Saiba como economizar nas reservas de hotéis com a política de melhor preço garantido – best rate guarantee

Denis Carvalho 2 · outubro · 2014

Há muitas formas de economizar na reserva de hotéis na hora de planejar sua viagem. A maioria usa comprações e pesquisas, mas há ainda sites com tarifas escondidas, lances e programas de fidelidade das redes, que oferecem tarifas diferenciadas. Hoje apresentamos mais uma estratégia que pode ser interessante para viajantes avançados que queiram obter bons descontos e vantagens em seus hotéis: a política de melhor preço garantido – a best rate guarantee. Nosso leitor Gustavo Saddi Almeida assina esse guia especial para o MD, mostrando passo a passo como aproveitar as vantagens oferecidas pelas grandes redes!  

Olá amigos do Melhores Destinos!

Apesar do foco principal do site ser promoções de passagens aéreas, outras oportunidades para economizar em uma viagem são sempre bem-vindas! Com as passagens compradas em promoção com as dicas do site, geralmente o próximo passo é encontrar um hotel.

Hoje vou falar sobre a política de “garantia melhor tarifa” (ou best rate guarantee) que é oferecida por vários sites de reservas de hotéis e também por sites de grandes redes hoteleiras.

O que é a best rate guarantee (BRG)?

A grande maioria dos sites de redes de hotéis, agências de viagens online e sites especializados em reservas de hotéis garante que o preço que você está vendo é o menor preço disponível no hotel que você está pesquisando.

Com isso os consumidores ficam tranquilos e não precisam pesquisar o preço em 32 sites diferente, afinal se estão garantindo que a tarifa é a menor ela deve ser realmente a mais baixa, certo?

Nem sempre é o caso.

Uai… Então eu posso pesquisar e preciso apenas reservar no site que eu encontrar a menor tarifa, não é?

Nem sempre, porque se você realizar a reserva em um site que oferece a BRG e encontrar uma tarifa menor em outro site, eles equiparam a menor tarifa encontrada e muitos oferecem um bônus.

Como assim, bônus?!

Isso mesmo. Além de equiparar o preço final com o menor encontrado, alguns sites oferecem uma porcentagem em desconto, voucher para utilizar nesta ou em próximas reservas ou até diárias grátis. Sim, diárias grátis!

Muitas pessoas deixam de aproveitar esta vantagem por simplesmente não procurar. Mas acredite, vale a pena e é viciante!

Uau! Em quais sites eu aproveito isto?!

Todos estes sites reajustam (equiparam) o preço da diária para a menor encontrada e oferecem “algo mais” no preço total da sua estadia:

Me ajude! Como eu aproveito isto?!?!

Acredito que a maioria de vocês, queridos e espertos leitores, já deve conhecer sites que comparam preços da diária de hotéis ao mesmo tempo. Vou usar como exemplo o meu favorito (inclusive para passagens aéreas) – www.kayak.com – mas sem esquecer outros muito bons – www.wego.com e www.hipmunk.com

Fiz uma pesquisa aleatória rápida aqui e acredito que consegui encontrar uma boa oportunidade de desconto para demonstrar e fazer um passo-a-passo…

1° passo – encontrar uma diária com discrepância entre os sites

Tarifa do expedia e do kayak. Neste caso reservando pelo expedia e enviando o BRG a tarifa final ficaria por $71,71
Tarifa do Expedia e do Kayak. Neste caso reservando pelo Expedia e enviando o BRG a tarifa final ficaria por $71,71

image2

O importante neste passo: a diária deve ser para o mesmo tipo de quarto, do mesmo hotel, nas mesmas datas, com os mesmos adicionais (café da manhã, por exemplo) e com a mesma política de cancelamento de reserva. Cheque o preço da diária e o preço final após todas as taxas serem incluídas (alguns sites tentam enganar os pobres consumidores oferecendo o preço da diária mais barato e cobrando taxas bem mais caras, ficando o mesmo preço final ou até mais caro)

2° passo – reservar no site onde você vai aproveitar a garantia de reserva

Minha dica nesta etapa é fazer a reserva de uma tarifa com cancelamento gratuito. Caso haja algum problema com a sua solicitação e o site não aprove o seu pedido por um motivo qualquer, você pode simplesmente cancelar e fazer a reserva pelo site mais barato. Ou continuar procurando.

