Decisão chilena sobre fusão obriga futura Latam a deixar a Star Alliance

Denis Carvalho 22 · setembro · 2011

A decisão do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC), que aprovou ontem a fusão entre a LAN e TAM, também deve ser o decreto de saída da companhia brasileira da Star Alliance – a maior aliança de empresas aéreas do mundo. Assim como a LAN, a Latam deverá ser filiada à Oneworld, a menor das três alianças globais.

Isso porque uma das medidas do tribunal chileno determina que a nova companhia aérea deixe uma das duas alianças globais. E mais, que não participe da mesma aliança em que estiver o grupo Avianca-Taca. Como os colombianos devem ingressar na Star Alliance em 2012, restaria à Latam a Oneworld ou uma improvável mudança para a Skyteam.

Liderada pela Lufthansa e pela United Airlines, a Star Alliance conta com 27 membros ativos e outros seis em processo de admissão – entre eles a Avianca-Taca e a Copa. Atende a 181 países e 1.160 aeroportos, com uma frota de 4.023 aeronaves.

Os números da Oneworld, liderada pela American Airlines e British Airways, são mais modestos: são 12 companhias filiadas (outras três já convidadas), que voam para 146 países e 872 aeroportos, com frota de 2.470 aviões.

De acordo com o tribunal chileno, a Latam – que será a maior companhia aérea da América Latina e uma das 10 maiores do mundo – terá um prazo de dois anos para efetivar a saída da aliança global a partir da data da consolidação da fusão. Interessante é que, a menos que a medida seja alterada, se a Avianca decidir no futuro sair da Star Alliance e ingressar na Oneworld obrigará a rival a fazer caminho inverso, já que, segundo a decisão, “em nenhum caso” a Latam poderá pertencer à mesma aliança da concorrente.

Como no mundo jurídico sempre há espaço à negociação, resta saber se os executivos da LAN e da TAM – que ainda não se pronunciaram sobre a questão das alianças – tentarão algum acordo para manter a nova companhia nas duas alianças ou simplesmente acatarão a medida e deixarão a Star Alliance.

A julgar pelos comentários nos posts anteriores, a maior parte dos leitores é contra a saída da TAM da Star Alliance. E você, qual a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe deixando um comentário abaixo!

Com dica do leitor Leonardo Franklin

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Essa decisão deve ter frustado muito executivo da TAM, porque eles são tão orgulhosos de participar da Star Alliance e fazem questão de mostrar ao mundo! Isso pode melar o negócio!

    • Gabriel

      Espero que mele mesmo. A Gol já está com parceria com a AA. Não gostaria de ver a TAM com parceria AA para voos para os EUA. Sucks!!!

    • Alexandre Mendes

      Olá, Angelo. Eu, enquanto consumidor, gostaria mesmo que não saísse da Star Alliance. Porém, como nesse caso a "fusão" advém da aquisição pela LAN, acredito que seja o "grupo" no qual ela participa – no caso, a OneWorld.

      Enfim, vamos aguardar para ver as cenas dos próximos capítulos.

      • Bom, nada está 100% fechado, foi o que os executivos das duas companhias deram a entender. Mas para mim a TAM não ganha em nada nessa fusão, só perde. Foi como falaram… é melhor a TAM rever suas decisões aqui no Brasil: reajustar seu preços, se virar por conta própria, etc, do que essa fusão!

  • Nossa, que coisa pééééssima!

    Uma companhia desse porte ter que sair da Star. Devia ser a Avianca!

    A Tam domina a américa, vai ser péssimo pra todo mundo.

  • Joaquim Castro

    péssimo!! eu várias vezes optei pela TAM basicamente para poder usufruir das salas Vips da Star.

  • RABUGENTO

    Pelo visto a LAN está com a faca na mão e a TAM é só o queijo a ser partido.

    Uma pena. 🙁

  • Sérgio Peres

    A Tam na Star foi uma aliança conquistada a duras penas e muito comemorada pelos usuários no Brasil, eu mesmo já viajei duas vezes de milhagem em aviões de outras companias da Star Aliance. A compra da TAM pela LAN não nos rendeu nada. Uma pena uma compania tão celebrada em seu país como a TAM ser vendida.

  • Raquel

    Isso significa que milhas LAN vão valer para a TAM e vice-versa? Se sim, existe alguma previsão?

  • Bruno

    Acho que a TAM mais perde do que ganha, se torna a maior companhia da América do Sul, mas a troco disso perde um consideravel respeito ao redor do mundo já que o nome da Star Alliance tem um peso consideravel na hora de se abrir portas, principalmente na Europa.

