Pesquisa aponta Recife Guararapes como o melhor aeroporto do Brasil

Denis Carvalho 9 · abril · 2015

O aeroporto do Recife foi eleito o melhor do país em um levantamento realizado entre passageiros pela Secretaria de Aviação Civil. A  pesquisa ouviu 64.539 passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos de grande movimentação no Brasil ao longo de 2014.

O Aeroporto Guararapes Gilberto Freyre foi eleito na categoria principal, chamada ˜Aeroporto + Brasil”. O Aeroporto de Congonhas venceu em outras quatro categorias e os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Confins (MG), Curitiba (PR) e Santos Dumont (RJ) foram os melhores em uma categoria, cada. Confira o resultado:

melhores aeroportos Brasil

As entrevistas foram encomendadas pela SAC à empresa Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.

As perguntas da entrevista contemplavam os indicadores qualitativos descritos nas nove categorias e seguem a escala de avaliação de 1 a 5, sendo 1 para a pior e 5 para a melhor avaliação possível. Segundo a SAC, a distribuição amostral das entrevistas considerou a distribuição de passageiros prevista para embarque e desembarque doméstico e internacional.

Ainda segundo a secretaria, 8 dos 15 terminais avaliados receberam média acima de 4 dos usuários, na escala de um a cinco.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Diego

    “As entrevistas foram encomendadas pela SAC à empresa Praxian – Business & Marketing” – ou seja: mais um amigo do rei ganhou uma bolada às nossas custas.

    Tenho certeza que não seria difícil para a Infraero pôr meia dúzia de funcionários entregando folhetos nos aeroportos por dois ou três dias – que foi, singelamente, o que a “empresa de pesquisa/consultoria/aconselhamento” fez.

    • André

      Pior que você está certo, Diego.
      É só pesquisar um pouco, que verá vários contratos com o governo federal. Ela está registrada como EPP (Assim como a maioria dos fornecedores de serviço desse tipo, que em alguns contratos faturam o teto, e após usam outra empresa para firmar novos acordos).

      Sobre a notícia, realmente é tudo isso o novo aeroporto de recife?

      • Antonio Carlos Florencio

        O Aeroporto do Recife não é um dos maiores mas é bem arrumadinho. Tudo novinho e fácil locomoção.

      • Guilherme Salvadori

        Olha sem saber de pesquisa alguma, eu sempre falei que o aeroporto de Recife é um dos melhores do Brasil. E não sou de lá pra falar isso, sou de Porto Alegre.

  • Felipe Póvoa

    Acho impressionante o quanto essas pesquisas não representam minha opinião.Mesmo em obras, vejo o aeroporto de Brasília um patamar acima dos outros em muitos aspectos. Principalmente na parte de alimentação, que tem várias opções e em localizações bem definidas e de fácil acesso.

  • Fellipe

    Congonhas o + confortável? Really? .-.

  • Brasiliense

    O aeroporto de Recife tem algo que ainda não vi nos outros que conheço do Brasil – tem uma estação de metrô. Algo que parece ser um ‘luxo’, infelizmente, aqui no país. Tem uma passarela bem moderna que conecta o terminal à estação, que tem opção de metrô para os bairros, para o centro de Recife e para o terminal rodoviário da cidade. Compra-se o bilhete do metrô ainda na passarela. Isso sem falar da localização, que é perfeita para quem vai ficar na zona sul tanto da cidade de Recife como do estado de Pernambuco. O passageiro também dispõe de muito, muito transporte público à disposição, seja para ir para as praias de Porto de Galinhas, Tamandaré, Maracaípe, Serrambi e outras, seja para ir para Olinda, para o Recife Antigo e litoral norte.
    Deve ter falhas, mas, nesse aspecto de acessibilidade e de mobilidade, é o melhor que conheço no Brasil.

  • Carlos Eduardo Mariz Neves

    Concordo com a pesquisa. O aeroporto do Recife é, realmente, bastante organizado, limpo e eficiente. dispõe de fingers para todas as posições e inaugurou recentemente uma passarela com esteira rolante que o liga a uma estação do metrô.

  • Clarissa

    Não conheço todos os aeroportos do Brasil, mas, viajo pelo menos 1 vez por mês, e, de todos os aeroportos que já estive, na minha opinião, o aeroporto de Recife é o mais organizado e merecedor da indicação na pesquisa. Pode não ser tão moderno quanto o aeroporto de Brasília, mas atende MUITÍSSIMO bem aos vôos que comporta. Poucas filas no despacho de bagagem, rápida espera na esteira para recolher a bagagem, estacionamento compatível, rápido acesso ao metrô e ótima praça de alimentação.

