Consórcios com empresas da África do Sul, França e Argentina vencem leilão de privatização dos aeroportos

A Infraero concluiu com sucesso o leilão de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, realizado agora de manhã na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo. Os grupos vencedores pagarão R$ 24,535 bilhões ao governo federal – um ágio  de 348% sobre o preço mínimo de R$ 5,477 bilhões definido no edital.

O aeroporto de Cumbica, o mais importante do Brasil, será administrado pela Acsa, da África do Sul, parte do consórcio formado pela Invepar. O lance foi de R$ 16,2 bilhões, com ágio de 373,5%. O mínimo era de R$ 3,4 bilhões.

A ACSA – Airport Company South Africa – opera os três principais terminais da África do Sul, O.R. Tambo, Cape Town e King Shaka, que juntos receberam, em 2010, cerca de 30 milhões de passageiros. Também opera, desde 2006, o aeroporto de Mumbai, na Índia. Já o grupo Invepar administra as rodovias Linha Amarela (RJ),  Raposo Tavares (SP), Litoral Norte (BA), Bahia Norte (BA), RioTeresópolis (RJ), Rota do Atlântico (PE) e a metroviária MetrôRio.

O leilão para concessão do aeroporto de Campinas foi vencido pela Triunfo Participações e Serviços, com o operador Egis Avia, da França. O lance foi de R$ 3,8 bilhões, com ágio de 159,7%. O mínimo era de R$ 1,5 bilhão. O grupo Triunfo engloba empresas de administração de estradas  e portos, enquanto a companhia francesa opera 11 aeroportos no mundo, entre eles os da Costa do Marfim, Gabão e da Ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa.

Já o consórcio Engevix, com a Corporación América (Argentina) como operador, venceu o leilão de concessão do aeroporto de Brasília. O lance foi de R$ 4,5 bilhões, com ágio de 673%. O mínimo era de R$ 582 milhões. A empresa argentina controla 33 aeroportos argentinos e outros sete em países como Equador, Peru, Itália e Armênia. É a operadora do primeiro aeroporto privatizado no Brasil (São Gonçalo do Amarante, em Natal) que ainda será construído.

O leilão teve a participação de algumas das maiores operadoras do mundo, como ADC&Has (Houston), Aena (Madri e Barcelona), Ferovial (Heathrow, Londres), ADP (Charles De Gaulle, Paris), Schiphol (Amsterdã e Nova Iorque), Fraport (Frankfurt) e Changi (Cingapura)

Como fica
Com o leilão, o setor privado passa  a ter 51% de participação na nova sociedade que vai gerir os aeroportos. Já a Infraero possuirá 49%, sendo esse o limite máximo. Essa participação pode ser diluída ao longo dos anos e diminuir. Nesse caso, a participação do setor privado aumenta.

O valor será pago ao longo do prazo de concessão, que é de 20 anos no caso de Guarulhos. Para Campinas, o tempo estipulado foi de 30 anos e, em Brasília, 25 anos. Os concessionários pagarão ainda um percentual sobre a receita. Além disso, vão se comprometer a realizar investimentos de longo prazo, sendo de R$ 4,6 bilhões em Guarulhos até o final da concessão. Considerando os três aeroportos, os investimentos totalizarão R$ 16,1 bilhões (R$ 8,7 bilhões em Campinas e R$ 2,8 bilhões em Brasília).

Entre as obras previstas estão a construção de um novo terminal em Guarulhos, com capacidade para 7 milhões de passageiros por ano. Em Campinas, haverá um novo terminal com capacidade para 5,5 milhões de passageiros por ano, enquanto o novo de Brasília deverá suportar até 2 milhões de pessoas anualmente.

Com informações dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo

Por Denis Martins


70 Comentários para " Consórcios com empresas da África do Sul, França e Argentina vencem leilão de privatização dos aeroportos "

Há 105,263 comentários no blog
  1. GiL
    6 de fevereiro de 2012 as 13:32

    Alguém tem referência aos aeroportos administrados pelos vencedores? Já os perdedores administram aeroportos conhecidos pela maioria…,

    • Julio
      7 de fevereiro de 2012 as 21:51

      Eu estive em Mumbai na India e pude constatar a precariedade do serviço prestado. Na chegada foram muito tempo para pegarmos a bagagem, a esteira desarmava toda hora e ficava parada ate um funcionário religa-la. Filas enormes e etc…
      Espero aquali seja muiiito melhor ,pq se não tá dificil…

    • Ronaldo
      7 de fevereiro de 2012 as 23:01

      PT privatizante…quem diria hein?

      • Danilo
        10 de fevereiro de 2012 as 0:56

        É pra calar a boca dos petista. Batam palmas para o FHC. Rssssssss!!!

  2. Nilson
    6 de fevereiro de 2012 as 13:33

    E nenhuma das melhores operadoras do mundo venceu o leilão (Changi, Fraport, etc)… porque?

    Porque não tinha como pagar valores altos e dar serviço de qualidade. Essas daí, que são primariamente brasileiras, sabem que vai dar pra dar um “jeitinho brasileiro” no passageiro e lucrar mais.

    Não tem vantagem nenhuma o governo arrecadar muito dinheiro – o importante seria garantir um serviço de qualidade nos aeroportos brasileiros, o que dificilmente acontecerá.

    Vamos torcer pra pelo menos ficar melhor que a Infraero…

    • Paulo R
      6 de fevereiro de 2012 as 15:52

      Fica Tranquilo Nilson, garanto que tem dinheiro do BNDES nessa brincadeira, e posso apostar que a família Sarney tá nessa, ajudando ou atrapalhando…

    • Rodrigoclt
      6 de fevereiro de 2012 as 16:26

      Concordo plenamente, pagam muito porque sabem que aqui é terra sem lei! Depois de arrematados vão fazer o que quizer e vai ficar por isso mesmo, assim como o metrô, os trens, as empresas de energia, gás e água. Qual desses serviços privatizados oferecem excelência em serviços???? Pois sabem que as reguladoras nada fazem, basta uma propina e tudo fica bem.

    • Rodrigo
      6 de fevereiro de 2012 as 16:28

      Tem gente que adora criticar, mas nem se dá ao trabalho de verificar se o que fala é verdade!

      A Engemix controla o Aeroporto de Guayaquil, que foi eleito o melhor aeroporto regional e o segundo melhor no geral da américa do sul.
      http://www.worldairportawards.com/Awards_2011/rgnal_samerica.htm

      Os três melhores aeroportos da África (continente) são administrados pela ACSA.
      http://www.worldairportawards.com/Awards_2011/bestairport_africa.htm

      Da Egis Avia não encontrei nada.

      Parem de criticar tudo e todos sem saber o que dizem….

      • Bianca
        6 de fevereiro de 2012 as 17:53

        Boa Rodrigo!

        Concordo com você!

      • Nilson
        6 de fevereiro de 2012 as 17:56

        Complicado, nem acerta o nome da empresa (EngeVix, com V).

        A Engevix não administra nada, ela é uma empresa de construção civil. Quem já administra é a sua parceira, que administra 33 aeroportos no total (incluindo o de Guayaquil, que parece ser um ótimo aeroporto *regional*).

        Administrar os melhores aeroportos da África não conta muita coisa, pra ser sincero – não serve de parâmetro. E a empresa participará apenas com 10%, ou seja, vai ser participação mais “no papel” do que efetiva mesmo.

        O mesmo acontece com a a francesa. Administra aeroportos menores na França (mas não o CDG) e só tem participação de 10%, ou seja, só “no papel”.

        Vamos ver no que vai dar… melhorar, deve melhorar sim, porque a Infraero é triste… mas vamos ver se vai melhorar significativamente.

      • Edgar
        6 de fevereiro de 2012 as 19:21

        Rodrigo e Bianca,
        Que bom que vocês estão confortáveis de que o melhor foi feito pelo País… Eu não me sinto assim, bem como não se sentem assim muitos do que aqui estão expressando, democraticamente, suas opiniões e receios…
        Se vocês realmente são entendidos no assunto, sabem que a preocupação da maioria tem total fundamento, posto que as privatizações, em todo o mundo , colecionam fracassos, e a história política deste País não nos deixa muito esperançosos quando o assunto envolve a coisa pública…
        Pode ser que a maioria esteja enganado… espero estar… mas essa privatização cheira, como diz o famoso âncora da TV, “uma vergonha”…

      • Fernanda S.
        6 de fevereiro de 2012 as 20:23

        “Os três melhores aeroportos da África (continente) são administrados pela ACSA.”

        Rodrigo,

        Vc já esteve em algum destes aeroportos? Eu vou frequentemente a Hong Kong via Johannesburg e o aeroporto está longe de ser considerado dos melhores do mundo. A única coisa boa de lá é a sala VIP da South African, que eu sempre uso para tomar banho quando estou em transito, mas que poucos tem acesso.
        O serviço é ruim e os acessos também. E e o pior de tudo, é que é super freqüente o sumiço de malas no Tambo, especialmente daquelas melas em transito da Ásia.

        Concordo com os outros. O governo arrecadar é apenas um sinal de que seremos provavelmente mais explorados como passageiros.

      • werner
        7 de fevereiro de 2012 as 12:53

        Muito bom, seu comentário.
        As pessoas estão fazendo muitas críticas sem fundamento e também falando muita besteira. Socorro…mais formação, mais inteligência, mais conhecimento.

  3. Elaine
    6 de fevereiro de 2012 as 13:33

    Não sei se privatizar é o melhor caminho, é a solução. A mim parece tirar das mãos dos brasileiros e passar para pessoas que nem ao menos conhecem a realidade e as necessidades dos aeroportos brasileiros.. Sei lá me lembra aquela frase do Murphy Se alguma coisa pode ser pior acredite que irá piorar… Enfim, tomara que dê certo, que diminuam os transtornos nos aeroportos…

    • Rodrigo
      6 de fevereiro de 2012 as 16:29

      No Brasil não temos o ‘know-how’.. Os aeroportos bons estão lá fora, então tem que vir gente de fora pro pessoal daqui começar a se mexer também.

      • Edgar
        6 de fevereiro de 2012 as 19:25

        Rodrigo, quantos aeroportos você conhece do mundo? Quantos você visitou? Quantos são privados? Fale mais, com dados… Não insista na tese de que repetir uma falácia torna a mesma uma verdade… falácia sempre será uma falácia….

        • Thiago Castro
          7 de fevereiro de 2012 as 21:22

          Eu ja estive em uns 6 ou 7 aeroportos no exterior e todos (com excecao do de Caracas q eh horroroso!!) eram melhores q qqer um no Brasil hj. Nao tenho dados, nem nada. Mas foi a impressao q eu tive.

      • silva
        7 de fevereiro de 2012 as 1:06

        vc esta totalmente enganado. a infraero e a 2a maior operadora d aeroportos do mundo e a primeira da america latina. tire como exemplo os aeroportos no nordeste como fortaleza salvador e recife, que servem de exemplo a outros aeroportos do brasil. excelencia em atendimento e infraestrutura. a iniciativa publica tambem tem competencia, ja esqueceu do banco do brasil, caixa economica, eletrobras, petrobras…que tem parceira publico privada? e a telefonia? a oi tim? vc consegue segurar a ligacao por 3 minutos? consegue ouvir bem quem esta do outro lado da linha? é uma pena a gente se conformar e aceitar a ideia de que somos incompetentes e achar que so iniciativa privada resolve a solucao…se preparem paulistas e brasilienses…alem de pedagios em estradas e tudo que vcs pagam…vao pagar tambem em aeroportos…boa sorte a todos voces!!!!!!!!!!!!!!

        • Nestor Breda
          8 de fevereiro de 2012 as 18:56

          Parabéns pelo comentário.
          Temos sim, muita capacidade nós BRASILEIROS. Devemos acreditar e buscar em nós e divulgar as nossas competências e reprimir a incompetência como a corrupção, seja pública ou privada.
          Breda

    • João Guilherme
      6 de fevereiro de 2012 as 16:58

      Sò uma correção, não é privatização, é concessão.

      Depois do período estipulado em contrato, o aeroporto volta pra Administração da União.

      • Vagner Santana
        6 de fevereiro de 2012 as 19:29

        Essa concessão, por padrão, sempre é renovada, como nas estradas paulistas são todas concessão. Acho que os aeroportos vão melhorar, o que temos que nos preocupar é quanto isso vai nos custar, já que no Brasil tudo é muito mais caro.

    • Paiva
      6 de fevereiro de 2012 as 18:21

      Brasileiros não tem capacidade para adminstrar nada.
      As coisas aqui só funcionam dessa maneira.

      Enquanto o governo estiver no meio, nunca teremos serviço TOP, de QUALIDADE e referencia pro resto do MUNDO. A unica referencia é má adminstração de tudo e principalmente de desvio de verba.