  • Nelson

    Prefiro a Latam na OneWorld! Assim as 4 cias pelas quais eu voo permitirao a convergencia de milhas e o alcance depremios sera muito mais facil. American, Lan, Gol ja estavam juntas … So faltava a Tam!

    • Felipe

      Concordo contigo…

      Tudo junto fica mais fácil de juntar milhas e de voar!

  • Joao

    Muito precipitada sua afirmação. Atitudes iguais a alguns jornais e sites sensacionalistas

  • Floriano

    Essa alianca com a LAN nao sei a quem beneficia. A TAM devia era melhorar seus precos e se virar sozinha. Acho que se unir com a LAN a TAM perdera inumeros clientes no Brasil, alem da tradicional antipatia que isso gerara e ja esta gerando.

  • andre

    Contra! a saida da TAM da Star seria uma perda muito grande para os passageiros. muitos possuem acordo em alguns voos, ou seja embarcam com a TAM do Brasil ate um ponto X e de lá seguem com outra cia aerea da Star.

    Como em Guarulhos a grande maioria das empresas estrangeiras fazem parte da Star a malha da Tam passa a ser maior atraves dessa parceria no mundo todo.

    Passageiros Tam podem chegar a Africa,e Portugal por exemplo, mesmo que a Tam não voe com aviões proprios atraves da Tap que tambem faz parte da Star.

    Passageiros Tam que voam para a Asia e Oceania por exemplo seriam fortemente afetados com essa saida, muitos utilizam seus Hubs (como são chamados os pontos de distribuição de voos)em paises em que a Tam voa sem escalas do Brasil como por exemplo a rota para Tokio onde passageiros voam de São paulo ate Frankfurt( ou Paris, milan,Madri e Londres) e de lá seguem com a ANA para Tokio ou conexões.

    Hoje indiscutivelmente a Star tem uma presença global maior facilitando assim a vida de quem precisa chegar mais longe e ou ate mesmo no uso e acumulo de milhas.

    Porem como ''sabemos'' que essa Fusão, nada mais parece ser a compra da TAM pela LAN, acredito que a Cia mãe leve a pequena para a OneWorld onde já pertence a Muito tempo e onde tem como Matriarca a American airlines onde praticamente domina todas as rotas em que opera da america do sul para os USA.

    Isso acaba sendo Ruim.

    Deixo claro que isso não é nada concreto como dito pelo amigo,porem não vejo a Tam fazendo parte da Star em um futuro proximo>

    É uma pena para nós Brasileiros.

  • Pedro

    nao sei de nada sobre nao poder estar na mesma alianca que aviacna/taca

    6. A Latam deverá sair de uma das duas alianças globais a que pertence atualmente.

    outra coisa, apesar de ser uma comprada lan a legislacao brasileira diz que para uma comapnhia ser brasileira, deve ter PELO MENOS 20% do capital votante(acoes ON) brasileiro.

    sem entrar no merito de se isso eh certo ou nao..

    A LAN deu a cartada que a TAP nao pensou na epoca de comprar a VARIG, nem que nenhuma outra cia pensou na hora de ingressar aqui.

    A LAN vai emitir uma quantidade estupida de acoes PN(capital nao votante) e sera detentora boa parte, enquanto a tam sera detentora de 80% do capital votante.

    No fim o capital eh chileno, mas o capital votante eh brasileiro. Logico que rola influencia nas decisoes… mas eh isso que ta rolando!

  • Fernando Merencio

    Mais um voto contra a saída da TAM da Star…

  • Sabrina

    Pessoal, será que isso vai afetar a parceria Air Canada-Tam? Espero que não, voar Air Canada para o Brasil e Tam por dentro é tão bom para acumular milhas no Aeroplan da AC!

  • jurema da silva

    enquanto a TAM pagar para a insuportável ivete sangalo faturar em cima da gente, eu quero mais que as duas se F#@=+am

  • Igor – Poa

    Que horror porque deixaram logo a Star?

  • Gustavo

    As notícias que circulam é que a Latam deve deixar uma das duas alianças, não vi nada sobre a proibição de estar na mesma aliança da Avianca, apesar de ser provável mesmo a saída da Star Alliance. Esperar pra ver…

  • Acho prejuízo pra TAM sair da Star Alliance, mas ai é com eles né.

    Espero que nós, usuários dos serviços, não sejamos prejudicados qualquer que seja a decisão final referente ao assunto.

