Changi Cingapura é eleito o melhor aeroporto do mundo mais uma vez. Guarulhos é o melhor do Brasil

Denis Carvalho 27 · março · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Aeroporto Changi de Cingapura acaba de ser eleito o melhor do mundo pela segunda vez consecutiva na World Airport Awards, premiação promovida pela consultoria britânica SkyTrax. Entre os brasileiros, o Aeroporto de Guarulhos foi mais uma vez o melhor colocado, seguido pelo do Galeão, no Rio de Janeiro e o aeroporto de Recife.

Nenhum dos dois, no entanto, conseguiu lugar na lista dos cem melhores do mundo.  Como no ano passado, os brasileiros não conseguiram sequer a liderança na América do Sul. A lista, aliás, ficou idêntica ao do ano passado, com Guarulhos atrás de Lima, Guayaquil e Santiago. 

Para chegar ao resultado, a SkyTrax ouviu mais de 12,8 milhões de viajantes de 110 nacionalidades, por meio de uma pesquisa de satisfação que avaliou 410 aeroportos de todo o mundo em 39 quesitos. O aeroporto de Cingapura, que no ano passado já havia conquistado a medalha de ouro, superou mais uma vez o concorrente coreano Incheon, que atende a capital Seul, que novamente ficou com o segundo lugar.

 

Aeroporto Changi

O Aeroporto de Cingapura tem quatro terminais no ano passado recebeu 53,1 milhões de passageiros – bem longe de sua capacidade máxima, estimada em 66 milhões de usuários por ano. Os quatro terminais são conectados por um sistema de monotrilhos, com sete estações e linhas separadas para passageiros em conexão. Os terminais 1, 2 e 3 oferecem uma imensa variedade de serviços, praças de alimentação, salas de descanso, spa e a Trilha da Natureza, com jardins temáticos para os visitantes.

De acordo com a pesquisa, após Changi e Incheon aparece o aeroporto de Munique, que subiu três posições no ranking e tomou de Amsterdã o título de melhor da Europa. Hong Kong, Amsterdã Schiphol, Tóquio Haneda e Pequim Capital aparecem na sequência.

América do Sul

Aqui na América do Sul, o Aeroporto Jorge Chavez de Lima ficou mais uma vez com a primeira colocação. O terminal, que atende a 13 milhões de passageiros por ano, conquistou o prêmio pela sexta vez seguida. Em seguida aparecem os aeroportos de Guayaquil e Santiago.

O Aeroporto de Cumbica, o melhor brasileiro da lista, manteve a modesta quarta colocação, seguido pelo Galeão em quinto e Ezeiza, na sexta posição. Recife (7º) e São Paulo Congonhas (10º) também entraram na lista da SkyTrax.

A lista é exatamente igual à do ano passado, o que mostra que a concessão de Guarulhos, Brasília e Campinas à iniciativa privada não surtiram grande efeito na experiência dos passageiros até o momento. Será que com a inauguração dos novos terminais nos três aeroportos o quadro mudará para o próximo ano?

O resultado completo pode ser conferido no site da Skytrax. Chama a atenção o grande número de categorias: são ao todo 64! Incluindo prêmios para aeroportos por várias regiões, por categoria de acordo com o número de passageiros, aeroportos com melhores lojas, melhores restaurantes, melhores processos de segurança, imigração e  muito mais. Teve até prêmio para o aeroporto mais limpo do mundo, que ficou com Tóquio Haneda. Confira os resultados principais:

Melhores Aeroportos do Mundo

1 Cingapura Changi
2 Seul Incheon
3 Munique
4 Hong Kong
5 Amsterdã Schiphol
6 Tokyo Haneda
7 Pequim Capital
8 Zurich
9 Vancouver
10 Londres Heathrow

Melhores Aeroportos da América do Sul

1 Lima Jorge Chavez
2 Guayaquil
3 Santiago
4 São Paulo Guarulhos
5 Rio de Janeiro Galeão
6 Buenos Aires Ezeiza
7 Recife Guararapes
8 Caracas Simón Bolívar
9 Buenos Aires Aeroparque
10 São Paulo Congonhas

Com informações da SkyTrax.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe