Aeroportos receberão R$ 5,6 bilhões: veja o que será feito em sua cidade

Denis Carvalho 23 · março · 2011

Receber um evento esportivo mundial é sempre motivo de orgulho para qualquer nação. Durante aqueles dias, os olhos do mundo todo se voltam para o país sede que recebe delegações, autoridades, jornalistas e turistas de todas as partes do planeta. Ao fim da festa, porém, o que fica para o país sede, além das lembranças, é a infraestrutura que foi construída para dar suporte aos jogos.

Na expectativa de receber os dois maiores eventos esportivos mundiais, o Brasil planeja um grande investimento em sua rede aeroportuária.  A Infraero prevê um investimento de R$ 5,23 bilhões para ampliar a capacidade de 12 aeroportos considerados estratégicos pelo Governo Federal: Guarulhos, Brasília, Viracopos, Galeão, Confins, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Cuiabá, Curitiba, Salvador e Recife. Fora isso, R$ 254 milhões serão investidos de imediato pela iniciativa privada no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), chegando a R$ 408 milhões na segunda fase.

O Melhores Destinos  entrou em contato com a Infraero para saber quais investimentos seriam feitos nos próximos anos, os projetos para cada aeroporto e o andamento atual das obras. Com os dados informados, que você confere abaixo, podemos traçar um panorama de tudo o que está previsto até dezembro de 2013, quando o governo federal espera concluir as obras para a Copa 2014.

Não há dúvidas de que o sistema de aeroportos brasileiro precisa de investimentos urgentes e, pelo menos a princípio, o plano de expansão é animador. Não vamos aqui entrar no mérito se o valor é adequado ou se as obras são de fato as prioritárias para o país: o mais importante é que, cumpridos os prazos e projetos, teremos uma considerável expansão nos principais hubs do nosso país, especialmente Guarulhos, Brasília, Campinas e Galeão, que juntos receberão mais de 60% dos recursos totais.

Fonte: Infraero

Resta acompanharmos os desdobramentos deste plano, especialmente o andamento das licitações. Com valores milionários e conglomerados gigantes na disputa, as licitações devem ser acirradas com vários recursos e questionamentos judiciais. Tanto é assim que o Ministério Público Federal já manifestou sua preocupação com o andamento das obras.

Outra questão importante foi a criação nesta semana, pelo Governo Federal, da Secretaria da Aviação Civil. Com status de ministério, o novo órgão passa a administrar tanto a Infraero quanto a Anac. Nos bastidores, a manobra é vista como primeiro passo para permitir o repasse da administração dos aeroportos para estados, municípios ou mesmo iniciativa privada.

Veja o que será feito em cada Aeroporto:

Aeroporto de Brasília

Projeto: Reforma e Ampliação Sul do Terminal de Passageiros (1ª Fase), ampliação do sistema de pátios de aeronaves e do sistema viário e construção de edificações complementares. Construção de Módulo Operacional
Investimento: R$ 748,4 milhões
Prazo: dezembro de 2013
Status: Em projeto. Edital de licitação da 1º etapa da obra publicado em 02/12/2010. Abertura das propostas em 05/01/2011.

Aeroporto de Belo Horizonte / Confins

Projeto: Reforma e Modernização do terminal de passageiros e adequação do sistema viário. Reforma e ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios
Investimento: R$ 408,6 milhões
Prazo: outubro de 2013
Status: Medida Cautelar do TCU suspendeu edital da obra do terminal em fevereiro de 2011. Novo edital entregue ao TCU março e aguardando análise. Licitação de projetos  da pista e sistema de pátios em andamento. Abertura do edital em 24/01/2011

Aeroporto de Cuiabá

Projeto: Reforma e modernização do terminal de passageiros, adequação do sistema viário e construção de estacionamento
Investimento: R$ 87,5 milhões
Prazo: Julho de 2013
Status: Licitação concluída. Projetos iniciados.

Aeroporto de Curitiba

Projeto: Ampliação do terminal de passageiros, sistema viário, sistema de pátio e pista de taxi
Investimento: R$ 72,8 milhões
Prazo: Dezembro de 2013
Status: Licitações em andamento

Aeroporto de Fortaleza

Projeto: Reforma e ampliação do terminal de passageiros e adequação do sistema viário
Investimento: R$ 279,5 milhões
Prazo: Agosto de 2013
Status: Em projeto

Aeroporto de Manaus

Projeto: Reforma e Ampliação do Terminal de Passageiros
Investimento: R$ 327,4 milhões
Prazo: Dezembro de 2013
Status: Em projeto

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN)
Projeto: Infraestrutura de Pista de Pouso, taxis, pátio, sistema de navegação aérea
Investimento: R$ 254 milhões
Prazo: Primeira etapa em abril de 2011.
Status: Primeira etapa em obras, segunda em definição

Aeroporto de Porto Alegre

Projeto: Reforma e ampliação do terminal de passageiros
Investimento: R$ 345,8 milhões
Prazo: Dezembro de 2013
Status: Em elaboração do processo de licitação para os projetos.