  • Oscar Luiz

    Típico da TAM: mais uma coisa que vai morrer na praia…

  • Andrezza Alves

    Decisão chilena sobre fusão obriga futura Latam a deixar a Star Alliance.

    Absurdo,

    A Star Alliance é o melhor programa, o maior. Meu Deus, porque a Lan não entra, ao invés da Tam sair. Vou usar as minhas milhas logo… Quem já ouviu falar em Oneworld?

    Triste.

  • Danielle Bispo

    Radicalmente contra! Procuro viajar as companhias Star Aliance p pontuar no TAM fidelidade 🙁

  • Igor zocoli

    Acho que a tam nunca devia ter entrado pra star aliance uma companhia cara e que so pensa nos lucro delas o brasil ta ai com a nova geraçao de empresas aereas como a azul,trip,passaredo ea propia avianca falar em avianca acho tbm que essa divia renovar a frota dela jogar esses fokker 100 fora e so opera com airbus a318 e a319

  • É ridículo a TAM sair da Star Alliance, ponto!

  • Leonardo Marques

    No post nós explicamos o motivo.

  • mth

    Quase certa ou certa da saida da Tam na star. O Brasil perde, mas temos que ter atenção para as nossas milhas. Devem se lembrar que não faz muito tempo a Tam reformulou seu programad de milhas e teve gente que ficou sem milhas ou devendo-as . Depois tudo voltou ao normal.

    Relação a pontuação Oneworld -AA-Gol ex: hoje Rio- Miami 25mil milhas na Tam 30mil. Será que iguala ou aumenta a quantidade de milhas?

    Tudo são decisões que teremos que aguardar.

    • Pedro

      30 mil milhas… so se voce for via Japao

      Brasil-Miami pela tam da 5mil milhas por cada perna, na gol via AA saindo do rio da umas 4500

  • Roberto

    Concordo plenamente o certo não é discutir se a Tam deve ou não sair da Star mas se deve ou não efetuar essa "fusão" que é péssimo negócio para todos os consumidores brasileiros.

  • Lara

    Concordo com voces! A Tam lutou tanto para fazer parte da StarAliance, e agora vai abrir mao disto? Nao vale a pena!

    É uma pena!

  • Ivan

    Dúvido que a AA e a British, principais parceiros (e formadores) da One World, não vetem a entrada da Latam. Não haveria como a AA, que é a principal transportadora de passageiros entre a USA e America do Sul, permitir que outras companhias da mesma aliança, e ao mesmo tempo concorrentes dela, gerassem milhas que poderiam ser trocadas por passagens dela, AA. Isto seria impensável, vc viaja pela Latam para os USA e gera milhas para serem trocadas por passagens da AA. Não tem o menor sentido. A Gol está em parceria com AA (mas fora da One World, pelo menos por enquanto) por que gera lucros concorrendo justamente com atuais TAM e LAN, de passageiros oriundos de regiões atendidos por estas últimas.

  • Andrea Metzker

    Triste notícia para aqueles que são frequent flyers TAM e terão que gastar suas milhas com empresas grosseiras e que prestam serviços deploráveis inclusive nas business e first classes. Lamentável…..

  • claudio pinho

    Mais um capitulo dessa fusao (compra) da TAM pela LAN que ja estava dificil de engolir. Como consumidores so temos a perder. Esta na hora da TAM rever sua posicao e cair fora. Em alguns anos a TAM será uma mera lembranca,como a PANAIR.E o legado do Rolim será apenas um punhado de acoes de alguma empresa aerea para a familia. E o CADE onde fica? Os consumidores detentores de milhas estao sendo lesados em funcao desta fusao. Se o orgao controlador no Chile tem poder para arbitrar, o CADE tambem deveria fazer o mesmo aqui negando esta fusao.

  • José Maria Fr

    A TAM pode ser Brasileira, por estar na Star Alliance, poder ser o que for, mas há muito tempo não vem pensando em seus clientes, seja por preços, seja por pontualidade, seja por mudanças no programa Fidelidade, que é engessado e a cada dia cria novas restrições para acumulo e utilização de pontos.

    Sou cliente frequente da TAM e da LAN. A LAN possui uma qualidade de atendimento, pontualidade, aeronaves novas e limpas e uma gama de benefícios aos passageiros que a TAM não nos oferece. Alguém aqui consegue up-grade de classe com facilidade na TAM? Nunca houvi falar! Na LAN é comum… muitas vezes basta pedir no check-in.

