Japan Airlines quer fazer voos de São Paulo a Nova York e Tóquio com Boeings 787!

Denis Carvalho 1 · abril · 2014

O presidente da Japan Airlines, Masaru Onishi, aproveitou sua visita a São Paulo para o evento de filiação da TAM à Oneworld para fazer uma revelação bombástica: a JAL está interessada em retomar a rota de Guarulhos a Tóquio, que foi interrompida em 2010. O executivo revelou inclusive detalhes de uma possível operação: os voos fariam conexão em Nova York e seriam operados com Boeings 787 Dreamliner.

“Queremos fortemente retomar esse voo”, afirmou Onishi, em uma entrevista à agência de notícias Kyodo News. Em 2010, o fim da rota foi causado pelos graves problemas financeiros que a JAL enfrentava na época. 

Japan_Airlines_JAL_Brasil

Segundo ele, há um grande apelo da comunidade japonesa pela retomada dos voos, em meio a grandes expectativas sobre o crescimento econômico do País, dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro e a construção de novas fábricas no Brasil por montadoras japonesas, como a Honda.

“Se a JAL reabrir a rota, provavelmente o voo será via Nova York, usando o Boeing 787, que tem médio porte e consumo de combustível mais eficiente” disse Onishi. Para verificar a demanda potencial, a empresa planeja vender alguns assentos em voos entre Nova York e São Paulo por meio de compartilhamento de voos com a TAM, agora sua parceria na aliança Oneworld.

“Com o codeshare nós vamos ser capazes de conhecer melhor o mercado brasileiro melhor e decidir se vamos operar nossos próprios voos”, disse ele.

Leia a matéria no site da Kyodo News

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Bem que fazia falta um voo Brasil-Japão…

  • Matheus

    Que venha!

  • VCP – JFK – NRT ! 😉

  • Vitor

    GRU – JFK – NRT ? Bom, de qualquer forma é longe, mas penso que com um Serviço de Bordo melhor que o da AA (que dizem não ser dos melhores), a JAL poderia voltar a fazer o trecho GRU – LAX – NRT, o tempo seria menor e a forçaria a AA a baixar os preços na rota até LAX… Não sei, tem de ver o que é mais rentável à eles.

    • Ricardo

      Pra LAX vc pode ir de Korean Air ; )

      • Matheus

        Quanto maior a concorrência mais chance de preços melhores!

    • Ricardo

      E a menor distancia entre Sao Paulo e Tóquio é justamente passando por NYC. Você pode tirar a prova no great circle mapper.

  • Jonatas

    BSB – JFK – NRT!
    Chega de ter que pegar fila em GRU!

    • Giovani

      Enquanto GRU e GIG ficam insuportáveis as filas temos BH (CNF), BSB e até mesmo aeroportos do nordeste com pouca demanda.

    • guilherme

      a comunidade japonesa, que por sinal é a maior fora do Japão, está em São Paulo….só faz sentido ser GRU-JFK-NRT.

    • Rodrigo Azevedo

      Não há demanda de passageiros para manter esse vôo. Até mesmo a Air France irá cancelar a rota BSB – CDG. Este vôo era preenchido com passageiros de BSB – GYM – MAO – CWB e CGR. Culpa da Dilmanta.

  • Julio

    THE-JFK-NRT!!!!!!! S.O.S NORDESTE!!!!!!!!

  • Henry

    Boeing 787 ??? Nem pagando para eu viajar num destes…
    Deixa os japoneses testarem bem o avião, que continua tendo problemas…
    Daqui a uns 5 anos.. se a Boeing corrigir os problemas do 787, aí pode ser..
    Enquanto isto, pode ser com os 767 ou 777… que são os aviões mais seguros do mundo…

    • lol

      se informar é legal…. o acidente acontecer com Boeing 777-300

      • Rafael

        Acho que ele se refere á questão das baterias cara…

  • Fabio

    Muito boa essa possível volta da JAL. Fiz o voo da JAL para NYC em 2008, num 747. Meio apertado, mas uma excelente experiência. Voos tranquilos e atendimento excelente. E o mais interessante é que os preços da JAL eram muito bons para NYC. Isso vai melhorar a oferta e a concorrência. Quanto ao 787, não posso opinar. Mas os 747 da JAL já estão bem velhinhos (já eram velhos em 2008, tinha até cinzeiro, mas com entretenimento individual).

