GOL começou a operar hoje voos com internet Wi-fi grátis!

Denis Carvalho 4 · outubro · 2016

A GOL deu início hoje ao sistema de internet a bordo em suas aeronaves. Inicialmente apenas um avião está equipado com o sistema, mas na próxima semana uma segunda aeronave passará a oferecer conexão. O serviço será gratuito nos primeiros seis meses. A companhia divulgou ainda novidades como canais de TV ao vivo e um portal com filmes e séries.

“Este é um voo histórico para a aviação brasileira. A partir de agora a GOL vai oferecer o melhor é mais completo sistema de entretenimento aos seus passageiros”, comemorou o presidente da GOL, Paulo Kakinoff, durante o voo inaugural, acompanhado pelo Melhores Destinos.

Segundo ele, no primeiro voo chegaram a ter 147 acessos simultâneos ao sistema e 720 megabytes de dados transmitidos, o que prejudicou a experiência de conexão. “Isso equivale a baixar dois filmes inteiros. No dia a dia, devemos ter em média 30 passageiros conectados ao mesmo tempo, mas era importante que existisse esse teste”.

Kakinoff afirmou que a GOL é pioneira em oferecer a conexão à internet a bordo, mesmo a Avianca Brasil tendo anunciado o serviço há alguns dias: “Não estamos fazendo testes, o serviço está disponível a partir de hoje a todos os passageiros dessa aeronave. A gente considera o sistema lançado quando está disponível para clientes o que aconteceu agora. Não vi ninguém que tenha usado o serviço deles, alguém já viu?”

O presidente da GOL destacou que em breve a conexão estará disponível desde o momento do embarque até chegar ao destino final – o chamado gate to gate. “No mundo apenas outras três empresas oferecem esse serviço, que permite ao passageiro acessar a internet mesmo quando é necessário aguardar a decolagem, por exemplo. O tempo de conexão pode dobrar.”

Por enquanto não foi revelado o valor que será cobrado, mas serão oferecidos vários pacotes de dados, com diferentes franquias e preços. “Ainda que os preços não estejam fechados, colocamos uma faixa de 5 a 20 dólares, considerando um pacote mais simples ou mais completo e também a duração do voo”.

Outra grande novidade anunciada foi o novo portal de entretenimento, que será lançado no próximo dia 20 com uma seleção de filmes, séries e desenhos animados. “Já temos 30 títulos definidos para o lançamento é até o final do ano chegaremos a 50 ou 60. Todo esse conteúdo poderá ser assistido gratuitamente pelo celular ou tablet do passageiro”.

No terceiro trimestre, a GOL planeja oferecer ainda seis canais de TV ao vivo durante seus voos. “Com isso teremos o sistema de entretenimento mais avançado e completo do mundo. E até o fim de 2018 ele estará disponível em todas as aeronaves”.

Experiência

O Melhores Destinos testou a internet da GOL e em um primeiro momento o resultado foi bom, chegando a mais de 5 megabytes por segundo para downloads. No entanto, conforme o número de passageiros aumentou houve muitos momentos de instabilidade, com velocidade quase nula ou que o sistema ficou realmente fora do ar.

O presidente da GOL atribuiu o problema a ser um voo atípico, já que ele anunciou a novidade no sistema de som da aeronave e convidou os passageiros a testá-la – chegou a passar entre as poltronas para ajudar – o que levou ao pico de 146 passageiros conectados simultaneamente.

No voo de volta a conexão ficou mais estável e com boa velocidade. Não foi suficiente para fazermos uma transmissão ao vivo pelo Facebook, por exemplo,. mas conseguimos por outro lado postar parte desse texto no site em pleno voo, incluindo imagens.

Após novo anúncio do presidente, o número de usuários aumentou e a conexão voltou a ficar bastante lenta. Notamos que para acesso de sites e para receber mensagens a velocidade estava aceitável, o problema era para enviar mensagens ou postar nas redes sociais, o que demorava bastante.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Daniel Moura

    Espero que funcione.

  • Danilo Lemos

    Se eles esperam que apenas 30 passageiros usem esse serviço no voo ja mostra que a qualidade da conexão não vai ser das melhores… espero que esteja enganado.

    • Paulo Oliveira

      Se, quando começarem a cobrar, o preço for tão inflacionado quanto os resgates do Smiles, não vai ter nem esses 30 querendo usar.

  • Thalisson Gomes

    Eu so quero passagem barata, É totalmente desnecessário sistema de entretenimento para voos de 1h de duração que é a maioria dos casos no brasil. Cade as LOW cost no nosso pais? =/

    • Geovani

      Com tantos tributos e cartéis… esquece.

    • Emmanuel Kalispera

      Mas a cobrança de serviços como este pode baratear o preço das passagens, já que as companhias terão outras fontes de renda.

  • Pedro

    Engraçado, lá nos EUA a American Airlines tem o sistema da Gogo que não tem esta limitação de 30 usuários. Pessoal dentro do avião usa a internet. Eu usei de Miami até Los Angeles e funcionou muitíssimo bem.
    Pelo visto o sistema da Gol deve ser parecido com aquela internet dos tempos em que era discada.

