Megapromo TAM, tem gente que comprou e não levou

Leonardo Marques 10 · março · 2010

Mais uma vez vamos fugir um pouco do assunto do Melhores Destinos para falar dos sistemas/sites das companhias aéreas brasileiras. O motivo? essa promoção da TAM que teve no último final de semana.

Durante o período dessa promoção recebemos dezenas, ou talvez centenas de comentários de pessoas que não conseguiam comprar passagens pelo site da TAM. Isso já é conhecido, teve gente que antes de começar a promoção já falou: será que dessa vez o site vai ficar no ar?”… enfim, isso é ruim, o site ficou muitas horas com problema, mas isso não é o pior.

O pior é que várias pessoas estão entrando em contato com o Melhores Destinos para dizer que compraram as passagens, receberam inclusive e-mail confirmando e a TAM não está confirmando a compra agora.

Nós evitamos postar esse tipo de problema aqui, afinal o foco do site não é este. Mas eu já passei por esse tipo de problema e demorei mais de 5 meses para ter o valor devolvido (aqui tem um post explicando), por isso resolvi abrir esse espaço para os nossos leitores.

Infelizmente o Melhores Destinos não tem como ajudar os leitores dessa vez. Nós temos contato direto com as principais companhias aéreas brasileiras, mas não é o caso da TAM.

Nossa idéia foi apenas relatar/lamentar o ocorrido e deixar o espaço dos comentários aberto para que quem teve problema possa expor seu caso.

Aos leitores que já entram em contato  com o Melhores Destinos por e-mail, pedimos que relatem novamente aqui nos comentários.

Nós vamos continuar nosso trabalho que é divulgar as promoções, independente de qual seja a companhia aérea. Se, nesse final de semana tiver nova promoção da TAM ela estará postada aqui com todo o destaque de sempre. Nós torcemos para que esse tipo de problema seja solucionado logo, afinal estamos falando da maior companhia aérea brasileira e que fará parte da Star Alliance em poucos dias.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • neto

    Boa tarde pessoal foi de fato vergonhoso alem de não conseguir entrar no site, os valores não correspondiam com os da promoção na segunda feira, alem do preço relativo estav com muitos horarios disponiveis, ao contrario do periodo da promoção.ESSE É MAIS UM CASA DE PROPAGANDAENGANOSA E DE DESCASO COM AS PESSOAS. ISSO NÃO ACONTEÇE EM OUTROS PAISES ONDE O CUMPRMENTO E O RESPEITO AS RELAÇOES COM O CLIENTE TEM RESPALDO…

    EMBUSTEIROS…

  • Cissa

    Nossa!! Eu quase matei meu pai por não ter comprado a passagem pela TAM para me visitar!! Ainda bem… vai que a passagem dele fosse uma dessas que a TAM não está confirmando… que abuso não é mesmo? Se tivéssemos outras companhias aéreas mais sérias para concorrer, com certeza esse tipo de problema não aconteceria com certa freqüência… nem esse nem tantos outros… mas é isso aí!

  • Bruno Robson

    Realmente , o site ficou por diversas vezes fora do ar , foi dificel conseguir comprar algum trecho . Comprei dois trecho smanaus – fortaleza e fortaleza manaus . e efetuei o pagamento porém a tam nao confirma a compra , pelo que vejo nao conseguirei viajar pois as passagens que comprei estao para o dia 26/03/2010.

  • ellen

    Comprei a passagem no site da TAM,na promoção dste fim de semana, e adivinhem só, pra minhasurpresa foram efetuadas 2 comprar em meu nome. Paguei por 2 viagem, elesme informaram q uma delas já foi canclada, mas não sei qdo serei reembolsada. Deram um prazo de30 dias. Isso aconteceucom mais alguém?

  • Ana Cristina

    Não me admira que isso aconteceu…sepre que os melhores destinos me enviar sites de promoção aceso, mais nunca funciona,já até desitie de azer qualquer transação nesse sentido,quando quero viajar sempre antecipo a compra das passagens,por exemplo vou viajar em dezembo de 2010, e já comprei em janeiro, mas sempre to ligando pra TAM,para me sertificar que as minhas passagens ainda existem.caso aconteça alguma coisa de errado,não tô nen ai,lasco logo um precesso.
    decepção………….

  • é por isso que é importante o pessoal lembrar que as agências de viagem estão ai pra isso.
    todos os meus clientes que me solicitaram não ficaram sem passagens. Tem pessoas que preferem comprar no site do que pagar a taxa de serviço da agência, as vezes economizar R$ 30,00 não vale o preço de ter a mordomia da agencia buscar os voos e emitir com a certeza de que esta confirmada a sua viagem e caso precise alterar nao vai precisar ficar horas no call center da cia aerea! pessoal, usem a sua agencia de viagens!!!

  • Tiago da Costa

    Olha… foi um teste de paciência. Eu comprei dois trechos ida e volta no domingo, mas tive que ir pra casa da minha sogra, cuja internet é mais confiável pra conseguir acessar o site. Mesmo assim, no meio do processo ocorreram problemas, e o resultado é que acabei reservando duas vezes o mesmo trecho e consegui chegar no pagamento em somente um deles.
    Tive que ligar para a TAM, e depois de uns 15 minutos esperando a atendente cancelou um dos trechos reservados e me disse que se eu não tivesse ligado pra cancelar uma das reservas, provavelmente o sistema cancelaria as duas (inclusive a já paga!) e eu perderia a passagem.
    Os preços estavam realmente bons. O trecho que me interessava era Belém x Florianópolis, mas valia mais a pena comprar Belém X SP e depois SP x Floripa (e vice versa). Vou nos mesmos vôos por 80,00 a menos. Só por curiosidade dos leitores, de Belém a SP consegui por 347,00 (ida e volta incluindo as taxas) e SP (Guarulhos) x Floripa, 197,00 (ida e volta incluindo as taxas), para ir numa sexta e voltar na segunda.
    Aproveito para pedir ao MD que sempre poste os preços partindo de Belém nas pesquisas que sempre são feitas.
    Muito obrigado e um abraço a todos!

  • Angela

    Pois eu já consegui, mas é preciso muita paciência e muuuuuuuuita persistência.

  • lissiane

    saindo de Manaus no dia 16/04/2010 para rio de janeiro aeroporto galeao e retorno a Manaus no dia 23/04/2010

  • kelly

    a Tam é lamentável, odiei viajar por ela. além de atrasar uma hora o voo e de não considerar q eu havia marcado assento antes da viagem tive meu celular furtado da bolsa q ue foi despachada por engano, incopetencia e mal atendimento por parte dos funcionários da tam. Minha sorte éq não roubaram meus cartões de credito e todo o dinheiro na bolsa. Pena que levaram meu celular e todos os meus contatos. Detalhe, ao desembarcar no RJ a pessoa q deveria me orientar e abrir um processo interno simplismente me deu um cartão de 0800 titulado fale com o presidente. Acho que o presidente é muito ocupado pq até hj não fui atendida nesse telefone, nem em outros pego pwelo site da empresa. Tam pra mim no ultimo caso, isso inclui tam viagens tb.

  • Lylian Malheiros

    Cabe uma indenização neste caso. Procurem um advogado de confiança e processem tb por propagada enganosa.

  • Andre

    Que pérola da lingua portuguesa o comentário anterior!

  • keka

    td verdade mesmo!!!!Aconteceu comigo!!!Cheguei até á digitar tdos os numeros do cartão de crédito e só recebi um email de confirmação de reserva!Quando liguei pra Tam pra confirmar,estava cancelada!!!!
    É MOLE???

  • Miceia

    Ana Cristina todas as promoções que existem nos melhores destinos são verdadeiras sim, vc está enganada.
    Talvez nunca funcione pq vc não sabe preocurar, as vezes tem tanta gente acessando ao mesmo tempo que o site nem abre, foi o que aconteceu esse final de semana comigo com essa promoção da TAM…

  • Eliane Paschoareli

    Olha, acabei de passar pelo sufoco parecido. Na sexta as 20:00hrs tb tentei entrar no site e nada. Como ñ queria perder a oportunidade (mesmo ñ acreditando nos descontos) liguei e fiquei cerca de 40 minutos com o atendente que me passou o valor da compra (2 pessoas). Como estava sem o passaporte de uma, perguntei se era possível reservar e ele disse que sim até domingo. NO domingo fui emitir as passagens e me disseram que o valor estava reservado, somente o vôo. Fiquei muito nervosa e falei que nehum momento fui informada deste procedimento. Me pediram um prazo de 3 dias úteis para ouvir a ligação. Hoje o supervisor entrou em contato comigo, informando que realmente o atendente ñ informou, mas que o valor era para cada pessoa. Eu disse que ñ que o atendente me disse total com taxas (e eu até perguntei 3x) e o supervisor disse que a ligação estava clara que ele me disse e eu até repassei o valor para uma pessoa que estava ao meu lado. Disse que tomaria todas as providencias necessárias contra a empresa e que queria tb ouvir a ligação (já que estava sendo chamando de louca), pois essa é uma viagem a trabalho e tal, por fim ele disse que ouviria a ligação pessoalmente, mas que tinha certeza do que estava me falando, já que a promoção não era para viagens internacionais (o meu caso). Eu disse que era um absurdo o que ele estava me falando, pois foi divulgado em todos os meios de comunicação até 95% de desconto para nacionais e até 82% de desconto para internacionais. Por fim eles decidiram cumpri o combinado. Moral: quem ñ chora ñ mama, ou seja, lute pelos seus direitos.