      • Fernanda S.
        6 de fevereiro de 2012 as 20:25

        Não nos chame de incompetentes, pois não é verdade. Incompetência tem em todo o lugar. O que temos aqui é uma política que detona tudo.

      • silva
        7 de fevereiro de 2012 as 7:35

        vc esta enganado. ha muito aeroporto com excelencia em serviço e infraestrutura. viaja um pouco mais e conhece melhor o teu pais. fortaleza, salvador, recife, curitiba, porto alegre sao exemplo de excelencia em administracao publica

        • Vinicius
          7 de fevereiro de 2012 as 12:40

          Ve-se claramente que nunca saíste do país. Chega a ser vergonhoso todos estes aeroportos que você citou.. perto dos grandes aeroportos mundiais.

          • silva
            13 de fevereiro de 2012 as 14:54

            respondendo ao teu comentario, o brasil nao tradição em obras “faraonicas” como em dubai e a asia. nao se ve esse tipo de arquitetura aqui e nao vai ser em aeroportos, onde o custo operacional é alto em todo o mundo, que o brasil vai começar a criar edificações faraonicas…precisamos sim é de aeroportos acessiveis a todas as classes, aeroportos para todos e temos sim competencia a nivel publico para isso. o brasil e muitos outros paises tem essa tradição. o historico de aeroportos privatizados mundo afora nao é bom. acho que voce nao le muito. procure se informar mais

  4. Luiz Henrique Rodrigues da Cunha
    6 de fevereiro de 2012 as 13:35

    O primeiro passo foi dado, agora vamos aguardar por investimentos e tomara que nós passageiros possamos desfrutar de bons e respeitosos serviços.
    Muito o que fazer e mudar ate lá, desde pessoal da Infraero como das cias aéreas.
    Eu particularmente acredito muito mais na iniciativa privada, vamos aguardar!!!

    • Edgar
      6 de fevereiro de 2012 as 19:32

      Pode aguardar… A tarifa vai aumentar… e muito!!!!!!!!
      Tornar a INFRAERO uma empresa eficiente não era prioridade, pois não geraria suficiente “lucro”… melhor desacreditar a INFRAERO e fazer esta orgia com o dinheiro público…. afinal, alguém sabe quanto, na verdade, será dinheiro novo e quanto será custeado pelo BNDES (leia-se Brasil)?

      • Fábio Muniz
        8 de fevereiro de 2012 as 16:46

        Edgar, só para constar, o BNDES não da dinheiro e não paga nada para ninguem, apenas empresta, combrando juros como qualquer outro banco.

        • Danilo
          10 de fevereiro de 2012 as 1:03

          Pega a 10% e empresta a 1%. Negócio da china.

  5. Alexandre
    6 de fevereiro de 2012 as 13:37

    Prezados,

    Muito me preocupa esse ágil e as empresas que venceram as licotações. Primeiro que as empresas que venceram administram aeroportos pouco importantes no mundo, e mesmo assim pagaram valores exorbitantes. Porque as empresas que administram grandes aeroportos no mundo não deram lances maiores. E olha que a previsão de crescimento de passageiros nos terminais é grande.

    Talvez porque saibam que se pagam caro, tem que cobrar caro do consumidor e, como empresas sérias que são, não acham que vale a pena, pois tarifas caras não significam bons serviços.

    Podem ter certeza: taxa de embarque duplicada até 2018, serviços cada vez mai caros, ampliação de aeroportos visando os próximos 5 anos e esquecendo que tem mais 20 anos pela frente….

    Infelizmente, isso é o Brasil

    • RABUGENTO
      7 de fevereiro de 2012 as 8:13

      O ÁGIO pago pelos pretendentes à concessão mostra a confiança que tem na expansão de nossos aeroportos.

      Resta saber se as cias. aéreas tem o mesmo pensamento e se propõem a melhorar a qualidade de seus serviços.

      A maior parte das reclamações da utilização de nossos aeroportos é, na verdade, referente aos procedimentos das aéreas…

    • RABUGENTO
      7 de fevereiro de 2012 as 8:15

      Você quis dizer ágio, certo?

  6. Regis
    6 de fevereiro de 2012 as 13:38

    E como ficam as tarifas praticadas pelo aeroporto? Cada terminal terá liberdade de estabelecer os valores?

    • Kaique S.
      6 de fevereiro de 2012 as 20:43

      Pegue as taxas do Aeroporto de Heathrow (Londres) como parâmetro, agora pense no Brasil, o país do lucro e da robalheira, pois é.

