Changi Cingapura é eleito o melhor aeroporto do mundo mais uma vez. Guarulhos é o melhor do Brasil

Denis Carvalho 27 · março · 2014

O Aeroporto Changi de Cingapura acaba de ser eleito o melhor do mundo pela segunda vez consecutiva na World Airport Awards, premiação promovida pela consultoria britânica SkyTrax. Entre os brasileiros, o Aeroporto de Guarulhos foi mais uma vez o melhor colocado, seguido pelo do Galeão, no Rio de Janeiro e o aeroporto de Recife.

Nenhum dos dois, no entanto, conseguiu lugar na lista dos cem melhores do mundo.  Como no ano passado, os brasileiros não conseguiram sequer a liderança na América do Sul. A lista, aliás, ficou idêntica ao do ano passado, com Guarulhos atrás de Lima, Guayaquil e Santiago. 

Para chegar ao resultado, a SkyTrax ouviu mais de 12,8 milhões de viajantes de 110 nacionalidades, por meio de uma pesquisa de satisfação que avaliou 410 aeroportos de todo o mundo em 39 quesitos. O aeroporto de Cingapura, que no ano passado já havia conquistado a medalha de ouro, superou mais uma vez o concorrente coreano Incheon, que atende a capital Seul, que novamente ficou com o segundo lugar.

 

Aeroporto Changi

O Aeroporto de Cingapura tem quatro terminais no ano passado recebeu 53,1 milhões de passageiros – bem longe de sua capacidade máxima, estimada em 66 milhões de usuários por ano. Os quatro terminais são conectados por um sistema de monotrilhos, com sete estações e linhas separadas para passageiros em conexão. Os terminais 1, 2 e 3 oferecem uma imensa variedade de serviços, praças de alimentação, salas de descanso, spa e a Trilha da Natureza, com jardins temáticos para os visitantes.

De acordo com a pesquisa, após Changi e Incheon aparece o aeroporto de Munique, que subiu três posições no ranking e tomou de Amsterdã o título de melhor da Europa. Hong Kong, Amsterdã Schiphol, Tóquio Haneda e Pequim Capital aparecem na sequência.

América do Sul

Aqui na América do Sul, o Aeroporto Jorge Chavez de Lima ficou mais uma vez com a primeira colocação. O terminal, que atende a 13 milhões de passageiros por ano, conquistou o prêmio pela sexta vez seguida. Em seguida aparecem os aeroportos de Guayaquil e Santiago.

O Aeroporto de Cumbica, o melhor brasileiro da lista, manteve a modesta quarta colocação, seguido pelo Galeão em quinto e Ezeiza, na sexta posição. Recife (7º) e São Paulo Congonhas (10º) também entraram na lista da SkyTrax.

A lista é exatamente igual à do ano passado, o que mostra que a concessão de Guarulhos, Brasília e Campinas à iniciativa privada não surtiram grande efeito na experiência dos passageiros até o momento. Será que com a inauguração dos novos terminais nos três aeroportos o quadro mudará para o próximo ano?

O resultado completo pode ser conferido no site da Skytrax. Chama a atenção o grande número de categorias: são ao todo 64! Incluindo prêmios para aeroportos por várias regiões, por categoria de acordo com o número de passageiros, aeroportos com melhores lojas, melhores restaurantes, melhores processos de segurança, imigração e  muito mais. Teve até prêmio para o aeroporto mais limpo do mundo, que ficou com Tóquio Haneda. Confira os resultados principais:

Melhores Aeroportos do Mundo

1 Cingapura Changi
2 Seul Incheon
3 Munique
4 Hong Kong
5 Amsterdã Schiphol
6 Tokyo Haneda
7 Pequim Capital
8 Zurich
9 Vancouver
10 Londres Heathrow

Melhores Aeroportos da América do Sul

1 Lima Jorge Chavez
2 Guayaquil
3 Santiago
4 São Paulo Guarulhos
5 Rio de Janeiro Galeão
6 Buenos Aires Ezeiza
7 Recife Guararapes
8 Caracas Simón Bolívar
9 Buenos Aires Aeroparque
10 São Paulo Congonhas

Com informações da SkyTrax.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Pedro

    Galeão não devia entrar nem na lista das melhores rodoviárias da África! Sem querer ofender as rodoviárias africanas!