  • Lucas Rocha

    Tive MUITA dificuldade pra comprar a passagem no Domingo, fiquei tentando das 22h até as 4 da manhã. Liguei hoje pra confirmar e, aparentemente, está tudo certo (meu vôo é pra hoje). Espero que não haja problemas no check-in.

  • Jeferson de Assis

    Não é de se impressionar mesmo! Aproveitarei o espaço para desabafar fatos extremamente desagradáveis!
    Já passei horas no site pra comprar passagens e não consegui. E já precisei cancelar uma viagem em maio do ano passado e até agora espero um reembolso da TAM que nem entra em contato para dar satisfação do andamento do processo… É lamentável, mas é fato!!!

    Em breve, entrarei com uma ação na justiça pq se ninguém "gritar" muitas outras pessoas ficarão sem receber de volta o que é seu! Isso chega a ser falta de respeito, humilhação…!

  • Renan – Cascavel/PR

    É a democracia e livre arbítrio sempre presente no MD, parabéns Léo.

    Particularmente também desisti dessa promoção da TAM.

    Tentei desde sexta as 20hs até domingo, em vários horários diferentes. Todas as vezes o site estava impraticável.

  • Adriano Bildhauer

    sependendo do horário é foda conseguir o site no ar mesmo…
    mas todos sabemos que o melhor horário é de madrugada…
    nao tive problema nenhum em conseguir encontrar o site no ar, pena eu nao ter comprado a passagem…

  • Gelsa

    OBRIGADA…

    Mais uma vez " MELHORES DESTINOS " prestando um excelente trabalho.
    Conforme relatei no dia 07/03, efetuei uma compra CGH/POA/CGH, paguei com meu cartão de crédito e printei… agora resta saber se estou listada no vôo para o dia 21/04.
    Vou tentar fonar agora mesmo para TAM
    OBRIGADA

  • maria lins

    OI GNT, ESTOU ESPERANDO SURGIR UMA BOA PROMOÇÃO COM ORIGEM: RECIFE, DESTINO: GUARULHOS. TO PRECISANDO DESSA VIAGEM PRO MÊS DE MAIO E JUNHO. ESPERO QUE APAREÇA ALGUMA ATÉ LÁ. BEIJOS… OBRIGADO.

  • virginia

    bEM QUERO TAMBEM DEIXAR AQUI MEU COMENTARIO, JA QUE FIQUEI POR HORAS TENTANDO COMPRAR UMA PASSAGEM NA MEGA PROMOCAO, MAS NAO TIVE EXITO JA QUE O SISTEMA ESTAVA POR DIVERSAS VEZES COM PROBLEMAS, EH TRISTE PARA NOS CONSUMIDORES TERMOS QUE PASSAR POR ESTE TIPO DE PROBLEMAS, A FALTA DE RESPEITO.SE A COMPANIA NAO TEM CACIFE PARA COMPORTAR UMA MEGA PROMOCAO QUE NAO O FACA.

  • Paty Castro

    Boa tarde, eu recebo com frequência os e-mail´s dos Melhores Destinos e agradeço por este trabalho =D

    Com referência a TAM… eu consegui comprar as passagens no domingo… ao confirmar no banco deu problema… liguei na TAM… eles disseram que a passagem naum estava confirmada e que naum havia sido gerado o número do E-TICKET… daí no mesmo dia… após mais alguns minutos no fone… se não foram horas…

    ou seja, em uma segunda ligação… fui informada de que a compra havia sido confirmada e a moça me mandou um e-mail com o número do e-ticket…

    talvez vc´s tb tenham a mesma sorte… (graças a Deus consegui… naum aguentaria perder a PROMO e ficar sem ver meu love)

    BOA SORTE A TODOS!!!

  • matia celia

    Oi Léo,
    Comprar em promoção não é fácil, sexta a noite as 20:00hs eu estava dentro do site da TAM , meu objetivo ? Almoçar na sexta feira santa com minha família em Ilhéus e no sábado de Aleluia mergulhar em Taipus de fora em Barra Grande , por um preço justo.Caí um milhão e meio de vzs , como quem está numa liquidação real , num empurra empurra, estive várias vzs com a passagem na mão e …perdi.
    As 02:00 da manhã desisti e fui dormi deixando o despertador para as 05:00 hs. As 5:00 site vazio comprei as passagens para Ilhéus e ainda levei uma para ir comer um bom carangueijo em São Luís.
    Tem gente que não crê na promoção , pensa que vai entrar e comprar assim…..de boa …tipo 5 min no site sem uma quedinha…..rsss Tem de madrugar gente , levar queda , qualquer site em promoção boa é isso …abra o jogo de paciencia e vá jogando para ajudar rsss
    vamos nos conscientizar que em lugar algum do planeta comprar em promo é fácil…
    Leonardo é bom companheiro , manda email avisando, faz a pesquisa para nós, só falta pagar nossas passagens rsss e…..ainda tem quem reclame …..Vamos ao menos fazer nossa parte ….. e vamos viajar que é a melhor escola desta vida !!!

  • Fernando

    Tentei a mesma coisa. Até consegui encontrar as passagens baratas e horários razoavelmente bons, mas infelizmente não consegui finalizar a compra, como sempre nas promos da TAM.

  • Ana Paula

    Gente,

    As promoções dos melhores destinos são verdadeiras sim!!!

    Viajei pra Europa agora em fevereiro, tendo comprado uma passagem promocional na Iberia através dos melhores destinos!!!

    A culpa foi da tam!!!

    Abraço a todos

  • Felipe

    Aconteceu comigo! O pior foi ter que escutar da atendente da TAM que eu comprei uma passagem pro mesmo passageiro ir no mesmo vôo duas vezes: "maluco"! Além de ter sido um sacrifício comprar essa passagem, o sitema na útilma compra não enviou nenhum comprovante, mas debitou da minha conta o valor da passagem! Tive que ir até o aeroporto (loja Tam) resolver meu problema e mesmo assim me deram um 0800 – para variar com o atendimento congestionado e esperei uns 25 minutos para ser atendido. A atendente não achou sequer minha reserva! Mas tá lá o pagamento efetuado e o comprovante… E mais ainda, o prazo de resposta são de cinco dias úteis (até lá eu já viagei e voltei… afinal minha passagem foi comprada pro dia 14/03). Achei o atendimento péssimo da TAM! Eu fui um que comprou e não levou! Sinceramente eu a cada dia que passo faço propaganda positiva da GOL! Eu amo a GOL!

  • nat

    eu nao so nao consegui entrar no site da tam, como tb, nao consegui pela webjet …

    dpois de duas horas, consegui falar com o atendimento da webjet e fui informada que o site so funciona com internet explorer. Pois bem, fui ao internet explorer e continuei sem comprar a passagem … fiquei duas horas esperando aprovação do cartão, depois o cartão foi negado (o que seria impossivel, pois, inclusive, dpois de tentar comprar a passsgem e nao consegui, eu reservei o hotel q foi um valor superior com o mesmo cartão).

    tam e webjet lançaram promoção e nao cumpriram com sua palavra.

  • maria celia

    E além de comprar recebi um email orientando para cadastrar o e-ticket para concorrer ao 1+3 na África do Sul, Oxalá eu ganhe , se ganhar te levo Léo rssss.
    A gente tem de dar a César o que é de César , os preços estavam justos, nosso sonho é aquela passagem de R$50,00 da gol…….quem dera !!!!!!!!!!!

  • Rodrigo Vanderlei

    Também sou uma das vítimas dessa promoção de mentira!!!

    Demorou 4 horas para conseguir comprar a passagem. O site me mostrou os dados da confirmação. Recebi um e-mail confirmando.

    Taí o numero enviado pela tam: YN7DJA

    Escolhi o trecho (BSB-SP), preenchi meus dados, coloquei o número do meu cartão de crédito, reservei assento e recebi um e-mail com um código de confirmação. Somente ontem fiquei sabendo que não tinha os bilhetes depois de reservar hotel e comprar ingressos para um espetáculo.

    Fui numa loja da TAM e a funcionária disse que não poderia fazer nada. Apenas pelo telefone de atendimento "Fale com o Presidente" no qual se esperar 1h30 e não se consegue falar com ninguém.

    Pior foi a minha mãe que por escolher 2 destinos diferentes numa mesma viagem, teve de comprar os bilhetes separadamente REC-RJO / RJO-BSB / BSB-REC. Um bilhete foi confirmado e outros dois não. Para piorar vai ter que cancelar e pagar multa desse que foi confirmado.

    A companhia está agindo de má fé abusando dos direitos do consumidor descaradamente!!

  • larissa

    Realmente o atendimento dispensando pela TAM para com os consumidores é lamentável. O siete encontrava-se fora do ar na maior parte do tempo. Tentei acessar várias vezes a partir de sexta até domingo. Consegui comprar minhas passagens, entretanto, para minha surpresa, na segunda-feira a TAM cancelou-as alegando falta de pagamento. Afirmaram que o problema estava com a operadora do cartão VISA, que nao confirmou o pagamento, entretanto, entrei em contato com a VISA imediatamente e me garantiraram que o pagamento não foi autorizado porque a TAM não enviou-lhes nenhuma solicitação de compra, ou seja, por erro exclusivo da TAM fui prejudicada. Não sei o porquê deles lançarem esse tipo de promoção: 1° por que o site fica indisponível a maior parte do tempo; 2° por que quando vc realiza a compra, eles não mandam a solicitação para a operadora do cartão de crédito e depois cancelam sua viagem e não honrram com o preço promocional. Conclusão: perda de tempo e descaso com os consumidores. A TAM realmente está decaindo na qualidade dos seus serviços.