Aeroporto do Recife

Projeto: Construção de Nova Torre de Controle
Investimento: R$19,8 milhões
Prazo: Dezembro de 2013
Status: Projetos concluídos

Aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão

Projeto: Reforma dos Terminais de Passageiros 1 e 2
Investimento: R$ 687,4 milhões
Prazo: Terminal 1 em dezembro de 2012 e terminal 2 em julho de2013
Status: Em obras

Aeroporto de Salvador

Projeto: Construção de Torre de Controle e reforma e adequação do terminal de passageiros e pátio de aeronaves
Investimento: R$ 45,1 milhões
Prazo: Torre em agosto de 2012 e demais obras em agosto de 2013
Status: Em licitação

Aeroporto de São Paulo/Guarulhos

Projeto: Construção do Terminal de Passageiros 3. Ampliação e revitalização do sistema de pistas e pátios, construção de pistas de táxi e de saída rápida e construção de módulos operacionais.
Investimento: R$ 1.219,4 milhões
Prazo: Novembro de 2013
Status: Terminal, pistas e pátios em obras. Demais construções em licitação, projeto ou planejamento

Aeroporto de Viracopos/Campinas

Projeto: Construção do novo terminal de passageiros e pátio, adequação do atual terminal de passageiros e construção de módulo operacional
Investimento: R$ 739,9 milhões
Prazo: Julho de 2013
Status: Módulo em obras, demais projetos em licitação

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Matheus

    Só queria lamentar pelo fato do aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia, não estar nesta lista… realmente lamentável. Eu sou de Santa Cruz do Sul, interior do RS, e viajo frequentemente para lá, e posso afirmar que a rodoviária da minha cidade é melhor que o aeroporto. Porque não aproveitam o embalo e liberam uma fatia da grana para Goiânia? Se fosse uma cidade pequena, tudo bem, não teria tanta pressa assim. Mas Goiânia é capital, com milhões de habilantes, e aquela "galeria" que chamam de aeroporto daqui uns dia não suportará mais o fluxo de pessoas.

  • Thiago

    Esse aeroporto d bsb PRECISA melhorar!

  • É um absurdo o aeroporto de Goiânia, uma vergonha!!! Não acredito que nossa cidade ficou de fora. Vergonha!

    • Olavo

      Nao sabia que Goiania era uma cidade-sede da Copa…

      • Matheus

        Olavo, se Goiânia é sede de copa eu não sei, mas o aeroporto precisa urgente de reforma, e pra ontem. E já que vão efetuar reformas em vários aeroportos, podiam aproveitar a oportunidade. Se não for agora com liberação dessa grana, quando vai ser? Precária a situação…

      • Danillo

        Realmente o aeroporto de Goiânia precisa entrar na lista, pois mesmo não sendo cidade-sede fica muito próximo a BSB o que poderia servir de 2ª opção a quem fosse a Brasília.

      • Rafael Camilo

        então quer dizer que se não tivesse copa no brasil, nenhum aeroporto precisaria de investimentos? aeroporto de goiânia é o mais vergonhoso do brasil! vem aqui visitar, garanto que mudará de idéia quanto ao seu comentário.

    • Fontana

      O pior é o Aeroporto de Vitória!!!

      O ES não é um Esatdo.. é uma província!!!

  • claudio henrique

    precisa melhorar mesmo.

  • jair

    é uma vergonha essa quantia quase que simbólica para o aeroporo Afonso Pena (Curitiba)

  • Frederico Naves

    Goiânia novamente de fora! É triste uma capital importante como essa, segunda maior área metropolitana do Centro-Oeste ter um aeroporto tão pequeno e ainda não ter nem previsão de uma suposta ampliação. Descaso total da ala política e privada. Até o Módulo Operacional (chamado de Puxadinho) está com as obras paralisadas sem data para conclusão. Os ônibus que fariam o translado sala de embarque/aeronaves estão parados enferrujando na chuva. Vergonha!! Revolta total!!!! Pra quem conhece Goiânia sabe o quanto a Rodoviária (Araguaia Shopping) é melhor e maior que o Santa Genopeba. E ainda sonham com a Copa por aqui… afff!!!!

  • Ruan

    Gastar 408 milhões em Confins ou nada dá no mesmo. O aeroporto não precisa de "reforma" precisa, no mínimo, de ampliação!

  • Francinaide Barros

    Tadinha de João Pessoa, nem passa na imaginação deles enviar algo para cá, o nosso Aeroporto parece uma Rodiviária de Interior, uma pena…

  • Ricardo Sartorelli

    Guarulhos precisa de uma reforma urgente e grandes adequações. Voltei neste último domingo de Curitiba pra pouso em GRU e ficamos 20 minutos sobrevoando São Paulo até que fosse liberado pouso, pois o tráfego estava intenso. Não bastasse isso, após o pouso ficamos dentro da aeronave por mais 35 minutos aguardando posicionamento da aeronave no pátio pois não havia vagas.

    Um absurdo o maior aeroporto deste País chegar nessa condição.

    Quando finalmente desembarcamos, vimos que as filas para embarques tanto nacional quanto internacional eram absurdas de tão grandes, nunca havia visto aquilo em GRU.

  • Edson Prado

    a previsão para o novo aeroporto de gyn e para 2020, so esperar sem stress que logo chega a data!!

  • Fabio R.

    Ótima notícia, mas só vou acreditar quando as obras estiverem prontas.

  • Erick

    Sacanagem não reformarem o airport de congonhas!

  • miguel

    ué…não sabia que goiania vai sediar a copa do mundo!!!!

    • Matheus

      Pois é Miguel, Goiânia não será sede de copa do mundo. Aliás, eu nem sou de Goiânia. Sou uma mero passageiro que viajo frequentemente para lá. O que quero dizer é que, com copa ou sem copa, Goiânia mereceria ser uma das primeiras a receber uma reforma, ou melhor, destruir aquilo e construir um aeroporto digno para capital de um estado. Faço das palavras do Rafael Camilo as minhas palavras. Uma vez estava chovendo e não tinha nem guarda chuva suficiente para todas as pessoas irem até a pista pra entrar na aeronave.