    • Ricardo

      Não é à toa que a lista da Skytrax é considerada uma piada por muita gente.

    • Welton

      Nem Galeão nem Guarulhos deveriam constar de lista alguma. São péssimos aeroportos, feios, sujos e com serviços caríssimos.

  • O de Recife é Lindo

    • Rafael

      Verdade, na minha opinião o melhor do Brasil. Novo, limpo e moderno, é o que o Galeão deveria ser com seu banheiros imundos.

  • Paulo Almeida

    Tá difícl!

  • Dênis Colli

    Muito estranho o aeroporto de Bogota El Dorado não aparecer na lista. O aeroporto Jorge Chavez de Lima é deficitário próximo ao Colombiano.
    Fiz conexão nele ano passado, a imigração é lenta, mesmo para passageiros em trânsito, o ar-condicionado era falho, estava muito quente dentro da sala de embarque, nenhum lounge que preste, exceto pelo própria sala vip da Lan, os freeshops são ok, muito parecidos com os do Aeroparque, Buenos Aires. Banheiros com poucas cabines, no horario de rush de voos internacionais é possivel ver algumas pessoas esperando para usar o banheiro…
    Guarulhos está longe de ser o melhor, mas a atual gestão melhorou muitas coisas, dentre elas as opções de restaurantes, banheiros reformados e funcionando. A imigrição de Guarulhos é terrível, tanto na saída quanto na chegada, dependendo do horario, perde-se 1h nas longas filas. Já em voos domesticos, o numero de agentes na segurança aumentou bastante o que faz com que seja rapido o processo, que considero mais organizado que Congonhas (as manhas em CGH parecem feira, todo mundo querendo ir pro raio x ao mesmo tempo, não respeitando os demais). O que me irrita profundamente, em ambos aeroportos brasileiros é o embarque e desembarque em posição remota, mesmo que por vezes exista finger disponivel. As malas demoram mais ainda para chegar!
    A Azul está de parabens, parece que fez o dever de casa, ja sabe que muitos aeroportos ainda tem certos "problemas" para acoplar o finger em suas aeronaves, e usa constantemente embarque/desembarque remoto, e mesmo assim as bagagens chegam quase que ao mesmo tempo que as demais…
    Confins é um aeroporto que está sub-utilizado, uma verdadeira zona! O de Salvador também, reforma pra tudo que é lado e a coisa parece nunca andar!

    • Passei por Bogotá ano passado e concordo com você. Muito bom o aeroporto e os preços das lojas free shop bem melhores que os do Dufry de GRU!

      • EDUARDOPGALVAO

        Pois é, não dá para entender. Em janeiro estive em Bogotá e Lima, e o de Bogotá pareceu MUITO, mas MUITO melhor que o de Lima.

        • Thyago Portela

          Concordo com coces. Estive em Bogota em outubro e fiquei surpreso demais com o aeroporto da capital colombiana.
          Achei Top. Melhor que qualquer um aeroporto brasileiro.

    • Kirla

      O aeroporto de Bogotá é muito bom, melhor que Lima.

  • Abe

    Tokyo – Narita

  • Abe

    Na revista exame aparece Tokyo Haneda,que é o aeroporto doméstico do Japão.
    O Aeroporto internacional é o NRT(Narita).

    • Alex

      O aeroporto de Haneda é um aeroporto internacional com vôos para Ásia, América e Europa, bem como Narita.

    • jorge moraes

      A informação não confere. Hoje Haneda opera diversos voos internacionais, principalmente para o próprio Oriente.

  • Gustavo

    Informativo: Confins ficou fora da lista por não ser considerado um aeroporto.

    • EDUARDOPGALVAO

      Ótima esta, tenho de concordar contigo!

  • Carlos Alberto

    Vai lá que Ezeiza não é nenhuma maravilha, mas classificar o Galeão na frente dele só pode estar de brincadeira! Aliás, o GIG não deveria nem estar entre os melhores nessa lista. Assim como o Aeroparque estar na frente de Congonhas. Aquele aeroporto está sucateado no último graças à política louca da Cristina Kirschner.

    Aliás, é impressionante não ver o bom aeroporto de Bogotá figurar entre os top 10. Como não conheço o de Guayaquil não posso comentar em relação à ele, mas entre os demais dessa lista para mim com certeza ele estaria em 4º lugar.