  7. Alex Freitas
    6 de fevereiro de 2012 as 13:54

    Resta vermos ao longo dos anos se as empresas cumprirão o compromisso firmado, dizem que pagarão, o que veremos então ?

  8. Decio
    6 de fevereiro de 2012 as 14:04

    Sem preconceito, mas poderiam ser os ganhadores, administradores de aeroportos dos EUA, Inglaterra, França, Asia…..
    Dá lhe Brasil!

  9. Thiago Archie
    6 de fevereiro de 2012 as 14:23

    O que a gente espera é que a coisa melhore no aeroporto de Guarulhos. Mas, assim como aconteceu com as rodovias privatizadas, que ficaram melhores depois do processo de privatização, com Guarulhos deve ocorrer o mesmo. Só que quem vai bancar essa conta bilionária são os passageiros, fato! Já que as taxas cobradas atualmente passarão a fazer parte da receita do consórcio vencedor seria bom nós sabermos quais são as regras para reajuste dessas taxas (prazos e percentuais). Pois dirigir numa rodovia privatizada é muito mais seguro, mais confortável, um sonho. Mas quando aparece o primeiro pedágio, com suas tarifas abusivas, a gente acorda do sonho rapidinho.

  10. Brum
    6 de fevereiro de 2012 as 14:53

    ALELUIA! FINALMENTE!!

    até q enfim o governo finalizou essa concessão que já era p/ ter sido feita há muito tempo. Agora vamos torcer pra que as principais obras sejam concluídas antes da Copa. Caso contrário…vamos passar vergonha.

    Acabei de ver no Jornal Hoje que enquanto isso no aeroporto de Guarulhos, quadrilhas roubam bagagens dentro da área restrita do aeroporto:

    http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/policia-desmantela-quadrilha-que-roubava-bagagens-no-aeroporto-internacional-de-sao-paulo/1800219/

  11. Daniel
    6 de fevereiro de 2012 as 14:54

    Se Cumbica chegar aos pés dos aeroportos Sul Africanos sairemos no lucro!

    • Edgar
      6 de fevereiro de 2012 as 19:28

      Alguém lembra do caos que foi durante a copa do mundo lá??????????????????????????

      • RABUGENTO
        7 de fevereiro de 2012 as 8:10

        Muito bem lembrado.

        Abafaram que os torcedores tiveram caminhar km e km a pé para chegar aos seus destinos…

        • Daniel
          7 de fevereiro de 2012 as 15:11

          Pois é, a organização é essencial em todo grande evento, porém os aeroportos não são utilizados somente em grandes eventos. Tive a oportunidade de visitar dois dos aeroportos administrados pela ACSA e na minha opinião eles possuem uma infra estrutura muito boa, tudo bem que eles não recebem um fluxo grande de passageiros como Cumbica, mas acredito que estejam preparados para tal.

  12. titobosco
    6 de fevereiro de 2012 as 14:57

    Ficamos com as operadoras xing-lings e ainda teremos que suportar os aumentos que, segundo o governo,nao serao passados para os usuarios. Êeeeeeee “BraziU”

  13. Marcos
    6 de fevereiro de 2012 as 15:28

    As pessoas não entendem um princípio básico do capitalismo – não é a privatização que melhora algo, é a concorrência. Se não existe concorrência, os serviços PIORAM, afinal, ocorre maximização de lucros com corte de custos e aumento de receita (taxas). Alguém pode dizer, “mas o governo pode remover a concessão e conceder a outra empresa”. Pode, mas sabemos que não faz. Vide as barcas S/A, que aqui no Rio de Janeiro aumentaram em nada menos que 60 % o preço das tarifas, oferecendo um serviço horroroso. Esperem e verão, o Brasil oferecia uma das menores taxas de aeroporto do mundo, embora o serviço deixasse um pouco a desejar. Agora, sendo muito otimista, pode até melhorar um pouco, mas podem ter certeza, vai pesar bastante no bolso de cada um. Mercado não faz filantropia e não está nem aí para o social.

