TAM e LAN passarão a se chamar Latam Airlines a partir de 2016

Denis Carvalho 6 · agosto · 2015

O grupo Latam acaba de anunciar que as companhias LAN e TAM passarão a ter uma marca única a partir de 2016. O nome escolhido foi o próprio nome do grupo, Latam Airlines, que além de unir os nomes de LAN e TAM é uma referência a “Latin American”.A transição será feita gradualmente, e a previsão é que a primeira aeronave com a nova marca seja lançada em fevereiro do ano que vem.

Segundo a companhia, o novo logo representa sua origem. “Um símbolo que valoriza a América Latina e resgata o sentimento de orgulho e pertencimento em nossas pessoas. Uma companhia que transcende barreiras territoriais, aproxima todo um continente de culturas aparentemente diferentes, mas essencialmente conectadas.”

Latam-evento

Segundo Enrique Cueto, presidente do grupo Latam, o processo de transição será realizado nos próximos três anos. “Da Latam para o mundo e do mundo para a Latam. Este é um grupo de companhias que cresceu com cada país da região e agora se unifica para oferecer aos clientes a
melhor rede de conexões e a frota mais moderna. A experiência será melhor, pois os
clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e unificados dentro da rede,
um e-commerce mais potente e canais de comunicação mais integrados, além de maior
velocidade no desenvolvimento de inovações tecnológicas em todos os países em que
opera. A LATAM será uma marca que estabelecerá uma cultura dedicada a cuidar dos
seus clientes”, disse Cueto.

latam-airlines-novo-logo

Segundo ele, a escolha da marca  é fruto de um extenso estudo realizado em 10 países após a associação entre as empresas. O Grupo Latam Airlines já está trabalhando para alterar gradualmente sua identidade corporativa em um prazo total de, aproximadamente, três anos em seus espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da web e uniformes. As primeiras
mudanças poderão ser vistas a partir do primeiro semestre de 2016. Para este mês também está previsto o lançamento da primeira aeronave com a nova marca – provavelmente um Boeing 777.

Apesar da unificação das companhias, os programas TAM Fidelidade e Lanpass não serão alterados por enquanto. No longo prazo, contudo, devem ser unificados para a criação de um novo programa.

A nova marca reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguay)); e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colombia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air

Latam

logo_timeline_1024A nova companhia já nasce gigante, com média de quase 70 milhões de passageiros transportados por ano. Ao todo são 328 aviões: 313 de passageiros e 15 cargueiros, que cobrem uma malha de 117 destinos na América do Sul, 10 nas Américas do Norte e Central, cinco na Europa e três na Oceania.

Por outro lado, a companhia vai enfrentar o grande desafio de unificar a experiência dos passageiros e os processos operacionais de duas empresas com tradição e história marcantes – desafio que tem se mostrado maior do que era previsto antes da fusão.

6 de agosto de 2015 entra para a história da aviação como o dia em que LAN e TAM começaram a dar adeus para que a Latam possa ganhar os céus do mundo todo. Como eles mesmos definiram, é o começo de uma nova história.

Estamos acompanhando o evento em São Paulo e logo atualizaremos esse post com mais informações!

O que achou do novo nome das companhias? Deixe sua opinião nos comentários.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fabiana

    Era o nome já esperado.

    • vandersilva

      Realmente, nome já esperado, mas uma falta de criatividade tremenda.

      • Felipe

        Falta de criatividade, ou cautela com um mercado imprevisível… Na boa cara, você não entende nada de marca…

      • Rodrigo Guedes Pereira

        Acredito que esse nome além de unir as duas marcas tbm tem um significado expressivo LATAM = Latin America.

  • Cleber Rosa

    Nome previsível, logo ruim (lembra o da Azul, que é bem melhor).

    • Thiago Lima

      rsrs, não sei onde lembra o logo da Azul??? Piada né. Remete muito mais ao mapa da América do Sul….tu sabe como é o mapa né?
      Acho que tu não entendeu nada o conceito da marca. Da uma olhada melhor no site http://www.latam.com/construindo-latam/

  • Tiago Torresani

    A principio não gostei do nome nem da marca, porém, vendo o vídeo da apresentação da marca e institucional, foi muito bem pensada.

    Vamos aguardar o Livery.