  • Alessandro

    Realmente os serviços da TAM (com exceção o vôo em si) são os piores de todos. O site esse final de semana estava praticamente impossível de navegar. Depois de muita insistência consegui comprar uma passagem e pra minha surpresa após selecionar os vôos qdo aparece a soma dos valores estava aprox. R$ 40,00 a mais que o valor no momento da seleção. Nessa mesma pág. aparecia uma mensagem de erro… Essa diferença não é referente a tx de embarque a qual já estava inclusa e tão pouco referente a indisponibilidade de assento devido a venda no momento em que eu comprava pois acessei novamente o site após a compra e os valores inicias continuavam. Outra reclamação que tenho a fazer é que os e-mails com a confirmação frequentemente não chegam. E para finalizar a baderna, qdo ligamos para o atendimento ficamos no mínimo 30 minutos pendurados no telefone e frequentemente qdo conseguimos falar com o atendente a ligação cai. Resumindo NOTA 0 p/ Tam!!!!

  • Camille Panzera

    Apesar de não ter feito nenhuma compra, sofri um pouco pra consegui pesquisar os trechos em que tinha interesse.
    Mas acredito que isso tenha sido devido ao horário de acesso, né?
    É claro que não é o ideal entrar de madrugada no site da Tam pra comprar passagem… mas se, por enquanto, for essa a maneira mais prática, é de se pensar acordar do meio da noite pra ter vantagem.

  • elias

    Infelizmente, quando vejo promoção, associo logo a uma forma de lesar ou enganar o consumidor. Passei dias e noites tentando comprar passagens nessa tal de Mega Promo Tam. Quando o site abria, nao concluia a transação. Mandava reiniciar todo processo. Até mesmo por telefone, nao funcionava a 'coisa'. Se houvesse SERIEDADE, a empresa deveria reconhecer as suas falhas, e prorrogar, ou re-editar a Promo para tentar minimizar os danos causados por propaganda enganosa. Com certeza nao acredito na eficacia das tantas reclamações, mas fica aqui mais um registro de indignação, por praticas abusivas, que lesam a nossa boa Fé

  • ROSEANNE PRESA

    Como de outras ocasiões recebi emails do melhoresdestinos.com (sempre compro bilhetes quando tem promoção) com promoção da Tam, não vou negar que foi meio difícil o acesso, mais insisti e no domingo consegui comprar pra dois destinos, Salvador/ Florianópolis e Salvador/ Campinas. Inclusive com email de confirmação da Tam, que já imprimi. Como sempre melhoresdestinos.com sempre a frente, pra nos facilitar.

  • priscila

    Meu Santo Deus Rodrigo, com certeza é um caso de processo!
    Eu quase comprei uma passagem nessa promoção mas domingo acabei esquecendo e so fui lembrar na segunda qdo a promo ja tinha acabado…
    Fiquei super triste afinal o preço estava mto bom, mas agora diante desses relatos acima fico ate aliviada.
    Sabe, nao costumo viajar mto pela Tam tbem… a unica vantagem q ela tem em relaçao as outras empresas é o lanche. No mais, atendimento, conforto, pontualidade, facilidade de compras e serviços, mais voos diretos e preço bom sao caracteristicas marcantes da GOL E AZUL nao da TAM.
    Bom, boa sorte p vcs aí e nao pensem mto em processar essa empresa q desrespeita os nossos direitos.

  • luciane

    Pois é, o site da tam estava horrivel mesmo. Eu só consegui comprar a passagem a01:14 da madrugada.( fiquei tentando desde as 20:30). estava com problema para pagamento. No final deu tudo certo.
    Paguei 370,00 na passagem de Londrina para Brasília.( já uncluso as tachas). E tinha passagem de Londrina para campinas ida e volta por 79,00.
    Valeu tentar tanto tempo.

  • Gustavo

    Olha,a Tam sempre foi uma vergonha, e não vem demonstrando melhoras. Tu paga uma passagem muito mais cara que as outras companhias e tem problemas em embarque, o site sempre foi horrivel para comprar, enfim.

  • Paula Alencar

    Aconteceu isso comigo e infelizmente, perdi a viagem, foi debitado na conta mas não foi confirmado, como a passagem era pra 1 dia depois, perdi… Agora estou estudando meus direitos para ressarcir o valor ou até mesmo ingressar com uma ação de indenização, danos… Liguei inúmeras vezes no call center durante a compra, me sinto lesada, acompanho há tempos todas promoções que aparecem por aqui (ressalto que vcs fazem um ótimo trabalho), pena que a empresa aerea não é condizente! Estou revoltada!

  • Telmo Augusto Dias R

    Exatamente o que aconteceu comigo. Não consegui finalisar a compra pois várias vezes o sistema não completava a efetivação da compra.
    Sendo assim fiquei impossiibilidado de aproveitar a promoção.

  • Dirriba

    Com relação a falha de dificuldade de acesso realmente é complexo e faz parte do processo qdo existe uma grande procura. Mesmo a empresa se preparando, existem limitações que não se tem como garantir. Neste caso o bom e velho insistência de atualização.
    Agora em relação as passagens a dica é válida tente falar com o "FALE COM O PRESIDENTE" e tenha em mãos todos os dados disponíveis. Antes de entrar em contato recomendo que ligue para sua empresa de cartão de crédito e verifique se a cobrança não foi efetuada ou negada por algum motivo (anote o número do protocolo de atendimento – data e hora), se isto não aconteceu qdo for reclamar na TAM informe este protocolo da operadora do cartão (pode ser útil).
    Se o 0800 falhar, existe a opção de fazer a queixa via a internet no site da TAM – opção de contato vc localiza a opção de enviar. Como o site tem limitação de 30 minutos, se for muito longo o texto vale a pena digitar no editor de texto e usar o copiar e colar. Nele existe ainda a opção de anexar arquivos, então anexe cópias (print) dos e-mails de confirmação!!! E informe os protocolos de atendimento do SAC e tb da operadora de cartão!
    Faça a queixa e aguarde o prazo solicitado pela cia para manifestação.
    Se não resolver desta maneira, que ainda pode ser a mais rápida, procure os órgãos de defesa do consumidor e/ou JEC. Caso tenha alguma dúvida vcs podem consultar um advogado. Caberá eventualmente exigir o ressarcimento dos valores gastos com reservas em hoteis, etc. e eventualmente um dolo moral. Mas por se tratar de uma solução que demandará um tempo maior, recomendo que tentem primeiro os canais da cia.

  • Damares Cardoso

    Gostaria de aproveitar a oportunidade e contar o que aconteceu comigo. Passei horas no computador tentando comprar uma passagem e quando consegui acabei errando o nome do passageiro. Agora estou tentando corrigir o erro e a TAM diz que não é possível essa correção pois o sistema não aceita tal alteração. Segundo eles eu tenho que cancelar a reserva e pedir o reembolso e comprar de novo. Detalhe, na tarifa normal.
    Eles disseram que o passageiro não conseguirá embarcar se o nome estiver errado.
    Questionei junto à ANAC se este erro não é passível de correção só que até agora não obtive resposta. Alguém sabe me dizer se isto é correto? Por favor, ajudem-me. Minha amiga vai me matar se não conseguir embarcar.

    Obrigada.

  • Helder Mendon&ccedil

    Fato lamentavél, mas deve ser devido a grande procura, acabaram vendendo mais passagem do que as disponiveis!

    abraço a todos!

  • Mzaria Eunice

    A TAM deixa muito a desejar. Viajei pra Paraiba mes passado, preço excelente – melhor q todas as outras cias. – mas o embarque em Guarulhos é lamentável. Os funcionários não são atenciosos, me mandaram pra fila prioritária, mas la chegando era muito maior que a outra, visto que a maioria dos idosos não viaja sozinho. Isso significa que havia familias inteiras acompanhando um idoso, ou seja, estava pior do que a outra fila. Depois de muita confusão com outras pessoas, conseguimos embarcar. Na volta, houve atraso grande na decolagem. Sem contar que marcamos acento pra nada, porque na hora eles colocam onde querem.
    Como disse uma outra pessoa, TAM só tem de melhor o lanche, mas isso temos em casa, não é?

  • claudia

    concordo tentei acessar mas sem sucesso, e qdo conseguia o preço não era nem um pouquinho comparado com o da zaul ou gol.
    Agora bem que a gol podia lançar a promoção do cofrinho, a ida por 1 real, nossa eu lembro que eu viajaei pra caramba… abraços a tdos

  • Rosele

    Bem..qdo falaste que já teve problema com a TAM, me identifiquei imediatamente, pq em Novembro comprei uma passagem pelo site da TAm eles não emitiram o bilhete, e qdo pedi a devolução disseram q seriam no máximo em 60 dias, depois de 60 dias..eles simplesmente me disseram que não estornaram pq não havia nada registrado que eu havia pago a passagem pelo cartão, mandei as faturas e mesmo assim eles pagas e eles disseram que não poderiam fazer nada por mim, tive que viajar e fui obrigada a comprar outras passagens pq até o presente momento eles não me estornaram..Depois de ameçar colocá-los na justiça..me disseram que mandaram a ordem pra que fosse estornado esse mÊs..estou agurdando a fatura..se não fizerem isso , não vou mais implorar pra que respeitem meus direitos, colocarei a TAm na justiça com a devida copia da conta telefonica registrando os 20 minutos no minimos que eles obrigam a gente esperar semf alar com ninguém pra que além deles me pagaram o que me devem com juros e correção monetária ainda paguem uma multa enorme por respeitar o consumidor, pq é apenas isso que eles entendem.
    Eu sei que a multa não é pramim, mas não importa, o que quero é que a TAM aprenda a respeita os passageiros e eles só aprenderam assim, é a única linguagem que eles entendem.

