TAM fecha 2014 como maior companhia do Brasil, mas GOL reduz a diferença

Marcel Bruzadin 10 · fevereiro · 2015

A TAM fechou o ano de 2014 mais uma vez como líder de mercado na aviação brasileira. A companhia, porém, teve uma queda de participação em relação ao ano anterior e ficou com 38,4% dos voos domésticos no ano que passou. Com relação ao ano anterior a redução foi de 1,72 ponto percentual. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Em segundo lugar e bem próximo à TAM, está a companhia GOL, com 36,4%. A companhia teve um ligeiro crescimento em relação ao ano de 2013 (0,79 ponto percentual), que em conjunto com a queda da TAM fez com que a diferença entre as duas diminuísse mais uma vez, chegando a apenas dois pontos. Será que teremos uma virada neste ano?

A Azul se manteve em terceiro lugar, com 16,7% de participação no mercado e um crescimento muito baixo, próximo a zero. Isso pode ser justificado pelos grandes esforços da companhia nos voos internacionais, que tiveram início no ano passado com as rotas para Fort Lauderdale e Orlando. No entanto, é esperado que a Azul volte a ter um crescimento expressivo a partir deste ano, com a chegada de novas aeronaves Airbus 320, que devem operar nos voos domésticos com mais capacidade que os atuais Embraer.

graficos_cias

Outro ponto bastante relevante sobre o mercado é que a companhia Avianca Brasil teve um crescimento expressivo em 2014 (1,24 ponto percentual). Apesar de ainda ocupar o 4º lugar, 8,43% de participação do mercado doméstico nacional ,a antiga OceanAir entrará na aliança Star Alliance ainda em 2015, o que certamente trará um crescimento significativo para a companhia.

Internacional

A TAM se manteve também como líder entre as companhias brasileiras nos voos internacionais, seguida novamente pela GOL. A TAM registrou 84,48% de participação do mercado internacional, (queda de 3 pp) contra 14,92% da GOL, que ganhou 2,45 pp.

A grande novidade do ano, no entanto, foram as estreias das companhias Azul e Avianca Brasil, que agora possui um voo para a cidade de Bogotá. A capital da Colômbia é o principal hub da Avianca internacional, que apesar de ter o mesmo nome e os mesmos donos é uma companhia separada da filial brasileira.

As quatro principais companhias aéreas do país transportaram aproximadamente 101 milhões de passageiros no ano de 2014, seja em voos domésticos ou internacionais. Pode parecer muita coisa, mas infelizmente o ritmo de crescimento vem diminuindo nos últimos anos, para se ter ideia, em 2014 o crescimento de passageiros em voo foi de 5,7%, menor volume dos últimos 3 anos.

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • Marcos

    No que depender de mim, não vai ter virada alguma. A GOL se colocou como uma cia low cost na qualidade do serviço, mas vem cobrando basicamente o mesmo que as outras cias aéreas. Espero que a Azul tenha mais sucesso esse ano.

    • Delvis

      A TAM com aqueles lixos de Airbus, será ultrapassada logo logo pela Gol, mas considero a Azul, como a melhor para voos domésticos.

      • Marcos

        Oi, Delvis. Muita gente usa esse argumento, mas isso nunca afetou minhas viagens. Não sei como poderia afetar (se a questão são acidentes, toda cia aérea tem algum, acho que a TAM está dentro das estatísticas médias). Minha reclamação é com a relação preço / qualidade. Hoje, a GOL é a pior de todas, algo que pode ser comprovado pelo ranking de cias aéreas, publicado aqui no MD.

      • Rodrigo

        Os lixos de Airbus são usados tão quanto os Boeings em todo o mundo. A GOL não tem capacidade para ultrapassar empresa alguma, neste momento. A imagem da cia já está tão desgastada quanto a da TAM, ou até mais, e como disseram anteriormente, ela opera como Low Cost com preço de empresa comum.

