LOT Airlines solicita autorização para operar voos do Brasil à Polônia

Denis Carvalho 13 · junho · 2013

A polonesa LOT Airlines solicitou autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos entre o Brasil e a Polônia. Após receber a autorização da agência brasileira, a companhia deverá divulgar qual pretende operar no país. Além da LOT, a Anac avalia solicitações da nigeriana Arik  Air  e da sul coreana Asiana, considerada uma das melhores companhias aéreas do mundo.

LOT-Brasil

Fundada em 1929, a LOT é uma das companhias aéreas mais antigas do mundo e é a principal empresa de aviação (flag carrier) da Polônia. Ela voa para 56 destinos com uma frota de 38 aeronaves,  curiosamente a maior parte delas jatos da fabricante brasileira Embraer. Para o longo curso, a companhia tem três jatos Boeing 767  e três Boeing 787 Dreamliner. Os voos para o Brasil deverão ser realizados em 787, já que a companhia tem pedido para mais cinco aeronaves do tipo com o objetivo de aposentar os 767.

A LOT é parte da Star Alliance e usa o mesmo programa de milhas da Lufthansa, o Miles & More. Seu principal centro de operações é o aeroporto de Varsóvia, que deverá ser o ponto final dos voos saindo do Brasil. Segundo informou a Anac, nesta fase inicial a companhia não apresenta as rotas de voo pretendidas, portanto não é possível saber para qual cidade brasileira a LOT pretende voar.

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Denis Carvalho

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  • Thiago Castro

    Acho ótimo, quanto mais opção, melhor. Mas, gente, onde vai caber esse povo todo?? É muita empresa querendo entrar no Brasil. Se hoje tá ruim, imagina quando esse tanto de empresa tiver operando?? Espero que esses aeroportos dêem conta.

    • Terence Plentz

      Esse país não cresce mais porque falta vontade política e competência de quem está no comando dos órgãos reguladores. Se tivéssemos aeroportos modernos, bem estruturados e etc. muitas outras companhias viriam pra cá. Fora os aeroportos, temos nas cidades grande potencial turístico que também não é aproveitado como deveria, falta estrutura adequada nas cidades, principalmente organização!

      • Antônio Floren

        Acho que ANAC deveria aprovar a entrada dessas nova empresas distribuindo nos grandes aeroportos. Agora se ficar só em Guarulhos ele vai explodir. Rio, Brasília, Campinas, BH e Recife são ótimas opções.

        • Thiago Castro

          Tb acho que seriam boas alternativas a Guarulhos. Só sei que do jeito que está (e vai ficar) não dá.

        • Thiago Castro

          Aliás, ainda não entendi essa lógica de ter um aeroporto concentrando quase toda a entrada internacional. Quando vamos para os EUA podemos entrar por Dallas, Houston, Miami, Atlanta, Charlotte, Chicago e NY. Tem muito mais lógica distribuir os vôos do que concentrá-los.

          Claro q SP tem a questão econômica, mas mesmo assim não justifica essa concentração toda.

          • Diego Lopes

            Obvio que justifica! quem quer sair por Recife?! SP tem o maior PIB do Brasil e a maior concentração de pessoas que viajam ao exterior, sendo que todas as concorrentes partem de SP ela não seria burra de tentar em outra capital.. e convenhamos comparar USA com o Brasil vc ta de sacanagem, até porque esta malha aérea nos USA se deve às cias Americanas que possuem seus Hubes respectivamente: American (Dallas / MIAMI)- UNITED (CHICAGO / HOUSTON / NEWARK)- USARWAYS (CHARLOTTE) – DELTA (ATLANTA E JFK)

            abraços

          • Clerison Santos

            Os voos que saem do nordeste TAP, AA, Air Europa, Condor, vivem lotados, quem tá no norte e nordeste faz o maior sentido sair de recife, salvador ou fortaleza, é muito mais perto e econômico que ir para o sul até são paulo e depois voltar em direção norte

      • Adriano Garcia

        Além da incompetência, a ganância destrói o potencial turístico do Brasil.