  • Luciana

    Sério, a Tam fez isso tudo e ninguém abriu uma queixa formal contra ela no órgão de defesa do consumidor, é isso?
    Até agora só vi uma pessoa dizendo que entrará na justiça, e ainda assim, meses depois do ocorrido. Não estou entendendo.

    Gente, ninguém foi ao Procon?

  • Renato Nascimento

    Fiquei das 20:00 às 02:00 tentando efetuar minha compra no trecho Ba-Rio-Ba, sem sucesso por causa da incopetência da companhia aérea em melhor seus servidores. O que fiz? Acessei a WEBJET e a AZUL, pesquisei o mesmo trecho e a AZUL estava ainda mais barata, queria ir de TAM mas…. com essa falta de respeito, não pensei duas vezes fechei com a AZUL e esse final de semana estarei no MARACA torcendo pro meu mengão.

  • É isso aí…. gente aprendem a lição.. não viagem mais com a TAM… Paguem um pouco mais caro, mas que vc ficará mais tranquila e segura.

  • Carlos Augusto A. de

    Tentei comprar duas passagens para o Chile e após varias tentativas observei q na promoção estava mais caro do q antes, parece brincadeira né? E em junho passado comprei um pacote no Submarino Viagens para 02 pessoas para BUE e fiquei surpreso ao receber o extrato de cartao cobrando 02 pacotes, após 6 meses consegui reaver o valor cobrado a maior, que a submarino alega ser de responsabilidade da TAM. Agora estou aguardando a decisao judicial para receber pelos danos morais e valor em dobro. Não podemos deixar barato. JUSTIÇA NELES

  • sergio

    eu e minha esposa ficamos 48 horas, literalmente, tentando comprar no site da TAM e nunca completava a operação. Pra mim, foi golpe de marketing para "testar" o mercado…ou completa ineficiência.

    Resultado, nem de graça quero essa M. de TAM

  • Priscila

    O site da TAM nao funciona nem em dia normal quanto mais quando tem promocao. Antes eu gostava de viajar de TAM, agora soh viajo de GOL, pois consigo comprar passagens de forma mais rapida.
    A TAM deveria copiar o site da GOL.

  • LEANDRO

    Enrroleichow, enrroleichow, o velho conto do vigário na onda do carnaval,. Isso aqui ÔÔÔÔé um pouquinho do Brasil IÁ, IÁ.

    GENTEM FAÇAM COMO O COMENTARIO DE UMA MOÇA AI POR CIMA E EU COMPREM ANTECIPADAMENTE QUE DÁ TUDO DIREITINHO. TODA VIDA ACONTECE ESSES LANCES DE SITE FORA DO AR

  • Rebecca

    Olá, infelizmente é triste saber sobre isso da TAM, infelizmente eu compro passagem da empresa + barata e que eu irei ter benefícios, nesse caso possuo o cartão fidelidade e terei vantagem mas adelante, eu tive a sorte de comprar a passagem da tam, mas tiver uma certa dor de cabeça:
    > não conseguir acessar o site;
    > tive que entrar de madrugada e ficar horas tentando e nada
    > tive que comprar por outro site para efetuar a compra.

    Então fica a dica, eu entrei pelo site do yahoo viagens que transfere para o site da tam automático e realiza a compra após 10 ou + tentativas consegui.

  • Janiele Ximenes

    Eu tava no site 1 minuto antes da promoção realmente começar. Dois minutos depois o site nem abria.
    Promoção foi mais ou menos pelo menos pro trecho que eu desejava.
    A Tam já me decepcionou tanto que nem fiz/faço mais questão de viajar nela.

  • marilda

    decepção..comprei minha passagem pelo site ida e volta de goiania a belem e belem a goiania, ir fui de boa a volta a tan disse que minha passagem não foi comprada…(ou não constava,sei la o que) a maior decepção fiquei mto triste com esse fato..estou ate hoje aki no nordeste,por falta de grana pra comprar outra passagem de volta.

  • Sonia

    Boa noite! Eu consegui comprar as passagens para minha mãe e uma amiga dela nessa promoção da tam. Elas viajaram ontem e voltam dia 06/04. olha foi muito complicado, passei mais de uma hora para confirmar o pagamento e finalizar a compra. Mas enfim ñ tive maiores transtornos. Valeu a Pena….

  • Diego

    Agora é que descobri que esse rolo todo pode ter dado o maior balde de água fria aqui em casa. Eu e minha esposa decidimos viajar para Foz do Iguaçu. Vimos a promoção da TAM e, no sábado, depois de muito tempo, conseguimos comprar (???). Na verdade, deu uma mensagem de erro ao final, mas recebemos e-mail de confirmação de reserva e apólice de seguro.

    Sinceramente, ao descobrir este site, que ducha de água fria…

    Obrigado por alertarem!

  • Fabiane

    Aconteceu o mesmo comigo. Só consegui efetuar a compra às 3h de segunda-feira e quando finalizei a compra, deu erro. Verifiquei a fatura do meu cartão e estava lá. Tentei ligar e a espera estava em 30 minutos… esperei e nada. Conclusão, liguei no dia seguinte, tinham feito o estorno pq tinha dado erro, abri reclamação e mandei um email explicando a situação toda, dei print screen na minha fatura, na pagina do erro e nas passagens que eu escolhi.E ressaltei no email que a culpa era deles e que eu não podia perder a tarifa em promoção. Também falei que o cliente paga taxa se a compra for por telefone ou no aeroporto e que o site não facilita, então fica difícil.

    Conclusão… bati o pé, mesmo porque já tive outros problemas com a tam nos ultimos 3 meses, consegui que me vendessem com a tarifa da promoção, eles enviaram a autorização p/ loja do aeroporto, só que tive que ir lá p/ comprar.

    Então, vamos reclamar! É nosso direito!
    Mas é preciso pensar mesmo se pagar mais barato vale toda essa dor de cabeça…

  • Daniel Filho

    A empresa aérea TAM é uma legítima "@#$".

    Eu TAMbém fui enganado.

    Na página da empresa onde vc marca o vôo e o tipo de tarifa tinha vaga disponível para aquela tarifa, todavia, quando passava para a página seguinte logo vinha a mensagem de que a tarifa havia sido alterada.
    Isso aconteceu comigo desde às 20h do dia do início da promoção até o término da promoção.
    Afinal, eu não consegui comprar a passagem, tive que comprar pela WEBJET.
    A TAM não tem respeito nenhum com o consumidor, já estou decidido, vou cancelar meu cartão de crédito ITAUCARD TAM PLATINUM e torrar minhas milhas o mais rápido possível.

  • Ellen

    Olá pessoal.
    Só quero manifestar minha indignação também.
    Minha irmã ficou tentando comprar a passagem pra mim porque eu tive que ir trabalhar.]
    Acontece que ela preencheu todos os dados, inclusive de cartão de crédito, e o email que recebemos falava em uma confirmação de reserva de passagem, não de compra.
    E a data e hora limites para efetuar o pagamento era exatamente, inclusive minutos, igual a hora em que o email foi recebido.
    Acessando pelo localizador a TAM informa que a minha passagem foi cancelada.
    Será que a cobrança virá no meu cartão de crédito?
    Acho que falta os consumidores se mobilizarem e pressionarem essas companhias que não tem o menor respeito por nós!

  • tatiana araujo

    ISSO É UM ABSURDO.
    COMO FORAM VÁRIOS OS PREJUDICADOS, É UM CASO DE SE ACIONAR ATÉ A ANAC E O MP PARA QUE PROMOVA SANÇÕES À EMPRESA.

  • karine

    Não é de hoje que essas barbaridades acontecem na TAM.
    Até hoje NUNCA consegui comprar passagens quando eles tem essas promoções de fds. E com desconto de 90%… aonde que isso existe?
    A TAM sinceramente é uma empresa muito ruim, eu simplesmente deixei de viajar pela TAM por essa e outras coisas tbm.
    Inúmeras vezes tentei comrpar passagens fortaleza – salvador e fortaleza – sp, e nas promoções e toda vez que eu tentei, só tinha escrito ESGOTADO na fileira de promoções.
    Nunca tem passagens nos preços anunciados e fora o transtorno que é aquele site. Um horror.
    Pra uma empresa wu vai fazer parte da Star Alliance em breve, ela ainda tem muito baixo nível e precisa melhorar demais a relação empresa-cliente.