      • Fernando Gama

        Eu também evito a TAM o máximo que eu posso. Mesmo se ela for mais barata, minha vida vale mais do que alguns reais. Não é apenas preconceito – porque acidentes podem ocorrer com qualquer companhia -, mas a TAM já passou há muito o limite do razoável. Mas, respeito quem pensa diferente, não há verdades absolutas.

        • Jonatas

          Pena que a Azul também vai operar Airbus

        • Fefê

          Penso exatamente igual a você. Não tem condições da TAM estar entre uma “média” coincidência ou não, tive problemas Graves voando TAM e estou viva graças a Deus e porq ainda não chegou a hora.
          TAM, AVIANCA e AEROLÍNEAS Arg NUNCA mais.

          • Rent

            A TAM é a melhor companhia do mundo, os avioes confortáveis, a primeira classe é excelente, os comissarios super simpaticos e lindos as comissarias parecem modelos, chiquerrimas, vcs estão com inveja pois não voam first class. Se não estão satisfeitos é só fretarem aviões cambada de brasileiros, esse é o meu insulto a vcs,#TAMbeijinhonoombroprorecalque#euvoofirstclassevcnão#aTAMsambanacaradascompanhiasrecalcadas.

      • Vagner

        Ano passado viajei 93 trechos pela Tam e nunca tive problemas, considero o programa de fidelidade melhor, e o serviço melhor que o da Gol que no fundo pegou a missão da Webjet mantendo o preço tradicional.

        • Oscar Luiz

          Em 2013 eu voei 127 trechos de TAM pelo país inteiro e te afirmo, transformaram uma das melhores companhias aéreas do numa companhia que serve mortadela e arrota peru.

          • Gui

            Não é pq ouve esses incidentes,que temos que depositar confianças na GOL,a GOL na minha opinião é a pior do País ,e a melhor é a Avianca,eu particulamente nao viajo com a GOL,por ser uma bosta e avioes Boeings 747 tudo caindo aos pedaços…e acidente pode acontecer com qualquer empresa..com as Grandes Norte americana (AA,DELTA,UNITED)entre outras a questao aqui nao eh de seguracao,pq se for de segurança entao minguem viaja de aviao,pq com qualquer uma pode aconter um incidente…(minha opiniao exposta,nao a critiquem)..obrigado

          • Fred

            kkkk faço ideia para onde vc viaja. Os trexos da Avianca são limitadíssimos.
            E outra, 747 ???? Oi???
            Vai criticar e nem sabe o que esta falando.

          • Flavio

            Kkkk
            Nem uma cia aérea brasileira usa Boeing 747. Antes de falar asneira, se informe.

  • Guest

    Meu comentário foi apagado? Por que?

    • Não apagamos nenhum comentário. Faça login com alguma rede social ou crie uma conta para que seus comentários possam ser publicados mais facilmente!

      • Marcos

        Olá, foi algum bug. O comentário não estava sendo exibido, depois apareceu normalmente. Obrigado pela atenção, Denis!

        • Marcos

          Ah, ao perceber que o comentário original apareceu (o primeiro da matéria) eu mesmo tentei apagar esse comentário que agora aparece como “guest”, mas só foi possível desvincular o comentário da minha conta.

  • Manoel Eugenio

    Tô buscando voo para Buenos Aires saindo de Recife, mas com o aumento do dólar os preços ficaram salgados, tem alguma previsão de melhorias nos preços.

    • Rafael

      Agora tem um voo da Tam De Rec para BUE direto…

  • Manoel Eugenio

    Estou buscando passagens de Recife para Buenos Aires, mas com esse aumento do dólar os preços estão salgados, tem alguma previsão de alguma promoção, ou redução dos preços das passagens?

    • Fernando Gama

      Eu achei por milhas esses dias indo dia 17 e voltando 23/3, 10 mil milhas cada trecho, pela Gol (parceria com Aerolineas), saindo de JPA.

  • MTorres

    Gol crescendo sustentavelmente, com padronização de processos e pessoas.

    Clientes dos cream cracker e copinho de coca odeiam a Gol, mas os executivos e pessoas que vivem viajando só elogiam.