      • Marcelo Igor

        Isso mesmo…

        Goiania nao é sede, mas carece de um Aeroporto….

        Nem só de Copa 2014 vive o Brasil…

        Venha aqui ver o que temos… Perde até para a Rodoviária…

        • Rosye

          Vocês dizem isso porque não viram o aeroporto de Vitória/ES.

          Esse sim é o pior aeroporto do Brasil.

      • Vinicius

        Bom, eu conheco aeroportos de 14 capitais no Brasil e mais de algumas grandes cidades como Joinville e Campinas… sim, Vitoria eh o pior de TODOS, bem pior que Goiania… na boa… a situacao eh caotica.. eu nao conheco nenhum aeroporto bom, Campinas eh regular, Confis tambem, ambos estao a beira do limite… mas o restante ja passou do limite… enfim, tem que investir eh em TODOS os aeroportos, sem excessoes…

        • Fernando

          Eu também sou de Vitória, e isso já passou de ridiculo. Quando chegam 3 aeronaves, vira um caos… até pouco tempo atras tinhamos apenas 1 (uma) esteira de bagagem.. isso mesmo, UMA!!! Mas há uns dois anos pra cá colocaram mais mais, no mesmo espaço!!! E recentemente improvisaram mais uma… 3 esteiras em um local onde só cabia uma!!! o terminal é um lixo, um galpão, totalmente sem condição. Tenho vergonha disso aqui…

          Já teve obra, parou… recomeçou.. entrou TCU na história.. cancelaram contrato… enfim..

          Eu tenho um jornal de 2002 que mostra uma matéria informando que o novo aeroporto (pista, terminal, etc..) estaria pronto em 2005!!! Já estamos em 2011…

          Infraero?? INFRAZERO!

  • Luiz Henrique

    Afinal, o aeroporto de são gonçalo vai receber 408 milhões ou 254? Acredito que se trata de informação conflitante na matéria, a nao ser que sejam 254 milhões além dos 408 da iniciativa privada…

    Fikdik

  • Tiago Couto

    Realmente uma das maiores vergonhas para quem recebe alguem em Goiania é o Aeroporto! VERGONHA!

  • Pedro

    Goiania nao terá copa……

    e os investimento ja sao muuuuito baixos para os da copa… impossivel sobrar para GYN

  • Pedro

    baixo investimento, resultado sera baixo retorno

    privatize ja a Infraero

  • Humberto

    Mais uma vez, o aeroporto de Vitória esta de fora cuja promessa de reforma ja virou até piada entre os capixabas pois desde a inauguração em 1946 nunca foi amplamente reformado.

    • Rosye

      Uma vergonha mesmo …

  • Emerson

    Está difícil viajar pelos aeroportos brasileiros. Quando voltamos de alguma viagem do exterior, mesmo de países vizinhos, tais como, Argentina/Chile, é que a gente percebe o quão precária é a situação dos nossos aeroportos.

    Começa pela demora no desembarque (ex. falta de ônibus) e no recolhimento das bagagens.

  • anderson

    Campo Grande nao sediará a copa mas ja esta precisando urgente de ampliação…

  • alexandre

    Para aumento de taxas de embarque GYN serve mas para receber recursos a infrazero faz isso (ZERO RECURSOS).Ja q é pra ficar igual aeroporto de interior deixa sem taxa de embarque.

    • Juliana

      Verdadee! A reforma do aeroporto de Goiânia tem que sair urgentemente, o aeroporto é uma tristeza, pequeno, desorganizado…quando falam que a rodoviária é melhor, não é exagero. E se hoje Goiânia não é uma das sedes da copa o fato do aeroporto estar nesse estado contribuiu para essa decisão.

  • quero ver o tanto de dinheiro que vai ser desviado no meio de tudo isso. mas espero o melhor para cada um dos aeroportos! vamos acompanhar

  • nhego

    quero ver qdo o teto estiver baixo e nenhum vôo decolar ou pousar…cadê o tal do ILS3?

    Obra de faxada como toda curitiba

  • Giovani

    É isso mesmo! Como não será sede da Copa não receberá investimentos por agora. Mas que precisa e com certa urgência isso é fato!

    Mas como a prioridade são as sedes da Copa que pelo menos sejam bem feitas. Belo Horizonte/Confins já não está suportando tantos vôos, e passará a receber ainda mais.

    E não só em BH, o Brasil inteiro precisa de reformas!

  • Rafael F.

    aeroporto de goiania eh ridiculamente pequeno!! precisa urgente de uma verba! é incrivel mas é menor do que a rodoviaria de GYN mesmo!! e ainda é capital goiana…

    • Rosye

      O mais vergonhoso é o de Vitória/ES!

  • Emerson Carlos

    Vergonha… Pura vergonha! Obra parada e sem data de retomada ou conclusão! Só quem passa por Genopeba sabe como que é! Copa? Estão em pensar que aqui tem porte para isso. Mas que é uma vergonha, o descaso do governo, isso é!

  • Marco Polo

    Galera, moro em Vitória/ES não será sede de Copa ou Olimpíada porém tem um aeroporto (TIPO RODOVIÁRIA)com o mundo tendo o clima doido como esse dos últimos tempos, seria um escape para Rio e SP pois está próximo.. e ae autoirdades??? kd o aeroporto novo???