    • Hotz

      Moderno o Aeroporto de Brasilia ? estive por lá recentemente, o aeroporto de Brasilia tem muito a melhorar ainda, quando o passageiro deixa a aeronova ele se mistura com os passageiros que ainda irão embarcar, é uma bagunça só, não sinalização para encontrar a saída.

  • Felipe

    Eu acho um bom aeroporto, principalmente pela integração com o metro! Sim, dá pra andar de metro no Brasil tbm!!!
    Mas nunca há promoções, só Miami; Miami; Miami!!!!!
    Kd a Azul? q iria revolucionar as rotas no país???
    Depois que cresceu só quer Congonhas e Santos Dumont.
    De Curitiba para Recife só com escalas!
    Sem escalas, além da região sul RJ e SP: só BH, Campo Grande, Salvador, Buenos Aires e (claro) Miami (sem escalas, parando em POA – kkkkkk)

  • Carlos Edu

    Congonhas com 4…. eu só concordo com a cordialidade.

  • Felipe

    Ah, legal… agora precisam construir uma cidade em volta desse aeroporto!

    • Carlos

      Acho que estás precisando conhecer o Recife caro Felipe. Ou isso é recalque? Acho que temos que respeitar a opinião de todos, afinal isso faz parte da democracia. No entanto, o direito de se expressar livremente, não concede a você a regalia de ofender. Certa vez escutei de um professor que o que você escreve, reflete o que você é. Caro amigo, se não tiveres nada para falar, sejam críticas positivas ou negativas a pesquisa, não perca a oportunidade de ficar calado.

      • Felipe

        Acho que “estás” precisando procurar algo pra fazer… Não sou obrigado a gostar de morar num esgoto a céu aberto! Acho que você “estás” precisando viajar e conhecer o mundo…

        • wando

          Carlos, perde teu tempo não não, esse tipo de pessoa so se ignora, não tem nada a acrescentar, esquece

        • Millena

          Engraçado como paro sempre q paro pra pensar só reforço minha teoria que tudo é uma questão de ponto de vista e estado de espírito, vi vc dizendo que viveu no Recife e listando toda essas coisas negativas que parece ter sido do o que vc viu na cidade, tb estou morando aqui ao mesmo tempo que vc disse ter morado e apesar de já conhecer tb alguns lugares no mundo e ter conhecimento de alguns problemas da cidade sou muito feliz aqui, acho o recife uma bela cidade e sou grata a Deus pela oportunidade de estar aqui com minha família, mas no caso da pessoa ser infeliz penso que tanto faz estar no Recife ou na Suíça vai sempre achar tudo uma terrível e extrair o pior das coisas. De onde vc tirou que o Recife é um esgoto a céu aberto? O local onde vc morava aqui era? Talvez o problema fosse no local onde você morava aqui (em todo lugar tem aéreas melhores e piores pra se viver, disso n tem como fugir), ou talvez o problema seja apenas vc e isso fica meio nítido na agressividade contida no que vc escreve. De qualquer forma te desejo coisa boas e melhores condições de vida e que não volte a viver num esgoto a céu aberto, pq é como diz aquele velho ditado que cada um só oferta aquilo que tem, eis minha oferta, bons votos pra vc. E quanto a questão do aeroporto que é o foco, o Aeroporto daqui é um bom aeroporto e mesmo n conhecendo todos os aeroportos do Brasil mas conhecendo os principais, penso que o título seja justo.

          • Felipe

            Ah, OK! Beleza! Nem vou me dar o trabalho de “rebater” seu comentário e responder suas perguntas vazias. Não entendo como um simples comentário pode despertar a ira de alguns… Não fui agressivo, é a minha opinião!!!! Não sou obrigado a gostar de determinada cidade, sou?! Com relação ao aeroporto repito meu ponto de vista: O aeroporto de Recife realmente é bom (quando estavam construindo faziam questão de colocar diversas placas: “estamos construindo o maior aeroporto do Nordeste”) mas não acho que seja o melhor do Brasil, não tem como comparar o tráfego de aeronaves e pessoas com grandes aeroportos do país, talvez por isso que seja mais limpo e organizado que outros (menos gente, menos aviões, menos trabalho a se fazer). Mas que os turistas que não se enganem, essa limpeza e organização fica restrita apenas ao aeroporto… Não se aborreçam com a minha opinião, caros colegas! Tenho muitos amigos que ainda moram em Recife e que compartilham da mesma opinião que eu…