  • Gustavo

    Dos aeroportos listados na América do Sul, só não conheço os de Guayaquil e Caracas. E como carioca, nascido, criado e morador do Rio, digo que o Galeão é pior que os demais. E há muitos outros que estão na frente dele, como o de Montevideo ou Confins. Isso não necessariamente é um elogio aos demais. E olha que já fui ao Ezeiza em pleno verão portenho com o ar condicionado desligado para economizar energia, em virtude da crise argentina…

    • Também sou carioca morador do Rio, e viajo com frequência saindo do GIG, mas CNF não é tão melhor assim… Das últimas vezes que saí ou cheguei em Confins, o aeroporto estava em obras (igual ao Galeão), mas o estado de conservação estava pior que o daqui…

      • confins e um lixo..dizer que aquilo ali presta.neme escadas rolantes suficientes tem.me lembro so de 2 no hall. tem so .2 balcoes da polcia federal no embarque.sala minuscula de embarque internacional..auto falantes de avisos que mais parecem aquele de feira do interiorr.guarulos e galeao so pode ser piada.tiraçao com a cara do povo.

  • Anderson

    Cade o maravilhoso aeroporto de Cuiabá? ironia

  • Moacyr Lopes

    Galeão é aeroporto? Pensei que fosse terminal de BRT. #ironiamodeon

    • Infelizmente sou obrigado a concordar com você. Como terminal de BRTrem é um bom aeroporto.

  • titobosco

    Agora se a lista fosse entre os aeroportos mais "amigo da natureza do planeta," o de Salvador ganharia em primeiro lugar. afinal aqui os monitores se transformam em cachoeiras quando chove.
    http://imageshack.com/a/img703/169/onnz.jpg

    • Meu Deus!

    • Antonio

      kkkkkkkkkkkkkk E os baianos ainda dizem que é melhor que o de Recife.

    • Vitor

      Olha só que bonito… em nenhum lugar do mundo tem isso rsrs. Aqui em Manaus não muda muito não, parece a Vila do Chaves, Baldes espalhados por todo canto. Ainda bem que está ''quase'' pronto, espero que não precisemos mais dos Baldes… kkk

  • eduardo

    Moro em Recife e me orgulho do nosso aeroporto.

    • José

      Se orgulhando com pouco, hein camarada?

      • eduardo

        Me orgulho mesmo porque qnd viajo pelo Brasil só vejo descaso..

      • Antonio

        É pequeno, mas limpo, bonito, bem equipado e quem já passou só tem elogios.

        • Ele não é pequeno, somente não é gigantesco como o de GRU e GIG que nasceram pra atender vôos internacionais de um país de 200 milhões de habitantes. De todos os aeroportos que fui, o melhor em termos gerais é o de Recife. Rápido pra embarcar e desembarcar, super bem localizado, com a passarela pro terminal integrado de ônibus e com o metrô se consegue chegar em boa parte da cidade e com segurança. Além de tecnologicamente ele ser muito mais moderno do que imaginamos. Aquela escada sem suporte e o fato de boa parte da água utilizada no aeroporto vir do próprio ar condicionado são duas coisas simples que por trás há um projeto danado. Sem falar que ele é lindo.

          • Samuel Silva

            Conheço quase todos os aeroportos do Brasil, com algumas exceções do norte do país. Considero os aeroportos nordestinos (observando a proporcionalidade e a necessidade de cada cidade) em especial, respectivamente, Maceió, Recife, Natal e Salvador como sendo os melhorezinhos do Brasil já há algum tempo. Precisam melhorar ainda mais, mas servem razoavelmente bem às suas cidades e ao fluxo de visitantes em geral. Considero o de Recife melhor aproveitado e localizado do que o de Salvador. Os aeroportos do sul precisam melhorar com certa urgência. O de Florianópolis (Hercílio Luz) é de dar dó. Perde até pro Leite Lopes de Ribeirão Preto. A cidade de Floripa não merece aquele terminal. O Afonso Pena é melhor embora precise se atualizado e modernizado. GIG, GRU, Confins (do mundo), Pampulha e o de Brasília não merecem comentários positivos quase que em nenhum aspecto. O Augusto Severo de Natal é bom e serve à capital potiguar bem. Para melhorar, estão construindo o novo em São Gonçalo do Amarante, que já tem a maior pista do Brasil, feita pelo exército brasileiro já em 2013. Será o único aeródromo tupiniquim a receber vôos do A-380 (por enquanto). O Pinto Martins já está em reforma, o que era um aeroporto razoável se transformará num bom aeródromo. O Centro-Oeste não avança nesse aspecto, infelizmente.