    Na minha opinião, da um banho na concorrência quando o assunto é Milhas, mobile e net (antecipar voo pelo celular é fenomenal) e custo (sempre 10% menor nas minhas consultas). Alem de eu poder ter a opção de COMER no voo (para quem vive viajando a trabalho, é fenomenal. A Azul segue de perto, mas é muito pequena ainda nas rotas em que preciso mais.

    • fefê

      Exato. O povão odeia a GOl por causa de uma Lata/Copinho de pepsi e um mísero pão francês queijo e presento. Eles deveraim agradecer, pelo menos não engordam. kkk

      ps: O clube é show, principalmente para quem consegue se programar com 1 mês de antecedência pelo menos ou de repente uma promoção.

      • rentinyho

        Não é não, a questão é ta com fome vá a um restaurante ou leva a marmitinha de casa, avião é para levar passageiros de um lugar a outros, e não alimenta-los o serviço de bordo é apenas um bonus, as empresas aereas deveriam tirar de vez o serviço de bordo, porque existem restaurantes que cobram apenas um real um prato de comida. Brasileiro e a raça mais desgraçada que conheço, pois só reclamam de coisas que não tem nada haver, trabalha para comprar comida não querem, agora querem reclamar do lachinho que as empresas dão, a gol é otima porque ela coloca o brasileiro no lugar dele,os comissarios são muito simpaticos, porém quem quiser se crescer em cima deles eles tratam logo de corta o barato da ‘probetaiada’, eu sou a favor de que sejam cobrados valores altos nas passagem até porque o combustivel é muito caro, e assim os voos nao ficam tão lotados, cheios de gente fedidas #desabafodeumclientequenãogostadaraçamaisimundadopaisopobre.

  • Delleon Fernando

    Qual a vantagem em voar Gol ultimamente?
    Alegando que cobraria preços mais baixos, a cia dos Constantinos cortou o pequeno serviço de bordo, cortou a bonificação do Smiles em tarifas Promo, e por fim, está cobrando mais caro que Tam, Azul e Avianca. Até mesmo quando em promoção, as tarifas Gol estão acima das congenêres.
    Resumo da Gol em 2014: Cortaram, cortaram, cortaram, e cortaram tudo o que podiam. No entanto, subiram, subiram e subiram os preços, quantidade de milhas para resgates, taxas de remarcação e cancelamento, enfim.
    Já voei muito pela Gol, mas hoje, apenas em último caso.

    • Fernando Gama

      Você não deixa de ter razão quanto às críticas. Eu acho a Azul melhor, mas cara demais, então como não gosto da TAM, acabo sempre voando de Gol, mesmo que não seja lá aquela coisa.

      • Delleon Fernando

        Realmente a Azul cobra valores estratosféricos na maioria das rotas em que opera. Fora que partindo do DF, por exemplo, não temos muitas opções de voos diretos, o que nos deixa, quase sempre, fora das promoções da cia aqui no Distrito Federal. A Tam, por sua vez, não me inspira confiança, não pelo fato de serem Airbus, mas pela manutenção que a cia faz em suas aeronaves. A Avianca cobra preços justos pelo serviço que presta, mas como já foi falado, as rotas são limitadas. Por outro lado, a Gol tem minha confiança no quesito segurança, mas a empresa não tem honrado o que prega, tanto comercialmente quanto institucionalmente. Às vezes pego dois voos em companhias distintas para chegar a determinada capital do país.

        • Rodrigo

          Não sei se você ficou sabendo do pouso de emergência que um avião da Azul teve de fazer aqui na região metropolitana de Porto Alegre. Existe um blog na internet que acusa a Azul de não fazer a manutenção correta em aeronaves e o blog conta inclusive com depoimento dos próprios funcionários da cia.

          • Victor

            Qual é o endereço do blog?