  • Rodrigo Aguiar

    Bacana!!! Que venha modernidade para nos passageiros! Alem de conforto, boas aeronaves, respeito, bom plano de Fidelidade e bons precos!!!! 😉

  • Raphael

    Acho legal que vocês queiram deixar a notícia pronta, mas lembrem de mudar o nome, hahahaha “dar adeus para que a XXXX”

  • Cleber Rosa

    “para que a XXXX possa ganhar os céus” foi boa… artigo semi pronto! 🙂

    • Foi mal! Sim, a gente costuma adiantar um pouco do texto, mas dessa vez acabei esquecendo de mudar o nome. Desculpem!

      • Cleber Rosa

        Imagina Denis! Nós entendemos e agradecemos a velocidade com que as informações são dadas!

  • Paulo Oliveira

    Como os chilenos estão mandando, também previsível que predominaria o azul da Lan. Acho a estrela da Lan mais legal que esse mapa estilizado.

  • Renato

    Percebi que o padrão da marca ficou com a da LAN.

    • Paulo Oliveira

      Normal, afinal quem manda é Santiago.

  • “Vou viajar de LATÃO”. Não precisa nem se esforçar pra fazer a piada.

    Aparentemente os chilenos não fizeram pesquisa de campo no Brasil antes de escolher a marca.

    • Patrik

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Aldi Cantinho

      Vai render muitos trocadilhos.. latão, Latam velha, dentro outros que possam surgir..
      Realmente faltou pesquisa… isso aí pode acabar com a marca no Brasil.

    • Fernando Costa

      Infelizmente, você está certo. Vai virar piada! Teve um tempo que “latão” era como se conhecia os ônibus velhos que rodavam no interior de São Paulo…

    • Daniel de Castro Sarmento

      Também pensei nisso. Mas e se realmente a cia. operar apenas com jatos novos e bem cuidados? Será que existiria um mundo ideal no qual não teria razão chamar a cia. de Latão? Quem sabe?

  • Aldi Cantinho

    Vamos viajar de Latão… 🙂 Ou quem sabe numa latam velha..

  • Jackson Ferreira

    Hehehehe faltou trocar o xxxx no último parágrafo. Hehehe Valeu, MD!

  • Fernando Costa

    Kkkk. O texto estava pronto e esqueceram de substituir os XXXXX pelo novo nome?! ?????

  • Carolina

    Eh tanta pressa pra botar o artigo, que ele ja estava escrito! Aí esqueceram de trocar o XXXX pelo nome escolhido….kkk

  • Ludwig von Mozart

    Piada pronta.

  • Andrea

    Para nós brasileiros fica estranho..

  • Luciano Polisseni

    Será que haverá alguma modificação no Programa de Fidelidade da companhia e sua relação com o Multiplus?

    • Raul Grilo

      Boa pergunta!

  • Rafael

    Mas América Latina inclui a maioria dos países da América Central e o Mexico. E no logotipo só aparece a America do Sul.

  • re178

    Vou voar de Latam kkkk… me poupe!

  • Diego Rios

    Tem um erro no texto
    No parágrafo que menciona 6 de agosto ficou Xxxx. Acho que seria o novo nome da companhia.

    • Bruno Serrão

      É o famoso CTRL+C CTRL+V.

  • Raul Grilo

    E o que esse logo representa?

    • Paulo Oliveira

      Um mapa da América do Sul.

      • Raul Grilo

        Valeu!

    • Tiago Torresani

      O mapa da América Latina, e suas conexões com o mundo

      • Raul Grilo

        Valeu também!

  • Fábio Ortense

    Só lamento. O comandante Rolim deve estar se revirando uma hora dessas. Mas… Como sempre, irão encarar isso como progresso.

    • Michele Moura

      Pensei a mesma coisa

  • Leander Reis

    Esse é o vídeo http://www.latam.com/video/pt.html explicando a nova marca.. achei bem interessante

  • Leandro Maia

    Esse design da América Latina está parecendo uma tocha olímpica com fogo.

    • Rodrigo Farias

      hahahah pensei a mesma coisa que você, e vamos concordar que ficou feio pra caramba esse logo, eu esperava MUITO MAIS de uma empresa deste tamanho!

  • Aline Murlick

    Nome horrível! Que pena…

  • Kkk Pois é, a correria foi grande! Desculpem!