3° passo – preencher e enviar o formulário de BRG

Pelo que eu pesquisei a grande maioria dos sites possuem um formulário online para preenchimento, mas em alguns é necessário ligar para a central de atendimento. De qualquer forma, é fundamental que você faça o requerimento em até 24h após a sua reserva. Alguns sites ainda podem solicitar que você envie um printscreen da menor tarifa encontrada.

Formulário do Expedia
Formulário do Expedia

4° passo – esperar a resposta em seu email

Caso eles aprovem a sua solicitação, é só arrumar as malas e boa viagem! Você vai ter aproveitado o desconto da passagem aérea com o MD e também no hotel!

Observações pertinentes

Não sei se eu já enfatizei o suficiente, mas a solicitação deve ser para o mesmo hotel, na mesma data, mesmo tipo de quarto, com os mesmos adicionais (café da manhã é o mais comum nestas solicitações) e com a mesma política de cancelamento. Não adianta você reservar uma tarifa com cancelamento gratuito e pedir equiparação com uma tarifa com não-reembolsável. Você tem que enviar o requerimento em até 24h após a sua reserva ter sido feita.

Sugiro que você leia os termos e condições do BRG no site antes de mandar a solicitação, para evitar perda de tempo e frustração com uma negativa que poderia ser facilmente identificada e corrigida. A grande maioria dos sites (quase todos) tem os formulários de BRG e os termos apenas em inglês. Isto infelizmente pode ser um empecilho para os menos fluentes.

Isto não é uma tarifa “hacker”. Não é um erro dos estagiários dos sites. Os sites veem nisto uma forma de cativar e fidelizar os clientes. Este benefício está estampado na homepage de todos estes sites que eu citei. Aproveite!!!

– Tá bom, isso tá muito bonito na teoria… Mas na prática funciona?!

Ok, vou mostrar um desconto que eu consegui no JW Marriott Marquis Miami em Janeiro/2014 através do próprio site do hotel – www.marriott.com

image4

Com o BRG aprovado virou isso:

image5

No final das contas, ao invés de pagar $1240, eu paguei cerca de $400 dólares em duas diárias em um dos melhores hotéis de Miami. Logo após o Réveillon.

Considerações Finais

Sim, é um pouquinho trabalhoso, gasta tempo, envolve muita pesquisa e um pouquinho de queima de neurônios. Mas com uma dose certa de sorte, paciência e procurando nos lugares certos é possível aproveitar um descontinho a mais que estava um pouco escondido!

Boas viagens a todos!!!

Agradecemos ao Gustavo por esse brilhante artigo e por compartilhar conosco essa estratégia que pode render ótimos descontos e vantagens, simplesmente conhecendo aproveitando os benefícios oferecidos pelas próprias empresas. E você? Já usou a política de BRG a seu favor? Conte como foi! Se quiser enviar um artigo para o Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Marcos Reis

    Ótimo post, parabéns…

  • Guilherme Palmiro Sardiva

    Sensacional a dica!!!!!

  • Daniel

    Não entendi exatamente ONDE está o macete dessa estratégia. O BRG não garante somente o preço mais baixo, caso seja encontrado em outro site? Por que não simplesmente fazer a reserva no site mais barato direto?

  • bruno

    Muito interesse, obrigado MD e Gabriel pela explicação detalhada

  • Luiz

    Legal a técnica, Gustavo.
    Eu tive alguns problemas, no passado, quando as tarifas são exibidas em moedas diferentes (exemplo Decolar, que não exibe em usd$ VS. Marriott em USD$). Você (ou alguém) encontrou alguma forma de contornar esse tipo de problema?

    • Karl

      No Decolar dá para selecionar o preço em dólares.

  • Luiz

    Legal o Post, Gustavo.
    Eu tive problemas, no passado, quando a tarifa de um site é exibida em uma moeda diferente do outro. (exemplo Decolar que exibe em Reais vs. Marriott que exibe em Dólares).
    Você (ou alguém) encontrou alguma manobra para contornar isso?