  • Mariane

    Estou passando por um problema semelhante que muitos leitores já postaram aqui.
    Em novembro do ano passado, comprei uma passagem pelo site da TAM, trecho Rio-Natal para o período das férias.
    O fato é que comprei a passagem no cartão de crédito, em seis parcelas, mas qual foi minha surpresa, vieram duas cobranças: uma que realmente eu comprei e uma outra que eu não faço a mínima idéia de onde saiu (passagem essa mais cara, inclusive).
    Bom, estou tendo que pagar essa passagem a mais até hoje, até porque não quero ter problemas com o cartão de crédito, mas desde dezembro do ano passado que estou tentando resolver isso com a TAM e nada!
    Por isso mesmo que no início desse mês eu resolvi abrir um processo contra essa empresa, afinal quero meus direitos.
    Então, amigos, aconselho vocês a fazer mesmo! Não percam tempo! Corram atrás!
    A audiência está marcada para maio e espero que o meu direito como consumidora prevaleça. Aliás, aproveito a oportunidade para sugerir que, toda e qualquer vez que sentirem seus direitos de consumidor lesados, vão ao Procon sem pestanejar! Eles trabalham por isso mesmo, apesar de nosso serviço público não ser tão eficiente quanto gostaríamos, tenham paciência, aguentem filas como eu fiz, mas o importante é não deixar para lá.
    Do contrário, cada vez mais episódios assim como esse TAM irão se repetir e quem sairá perdendo somos nós consumidores!

  • suzi

    também tive problemas. depois de muito custo durante a noite, acordei as 5am pra tentar novamente. nessa, a tam me enviou um e-mail confirmando a reserva. fui dormir. no dia seguinte ligo pra tam e, adivinhem, A CONFIRMAÇÃO DE RESERVA NÃO CONFIRMA NEM RESERVA COISA ALGUMA. aiai. fiquei fula. ao menos não debitaram nada no meu cartão.

    mas, pessoal, procurem por agências de viagem que podem revender essas passagens. eu desisti do site e comprei por uma agência, o trecho com o valor que eu queria, e paguei só R$30 de comissão.

  • Ivanilde Pinto

    Olá pessoal.
    Com relação aos comentários acima, venho relatar que felizmente, consegui efetuar a compra desejada e até já viajei sem nenhum problema. Claro que tive que ter muita paciência. Após várias tentativas sem êxito através do site da TAM eu liguei para central de atendimento e após mais ou menos 10m de espera consegui comprar a passagem diretamente com um atendente, que por sinal foi muito gentil e logo em seguida confirmou a compra com sucesso pelo meu email, além de me pedir muitas descuplas pela demora no antendimento com as devidas justificativas que eu até entendi. Afinal não é sempre que se viaja de ida e volta por menos da metade do preço. Fico triste e solidária com estas pessoas que não tiveram a mesma sorte que eu. pois ninguém está livre de vir passar pela mesma situação.
    Fiquem com Deus !

  • Eduardo Prado

    Pessoal, nestas promoções somente quem tem agência de viagem (eu tenho uma) que consegue emitir. Fiz várias emissões para clientes, pois conseguia fazer a reserva e renovar a mesma.
    Nas próximas…procurem uma agência. Você paga um pouco mais caro..mas garante a viagem.

  • Luiz Henrique

    Gente, é tudo muito simples de entender…
    ESTE É O JEITO TAM DE VOAR (ou melhor, de vender passagens). Lamentavel e abusivo a forma com que somos tratados, a maior empresa de aviação do pais dando este exemplo é vergonhoso. Ainda bem que a maior nem sempre é a melhor! Quem sabe um dia a Tam resolva tratar seus passageiros de uma forma mais respeitosa. Obrigado ao site Melhores Destinos por abrir este espaço, isso tambem é respeito aos internautas que tanto confiam e aqui buscam por melhores oportunidades na hora de viajar.

  • Diego

    Acabei de ligar para a TAM e um atendente me garantiu a reserva, mesmo com a dificuldade que tive.

    Vale ressaltar que, mesmo dando erro no momento do pagamento, eu recebi, além da confirmação, os e-tickets e o certificado assistência de viagem.

    Devo confiar que estou garantido?

  • Suzanne

    O site não entrava e ainda tinha trecho que não tinha promoção ,de teresina para o Rio tava mais caro que na gol

  • Ariane G S Souza

    Nossa que horror isso! Acho que eu ia ficar muito grilada se acontecesse comigo. Torço pra que dê tudo certo pra quem teve esse problema e fica aí a indiguinação com esse tipo de coisa… A ANAC deveria punir isso!

  • Capitão publi

    Lamentavelmente a TAM possui uma prática pré-configurada em seus sistemas de vendas on-line que limita dramaticamente os voos e até mesmo assentos promocionais, criando uma "bolha" anti-promocional dentro da própria MEGA PROMO e iludindo e confundindo os clientes. Entao erla pode lançar uma promoçao por exemplo para o dia 11/03/2010 Confins-MG Congonhas-SP mas o sistema "esconde" as tarifas verdadeiramente promo, seja utilizando regras de negócios digitais ou até mesmo veto total a uma PROMO. Uma verdadeira vergonha. Jogos de empresas.

  • Rodrigo

    Precisamos fazer valer nossos direitos. É inaceitável o que as companias aéreas nos fazem passar, quem se sentiu lesado deve entrar na justiça contra a compania, e de preferencia entrar na justiça comum, pois os juizados estão tratando os problemas como meros aborrecimentos e quem acha que vai ser rápido, esta levando mais de dois anos em alguns casos do juizado especial para o cliente ver o dinheiro. Na justiça comum o valor das indenizações quadruplicam, pois são vistas de forma mais sérias e acabam levando praticamente os mesmos dois anos, a única diferença é que se tem que dispor de cerca de 500 reias de custas iniciais que acabam voltando no final. Falo isso porque quase toda viagem tenho algum problema, perdem ou arrombam minha mala, atrasos de mais de 3 horas, trechos de conexão que a compania cancela, ou mesmo cancelamento do voo todo.
    Moro no Rio, conheço uma advogada especialista nessa área por isso não me preocupo muito porque ela resolve pra mim, caso interesse o escritório dela é no centro, o telefone é 2210-7462, Dra. Giselle. Mas se ja conhecerem outros advogados entrem com os da sua confiança, o importante é não deixar passar em branco, como nosso amigo moderador do site que levou 5 meses para reolver uma compra indevida com a Tam.
    Abraços, Rodrigo.

  • Capitão publi

    Lamentavelmente ainda quando comentei sobre minha experiencia com a TAM no post sobre REEMBOLSO publicado pelo próprio Léo, fui injustamente criticado aqui e, pelo comentario acima, vê-se que me solidarizo com as pessoas que tiveram este problema que considero grave. A TAM possui sim erros severos em seu sistema e muitas vezes trata os clientes com arrogância e desprezo quando precisam dela. Eu particularmente me preocupo mais com o macabro histórico de acidentes desta companhia, que matou 300 só em Congonhas. Mas parece que está chegando a hora de passar em revista algumas outras companhias….

  • Silvia

    Oi pessoal.. é a primeira vez q faço uma compra em promoção e a primeira com a Tam (tam tam tam… será q terei uma surpresa?). Recebi somente o email de confirmação q contém o numero da reserva. Entrei la no site e ta la reservado e confirmado c meu nome. Isso é "garantido"? Vcs me recomendam fazer mais alguma coisa?
    Obrigada!

  • Fábio Peres

    Boa noite a todos!

    Na sexta dia 05, assim que li o email da melhoresdestinos.com, comprei uma passagem BH/Campinas e coisa de dois minutos depois recebi confirmação por email. Passei o fim de semana todo tentado conferir os dado no site da TAM para na segunda-feira pela manhã o atendente da Cia Aérea informar com frieza que eles tiveram problemas com o sistema e minha reserva foi cancelada devida a incapacidade técnica deles de trabalhar com sistemas online em rede nacional… Para piorar a coisa, me ofereceu uma passagem tres vezes mais cara que eu tinha comprado…
    Desrespeito é pouco! Falta de profissionalismo é a palavra

  • CLAUDIO HENRIQUE

    Sera que o transporte aereo esta ficando no monopolio., precisamos mesmo e que cia area que respeite mais seus clientes.

    So poderia ser a TAM mesmo.

  • Raquel

    Ufa ainda bem que não consegui comprar devido a problemas no site. Acabei comprando na Azul Floripa-Campinas por 139 reais, exatamente o mesmo preço, e ainda ganhei uma passagem de ida e volta de GRAÇA por causa do dia das mulheres.

  • karina

    Confirmo a informação..além de nao ter o valor mais baixo os horarios são muito poucos e pelo fato deles terem feito promoção em alguns horarios os normais estavam um valor absurdo..eu nao vi nada de desconto.

    é um absurdo enganar o cliente assim ainda usando meios de comunicacao e de má fé com empresas parceiras como a melhores destinos..

    Não contentes em matar as pessoas como foi o caso do meu padrinho no acidente de porto alegre sao paulo, ainda sao mentirosos..

  • Simone

    Efetuei a compra de 4 passagens ida e volta para SP-Manaus e realmente foi muito difícil, somente consegui efetivar a compra no domingo perto das 13:00, mas tive problema com o módulo do pagamento e tive de entrar em contato com o atendente, após 14 minutos de espera fui bem atendida, mas não efetivei a compra com a atendente, pois existia uma taxa extra e eu não quis pagá-la.
    Então voltei ao site e consegui efetivar a compra com outra operadora de cartão de crédito, pois a primeira que tentei deu muito erro.
    Já verifiquei com o atendimento TAM e as passagens estão certas, espero que outras pessoas também não tenham problemas, pois os relatos acima são preocupantes para uma empresa como a TAM.
    Pensando bem vou verificar com as 2 operadoras de cartão de crédito se não existem lançamentos incorretos desta companhia.
    Parabéns ao MD, sempre uso e indico as dicas de vocês, o trabalho do Léo é excelente!!!
    Um abraço
    Mone

  • Rainal

    Ainda bem que vi esse post. Comprei Rec-cwb-rec para prestar um prova de concurso. Marquei assentos, recebi confirmação, verifiquei a reserva confirmada no meu fidelidade e achei que estava tudo certo, pois nunca tive problema com a tam. Resultado: vi esse post, entrei no site da tam com meu fidelidade e a reserva simplesmente sumiu! Liguei para a operadora do cartão e não houve débito pela tam. Pelo menos isso. O pro é que comprei o tiquete por cerca de 500 reais e agora tá quase o dobro. Imagine se não tivesse tomado ciência de tal problema? Perderia minha prova, que venho estudando há algum tempo. Enviei pelo site reclamação para o fale com o presidente e anexei a confirmação. O site no dia da promo tava caótico. Se não tem suporte de TI, não fax promo, ora! Perderam o cliente, pois agora vou de Azul. Quem teve problema com o call center, saibam que no site do Ministerio da Justica http://www.mj.gov.br na de defesa do consumidor há serviço de denuncia de desrespeito à lei do SAC. Reclamem!!!