    • lucas

      leia a reportagem inteira, vacilão. limite de 30 usuários WTF

    • Pedro, não tem um limite de 30 usuários, essa é a média que eles preveem, com base justamente nos números da Delta nos EUA

  • Leonardo Carneiro

    730mb dois filmes inteiros é forçar a barra. Isso mal dá um filme em qualidade SD (não-HD). Anyway, vai ser um serviço caro só pra atender quem realmente precisar, geralmente profissionais e empresários.

  • Gabi R. Oliveira

    Quem sentar na frente levanta e grita: Aí pessoal, sem baixar filmes ou músicas.. e se entrar no Youtube apanha! kkkk

  • Danielle Fabri

    “Não estamos fazendo testes, o serviço está disponível a partir de hoje a todos os passageiros dessa aeronave. Não vi ninguém que tenha usado o serviço deles, alguém já viu?”
    Boca bem grande pra quem já anunciou entretenimento nas aeronaves pelo menos 2x nos últimos anos e até agora nada…

    • Thiago Lima

      Disse tudo. A diferença é que a Avianca ainda tem o melhor serviço dentre Tam e Gol. Só não ganha da Azul (na minha opinião, claro) 🙂

      • Danielle Fabri

        Concordo! O chato da Azul é que as promoções estão cada vez mais escassas (pelo menos pra minha rota casa-mãe-casa), mas serviço, entretenimento, lanchinho… P:

        • Thiago Lima

          Sim, infelizmente são poucas. Talvez até pelo fato de usarem aeronaves de médio porte.
          Acredito que quando entrarem os Airbus 320-NEO a oferta de assentos aumenta e é possível termos mais promoções

          • Danielle Fabri

            Tomara que você esteja certo! Até lá, ficamos na torcida!

      • Andre

        Mas a Avianca só voa pra 3 cidades. Nem considero uma companhia enquanto não estiver no país inteiro.

        • Emmanuel Kalispera

          Como assim, três cidades?

          • Andre

            É uma metáfora, pois ela voa pra 50% do Brasil só, então não é uma companhia de verdade.

          • Danielle Fabri

            Meu problema com a Avianca é que teria que sair de GRU. Nunca vale a pena.

          • Emmanuel Kalispera

            ok.

  • Rodrigo Rodrigues

    O que adianta wi fi se a GOL é a pior do Brasil?! despacho de malas lento, check in lento, conforto horrivel, atrasos, e assim vai….

    Só viajo gol quando é a mais barata mesmo, se puder escolher , fora da gol

    • Isso é bastante relativo. Pior do Brasil em quê? Qual dos trechos você mais utiliza com a GOL? Será que tem mesmo uma melhor e uma pior nas cias que operam nossos voos domésticos? Tá dureza…

  • Cleiton

    Só vi reclamações. Como é difícil agradar algumas pessoas heim? Poxa, a empresa não está fazendo nenhum favor a vocês, antes nem existia o serviço, agora que existe ainda reclamam. Saco cheio destes “mimimis” aqui. Troquem de país então, vão para Dubai, lá tem uma Cia aérea que eu acho que atende os padrões de vocês, só espero que vocês consigam pagar pelos benefícios.

  • Andre

    Serviço mais completo, mas sem monitores individuais com AVOD ? Menos, GOL.

  • Ives Neves

    Quanto irá custar depois?

  • Emmanuel Kalispera

    E o inocente aqui veio ler a notícia achando que o serviço ia ser de graça :(….

  • Vitor

    Legal a iniciativa. Tinha muita vontade que o Paulo Kakinoff tivesse um canal aberto para receber sugestões, mas parece que não tem. Pelo menos eu não achei.

  • Rafael Gomes

    voces podem me informar se existe algum voo Brasilia-Sao paulo ou Brasilia-Rio que seja maior que o modelo A321?

  • Márcia Regina Machado

    Quando é que a GOL vai colocar telas individuais nas poltronas?

  • gui vargas

    Seis meses grátis, em um avião, quiça dois?!?! Parece piada, mas é o jeito GOL de oferecer benefício. Ainda: cobrança em dólares??? A GOL e outra piada de mau gosto, como já não bastasse o péssimo serviço e o péssimo programa de milhagem. Mais benéfico seria melhorar isso. Voar GOL somente por muito necessidade. É minha última opção.

  • Antonio Camacho

    Tudo da GOL é caro! Não sei como essa empresa ainda se mantém pois não oferece nada para agradar os clientes. Exemplo disso são as milhas Smiles! Não aparece nenhuma oferta boa para os clientes. Você só paga e na hora de usar não vale nada! Gostaria que pelo menos fosse correspondente ao valor que se paga. Até para desistir das milhas você tem que pagar pois o preço oferecido corresponde a 10% do valor investido. Se o conselho valer, nunca compre milhas Smiles, você só irá perder e se aborrecer!