Saiba como economizar nas reservas de hotéis com a política de melhor preço garantido – best rate guarantee

Denis Carvalho 2 · outubro · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Há muitas formas de economizar na reserva de hotéis na hora de planejar sua viagem. A maioria usa comprações e pesquisas, mas há ainda sites com tarifas escondidas, lances e programas de fidelidade das redes, que oferecem tarifas diferenciadas. Hoje apresentamos mais uma estratégia que pode ser interessante para viajantes avançados que queiram obter bons descontos e vantagens em seus hotéis: a política de melhor preço garantido – a best rate guarantee. Nosso leitor Gustavo Saddi Almeida assina esse guia especial para o MD, mostrando passo a passo como aproveitar as vantagens oferecidas pelas grandes redes!  

Olá amigos do Melhores Destinos!

Apesar do foco principal do site ser promoções de passagens aéreas, outras oportunidades para economizar em uma viagem são sempre bem-vindas! Com as passagens compradas em promoção com as dicas do site, geralmente o próximo passo é encontrar um hotel.

Hoje vou falar sobre a política de “garantia melhor tarifa” (ou best rate guarantee) que é oferecida por vários sites de reservas de hotéis e também por sites de grandes redes hoteleiras.

O que é a best rate guarantee (BRG)?

A grande maioria dos sites de redes de hotéis, agências de viagens online e sites especializados em reservas de hotéis garante que o preço que você está vendo é o menor preço disponível no hotel que você está pesquisando.

Com isso os consumidores ficam tranquilos e não precisam pesquisar o preço em 32 sites diferente, afinal se estão garantindo que a tarifa é a menor ela deve ser realmente a mais baixa, certo?

Nem sempre é o caso.

Uai… Então eu posso pesquisar e preciso apenas reservar no site que eu encontrar a menor tarifa, não é?

Nem sempre, porque se você realizar a reserva em um site que oferece a BRG e encontrar uma tarifa menor em outro site, eles equiparam a menor tarifa encontrada e muitos oferecem um bônus.

Como assim, bônus?!

Isso mesmo. Além de equiparar o preço final com o menor encontrado, alguns sites oferecem uma porcentagem em desconto, voucher para utilizar nesta ou em próximas reservas ou até diárias grátis. Sim, diárias grátis!

Muitas pessoas deixam de aproveitar esta vantagem por simplesmente não procurar. Mas acredite, vale a pena e é viciante!

Uau! Em quais sites eu aproveito isto?!

Todos estes sites reajustam (equiparam) o preço da diária para a menor encontrada e oferecem “algo mais” no preço total da sua estadia:

Me ajude! Como eu aproveito isto?!?!

Acredito que a maioria de vocês, queridos e espertos leitores, já deve conhecer sites que comparam preços da diária de hotéis ao mesmo tempo. Vou usar como exemplo o meu favorito (inclusive para passagens aéreas) – www.kayak.com – mas sem esquecer outros muito bons – www.wego.com e www.hipmunk.com

Fiz uma pesquisa aleatória rápida aqui e acredito que consegui encontrar uma boa oportunidade de desconto para demonstrar e fazer um passo-a-passo…

1° passo – encontrar uma diária com discrepância entre os sites

Tarifa do expedia e do kayak. Neste caso reservando pelo expedia e enviando o BRG a tarifa final ficaria por $71,71
Tarifa do Expedia e do Kayak. Neste caso reservando pelo Expedia e enviando o BRG a tarifa final ficaria por $71,71

image2

O importante neste passo: a diária deve ser para o mesmo tipo de quarto, do mesmo hotel, nas mesmas datas, com os mesmos adicionais (café da manhã, por exemplo) e com a mesma política de cancelamento de reserva. Cheque o preço da diária e o preço final após todas as taxas serem incluídas (alguns sites tentam enganar os pobres consumidores oferecendo o preço da diária mais barato e cobrando taxas bem mais caras, ficando o mesmo preço final ou até mais caro)

2° passo – reservar no site onde você vai aproveitar a garantia de reserva

Minha dica nesta etapa é fazer a reserva de uma tarifa com cancelamento gratuito. Caso haja algum problema com a sua solicitação e o site não aprove o seu pedido por um motivo qualquer, você pode simplesmente cancelar e fazer a reserva pelo site mais barato. Ou continuar procurando.

3° passo – preencher e enviar o formulário de BRG

Pelo que eu pesquisei a grande maioria dos sites possuem um formulário online para preenchimento, mas em alguns é necessário ligar para a central de atendimento. De qualquer forma, é fundamental que você faça o requerimento em até 24h após a sua reserva. Alguns sites ainda podem solicitar que você envie um printscreen da menor tarifa encontrada.

Formulário do Expedia
Formulário do Expedia

4° passo – esperar a resposta em seu email

Caso eles aprovem a sua solicitação, é só arrumar as malas e boa viagem! Você vai ter aproveitado o desconto da passagem aérea com o MD e também no hotel!

Observações pertinentes

Não sei se eu já enfatizei o suficiente, mas a solicitação deve ser para o mesmo hotel, na mesma data, mesmo tipo de quarto, com os mesmos adicionais (café da manhã é o mais comum nestas solicitações) e com a mesma política de cancelamento. Não adianta você reservar uma tarifa com cancelamento gratuito e pedir equiparação com uma tarifa com não-reembolsável. Você tem que enviar o requerimento em até 24h após a sua reserva ter sido feita.

Sugiro que você leia os termos e condições do BRG no site antes de mandar a solicitação, para evitar perda de tempo e frustração com uma negativa que poderia ser facilmente identificada e corrigida. A grande maioria dos sites (quase todos) tem os formulários de BRG e os termos apenas em inglês. Isto infelizmente pode ser um empecilho para os menos fluentes.

Isto não é uma tarifa “hacker”. Não é um erro dos estagiários dos sites. Os sites veem nisto uma forma de cativar e fidelizar os clientes. Este benefício está estampado na homepage de todos estes sites que eu citei. Aproveite!!!

– Tá bom, isso tá muito bonito na teoria… Mas na prática funciona?!

Ok, vou mostrar um desconto que eu consegui no JW Marriott Marquis Miami em Janeiro/2014 através do próprio site do hotel – www.marriott.com

image4

Com o BRG aprovado virou isso:

image5

No final das contas, ao invés de pagar $1240, eu paguei cerca de $400 dólares em duas diárias em um dos melhores hotéis de Miami. Logo após o Réveillon.

Considerações Finais

Sim, é um pouquinho trabalhoso, gasta tempo, envolve muita pesquisa e um pouquinho de queima de neurônios. Mas com uma dose certa de sorte, paciência e procurando nos lugares certos é possível aproveitar um descontinho a mais que estava um pouco escondido!

Boas viagens a todos!!!

Agradecemos ao Gustavo por esse brilhante artigo e por compartilhar conosco essa estratégia que pode render ótimos descontos e vantagens, simplesmente conhecendo aproveitando os benefícios oferecidos pelas próprias empresas. E você? Já usou a política de BRG a seu favor? Conte como foi! Se quiser enviar um artigo para o Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe