Latam vai cobrar pela seleção de assentos nas tarifas mais baratas de seus voos internacionais!

Leonardo Cassol 10 · outubro · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A partir de 20 de outubro a Latam fará mudanças em seus perfis tarifários de voos internacionais, da seguindo a mesma linha que implantou em voos domésticos, passando a vender passagens com tarifas que não incluem a marcação de assentos, acúmulo de pontos, e, no caso dos voos para a América do Sul, sem despacho de bagagem incluído. Veja o que o vai mudar!

Voos para a América do Sul

A principal mudança é a comercialização de tarifas que não acumulam mais pontos no programa de fidelidade, não incluem o despacho gratuito de bagagem e nem a seleção de assentos sem custo.

A Tarifa Promo vai oferecer apenas bagagem de mão de até 10 quilos. Não tem acúmulo de pontos no Fidelidade, não permite marcação de assentos, reembolso e nem o despacho gratuito de bagagens.

A Tarifa Light vai oferecer apenas bagagem de mão de até 10 quilos e o acúmulo de pontos no Fidelidade, não permitindo marcação de assentos sem custo e nem o despacho gratuito de bagagens.

A Tarifa Plus, segunda mais cara, vai oferecer 1 volume de bagagem despachada de até 23kg, mais bagagem mão de até 10 quilos, o acúmulo de pontos no Fidelidade, e a seleção de assentos comuns. Também vai ser elegível para upgrades de cabine, mediante pagamento ou uso de cupons.

A Tarifa TOP, mais caravai oferecer 1 volume de bagagem despachada de até 23kg, mais bagagem mão de até 10 quilos, o acúmulo de pontos no Fidelidade, e a seleção de assentos Espaço +. Também vai ser elegível para upgrades de cabine, mediante pagamento ou uso de cupons.

Voos para Estados Unidos, México, Europa, África do Sul e Caribe

Aqui, a grande mudança é a venda de tarifas que não acumulam mais pontos no programa de fidelidade e que não permitem a seleção de assentos. Ao menos a franquia com 2 bagagens despachadas foram mantidas, o que é podemos dizer que é uma “boa notícia”.

A Tarifa Promo vai oferecer 2 bagagens despachadas de até 23kg cada. Não tem acúmulo de pontos no Fidelidade e não permite marcação de assentos, reembolso e nem o upgrade de cabine.

A Tarifa Light vai oferecer 2 bagagens despachadas de até 23kg cada e o acúmulo de pontos no Fidelidade, não permitindo marcação de assentos sem custo.

A Tarifa Plus, segunda mais cara, vai oferecer2 bagagens despachadas de até 23kg cada, mais bagagem mão de até 10 quilos, o acúmulo de pontos no Fidelidade, e a seleção de assentos comuns. Também vai ser elegível para upgrades de cabine, mediante pagamento ou uso de cupons.

A Tarifa TOP, mais caravai oferecer 2 bagagens despachadas de até 23kg cada, mais bagagem mão de até 10 quilos, o acúmulo de pontos no Fidelidade, e a seleção de assentos Espaço +. Também vai ser elegível para upgrades de cabine, mediante pagamento ou uso de cupons.

Importante: as mudanças valem somente para passagens compradas a partir de 20 de outubro. Quem tiver passagem já emitida não será afetado.

Cada vez mais a Latam se aproxima do modelo das companhias aéreas de baixo custo. E você, o que achou da mudança?

Agradecemos a dica dos leitores Rodrigo Aguiar e José Aluízio.

A Latam encaminhou hoje uma nota ao Melhores Destinos com informações complementares. Veja na íntegra:

“Seguindo o modelo já implementado em voos nacionais, a partir de 20 de outubro, a LATAM implementa novos perfis de tarifa também em seus voos internacionais. Para trechos voados entre países da América do Sul, a companhia começa a cobrar a pela seleção de assentos e também pela primeira bagagem. Para voos de longa distância, a LATAM passa a cobrar pela seleção de assentos somente.

Este modelo de perfis tarifários faz parte de uma tendência global da indústria em oferecer ao cliente a possibilidade de escolher e pagar apenas pelos serviços e benefícios que realmente ele deseja adquirir, além é claro, de assegurar mais flexibilidade para o adequar a sua viagem às suas reais necessidades.

São quatro opções de perfil de tarifas: Promo, Light, Plus e Top. No momento da compra, o consumidor terá a liberdade de optar por diferentes perfis de tarifas, selecionando aquele que mais se adequa à sua necessidade.

Além disso, caso o cliente escolha um perfil de tarifa que não inclui o despacho de bagagem, ele poderá adquirir o serviço separadamente a qualquer momento até fechamento de check-in.

Os valores podem variar de acordo com a rota selecionada, e custam a partir de US$20 para bagagem despachada e US$5 para a seleção de assentos.
Clientes LATAM Fidelidade Black Signature, Black, Platinum manterão seus benefícios independente de que tarifa escolherem: bagagem de 23 kg despachada e seleção de assentos sem custo, Assento LATAM+ cortesia*, embarque preferencial e alterações (antecipação e postergação de voos para o mesmo dia) sem taxas.”

*Clientes Platinum dispõe deste benefício apenas em voos nacionais.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Economista, apaixonado por viagens, aviação e milhas! Especialista em programas de fidelidade do Melhores Destinos