    • kako_df
      6 de fevereiro de 2012 as 19:46

      Bem falado, Marcos.
      Foi feito o que o povo queria, e do jeito que o povo foi levado a achar que é certo. E quando digo o povo, não é subjugando. Falo do formador de opinião mesmo, aquele que usa os aeroportos. De fato, precisamos, antes de tudo, de pistas, pátios, a parte operacional mesmo. Trabalho no setor aéreo, conheço alguns aeroportos afora, e também suas tarifas. Sinceramente, seria um desastre para alguns grupos se entrassem aqui, pelo simples fato de que eles estão endividados até o pescoço. Quanto às tarifas, importante ressaltar que a ANAC baixou algumas resoluções relativas a valores de serviços nos aeródromos. Quem quiser saber mais pode verificar no sítio da agência.
      Sobre a concorrência, quem sabe… de repente a Infraero decide abrir novos terminais…
      Bom, o importante é estarmos atentos e, caso seja necessário, agirmos.
      Abs.

  14. Julia
    6 de fevereiro de 2012 as 16:54

    “A solução pro nosso povo
    Eu vou dá
    Negócio bom assim
    Ninguém nunca viu
    Tá tudo pronto aqui
    É só vim pegar
    A solução é alugar o Brasil!…

    Nós não vamo paga nada
    Lalalalá!
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free!
    Tá na hora agora é free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Que esse imóvel tá prá alugar
    Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!…”

  15. antonio
    6 de fevereiro de 2012 as 17:35

    Indiretamente o Brasil está sendo colonozado novamete.Só que antes de privatizar os aeroportos, primeiramente deveria privatizar boa parte do senado, onde reina os ‘coroneis’. (Onde já se viu um analista legislativo ganhar mais de 20.ooo,00?)Isso prova a plena incompetencia de se administrar a porta de entrada do país.

  16. Reginaldo Leme
    6 de fevereiro de 2012 as 17:50

    O Governo Federal mostrou que não tem capacidade em adm aeroportos. Até empresa hermana ganha uma licitação dessas…nada contra os argentinos. Onde estão as Hi-Tech em adm Alemã, Americana, Francesa…?

  17. Allison Auriema
    6 de fevereiro de 2012 as 18:29

    Estive na África do Sul em Novembro de 2011, fiquei impressionado com a qualidade, agilidade e organização. Se realemnte Cumbica ficar no mesmo padrão dos Aeroportos de Johannesburg e Cape Town, daremos um salto gigantesco, pois a administração desses aeroportos são Excelentes, sem contar com o conforto, agilidade para pegar as malas nas esteiras, estacionamento gigante e aviões A380 no pátio.

  18. Marcelo
    6 de fevereiro de 2012 as 18:36

    Ainda que as tarifas de embarque continuem tabeladas, há inúmeras outras taxas que são cobradas das aéreas. Será interessante ver CGH, VCP e GRU competindo entre si.

    • Robismar
      6 de fevereiro de 2012 as 19:41

      Só me lembro do aeroporto de Roma, onde se cobra 2 euros pra poder usar o carrinho pra bagagem. Podem esperar isso e muito mais, como aumento dos alugueis de lojas, que implicarão em repasse pra os consumidores etc.

      • silva
        7 de fevereiro de 2012 as 1:12

        isso mesmo..estive no lax los angeles international airport e tudo é pago…ate esses carrinhos para carregar bagagens…tomei um susto quando vi o preço…e ainda a midia mostra uma mulher insatisfeita dizendo quem nao tem carrinho disponivel no estacionamento pra carregar as bagagens. se é de graca nao custa nada ir coletar o carrinho que fica disponivel em todo calcadao de embarque como em todo aeroporto. espera um dia ela ver um carrinho disponivel no estacionamento e cobrar dela 10 reais. viva a era das privatizacoes!!!!!!!!!!!!!

  19. Fran Hardy
    6 de fevereiro de 2012 as 19:29

    Já passei pelos aeroportos de Mumbai, Johannesburg e Lima (aeroportos administrados pelas vencedoras)não achei esses balaios. Seria um “balaio” se viessem administrar Goiânia. Até o aeroporto de Augangabad, no interior da Índia, é mais confortável. Isso aqui é uma vergonha!

    • Nilson
      7 de fevereiro de 2012 as 1:36

      Lima é administrado pela Fraport, que não é uma das vencedoras.

  20. guilherme
    6 de fevereiro de 2012 as 19:44

    a infraero com 49% mais uma parte dos outros 51%, que é composto por fundos de pensão, não deixa na prática guarulhos na mão do governo?

