Iberia anuncia fim dos voos saindo de Recife e Fortaleza

Denis Carvalho 9 · setembro · 2011

A Iberia deve encerrar as atividades na rota Madri-Fortaleza-Recife a partir de 2 de novembro. Segundo informou a empresa, a alta no preço do combustível e a crise na Europa seriam as causas do fim das atividades na linha, que teve início em fevereiro e tinha três voos por semana.

“Lamentavelmente estamos desativando essa rota, por causa da alta do preço do petróleo e do agravamento da crise europeia”, afirmou o diretor comercial da Iberia no Brasil, Andrés Lorenzetti em entrevista ao jornal Valor Econômico. Segundo ele, a taxa média de ocupação dos voos ao Nordeste se situa entre 75% e 80%, mas o melhor aproveitamento está sendo registrado na classe econômica.

De acordo com a Iberia os custos com combustível aumentaram cerca de 40% desde o fim do ano passado. Em média, o querosene de aviação responde por cerca de 35% dos gastos de uma companhia aérea. Com o fim dos voos diretos ao Nordeste, a empresa espanhola vai reduzir sua operação semanal no Brasil das atuais 23 para 20 frequências por semana, mantendo os voos entre Madri, São Paulo e Rio de Janeiro.

A alta no preço do petróleo tem causado grande problemas na aviação em todo o mundo. No Brasil, além da Iberia, a LAN cancelou pelo mesmo motivo sua rota de Brasília a Lima e a israelense El Al anunciou o fim de sua operação no Brasil, que deve ocorrer no dia 10 de novembro, quando decolará o seu último voo entre São Paulo e Israel.

Outras empresas têm tomado medidas para conter os gastos diante da escalada no preço do querosene de aviação. É o caso da TAM, que no próximo mês trocará as aeronaves A340 que operam a rota São Paulo–Milão por A330. Como tem apenas dois motores, o modelo gasta em média 20% menos combustível por assento.

Com informações do Valor Econômico e os alertas dos leitores Aglailton e Igor.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Klebson

    Justamente quando eu estava pesquisando passagens de Recife para Madrid, ida e volta. Que surpresa desagradável 🙁

  • Isabella

    Uma pena! Pra quem mora em João Pessoa como eu, essa era uma das melhores rotas para se viajar a Europa. Rápida e com um bom preço. Realmente uma pena.

  • Pedro

    22 voos por semana

    7 do rio para madri

    13 sao paulo madri

    2 sao paulo barcelona

    • Recifense

      Eita. O jeito que tem é continuar dependendo da TAP pra sair de Recife direto pra Europa, sem a absurda escala em São Paulo.

  • Mendonça J&ua

    Gostaria que as empresas aéreas, ao anunciarem o encerramento comercial de determinadas rotas fossem sinceras com os clientes.

    É claro que o fim do trecho Madri operado a partir de Fortaleza e Recife não se deu somente por causa da crise mundial, notadamente da alta do petróleo e de seus derivados, pois se assim fosse, deveriam fazer o contrário: cortar o trecho de São Paulo e Rio e ficar somente os outros, partindo do Nordeste. Até onde sei, Fortaleza e Recife são bem mais próximos da Europa do que Rio e São Paulo.

    Tenho certeza de que o fim da rota anunciada se deu pela baixa procura do trecho.

    Caso o corte fosse em decorrência pura e simples da crise ecônomica, a TAP, que há muito tempo opera o trecho Fortaleza – Lisboa, e a partir daí diversos trechos na Europa, também teria cortado os vôos.

    No meu ponto de vista, sempre esquecem do Nordeste.

    Deveriam lembrar que o Brasil começou por aqui!

    • Rubens

      Mendonça Junior, concordo totalmente com você! Você escreveu justamente o que penso! Achava que com a Copa do Mundo o Nordeste fosse valorizado de alguma forma!

    • Igor – Poa

      Isso é uma verdade "Tenho certeza de que o fim da rota anunciada se deu pela baixa procura do trecho."

      Mas a TAP não vai cortar, mas vai reduzir os vôos para o Brasil.

      Exemplo de POA:

      A TAP Air Portugal solicitou junto ao Comclar e Infraero a mudança de datas e horários dos voos em Porto Alegre. A empresa, entre os dias 16 de setembro e 28 de outubro, chegará a operar cinco vezes por semana, porém, a partir do dia 31 de outubro, reduzirá para três operações semanais. A razão do voo ter sofrido alteração no horário está relacionado às altas temperaturas do verão no sul do Brasil, fator que compromete o peso de decolagem do Airbus A330 em Palegre. E o motivo da alteração da datas é devido a manutenção nos Airbus A340-300 da empresa. Todos os destinos brasileiros estão tendo cortes na malha e não apenas Porto Alegre.

