Migração de sistema de reservas da Latam gera restrição parcial de compra e remarcação de bilhetes

Leonardo Cassol 2 · fevereiro · 2018

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A Latam iniciou agora há pouco a migração para o Sabre, seu novo sistema de inventário, reservas, vendas e check-in, que será o mesma em todos os países que opera. Portanto, hoje, e durante parte do dia 3 de fevereiro, compras, resgates de bilhetes com pontos e/ou alterações em reservas para voos a partir de 11 de maio de 2018 estarão indisponíveis temporariamente em todos os canais de vendas (site, Central de Vendas, agências de viagens e lojas).

Durante este período, também não será possível realizar remarcações ou solicitar o reembolso de reservas já existentes para voos antes de 11 de maio por meio do site.

Segundo a empresa, esta indisponibilidade é programada e necessária para que a companhia avance com a migração dos seus sistemas.  Todos os serviços deverão ser normalizados durante o dia 3 de fevereiro, assim que a migração estiver completa.

A integração completa dos sistemas da companhia tornará mais simples para o passageiro realizar suas conexões em voos internacionais e domésticos de toda a malha da Latam, independentemente do país em que ele adquira seu bilhete. Os voos da Latam Airlines Brasil passarão a ter um único código de operação, o LA. A exceção são os voos de e para o EUA operados pela companhia brasileira, que continuarão com o código JJ.

Com a migração do sistema de vendas em 2 de fevereiro, a emissão de bilhetes para voos a partir de 11 de maio passa a ser feita com o novo código. Já os bilhetes emitidos antes de 2 de fevereiro para voos a partir de 11 de maio terão seus códigos de voos alterados automaticamente. Os números dos voos, as datas e os horários permanecem iguais. Assim, o voo JJ3652, por exemplo, passará a ser o voo LA3652 a partir de 11 de maio.

Em nota, a Latam lamentou os inconvenientes que esta situação possa provocar e informou os contatos dos canais de atendimento no caso de dúvidas:

Central de Vendas, Fidelidade e Serviços: 4002-5700 (capitais) / 0300-570- 5700 (todo o Brasil)

Fale com a Gente: 0800-123- 200

Atendimento a deficientes auditivos: 0800-555- 500

Todas as lojas LATAM ou LATAM Travel Central de Ajuda: https://www.latam.com/pt_br/central-de- ajuda/contato/

Ou seja, fiquem atentos! Definitivamente hoje não é um bom dia para perder ou alterar um voo da Latam!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Gilberto

    Tomara que unifiquem logo os dois programas de fidelidade, ate porque o antigo latam pass ja foi transformado de km em milhas e eh claro que a pontuacao exigida para resgates nao sofreu nenuma alteracao e nao acompanhou nenhuma reducao para a companhia aerea.

  • Rodrigo Aguiar

    Tadinho do Fligthradar24 kkk

  • Mauricio Laukenickas

    Mas num é que os caras resolvem fazer isso bem no meio da alta temporada??? Sei não viu!!!

    • Oi, Mauricio! Justamente pq neste período estão resgatando os bilhetes para a baixa temporada. : )

      • Mauricio Laukenickas

        Só na sua cabeça mesmo. Aproveita que vc é bom em explicações ridículas e me explica a lógica do aumento de 33% na tarifa de bagagem (de R$ 30 pra R$ 40) num cenário de inflação de 2,5%. Quanto custam as malas do pessoal da ANAC? Certeza que vc vai dizer que é R$ 40 igual a todo mundo. Isso aqui é uma república de bananas mesmo! Eu tenho vergonha de ser brasileiro.

  • Silvio Lopes

    Acabei de fazer uma compra para um vôo antes de 11 Maio 2018. Eles debitaram a milha, porém não confirmaram a passagem tampouco cobraram o restante no cartão de crédito.
    Obrigado, LATAM!

    • Silvio, sua compra foi com pontos? Se sim, basta aguardar o término da migração para o resgate ser processado. Isso deve ocorrer durante o dia de amanhã. Qualquer dúvida é só enviar seu CPF de resgate por inbox do nosso face que ajudaremos.

      • Silvio Lopes

        Muito importante este retorno de vocês por aqui.
        Eu recebi as milhas de volta, tentei fazer a compra novamente por mais 2 vezes, porém com o mesmo problema: debitaram os pontos mas não confirmaram a passagem.
        Fiquei no prejuízo, pois fui obrigado a comprar sem usar os pontos, pois precisava fechar a passagem. Fui prejudicado pela LATAM.