          • Millena

            Não, ninguém é obrigado a gostar de nenhum lugar mas como pra tudo na vida o respeito é fundamental, e se referir a cidade como um esgoto a céu aberto, pelo amor. Vc disse q simples comentários despertaram a ira de alguns, bem, o que vc chama de ira eu chamo de educação, conhece? Usei essa esse negócio pra rebater seus comentários carregados de ódio sobre o lugar q vivo. Seus comentários sobre recife dizem mais a seu respeito do que a própria cidade. Vi um comentário acima de um rapaz q te chamou de babaca, n quis complementar pq acho que a vida e a maturidade (que infelizmente n chega pela todo mundo) mas bem, elas ensinam as pessoas o significado da palavra respeito, espero q algum dia vc aprenda.

          • Felipe

            Ué, você não tinha puxado a “discussão” pro aeroporto?! E só pra constar: Não tenho ódio dessa sua cidade maravilhosa, apenas não compartilho da mesma opinião que você. Entenda, senhora madura!

        • Alex

          Comentário infeliz.Também estou morando em Recife e não lembro de viver nada que se pareça com um esgoto a céu aberto. Acho que você está precisando dar uma fechada na boca pra abafar o fedor que saí de dentro, sua síndrome de esgoto passa, certeza cara!

          • Carlos

            Caro Guest. Gosto de estudar idiomas. Por vezes escrevo sim algo com algum acento aqui, outro acolá. Na verdade, ninguém disse que você é obrigado a gostar de Recife, São Paulo, Porto Alegre, New York, LAX, Québec ou qualquer lugar que seja. O problema é sua falta de respeito com a cidade. E quando você desrespeita a cidade, que segundo sua opinião precisa, precisa sem construida, como se nosso aeroporto fosse construido num deserto ou numa selva, você desrespeita todo um povo e pessoas que amam nossa cidade. Sinto ter que dialogar com um acéfalo ignóbil como o senhor, que certamente não tem a cultura que tenho, não fala os idiomas que domino, não vive bem como eu e confunde direito de livre manisfetação com a ousadia de agredir uma cidade tão receptiva como a nossa. Caro companheiro, sinto pena de sua medíocre existência. São cidadãos de seu naipe que fazem a cada dia nosso país dar largos passos na contramão e fazem mais pessoas como eu e tantos outros a viver fora daqui.

          • Guest

            Caro camarada Alex, não entendo como todos os posts que tentam “rebater” as minhas críticas são completamente ofensivos como o seu. Na minha opinião a cidade INTEIRA fede, principalmente após uma chuva intensa de dois minutos, que é mais do que suficiente pra alagar TUDO. O lixo, que já normalmente já fica nas ruas, sobe e agrava ainda mais o aroma característico da cidade. Mas não se preocupe, o aeroporto é o melhor do Brasil.

    • Carlos Eduardo Mariz Neves

      Antes de se “construir uma cidade em volta desse aeroporto” você deveria tentar se educar, mas isso parece ser bem mais difícil que construir uma cidade…

      • Felipe

        Caro colega Carlos, morei longos dois anos nessa belíssima e limpa cidade apelidada de “Veneza brasileira”. E você, bastante educado e estudado, deve saber que o povo pernambucano, de forma geral, também é dotado de uma educação ímpar e de uma paciência invejável e reconhecido por isso em todo território nacional… Repito: Não adianta ter o melhor aeroporto do Brasil e a cidade ser um caos. Nem vou entrar no mérito de falar sobre educação pois uma cidade, que pode até ser sua amada Hellcife, não precisa ter somente pessoas educadas pra ser chamada de “cidade”.

        • Jonathan

          Já fui 2 vezes para Recife, a primeira me hospedei em Boa Viagem e a segunda em Parnamirim. Achei Parnamirim bem melhor que alguns Bairros de outros estados que já me hospedei. 🙂 🙂 🙂

          • Rodolpho

            Não espalhe isso, nós moradores da zona norte não queremos esta área infestada de turistas. Ironias à parte, sim, a zona norte guarda áreas muito agradáveis que, além dos nativos, poucos conhecem e sabem valorizar. Quem conhece parnamirim, casa forte, aflitos, espinheiro e graças geralmente se encanta por esses bairros, que guardam (bem escondido, é verdade) alguns dos mais belos símbolos da cultura local, incluindo (mas não limitado a) os belos casarões coloniais de casa forte, algumas ruas preservadas, outras construções restauradas, etc. É um lugar excelente pra morar e, talvez por isso, não haja muita oferta de leitos comerciais por aqui.
            Mas a cidade é caótica, como o visitante aí tem falado, e isso está me fazendo fugir daqui. Vou manter meu lugarzinho do coração aqui, mas vou morar em uma cidade que me dê mais qualidade de vida. Recife está cara, suja, bagunçada, violenta… enfim, caótica resume bem.

