Latam implementa novas tarifas amanhã e inicia cobrança pelo despacho de bagagem!

Leonardo Cassol 23 · junho · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Conforme antecipamos em primeira mão, a Latam Airlines vai iniciar a cobrança pelo despacho de bagagens nas passagens aéreas de voos nacionais vendidas a partir de amanhã, 24 de junho, quando entram em vigor seus novos perfis de tarifa. Quem já tem passagem emitida não precisa se preocupar, pois valerá a regra vigente no momento da compra.

Além da ausência da franquia de bagagem, as novas tarifas terão bilhetes que não vão permitir a marcação de assento (sim, mas só a partir de setembro), que não terão crédito de pontos no cartão fidelidade, e não vão permitir reembolso e remarcação (já a partir de amanhã). A Latam também vai encerrar o serviço de bordo como cortesia (de graça vai ter somente água!), iniciando a venda de lanches e bebidas a bordo. Tudo, segundo a companhia, para oferecer preços mais baixos ao consumidor.

Novos perfis de tarifas de voos nacionais

A partir de amanhã os clientes vão encontrar os seguintes perfis tarifários ao comprar uma passagem para voar dentro do Brasil:

1 Valor válido para compra de bagagem junto com o bilhete em qualquer canal de venda - canais digitais, Call Center e Agências de viagem. Demais valores variam de acordo com o canal de compra. 
2 Promoção de lançamento para as tarifas Promo e Light, válida até 31/08/2017. A reserva de assento será confirmada somente após o check-in online ou presencial. 
3 O valor do Espaço+ varia de acordo com os trechos e a distância. 
4 Sujeito a disponibilidade. 
5 Para alterações e reembolso se aplica a condição de cada tarifa. Exemplo: se você escolher uma tarifa Promo ou Light para o voo de ida e uma tarifa Plus ou Top para o voo da volta, você poderá remarcar somente o retorno. As tarifas Promo e Light não permitem alterações e reembolso.

O que chama mais atenção, de imediato, é que mesmo na tarifa Light, que não é a tarifa mais barata, mas sim uma intermediária, não será permitido reembolso ou remarcação. Ou seja, se o cliente tiver um imprevisto, ele perderá completamente a passagem. E na tarifa Plus, que costuma ser um perfil de bilhete com o preço bem mais elevado, o reembolso vai custar metade do valor total que foi pago! Isso é uma mudança tão significativa quanto cobrar pela reserva de assento, algo, até então, impensável no mercado brasileiro.

Além disso, a partir de amanhã, bilhetes nacionais emitidos com pontos Multiplus em qualquer tarifa não terão mais bagagem despachada inclusa. Será necessário pagar a partir de R$ 30,00 (comprando junto com o bilhete) para despachar uma mala. Mais informações sobre a franquia de bagagem de passagens com pontos ou milhas em nosso post exclusivo.

Lembrando que, desde 18 de maio, a Latam já tinha alterado as franquias de voos nacionais para um volume de 23kg (e não mais quantos volumes o cliente quiser dentro desse peso).

Mais informações sobre as mudanças no site da Latam.

Franquia de bagagem nos voos internacionais Latam

Já quem comprar passagens para voos internacionais não terá novidades a partir de amanhã. Continuam valendo as mudanças implementadas em maio, sendo dois volumes de 23kg (ao invés dos dois volumes de 32kg anteriores), no caso dos Estados Unidos, Europa e África do Sul, ou um volume de 23kg, no caso de voos para América do Sul e Caribe. As regras de excesso de bagagem também foram atualizadas em maio.


Bom, a Latam está se aproximando do modelo de uma companhia low cost, pelo menos no que se refere ao serviço oferecido. Agora os preços terão que cair para compensar tamanhas mudanças para os passageiros! Será que vamos notar alguma diferença a partir de amanhã? Saberemos em breve!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Economista, apaixonado por viagens, aviação e milhas! Especialista em programas de fidelidade do Melhores Destinos