        • Rodrigo
    • A GOL tem três vantagens: o espaço das poltronas, que aumentou bastante, o Smiles e os jatos Boeing, para quem é fã da fabricante americana. Os pontos negativos são os que você elencou muito bem, se bem que o serviço de bordo da TAM tem deixado muito a desejar e muita gente prefere poder comprar um bom lanche a ser obrigado a viajar apenas com um amendoim ou biscoitinho gratuito. Mas em termos de qualidade, Avianca e Azul estão bem à frente!

      • Delleon Fernando

        Muito bem colocado, Denis. Concordo com você quanto a Gol, com exceção do Smiles, que modificou a forma de pontuação dos clientes, antes 1 mil milhas por trecho, hoje, algumas milhas por trecho voado. Outro fato que me irrita muito na Gol, é o discurso que a cia prega ao afirmar ser Low-cost, Low-fare e cobrar preços quase sempre iguais ou superior as demais empresas que não se classificam com baixo-preço, baixa-tarifa.
        Ainda sim sou fã da Gol, mas não tenho viajado por ela ultimamente.

    • Rodrigo

      A única coisa que pode ser um diferencial na GOL são os horários e conexões que, em alguns trechos, segundo minha experiência pessoal, são muito melhores e mais atraentes do que os da TAM. Mas acredito que essa questão envolve também a agência reguladora, e não só a companhia.

    • Ramon

      Com o que você economiza na GOL, pode usar a diferença pra fazer um banquete a bordo, visto que geralmente as passagens da Azul chegam a custar até o dobro …

  • A Avianca é uma boa cia aérea, mas sua malha aérea limitadíssima a torna pouco atraente para quem vive fora de São Paulo.

    A Azul é também boa, mas seu programa de milhagem piorou muito e sua participação na Star Alliance ainda fica só nos sonhos. Fora que o preço de suas passagens em alguns casos costuma ser nível tarifa executiva.

    A GOL não tem mais preços competitivos, e a TAM tem aviões desconfortáveis e velhos com preço premium.

    Não está fácil voar no Brasil.

  • Caio Baptista

    A Gol é péssima, mas tem o melhor programa de milhagens da atualidade.

    Comecei a optar por ela após a reformulação do site smiles e da chegada do Club Smiles.

  • Eduardo

    Denis, eu consideraria alterar o título de: “… companhia do Brasil…” para “… companhia NO Brasil…” (de “do” para “NO”) em vista de que a TAM é chilena e a AVIANCA colombiana, frise-se!

    • Fernando Gama

      E a GOL está virando americana!

      • Eduardo

        Bem lembrado, SNME já é… Pois 51% é da UNITED.

        • Leonardo

          Delta

    • Rodrigo

      Nas turbinas dos aviões da TAM está escrito Brasil. Na cauda dos aviões da GOL há uma bandeira do Brasil, assim como na parte dianteira dos aviões da Avianca. A Azul tem um avião todo estilizado com a bandeira do Brasil. Pra mim são todas brasileiras.

      • Victor

        Pintar uma bandeirinha virou critério para uma empresa ser brasileira?

      • Eduardo

        Os uniformes dos funcionários do Mc Donald´s também tem bandeirinha do Brasil rsrsrs

    • Cidadão

      É proibido por lei que companhias estrangeiras operem voos domésticos no Brasil. O máximo que ocorre é a participação limitada de empresas estrangeiras no capital das companhias brasileiras.

      • Leonardo

        Isso tem nome, é cabotagem. E é proibida em quase todos os países. A exceção são as empresas low-cost como easyjet, Vueling e Ryanair.

    • Na verdade os irmãos Efromovich são brasileiros, o que houve foi que a nanica OceanAir, que hoje é a Avianca Brasil, comprou a Avianca colombiana e não o contrário! =)

    • A importância disso é ínfima, comparado com a absurda restrição de participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas de aviação.
      Devemos levantar a discussão de abertura disto, como o Projeto de Lei do Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) para revogação desta restrição: http://www.senado.leg.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=159867&tp=1

  • Fefê

    Gosto muito da GOL, espaço entre a poltronas, espaço comfort, voos sem muitos atrasos, segurança, e na minha opiniao o clube smiles é ótimo!!!

    ps: Quer comer de graça? Leva marmita!