        Ao invés de todo o setor turístico (desde hotéis e pousadas, até restaurantes e comércio em geral) se unir para promover determinado destino no exterior, o que vemos é a visão de curto prazo, o "vamos faturar agora, porque amanhã ninguém sabe".

        Basta ter um evento (qualquer um) em qualquer cidade para um duas estrelas ordinário começar a cobrar R$ 1000 a diária, os restaurantes passarem a pedir R$ 100 por um PF e a farmácia da esquina, R$ 20 por uma aspirina.

        Sem falar nos preços das passagens aéreas, que só agora, com a crise das aéreas – pois o brasileiro agora quer ir para o exterior – começaram a cair. Quando nem o presidente da Embratur, pago para ser otimista, consegue ver futuro no turismo brasileiro, fica difícil.

  • Caio Luiz

    Opa aí sim! Tive que adiar meu voo pra Cracóvia-Moscou esse ano devido a alta do dólar e etc, tomara que pro ano que vem tenha essa opção e que seja com preço competitivo.

  • Tito Bosco

    poderia alguma escandinavia fazer o pedido tambem 😉 Um voo direto para Copenhagen seria interresante

    GRU x FSA x CPH.

    Guarulhos x Copenhagen via Feira de Santana. kkkkkkkkkk

    • Thiago Castro

      Kd a Scandinavian que ainda não viu que o Brasil tá bombando?!?! Poderia já chegar com uma promo do tipo R$700 ida e volta para promover o vôo!!! Seria um sonho! rs

  • Rodrigo Emerick Goul

    Denis,

    Só uma correção, o centro de operações e principal Hub da LOT é em Varsóvia, no Warsaw Chopin Airport.

    O aeroporto de Cracóvia é menor e com muito menos vôos.

  • Ana Flávia

    Mais uma em gru..

  • Ricardo Moreira

    hahahahhahahaha muito bom

  • Leandro Diniz

    Diego, sugiro a você dar uma olhada nos embarques internacionais saindo do Recife. Como grande centro do Nordeste, numa posição estratégica e com um aeroporto ainda não saturado, Recife seria um bom ponto de partida e conexões para empresas brasileiras e estrangeiras. E por enquanto só as estrangeiras só deram conta disso.

  • Yuri João

    Concordo com você Thiago. É realmente algo inigualável e surreal o sistema de gestão nos aeroportos brasileiros… Onde já se viu um aeroporto receber cerca de 90% de toda a demanda internacional, se a maioria dos voos são ocupados por estrangeiros vindos ou indo para outros estados e de brasileiros tendo que fazer conexão em SP? Isso é comprovado com a quase lotação da maioria dos voos internacionais saindo do nordeste… Tudo bem que a estrutura de GRU é a 'menos pior', digamos assim do Brasil… Mas acho que , pelo menos, certos órgãos e companhias aéreas poderiam ter um certo senso… Aeroportos como o Galeão, o próprio aeroporto de Viracopos, tem sim condições de fazer esses tipos de voos internacionais sem maiores problemas… Guarulhos tá mal aguentando a sobrecarga de voos mais antigos, imagina com essas novas frequências?! Vai ser algo semelhante às confusões em supermercados em dia de queima de estoque…

    • holandes voador

      brasileiro é ignorante mesmo, deve ser no gene, cada uma que a gente lê aqui, eu pergunto pra você meu amigo qual é a principal cidade do brasil?, bom não precisa me responder agora além do mais eu conheço a resposta, e vou te ajudar a entender o que estou querendo te aclarar, o que você esta propondo aqui caro amigo é algo parecido à pedir que grandes companhias aéreas de capitais importantes peçam voos para o estados unidos e em vez de pedirem new york peçam para ir à denver new orleans detroit como ponto de chegada!!, pelo maor de deus, gente! acordem , comecem o mais rapido que puderem à pensar como os europeus e americanos!! e não como vocês estão acostumados à pensar, ou seja com os pés, kkkkk!

  • Melissa B

    OTIMA OPçAO PARA CONEXAO PARA A SCANDINAVIA.E MAIS CONCORRENCIA PARA AS DEMAIS..ESPERO SO QUE TENHAM BOAS TARIFAS..

  • Clerison Santos

    Os voos que saem do nordeste TAP, AA, Air Europa, Condor, vivem lotados, quem tá no norte e nordeste faz o maior sentido sair de recife, salvador ou fortaleza, é muito mais perto e econômico que ir para o sul até são paulo e depois voltar em direção norte

    • Clerison Santos

      Esse comentário saiu repetido…

    • Fernando T

      Concordo…Há tantos aeroportos europeus que poderiam receber mais voos do BR

    • Fernando T

      Esses voos tbm sao lotados porque a maioria não devem ser diários. Por isso o avião enche, senão não compensa sair do chão…não acha?

      • Márcio Cabral

        Esses voos estão sempre lotados por haver poucas opções partindo de REC e do NE. A TAP faz voos diários saindo de REC e a Condor faz 1 por semana e em julho fará o segundo. Já a AA tem 5 frequncias tanto de REC quanto de SSA. Ainda de SSA, a Air Europa faz 3 e já vai ter o quarto em breve.

  • Ramon Victor

    Eu fico triste pq eu leio que tantas cias querem operar no Brasil e a ANAC apenas 'avalia'… Até quando

    Pagaremos preços absurdos em passagens aéreas? Lamentável!

  • Sergio

    Em muitos voos que saem de Guarulhos, a maioria dos passageiros não é de São Paulo e é obrigado a fazer conexão lá.

  • Carlos Santana Olive

    Acho que é óbvio as empresas quererem apenas São Paulo, né? 33% do PIB do país concentrado no Estado, além de que só a cidade concentra 12 milhões de pessoas, acho que o pessoal precisa entender que acima de tudo, uma rota é sustentada pelo lucro. Pode até dar lucro voar para o GIG ou Nordeste, mas a sinergia alcançada por voar para São Paulo deve ser três vezes mais atrativa.

    • Thiago Castro

      Vc fala como se vôos saindo de Recife e Porto Alegre (por exemplo) não fossem lucrativos. Fala sério!!!!

    • Guilherme

      Desde que os vôos da TAP, American e Delta passaram a operar em Brasília não piso mais em Guarulhos. Aeroporto lotado, decadente, escuro e sujo. E o pior é que não tem para onde expandir, porque como ocorre em toda a região metropolitana de São Paulo, está tudo lotado, invadido, ocupado, uma conturbação sem fim. Os vôos de outras capitais já saem com boa ocupação, não fosse assim a Air France não sairia do nordeste e a TAP não se espalharia pelo país. Guarulhos poderia ser um Chicago O'Hare guardadas as devidas proporções, mas nunca será porque já nasceu espremido pela cidade.

  • Fernando T

    Vão jogar os voos para madrugada. A LOT já operou pelo Brasil anos atrás e vamos ver até quando renderá ligar Varsóvia ao BR

    • Diego Lopes

      "EXTRA" "EXTRA" AVIANCA CANELA VOOS INTERNACIONAIS A PARTIR DE BRASILIA!!!

      "Segundo o comunicado ao setor turístico brasileiro, o cancelamento se deve “à reformulação da malha aérea internacional e às dificuldades de ajustar suas conexões”, que levarão a Avianca a deixar de operar o voo LR 690/LR 691 a partir de 1 de setembro de 2013. ”

      Prova que outros lugares não trazem rentabilidade às cias aéreas.

      Abraços

  • Fernando T

    Com a copa do mundo e jogos olímpicos no BR creio que ainda vamos ver muitas outras cias aereas pedindo autorizações para operar aqui. Esses anos serão para elas ganharem muito $$$ com esses voos.