    • Fernando

      Marco,

      Sou de Vitória tb.. te digo que a rodoviária é MUITO melhor no que se propoe para um terminal de passageiros…

  • Leonardo

    O novo aeroporto de Goiânia teve suas obras iniciadas quase uma década atrás, mas o TCU achou uma irregulariedade e achou que cancelando a licitação, deixando milhões de pessoas com um péssimo aeroporto atual e fazendo uma nova licitação seria mais barato para os cofres públicos, tudo aquilo que começaram a construir e reformar, todo o dinheiro gasto não entra na conta dos incopetentes dos ministros do TCU que só enxergam superfaturamento e não enxergam serviços públicos insuficientes prestados a população, deviam fazer um termo de ajustamento ou mesmo processar a empresa que superfaturou, não parar a obra. O dinheiro existe, o projeto está pronto, o local já teve obras iniciadas, mas estão paradas por incopetencia de algum ministro que só sabe parar obra em vez de achar uma solução .. FICO REVOLTADÍSSIMO COM O TCU !!!

  • Dione

    De todos os aeroportos que passei o de Recife é o melhor,( já foi reformado), tem alguns que faz vergonha, como o Galeão e Guarulhos

    • Edson Prado

      Junto com Recife, soma-se o val de cans , show de aeroporto!!

  • Leopoldo Nucci

    A capacidade operacional do aeroporto de Goiania está esgotada e o supervisor da Infraero sempre responde que as melhorias está dependendo do MPU. É um absurdo!!!! Esta semana estávamos na sala de embarque com o sistema de climatização desligado, com 4 voos lotados, isso porque a temperatura média na cidade é de 28°C ….

  • Adriano Leite

    Gente, o grande problema para a liberação de recursos para o aeroporto de Goiânia é que continua parada no TCU a análise sobre oq foi feito até agora para quitar as dívidas com a empreiteira que estava responsável pela construção do terminal.

    Há um impasse porque a Infraero alega que a construtora fez X e a contrutora alega que fez 10X… Ou seja, pra resolver, só na esfera judicial.

    O Santa Genoveva é considerado SIM um aeroporto estratégico na malha da Infraero, principalmente por causa do posicionamento geográfico que pode, inclusive, ajudar a reduzir o tráfego de conexões em Brasília. Já existem recursos para retomar aas obras do terminar, mas só podem ser divulgados quando os impasses judiciais/burocráticos forem resolvidos.

  • Gabriel

    Viracopos deveria recebe mais verba… Querem transformar isso num polo de distribuição sendo que o que já tem não comporta o nº de passageiros atual…

  • Juliana

    O aeroporto de Vitória/ES é uma vergonha!!!

    Muitas vezes fica fechado por causa de chuva.

    A obra de ampliação está parada faz séculos e ainda ficou de fora!!!

  • Juliana

    haha duvidoo, porque eu tenho certeza que quando chegar em 2020 eles pedirão mais tempo para terminar a obra, aquele jeitinho político brasileiro sempre prevalece.VERGONHA!

  • José Wanderso

    Como sempre não fazem nada a respeito do Aeroporto de Maceió, é uma pena, ja que a cidade é um dos estados que recebem mais turistas do Brasil

    Mas fico feliz pela reforma no Aeroporto de Guarulhos, ja que moro em São Paulo, aproveitarei ao maximo o novo aeroporto, ja que constantimente ele vive lotado!

  • Vinícius Rang

    408 mi para Confins em Belo Horizonte é o mesmo que nada. Confins tem estrutura fraca, sistemas antiquados, e para suportar a copa precisa ser no minímo dobrado, se eu não me engano são 8gates pra mi de passageiros…desse jeito a africa vq foi um desastre vai dar show no brasil. são 8

  • Vinicius

    O aeroporto de voces pelo menos eh novo e apresentavel… esta em situacao melhor que muitos por ai… voces precisam conhecer Vitoria e Goiania… Tambem acho Floripa muito pequeno…

  • Silas

    NO BRASIL SO DERRUBANDO E FAZENDO OUTROS

  • Fabiano

    Realmente acho os aeroportos de GYN e THE fracos e pequenos, também acho que a privatização da INFRAERO é necessária, minha região é o aeroporto de CGB, estou feliz com a construção do novo estacionamento aqui pq são pouquíssimas as vagas e o desembarque aqui está de 'chorar'. Eu não conheço o aeroporto de VIX.

  • Marcos Fonseca

    Vejo que o aeroporto de São Paulo (GRU) lidera a lista de investimentos, e pelo que conheço do aeroporto em relação aos comentários que estão sendo feitos aqui no post o mesmo não seria um dos mais necessitados a mudanças e reforma… agora me vem uma dúvida, um aeroporto que já está acima de muitos outros, porque receberá a maior fatia do bolo ??? Sendo que nem definição de estádio para copa aqui em São Paulo temos ainda !!!

  • Eduardo

    Não interessa se GYN é ou não sede da Copa de 14… o que interessa é que realmente o aeroporto de lá é um verdadeiro barracão. Precisa urgente ser visto pela INFRAERO, Governos Federal, Estadual, Municipal e Empresas Privadas.

    Aqui em BH o aeroporto de Confins também beira o caos. É muito bonito, moderno, até grande, porém a demanda é bem… bem maior!!! Precisa de um segundo terminal, outra pista, um pátio bem maior, modificar a chegada e saída de veículos e aumentar muito o número de esteiras e checkin's. O novo estacionamento já está pronto e ficou ótimo, porém longe do terminal. Sonho com o Terminal II de Confins…

  • Carlos

    Fico feliz em saber que BSB é o segundo na tabela a receber um pedaço desse bolo.