  • Gente, verdade seja dita: sou carioca e utilizo com muita frequência o Galeão, realmente tenho que concordar que aqui não parece aeroporto, é triste mas é a realidade. No entanto, não podemos nos orgulhar de GRU tb não. Acho que como brasileiros, deveríamos cobrar melhoria e melhor aplicação de nosso dinheiro. Infelizmente, estamos muito mal! Ainda não conheço Confins, pelo que andei lendo a coisa também está feia por lá… triste, triste!

  • Fabricio

    Estranho é Ezeiza ficar atrás de Guarulhos e Galeão.

  • Peruca

    Conheço uns 20 aeroportos brasileiros.

    Recife é disparado o melhor.

    Pros padrões brasileiros, é o que tem arquitetura menos defasada, alem de oferecer capacidade mais próxima da sua realidade.

    Em seguida Guarulhos, que se fossemos botar na ponta do lapis, pelo numero de voos que recebe, era para ser umas 10 x maior e mais moderno.

    A verdade é que qualquer aeroporto meia boca americano ou europeu, de qualquer cidadezinha mediana coloca os nossos no bolso.

    Nossos aeroporto são uma vergonha. O galeão é o melhor retrato do descaso e abandono dos nossos aeroportos.

    Privatização já para todos eles.

  • Luiz Gustavo Lima

    Não entendi a não inclusão do “El Dorado” em Bogotá (BOG)? Com certeza vai brigar com o Jorge Chavez (Lima) em 2015 pelo top na América do Sul. Brasília e Guarulhos só em 2016.

  • marc

    o carrasco, de montevidéu, que é lindíssimo,moderníssimo e limpíssimo , não entrou por ser pequeno ?
    não consigo entender a ausência do aeroporto da capital uruguaia.

  • Thiago

    Duas perguntas: por que Bogotá (sem duvida muito melhor que qualquer aeroporto brasileiro) e Dubai não entraram na lista?

  • Francinaldo Rafael

    GRU deveria estar entre os piores. Uma bagunça…
    Gosto muito do aeroporto de Curitiba.

    • Carlos

      Curitiba tem um aeroporto razoável, mas algumas falhas são capitais. Vocês sabiam que não há como um cadeirante sair do finger e chegar na área de bagagens, porque não tem elevador? Tem dois lances de escada e não há nem uma rampa. O cadeirante tem que entrar nas salas de embarque, sair pelo Rx, descer o elevador único do aeroporto e voltar pra área de desembarque! Surreal. Outra coisa: de maio a agosto, prepare-se pra congelar: o aeroporto é todo de piso e paredes frias, na capital mais fria do pais…e pra ir buscar seu carro você terá que andar vários metros ao ar livre, sem nem mesmo um passeio coberto pra proteger da chuva…

    • rafael

      Guarulhos é um labirinto. Uma confusão completa e aquele piso de xadrez!? kkkkk. Curitiba é legal, apesar de preferir o de Porto Alegre.

      • Melissa

        Piso de xadrez é em Congonhas, rs

  • Felipe

    Porque o aeroporto de Atlanta não entrou na lista?

  • risos e mais risos ..apenas.

  • joao carlos

    poxa falaram q breve o galeao seria da mesma administraçao do de singapura.to aguardando rss.aeroportos deveriam ser compativeis com a cidade,sou do rio e no momento moro em natal o daqui ta tudo de acordo muito bom mesmo.

  • Johnny

    Trabalho no Aeroporto de Recife e conheço os aeroportos de quase todas as capitais brasileiras. Certamente Recife está entre os melhores (ou menos ruins?) do país, tendo em vista sua razoável capacidade de absorção da imensa demanda de voos.