  • Cláudio

    @multiplus:disqus, está complicada a comunicação com vocês nos últimos dias. É por conta dessa mudança? Nunca respondem o que eu pergunto. Acabam saindo pela tangente.
    Minha dúvida é: aderi ao Clube Multiplus 10.000 no dia 14 de janeiro do corrente ano. Paguei R$369,90 por UM MÊS de Clube. E tinha que escolher entre três datas para o pagamento (05, 15 ou 25). Escolhi 05. Agora, chegando no dia 05 (que seria meu vigésimo mês de uso do Clube), fiquei com a dúvida de como vai acontecer a coisa toda. Terei que pagar pelo segundo mês, sem ter concluído o período do primeiro (faltando ainda um terço)? Ou só pagarei no dia 05 de março? Em uma resposta por email, a pessoa disse apenas que tenho que pagar no dia que escolhi (ou seja, não me resolveu muita coisa). Se eu escolhesse dia 15, teria UM DIA de plano então, se assinei no dia 14? Se escolhesse dia 25 teria 11 dias? E no dia 05 teria 20 dias? Em qualquer hipótese, então, o consumidor seria prejudicado, ao pagar por um mês e ter muito menos que isso. Não me parece ser a providência correta. Por isso acho que a atendente não soube responder…

    • Cláudio! Tudo bom? Jamais queremos sair pela tangente e vou te ajudar. Só peço que por favor mande por inbox do face o seu cpf para eu analisar direitinho a sua assinatura e ciclos registrados no sistema, ok? obrigada!

      • Cláudio

        Mandei lá já. Fico no aguardo 🙂 mas preciso saber antes do dia 05 como ficará, pois dependendo vou preferir cancelar o Clube

        • Oi, Cláudio, bom dia! Nossa equipe te responderá até amanhã. =)

          • Brunna

            Tive o mesmo problema, @multiplus:disqus . Só que no meu caso não quiserem resolver meu problema. Pediram prazo até hoje, mas hoje veio descontado do meu cartão de crédito e agora não querem realizar a devolução! Acabei pagando UM MÊS e usando apenas VINTE DIAS. Quero que estornem as milhas que foram creditadas hoje e devolvam o valor da mensalidade de fevereiro. E, se fosse pelo certo, eu ainda teria mais 10 dias (já pagos) para usar o sistema.

          • Brunna

            @multiplus:disqus, obtive resposta hoje e foi frustrante. Não leram NADA do que falei e deram uma resposta padrão, dizendo que eu aderi em 14/01 (o que eu já havia dito…) e que escolhi data de pagamento dia 05 (o que eu também já havia dito). A questão é que PAGUEI por um MÊS (“mensalidade”) mas me cobraram NOVAMENTE após concluídos apenas VINTE DIAS!

  • ph

    O acompanhamento do processo, no site da Latam, por telefone e presencialmente, foi horrível. Demorou, de fato, uma semana até acharem e entregarem as malas.

  • Bruno Silva

    Já tá indo pra quase 48 horas! Chama o estagiário kkkkk

  • Rodrigo Aguiar

    Ola pessoal do @Multiplus e quem tem milhas vencendo no Domingo e nao ta conseguindo resgatar? Qual procedimento?

    • Oi, Rodrigo! Honraremos esses pontos e faremos valer pelos dias da migração, ou seja, se a migração durar 3 dias, o participante terá mais 3 dias de vencimento. =)

  • Marcos_Brazil

    Alguém sabe se há diferença entre os cartão de credito Latam ou o Multiplus? É a mesma coisa na prática? Obrigado

    • Oie, bom dia! Eu sei! Existem algumas diferenças de benefícios entre cada um.

      • Haroldo Rodrigues

        Quais, por exemplo?

    • Hideraldo Paixao

      Na prática o cartão Latam hoje é quase um inútil, apenas o cartão Multiplus te dá benefícios nas milhas.

  • Jackson Luan Queiroz

    Num iria acabar ontem? Estou verificando aqui e não tá dando certo emitir. Ainda está em fase de migração?

    • Stuart

      Quando eu pesquiso não aparecem diversas opções e a quantidade de pontos é absurda.

      • Oie, pro aqui está tudo ok. Qual foi a sua pesquisa?

        • Stuart

          Pesquisando Barcelona saindo em maio/junho, não aparecem mais voos diretos saindo de SP. Todos que aparecem agora tem 1 ou 2 conexões. Além disso, a quantidade de pontos aumentou absurdamente, além de não ter mais disponibilidade em muitos voos, e quando seleciono uma data diferente que tem disponibilidade o sistema também não deixa finalizar.

    • Oie, já acabou sim. =)

      • Jackson Luan Queiroz

        Muitos, está tudo correto mesmo? Antes quando eu pesquisava passagem não havia distinção entre a disponibilidade em dinheiro e com pontos, podia está um absurdo o preço com pontos, mas sempre tinha disponibilidade. Agora o que está acontecendo é que pouquissimos dias tem disponibilidade e geralmente no meio da semana. Estou pesquisando as seguintes rotas: Rio-IMP (maio), Rio-SLZ(maio) e FOR-RIO (agosto)

        • Roberto

          É, meu amigo, acho que caímos numa armadilha acreditando nesse benesse dos pontos promocionais… Mesma situação acontecendo por aqui com relação a pesquisa de voos. No meu caso, pesquisei trechos para ROMA, PARIS, BOSTON, LONDRES e todos estão na mesma situação. Muitas falhas e valores altíssimos quando se consegue algo.. Esperar mais alguns dias ver se normaliza, caso não, cancelar a assinatura do clube 10.000

      • Roberto

        Então podem voltar lá e conferir as coisas… Sistema todo louco especialmente para voos após maio. O TI da latam é mesmo um desastre.

  • Hideraldo Paixao

    Desta vez não é culpa da Latam. O culpado é o banco Itaú que assalta 20% das suas milhas na transferência para a Multiplus.

  • Alessandra

    Aguardando a situação ser normalizada, porem ainda sem previsões.
    Tem alguma informação a respeito Melhores Destinos?

  • João Martine

    Após a migração muitos trechos que era resgatado com voos da LATAM não estão mais disponíveis é o caso de SÃO PAULO/LONDRES onde agora só fica os voos disponíveis pela aliança ONEWORLD e com uma pontuação muito alta. O que a MULTIPLUS pode explicar???

  • Caroline

    A migração realmente já terminou? Estou pesquisando o trecho Brasília/Paris no dia 29/5, consta que está 40 mil o trecho e ele sequer abre, aparece a mensagem que está indisponível. Testei vários outros dias e todos constam como indisponíveis….preguiça da Latam….

  • Caroline

    A migração realmente já terminou? Estou pesquisando o trecho Brasília/Paris no dia 29/5, consta que está 40 mil o trecho e ele sequer abre, aparece a mensagem que está indisponível. Testei vários outros dias e todos constam como indisponíveis….preguiça da Latam….

  • Kharynne Monique

    Estou pesquisando o trecho Brasília/Orlando e aparece a mensagem que está indisponível! Aparece os pontos mas qnd clica fala que está indisponível! Pesquisei várias datas e nada. Isso aconteceu depois da migração antes tava normal, pena que não resgatei antes :(.

  • marcelop

    Liguei hoje na LATAM e nao esta normalizado. Ainda esta dando muito problema. Parceiros como OAB nao permite multiplos aeroportos. Falaram que ia resolver a tarde mas nao rolou. E o desconto nao esta sendo concedido em nenhum voo, ele ate aparece mas aumentam para descontar. Uma vergonha, cade a OABSP? No site normal os preços estão absurdos e nao permite multiplos aeroportos apos 10/05. Estava pesquisando europa na semana passada como sp munique/amsterdam sp e estava dando 2400-2600 agora tudo que aparece é de 3800-4500!!!! Qq bilhete europa esta assim. Sumiram conexões também. Quantos dias sem vender bilhete a LATAM pode dar ao luxo? Alguem compra neste preço? Saudades da TAM. Peguei 1o voo Latam decolando de madri no belissimo A350 e achei que seria uma boa mas os chilenos acabaram com a cia. Devem pensar que os BR sao idiotas… Quantas viagens corporativas a BSB fiz que davam Heineken as 19h. Um mimo para quem gastava 2000 numa passagem de 1:20, certo? Hoje nada de nada… ano passado ja fui aos EUA de DELTA este ano pelo visto nao viajarei de ferias com a LATAM e vou repensar minhas escolhas corporativas. A tal mega promo se transformou num grande engodo. Uma tragedia, se continuar assim será prejuizo atras de prejuízo. Quem sabe repensam.