    • junior

      Querido acorda pra vida… Vc vive onde msm? A proximidade do aeroporto com boa viagem eh ótima. Se paga um valor pequeno de lá ate a igreja de boa viagem. O aeroporto tem BR bem estruturada que passa na frente… Tem boate na frente do aeroporto . hotel ibis… Metro e tudo mais q vc jamais sabe e nem saberá pq eh um recalcado… E olha q nem sou de recife!!

    • Antonio Carlos Florencio

      Babaca

  • Luis

    Quem fui REC sabe o verdadeiro.O banheiro que perto ao balcão da GOL é sempre muito sujo,se não acredita,vai lá ver.

  • Tito Bosco

    Congonhas como aeroporto brasileiro mais confortavel eu heim… Ficar descendo e subindo dentro de ônibus é brincadeira??
    Concordo que o de Recife é o melhor do Brasil e o mais bonito também, independente do estado no seu entorno.
    Já o de Salvador que considero um dos piores do Brasil, levaria facilmente este título.

  • AndreaP

    ahahaha, não é? Também fiquei de cara… aliás, todos os quesitos em que Congonhas vence me deixaram boquiaberta.

  • Betina Fabel

    Não utilizo o aeroporto de Recife para vôos domésticos, pois moro em João Pessoa. Porém, para vôos internacionais aquele é o pior aeroporto em que já embarquei/desembarquei. Os serviços de imigração tanto de saída quanto de chegada de passageiros funcionam de forma desorganizada e obrigam você a filas de mais de uma hora!

  • Rafael David

    Finalmente uma pesquisa lúcida. Não há dúvidas de que este aeroporto é o melhor do Brasil. Me causou grande surpresa a primeira vez que fui a Recife, um aeroporto limpo, moderno, organizado. Exemplo para muitos outros. Uma pena que o Galeão, que apesar de ter melhorado muito, ainda merece melhoras para ser a porta de entrada do Brasil.

    • Jonathan

      kkk

  • Rafael David

    Porto Alegre passou a ter, mas isso no Brasil é exceção mesmo. A burrice administrativa que deixou a estação Cinelândia a alguns metros do aeroporto de Santos Dumont é um exemplo. Mas o aeroporto de Recife é mesmo maravilhoso.

  • Hotz

    Ainda não conheço o aeroporto do Recife, mas com certeza não trocaria o Aeroporto internacional de São Paulo em Guarulhos por qualquer outro no Brasil, no aeroporto de Guarulhos tenho acesso a muitos trechos diretos dentro do Brasil e para o exterior sem precisar de escalas, se quero facilidade uso milhas faço upgrade e vou para classe executiva assim podendo usar as maravilhosas salas vips, como a da Tam, smiles e Star Alliance.

  • Felipe

    Isso aí, camarada! Apenas leia, ignore e aceite a opinião dos outros. Como nosso colega disse: Isso é democracia. E se todos gostassem de Recife, e resolvessem ir morar lá?! O que seria das outras cidades do país?!

  • Bruno Bastos

    Gostaria de partilhar meu ponto de vista como recifense e usuário do aeroporto dos Guararapes. Quem tiver dúvidas, fique a vontade pra me perguntar.

    Além de ser novo/moderno/limpo/adequado para a demanda (que não é nada mais que a obrigação, viu Infraero?), o que REC tem de melhor é a localização. Ele fica em plena zona sul, por trás de Boa Viagem, onde fica a maioria dos hotéis, logo uma corrida de táxi ficará mt mais barata do que custaria ir de GRU ou SSA pras aéreas hoteleiras das cidades.
    De lá, via metrô, dá pra ir ao centro do Recife (20 minutos) ou à rodoviária (45 minutos, pq é preciso trocar de trem). Vejo muito o pessoal do interior pegando o metrô com mala e, depois da passarela, tudo ficou mais fácil. Mesmo quem não mora na zona sul, como eu, chega fácil no aeroporto pegando busão+metrô.

    Como pontos negativos, acho que o terminal poderia ter mais serviços, lojas e lugares pra comer. Em todos esses aspectos, REC é razoável, pode e merece algo melhor.
    Também já ouvi falar que o embarque/desembarque internacional é pequeno e não tem capacidade pra lidar com muitos passageiros em curto espaço de tempo, mas n afirmo com certeza pq nunca fiz uma viagem internacional saindo de REC.