a da Gol, sendo que a mesma é a mais pontual. Porém, concordo nas demais notas da Azul e algumas da Avianca, já a Tam, o serviço caiu muito, em todos os aspectos e acredito que as notas foram altas ainda, já a Gol vem buscando controlar gasto e melhorar o lucro com cortes e cortes, normal no meu modo de ver, porém, acredito que após superar essa onda de perdas, as coisas vão mudar ou piorar.

    No meu ranking, vem Tam, Gol, Azul e Avianca, o motivo dessa ordem é simples, tudo que é novo chama a atenção e é mais fácil de se destacar, pois no começo tudo é bonito e com o passar do tempo as coisas vão mudando!

    Uma tv ou um lanche não conquista minha nota, porém, o conforto, segurança e pontualidade sim,pena que as pessoas pensam que avião é restaurante!rsrsrs

    Para assistir, levo meu IPad ou outro aparelho para assistir, ler e jogar!

    Já viagei de DL, LH, AA, AF, E outras empresas fora do país e não vejo muitas diferenças para as nossas, cito voos domésticos das mesmas.

  • Diego Benfica Ferrei

    na minha opinião a melhor do Brasil é a Azul sempre viajo com eles e ultimamente tem ficado barato as passagens ela melhorou bastante voei a jato e atr nela não tenho nada a reclamar da empresa.

    • manoel siqueira

      Trip voo AD 4211 06/05/2013 CNF/GRU saiu com mais de 02 horas de atraso e para piorar nosso bilhete marcava poltrona 01 e 02 e nao existia nesta aeronave.

      • rafael

        kkkkkkkkkkkkkkk

  • ANTONIO CARDOSO

    Concordo que a Gol é a mais pontual, mas não entendo o motivo de cortar serviço de bordo.Os preços da Avianca aqui em Aju já está melhor que a Gol e Tam. E dependendo da rota e horário de chegada lógico que iremos de Avianca. Azul aqui não funciona porque a maioria dos vôos temos que ir passear em Campinas para depois chegar no destino final.

  • Mauro

    Não há dúvidas de que a Azul hoje é a melhor do Brasil. Porém, ela deixa mito à desejar nas tarifas. Em geral, é a mais cara em quase todas as pesquisas de preço que faço. Creio que ela se aproveite do grande conforto dos seus aviões e de atender a maior quantidade de destinos para definir seus preços. Os E-jets da Embraer são excelentes aviões em conforto aos passageiros, independente da companhia que os opere. Se a Azul tivesse livre acesso aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, não tenho dúvidas de que se tornaria a maior brasileira em pouquíssimos anos.

    PORÉM, em matéria de promoções, Gol e Tam continuam imbatíveis.

  • Murilo Bosoky

    Eu nao entendo pq as poltronas desses e dos avioes SAO TAOOOOO desconfortaveis !!!! Em pleno sec 21 nao da pra fazer algo confortavel no mesmo espaco ? a sensacao eh de estar sentado em algo q vai te destruir e nao acomoda nada, nem pernas, nem nadegas, nem coluna, eh horrivel ….. Qdo ouco das pessoas , eu adoro voar !!!! Fico pensando WTF ????????? e sei q essa pessoa nao voa de 1 classe ! rs

    Uma simples poltrona de um Onibus Convencional eh melhor.

    • Antenor Augusto Giac

      Murilo,

      Acredite, mas algumas companhias trocaram as poltronas alegando mais conforto para os passageiros. Na verdade, devem ter reduzido o estofamento para o avião ficar mais leve. Outro dia li na revista da Gol que a redução no peso do avião era de 200 kgs. Parece brincadeira, se continuar assim vamos viajar em pé, tipo ônibus.

  • Jussara

    Engraçado sempre falarem aqui que o programa Amigo não é bom. Eu já acho ele ótimo, simples de mexer, e não é preciso ficar mendigando os pontos voados, como acontece com a TAM. Eu gosto muito da Avianca, e tive sorte de pegar apenas voos pontuais com ela, mas claro que atrasos acontecem com qualquer companhia. A famigerada GOL já atrasou tanto que me fez perder um voo. Se pudesse eu voaria somente com a Avianca.

    Também acho os comissários da Avianca com aparência e tratos mais humanos, sem a robotização da TAM, onde um fio de cabelo não pode estar fora do lugar e os comissários são frios, quase máquinas, são os comissários mais metidos (a besta).

    A TAM e a Azul têm os preços mais abusivos, e a GOL, apesar da muxibagem, pratica preços tão altos quanto os da TAM. Então só viajo com a GOL quando tem promoção ou como última alternativa.

    Voei recentemente com a Azul porque peguei uma promoção, os preços dela são exorbitantes. Realmente as poltronas são confortáveis, mas aqueles lanchinhos me lembraram a velha GOL, mesmo podendo escolher vários. Pelos preços que cobra a Azul deveria servir algo melhor.

    Já os sanduíches amanhecidos e borrachentos da GOL (quando são servidos) são uma vergonha.

    Entretenimento a bordo é algo ao qual não dou importância, então pra mim tanto faz. Uma hora ou duas passam rápido.

    • Diego Benfica Ferrei

      antes a Azul tinha esse mesmo problema eu quando viajo com eles geralmente partindo de Viracopos compro com antecedencia e quase sempre acho preço bom,pena o tudo azul ser fraco,e na Tam e Avianca quase nunca acho preço acessivel sem contar que a Tam cobra preço de Emirates e te dá um serviço pior que Ibéria,eu já conversei em voo com passageiros que voam Azul e eles falam como a Azul não tem no Brasil,a Gol antes cobrou muito caro começo do ano a Azul estava com tarifas excelentes com antecedencia,e sobre GRU e CGH GRU ela tem poucos slots pois comprou a Trip e CGH ela está brigando para conseguir mais alguma coisa,Tam e Gol não querem largar o osso tão facil!!!

    • Diego Benfica Ferrei

      e outra ultimamente a Gol esta muitas vezes cobrando mais caro que a Azul e as vezes até a Tam saindo de SP e dando uma de Low Cost e não dando nada em voo e cobrando uma fortuna a passagem!!!isso aconteceu começo do ano ficou assim uns 3 meses ou mais nessa situação!!e outra sempre faço a rota VCP-LDB da Azul na ida é meio vazio mas na volta dificilmente o voo sobra lugar ele vem com 100% de ocupação!!não sei na Tam ou Gol

  • Jussara

    Que eu saiba não podem cobrar pela água, mas você tem que pedir aos comissários.

  • Emilio M.

    O discurso do Sr. Neeleman de que "a Azul teria passagens baratas sempre" não é verdade, em especial, nas cidades onde só chega Azul. Por exemplo, já vi passagem do interior de SP a BSB por mais de 1 mil, apenas 1 trecho. Ou seja, sai mais barato ir ao EUA do que voar cerca de mil km.

  • Diego Benfica Ferrei

    escassez de agentes no chek in da Tam vai se acostumando pois a empresa esta mandando um monte de gente pra rua,vai chegar a hora que vc dará graças a Deus por ao menos 1 comissario te receber na porta do avião que se bobear a Tam tira todos eles e trocam por robos mas economicos

  • Diego Benfica Ferrei

    a Trip não existe mais,esse atraso é um fato isolado na Azul eu nunca tive atraso com eles o unico que tive foi um de 30 minutos e nada mais,agora que Azul e Avianca dão um banho em Tam e Gol isso não é novidade!!

  • Josimar Ambrosio

    Muito justa a reportagem!

    Só enfatizando que os lanches da Azul já enjoaram, mesmo em voos curtos, mas ainda assim o primeiro lugar da Azul foi merecido.

    Em minha opinião, se a TRIP ainda existisse, o primeiro lugar seria dela… Deixou muitas saudades…

    E a nota da GOL, também achei alta… O povo ta sendo muito bonzinho!

    Mas parabéns à equipe do MD, muito boa a matéria, achei realmente justa! E gostei também de ver a minha foto ai! 😀

    Parabéns ao MD!

    • Legal, Josimar, obrigado pela colaboração e pela linda foto!

  • Edvaldo Souza

    Sim, definitivamente este é o melhor retrato da aviação no país considerando a qualidade das Cias. Tecnicamente Azul e Avianca empatam, e são as minhas preferidas. Minhas ressalvas com a Azul são com a centralização da maioria das conexões em Campinas e ao Call Center, que é barulhento e os atendentes parecem que estão atendendo um cliente de uma birosca.

    • Josimar Ambrosio

      Concordo, diria que 90% dos meus voos com a Azul tiveram conexão em Viracopo, eles centralizam de mais, é muito dificil um voo direto da Azul q não seja saindo ou indo pra Campinas… e realmente o Call Center parece que fala de dentro de uma lata…

      • Simone Guimar&atilde

        Concordo com Edvaldo e Josimar! Azul e Avianca são as melhores! O problema da Azul é que qualquer trajeto tem que passar por Campinas, mas em matéria de preço, geralmente é a melhor. Quando viajei de Avianca, achei muito boa, sem problemas, mas poderia fazer mais trechos. Tam e Gol, além de vários problemas, são caríssimas!