  • izabel

    olha ,fico sastifeita com o serviço da melhores destino,saiba que em outras situaçoes segui as dicas de vcs e foram otimas,pena que a tam nao e eficiente como vcs, fica minha admiraçao e meu muito obrigada,pelo trabalho de vcs ,abraço izabel

  • Alber

    Eu não fiz a compra de nenhum trecho por que comparado ao da Gol em relação aos horários diurnos as diferenças foram absurdas.

  • Gente, tentei, tentei muito comprar passagens no domingo à noite e entrando na madrugada… o lance é que o site nem abria!!

    Li muitos relatos acima e vi que no final das contas ter conseguido comprar poderia representar mais um estresse, caso a compra não fosse confirmada!
    Deveria haver alguma punição pra empresas com esse tipo de conduta. Como já li aqui noutro momento, isso é recorrente com a TAM.
    Na conta de tudo, quando o cliente se sente prejudicado e berra reclamando direitos ainda é possível resolver algo, mas acho inconcebível que uma empresa desse porte não tenha um zelo pelos clientes garantindo o que eles próprios optaram por anunciar, por oferecer como serviço.

    Lamentável!

  • Celso Bale

    Oi pessoal. Meu nomé é Celso e quero falar um pouco sobre a promoção da Tam. Eu fiquei tentando desde às 20h de sexta e consegui comprar depois 01:30 da manha de sábado. Comprei Porto ALegre/Salvador/Porto Alegre para 02 pessoas e taxas inclusas por R$870,00. É o preço de uma passagem. Valeu a pena. O segredo é a persistência. Espero que todos tenham sorte na próxima promoção. Um abraço de Celso.

  • Fernando

    Opa Leonardo. Acho legal esse tipo de divulgação, já passei por algo semelhante e é bom que todos estejam avisados que pode haver problemas.

  • Hamilton Vaz Santos

    O site da TAM é complicado. Eu cheguei a pensar que o problema era da minha conexão. Mas, pelos comentários aqui, o problema é realmente do site da TAM.

    Agora, se um cidadão compra a passagem, recebe a confirmação da compra por e-mail e depois a companhia não confirma a compra, a ANAC deveria tomar providências. Independente das providências judiciais que a pessoa prejudicada deveria tomar.

    O consumidor, hoje em dia, tem ferramentas para não ser prejudicado. E, sempre que for necessário, deve usá-las.

  • Claudio

    A TAM, em matéria de promoção, é uma vergonha. Tentei por diversas vezes, inclusive tarde da noite, entrar no site durante o fim de semana e o máximo que consegui foi realizar 2 consultas, sem conseguir chegar à fase do pagamento.
    Uma companhia que não entende que a internet surgiu para facilitar os negócios não merece o respeito dos passageiros…

  • luiza

    Não consegui sequer entrar no site durante o final de semana, e fiquei com medo de não conseguir concluir a compra ou de o site sair do ar no meio do processo.
    No ano passado fiz uma compra de passagens da TAM, o site demorou a processar meu pedido e, surpresa, quando conferi a fatura do meu cartão, descobri que constava a mesma compra duas vezes. Consegui o estorno do valor em duplicidade, mas depois de mandar dois emails, ligar para o 0800 e para o "Fale com o Comandante".

  • déia nunes

    verdade..
    fikei horas tentando entrar no site e quando finalmente consegui nao consegui efetuar a compra pq caia na hora do pagamento..
    maneira meio distorcida de divulgaçao pq fazem uma mega promo mas nao tem suporte…
    infelizmente precisamos e estamos a marce desse tipo de atitude por parte das empresas…

  • laercio

    nossa , agora nao acredito…em promoçao depois ,dessa bagunça da tam. claro vou pra outra companhia…

  • Ainda bem q eu não consegui comprar!!!

  • eduardo silva

    Colegas de viagem, tambem ja tive varios problemas de comprar e depois o cancelamento pela TAM, mais agora eu compra as passagens pela internet e vou ao balcao da TAM no shopping tatuape ou qq outro e em vez de cartão credito ou boleto efetuo a compra diretamente na loja da TAM e no mesmo ato ja retiro as passagens, tem um acrescimo de 30,00 mais pelos com as passagens na mao a viagem ta garantida, abraços

  • Olá ,
    Boa madrugada!
    Olha pessoal fui vencido pelo teste de paciência.O ra o site da TAM ficava fora do ar ou era o num. do cartão de fidelidade que dava problema.
    Certamente que a TAM não precisará oferecer nenhum CARTÃO DE INFIDELIDADE.Nesta "promoção enganosa"ficou impresso para todos nós :consumidores palhaços!

  • Josué BSB

    Service Temporarily Unavailable
    The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

    essa e a mensagem q dar pra entrar no site da TAM.pra solicitar o estorvo do cartao pois geraram 2 passagens de ida e volta pro mesmo dia e voo BSB-FOR-BSB
    passar 9 horas seguidas num site pra comprar uma simples passagem , e brincadeira viu, uma total falta de respeito com os passageiros e por essas e outras q a tam e sempre a minha ultima opçao, perdi meu final de semana inteiro naquel site horrivel isso quando conseguia acessar, nem sei como conseguir comprar pra mim um BSB-GRU-BSB pra 01 de maio , agora lendo os post resta saber se vou embarcar ;pq n comprei pela webjet ou arrependimento, so tenho uma palavra a dizer pra TAM
    VERGONHOSO
    ou saudades da VARIG, ela sim sabia tratar os clientes com respeito e credibilidade!
    e essa empresa ainda vai entrar pra Star Alliance , a maior rede de cias aereas do mundo .ocupando o lugar da VARIG , brincadeira viuuuuuuuuu

  • Raquel

    No final de semana passado estava sendo anunciado pela cvc promoções de passagens aereas da TAM. Liguei e mesmo com a promoção a atendente da agencia me aconselhou de não comprar pela concorrencia em função do preço.
    Que promoção divulgada na midia e esta?

  • Viviane

    Também comprei e não levei, apos entrar aqui no melhores destinos e ver esse montão de reclamações decidi ligar para a TAM e confirmar o e-mail que recebi, para minha surpresa e frustação a reserva foi cancelada. COmo? A própria atendente me confirmou que o cartão aceitou o débito e tudo mais, mas "algum problema" cancelou a reserva! Que horror! Fiz uma reclamação no site da anac e farei outra no site da TAM… Vamos reclamar galera!

  • Suelen

    desta vez não comprei passagem nenhuma, mas já tive problemas com a TAM… é como disse alguém ai em cima..tirando o vôo em si o resto é uma droga!

  • Diogo Araújo

    Isso é muito complicado, eu fiquei tentando ver os preços e também obtive problemas para acessar, mas essa notícia de pessoas que compraram e não receberam, é mais lamentável ainda!

  • stephanie

    sempre tento comprar essas passagens por promoçao, mas acaba sempre dando algo de errado, voce spodem apostar. o negocio é sempre ler as dicas do Melhores Destinos e ligar para a sua agencia de viagens na hora!! eles se responsabilizam por tudo o que a cia aerea se responsabiliza e inclusive pela parte terrestre… te dao toda assistencia necessaria e muitas dela atende voce 24horas por dia, como o caso da Primeiro Mundo Agentes de Viagem que eu recomento. Entao para nao se estressar é bom nao confiar muito nestes sites e quando confiar tomar MUITO cuidado, pois toda atencao é pouco. Fica a dica…. Grata e boa sorte para o pessoal que nao obteve confirmação de viagens.

  • samuel

    essa tam tá de sacanagem com os seus clientes gosto muito do seu programa tam fidelidade mais a mais de 2 anos evito voar pela tam pelo pessimo atendimento que eles vem proporcionando…. não queremos comandande comprimentando passageiros na porta de aeronaves queremos sim preços justos pra viajarmos…fico muito triste em ver uma companhia como a tam fazendo isso!!!!!

  • edilson jose alves d

    É lamentavel o que aconteceu, a TAM tem que ser responsabilizada, as propaganda da TAM estava na internet, não só nos melhores destinos, isso é uma vergonha.

  • Samuel

    foi tipo sorteio de Tele-Sena, todo mundo tenta, mas poucos conseguem. Pq foi tenso o negócio!