    Enquanto isso, os Aeroportos de João Pessoa e Maceió, nossas capitais vizinhas, são verdadeiros mausoléus. Fluxo ínfimo de passageiros, distância enorme para o centro da cidade, entre outros problemas. Sem dúvida trata-se de aeroportos que poderiam funcionar como rotas alternativas (se tivéssemos estradas eficientes).

    Mas falar em aviação regionalizada no Brasil é piada pra boi dormir…

    • Samuel W Silva

      Sobre as estradas brasileiras eu concordo que precisam melhorar, se tornarem mais eficientes. Agora não concordo com o termo Mausoléu pro de Maceió. Maceió não é Recife pra ter aeródromo daquele tamanho como também não é um hub regional como Recife precisa ser. Ele é bonito, moderno e tem amplo estacionamento. Todos embarcam e desembarcam por fingers. Ninguém leva chuva ou pega ônibus para terminal remoto como vemos por aí. Está colado à BR 104 que liga Maceió ao Recife sem trânsito urbano (o que é muito bom, diga-se de passagem). A mesma via do aeroporto leva à principal via de Maceió que leva ao Centro. O aeroporto tem ampla capacidade de recebimento de passageiros, ou seja, aeroporto pensado para o uso de hoje e para o uso futuro, evitando gasto desnecessário de dinheiro público antes de um prazo razoável. Não é uma feira livre como vemos em outros. Não tem goteiras e baldes; calorão por quebra de ar condicionado; todos têm lugarzinho para colocar seu carro no estacionamento e pegar seu parente ou até mesmo deixar o carro por lá e viajar, só pegando quando voltar de viagem. Eu mesmo tenho feito isso. Não vejo tanto isso por aí nos aeroportos grandes e feitos calculando 5 anos de uso futuro apenas. A cidade já pensa em ampliar o vlt, ligando o aeroporto à principal via da cidade, além de fazer a via que ligará o aeródromo ao litoral norte, próximo à Maragogi, livrando o turista do trânsito local. Vale salientar que é uma cidade com problemas como todas as outras, mas o plano diretor é em grande parte respeitado e cumprido, haja vista a limitação de andares dos prédios localizados à beira-mar, o que não acontece com os arranha-céus de boa viagem. Em João Pessoa há tb a mesma preocupação, é perceptível. O aeroporto é um equipamento ligado à cidade, não pode ter vida unicamente própria. O Zumbi dos Palmares foi concebido visando o futuro crescimento da malha local com o recebimentos de vôos charters da Europa por várias vezes ao ano. É um aeroporto superestimado, o que não acho problema. Pelo contrário, foi bem pensado. Em vez de aeroportos que precisam de reformas a cada tempo por não terem sido bem planejados no projeto anterior. A distância para o centro já foi pensado desde muito tempo, pois está situado do ladinho do antigo terminal. As cidades onde aeroportos estão dentro dela é porque em geral seus planos diretores foram falhos e a cidade cresceu muito sem controle, atingindo as áreas de aeródromos, que é o caso de Recife. O aeroporto de Recife é moderno, funcional e bonito. Está dentro do trecho urbano, o que é bom para o passageiro. Mas não é somente o lado do passageiro que temos que verificar é também as cercanias onde os aeroportos estão fincados. Estar ali na Mascarenhas de Morais é bom pro passageiro mas os ruídos e riscos em caso de acidente para a comunidade circunvizinha também não podem ser desconsiderados. Haja vista o susto que deu para a comunidade local a queda do avião da NO AR (um ATR da empresa de Caruaru, que caiu em Boa Viagem matando todos os passageiros e por pouco não caiu em prédios e casas). Reveja suas definições e conceitos, caro amigo pernambucano.

    • Rafael

      Conheço Maceió e discordo. É pequeno mas é novo, limpo e oranizado. Para o tamanho da cidade é ótimo. Venha para Vitória para entender o que é aeroporto péssimo.

  • Ezeiza numa colocação pior do que Galeão e Guarulhos? ahuUHAahuAUHauhAhuahuAHUhuA

  • Juliana

    Gente, que Cumbica? rs Corrijam isso aí que tá uma confusão.

    • Gabriel Q.

      É o nome do distrito de Guarulhos onde se localiza o Aeroporto, e que também dá nome ao mesmo: Aeroporto de Guarulhos, ou Aeroporto de Cumbica, ou Aeroporto Governador André Franco Montoro, ou simplesmente GRU.