  • Wagner

    Se AZUL não fosse tão cara só viajaria por ela, mesmo já tendo pegado comissárias mal humoradas…

    Odeio a GOL, só viajo pq é a que tem um programa de milhagem mais simples e mais fácil de acumular… mas é transportadora de boi, você paga caro para ser tratado mal. As poltronas da GOL são extremamente desconfortáveis. Eu já entro no avião, vendo a hora de sair. Voar perdeu o encanto! Graças a Deus tenho pegado aviões novos, para compensar o lixo que essa empresa consegue ser.

    Avianca é OK. Mas seu programa AMIGO é horrível, 10 mil pontos para resgatar uma passagem… eu viajo e nem me lembro que estou acumulando. Definitivamente a AVIANCA precisa entrar no Lifemiles.

    TAM, pagar caro e ter serviço de boi. Vejo a hora do serviço de bordo ser jogado e as comissárias xingarem os passageiros… outra empresa podre que cobra caro.

  • Simone Guimar&atilde

    Concordo plenamente!

  • Sérgio Garcia

    engraçado!!

    todo mundo reclama da Gol, mas no fim a maioria viaja de Gol, porque tem o melhor programa de milhagem, tem a melhor pontualidade e tem o melhor preço. Agora fica aqui minha duvida: será que é só prque não servem um lanchinho durante a viagem?

    Brasileiro gosta de reclamar mesmo.Então que paguem uma passagem mais cara e coma o amendoim.

    Não é defender a Gol porque para mim todas são iguais, mas a Gol tem maior reclamação porque a maioria acaba viajando de GOL.

    • Silvio

      Concordo com vc em partes, pois todas, digo todas as cias as passagens são caras, mas temos que avaliar é na hora de dificuldade como atraso de vôo, cancelamento ou uma simples informação.
      Pois acho que diveriamos avaliar é na dificuldade, pra mim a azul é transparente,confiável e sempre fui muito bem tratado pelo seus tripulantes !!!
      Mas respeito muito sua opinião….
      Abraço…

  • Sérgio Garcia

    Silva, concordo plenamente com VC. O Brasileiro avalia a empresa por uma sinples tela de TV na poltrona ou um pão com presunto e uma lata de refrigerante, mas esquecem de outros detalhes.

    TV e vejo em casa e comida boa como em um restaurante ou em casa.

    • giovanna

      Exatamente

    • KARATE

      PRA MIN E AQUELA MAIS BARATA COMER E BEBER SO QUANDO CHEGAR AO DESTINO A NAO SER UM CAFEZIHO SE TIVER, ISTO EM VOOS ATE 3 .00H

  • giovanna

    Muito boas as suas observações, Luiz Godinho. Já voei com muitas cias aéreas nacionais e internacionais, e para ser justa, a gol não é a pior. Nunca tive qualquer problema com a gol, que uso todos os meses. Acrescento ainda que, em outros países, Estados Unidos, por exemplo, na grande parte dos vôos domésticos não há serviço gratuito de bordo, o lanche é vendido para quem tiver interesse. Quem quiser come antes do vôo ou compra seu lanche e leva no avião se não quiser comprar a opção vendida a bordo. Não acho que isso seja ruim. Há 2 semanas fiz um vôo interno nos EUA de 8:30h de duração com a United e havia apenas a opção de compra de lanche. Grátis, apenas água. Acho desnecessário servir lanche em vôos de 1 hora ou um pouco mais, como fazem aqui no Brasil, até porque temos normalmente quase uma hora de espera no aeroporto antes dos vôos, período em que podemos aproveitar e fazer algum lanche. Acho que é uma questão cultural.

    • Luiz Godinho

      Essa questão do lanche é bem interessante. Não é o preço que é o mais importante… Vamos pensar assim: uma latinha de refrigerante pequena, daquelas de 250ml, tem preço sugerido de R$0,99. Um saquinho de batata destas genéricas é vendido por R$1,00. As cias aéreas não comprariam um, mas milhares, então ganharia na escala… Mesmo com todos os demais custos (armazenamento, transporte, etc) esse custo unitário é pequeno, e representaria poucos reais no preço final da passagem. Mas o passageiro tende a avaliar só o que é oferecido.

      Dia desses fiz um vôo com a Tam que serviram um sanduiche. O pobrezinho tava tão gelado que gelava a goela da gente quando comia… Isso sem contar nas várias aeronaves que o sistema de entretenimento não funciona…

  • Gustavo Brand

    Legal, mas o pior é só ter esse numero pifio de aéreas para um país continental como o Brasil… 4 empresas? é muito pouco, falta concorrencia e regionalização para chegar a locais de menor demanda.

  • Wólnei Muniz

    Eu adoro a Gol.. E ultimamente é a mais pontual do mercado!!

    A galera reclama demais.. Quem reclama deveria fazer o trajeto de ônibus.. Aí sim vocês verão o que é descaso. Reclamam do serviço de bordo da Gol. Empresa de ônibus nem tem esse tipo de serviço. Vale lembrar que algumas paradas em rodovias, os preços são exorbitantes, principalmente no estado de São Paulo! Vamos viver e reclamar menos!!

