Latam volta atrás e permite alterações em passagens compradas na Tarifa Light!

Leonardo Cassol 4 · julho · 2017

A Latam Airlines Brasil voltou atrás e passou a permitir alterações nos bilhetes de voos nacionais comprados na Tarifa Light. A companhia havia lançado suas novas tarifas dia 24 de junho e surpreendeu por ser a única, dentre as companhias brasileiras, a ter duas famílias inteiras de tarifas não alteráveis e não reembolsáveis (as tarifas Promo e Ligth)!

As alterações, como mudança de data ou horário, vão custar R$ 150 por trecho se feitas antes do voo e R$ 200 por trecho, se for depois, além da eventual diferença entre as tarifas escolhidas, que se aplica em ambos os casos.

No entanto, a tarifa Ligth, que pode custar mais de R$ 2.000, continua não sendo reembolsável (não pode ser cancelada e o dinheiro devolvido), o que demanda muita atenção dos viajantes. Ou seja, caso o cliente tiver um imprevisto e desistir da viagem, ele perderá completamente a passagem. Por isso, é fundamental considerar as demais tarifas, e até pagar um pouco mais para ter direito ao reembolso, se for o caso.

Na Tarifa Plus, que costuma ser um perfil de bilhete com o preço bem mais elevado, o reembolso vai continuar custando metade do valor total que foi pago.

A companhia deve iniciar a cobrança pelo serviço de bordo nos próximos dias.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Claudio Meyer

    Leonardo, boa tarde! Desculpe, mas o texto está confuso. No início você coloca que …”A Latam Airlines Brasil voltou atrás e passou a permitir alterações nos bilhetes de voos nacionais comprados na Tarifa Light”. Já, mais embaixo está escrito que “No entanto, a tarifa Ligth, que pode custar mais de R$ 2.000, continua não sendo reembolsável”. Não seria a tarifa Promo?

    • Jonathan Santos Sousa

      Claudio, o texto quer dizer que a Latam voltou atrás e permite alterar o bilhete (tipo data, hora, destino, etc) nas tarifas promo e light porem não permite o reembolso (ou seja, quando o cliente que cancelar o bilhete e receber o valor pago de volta).

      • Claudio Meyer

        Verdade! São situações diferentes!!

        • Que qualquer maneira eu citei exemplos pra ficar mais didático. Abs.

  • kleber silva

    a latam deveria tomar vergonha e higienizar os sucatões aéreos ,voei de são Paulo a salvador e vi até baratas nas poltronas.
    nojento demais.

    • Rodrigo Rodrigues

      abre reclamação na anac

    • marcosvalenca

      Reclame mesmo a Anac e a própria Latam pelo bem de todos. Daqui a pouco, oferecerão passagem mais barata para passageiros que não se importem com higienização da aeronave. O pior é que aparecerão clientes achando uma maravilha.

  • Billy Martins

    Latam pra mim agora só em últimos casos! Virou a pior cia voando neste país.

    • Fabio

      Verdade. Conseguiu se tornar pior que a Gol.

  • Gabriel Machado

    Voltaram atrás na impossibilidade de fazer pré-marcação de assento e de pontuar na tarifa Light?

    • Infelizmente, não.

      • Gabriel Machado

        Ué, mas na tabela diz que pontua e permite pré-reserva.

        • marcosvalenca

          Pontuar, pode ser. A permissão de pré-reserva é temporária. Só enquanto os consumidores se acostumam com a cobrança da bagagem despachada e por comes e bebes.

  • Carlos Rino

    Esses caras não tem o que inventar mais para tirar dinheiro do passageiro. E os otarios que acreditaram que a tarifa ia diminuir, estão vendo os valores a mais

    • Ola Vo

      Boicote

  • SirNiXXon

    Claro que não ficaram, ué. Qual o inocente que acreditou que ficariam? Os próprios presidentes da Gol e Latam afirmaram que não iria ficar mais barato.

  • Ola Vo

    Tarifa LIGTH???

    • Fabio

      Estah mais para Darkness

  • Ola Vo

    O que diz a ANAC e o CDC sobre reembolso?

    • Mauricio Laukenickas

      Resumidamente, a ANAC diz que se a compra for com menos de 7 dias, vc é obrigado a pagar a alteração ou reembolso. Se for para mais de 7 dias, vc tem 24hs para fazer isso de forma gratuita. O CDC dá 7 dias de prazo para cancelar gratuitamente qualquer compra realizada pela internet. Ou seja, a ANAC acha que manda mais que o CDC.

  • Fabio

    “Por isso, é fundamental considerar as demais tarifas, e até pagar um pouco mais para ter direito ao reembolso, se for o caso.”
    Eu penso diferente. Eu acho fundamental considerar outra cia e nao voar com essa chilena que se tornou a pior area das ditas “nacionais”. Eu soh voo com eles em ultimo caso. Uma pena, pois a TAM era uma boa empresa.

  • Giovanni Peixoto

    Leonardo, tudo bem? olha só! comprei uma passagem com uma conexão em Guarulhos, sendo que o tempo estimado é pra 10 horas de espera até a saída do proximo voo. Portanto, teria eu, como mudar o trecho, ou até mesmo pagar um pouco mais nessa mudança? aguardo a sua resposta. Obrigado.