  • thais fernandes

    787? Aquele das baterias que vazam? Será uma boa? Acho melhor esperar 2 anos p ver se consertaram td mesmo.

    • Giovanni

      Isso já foi definitivamente resolvido pela Boeing, que trocou todas as baterias. A FAA (Federal Aviation Administration) nunca concederia autorização para o 787 voltar a voar se ele ainda apresentasse problemas. Além disso, baterias com falha não derrubam avião nenhum. Não vou me aprofundar, porque aqui é um site de viagens, e não um fórum de aviação.

      • thais fernandes

        Bom, é esperar e ver. A FAA autorizou os voos do 787 antes, não? Grande parte dos problemas dos projetos só aparece com o tempo. Esse apareceu logo no início. Qantas q o diga!

  • Ricardo

    Aí para ir para o Japão vai precisar de 2 vistos – o japonês e o americano? Boa sorte, JAL.

  • voei com a JAL de GRU até JFK em 2000. Foi o primeiro voo que eu peguei com tela individual em cada assento – apesar de na época ainda não ser on demand.

    só lembro da raiva que fiquei, com 15 anos de idade, por ter pego um lugar no corredor e ter duas crianças que não paravam de correr pra cima e pra baixo no corredor, toda hora batendo no meu braço. Desesperador. Mas foi um voo massa, o 747 da JAL é um clássico.

  • jorge moraes

    Demorou pra JAL retomar a rotaGRU-NRT.

  • Luiz

    Excelente notícia !!! A JAL nunca deveria ter cancelado esse serviço tão importante e tão tradicional.

  • GRU já está saturado. Experimentem BSB e GIG, além de CNF.

    • Arthur Leão

      Só SP tem demanda para um voo desses.

      E GRU vai inaugurar já no mês o novo terminal 3, o maior e mais moderno do país.

      Ou seja, está muito longe de estar saturado.

      • André

        O pessoal só pensa pelo lado deles. ''Ah, tem fila, não tem vaga''. Vocês acham que as empresas pensam em vocês ? São empresas! Empresas pensam em dinheiro e o dinheiro do Brasil está em São Paulo, então tirem esse cavalo da chuva!

  • bilhetepremiado

    Fiquei triste com o fim da rota, mas tomara que eles voltem a operá-la
    era a melhor e mais barata maneira de ir de São Paulo pra NYC
    e que venham as promoções

  • Rafael

    Foi minha primeira viagem internacional… Gru x Jfk… De 747 da Jal… Saudade… Precinho camarada até….

  • Douglas

    Pelo que entendi, inicialmente o trecho GRU/JFK será feito pela TAM. Se isso realmente acontecer, acredito que teremos menos promoções nesse vôo da TAM, já que atualmente esses 2 vôos diários, sempre estão lotados.

    • thais fernandes

      Esclarecedor! Se for isso, n é gde novidade.

  • Claudio

    Já fiz várias viagens ao japão com a JAL e tenho saudades do atendimento deles… eram os melhores!
    GRU-LAX-NRT

  • Karina

    Fui comissária da JAL e voei muito as duas rotas, tanto por LAX quanto por JFK! Me orgulho do serviço oferecido pela empresa, sem dúvida um dos melhores voos que havia. Sem falar na manutenção japonesa, excelente!

    • katsu

      JAL é o melhor serviço de bordo .Excelência em tudo nota 10.Isso explica o valor da passagem que não cabe no bolso de qqr 1.dai 1

    • Lívia

      Olá Karina. Sou comissária e estou a procura de emprego desde que a Webjet fechou. Tenho inglês fluente, porém tenho 28 anos. Isso seria um problema para me candidatar para uma vaga na JAL?

  • Wellington

    Será que volta até final de 2014?
    Em dezembro vou para o Japão, mas já adquiri minhas passagens com a Turkish: GRU – IST – NRT.
    E sobre o voo da JAL, independente de ser mais próximo ou não também prefiro via LAX, precisamos de mais opções até lá!

    • vamos orar que volte pois servico da jal é unico nao tem igual

  • que otimo 787

  • Paul W Dixon

    Faz falta um vôo Brasil – Birmingham (BHX), via Bruxelas, Viena ou Copenhague – três cidades que absurdamente perderam seus vôos ao Brasil.