Atenção! Latam não permite mais antecipação de voos comprados na tarifa Promo!

Leonardo Cassol 21 · maio · 2018

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A Latam é a terceira companhia aérea brasileira a impor restrições na antecipação de voos nacionais, realizada na mesma data da vigem. A companhia implementou recentemente a restrição para todos os clientes que compraram passagens na tarifa Promo. Nesse caso, a antecipação não será mais permitida, independentemente da data da compra do bilhete, exceto para clientes com status Platinum, Black ou Black Signature no Latam Fidelidade, ou passageiros com status Sapphire ou Emerald na aliança oneworld, que poderão continuar antecipando o voo normalmente no dia da viagem.

Até então, a antecipação era gratuita e irrestrita, independentemente da tarifa adquirida pelo cliente. Portanto, se você costuma utilizar o serviço, fique atento na hora de comprar a passagem, já que as tarifas Light, Plus e Top continuam válidas para antecipar seu voo no mesmo dia da viagem.

A leitora Lídia Rodrigues, que nos escreveu para alertar da mudança, tentou antecipar hoje cedo um voo marcado originalmente para o fim da tarde, e “descobriu” que a nova regra tinha sido implantada dia 11 de maio e que se aplicava mesmo para bilhetes comprados antes dessa data, já que a antecipação é, segundo as companhias aéreas, uma cortesia para os clientes.

Para quem não acompanhou, a GOL já fez um movimento semelhante, proibindo  a antecipação na tarifa Promo e cobrando R$ 50 pela antecipação para quem adquirir a tarifa Light, exceto para clientes Smiles Prata, Ouro e Diamante. Já a Azul não apenas iniciou a cobrança do serviço, como aumentou a taxa cobrada para antecipar o voo de R$ 50 para R$ 75, em menos de suas semanas…

Bom, sobrou apenas a Avianca, que também é a única companhia que não permite a antecipação de voo online, apenas no balcão de check-in do aeroporto. Só resta saber e a Latam também vai seguir os passos da GOL e da Azul e começar a cobrar pela marcação de assento antes do check-in, conforme anunciou em 2017.

Em outros países, infelizmente, essa comodidade costuma ser cobrada na maior parte das companhias aéreas, exceto para passageiros frequentes com status nos programas de fidelidade. Parece que as empresas aéreas no mundo todo desenvolveram uma certa paixão por taxas, seguindo a tendência das companhias low cost. Só falta mesmo as baixas tarifas aparecerem com mais frequência no Brasil. Faz tempo que não vemos boas promoções, não acham?

Agradecemos mais uma vez a leitora Lídia Rodrigues.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.