  • gustavo medeiros

    Vou comprar TAM pra que quando eu tenho a AZUL? 😀

  • kelly

    Mzaria Eunice
    Tam ter o melhor lanche? aff nem isso. em casa agente tem muito melhor, e sem estresse. Na ida frustrada a Buzios, o voo com uma hora de atraso nem lanche teve. E o pior éq agente não tem orientação, eles nem informam o atraso e etc. Trocaram até o portão do embarque e agente só ficou sabendo pq perguntamos a um funcionario q estava passando pelo saguão. Infelizmente essa cia aérea possui muitos horários , pq eu prefiro voar pela webjet e pela azul ahuauhauh

  • kelly

    Sem contar que pra vc ser atendido na TAM precisa ficar na espera cerca de 30 minutos. Ela foi multada semana passada, vamos ver se vai melhorar.

  • Maniero

    é lamentavel, esperamos que a TAM daqui para frente cumpra com o que promete.

  • PAULO DE JOINVILLE,

    GENTE VCS JA VIRAM TBM A WEB JET? ELES ANUNCIAM PASSAGEM RPA FORTALEZA BEM BARATAS ,,,,,AI QUANDO VAMOS PROCURAR NAO EXISTE ESSE PREÇO EXEMPLO:FORTALEZA POR R$120.00 AI TU VAI PROCURAR AI SÓ ENCONTRAR POR r$ 1200.000 AI TU LIGA LA ELES DIZEM QUE E PQ JA FOIRAM TODAS DE R$120.00 VENDIDAS .OU SEJA NESTE CASO ELES DEVERIAM TIRAR ESSE ANUCIO PQ JA NAO PODEM MAIS OFERECER ESTE PREÇO.SERIA ISTO UMA PROPAGANDA ENGANOSA?

    • Leonardo (Melhores D

      Paulo, você tem que ver em outras datas.

  • Luís Guilherm

    Ih cara, bem que você falou. Eu ia aparecer no aeroporto e dar com a cara na porta. Não confirmaram a minha passagem. O site da TAM está "em manutenção". Vamos ver o que está acontecendo. Pelo CDC, eles são obrigados a me entregar a passagem pelo preço anunciado naquele fim de semana, mesmo que eu a peça de novo hoje.

  • Luís Guilherm

    Atenção: a empresa é OBRIGADA a te entregar a passagem pelo CDC, a não ser que tenha havido erro no pagamento. Se eles anunciaram e processaram a venda, você tem o direito de levar.

  • Vania Cerqueira

    O grande problema dessas promoções é que da uma impressão de cartel. Pois pelas agencias de viagens se consegue facil, facil passagens no periodo da promoção. Obviooooooooooo que com preços distintos do que pagariamos comprando diretamente no site da companhia aerea.

  • Ivan

    Passei a madrugada do último final de semana inteira tentando comprar passagem para Natal RN, mas o site não completava. Quando (por milagre) abria, aparecia uma mensagem dizendo que eu havia digitado os nomes dos aeroportos errado. É mole?

  • Ricardo Mendes

    Também sou mais uma vítima desta brilhante promoção comprou e não levou.

    Já fui ao Procon e agora vou entrar com ação no juizado de pequenas causas.

  • Zairiane

    Pessoal, a minha reclamação é igual de vcs… Fiquei hs para efetuar a compra, concretizou a venda, e depois a tam disse que foi cancelada, pois o meu cartão não liberou. Em contato com o cartão, que não estava com nenhum problema, me informaram que nem receberam pedido de autorização.Palhaçada, não?Outra coisa, no domingo as passagens haviam se esgotado no voo, mas na segunda estavam todas elas lá, com preços alto. Depois de muita briga com a TAM, horas de espera no telefone, fala com uma, passa pra otro, repete a história, eles resolveram vender as passagens pelo mesmo valor da promoão, depois que eu disse que estavam com o email da Tam de reserva da passagem, email do cartao, dizendo que não houve tentativa de autorização de pagamento, e além de tudo gastei com a hospedagem que fiz, após ter comprado as passagens. Mas ainda, não recebi o email, apenas estou com o numero que o atendente me passou da compra. Mas, acho que nunca mais compro passagem deste jeito. Fiquei das 18 as 23:30 hs tentando fazer a compra,pra depois ter todo este problema. As ligações ficaram mais caro do que se eu tivesse comprado as passagens normais. Realmente, temos que ver o que vale a pena, talvez as outras cias aereas não tenha o mesmo funcionamento, por que a TAM…. é um descaso total!!!!

  • Louise

    Esse tipo de promoçao a gente tem q ir direto no aeroporto para comprar, pois o site ta sempre lotado pq td mundo quer comprar pelo site, e fora que quando cheguei no aeroporto pra ver o custo da passagem, ela tinha outro valor bem mais em conta do que o do site…

  • Rafael

    Pelo que percebi, a TAM enviou email confirmando reserva, com respectivo código, através do qual se poderia inclusive marcar assentos, porém não enviou o email confirmando o e-ticket e consequente emissão de bilhete. No meu caso, comprei na sexta uma passagem para o sábado consecutivo e, ao chegar no aeroporto, a reserva constava como cancelada. A moça do balcão de vendas me informou que, como a TAM não enviou o email com o número do e-ticket, este não foi emitido e a passagem, portanto, não foi comprada. Felizmente consegui comprar no momento do vôo pelos mesmos valores e horários e, também felizmente, não foi cobrada a compra não-realizada.

  • Alessandra

    Que chato ne ,,=(

  • Josué BSB

    ah esqueçi de falar na madrugada do sabado para domingo , depois de muita luta , e a paciência indo embora liguei para a TAM, so que fiquei 62 minutos
    isso mesmo 62 minutos e não fui atentido ,so musiquinha uma total falta de respeito com o consumidor,
    Será que consigo com a operadora de telefone , essas ligações e a duração, pq por causa da TAM, pagarei os minutos excendetes da franquia
    Brincadeira TAM, e impressionante o Amadorismo pra maior cia Da América do Sul

  • Sérgio Soares

    Procon e esperar…

  • kelly

    Procon só serve se vc tem interesse em negociar. Em alguns casos é perca de tempo, tenq ir direto no juizado.

  • Souza

    Consegui comprar, mas foi um sacrifício.

  • AMÉLIA

    TAMBÉM TENTEI COMPRAR AS PASSAGENS DE BH PARA VITÓRIA QUE ESTAVAM 59,00, PORÉM O SITE NÃO ENTROU DE JEITO NEHUM… CHEGUEI ATÉ CONSEGUIR POR UMA EMPRESA AEREA NA INTERNET, MAS DESISTI PORQUE A TAXA DE EMBARQUE DELES ERA 65, ENQUANTO NO SITE DA TAM ERA DE 35… ENFIM, INFELIZMENTE ESSE TIPO DE COISA ACONTECE, TEMOS QUE FICAR PRECAVIDOS

  • Roberta Soares

    Fiz a compra na TAM aprovou descontou do meu cartão e ligo pra lá e dizem que o valor foi estornada para o meu cartão de credito,isso é um absurdo pois se não estão dando conta de lança promoções deveriam não expor as pessoas ao ridiculo

  • edson

    Varias e horas até conseguir algo, os servidores deles caindo o tempo todo, tudo travando, uma por.ca.ria!!

    DESRESPEITO TOTAL!!!!!!

    Pensem. .
    ESTE É O TRATAMENTO QUE A TAM DÁ AOS SISTEMAS/COMPUTADORES EM TERRA, IMAGINE O QUE FAZEM COM OS SISTEMAS INFORMATIZADOS DOS AVIÕES (MANUTENÇÃO / TECNICOS QUALIFICADOS)

    ESTÃO ANUNCIANDO ALGUMA TRAGÉDIA! é só questão de tempo, atestado de incompetencia TECNICA a TAM acabou de dar a milhões de BRASILEIROS neste final de semana.

  • Rose

    Gente o que está acontecendo com a TAM????
    Eu nao fiquei sabendo destes problemas ai acima citados porque estou com outro problema com eles. Também se trata de propaganda enganosa. Sabe aquelas 40.000 milhas pra ir e voltar da America do Norte, pois é tudo falso. A gente liga no 0800 alem de demorarem 40 minutos em media pra falar com um ser quase humano, este ser ainda da a noticia que nao ha assentos disponiveis de 15/03 ate 31/05 para 40.000 milhas e sim só para quem quiser utilizar 60.000. Sendo que consta no site que sao 40.000. Tenho o cartao de credito TAM que sao 40.000, mas na hora de resgatar não pode. Uma MEGA propaganda enganosa, enquanto sua maior concorrente a AA cumpre direitinho com o que promete. Me emitiram o bilhete com 3 dias de antecedencia la tem disponibilidade pra quando a gente quiser. E ainda assim quer entrar para a STAR ALIANCE, eu que estava torcendo pra essa parceria agora tenho medo pois possuo milhas da Continental e nao poderei usar na TAM. É UMA LÁSTIMA!!!! E viva a GOL e a AA!!!!

  • Paola Martins

    Olá pessoal! Tive grande dificuldade para efetuar a compra de 2 passagens de ida+volta para o Rio de Janeiro nessa promoção da Tam. Para vocês terem idéia, eu fiquei "literalmente" 4 horas na internet na luta para a aquisição, o que consegui na madrugada de domingo, às 03:00 da manhã. No momento em que confirmei meus dados bancários para o débito automático, constou uma msg de erro, informando que houve uma falha, mas o processo poderia ter ocorrido. Liguei no 0800 da Tam, e eles afirmaram que já constava o status de pago, mas que devido ao congestionamento, eles só conseguiriam emitir o e-ticket dentro de 72 horas. Aguardei 24,48, 72, 96 e nada de chegar o e-mail. Meu esposo ligou hj na empresa aérea, e imediatamente não só reconfirmaram o meu pgto, como também nos encaminharam na hora o e-mail com o e-ticket. Eles solicitaram que as pessoas entrem em contato mesmo, pois devido à grande demanda, muitos processos não tiveram o devido andamento, e eles precisam da ajuda dos compradores para contactá-los.