    Até pelo motivo óbvio de ser a capital do país, já deveria ter a muito tempo um aeroporto descente pra atender todas as cidades do país e voos internacionais diretos sem escalas, já que se localiza no centro do mesmo.

    Forçando mais a barra e sonhando alto, espero futuramente q AIR CHINA, BRITISH AIRWAYS, FLY EMIRATES, IBERIA, KOREAN AIR caiam pra cá. O custo da passagem seria talvez bem menor e menos estressante do que ir pra GRU.

    Oremos em jejum e levantemos as mãos para que essas obras tenham começo, meio e FIM!

  • Perde pro de Floripa? 🙂 Aqui já virou lenda um aeroporto novo, maior, etc etc etc.

    Todo ano a gente ouve um milhão de coisas, mas nem pro papel elas vão.

  • Luis Henrique – Cuia

    Realmente Goiania, Vitoria é o fim… mesmo sem copa algo deve ser feito…

    é triste afirmar…. mas essas duas grandes capitais perecerão por pelo menos uns 4 ou 5 anos sem verbas pra melhorar suas estruturar aeroportuárias, felizmente alguns aeroportos não foram esquecidos, como Cuiabá, Manaus, BH, GRU e Natal…

  • Renato

    Os tres aeroportos de S. Paulo estao entupidos de gente, tem um movimento enorme, sao um lixo (pelo menos Guarulhos) e vc vem me falar que nao sao necessitados? Aeroportos maiores tem reformas mais caras mesmo. Fora que os tres aeroportos sao hubs, entao se eles nao funcionarem direito, todo o sistema aeroportuario do Brasil nao funciona.

    Fora que com a fortuna que a infraero recolhe de taxas de embarque, é justo que esses aeroportos recebam mais dinheiro.

    Ainda assim é pouco.

    • Renato

      So agora vi que congonhas nao esta na lista, entao sao os dois aeroportos

  • Enio Junior

    Imagine isso na Copa do Mundo…. Vai parar tudo tomará que tenha alguem para fiscalizar isso tudo

  • Enio Junior

    Cara tem o aeroporto de floripa nao foi reformado , ao meu ver a maioria dos investimentos que deveriam ser feito no brasil , seriam a ampliaçao do mesmo , por que nao tem mais espaço para eles, em dias normais , já fiquei voando por 30 minutos em cima de congonhas , por que nao tinha pista livre para pousar, entao precisamos é uma ampliaçao , como uma cidade do tamanha de sao paulo , recebe pessoas do mundo inteiro nao tem como acomodar tanta gente nos aeroportos .

  • Verdao coxa-branca

    O maior absurdo é o aeroporto de Curitiba receber apenas R$ 73 milhões, sendo que hoje o aeroporto de Curitiba e o sexto do Brasil em passageiros.

  • leonardo paes

    S.O.S SANTA GENOVEVA – GOIÂNIA – CENTRO-OESTE – BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VAMOS LANÇAR UMA CAMPANHA AQUI EM GYN E MOBILIZAR TODA A POPULAÇÃO DO ESTADO A NÃO UTILIZAR MAIS O AEROPORTO, QUEM SABE ASSIM AS EMPRESAS QUE ALI EXPLORAM E O GOVERNO ESTADUAL E BRASILEIRO TOMEM UMA DECISÃO DE EMREGÊNCIA. VAMOS ESVAZIAR O SANTA GENOVEVA E UTILIZAR O DE BRASILIA. COM CERTEZA O PREJUIZO SERÁ TÃO GRANDE QUE SOLUÇÕES SERÃO ENCONTRADAS NUM MINUTO.

    LAMENTAVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • osvaldo lima

    Acho que vc não conhece o de Recife, tb conheço o de quase todas as capitais, incluindo tb os de ribeirão preto, são jose do rio preto, vitoria da conquista e ilheus, e falo que o de Recife, além de não estar saturado, é o único preparado para copa (segundo a fifa) , veja o texto abaixo:

    Aeroporto do Recife é eleito um dos melhores do mundo.

    A Revista TAM nas Nuvens, na edição de outubro, elencou cinco cidades que têm aeroportos internacionais no mundo que são mais do que terminais de passageiros e que fazem a viagem valer a pena já no desembarque. Na lista, está o Recife, com o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, que divide espaço com os terminais de Madri (Barajas), Munique (Franz Josef Strauss), Cingapura (Changi) e Londres (Heathrow). O terminal recifense foi destacado pela revista como um "espaço acolhedor dedicado aos artistas pernambucanos".

    "Após a reinauguração em 2004, o aeroporto ganhou um novo terminal, com capacidade de receber mais voos nacionais e internacionais. O nosso aeroporto é o segundo na movimentação de passageiros de todo o Nordeste.

  • joao tavares

    é bom investir alguma coisa em todos os aeroportos…a copa vem ai…mas os problemas já estão em toda parte….tem passageiros e tem cargas…agilidade no transporte é lucro para o pais…turismo, mercadorias, corespondencias, tudo fluindo melhor…Economizem com os fichas sujas e os salarios absurdos dos politicos e invistam nos transportes,,,,

  • Thiago

    SINCERAMENTE, A COPA NAO DEVERIA NEM SER AQUI,BRASIL NAO TA PREPARADO PRA NADA,AEROPORTO DE THE UM OVO. MAS AQUI NAO VAI TER JOGOS,MAS ENFIM,VEJO CASOS AI ONDE VAO SEDIAR E A SITUAÇÃO E PRECÁRIA, LAMENTAVEL, TAVA TORVENDO PRO EUA SEDIAR

  • O Nordeste não tem jeito mesmo, vive com uma cúia pedindo esmola, é uma vergonha o valor orçado para os aeroportos no Nordeste. O de São Paulo, pelo volume de recursos demandados é bem proválvel que eles construam um local para os Nordestinos pegarem seus voos. O atual local, é coisa de miseráveis, é uma verganha para nós Nordestinos, a gente é humilhado para embarcar, não cabe mais doque 100 pessoas e eles conseguem por mais de 200. Vamos ver se com esse dinheiro todo, eles façam alguma coisa de verdade.