  • Everton Souza

    Reclamam muito que os voos internacionais focam para GRU, mas acho que isso se deve muito a falta de interesse das empresas brasileiras investirem em outros HUBS. No cenário domésticos temos um exemplo a Azul, que tem feito um bom dever de casa no aeroporto de campinas forçando a concorrência investir lá também. A azul poderia muito bem no início da sua implantação ficar com os escassos slots de GRU e CGH, mas arriscou em viracopos. A TAM poderia fazer isso fazendo um serviço diferencial internacional e com preços atraentes. Entretanto estamos vendo a mesma fazendo o oposto. Vai entender.

  • Pedro Henrique

    os EUA tem um fluxo de passagiero 16x maior que o Brasil.

    Alem disso o Brasil é um país muito desigual onde o dinheiro esta na mao de poucos e em poucas regiões. Como o Brasil manda mais turista do que recebe, o lógico é manter voos para lugares da onde os turistas saem.

    O Nordeste é a região mais pobre do Brasil. o Norte a menos povoada. É de se esperar que SP a cidade mais rica e maior tenha quaser todos os voos.

    A maioria das empresas internacionais que operam em outro aeroporto, operam tambem em GRU. Ha muito poucas excessões, que eu me lembre,

    Suriname Airways – Belem

    BQB – POA

    AirItaly – Natal e Fortaleza

    SATA – Salvador

    Condor – SSA e REC

    TACV – FOR

    todas com participação muuuito pequena.

    Além disso o mercado brasileiro é muito controlado, o que afasta as empresas.

    Se mesmo em voos nacionais as cidades do nordeste, norte etc.. mal conseguem sustentar voos diretos que não sejam para os hubs que dirá receberem muitos voos internacionais.

  • Pedro Henrique

    Se a ANAC mandar as empresas oeprar para outro aeroporto vai ser simples. As empresas simplesmente não irão vir.

    Nada se define com canetada.

    Se querem mudar alguma coisa devem criar condições para isso.

    Do que adianta um voo chegar em recife e não ter voos de conexão?

    Do que adianta o voo chegar em Viracopos e não ter uma sala de desembarque que preste.

    Do que adianta mandar para Natal se não a fluxo….

    a logica é simples… economica… ninguem joga para perder!

    • Diego Lopes

      Parabéns pelos comentários Pedro Henrique! você é um gênio. Esses caras acham que o Brasil tem condições de receber voos até em Manaus.. O que deveríamos sim é criar vergonha na cara e construir um Aeroporto decente em GRU.. é o que estão tentando fazer, vamos ver como vai ficar após a reforma.

    • Thiago Castro

      Ninguém quer q se faça nada na canetada. O que todo mundo quer, aliás, é que se crie infraestrutura nesse país. No país inteiro e não só em SP. Hoje, pode ter toda a lógica do mundo vir pra SP (oq é questionável, haja vista, o tanto de vôos que vão pra Recife, BSB, POA, GIG, etc), mas a verdade é que NÃO VAI CABER!!!! Não é uma questão de bairrismo (e eu estou em SP), é uma questão de CAPACIDADE!!!

      O aeroporto do Galeão pode ser horrível, mas hoje ele TEM CAPACIDADE de receber mais vôos. BSB tb, Recife tb. E o que não falta são vôos de conexão (pelo menos nessas cidades).

    • Thiago Castro

      E outra: quem está querendo vir são as empresas. Se querem vir é pq acham que terão retorno. A ANAC precisa analisar muitas coisas, inclusive questões de demanda, oferta, capacidade, infraestrutura, etc. O que é combinado não é caro. Se a empresa acha ruim ir pro Galeão ao inves de GRU (caso a ANAC decidisse algo assim, por exemplo), então não venha. Simples assim.

    • Bruno Campos

      Manaus tem 3 voos diarios para Miami e engraçado…que sempre ta lotado de Paulista, Carioca (sempre falando muito alto)…faz sentido né subir até Manaus é depois subir mais um pouco ate os Estados Unidos, oque não faz sentido e descer 3:30 ate são paulo pra voltar…..não adianta concentra todo mundo no sudeste do Brasil, e tudo uma questão de costume….tá manaus ainda não tem um aeroporto bom….mas quase todo dia passo por la pela construção ta mais lindo cada dia que passa…pressinto muito mais de vocês ai de baixo fazendo conexao aqui 🙂

  • Thiago Castro

    "Como o voo era operado pela Taca, parece que seu fim faz parte dos ajustes para a unificação das companhias, que desde o fim de maio operam sob o nome de Avianca."