  • Já tem vídeo de apresentação da nova marca: https://youtu.be/7G4M-MqdXjg

  • Lucas

    e mais uma grande empresa brasileira se vai, serà a sina do Brasil n ter gestores competentes?! o q mais vejo é herdeiros e mesmo donos de empresas vendendo seus ativos e virando rentistas.

  • Raul Grilo

    Para mim, ainda escolheram uma marca mais interessante do que a nova da Gol. Ambas precisavam de uma reformulação, mas a Gol conseguiu piorar.

  • Daniel de Castro Sarmento

    Excelente, Felipe!

  • Michel Picinin

    Confesso, não gostei do nome a principio, porém gostei da história e das justificativas que tem no video: https://www.youtube.com/watch?v=dNN1fdCriM4

  • raphael

    No Brasil será conhecida como LATÃO, em referência as sucatas voadoras da TAM….. kkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo Farias

    Mas que Logotipo FEIO da peste, o sobrinho de alguém errou denovo!

  • Moraes

    Ficou mil vezes melhor que o novo logo da Gol. Essa integração real promete muita coisa, tomara que dê certo!

  • cara, cês tão muito “negativo”! vamos torcer pra que a LATAM nos proporcione um serviço bacana, preços bons, novas rotas… é pra frente que se anda, uai!

    • Renato

      No Brasil? To pagando pra ver.

  • raphaela1

    A real é: Brasileiro odeia ser chamado de latino, logo nomes como Latam não vingarão

    • Bruno Bastos

      Quem disse que brasileiro odeia ser chamado de latino? Só se for os brasileiros colonizados que acham bonito ser imitão de americano.

      • raphaela1

        Para nós achamos que Latinos são os países hispanicos e também por ser o unico país de lingua portuguesa na Am. Latina

        • Bruno Bastos

          Latinos são os países cujas culturas foram influenciadas por povos que falam idiomas originados do latim, logo, onde se fala português, espanhol, italiano, francês, romeno, catalão.

          Até o conceito de latino que você afirma que os brasileiros têm (sem base empírica) é copiado dos americanos, que chamam de latinos os hispânicos pq não sabem diferenciar um mexicano dum argentino ou colombiano.

          Portanto, ser latinoamericano é uma identidade cultural forte e negar isso nos brasileiros é desconhecer nossa história. Só por dar esse choque de realidade os chilenos já tão de parabéns.

          • PG

            Eu não quero ser reconhecido como latinoamericano!

            Quero ser reconhecido como BRASILEIRO!

    • Fernando

      Realmente.

  • Laerte Oliveira

    O nome é feio e o logo bonito. Logo bem melhor que o novo da Gol.

  • André Felipe

    Escolheram o óbvio. Mas podiam ter tido mais criatividade na arte do logo. O que esse desenho significa? É bom quando o logo dá a mensagem por si só, não precisa de ajuda para ser interpretado.

    • Bruno Bastos

      O logo é um mapa da América do sul estilizado com as cores azul e vermelho. Ficou melhor do que eu esperava.

      • Kyrodes

        Pois é. O logo é o mapa da América DO SUL, não da América LATINA, como deveria ser.

    • Piantino

      o logo é o continente Latino Americano estilizado.

      • Kyrodes

        Eu só tô vendo a América do Sul ali. Cadê o resto da América Latina?

    • NA

      só se vc é burro para não conseguir interpretar algo tão óbvio!!!!!
      É o mapa da américa do sul!!!!
      O nome represeta não apenas LAN e TAM como tabém Latin American (LATAM)!!

      Seja bem vindo!!

  • Prilos

    O serviço da TAM é muito pior que a LAN,então unificação é bom.Acho que a TAM vai demitir mais gente no aeroporto ou terra.

  • Hermes Hs

    Concordo que a marca é original e representa a America Latina, porém, acredito que por ser uma empresa que tem elegância e sofisticação, a marca não demostrou isso! Acredito que foi isso que o vander quis expressar. Tem significado, mas não respresenta uma marca moderna que a cia deveria passar e o que realmente é em sua essência. Também achei horrível, pelo motivo explicado. A marca somente tem um significado, nada mais, na minha opnião e acredito que a maioria pelo que li, portanto, quem entende de marca as faz para os clientes! Será que vocês realmente entendem de marca????? É simples, os clientes gostaram ou não? Isso basta!