  21. Lilian
    6 de fevereiro de 2012 as 19:46

    Inicialmente, preocupou-me a questão da ASCA, mas lendo matérias encontrei dizeres que realizaram enorme investimento na época da Copa do Mundo de 2010 e em contra partida há relatos de problemas humanos nos aeroportos.
    Enfim, se estão dispostos a modernizar e melhorar nossa vida e se os trabalhadores brasileiros continuarem a tecer seus serviços, creio que o pós-copa nos aeroportos ainda serão bons! Vamos ver o que farão realmente de bom!
    Só não podem aumentar os custos dos consumidores! Ah, não! rs

  22. ALEXANDRE TOCHETTO
    6 de fevereiro de 2012 as 20:00

    O que questiono é porque as empresas de Londres, França, Alemanha e outras de grandes aeroportos do mundo não quiseram bancar a compra e perderam para empresas argentinas e sul africanas?!

    Brasileiros, fiquemos ligados, espertos, porque essa concessão custará caro para cada um de nós! Como são caríssimos os pedágios brasileiros e o serviço devolvido não são ao nivel do que é cobrado!

    Se nossos impostos caríssimos não nos garante serviço de qualidade, que acabem com a P#### dos impostos!

  23. ADRIEL
    6 de fevereiro de 2012 as 20:18

    BYE, BYE PREÇOS CAMARADAS E DEMANDA SEMPRE CRESCENTE!

  24. Ricardo
    6 de fevereiro de 2012 as 20:18

    Viracopos saiu de graça.. teve o menor lance e receberá o maior investimento.. ai tem coisa.. o.O

  25. Cairo R. Gontijo - Goiânia
    6 de fevereiro de 2012 as 20:34

    A concessão deveria ser dada a quem apresentasse o melhor projeto de expansão da infra-estrutura, aliado ao menor preço, sem cobrança.
    Ou onde todos acham que terão que explorar para que, além de pagar este valor bilionário ao governo também possam investir na melhoria e ao mesmo tempo dar lucro???

    • Cairo R. Gontijo - Goiânia
      6 de fevereiro de 2012 as 20:35

      Obs. Sem cobrança da concessão. Apenas oferecer melhor infraestrutura, melhores serviços aliados ao menor preço = ganha o melhor custo benefício.

  26. Ricardo Daniel
    6 de fevereiro de 2012 as 23:59

    Certo, ok, tudo leiloado e aeroportos concedidos. E agora? Onde é que nós passageiros iremos entrar de fato? O que deveremos pagar e receber em troca por isso? Mais taxas? Mais conforto? Mais atenção para nós todos? E ai?

  27. Raphael Chaves
    7 de fevereiro de 2012 as 11:07

    Pena não ter ganhado a empresa que administra o aeroporto de Madri. Fantástico aquele aeroporto!

  28. Cleiton Marquesini
    7 de fevereiro de 2012 as 14:15

    O contrato de concessão dos aeroportos é extremamente amarrado. Existe farta legislação que regula o setor e impede abusos por parte dos concessionários. As tarifas que os aeroportos vão cobrar são aquelas estipuladas na lei e reguladas pela ANAC. Sendo assim não existe o risco delas “explodirem” ou que sejam criadas novas tarifas, como “tarifa do carrinho”, “tarifa de uso do ar condicionado”, como tem sido aventado por aqui. Existe grande expectativa dos aeroportos melhorarem muito os serviços. Entretanto, acredito que os concessionário não irão investir em “perfumaria”. Serão novos terminais funcionais e simples arquitetonicamente, mas que as coisas serão bem dimensionadas e funcionarão.
    Privatização/ Concessão é a mesma coisa, passa-se para o privado um serviço público. Isso foi feito com grande exito nas telecomunicações(a tim hoje está ruim pq o MP não deixa ela instalar novas torres, ela tem dinheiro pra isso) e nos setores de energia ( Santo Antonio e Girau serão entregues 2 anos antes do prazo). Ponto pro governo atual…que está aprendendo muito bem com os êxitos de governos passados. Se fosse um governo sério mesmo, venderia todos os aeroportos e acabava com a Infraero que é um grande cabide de empregos.

  29. Guilherme
    7 de fevereiro de 2012 as 20:26

    Uma pena os grandes consórcios mundiais não terem ganho. Vi os Aeroportos de Frankfurt e Charles de Gaule agora em janeiro e o Aeroporto de Guarulhos parece mais com o estacionamento de carros (e olha lá) desses aeroportos. Nossos Aeroportos são ridículos perto do exterior. E sem motivo, visto o tamanho do nosso país. Ainda vamos ter que morrer e nascer denovo pra ver esse país desenvolvido.