    • Nonato

      Tavez a referência seja sobre o aeroporto de Teresina. Dizem que as obras iniciarão em 2012. Mas talvez ENQUANTO HOUVER aeroporto no Brasil para reformarconstruir, o nosso vai ficando na fila de espera. A prioridade agora é a copa, depois vai ser as olimpíadas e depois o que surgir.

  • Silas R. Moura

    Concordo plenamente!Viajo frequentemente de Recife para Vitoria e pago a passagem equivalente à uma Viagem para os EUA. Tudo isto por causa da porcaria de aeroporto.

    A ladroagem e o conluio da Infrazero com os empreiteiros, fizeram o TCU embargar a obra e como Vitoria não sediará a Copa ficaremos no ostracismo novamente.

    Acorda! Governador, Politicos e População.

  • Duarte

    É muito triste saber que a construção do aeroporto de Vitória parou por causa de corrupção, superfaturamento, desvios, lavagem de dinheiro… "morar nesse país é como ter a mãe na zona"

  • ag

    gente… infelizmente isso é brazil, tantas coisas q deveriam ser prioridades, mas infelizmente nosso governo tapa o sol com a penera, nao somente aeroportos, mas a area de saude do nosso pais é precario, area de ensino publico é precario, enfim , isto é brazil….ou nos conformamos com td isso, ou vamos pra outro pais decente pra se viver….

  • Auxilia

    Boa informação, é lamentavel que o aeroporto de São Jose dos Campos, que poderia operar com mais voos e está tão proximo de SPaulo, Rio de Janeiro esteja tão acanhado.

  • nilcimery

    ihhh tao recRamando de barriga cheia, ja viram o aeroporto de Sao Luis? uma vergonha, quando preciso ir a Europa tenho que sair daqui pra Sao Paulo , rio ou Brasilia, Salvador ou Fortaleza, sendo que de Sao Luis pra Europa seria menos desgastante que ir para o centro-oeste do Brazil e passar horas esperando, o aeroporto de Brasilia e Rio estao em otimas condiçoes se comparamos com outras cidades que aqui nem na lista apareçem, que vai rolar rouba, ah isso vai!

  • Rafael silva

    O Brasil vive um excelente momento para o seu desenvolvimento, a questão é que nossa infra estrutura, não só aeroportuária, é um caos e não existem sérios projetos para melhoria… Agora pinta dois grandes eventos que faz o brasil dar uma investida, para mim isso mostra o descaso do poder público para com a população….imaginem se não tivéssemos copa e olimpíadas, até quando ficaríamos nessa situação ….isso é brasil.

  • Paty

    E Congonhas, pq ficou de fora?

  • Alessandra

    Matheus,

    Até a rodoviaria de Goiania é melhor que o aeroporto. Realmente é lamentável o aeroporto Santa Genoveva não está nesta lista

  • Alessandra

    E realmente não sediará, mas terá jogos amistoso. Vale a pena se informar!

  • Juliana – Vit&oacute

    O aeroporto de Vitória é uma vergonha!!!

    Muitas vezes fica fechado por causa de chuva.

    A obra começou em fevereiro de 2005, está parada faz séculos e ainda ficou de fora dessa!

    Uma verdadeira novela.

    VERGONHOSO!

    • Inês

      De todos, o único que realmente pode ser chamado de aeroporto é o de Recife, amplo e bonito. Guarulhos é uma vergonha, ainda mais se lembrarmos que é o principal hub no país.

  • JOSE LUIZ A. SANTOS

    Realmente quem conhece o Aeroporto de Vitória ES sabe, é um terror, rodoviaria de cidade do interior é melhor,cade as obras do novo aeroporto, prometita pelo GOVERNO FEDERAL POUSOS E DECOLAGENS é SUFOCO.

  • Aloisio

    Caro Matheus. Concordo plenamente com você, principalmente porque moro em Goiânia. Não sei exatamente o que o governo pretende, mas sempre esquecem da gente. Depois querem votos. Começaram a fazer um novo aeroporto e depois, acho que descobriram um aconchavo e desvio de verbas e parou com tudo. Isto faz aproximadamente, 2-3 anos. Porque não prendem os culpados e continuem com as obras. Mas entre políticos, não há culpados. Só entre o povo. E assim, vamos vivendo com um aeroporto pior do que uma rodoviária como você disse. É triste. Abraços

  • É triste essa situação das pessoas acharem que só se deve fazer investimentos nos aeroportos das cidades sedes da copa.

    Isso é uma notícia vergonhosa, pois precisamos de investimentos em infra-estrutura não é só para receber estrangeiros em eventos não, mas principalmente para os brasileiros usarem! O BRASIL PRECISA DE BONS AEROPORTOS PARA OS BRASILEIROS E NÃO SÓ P/ ESTRANGEIROS EM GRANDES EVENTOS! Não concorda Olavo????

    • Leonardo Marques

      Concordo com você Cairo, teremos mais posts sobre o assunto nos próximos dias…

    • Que bom Leo! Obrigado pelo apoio! É sempre bom se adentrar a esses assuntos.