  • Cristiano Gomes de O

    Eu já viajei com todas!! Tirando as antigas,(a primeira q eu voei foi a Transbrasil).. das que estão em operação eu voei primeiro com a GOL. Muitos aqui reclamam dela.. mas na hora que aparece uma tarifa promocional, é nela que voam, bebendo água apenas. Não tem como negar que a GOL é o pêndulo neste segmento. Inclusive não deixando o preço da TAM subir demais, ser estratosférico. Gosto muito de voar AZUL e Avianca. A TAM é a compania que menos voei até agora. Porém em JULHO farei uma viagem internacional voando TAM (ano passado foi pela AA).

    Resumo da ópera: Eu escolho definitivamente a empresa q voarei pelo PREÇO, e depois horário do voo. Estes fatores são para mim, os mais importantes.

  • Verdade!

  • Diego Dama

    Verdade seja dita: a TAM esta demitindo diversos tripulantes e agentes de aeroporto!

    Muita gente reclamava que nos b737-700 a G3 voava com 3 CMS… A JJ ta igualzinha. Quanto ao espaço nas poltronas, os Skyinterior, são todos categoria A pela ANAC e uma enorme vantagem: a ultima fileira reclina. Com relação as poltronas, é exatamente o mesmo modelo utilizado pela Britsh Airways, nas Economy Comfort dos 777 e 747.

  • Diego Dama

    Concordo com vcs! Quem avalia cia area dessa forma, nunca pegou um voo internacional. Eles acham que a gente cruza o oceano em camas? (Fora a first class)

  • Eduardo H. R. Tarcia

    Ja havia voado em todas as três compainhas, com excessão da Azul, que foi a última, onde fiz uma viagem de Belo Horizonte a Salvador. Estava feliz por poder voar na compainha mais cotada e comentada do pais, porem minha primeira experiencia não foi das melhores. Cheguei em Confins com uma hora de antecedência, como de costume para Check-in, e entrei na fila de Check-in da Azul que estava enorme. Fiquei uns 40 minutos na fila, e quando fui atendido, faltavam uns 20 minutos para o horario do voo, e a atendente me falou que o check-in ja havia encerrado e que eu não poderia mais embarcar. Fiquei revoltado, e queria uma solução de qualquer jeito, ja que nenhum funcionario se quer passou na fila perguntando se havia alguem esperando check-in para aquele voo, e pior, no guichê ao meu lado, um cliente Azul Safira, estava fazendo ao mesmo tempo que eu check-in pro mesmo voo que o meu. A funcionaria que me atendeu, não deu a menor importancia ao meu problema, e por sorte fui salvo pela funcionaria que atendeu o rapaz do Azul Safira, que me atendeu com toda atenção e cortesia, e conseguiu me colocar no voo as presas. Pontuação ZERO para a primeira funcionaria que me atendeu em Confins, e 10 para a segunda que fez de tudo pra resolver meu problema. Tirando esse contra tempo, a compainha realmente é a melhor. O voo foi excelente, entretenimento nota 10, atendimento de bordo tambem, e o lanche tambem é bacana. Na volta, acabei voltando de Trip, com duas conexões, mas tambem não foi ruim. Espero não passar por isso novamente na proxima vez que escolher a Azul.

  • Yuri João

    A TAM também não foge disso… O pessoal tá muito generoso… Pesa também o fato de serem as únicas a fazerem voos internacionais… Mas mesmo assim, é muita generosidade

  • Yuri João

    pelo menos a AZUL não 'enxota' seus passageiros como acontece em alguns voos da GOL…

    • Eduardo H. R. Tarcia

      Enxotar? Como assim? Oq aconteceu na GOL ?

  • Lucas Henrique

    quem quer ter qualidade tem q pagar mais.eu quero ver alguem dizer q viajar d gol é confortavel,ninguem diz.o preço entao,nem se fala.ja tive problemas demais com ela.voos atrasados,malas quebradas,dentre outros.Azul n,tem conforto,é pontual(pelo menos aqui em manaus),e tem mil e um pontos melhores q a gol,ah,faça me um favor né

  • Sergio

    Realmente as empresas aéreas poderiam oferecer um serviço melhor, entretanto o maior diferencial para mim é a pontualidade vs preços acessíveis.

    Me lembro quando na maioria das vezes a melhor opção era seguir por terra, e hoje se comparado o preço das tarifas aéreas com as rodoviárias/combustível vejo que um lanche ou uma tela de TV não chega a ser um diferencial decisivo, e sim a agilidade que se ganha voando.

