Latam deve unir seus programas de fidelidade em breve!

Leonardo Cassol 8 · agosto · 2017

A Latam pretende unificar os seus programas de fidelidade globalmente. A companhia aérea iniciou uma pesquisa com os seus passageiros frequentes para definir o nome do programa, que deverá ser utilizado por todas as empresas do grupo Latam.

Atualmente a companhia utiliza a marca “Latam Fidelidade”, no Brasil, e “Latam Pass”, no Chile, e em outros países da América do Sul.

Aparentemente, os nomes pré-selecionados e utilizados na pesquisa que está sendo realizada com os passageiros frequentes são: “Vamos”, “My Latam”, “Latam Pass”, “Multiplus” (nome do atual programa de coalização) e o próprio “Latam Fidelidade”. Outros nomes podem surgir até que a decisão seja tomada.

A dúvida é como ficarão as regras dos programas após a unificação da marca, já que o Latam Pass é bem mais restritivo e burocrático do que o Latam Fidelidade, além de utilizar métricas de Km, e não de milhas voadas e pontos, como o programa brasileiro.

Será que os programas continuarão diferentes, apesar de utilizarem a mesma marca? Será um programa totalmente novo?  Ou as regras de um dos dois atuais programas vai predominar? E qual o seu nome favorito para o novo programa? Comente e participe!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Vanessa

    Gosto muito do multiplus, espero que ele só melhore!

  • Hugo Leonardo

    Difícil ficar mais burocrático e restritivo no Brasil tendo a concorrência dos demais, só se os demais também ficarem, senão o múltiplus morre.

  • Gilberto

    Aleluia! Demorou demais! O mais provavel eh que criem um novo programa para poder equipara-los, seria o mais justo e menos trabalhoso do que pender para um ou ainda estipular uma carencia para implantar novas regras para um deles ou os dois na fase de transicao.

  • Léo

    Latam Multiplus considero hoje o melhor plano fidelidade do Brasil. “Se for pra piorar”, tenho certeza que muitos associados em curto prazo, não pensarão duas vezes em mudar para outro programa. Acredito que essa junção não virá com planos e mudanças negativas.

  • LuRodamilans

    Deixa como tá…

  • Mauricio Laukenickas

    Certamente pegarão o que há de pior em cada programa e virão novos pacotes de maldades. Programa de fidelidade é igual governo. Não fazem nada pra ajudar. Vide Avianca, SMILES e a própria LATÃO.

    • Sergio Loureiro

      Sim.. o seu comentário resumo tudo: vão unificar o pior dos dois programas…e tirar eventuais vantagens que os programas tinham…
      Mas o que é de matar mesmo é que eles vão fazer isso e nos vender a imagem de que o programa está melhorando….

      • MARCIO MOURA

        com certeza, as dificuldades que eles (latam ou multiplus) criam para conseguir voar com pontos é burocraticamente incrível!

  • Ricardo

    É óbvio que vai mudar apenas no Brasil, e passar a ser Latam Pass. Essa pesquisa só está sendo feita no Brasil. Mas o Latam Pass não tem nada de burocrático.

    • Ricardo, você não acha que obrigar a emissão de passagem de ida e volta junto não é burocrático? Poucos programas fazem isso.

      • Ricardo

        Oi Leonardo. Não tinha pensado nisso, você tem razão. E também não dá pra emitir passagem multidestinos. Nisso o Latam Pass é bem limitado…

  • Jaime Darque Junior

    Tomara que com essa fusão seja possível emitir trechos da LAN pelo site, o que hoje não é possível

    • Cassiano

      Pelo texto da pesquisa, tudo indica que essa é a intenção! Vamos acompanhar.

    • Glaucio Nicoli Machado

      Na verdade e possível mas e chato. Á lan não integrou 100% das classes de reservas para usar com multiplus. Hj apenas uma classe da esse direito em voos lan. Á unificação dos programas servirá pra isso.

      Gláucio 27 99857.8587

  • Fabio

    Eu sugiro Piece of Shit

  • Cassiano

    Pensando em um nome global, podemos pensar algo na mesma linha do nome da cia, que é de fácil pronúncia para vários idiomas e usar um termo para que todos se identifiquem. Dessas opções, acho que o VAMOS seria o mais próximo, não sei até que ponto ele ter o mesmo nome da revista de bordo pode ser positivo ou negativo…

    Pensando aqui, o Multiplus também é de fácil pronúncia, além de fortalecer o modelo de negócio do programa de fidelidade “independente” da cia, o que pode ser bastante interessante!

  • Luciano Rocha

    Desculpe a expressão, mas vai dar m… Não lembro de alguma mudança que tenha vindo ao encontro dos interesses dos usuários.

    • luiz paulo alencar

      Sigo a opinião do relator !!!

    • Rodrigo Lacerda

      Eu também. As coisas só pioram.

    • Sergio Loureiro

      Consultam para piorar o programa. Legal isso.

      • MARCIO MOURA

        provavelmente consultam para tornar mais difícil voar com ponto na nova conformação!

    • Glaucio Nicoli Machado

      Vai ser benéfico. Teremos uma Gama maior de produtos e serviços Latam, acredite.
      Gláucio 27 99857.8587

      • Luciano Rocha

        Será benéfico SE a qtd de milhas para emissão voltarem aos patamares de 4 anos atrás. Nos últimos anos o dolar disparou. Com isso, a acumulação de milhas diminuiu. Para piorar, o valor para emissão dobrou ou triplicou.
        Um voo doméstico custar 30 ou 40 mil milhas o trecho é um escárnio.
        Ou seja, fomos (participantes) prejudicados triplamente. E vem falar em “melhorias”…

  • Rodrigo Lacerda

    Ai ai ai ai ai ai ai, lá vem chumbo!

  • Tiago Torresani

    Queria só saber mesmo em qual data a Latam vai parar de fazer mudanças no programa de fidelidade. Já foram umas 4 alterações no minimo, em questões de 2 anos ou menos. Um saco isso.

  • Anderson Cunha

    Talvez devessem seguir o caminho da International Airlines Group que tem o Avios – nome do programa de coalizão de fidelidade e também dos pontos – e, nas principais companhias, o Executive Club (British Airways) e o Iberia Plus (Iberia). Nesse caso, o nome do programa poderia ser Mutiplus (internacionalizado), bem como o dos pontos – tal passagem custa 10 mil multiplus, por exemplo. Manteriam LATAM Pass e LATAM Fidelidade, tal como são hoje. Também poderiam permitir a transferência dos ‘multiplus’ entre os três. Agora sonhando mais alto, uma importante evolução de mercado a ser apresentada pelas alianças aéreas (Star, One World e Skyteam): criar um sistema de intercâmbio de milhas, ainda que houvesse custo ou deságio.

  • Leonardo

    Latam Pass es completamente restrictivo. Necesita cambiar ya! Refleja la burocracia y monopolio de la compañia

  • Renato Eduardo

    Eu tenho quase trinta mil pontos no ourocard e estava em dúvida para qual programa de recompensas transferir, já emiti passagens pelo multiplus e o considero ainda o melhor, mas diante dessa notícia vou esperar uma definição.

  • Sergio Loureiro

    Bom dia.
    Tem um comentário que caiu na moderação. Por favor, libera.

  • Thomas Hisamura

    A tabela do Latam Pass (chileno) é bom para emissões de voos domésticos no Brasil, 10.000 Km, o que dá umas 6.250 milhas (ida e volta). O Latam Pass só permite a emissão de ida e volta, o que é uma desvantagem.

  • Renato

    Não sei qual nome, só dá pra afirmar com 99,9% de certeza que vai piorar, tô em fuga e torrando meus pontos multiplus rápido.

  • Gilberto

    Pra ser sincero, ha vantagens e desvantagens nos dois programas:

    Validade dos pontos/milhas: melhor no Latam Pass, pois, se voce voar na LATAM em menos de 3 anos, sempre renova o credito de pontos ja obtidos para mais 3 anos.

    Disponibilidade: nunca resgatei pelo Latam Pass, mas aparentemente o Latam Fidelidade tem mais opcoes e algumas de parceiras da One World podem ser resgatadas pelo proprio site, sem burocracia e complicacao. Ainda que haja muitos trechos com possibilidade de resgate somentre atraves do Call Center, o universo eh mais amplo que o Latam Pass.

    Restricoes: o Latam Pass nao permite resgate one way ou ainda open jaw, ai que perde bastante em relacao ao Latam Fidelidade que eh mais flexivel.

    Em suma, pensando nos 2 cenarios de extremos:

    Combinacao ideal (otimista): passar a valer renovacao dos pontos/milhas obtidos voando na LATAM com regularidade para mais 3 anos; permitir resgates one way e open jaw e ainda com maior disponibilidade no site sem burocracia.

    Combinacao terrivel (pessimista): os pontos do LATAM Pass passarem a valer por 2 anos como os do Fidelidade e manter as restricoes de resgate e disponibilidade do LATAM Pass. Ai sera pra chorar de vez!

    Assim como os demais, sou cetico em acreditar que vao melhorar os dois mundos. E se tivesse que apostar, alem de pender para o que for mais benefico a eles, nao duvido ainda que como um programa eh calculado recentemente em distancia voada por milhas e o outro por km voados, que facam a equiparacao de 1: 1,6 , ou seja, os km do Latam pass serao divididos por 1,6 pra dar o valor equivalente em milhas.

    Aguardar e ver.

  • Rodrigo Cravo Nunes

    Léo, qdo ocorrerá está unificação? Tenho 100 mil milhas na Multiplus e pretendo trocar por alguma passagem para o Caribe.. Na sua opinião melhor trocar logo para não ter surpresas com a fusão do programas e não ter surpresas desagradáveis?

  • Gilberto

    Sim, sim, to sabendo, mas vai que eles achem por bem (na verdade, por mal) ainda converter toda a pontuacao obtida, seja aquela obtida no sistema novo de precos ou no anterior em quilometros, adotando este fator de conversao em milhas, estaremos ferrados. Concordo que acumular no LATAM Pass atraves de seus parceiros na One World eh bem dificil e cada vez pior. Recebi a micharia de 187 pontos num voo Hamburg – London com tarifa cheia e nao tive direito a nenhum ponto no voo da Air Berlin de Hamburg – Innsbruck. Decepcionante!

  • Guilherme Lima

    Alguém já recebeu a bonificação de pontos do aniversário da MD? Ainda não foi creditado os meus pontos.

  • Schack Bauer

    Tinham era que ser mais claros quanto às bagagens, e não ficar mudando as regras todos dias.

  • MARCIO MOURA

    O nome pouco importa, o que importa é menos burocracia e dificuldade para utilizar os pontos na compra de passagens. A média de acesso no meu caso, é de três vezes para concluir a uma única compra, vistos os entraves que ocorrem durante o procedimento.

  • Flavia G Souza

    LATAM multiplus seria perfeito!

  • Izabella Felipe

    Ola
    Transferi os pontos de dois cartões de credito para a Multiplus com a promoção do Melhores Destinos e até agora os créditos não constan em minha conta.
    Qual o prazo final?
    Obrigada e aguardo

  • Elines Rebeca

    Há alguns dias foi lançada uma promoção para nova adesão ao cartão multiplus itau, masestou procurando o link e não encontro, nem a pagina da promoção. O que aconteceu?