    • Gustavo Saddi

      Obrigado, Luiz!
      Eu costumo procurar e comparar sempre a tarifa em USD. A maioria dos sites permite que você escolha a moeda.
      Alguns hotéis permitem que a tarifa comparada seja de moedas diferentes. Eu tenho certeza que o ihg.com não permite.
      Mas recomendo ler os termos do BRG do hotel para ter maior certeza.

      • Ricardo Bacci

        Ola Gustavo. Me perdoe mas nao entendi o jwm em miami. Vc fez uma reserva no site dele e depois solicitou um desconto no http://www.marriott.com/hotel-prices/travel.mi ? Ou teve de entre a tarifa padrao e o pedido buscar em outros sites?

  • Marcos Reis

    Algumas dúvidas: Será que de fato compensa mesmo? Se for-mos comparar com os preços praticados no Brasil por exemplo, além de não pagar IOF ainda há facilidades de parcelamentos, muitas agências dividem em 10, 12 vezes sem juros! Será que esta “comparação” é válida e aceita por todos os “concorrentes”? Digamos que o preço da agência seja “x” e o preço do site hotel “y”, vão acatar? Porque fazer comparações e com condições diferentes (iof, parcelamentos, pagamento ao cambio do dia, etc) nem sempre pode ser tão vantajoso assim…

    • luiz

      O nosso querido governos já está monitorando os principais sites para não deixar que o IOF passe ileso… Em breve vamos ser taxados também nas reservas feitas por aqui 🙁

      • Carlos

        vc so escapa se reservar aqui pra pagar lá em cash. Eu diria que quase ninguém faz isso. Mas cada um, cada um …

        • Marcio K.

          Alguns sites como decolar e hoteis.com vc reserva hoteis extrangeiros, mas paga aqui no brasil em reais, então não tem IOF.

        • Marcio K.

          Se reservar em sites como Hoteis ou Decolar, vc paga em reais, logo, não tem cobrança do iof.

        • Jose

          Nem assim porque voce compra USD cash aqui pelo cambio turismo + IOF

      • Beto Jundiaí

        República Bolivariana Brasileira

    • Gustavo Saddi

      Marcos, pode em alguns casos compensar ou não… Uma diferença de 25% no valor da tarifa é maior do que o 7%(arredondado) do IOF. Se você reservar duas diárias e uma for grátis, também irá compensar. Já USD 50 pode não ser tão vantajoso. Sugiro que você faça a conta no final e veja se compensa mais, no seu caso, reservar uma tarifa um pouco mais cara em reais ou mais barata em dólares.

  • Marcos Reis

    Pelo print de sua reserva, cada diária custava USD 549 totalizando USD 1.098 + taxas, vc fala que conseguiu um desconto (que no email enviado pelo hotel diz 25%) e pagou nas duas diárias USD 400? Pode explicar como foi a conta?

    • Fernando Barontini

      Cara… o custo pra cada diaria era 549 dolares, e com o BRG ele conseguiu abaixar para 198 dolares.

      Esses 25% ainda achho que foi outro bônus do hotel por ele ter feito essa “claim”

      • Gustavo Saddi

        Não utilizei nenhum outro tipo de bônus tampouco sou high tier no marriott rewards.

        Eu encontrei uma diária de aproximadamente 265 dólares, se eu não me engano, em outro site. O marriott ofereceu 25% de desconto pelo BRG em cima da tarifa que eu encontrei, o que resultou na tarifa de U$198.

        • Ricardo Bacci

          Desculpa ter perguntado no post acima, mas foi em um dos sites que vc costuma pesquisar? Kaiak etc?

  • Veja a lista que o Gustavo colocou e vai entender: muitos sites oferecem, além da equiparação da tarifa um bônus, como descontos ou vouchers

    • Arthur

      25% de desconto por ter solicitado o Best rate

    • Marcio K.

      Opa, obrigado, não tinha entendido tbm, agora to caçando descontos vlw!

    • Ricardo Bacci

      Denis, No Radisson cotei mesmo hotel mesma data mesmo apt etc… me enviaram um email que nao iam dar os 25% porque no booking o cancelamento podia ser feito ate o dia 25 e o radisson ate o dia 26… ridiculo nao>

  • Maiara

    Parabéns pelo post!