      Seguem novos dias e horários:

      16 de setembro a 28 de outubro de 2011: Cinco operações semanais

      Inclusão de voos à sextas-feiras

      TAP 163 – Pouso: 18h30

      TAP 160 – Decolagem: 21h40

      31 de outubro de 2011 – Três operações semanais

      TAP 047 – Pouso 18h55 – Segundas, quintas e sábados

      TAP 048 – Decolagem 22h34 – Segundas, quintas e sábados.

  • Márcia

    Uma pena… já viajei a Madrid neste voo, e agora terei que sempre que for viajar a Madrid fazer a ABSURDA escala no RIO ou SÃO PAULO. Porque a Ibéria fazer isso? Há MUITO TEMPO a TAP mantém seu voo Fortaleza – Lisboa. Simplesmente, nunca mais vou viajar pela ibéria. Vou comprar o trecho Fortaleza- Lisboa e de Lisboa comprar outro trecho Lisboa – Madrid.

  • Sasha

    E quem já comprou a passagem para depois desse período, como fica?! Já comprei passagem para os trechos for/mad/for com ida para dezembro e volta em janeiro. E agora?!

    • Igor – Poa

      Entra em contato com a cia, terão que lhe colocar em um vôo até seu destino, seja lá com conexão em São paulo ou não.

  • Renata

    E quem ja comprou passagem para datas apos novembro? O que devo fazer?

    • Denis Carvalho

      Entre em contato com a empresa e peça o ressarcimento!

  • Ricardo Daniel

    Infelizmente é uma pena! Acho a mesma opinião que o colega escreveu acima. A rota Fort-Madri-Fort. estava sem popularidade e tão somente eles estão desativando. È mais um trecho que a capital cearense, assim como a pernambucana sairá perdendo.

  • Caros Amigos.

    O cancelamento dos vôos da Ibéria partindo do Recife e de Fortaleza, é simplesmente por falta de preferência por parte dos passageiros. É notório, que a Ibéria esta muito a desejar. O pior cartão de visitas da Ibéria, foram os horriveis comentários de muitas pessoas que viajaram por essa companhia. Eu mesmo quando estava procurando passagem para a Europa, confesso que fiquei surprêso com o baixo prêço das passagens da Ibéria, porém, quando fui informado da qualidade dos serviço oferecidos pela Ibéria, desisti no ato de viajar por essa companhia. O atendimento é pessimo, se desviam muitas bagagens, cadeiras com pouco espaço, aeronaves velhas e mal cuidadas, o pessoal de terra não davam a mínima para os passageiros, enfim, quem tomou conhecimento de tudo isso e quem também viajou e não gostou da companhia, de imediato não recomendavam a ninguem a fazer uma viagem pela Ibéria, razões pelas quais,os passageiros sumiram. Não é crise, e não é combustivel, se assim fosse a Tap também cancelaria seus vôos, e que por sinal seus prêços são bem maiores do que os da Ibéria.

  • Edwagner

    Trágico!

  • Eduardo

    Mendonça: Não tem nada a ver com esquecer do Nordeste. As bases SAO e RIO são 100% lucrativas e não tem como cancelar tais rotas. Viajei no mês passado MAD-FOR e o avião também estava lotado. É que a Espanha está numa crise violenta e agora a empresa IBERIA não é mais de domínio espanhol, mas britânico. Por ordem inglesa, a empresa precisou enxugar rotas. Já que voa pouco semanalmente a FOR e REC, é candidata forte ao corte. Tempos de dificuldade econômica é assim mesmo.

  • messias

    já vai tarde,é mentira esse argumento fajuto,simplesmente não souberam trabalhar bem o produto com os clientes,são estremamente boçais,e ai a tap é quem se deu bem nessa história.hasta la vista bando de cabrón

  • Mendonça J&ua

    Igor, no caso de Porto Alegre, até pode ser que os custos influenciem, já que operacinalmente, o gasto de combustível é muito elevado para a rota até a Europa, sem contar que a TAP não posuem uma malha aérea nacional que possa suprir isso. De qualquer forma, é uma pena a redução.

  • Mendonça J&ua

    Sasha, as opções para você são as seguintes: em reacomodação em um vôo operado por outra companhia aérea ou devolução do dinheiro sem qualquer cobrança de taxa. E que fique claro: a escolha destas opções cabe a você e somente a você, ou seja, ligue para a companhia aérea e, caso pretenda embarcar para a Europa, exija a reacomodação em outro vôo de outra companhia aérea.