    • Thiago Castro

      Concordo contigo Hermes. A impressão que dá é que só entende de marca quem trabalha com isso. Mas o propósito da marca é trazer significado ao cliente. E me parece que o vandersilva tb é cliente, e como tal, tem direito a dar sua opinião, independente dele “entender” de marca ou não.

      Vocês entendidos de marca tem que se aproximar mais do cliente e parar de inventar coisas mirabolantes que não querem dizer nada ou não passam a mensagem que o cliente quer.

    • Miriam

      Tbem concordo contigo Hermes. O nome pode até ser criativo, mas com certeza vai ser alvo de piadas, como já esta sendo.

    • Márcio Sampaio

      Concordo! “É simples, os clientes gostaram ou não? Isso basta!”…

      Só não concordo que a marca representa a América Latina. A logo mostra a América do Sul, faltam América Central e México!

      • Chaii Maaf

        México é América do Norte.

        • Oi Chaii, na verdade o México faz parte da América Latina sim, Canadá e Estados Unidos compõem a América Anglo-saxônica. Com relação à geografia, ai sim o México faz parte da América do Norte. (Eu errei isso em uma prova na facu há muitos anos e nunca mais esqueci! rsrsrs)

          • Chaii Maaf

            Então tá.

        • Márcio Sampaio

          Amigão, “América Latina” engloba os países de origem latina no continente americano (colonização portuguesa, espanhola ou francesa). O México faz parte, sim! O restante da América do Norte é “América Anglo-saxônica”.

  • Ana Paula

    Eu gostei do nome e gostei da logo. Latam manteve o nome da TAM, é de fácil pronúncia, é um nome curto de fácil memorização, é ambíguo porquê é a fusão dos nomes e uma abreviação para Latin American, e sendo criativo ou não já faz parte da nossa cultura apelidar nossas empresas aéreas então independentemente do nome, mais cedo ou mais tarde ela teria um apelido. A logo honestamente achei brilhante porque é o mapa da América do Sul com um traçado que nos lembra os vôos ao redor do mundo. E a cores ficaram ótimas, o vermelho sangue da TAM era muito ruim

  • Artur Gomes

    Air France e KLM são um grupo como a TAM e LAN. Só que cada uma marcou e deixou seu nome. LATAM ficou muito esquisito e perdeu identidade.

    • Renato

      Concordo.

    • No caso delas, elas tentaram unificar os nomes como KLM AirFrance, mas não deu certo, pois os franceses são muito nacionalistas.

  • Daniel Henriques

    Gostei tanto do nome quanto do logo. Este, a cor e a letra são totalmente novos. Nem mais para a LAN, nem mais para a TAM. Gostei mesmo. Sorte e vida longa!

  • Skeller Cool

    O mapa da logomaca mais parece um tornado que remete a lembrar de turbulencia assossiando a Latão cruz credo essa fusão ja nasce amaldiçoada… to fora….

  • Douglas Moreira

    Considerando a distância das poltronas, vou me sentir em uma Latam de sardinha

  • Antônio

    O nome não faz nenhuma diferença na minha vida.
    Quero é preço e qualidade.

  • luiz

    Que juntem logo os Programas de Milhas. Minhas milhas estão lá (LANPASS) e devem expirar, pois não consigo usar NUNCA!!! Porcaria….

  • Worney Brito

    Achei o nome estranho desde o começo, apesar de gostar da referência à América Latina e ter gostado da logo. Detalhe que, em espanhol, falar “la Latam” é cacofônico também…

  • Marco

    Só eu que senti falta de mostrarem uma reprodução de como ficará a pintura das aeronaves?

  • Questionador

    Soa horrível esse nome em português. Parece sigla de orgão de governo ou latão, sei lá.

  • Questionador

    Deveriam mudar o nome para ‘varig’. Esse sim me agrada.

    • O nome Varig pertence a Gol.

      • Cleber Rosa

        Vc entendeu que ele tava brincando né?

  • Essa logo estaria excelente se fosse de Jogos Olímpicos, representando a tocha olímpica em chamas. Pra representar a América Latina, achei horrível. Opinião minha, de mero consumidor que gostava mais do urubuzinho da TAM. 😛

  • Skeller Cool

    O mapa da logomaca mais parece um tornado que remete a lembrar de turbulencia assossiando a Latão cruz credo essa fusão ja nasce amaldiçoada… to fora….