  • Usar a palavra “melhor” é forçar a barra. Na verdade o Smiles é o menos pior dos nossos programas de cliente freqüente.
    E importante não esquecer que as milhas continuam tendo uma validade pequena, o site do Smiles continua ruim (ou menos pior com a reformulação), os resgates continuam tendo o valor majorado ano pós ano, e na economia dos programas de milhagem existe uma hiperinflação de dar inveja ao Zimbábue.

  • Fernando Gama

    Eu também andei alguns trechos, mas não me sinto seguro. Vai ver é só impressão…Ou não.

  • rodpir

    As duas (Tam e Gol) são péssimas. Dificil escolher a pior. Acho engraçado a galera que critica quem valoriza o lanche e entretenimento. Com o que pagamos de tarifa em relação á cias de EUA e Europa (mesmo pagando bagagens e demais serviços) deveriam servir até almoço e jantar.
    Smiles e Fidelidade são uma piada à parte. Toda hora mudam regras para prejudicar o consumidor.
    Torço para que um dia o cliente fique um pouco mais exigente e mande as duas pro espaço.

    • Fefê

      São péssimas, mas as únicas com preços acessíveis, amigo. No Brasil tudo é caro…aqui é para nego de classe A, jå dizia o presidente da Azul que veio com “boa intenção” em atender a C e D. kkkkk
      Piadaaa!

      Concordo quando vc diz em entretenimento, viajei pela Argentina início de 2015 pela Aerolíneas, e olha, em muitas cidade, por exemplo, Mendoza até BA, a aeronave era 2 x 2, com tela individual (filmes atuais), lanche (coca cola, alfajor e biscoito) espaço maravilhoso para pernas, fiquei impressionada. Agora, se até a Aerolínea que é Estatal arrumando a casa, é hora de repensar mesmo.

  • Fernando Gama

    A parte de alimentação para mim é a que menos importa no voo. Mesmo assim, eu prefiro pagar pelo lanche e comer algo que eu quero, do que ser obrigado a comer bolachinhas…

  • Prof. DT

    Eu sou executivo (diretor) de uma empresa e vc não fala por mim, na minha opinião a GOL é a pior empresa de aviação do Brasil, as vzs mudo o horário só para não ir de GOL. Sabe pq? A T E N D I M E N T O ! ! ! todas as empresas, pessoas e tudo na vida falham em algum momento, porém, a forma como se lida com as falhas é o q diferencia, tanto pessoas qto empresas. E ao meu ver, o atendimento da GOL é de LONGE o pior. E só para deixar claro, pra mim, o ranking deveria ser assim: Global, Azul, Avianca, TAM, TRIP e GOL.

  • Gerônimo

    Não devemos esquecer do Fokker 100 da TAM que caiu em São Paulo ao decolar porque arrebentou um cabo, além de outros problemas e do A320 que pousava em Congonhas em 2007, matando 187 + 12 pessoas porque também houve problemas mecânicos no avião e isto sem contar os vários pousos de emergência que a TAM tem feito. O último foi em fortaleza com um avião que vinha da Europa. A Azul fez um pouso de emergência em Canoas há poucos dias com um voo que partiu de Belo Horizonte para Porto alegre. A Avianca pousou em Brasília ano passado sem o trem de pouso dianteiro. Sorte ou não, estes eventos não tem acontecido com a GOL, que se envolveu em apenas um acidente até hoje porque foi atingida em pleno ar por outro avião, ou seja, se formos olharmos o histórico das companhias em termos de segurança, teríamos que dar crédito à GOL.

    • Delvis

      Tam, Cuiabá – brasília dezembro passado, 30 minutos sem o avião conseguir altitude, passageiros gritando. Agora aparece com o bico amassado e falaram que o equipamento de granizo queimou antes da tempestade………………………….