    Aconselho a, antes disso, verificar se não há nenhuma outra companhia aérea que esteja vendendo o trecho do seu interesse por um preço melhor do que você compreou pela Ibéria. Caso isso ocorra, cancele o bilhete da Ibéria e adquira com a nova companhia a um preço melhor.

  • Mendonça J&ua

    Só não entendo como é que o vôo está lotado e não está sendo lucrativo. Isso não entra na minha cabeça.

    • Segundo torres

      É simples, como há mais voos RJ e SP, é mais vantajoso manter uma base lá, nordeste são poucos voos, sim, sempre lotados, porém tem custo pra manter uma base em cada cidade, o que não deve ser vantajoso no nordeste, nas 2 cidades, pela quantidade pequena de voos, caso tivesse voo com maior frequencia, aí sim seria vantagem.

  • Oscar Luiz

    O problema é aquela pista minúscula de Porto Alegre. Até o aeroporto de Chapecó tem pista maior. Assim, qualquer mudança de peso complica a vida.

  • Gil

    Concordo com esse comentários,as pessoas preferiam pagar um preço mais caro na TAP do que se sujeitar aos péssimos serviços da Ibéria…eu mesmo viajei para a Europa agora em julho e fui de TAP,sendo que nessa época a TAP estava inclusive com melhores preços do que a Ibéria no vôo Fortaleza-Lisboa…De Lisboa fiz conexão,também com a TAP,para Londres e Madri…A verdade é essa,a Ibéria não suportou a concorrência com a TAP e,ao invés de procurar melhorar os seus serviços,prefiriu cancelar os voôs…Na minha opinião,Fortaleza e Recife saíram ganhando com o fim dos voos de péssima qualidade da Ibéria,ou seja,já foi tarde…

  • André Cri-Cri

    Esse papo de alta do preço do petróleo é desculpa esfarrapada. E desafio qualquer um a dizer que não seja. Oras, entre 2007 e 2008 o barril estava mais de 140 USD e na crise de 2008 caiu pra menos de 60 USD. Nesta época os preços das passagens caíram vertiginosamente? Claro que não! Ou seja, a alta do petróleo sempre é desculpa para a alta das tarifas (ou no caso da Ibéria para o encerramento de rotas) mas a queda do preço do óleo jamais fizeram as companhias baixarem o valor das passagens.

  • Mendonça J&ua

    E por que a TAP não encerra os seus vôos que partem de Fortaleza para Lisboa, há muito tempo em operação?

  • raphael

    eh verdade Isabella

    tb sou de joao pessoa, e essa noticia pra mim foi terrivel, ja tava contando com passagem pra Europa pela Iberia mesmo, que dorgas ;s

  • Lívia

    Eu tb comprei minhas passagens com saída de Recife no dia 23/12. E como assim eles não entram em contato p/ avisar nada, acho q eles não vão alterar o que ja foi vendido. Mas, vou entar em contato com els, alguem está na mesma situação que eu, e ja tem alguma resposta da própria Ibéria?

  • A Tap tem muito mais vôos para o Brasil, além de não estar sendo afetada devastamente pela crise e por estar a muito tempo no Nordeste, voa com a aeronave lotada.

  • Lívia

    Esse serve p/ tds aqueles que compraram passagem na ibéria trecho REC-MAD após 02 de novembro. Entrei em contato com eles, pq ele me encaminharam um email p/ q eu entrasse em contato com eles, eles não explicaram nada no email, ai eu tive que ligar e qnd fui atendida depois de horas aguardando, o atendente me disse, que terei que aguardar até o fim desse mês para saber a provid~encia tomada pela matriz em Madrid. E se eu não quiser aceitar essa decisão posso, pedir o ressarcimento, o qual será analisado pela equipe deles. Acho tudo isso uma falta de consideração ao cliente, 1- eles não cumprirão o que venderam, 2- nem seuqer ligam p/ gente nós que gastamos ligação para falar com eles e nem temos respostas ao certo. É muita decepção com essa Ibéria!

  • Rodrigo

    Livia, estou na mesma situação que você, foi bom saber dessa informação, entrei em contato com minha agência porem eles ainda não se posicionaram. Espero que eles resolvam da melhor maneira possivel

  • Daniele

    A Ibéria enviou e-mail para os clientes (eu e meu marido recebemos) orientando entrar em contato e solicitar a acomodação em outros vôos (de empresas que operam nos trechos dentro do Brasil).

    Isso deve ser feito até as 16hs de amanhã. Depois do prazo eles vão acomodar como for mais conveniente para a Ibéria.