      Essa semana estive em GRU que foi aquela coisa caótica de sempre… filas, espera, demora devido a super lotação, e graças a falta de vagas a aeronave ficou estacionada no outro estremo da pista. Nessa semana estive tb em BSB e novamente aconteceu aquilo que acho uma falta de respeito aos passageiros, pois mudaram nosso portão de embarque por 3x devido a falta de organização e também mais filas, etc.

      Essa semana tb estive em CGB e a área de embarque é nova e até bonita, mas pequena e o desembarque é feito em um prédio vizinho muito feio, velho e pequeno! A sala de desembarque não deve ter mais do que uns 50m²!!! Uma só esteira de bagagens e não tem ar cond que é essencial no clima cuiabano. Lá precisa de investimentos sim, mas independente de copa do mundo, assim como GYN precisa, que inclusive tem mais movimento que em CGB. A única coisa que o Santa Genoveva é melhor que o Marechal Rondom é a sala de desembarque, que é triplo maior (mas não deixa de ser pequena) com 3 esteiras, toaletes e climatizada. Nos momentos de pico, com 9 aeronaves no pátio, é um caos!!!

  • Renato,

    Creio que mais da metade do movimento dos aeroportos não são em detrimento de São Paulo, propriamente dito. São pessoas fazendo conexões, chegando de umas cidades e indo para outras.

    Creio que se as autoridades responsáveis fizessem bons estudos na área, constatariam que se fizerem obras de ampliação em outros aeroportos do país p/ diminuir esse movimento, os aeroportos de SP bastariam ter reformas de melhorias e talvez pequena ampliação. Seria bom p/ desafogar o movimento caótico que já é em sp e ao mesmo tempo beneficiar outras regiões desse nosso imenso país!

    A ANAC já pensa assim ao não mais autorizar novas rotas internacionais no RJ e SP e sim nos demais estados, reconhecendo que a demanda é grande em outras regiões e que a desconcentração de voos é mais saudável.

    Nos EUA, por exemplo, vc não precisa entrar especificamente por Nova York ou Atlanta, que tem os maiores aeroportos de lá… eles tem voos p/ o Brasil e p/ as mais diversas partes do mundo saindo de Miami, Orlando, Los Angeles, Washington, Dallas, Atlanta e Nova York, São Francisco, San Diego, Las Vegas, Chicago, Boston… etc.

    Se o Brasil é um grande país com constante crescimento de demanda e temos 12 capitais com mais de um milhão de habitantes, porquê não podemos fazer o mesmo???

    • Milton Nunes

      Cairo muito oportuno seu comentário – Qdo fui na 1ª vez a Miami fiz a Imigração naquele super aeroporto em Atlanta, agora não depois da mega ampliação q fizeram em MIA vamos direto p lá. SP e RJ estão saturados como bem vem sendo falado aqui no post, e, pq ñ descentralizar este movimento? que tal um aeroporto central no nordeste, outro no norte e um 3º no centro-oeste? acabariamos este negócio de fazer conexão toda a vida em GRU. Quem for das tres regiões e voasse P a Europa faria conexão em Recife por exemplo – quem fosse do Centro e Norte e voando p os States fariam conexões em BSB, BEL ou MAO(um dos três seria o âncora) c o võo saindo de REC – e veja bem q moro em Natal, mas, ñ me oporia de fazer conexões em REC – acho q em se fazendo isto desafogaria em muito os HUBS do sudeste. Esse é meu pensamento caro amigo Cairo – Um abraço.

  • Diogo Araujo

    Realmente Viracopos precisa dessa ampliação/Reforma.

    Fico feliz por isso.

  • jose luiz

    E pelo que vejo se passou o governo do Sr Lula e nada foi feito em Vitoria, apesar de várias promessas em sua estadia em nossa capital, fico triste pois aqui temos Vale, Arcellor Mitall, CST, Ubu e um grande movimento no Aeroporto Eurico Salles, e como posso acreditar que nosso aeroporto mais uma vez esta fora , um absurdo !

  • Paulo

    Pessoal, é lamentável que a qualidade dos aeroportos que ainda serão reformulados ou construídos serão muito pequenos e de baixo nível. Morei nos EUA numa cidadezinha de 150 mil habitantes Fort Myers. SP, Rio,BH e mais 100 maiores cidades brasileiras deveriam ter aeroportos de verdade. O Aeroporto de Fort Myers é maior do que o de Cumbica, sao 3 terminais, e é apenas o sexto maior do estado da Florida. NAo acreditam? Vejam o link do google earth
    http://www.flylowcostairlines.org/companhias-aere
    ou veja o website oficial http://www.flylcpa.com/

  • joão b

    boa noite o aeroporto de sjk sera que nao vao faser nada.

  • Claudio Luiz

    Felizmente estas reformas vão sair, se sair como está no projeto, esta de bom tamanho!!!

  • Obrigado pelo apoio Eduardo!

    É mto bom saber que pessoas de outras cidades também reconhecem a extema carência daqui de Goiânia quanto ao aeroporto e entendem que isso nada tem a ver com o nível da cidade ou seu povo e sim com o descaso do gov. federal por meio da incompetente Infraero, ou seja, é um problema nacional!!! Pagamos taxas de embarque e não temos o retorno em benefícios e investimentos.