  • Thaís Beraldo

    nossa que logo horrivel!

  • Jose Ernesto Gasparotto

    Tinha que descambar para o ultracrepidanismo explícito. Os caras gastam os tubos, contratam especialistas, aí aparecem os entendidos e nhenhenhém, isso e aquilo, não gostei da cor…
    Enfim, “ne sutor ultra crepidam”

    • PG

      O cliente é que manda.

    • Thiago Castro

      O cliente é que manda (2)

  • Bianchini Daniel

    Latam, espero não virar Latão!!!! kkkkkk

  • Walberto Morais Santos

    Pessoal fiz este logo como sugestão as empresas, para conferir acessem o link abaixo:

    https://www.dropbox.com/s/f04rzzvjraeytku/MAIS%20UMA%20ESTRELA%20INDO%20AO%20C%C3%89U.docx?dl=0

    • Fernando

      Eu até tentei ver, mas precisa de senha.

      • Walberto Morais Santos

        Fernando, boa tarde.
        Copie e cole o link na barra de pesquis do navegador, pois se clicar direto vai pedir login e senha!

        • Cleber Rosa

          Não faz isso não… desculpa, mas não vale a pena.

    • LLOS

      Não abre de jeito nenhum.

    • TSP

      Quer dizer que essa lixo que você criou é melhor? kkkkkkkkkkkk

  • Renato

    Somo importantes agora vamos voar de LATAM DE SARDINHA. KKKKKKKKKKKK

  • Arthur Mendoza

    Eu particularmente não gostei da marca nova, tanto na identidade visual quanto o nome que gera trocadilhos, dificuldade de entendimento e na fala. Acredito que faltou pesquisa de mercado no brasil, seria muito melhor ter feito igual a Azul que usou o nome de uma das duas companhias mesmo que o nome seria da Lan.

    • Renato

      Mil vezes LAN simplesmente, nada de TAM, ou LAN Argentina, Colômbia ou LAN Brasil ou seja lá qual outro pais. Ate para os brasileiros soaria algo que ia lembrar a TAM.

  • Mandigo

    E enquanto isso…o Comandante Rolim vai se revirando no túmulo.

  • Também estava ansioso por isso!

  • GuilhermeMendes

    se o meu joelho couber sem tocar a cadeira da frente, pode ter qualquer nome.

  • Skeller Cool

    O mapa da logomaca mais parece um tornado que remete a lembrar de turbulencia assossiando a Latão cruz credo essa fusão ja nasce amaldiçoada… to fora….

  • Daniel

    Não gostei do nome, do logo e continuo achando que TAMONALAMA…

    Não vejo modernidade na marca, e a única coisa acertada que vejo é que o logo antiquado e cheio de ângulos traduz com precisão o nível de serviço “by the book” mal escrito por executivos que estão mais preocupados com resultados e seus bônus anuais do que preocupados em melhorar a experiência de vôo dos seus clientes (que no final, são quem verdadeiramente pagam a conta) de forma rentável e que dê resultados.
    Pior ainda: nem unificaram os planos de fidelidade, que a meu ver é a coisa mais fácil de se fazer e de se resolver CASO existisse de fato preocupação com os clientes…
    Como eu disse no tópico anterior, o Sr. Rolim deve estar rolando no caixão…

  • Almir

    Na boa…as empresas deveriam começar incluir mais as opiniões dos seus clientes quando for mudar algo no seu produto já famoso.
    A TAM e a LAN deveriam ter feito uma pesquisa de opinião que poderia ser dentro do vôo mesmo pra saber o que os clientes acham de tal nome, tal logo e o mais votado seria o escolhido.
    Pelo que percebo aqui no site, as opiniões estão divididas, mas a maioria concorda que esse novo nome não caiu bem para o gosto dos brasileiros, pois lembra latão, o que gera piadas e consequentemente deixa a marca inferior perante as outras cias.

  • Alexandre Dantas

    Gostaria de ver uma fusão da GOL com a Aerolíneas Argentinas.

