Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia, vai ficar fechada para os turistas? Saiba a verdade!

Wendell Oliveira 20 · fevereiro · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Atualização 02/10/2018: Maya Bay permanecerá fechada por tempo indeterminado! Saiba mais informações.

Atualização 01/06/2018: Contrariando as alegações iniciais do governo, Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia, de fato ficará fechada! A ilha terá o acesso proibido de 01 de junho a 30 de setembro de 2018, como parte de um programa de recuperação ambiental. O fechamento segue uma tendência no Sudeste Asiático, que recentemente também afetou a ilha de Boracay, nas Filipinas, fechada até meados de outubro deste ano.

Saiu no Independent, The Guardian e até no O Globo: Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia e cenário do filme “A Praia” com Leonardo DiCaprio, teria a visitação proibida temporariamente a partir de junho deste ano. A motivação seria justa: o governo estaria tentando reverter os danos ambientais provocados pelo turismo excessivo na ilha de Ko Phi Phi Leh, que chega a receber até 5 mil turistas por dia.

Embora anteriormente não houvesse confirmação oficial das autoridades de turismo do país sobre isso, o fechamento de fato ocorreu.

Maya Bay

Desde fevereiro, quando o assunto surgiu na mídia, o órgão oficial de turismo da Tailândia (TAT) informava que as ilhas Phi Phi e Maya Bay permaneceriam abertas, apesar de outras ilhas e parques nacionais fecharem durante alguns períodos do ano, conforme informamos no post sobre qual a melhor época para visitar a Tailândia.

Desde abril de 2017 já se discute o possível fechamento temporário de Maya Bay, um assunto polêmico entre o Departamento de Parques Nacionais da Tailândia (DNP) e as autoridades de turismo do país. Por um lado, as praias e ilhas da região vêm sofrendo com a degradação ambiental e a destruição de corais. Por outro, elas atraem muitos visitantes e são a fonte de renda de muitos profissionais ligados ao mercado turístico.

O turismo representa uma boa parcela do PIB da Tailândia e Maya Bay ainda é o grande destaque. Historicamente, preservação ambiental nunca foi prioridade do governo, mas isso parece mudar. Futuramente é possível que a restrição de visitantes se mantenha, limitando o número de turistas, tal como acontece em Fernando de Noronha. Vale mencionar que uma Taxa de Preservação Ambiental de 400 baht (~R$40) já era cobradada para acessar a ilha.

Ainda vale a pena visitar a Tailândia com Maya Bay fechada?

Com certeza, a Tailândia é muito mais que Maya Bay! Existem mais de 1.430 ilhas no país – conheça as melhores praias da Tailândia. Além disso, o país é riquíssimo em História, cultura e gastronomia, fazendo do turismo uma verdadeira experiência. Confira tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia!

Autor

Wendell Oliveira - Editor - Ásia Viajante profissional, está no fuso horário da Tailândia procurando as passagens mais baratas — e vai te acordar de madrugada quando encontrar :)