    Acho que o problema aqui não foi rentabilidade não. Mas se vc prefere pensar assim para justificar a concentração em SP, blz.

    Abs

    • Anderson Araujo Lima

      Pior que foi rentabilidade que fez a avianca sair de BSB, a amiga de minha esposa trabalha de atendente na avianca aqui em GRU e disse que os voos estavam voltando vazios.

  • Luc Coimbra

    Pessoal,tudo indica que o destino seja,ou pelo menos tenha uma escala em Fortaleza-CE. Pois o jornal conhecidíssimo aqui no nordeste,O Povo divulgou uma matéria sobre 3 negociações de vôos diretos de Fortaleza para Varsóvia (Polônia), Moscou (Rússia) e Berlim (Alemanha). Podem ver aqui nesse link http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/fo

  • Gabriel Dantas

    Há grandes chances do voos ser pra Fortaleza, pois um dos maiores jornais Nordestinos noticiou que a LOT estava com planos de operar em FOR. Segue o link da notícia: http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/fo

  • Ana Miclas

    É claro que SP tem e continuará tendo o maior número de entradas de turistas estrangeiros a negócios. Burrice é não se investir pesado em outros polos! Uma grande parte dos viajantes que sai do Brasil odeia ter que passar por Guarulhos, por ser um aeroporto desorganizado, feio, sujo e caro. E a cidade em volta não ajuda. Nada contra SP, pelo contrário, é um lugar bacana e lotado de coisas para se fazer, mas não tem o apelo de uma praia, de uma beleza natural que dê para curtir em uma conexão, por exemplo. Eu estou planejando ir atá Manaus na minha próxima viagem para os EUA pq quero muito conhecer a cidade, mas os vôos domésticos são muito caros. As pessoas acham o quê? Que todos que veem ao Brasil a negócios são mega-empresários que irão se reunir na Av. Paulista? Não! A maior parte trata de assuntos que não envolvem tanto dinheiro assim!

    E adivinha quem quer sair por Recife, Fortaleza, Natal? Quem aproveitou a estada no Brasil para conhecer outros lugares beeeem mais interessantes do que SP…

  • Kelly Conceiç

    Pffffft. A Scandinavian não está aguentando nem os vôos que tem!

  • Melissa B

    kkk…e muita disputa di egos aqui no md.kkkkkk..se a compagnia escolheu sao paulo como base operativa no brasil e pq e mais viavel pra eles vcs nao acham?a alguns anos confins nao tinha nem 1 voo internacional.agora tem tap,american,copa e austral.ja e um bom começo. se colocassem um emirates para dubai teriam demanda suficiente?ou para doha,ou ate mesmo pra varsavia..nao tem gente.se tivesse demanda seriam as proprias empresas a pedir autorizaçao para voar em outros aeroportos brasileiros.quanto scandinaviam voar para o brasil acho meio dificil pois esta e membro da star aliance que ja possui tam tap e lufhtansa voando pra ca.podendo fazer conexoes imediatas pra copenhagen,stocolmo helsinky..ja a norwegian esta planejando um voo com seu 787 dreamliner para o rio de janeiro.saindo de oslo.seria um espetaculo a parte pois alem de ser low cost tem um serviço de bordo muito interessante "on demand".kkkk..vc pede a sua refeiçao,lanche ou duty free atraves do seu visor touchscreen.quando quiser.acredito tudo seja a pagamento..porem a passagem nao vai custar mais de 500 euros..pois os voos para bangkok saindo de oslo gardemoen custam apatir d 400 euros..ate menos ja vi..

  • Oscar Luiz

    Alguma novidade desse assunto?