  • Tiago

    Achei o video muito top! e o nome é a melhor opção mesmo. Marca ficou bem melhor que a nova da Gol

  • Mauricio Braga

    Acho que asa empresas deveriam unificar a marca, mesmo, apesar da história de ambas. A nova marca, apesar de extremamente previsível, tem seu sentido de ser, e é melhor que criar uma marca que nada tenha relação com as anteriores.
    Só não acho o nome muito sonoro (em português, pelo menos)

  • Rafael

    Depende da mente de cada um, eu por exemplo vejo um belo nome porque não leio por ler, mas leio e penso no significado do nome, no carinho que tiveram tanto pelos clientes da Tam quanto da Lan, assim com esse nome nunca será esquecido. E como podem ver o novo logo é uma mistura do vermelho da Tam que vem da parte de cima da América do sul com o branco da Lan que vem da parte de baixo e no meio eles se misturam. Então tudo a uma ótima explicação, e se formos ver com os olhos da bondade, sem criticar tudo que vemos pela frente, tudo dará certo.

  • Alexandre Dantas

    Gostaria de ver uma fusão da GOL com a Aerolineas Argentinas…

    • LLOS

      Simples: Gorolíneas Brasilinas

  • Rafa Morley

    Latão. #piadapronta

  • João Paulo

    Fiquei meio triste com o fim da TAM, mas sobre o nome não há o que reclamar, pois conseguiu unir os nomes das duas companhias e dar ênfase na região de origem de ambas as companhias. O único ponto negativo foi que o logo em si podia ter sido melhor trabalhado, ficou ‘simples’ na minha opinião.
    Vi muita gente reclamando, mas se eles conseguirem entregar um bom serviço, ter consistência, e conseguir de fato padronizar todas as ações dentro da nova companhia, podemos sim chamar isso de progresso.

  • Lucas

    Esperava que houvesse algum tipo de promoção em comemoração….mas não achei nada! Fusão sempre piora preços….

  • Você é louco? Está cheio de gestores brasileiros geniais pelo mundo.
    Olha a 3G capital, Renault, Ambev, Embraer

  • Diego Vieira

    Pode até soar bem em espanhol, mas em português lembra de latão.

    • JOHN PENNEY

      Nome feio tanto em portugûes (LATÃO) quanto em inglês (LEITAM)!!!!.

  • Marcelo Silva de Oliveira

    Uma pena perdermos o livery da LAN, um dos mais bonitos em minha opinião

  • Márcio Sampaio

    Thiago, entender o conceito é uma coisa… se ficou bom ou não para o público, é outra! Por exemplo, entendi o conceito, mas não gostei do resultado, tanto o nome (embora previsível) quanto a logo.

    Enfim, não estou nem aí com nome, pintura ou país, o que me importa é tarifa baixa, bons valores por milhas e promoções!

  • Bruno Vieira

    LATAM, concorrência, que eu tô passando. =P

  • Anayran Pinheiro

    Não importa o novo nome. Entrando ainda no site como http://www.tam.com.br tá tranquilo.

  • Danielsson

    Mau gosto é mato!

  • Danielsson

    Argolineas

  • Danielsson

    Fato que você trabalha no time de Designers da Latão. rs

  • Danielsson

    Fidelatam Pass será o novo nome do programa de milhagens.

    • Cleber Rosa

      Hahaha

  • Marcus

    Como leigo gostei da apresentação, porém o nome lembra latão sucata!!!
    O logo está bem condizente com o proposta da empresa.

  • Tathiane Oliveira

    Não gostei no início, mas depois de assistir ao vídeo, mudei de opinião. Os entendidos de marca são uns gênios mesmo. Rsrs

  • Jessé Jorge

    Gostei da Nova Marca e do Logo o nome que remete a Latin America pra mim soou como algo mais continental similar a AA, será que agora teremos voôs diretos entre (CGH) e (SYD) sem conexão em (SCL)

    • Cleber Rosa

      Vôo partindo de Congonhas direto pra Sydney? Só posso pensar: “??????”

      • Jessé Jorge

        Opaa GRU! kkkkkkkk

  • FaloNaCara ¯ _ (ツ) _ / ¯

    LATÃO.
    Tudo feio. Nome horroroso, logomarca horrorosa, uniformes horríveis, com certeza o livery vai ser horroroso e o interior dos aviões também.

  • Fabio

    Fusao do sujo com o mal lavado?