  • É isso aí amigo Milton! Bom ver que não sou o único que pensa nesse sentido! Vejo que como existe demanda, não há sentido gente sair do nordeste p/ fazer conexão em GRU p/ a Europa… é muitoa contra mão! SP e RJ devem sim continuar tendo suas rotas internacionais diretas p/ servir sua população (que já é enorme) e o restante do país poderia seguir num sentido alternativo. Como vc bem disse, o nordeste com rotas p/ europa, norte p/ america do norte e o sul p/ argentina, chile, etc. Além disso, creio que é muito viável existir essas rotas no centro do país como já começa acontecer com Brasília e poderia ser também aqui em Goiânia. Ou seja, pessoas do sul que querem se dirigir ao Norte/nordeste, Europa e EUA fazem conexão no centro do país e o contrário tb, pessoas do N e NE iriam p/ Argentina, Uruguay, chile, sul do brasil, etc, via centro oeste. Assim ninguém faz uma conexão demorada, pois não se sai de rota e o movimento dessas regiões ignoram o sudeste que tem mto movimento próprio e está saturado com a concentração da demanda das demais regiões! Mas isso meu amigo, no caso do Brasil, são sonhos longe da realidade…

  • Tenho comigo Renato que a solução para São Paulo seria construir um novo aeroporto, melhor planejado e menos soturno que GRU para substituir o movimento deste e depois GRU passar por uma reforma para receber o movimento doméstico de CGH, com vias de transporte público eficientes como trens ou metrô para facilitar seu acesso ao centro e zona sul. Com isso pronto, o aerop. de Congonhas deveria ser destruído para dar um lugar de área verde dentro daquela cidade, com um novo imenso parque de presente para a população daquela imensa selva de pedra. Congonhas fica numa área extemamente povoada, com pouco espaço e com pistas sem escape e é um absurdo que até hoje, com aquele movimento imenso, aceitem aeronaves transitando bem próximo aos médios e grandes prédios, etc. Proximidades de aeroportos não podem ser povoadas assim, muito menos ter grandes edificações!

  • jose luiz

    Vcs ainda se não conhece venha conhecer o aeroporto de Vitória, para se ter ideia a Rodoviaria internamente e maior do que o aeroporto, aqui estamos ferrados.

  • carlos oliveira

    POR ONDE ANDA OS POLÍTICOS DO ESTADO?

    REALMENTE O AEROPORTO DE GOIANIA É UMA VERGONHA, E O PIOR DE TUDO É QUE NINGUEM DA UMA EXPLICACAO.

    ATE QDO TEREMOS DE EMBARCAR E DESEMBARCAR NAQUELA GALERIA QUE CHAMAM DE AEROPORTO?

  • Taty

    COmo pode né, Foz do Iguaçu, além de ser uma cidade turistica é sub sede da copa e nada de investimentos, como sempre… é uma lenda esse nosso aeroporto. Agora recebemos novos voos da Webjet e da Azul e mesmo assim, nada… Temos um aeroporto Interncional e as autoridades competentes parece que tratam nossa cidade como um interiorzinho…

  • Luis Hirata

    Goiânia não é sede, mas ela é candidata a sub-sede, ou seja, receber alguma seleção no período de adaptação e treinos antes da copa do mundo.

    Ou seja, caso Brasília seja sede de alguma seleção grande, como a holanda, goiânia pode receber milhares de torcedores holandeses, entupindo aquele aeroporto que realmente, é lamentável o tamanho e estado em que se encontra.

  • j.Cavalcanti

    É verdade, infelizmente o poder público ainda não viu a necessidade de dar a Goiânia o que Goiânia merece (um aeroporto decente)e respeito merecido por ser uma grande capital.

  • Gustavo

    Sou de Goiânia e o nosso aeroporto foi considerado pela ANAC o pior do Brasil, mas o de Florianópolis e o de Vitória são péssimos, uma vergonha por se tratar de 3 capitais. Estas cidades merecem uma atenção maior do Governo Federal, estes 3 Estados perdem muito dinheiro pelo fato de não ter um aeroporto decente e digno.

  • Antonio Rafael

    O aeroporto de João Pessoa, apesar de pequeno, atende a demanda de voos além de ter passado por uma reforma recentemente, o que deixou ele com um ar de mais moderno.

    Acredito que com o aumento gradual do número de voos será necessário passar por uma expansão, mas por enquanto está tudo okay!

  • Antonio Rafael

    Olha ele ai…

    Eu quero ver se tem alguma cidade do interior com uma rodoviária dessas….
    http://1.bp.blogspot.com/_ESApP7STosI/TN_KX8JzkqI

    (acho que é mania de inferioridade do povo paraibano – sou da PB)

  • Diego

    Matheus, eu estou por dentro de como está o santa genoveva. moro em teresina e a situação e parecida com goiania. a infraero aqui etá a 10 anos nos enrolando em fazer um novo terminal pra cidade que tem altos ídices de crecimento do número de passageiros e o aeroporto daqui nao suporta mais!a situação eh crítica tbm em outras cidades que nao sediarão a copa!

  • ronaldo

    o aeroporto de goiânia e muito ruim

    sem comentarios,o de confins e bem melhor

  • Gustavo

    Inauguraram o Puxadinho em Goiânia, mas o caos permanece, na época de chuva todo mundo acaba molhando por ter que deslocar para os aviões. Um lixo!!!!!!!!

  • Marcelo

    Concordo,todos os aeroportos,deveriam,receber verba,suficiente para uma boa reforma,Joinville,é a maior cidade de SC,e o aeroporto não é nem internacional,sendo que não há nem voos diretos para o Rio.Isso é um vergonha,o aeroporto daqui,deve ser ampliado,e intercionalizado,mesmo que pra voos apenas na América do Sul.