  • Marcello Mendon&cced

    Estou me sentinho um verdadeiro palhaço!! passei horas na madrugada do último sábado e domingo e não consegui comparar a passagem nesta PROMOENGANAÇÃO da TAM.

  • Geraldo Machado

    Consegui fazer a compra depois de tomar uma surra por volta de 1 da manhã de Sábado.
    E só consegui porque usei um cartão MASTERCARD ; pasmem, o site da TAM não estava aceitando pagamento com VISA(inclusive deu mensagem de erro dizendo que o site da TAM não estava cadastrado na VISA).
    Enfim, apesar do sistema instável e de não conseguir fazer mais nada após o pagamento, pois o site travou, a reserva foi confirmada por email e eu liguei pra lá eles disseram q está ok.

  • Suely Monteiro

    PARABÉNS A AZUL!!!
    TAM RESPEITE MAIS OS CONSUMIDORES.

  • Bernardes

    Também tive problemas para efetuar a compra. Felizmente, consegui comprar (FOR-POA-FOR) depois de muitas tentativas. Porém, dessas n tentativas duas foram efetivas sem que eu tivesse o conhecimento, pois o site ficava caindo direto e não chegava na etapa de confirmação da compra, e em somente 1 vez toda o processo ocorreu. Resumindo, na minha fatura estão 3 passagens da TAM. Entrei em contato com a TAM e me passaram o seguinte email: atendimento.cartao@tam.com.br. Deve-se relatar o problema, informar o número do cartão e o titular, bem como anexar uma cópia da fatura. Caso isto não der em solução ou demore, o melhor mesmo é entrar em contato com o cartão de crédito e dizer que não reconhece a compra.

  • Maira

    Só para informar, os clientes que estão tendo problemas em falar com a TAM pelo Fale com o Presidente, podem reclamar da demora do atendimento do SAC no site do Ministério da Justiça. Se todo mundo denunciar o atendimento deve melhorar, estou passando pelo mesmo calvário que vocês , já cheguei a esperar mais de 30 minutos para ser atendida e não consegui.

    Para reclamar no Ministério da Justiça:

    Link direto: http://sindecnacional.mj.gov.br/sacdenuncia/apres

    ou :

    site: Ministério da Justila
    Opção: Portal do Cidadão
    Opção: Direito do Consumidor (Menu do lado esquerdo)
    Opção: SAC – Como foi seu atendimento? (Menu do lado esquerdo)

  • giselda

    Oi pessoal. Realmente toda promoção tem suas dificuldades. Eu e minha filha ficamos cada uma em um pc tentando comprar passagens para mim e minha irmã viajarmos mês que vem. Fiquei até 02:00 da madrugada quando desisti e fui dormi. Dava erro na hora de fazer a transação com cartão de crédito. Minha filha ficou a madrugada inteira, e ao acordarmos continuamos até à tarde,quando para minha surpresa abri meu email estavam lá as reservas. Só fiquei aguardando outro email da Tam. Como não recebi, liguei e fiquei aguardando quase uma hora no telefone até que a atendente confirmou a compra. Como os outros colegas espero, que não tenha nenhum problema no embarque, pois estou ansiosa para voar pela primeira vez! Aqui deixo o meu recado para todos não conseguiram. Não desistam nunca, mas persistam sempre.

  • Meneses

    Gostaria de postar tb uma informação sobre a tam, sou mais uma vítima e so descobri porque li as reclamações citadas sobre a tam aqui no Melhores Destinos e fui checar hoje 12-03-10 com a minha operadora de cartão de crédito, e realmente foi debitado duas vz no meu cartão de crédito a compra de uma passagem SP/Aracaju/SP.
    Devo iniciar meu calvario hoje para tentar resolver com a tam a devolução do meu dinheiro, assim que tiver informações posto aqui pra td mundo ficar sabendo.
    Obrigado pelo espaço, Meneses

  • DENIVA LIMA

    ACONTECEU COMIGO TB,CHEGOU A DEBITAR NO MEU CARTÃO DE CREDITO,PORÉM A PASSAGEM NÃO FOI CONFIRMADA,AH SEM CONTAR QUE DEU O MAIOR TRABALHO PARA A TAM EXTORNAR A COBRANÇA INDEVIDA.PALHAÇADA ISSO.

  • Rainal

    Ainda bem que não houve o débito no meu cartão de crédito. Ao entrar no meu email ontem, recebi um da Azul informando que os vouchers do programa de fidelidade "tudo azul" estavam valendo o dobro se utilizados até hj. Como tinha 50 reais de voos diversos, 200 reais de um atraso que eles me compensaram, e 50 reais que recebi no natal, fiquei com um desconto de 550 reais (o voucher do natal não dobra). Resultado: Paguei certa de 200 reais a menos que na MegaRoloTam. Vale dizer que as compras com essa promoção valem até hoje (12/03) somente pelo call center da Azul, que ao contrário da TAM, atende rápido, e que há um acréscimo de 10 % do serviço pelo telefone.

  • Antonio Alves da Sil

    LEVE UMA E PAGUE DUAS! Esse deveria ser o título da promoção da TAM no último final de semana. Fiquei de 21:00 até 2:30 da manhã para conseguir comprar uma passagem Curitiba-Natal, mas a TAM está me cobrando DUAS passagens. Até agora não consegui resolver o problema. A cada vez que telefono, o prazo de espera é maior: até 25 minutos…

  • luciana

    verdade agora tem que fazer uma promoçao melhor ainda

  • ROBSON DE OLIVEIRA S

    SALVADORxRIO DE JANEIRO IDA E VOLTA 31/03 E 05/04

  • ROBSON DE OLIVEIRA S

    quero passagem para todos os meses nesse mês quero para o dia 31/03 ida e a volta 05/04 de salvador p/ o rio de janeiro

  • josi

    nossa gente nunca viagei com a tam mas pelos cometarios naun é muito agradavel mesmo né?
    mas temos que levar em consideração que todos temos problemas talvez esse tambem tenha sido um erro que devem estar tentado corrigir népessoal/
    abraços

  • mari

    Como todos aqui fiquei horas tentando, e hj quando liguei pra Tam é que me enviaram um email comfirmando a compra do trecho BH/RIO .Mesmo pra quem no final da compra tenha dado uma mensagem de erro ou que não foi efetuado , ou qq coisa parecida vale a pena ligar pra Tam e procurar saber se foi feita ou não a reserva.Nem foi tanto desconto , mas sou assim bem persistente … Então é isso gente , paciência e persistência,abs

  • Eduardo

    Oi pessoal!

    Entendo a amargura de todos que tiveram problemas, mas eu sempre consigo comprar minhas passagens nas promoções da TAM.

    Minha sugestão é apenas uma: sejam pacientes e reservem TEMPO para efetuarem as compras.

    Eu devo ter tentado umas 40 vezes até dar certo. Fiquei a madrugada tentando, umas 2 hs mais ou menos e não consegui. No entanto, domingo, as 11hs da manhã, tentei e consegui.

    Paciencia é a chave do jogo!

  • Karina Penna

    Oi Geeeente!

    Bom sinto pelas decepções que vocês tiveram, mas eu consegui comprar e não tive nenhum tipo de problema… Demorei um pouco para conseguir pois o sistema de pagamento estava fora do ar, mas no sabado de manhãzinha eu já tinha confirmado a passagem e a viagem foi maaaara…

    Mas Boa sorte p/ todos!!!

    Beijos!

  • Heloisa

    consegui comprar as passagens de ida e volta de BSB a Cuiabá. tava toda contente e coisa e tal, mas na quarta a noite, data da viagem de ida, eu simplesmente fico sabendo que minha passagem nao foi paga, mas felizmente, ela estava reservada.
    Eu tive que pagar de novo, pelo menos a tam falouq ue nada havia ali como pago , eu a internet deu pau bem na hora e eu nao consegui pagar.
    ja liguei na amex e ta tudo certo, so um pagamento mesmo, o que eu fiz na hora.
    Tudo bem, que a minha historia acabou bem, mas eu fiquei super nervosa, eu fui a ultima a embarcar, mas ainda bem que eles foram super atenciosos.

    mas houve um preconceito na hora que eles viram que eu comprei na super promo.
    aaaaa, e eu paguei a tarifa da promoção, segundo eles, como ja estava reservado em meu nome, nada mais justo do que pagar o que eu achava que tinha pago.
    urrru 150 reais ida e volta!!!

  • sandra

    Boa tarde! essas promoções estam sendo enganosa, pq agente crica nela e qdo vai comprar o valor e totalmente diferente,nao tem nada haver com o que vcs mostram.Eu acho isso uma falta de consideração da aprtes de vcs,isso e uma vergonha.Ou então qdo agente crica encima da promoçao nao consergue.principalmente qdo o trecho e rio belem ida e volta,pura promoção enganosa mesmo.

  • Denise

    Eu tb consegui, porem tive que ter muita paciencia, mas eu paguei de SP x Floripa 100,96 ida e volta por pessoa e recebi um e-mail confirmando logo em seguida outro e-mail com os tickets liguei na TAM e confirmaram a reserva. Só espero embarcar agora, comprei 3 passagem para maio.

    Muito obrigado pata todos!