    Não pode dormir no ponto…

    • Daniele

      Entrei em contato com a Ibéria e fiz as alterações nos vôos de ida e volta (FOR – MADRI)e (MADRI-FOR). Embora tenha demorado cerca de 10 minutos para ser atendida, o operador da Ibéria foi cordial e ofereceu muitas opções de vôos. O vôo de volta ficou mais longo porém melhor. Antes o MADRI-FOR seria às 12:05 e depois da alteração ficou para 00:20 do dia seguinte, sendo possível aproveitar melhor o dia do retorno.

      Já recebi o bilhete com as alterações.

  • Igor – Poa

    Não exagera, tem centenas de aeroportos menores com mais voos por aí!

  • Igor – Poa

    EL AL deixa de operar no Brasil! Que horror estão nos deixando!

  • Igor – Poa

    Segundo as notícias, a redução de vôo em Porto Alegre é momentânea devido a manutenção de aeronaves menores que voam para cá.Pois a ocupação está acima de 95%

    A razão do voo ter sofrido alteração no horário está relacionado às altas temperaturas do verão no sul do Brasil, fator que compromete o peso de decolagem do Airbus A330 em Palegre.

    "E o motivo da alteração da datas é devido a manutenção nos Airbus A340-300 da empresa. Todos os destinos brasileiros estão tendo cortes na malha e não apenas Porto Alegre."

  • Kyrlian Wenzel

    O Leonardo Marques ainda responde aos comentarios aqui?? ou é outra pessoa??

    • Leonardo Marques

      EU respondo sim.

  • Marcus

    O geito ė ir com a TAP que tem um voo diario de Fortaleza e a Europa. Com a vantagem que é uma companhia melhor embora ligeiramente mais cara.

  • Marcus

    A iberia nao consegui aguentar a concorrencia da TAP! A Tap tem voos diretos entre a Europa e Recife, Fortaleza, Salvador, Porto Seguro, Rio, Brasilia, Sāo Paulo, Campinas, Porto Alegre e Belo Horizonte! Sāo 12 aeronaves diarias com uma ocupação acima dos 85%! Um sucesso, uma aposta ganha na economia Brasileira!

  • Lívia

    Como ficou seu voo?? Ñ entendi! A ibéria mndou email p/ mim, dzendo p/ entrar em contato com eles, ai quando liguei falaram p/ esperar até o fim de setembro q eles diriam as possibilidades. Então liguei agora no fim do mês, e eles me disseram que seria REC – GIG (RJ) – MAD, mas demoraria mais de 5 horas no aeroporto esperando, então soliciteo o reembolso sem ônus! E a tap, a essa altura do campeonato está ebm cara, pois quero viajar no final de dezembro até 20 de janeiro. 🙁 organizei td tão direitinho e agora Ibéria tinha q fzer essa to mt trsite! 🙁 Acho q minha primeira viagem internacional talvez ñ aconteça 🙁

  • Lívia

    E ai rodrigo, resolveu sua situação? Boa sorte! eu pedi o cancelamento,mas as outras empresas estão caras devido a época, ai to vendo o que faço 🙁

    abraço

    boa sorte!

  • joao

    daniele,

    vc poderia colar esse email aqui na página? ou pelo menos informar o remetente do email?

    eu estou sendo pessimamente atendido pela Ibéria. estou sendo tratado como se fosse um "pé no saco", quando na verdade eles é que são isso pra mim! comprei minha passagem para 03/12 em julho com cotação do USD a 1,57 e a um belo preço devido a antecedência. reembolso pra mim é um prejuízo tremendo. o mais justo seria o endosso para que voasse pela TAP (REC-MAD). porém, eles me colocaram num voo da GOL no domingo as 11.40 da manha. o detalhe é que eu me caso no sábado e vou ter que viajar nesse péssimo horário no domingo. E pensar que eu me planejei com tanta antecedência para nada…..

    • joao

      corrigindo: comprei minha passagem para 04/12 as 19 hrs, voo direto REC-MAD. e me colocaram no mesmo dia indo para o RJ as 11.40

  • Cid Ottoni Bylaardt

    Eu tenho uma passagem Lisboa-Fortaleza pela Ibéria para o dia 30/12, adquirida em janeiro de 2011, e só hoje soube da interrupção dos voos para Fortaleza. Procurei então antecipar o voo, por causa dos transtornos, mas eles só antevipam gratuitamente para o um dia antes, ou seja, 29/12. Não tenho o direito de exigir uma antecipação maior,sem ônus, para 24/12, por exemplo,considerando que eles nem me avisaram da mudança?

  • Andre

    Erro estratégico. Mas para quem não conhece a Iberia, não tenham pena. Péssimo serviço, qualidade nos aviões muito baixa. Claramente a TAP está a milhas ao nível do serviço.