    • Rodrigo

      Só para contabilizar (não parar criticar a GOL), ela teve também um pouso de emergência em 2011 em Viracopos por um cabo desconectado do computador de bordo do avião.

    • Renatto

      Engraçado que vcs não falam dos milhares de acidentes que ocorrem entre carros, onibus e caminhões matando milhares de pessoas todos os anos, e as empresas internacionais que direto ocorre acidentes, acidentes irão ocorrer sempre, até porque somos humanos e falhamos, isso só prova o quanto somos inuteis, então ao invés de reclamar não viaje com as companhias brasileiras se não esta satisfeito.#prontofalei#companhiasaereaschatiadas#brasileiroémaleducadofolgadoesóreclama

  • Juliana

    Me desculpem o comentário meio fora do tópico, mas tenho uma dúvida com relação a milhas.
    Tenho 10.000 milhas na Tap, e como faço poucas viagens internacionais acho que será difícil acumular um número razoável para que eu possa resgatar alguma viagem. No site do Smiles vi que a Gol tem parceria com a mesma, seria possível transferir essas milhas para a Gol? Ou então, o que me sugerem para que eu não perca essas milhas?

    • Não sei quando suas milhas expiram, mas tens 2 possibilidades para elas:
      1- Transferir para outra conta TAP Victoria. Não existe transferência para GOL ou qualquer outro programa de milhagem;
      2- Comprar um prolongamento de durabilidade de milhas. Veja aqui: http://www.flytap.com/Brasil/PTBR/Victoria/gerenciar-milhas

    • Régis

      Acredito que você pode usar essas milhas da Tap para emitir passagens para trechos operados pela Gol, devido a essa aliança. Mas você tem que fazer isso via site ou telefone do Tap Victoria.

  • Mariah Rafaela Silva

    Voar pela Gol é pedir para ter dor de cabeça! Terrível!

  • Luan

    Quanto teremos uma companhia de fato low cost no Brasil?

  • Bruno Bastos

    A gente tem que levar em consideração os perfis de viajantes. No meu caso, não sou frequent flyer, costumo fazer entre 2 e 4 viagens aéreas por ano. Nos trechos internos que eu faço, os preços da Gol sempre estão mais em conta. No quesito conforto, não vi muita diferença entre Tam e Gol (tenho 1,80m logo não fico nem muito apertado nem muito folgado), e a comida pra mim é supérfluo, sinceramente, prefiro comer antes ou depois do pouso. Confesso que não viajei ainda de Azul, mas pretendo comparar se ela tiver um preço competitivo. Pra mim o diferencial é mesmo o Smiles, pq sempre consigo pegar algum trecho, o Multiplus nas minhas buscas exige mais pontos para voar.

  • Rodrigo

    Victor, tentei achar aqui mas não o encontrei. Acho que foi removido.

  • Rodrigo

    Sim, no caso da aviação a bandeira é usada para identificar o país de origem da cia/aeronave, principalmente se a empresa voa internacionalmente.
    Eu nem precisava explicar isso mas, enfim…

    • Cidadão

      Hehe.. Boa resposta

  • Bernardo

    Para mim:

    AZUL: CARÍSSIMA

    AVIANCA: Atende bem a Salvador, onde resido, com boa frequência de voos. O problema são os atrasos. Atrasa muito. Tem um programa de milhagem bacana, sem exorbitâncias.

    TAM: O programa de milhagem ficou ridículo quando foi adquirida pela LAN (sim, 50% + 1 são dos chilenos, você não sabe?). O preço é competitivo muitas vezes MAS OS AVIÕES SÃO RUINS DEMAIS. Poltronas apertadíssimas e reservar aquele assento mais exige tempo e disponibilidade. Além disso, a frequência das rotas para Salvador foram bastante cortadas.
    GOL: Atrasa menos que as outras, as poltronas estão super espaçosas agora (tenho 1,90), os preços são ok, e tem muitas opções saindo de Salvador.