  • Fabio

    Latam de lixo?

  • Hely Cantalice

    Trazendo promoções e tickets para a Europa a custos menores no programa de milhagem, está valendo. Agora, cá para nós que o nome não soou nada agradável aos ouvidos de quem é falante do português brasileiro. Sei lá… LATAM… ‘LATÃO’?Esse não seria um nome escolhido por mim em definitivo.

  • Cleber Rosa

    Thiago, primeiro que estamos falando de gosto! A chamada pede a opinião dos leitores: a minha opnião é que o logo é ruim.

    Segundo, se para entender o conceito da marca é necessário assistir o vídeo institucional (ou ler material similar), então provavelmente não mais que 1% dos clientes vão entender o conceito proposto.

    Terceiro, o logo da Azul é um mapa estilizado (do Brasil) e o da Latam é um mapa também estilizado da América do Sul. Só isso seria o suficiente pra falar que um lembra o outro.

    Finalmente, dá uma olhada se o mapa da América do Sul inteira não parece (em formas gerais) o mapa do Brasil:

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/28/Brazil_in_South_America_(-mini_map_-rivers).svg/524px-Brazil_in_South_America_(-mini_map_-rivers).svg.png

    • Márcio Sampaio

      Fora que “Latin American” engloba América Central e México, e a logo representa “Sudamerica”… erro terrível, na minha opinião!

    • Thiago Castro

      O cara veio dar de esperto e vc acabou com ele! Muito bem. Rs

  • Beto Karioca

    Simples e até mesmo obvio, mas ficou legal sim… no inicio se acha estranho mas depois de ver o video eu aprovei. Mas q se exploda a marca, queremos serviço e preço, o velho custo-beneficio… o resto é papo furado de marketeiro !

  • carlos

    LATAM = LATin AMerica.

    Só esqueceram de um pequeno detalhe, os clientes serão, em sua maioria, da “america latina” ou “latinoamerica” onde a língua oficial não é exatamente inglês…

    Antes que alguém comente: Nunca vi latinoamerica ser abreviada como latam, mas escrito em inglês é bem comum

  • PureWhiteFlour

    Entrem no site http://www.latam.com e vejam… vai dar briga judicial ou a latam terá que pagar caro para teo este domínio de internet.

    • Charles Barros

      O domínio latam.com já pertence à LATAM Airline, porém o domínio brasileiro latam.com.br pertence a um laboratório.

  • PureWhiteFlour

    O nome podia ser bem melhor: LaTe ou TaL, Chilena de Aviación, Tam Ya Era, LanLanLan, NiTamNiLan, etc…

  • Fernando Karamm

    Gostei, bem melhor que o logo atual da TAM, aliás, se não gostaram do novo nome é por pura birra. Afinal, tem nome mais feio que TAM!?
    Cores elegantes, logo correto, sem invencionices e nome adequado.
    Não estão criando uma marca para escola de samba, trio elétrico, carnaval, isso é uma companhia aérea! Desculpe o trocadilho, mas parem de viajar!!! rsrsrs

  • Thiago Castro

    O logo parece mais uma tocha acesa que a América do Sul. O cara tá certo!

  • Kyrodes

    Devia se chamar TAL. Bem melhor de LATÃO/LATÓN e teria vários significados: Tam And Lan, Transportes Aéreos Latinoamericano, Tam AirLines, Tam America Latina, Transamerican AirLines… Além de que seria perfeito para fazer propaganda tanto em português como em espanhol: “Que TAL viajar?”

  • Kyrodes

    O cara pode até estar tendo dificuldade de interpretar o logo, mas a imagem deveria ser da América Latina, não a América do Sul.

  • Kyrodes

    Pois é. Comigo tb aconteceu isso.

  • Jackson Franca

    O problema é que faltou a pesquisa de campo. Pedir sugestões de nomes, logos para os clientes. Poderiam fazer até um concurso disse e, ao final, o vencedor ganharia passagens aéreas gratis…etc… SERIA BOM!

  • Jackson Franca

    O problema é que faltou a pesquisa de campo. Pedir sugestões de nomes,
    logos para os próprios clientes. Poderiam fazer até um concurso disso e, ao
    final, o vencedor ganharia passagens aéreas gratis…etc… SERIA BOM!