    Na LAN acumulei cerca de 40mil Kilometros em uma viagem recente para Europa. Na TAM, os mesmos vôos, acumularia no máximo 17mil Pontos. Na LAN a pontuação ganha é pouco menos do exigido para uma viagem ida e volta aos Estados Unidos (48mil Kilometros), na TAM, mau consigo ir para algum país da América do Sul. Por ter atingido uma das várias opções de qualificação (acredite, são várias: por Kilometros em vôo, por quantidade de trechos, por quantidade de trechos em classe executiva…) para up-grade na categoria de sócio LANPass, virei LANPass Premium Silver, equivalente a Fidelidade Vermelho, e nesta categoria passo a acumular 100% a mais de Kilometros voados, similar ao Smiles Platinum, ganhei 6 cupons para up-grade de classe no check-in…

    Esses são alguns dos vários motivos que tenho para apoiar a COMPRA TAM pela LAN (que fique claro que não é o contrário) e a conseqüente saída da Star Alliance.

  • Provavelmente se a TAM sair, a parceria com a Air Canada acabará – pois a Air Canada é Star Alliance.

    Eu quase não viajo de TAM pq os preços são sempre maiores, mesmo tendo milhagem da Continental e sempre preferir os voos Star Alliance.

    • Sabrina

      Pois é, torço para que não seja o caso. Até porque mesmo antes da Tam entrar para Star Alliance a parceria existia, tomara que não termine agora por causa da fusão.

  • Rafael Lindoso

    Já achei passagens da TAM no site da AA – com preços muito melhores na AA, obviamente. O negócio é meio bagunçado, no final, tanto faz de que aliança uma empresa faz, principalmente se só servir pra aumentar o blá-blá-blá dos atendentes. Em ultimo caso, compra pelo submarino ou decolar que eles te fazem conexão com 5 emrpesas diferetes.

  • senas

    SP-Miami TAM minimo 20000 pontos por trecho

    SP-Miami Gol via parceiras 25000 pontos por trecho

    desconheço esses trechos por menos que essa pontuação

    • senas

      Acho que o pedro está falando de milhas ganhas e o MTH de milhas necessárias para passagem premio.

  • E.B

    A TAM ainda vai ter seus aviões pintados de TAM ou vai ter outra de LATAM. e o site da TAM ainda vai existir ou vai ter um site somente para a LATAM??

    • Leonardo Marques

      Não terá uma empresa LATAM. Eles dizem que continuará tendo TAM e LAN mas eu estou no grupo dos que apostam que até a copa tudo será LAN.

  • Pedro

    vai nao.. vai ser que nem AirFrance/KLM – British/Iberia – Swiss/Lufthansa etc..

    uma empresa duas marcas… n fim eh a mesma coisa! mas mantem as marcas!

  • mth

    é issso milhas para voar não o que vc ganha. é so ver nas pag das cia

  • mth

    Pedro o que explique são milhas necessarias para voar de ""graça"" e quando for viajar verifique na(s)cia os codigos das passagens (se for pagar) pois há pontuação de milhas diferentes na pp cia podendo não ter diferenças no valor da passagem.E tem algumas que nem pontuam.

  • mth

    Concordo é um grupo que compra outro.

    São desempregos que teremos.

  • Celso Santos

    Poxa, eu não gostei desta fusão, a TAM sair da Star Alliance é a pior coisa que poderia acontecer. Eu ainda sinto falta da VARIG, depois do fim da VARIG não tivemos nenhuma outra empresa aérea com o mesmo glamour…

  • CVJ

    De um lado, como clientes da TAM, é uma pena perdermos o acesso à star alliance, que de fato é bem melhor do que a oneworld.

    Por outro lado, a LAN oferece um servico aos seus clientes que é muito superior ao da TAM. Portanto, como cliente TAM, fico esperançoso que o padrão de serviços oferecido por aqui se equipare à da nova controladora. Infelizmente, todo o marketing sobre a "paixão por servir" da TAM não corresponde à realidade.

  • Luiza

    Bom mesmo seria um comunicado oficial da TAM dizendo o que vai mudar nas duas hipóteses (se continua na Star ou muda para a One) como fica o resgate, como pontuar na One e etc e tal. E uma previsão para data para ingressar na mesma. E como fica quem já emitiu via Star, se o voo tá confirmado, se estas pessoas desejam mudar a passagem (válida por período X) se podem mudar dentro da Star (aliança de qndo compraram) ou o voo seria remarcado na One… e etc. Pq tá tudo uma grande incognita, vai ter muita gente correndo pra tirar bilhete, ou deixando de voar com a TAM sem uma posição da mesma.