    A TAM, em alguns trechos tem um serviço de bordo bacana com um kit rápido (iogurte ou mini sanduíche, suco ou coca e um acompanhamento).

    O serviço de bordo da Azul é bom, mas acaba enjoando para quem viaja com mais frequência, e poderia buscar novas opções.

    Gosto muito do programa de fidelidade da GOL e do conforto da Azul.. e pontualidade das duas. Mas não chega a ser um diferencial na escolha da empresa, busco sempre o melhor custo/benefício do momento.

  • Seu comentário foi maravilhoso, não foi chulo, a senhora tem muita classe.

  • Ciro

    Fiz um vôo de Londrina para Curitiba pela Gol em Setembro de 2012 num 737/700 e concordo com o que foi dito sobre o "aperto" entre as poltronas já que tenho 1,80 de altura. Mas o pior foi o atendimento de uma das comissárias de bordo quando pedi para trocar de lugar já que o meu era corredor e haviam duas poltronas de janela vazia, logo quando o avião iniciava a manobra em marcha ré, assim que as portas foram fechadas e ela falou em tom alto "Então vá rápido pois o senhor não poderia nem ficar de pé nesse instante". Coisa absurda pois ela poderia ter me falado isso discretamente sendo que me senti constrangido ao me levantar para a troca de lugar com todas as pessoas próximas me olhando. Acabei nem fazendo reclamação dessa comissária mas prometi a mim mesmo não voar mais por essa companhia.

  • gleyson

    eu viagem no ano passado na azul e sem duvida eu acho uma das melhores companhias.
    na gol nao gostei, pois nao me deram atenção.
    na tam nem se fala.
    avianca foi bom.
    mas sem duvidas a azul foi bem melhor que todas, pois, o conforto, na comida, na atenção… enfim azul é melhor.

  • Ana

    Azul!!! não tem pra ninguém….é a melhor com certeza, a pior acho que é a tam acabei de chegar de uma viagem e mais parecia uma carroça do que um avião, a poltrona gemia na minha orelha o tempo todo, passei mal… quem viaja com a azul e a avianca não quer nunca mais viajar pela tam e pela gol….

  • Deivid

    Na real, eu gostava mesmo era da Webjet.
    Tinha voos diretos BH-Poa por 99,90. BH-Rio 39,90.
    Preço pra mim é o principal.
    Acho desnecessário serviço de bordo em voos de uma hora.

  • Daniel Ramos

    Já viajei com a Gol e Azul, e na minha visão, existe um grande abismo entre elas. Na minha opinião:

    Azul-Ótimas aeronaves, o Embraer 195 me surpreendeu e muito, pela a qualidade e conforto, a poltrona de couro fornece um conforto sem igual. O sistema de TV ao vivo é fantástico, fiquei praticamente toda a viagem somente vendo a TV, de Navegantes ao Rio de Janeiro foi praticamente o que eu fiz, o que proporcionou uma viagem muito bom. O serviço de bordo Nota 1000, os comissários são muito bons, sorridentes e muito simpáticos. Gostei muito da Azul, e não tive nenhum transtorno, e a equipe da empresa é ótima tanto no ar como a terrestre, todos muito simpáticos, e até as brincadeiras que eu e o meu Tio fizemos com eles, foram levadas com muito risada (hehe).

    Gol-Tive uma constatação: Só visa Lucro,Lucro, Lucro a qualquer custo, o Boeing 737-800 são aeronaves muito boas, ainda mais essas com o Sky Interior, do Rio de Janeiro a Guarulhos, viajei no PR-GXB, e o interior realmente se destaca, a configuração adotada pela a empresa é realmente muito apertada, o meu Tio com os seus 1,85 m ficou bastante apertado. O 737-700, também é uma boa aeronave, são bem conservadas, apesar que alguns detalhes do interior estavam um pouco mal tratado, por ser uma aeronave antiga, mas são coisas do tempo, mas igualmente apertada. No atendimento gostei, têm a mesma qualidade da Azul, os comissários e a equipe de terra são bem humoradas e muito eficientes.

    Mas se fosse ter que viajar novamente, certamente escolheria a Azul, a Gol só é vantagem como foi dito na reportagem em viagens curtas e a negócios, daí até que vale a pena, mas para viagens de turismo, acho mais interessante a Azul, ela é fantástica, vamos ver se essa qualidade dela continua com a chegada dos Airbus A320 NEO.