  30. Ginúbio
    7 de fevereiro de 2012 as 21:47

    Não sei para vocês, mas pouco me importa estes números mostrados no leilão.

    O que realmente importa, e acho que pra MAIORIA, é saber o quanto isto vai pesar no bolso do consumidor?

    Se houver diminuição no custeio de passagens aéras (passagens/taxas de embarque, etc) ai sim, OTIMO, que sejam leiloados mais aeroportos.

    Mas o que me incomoda,é achar que tudo isto vai aumentar e muito as passagens aéras bem como as taxas de embaraque.

    Tomara que eu “queime minha língua” no futuro.

    Sds,

  31. Carlos Silva Wirtanen
    8 de fevereiro de 2012 as 1:36

    Os comentários estão cheios de emoção o que está impedindo uma comunicação satisfatória.Um fato é que as vencedoras do leilão não são boas.No entanto,acredito que irão melhorar o serviço até um certo nível e depois disso não poderemos esperar mais nada.O Brasil têm Aeroportos bons desde que você saiba colocá-los nos seus devidos lugares.O Salgado Filho é muito bom para um aeroporto de um estado que não tem um posição geográfica interessante para ser um Hub.Recife tem um aeroporto com um nível aceitável para a demanda regional e uma quantidade restrita a uns 10 voos internacioanais.O chocante é GRU e GIG,as maiores portas de entrada do país fazerem vergonha a nação.Ano passado fui à Tel Aviv e dois amigos meus vieram comigo.Não tinha vaga no extinto voo MAD-FOR-REC(na época eu estava morando em Recife)e nós voltamos por GRU.Eles ficaram traumatizados com as condições do aeroporto visto que o Ben Gurion de Tel Aviv é administrado pelo governo.Quando chegamos à Recife eles comentaram que o aeroporto de entrada deveria ser o Guararapes pelo conforto,limpeza,agilidade da bagagem.Então,não importa se a administração é pública ou privada o que deve ser observado é a potencialidade do aeroporto.No nosso caso GRU precisa melhorar no mínimo 500% até a copa.Achei um erro o Galeão não ter sido leiloado ao invés de Viracopos visto que GIG é a segunda maior entrada do país e a Infraero nunca conseguiu melhorar a estrutura e os serviços por lá e ele acaba sub-utilizado.O Governo não fez mau negócio ao ceder os aeroportos o problema é que demoraram demais para fazer isso.Quem sabe quando acabar os prazos estabelecidos e ocorrerem novos leilões as grandes administradoras se interessam mais pela estrutura já melhorada e arrematam com lance maiores.Infelizmente,todos que escreveram aqui irão morrer e nunca verão no Brasil um aeroporto do nível Changi-Cingapura.

    • Fernando
      8 de fevereiro de 2012 as 18:26

      “…comentaram que o aeroporto de entrada deveria ser o Guararapes pelo conforto,limpeza,agilidade da bagagem”

      Daí iria virar o que Guarulhos é hoje.

      • Carlos Silva Wirtanen
        8 de fevereiro de 2012 as 22:58

        Verdade.Espero que o fluxo em REC não aumente muito ou a qualidade do serviço já era.

Se você quer se cadastrar para receber as promoções no seu email basta escrever seu e-mail aqui e clicar em cadastrar.

Pingbacks & Trackbacks

Sua opinião é importante para nós! Escreva um comentário!

Aqui embaixo você pode deixar sua opinião. Pedimos que por favor escreva apenas sobre a notícia que está acima.
Lembre-se que o Melhores Destinos não vende passagens aéreas.
Comentários agressivos, escritos todo COM LETRAS MAIÚSCULAS ou reclamando que não há promoção em determinado trecho não serão publicados.
Não encontrou a passagem que você procurava pelo menor preço?
Veja aqui como encontrar passagens aéreas baratas.






    .

    Sobre o Melhores Destinos

  • O Melhores Destinos é um blog que divulga promoções de passagens aéreas, pacotes, hotéis e cruzeiros. O site também dá dicas de como encontrar passagens aéreas baratas. Nós não vendemos passagens aéreas ou qualquer outro produto/serviço.