      • Na verdade Guarulhos é uma cidade, aliás uma cidade bem grande, com mais de 1 milhão de habitantes! =)

        • Gabriel Q.

          Tô sabendo, é que meu texto ficou ambíguo. Eu quis dizer "distrito em Guarulhos". Abs

  • Márcia

    O Galeão é a vergonha nacional. Escuro, mal localizado, cercado de favelas perigosas, falta de opção de alimentação, preços exorbitantes, banheiros sujos. Uma tristeza !

    • Rafael

      Concordo em tudo o que falou. Porta de entrada de turistas no Brasil. Ridículo.

  • Edwin lourenco

    Gente,m conheço muitos aeroportos de Sul América sou colombiano, e muito melhor o dourado de Bogotá que a desgraça de lima, nem trocam um miserável dólar para fazer ligação sabendo que o dinheiro fica na cidade deles e nem serviço wifi, isso tem o mais aeroporto dos pobres do pais, kkkkkk lima vergonha total

  • Igor

    Pode parecer estranho, mas acho viracopos o melhor aeroporto do pais. Limpo, organizadoe com varias opcoes de alimentacao. Achei bom tambem o aeroporto zumbi de palmares, em maceió. Nao levei em consideracao a proximidade deles com a cidade.

    • Rafael

      Verdade. Maceió é pequeno mas dá conta do recado.

  • Uma pesquisa que classifica os Aeroportos de Guarulhos e Galeão na frente do Guararapes (REC) não pode ser levada a sério!

    Quem conhece os aeroportos do Brasil sabe que o de Recife é disparado o mais confortável, bonito e prático.

    #prontofalei

    • Não posso opinar porque não conheço o de Recife, mas a julgar pelo o que eu li ele é muito melhor que GIG e GRU em termos de acessibilidade e mobilidade, e isso faz muita diferença.

    • Rafael

      Verdade. Recife é excelente.

  • Caracas entre os melhores é uma piada de extremo mau gosto. Guayaquil realmente merece estar entre os melhores, a frente de qualquer aeroporto brasileiro. Senti falta também de Bogotá, a meu ver, o melhor da América do Sul.

  • Rafael

    Não sei que critérios utilizaram pois o Heathrow com serviços ao cliente somente em inglês é sofrível. O que posso elogiar são os acessos. Santiago foi o melhor aeroporto que estive. Simples e direto. Avião rua em menos de 15 minutos. Recife, Porto Alegre, Curitiba até agora são os melhores que conheci, agora a porcaria do Galeão e o labirinto que é Guarulhos, faça-me o favor. Vergonhas nacionais.

  • Melissa

    No mínimo curioso o resultado dessa pesquisa, pois há menos de 2 meses duas pesquisas tiveram como resultado que o Aeroporto de Cumbica (Guaruhos) é o pior do mundo (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/aeroporto-de-cumbica-e-eleito-o-pior-do-mundo-em-site-estrangeiro.html) e o pior do Brasil, esta última em pesquisa da ANAC: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/02/aero
    Na pesquisa da ANAC, Viracopos foi considerado o melhor e GRU o pior!!
    E com a concessão à GRU AIRPORT, o que era ruim conseguiu ficar pior.

  • Isso ae é pesquisa comprada, desde quando aeroporto de Guarulhos deveria estar na lista?
    Já tive no novo aeroporto da Colômbia e lá dá de 10 a Zero no aeroporto de Guarulhos..

    Infelizmente os aeroportos daqui são muito ruins, o melhor que achei por aqui foi o Viracopos em Campinas..

    Enfim, Brasil tá longe de ter um aeroporto descente, fora que nenhum metrô chega em Guarulhos..

    .
    .
    .

  • Voltei recentemente de viagem via Galeão e pude constar que falta muita coisa. A primeira um serviço de internet Boa para policia federal. na hora do meu atendimento o sistema caiu e a checagem teve que ser digitando cada item do passageiro, somente isso, que segurança é essa? já pensou na Copa ?
    Uma surpresa do aeroporto de Miami é carrinhos de bagagem a um preço de $5,00 e a internet por 30 min tbe o mesmo valor (não era cobrado nada a uns 3 anos atras) . Se a moda pega nos aeroportos brasileiros?