Marriott anuncia os detalhes da fusão de seu programa de fidelidade com o Starwood Preferred Guest

João Goldmeier 16 · abril · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Em 2015 a rede americana de hoteis Marriott anunciou a compra da conterrânea Starwood criando o que era então a maior rede de hotéis do mundo, com 30 marcas diferentes, 5.500 estabelecimentos e 1,1 milhão de quartos em mais de 100 países. Desde então muito se especulava sobre a fusão dos programas de fidelidade (Marriott Rewards e Starwood Preferred Guest). Os detalhes foram apresentados hoje, em uma coletiva de imprensa global. O Melhores Destinos esteve presente e traz tudo em primeira mão pra você:

Categorias de fidelidade

O novo programa ainda não tem nome (ele só será anunciado no início do ano que vem), mas está bem definido. Serão cinco categorias de associação, de acordo com o relacionamento do cliente durante o ano:

  • Silver/Prata: 10 noites;
  • Gold/Ouro: 25 noites;
  • Platinum: 50 noites;
  • Platinum Premier: 75 noites;
  • Platinum Premier com serviço Ambassador: 100 noites e US$ 20,000 em gastos.

Para 2018 ainda valem as regras atuais de obtenção das categorias de fidelidade.

Benefícios das categorias

Falando dos benefícios, no novo programa eles serão os seguinte:

Silver/Prata

  • 10% de pontos bônus;
  • Late check-out prioritário, sujeito à disponibilidade;
  • Linha dedicada de atendimento.

Gold/Ouro

  • 25% de pontos bônus;
  • Late check-out para 2 da tarde, sujeito à disponibilidade;
  • Pontos como presente de boas vindas;
  • Upgrade de quarto, sujeito à disponibilidade (exclui suites).

Platinum

  • 50% de pontos bônus;
  • Late check-out para 4 da tarde garantido (em resorts sujeito à disponibilidade);
  • A escolha entre pontos, café da manhã ou uma amenidade como presente de boas vindas;
  • Upgrade de quarto, sujeito à disponibilidade, incluindo suites;
  • Acesso ao lounge executivo;
  • Benfício anual à escolha: 5 noites grátis em suites ou presente.

Platinum Premier

  • 75% de pontos bônus;
  • Todos os benefícios da categoria Platinum;
  • 2 benefícios anuais à escolha.

Platinum Premier com serviço Ambassador

  • Todos benefícios da categoria Platinum Premier mais o serviço Ambassador;
  • Your24: a possibilidade de fazer o check-in e o check-out em qualquer horário do dia, sujeito à disponibilidade.

Quando o novo programa for lançado no começo de 2019 todos os pontos do Starwood Preferred Guest serão transferidos automaticamente para o novo programa na promoção de 1 para 3, ou seja, cada pontos SPG vai valer 3 pontos no novo programa – como aliás já é a regra de transição em vigência.

Acúmulo de pontos

O acúmulo base de pontos será de 10 pontos para cada dólar gasto nos hotéis da rede (mais o bônus de categoria, quando aplicável).

Gasto de pontos

A partir de 1o de agosto deste ano entrara em vigor uma nova tabela de resgates, com oito categorias de preços. No restante deste ano os resgates seguirão essa tabela. Para 2019 haverá os resgates “fora de temporada” e “temporada” além dos resgates convencionais.


A fusão de duas redes tão grandes demanda tempo e a Marriott não teve pressa para definir os termos do novo programa que nasce da fusão do Marriott Rewards com o Starwood Preferred Guest – foram quase três anos de estudos. Mesmo assim, o que vai definir o sucesso do novo programa é como ele vai ser recebido entre seus clientes mais fiéis. Mudar as regras de um programa de fidelidade é algo bem sensível pois pode quebrar a confiança depositada. Por isso louvável a atitude de divulgar a novidade com antecedência para que cada um julgue o que é melhor pra si.

Alguém era cliente fiel de algum dos dois programas? O que achou das mudanças?

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Luis Santini

    Sou SPG Gold e como consequência, o status Gold era estendido ao Marriott Rewards. Desse modo, late check out as 4, café da manhã incluso, internet com velocidade premium e acesso ao executive lounge na rede Marriott já eram benefícios garantidos, fora a pontuação com os bônus.
    A nova lista dos benefícios que a categoria Gold traz mostra que mais uma vez, quando mexem nos programas de fidelidade é só pra piorar…

  • Lucas

    Sou Marriott Platinum e e Spg Platinum. Sem dúvida alguma é o melhor programa de hotel que existe. Estava com receio das mudanças, mas para clientes Platinum pareceram boas. A pontuação melhorou, benefício de café da manhã grátis em mais bandeiras e continua enviando pontos para 40 cia aéreas. (Algumas exclusivas)
    Único ponto negativo foi que para se qualificar novamente precisa de 50 noites e não tem a possibilidade de estadias. Isso dificulta bastante já que no Brasil são poucos os hotéis.
    Depois de tanta mudança ruim em programa de fidelidade no mundo, finalmente, algo que não tirou benefícios.