    RESULTADO: Tenho viajado mais de AVIANCA e depois de GOL (viajo 2/3x no mês)

  • Felipe Vieira

    Nunca! Custo Brasil e ganância de lucro e mais lucro não permitem.

  • Paula Palmerston

    Eu concordo com vocês…..a GOL pode até ter um serviço ruim….mas o check list de segurança deles é muito eficiente…muito mais que o da TAM….Tem gente que nunca teve problemas, mas tem muita gente que já teve….tenho medo mesmo de viajar pela TAM….

  • Simone Carvalho

    Voos sem atraso?? Não voamos na mesma Gol. No quesito pontualidade, Azul ganha disparada…

    • Fefé

      oi Simone, meu voo geralmente quinta/sexta e domingo/segunda. Geralmente de 15 em 15 dias. Pode ser talvez por trecho e hórario. Mais uma dica, se teus voos atrasam demais. Entre em contato com a Central da Gol por Chat ou Telefone. Deixe sua reclamação/insatisfação. Pode acreditar que esse tipo de levamento acontece. (veja, aquela mensagem que a Gol envia no celular depois do termino do voo, pedindo sua nota de, 0 a 10, não é por acaso).

      • Simone Carvalho

        É verdade, pode ser um trecho específico. Sempre faço FLN>GRU>FLN, por volta das 20h. Sempre atrasa no mínimo meia hora.

        Obrigada pela dica!! 🙂

  • oremhartuing

    Nenhuma companhia brasileira usa atualmente o Boeing 747.

  • oremhartuing

    A Gol não é nenhuma maravilha, mas todas as minhas experiência nela são melhores do que na TAM, começando pelos preços, em 80% das vezes menores. Os aviões são bem mais silenciosos que os Airbus da TAM. Até o atendimento e a origanização no checkin é superior (também é fraca, mas a da TAM é sempre um caos).

  • Renato

    Eu só acho engraçado um monte de gente que até alguns dias atras não viajavam de avião, hoje reclamam do serviço de bordo das empresas, se estão com fome vão ao restaurante inclusive tem no aeroporto, ou levem comida de casa, fora do pais se um voo atrasa por conta do tempo a companhia nem se explica, aqui ficam todo mundo reclamando ai a porcaria do avião decola sofre um acidente e depois dizem que a culpa é da companhia, se não estão satisfeitos existem onibus, e empresas internacionais façam um cursinho de ingles e viajem por elas, brasileiro só sabe reclamar e o que realmente importa deixam de lado, isso quando não se acham donos do avião, e querem mandar em tudo isso pagando a passagem pela promoção e como os demais passageiros, coitados dos tripulantes que lidam com brasileiros, imagino que não deva ser facil vc olhar para a cara de um pobre querendo se passar por rico e eles não podem se quer respirar mais forte para essa raça, pronto falei.

  • Fabricio

    A Tam estragou minha bagagem no GIG e até hj se recusa a ressarcir-me. O caso do cachorro perdido em GRU e muitos outros extravios me faz concluir: Tenho pena da LAN (voei duas vezes antes da fusão com a Tam) que resolveu juntar-se com essa ‘líder’…

  • Rent

    Ja vi que voce viaja de avião para comer a comida e não chegar em outro destino, a Tam e a Gol, são excelentes, pois, elas colocam pessoas iguais a vc no devido lugar que é “passageiro” ou seja vcs logam vão embora, vc acha que eles se importam com vc? vc é apenas mais um querido, se o avião cair eles pagam um dinheirinho e sua familia como qualquer familia brasileira se contenta, e quem vai p/ o espaço são elas realmente até porque o dinheiro que entra nas companhias não fazem a diferença se é pago por vc, ou por outros brasileiros, até porque dessa raça só que o interessa é o Money.#prontomaisumpobrefedidofalandomaldascompanhiasatéporquenãovoafirstclass#

  • Wólnei Franco

    Todas as companhias aéreas que operam no Brasil tem defeito. Pronto. Quer serviço de excelência? Ou você freta o seu jatinho ou compre o seu próprio! Está resolvido o problema de muitos!