  • Icaro

    Meu ranking dica
    1 azul
    2 trip (hoje azul)
    3 avianca
    4 TAM
    5 passaredo
    6 gol

  • João Lubambo

    meu ranking é esse
    1:AZUL
    2:AVIANCA
    3:TAM
    4:GOL

  • Anônimo

    Costumo sempre viajar pela compania aérea Azul, acho a melhor de todas e por mim, n precisa mudar nada

  • Lucas Costa

    Meu ranking fica assim:
    1:AZUL
    2:TAM
    3:GOL
    4:AVIANCA

  • Jose Batista

    Concordo que a Azul fica em primeiro lugar, mas o ruim da Avianca é que ela so atende a uma pequena parte do Brasil.

  • vivaldo costa

    Acho que as companhias aereas deveriam ser igual a do passado a onde serviam um pouco de tudo com exceçao de bebidas alcolicas.

  • Lima

    Vocês querem viajar de avião ou querem um restaurante? Quer conforto? fique num hotel luxuoso. Melhores companhias são a Tam e a Gol e ponto final. A azul é caríssima. Tam e Gol companhias do povo brasileiro.

  • Alvaro

    Na minha opinião, Gol em primeiro lugar pelo preço e maior disponibilidade de destinos, seguida da Tam, Avianca tb é legal mas é meio cara e tem poucos destinos, Azul absurdamente cara, pode ser muito boa, mas não compensa o preço bem maior por um lanchinho ou pra assistir TV.

  • DIVA

    eu nunca viajei na aviaca ,eu compre agora esta semana ,e vou ,espere que seja boa ,com eu vei nas pesquisas ,eu sei que td e bom ,viaja mais o melhor e com deus no controle ,agente ,vamos que vamos ,e depois eu vem pra fala com fui ,espero ser bom ,pois os meus amigas sempre viaja ,eu ja sei vou fala vai te AVIANCA ,

  • Rui Dickmann

    Gosto da Azul e da Gol , a TAM não me agrada muito !

  • rennan

    avianca

  • Pablo

    Minha preferia e a avianca ❤️

  • renato

    para mim ha TAM e ha gol são duas boas companhias aéreas sim elas não atrasam, tem bons pilotos o ruim das duas são serviço de bordo.
    Ha avianca e azul o bom dela são serviço de bordos o ruim dela são voos que atrasam os funcionários as vezes não os atendem e outras coisas.
    Ha faze da gol e ruim mas ela vai melhorar com o serviço de bordo com os preços da passagens e o atendimento.
    Ha TAM ela e uma companhia mais respeitada no mundo o serviço de bordo não e uma da melhoras mais vai ficar boa também o preço da TAM e um pouco melhor do que as das outas companhias o atendimento para mim e bom e tem bons pilotos.
    Ha avianca esta se projetando para ficar uma grande empresa no mercado brasileiro e mundial o serviço de bordo e muito bom o atendimento e ruim que vê celso russomano viu o que ele passou nesse dia o preço não e uns do melhores.
    Ha azul esta projetando também para ficar uma grande empresa no mercado mundial e brasileiro ela e que tem mais opções para viagens e lugares o serviço de bordo da azul e o melhor das companhias aéreas brasileiras o preço da azul também não são um dos mais conselháveis o atendimento nao e um dos melhores .
    nunca viajei de passaredo.
    o ranking pra mim fica assim em: atendimento
    1- TAM
    2-gol
    3-azul
    4-avianca

    : serviço de bordo
    1- azul
    2-avianca
    3-tam
    4-gol

    obrigado quem achar que ajudei.

  • livia

    voces ja voaram gol ?
    alguem poderia me responder qual e a alimentaçao nela para voos internacionais?

  • Geraldo

    Indiscutivelmente a azul é a melhor empresa. Tinha um certo receio voar pela azul MS posso hoje dizer q verdadeiramente ela supera no conjunto as concorrentes

  • Geraldo

    Serviram na TAM pão seco com uma nesga de queijo e refrigerante. Querem matar engasgado o passageiro.

  • Jorge

    Já viajei na Azul campinas-Salvador
    Campinas-Rio
    Na Gol Salvador-Campinas
    E Avianca Guarulhos-Ilhéus
    não viajei na tam ainda mais pelos comentários que eu tive dar para saber como é
    Entre as três que eu citei fica
    Azul 1 lugar pelo serviço de bordo tv sky ao vivo
    E os lanches batata amendoins balas cokis una lá tinha de refrigerantes água sucos etc.
    2 Avianca pela mesma coisa serviços de bordo dos melhores tv lanches pão com peito de peru e queijo prato.
    3 gol tem problema com espaço fiquei 2 horas de vôo com dor nas costas mais ela é umas das mais baratas.

    • João

      A Azul é sempre a melhor.

  • Alexandre

    Um ponto MUITO fraco da AZUL são as suas rotas que frequentemente fazem escalas entre cidades que as outras companhias fazem voos diretos. A TAM oferece lanches quentes, ao contrário da AZUL e GOL, que oferecem e cobram junk food.

  • Alexandre

    Meu ranking:

    1- AVIANCA
    2- TAM
    3- GOL
    4- AZUL

  • carlos alberto

    Numa viagem de 2 horas as 10 da manhá, com sandwiche e sucos/refrigerante/cafe ou chá e agua acho suficiente.Com a TAM minhas ex
    periencias sempre são ótimas.

  • André França

    olha pra quem já sobreviveu a tortug’air do Haiti, posso falar com franqueza que estamos muito bem, salvo no quesito preço, porque no brasil as empresas tentam te arrancar até o último centavo, mas minhas favoritas são Azul e TAM, de certeza!

  • Maykon

    Prefiro pagar um pouco mais caro, e viajar com tranquilidade e conforto, hoje a Azul que é a melhor também no meu conceito, esta baixando os preços, ficando mais acessível a todos.

  • André Dopirak

    Gostaria de relatar aqui minhas experiências com a TAM que atualmente se chama LATAM AIRLINES.

    O primeiro voo que fiz na vida foi pela LATAM AIRLINES, e desde então achei uma companhia muito agradável de voar, mesmo morrendo de medo de avião minha impressão foi a melhor possível. E as duas viagens que fiz na vida foram pela LATAM AIRLINES. Irei descrever:

    Dados do voo: Ida – 21/08/2015 – GIG x BSB – JJ 3444 – 07h35min / 09h25min

    Primeiro gostaria de destacar a facilidade que a LATAM possui no que diz respeito ao check-in, pois você pode fazê-lo pelo aplicativo, internet (sendo que você não precisa esperar o check-in abrir, pode programar para receber o cartão de embarque 72horas antes do voo no seu e-mail, celular e aplicativo), totem de autoatendimento e por fim o tradicional balcão.

    Cheguei ao aeroporto bem cedo, por volta das 05h15min, embora não tivesse com bagagem para despachar e o cartão de embarque já estava no aplicativo (você não precisa imprimir o cartão de embarque para viajar pela Latam). As 06h20min me dirigi a área de embarque e ao portão indicado, as 06h45min chegou uma funcionária da companhia, muito simpática por sinal e comunicou aos passageiros do voo para se organizarem nas fileiras de acordo com as placas indicativas.

    Na porta do avião estava outra comissária muito simpática dando bom dia aos passageiros e oferecendo uma balinha de boas vindas. O voo estava praticamente lotado e saímos as 07h30min.

    Aeronave – Airbus A320 com configuração 3×3 e corredor único com 174 assentos. Meu lugar era o 21 F, na janela e próximo à asa, afinal como era a primeira vez que viajava de avião queria ver tudo o que fosse possível. Tanto o exterior como seu interior estava bem conservado, o assento era ergonômico e confortável e possuía um espaço razoável para as pernas, uma vez que eu não sou muito alto, tenho 1,73 cm, porém poderia incomodar uma pessoa com pernas maiores. Essa aeronave da LATAM tem a classificação C da ANAC no espaço entre as poltronas. O avião estava limpo e organizado.

    Refeição – Atingida a altitude de cruzeiro começaram os preparativos para o serviço de bordo e eu solicitei água, pois fiquei meio tenso devido ao nervosismo. A comissária muito sorridente, prontamente atendeu o meu pedido. Para a refeição foi servido um lanche diferenciado, já que as demais rotas nacionais de até 03h30min de duração, pois as pontes aéreas comerciais como Rio, Brasília, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte são muito concorridas, então a TAM procura oferecer uma opção diferenciada para atrair os passageiros. Composto de um sanduíche de pão careca com peito de peru e queijo prato com um suco de laranja, porém tinha também para beber refrigerantes, café e água, O sabor estava muito bom e devido à rota ter duração de 2h, aproximadamente, foi bem satisfatório. Após 15 minutos passaram recolhendo o lixo e, posteriormente, serviram mais bebidas aos passageiros.

    Equipe de Bordo – Todas as comissárias que nos recepcionaram e nos serviram foram sorridentes desde o embarque até o desembarque e não vi ou ouvi em momento algum qualquer queixa ou desentendimento com algum passageiro.

    Entretenimento – A LATAM possui nas suas viagens nacionais basicamente três opções de entretenimento a bordo: Revistas, Canais de áudio, e séries que passam nos monitores compartilhados. Naquela época ainda não possuía o sistema LATAM ENTRETERIMENT, que é um aplicativo para Andriod e IOS que permite você se conectar ao Wi-Fi do avião e desfrutar de uma variedade de séries, filmes e vídeos, além de ter acesso em tempo real aos dados do voo. Eu optei pelos canais de áudio, o controle de volume e estações fica no braço da poltrona, ao lado do botão que a reclina. Porém se atente ao fato de que a LATAM não disponibiliza fones de ouvido, cabendo a cada um levar o seu. Achei bem interessante, pois são 12 canais com os mais variados tipos de músicas, foi uma boa opção. E cabe destacar que entre as poltronas haviam tomadas para recarregar os diapositivos.

    O voo: Desde a decolagem até a aterrisagem o voo transcorreu de forma calma e tranquila, o avião pouco balançou, e o piloto foi sempre simpático quando contatava-nos.

    Resumidamente, foi um bom voo, com uma aeronave de média idade, porém bem conservado e limpa, com uma tripulação que atuou de forma profissional e sorridente.

    Dados do voo: Retorno – 22/08/2015 – BSB x SDU – JJ 3029 – 18h15min / 20h00min

    O voo saiu às 18h15min em ponto e fazia uma agradável noite em Brasília. Mas dessa vez não tiveram as tradicionais balinhas de boa vindas.

    Aeronave – Airbus A319 com configuração 3×3 e corredor único com 144 assentos. Meu lugar era o 21 F novamente. Essa aeronave é usada em locais onde a pista é menor, como é caso do Santos Dumont-RJ. Essa aeronave já estava um pouco mais gasta, aparentando sua real idade e tempo de uso, mais nada que comprometesse seu empenho, funcionalidade e conforto. A classificação da ANAC para a distancia entre as poltronas também é C.

    Refeição – No mesmo caso do voo anterior, o lanche foi o mesmo. Muito saboroso e satisfatório igualmente.

    Equipe de Bordo – O ponto negativo desse voo ficou por conta da tripulação, os comissários não esboçaram nenhum sorriso durante a viagem, porém foram gentis e corteses com todos. O piloto mal se comunicou conosco e os avisos foram basicamente só em português mesmo.

    Entretenimento – Escolhi a mesma forma de entretenimento da ida e foi tão satisfatório quanto.

    O voo: Dessa vez o voo foi um pouco desconfortável, pois o avião chacoalhou um pouco na decolagem e durante o voo, gerou certo incomodo, mas nada demais.

    Resumidamente, foi uma experiência aquém da esperada, haja vista a excelente impressão que tive no voo anterior. Acho que a equipe de bordo deveria ter sido mais simpática e que o avião estivesse um pouco mais novo. Mas no geral, a experiência foi boa.

    Conclusão, a LATAM é uma boa companhia. Possui aeronaves relativamente jovens e está constantemente buscando aprimorar seus serviços e frota. Possui funcionários muito simpáticos e sorridentes, porém parece que não são todos, não chega a estragar o brilho da companhia, mas o ideal é que todos fossem. Gostei da experiência de voar LATAM e em Maio/2016 voei com eles de novo para o Recife-PE. Irei postar o relato aqui, também.

  • MutesCraft

    O meu fica assim:
    -TAM
    -GOL
    AVIANCA
    AZUL
    TRIP

  • IVO MACÁRIO

    Olá pessoal boa tarde! A algum tempo venho olhando as comparações entre empresas aéreas e percebo que a Azul está com tudo pra cima das concorrentes. Ainda não tinha deixado nenhum comentário porque não tinha voado na Azul e nem tinha interesse em participar dessa disputa entre as grandes do pais. Mas depois de quinta feira passada, dia 04/08/2016 que fiz meu primeiro voo com a Azul fiquei encantado com a companhia, e entendi o porque de tantos comentários sobre a empresa. Fiz uma perna Guarulhos – Confins e de pois Confins – Carajás no estado do Pará. Quero deixar relatado que pra mim foi o melhor e mais confortável voo que fiz dentro do Brasil. Fui muito bem tratado pela tripulação em geral, desde os avisos dos comandantes como também a super atenção que tive das 3 comissarias que estavam abordo do Embraer – 195 da Azul. A aeronave é nova e moderna e com poltronas bem espaçosas, e ainda dispõe de uma tela de entretenimento com TV SKY ao vivo. E para aumentar o conforto as comissárias me serviram uma latinha de coca cola com dois bolinhos muito gostosos, polvilho de milho e água enquanto eu assistia os tele jornais. rsrsrsrsrs. . . . e como se não bastasse com 10 minutos depois me trouxeram um cafezinho quente pra finalizar o trecho.
    E só quero lembrar que estava voltando da Europa e que voei em 3 companhias de lá e nenhuma se compara com a Azul.
    Sempre voei Gol e Tam e faço parte dos seus planos de fidelidades, assim como hoje também sou CLUBE TUDO AZUL. Mas se a Azul manter os preços bons que eu venho notado e continuar com essa boa qualidade que experimentei, ela SEMPRE TERÁ O PRAZER DE ME VER SENTIR O PRAZER DE VOAR AZUL. RSRSRSRS. . .
    Abraços: IVO MACário