  • Zairiane

    Parabens pelo post!! Excelente…

  • Sergio Esteves

    Se a reserva foi feita diretamente pelo site do JW Marriott, como foi feita a busca para encontrar uma tarifa melhor? Qual site foi utilizado? A outra reserva cancela automaticamente? A primeira reserva foi feita pelo site do hotel mesmo?

    obrigado

    • Gustavo Saddi

      – Eu fiz a reserva no marriott.com;
      – Pesquisei nos sites que eu indiquei no post para encontrar uma tarifa mais barata e a encontrei em outro site (infelizmente não lembro qual). Não reservei no segundo site.
      – Encaminhei o pedido de BRG através do formulário do próprio site
      – A reserva não é cancelada, apenas os valores são alterados.

      • Daniel Henriques

        Cara, me dá uma ajuda, por favor. O BRG do site do Marriot pede o valor da tarifa reservada e a tarifa encontrada no mercado. Considerando-se o valor total da reserva (tarifa+impostos+taxas) o preço no mercado é menor do que o do Marriot, mas a tarifa diária é a mesma. A minha dúvida é qual valor deve ser considerado, a tarifa diária ou o total da reserva?

        • Gustavo Saddi

          Ja que o valor da diaria é o mesmo, coloca o valor final para ver se consegue o BRG… Mas é inusitado o site do hotel estar cobrando mais taxas… Cheque no outro site se ele diz se alguma taxa pode ser cobrada diretamente no hotel… (Por exemplo, alguns sites nao incluem a resort tax cobrada por algums hoteis, enquanto o site do hotel mesmo já a inclui no preço final)

      • Ricardo Bacci

        Respondido! Obrigado!

  • Guilherme Abrão

    Matéria de alto nível. Parabéns ao MD e ao autor.

  • Dario Nunes

    Excelente!!!! O que para alguns é trabalhoso, para mim e acho que para muitos viajantes também, a pesquisa de hotés, vôos e passeios antes da viagem é quase tão boa quanto a viagem em si. Começo a viajar meses antes, e adoro pesquisar hoteis e voos.

    • JOAQUIM

      EU FAÇO O MESMO..KKK…ME DIVIRTO MUITO COM ESSAS ”procuras”..

  • Sergio Esteves

    Então agente faz a reserva no site do hotel e procura em outros sites e caso encontre tarifa melhor eles melhoram ainda o preço e fazem algum tipo de bônus?

  • MARCOS SOBRAL

    Não consegui usar o melhor preço garantido. No site da Accor fiz uma reserva de um hotel no Sofitel Miami. Apareceu em outro site um preço menor e liguei pra lá, preenchi um formulário. Levaram uma semana para responder dizendo que foi indeferido pq minhas condições de reserva deveriam ser idênticas ao do concorrente. Neste caso, minha reserva permitia o cancelamento em até 24 horas, enquanto que o do outro o cancelamento era de 30 dias. Fora isto era exatamente a mesma coisa. O que eu fiz? Cancelei na Accor e reservei em outro.

    • Gustavo Saddi

      Então, os termos de cancelamento são bem diferentes. Um permite o cancelamento até a véspera e o outro a tarifa não cancela com menos de 30 dias. Isto causa indeferimento em qualquer BRG.

      • MARCOS SOBRAL

        Concordo. Mas é justamente aí que se escora qualquer justificativa para indeferir o BRG. Se existir a diferença de apenas um dia, já é justificativa para indeferir. Por isso que acho quase impossível obter isto.

  • Carlos

    Eu achei muito trabalho por pouco… quantas vezes, vc realmente acaba ganhando o desconto extra ? E depois de quantas horas ? E na média (não o caso de 800 dólares acima que deve ser o maior que já foi dado) quanto se ganha ?

    • Gustavo Saddi

      Existem diversos sites que explicam melhor o BRG e onde as pessoas compartilham os descontos que conseguiram.
      Já li de pessoas que reservaram 3 diárias no Intercontinental Tahiti e ganharam uma de graça pelo BRG do ihg.com;
      Existem pessoas que reservaram um hotel do IHG por apenas uma noite e saiu de graça a hospedagem;
      Eu reservei o Renaissance em NY atualmente e consegui um ótimo desconto – vou enviar para o Denis complementar o post depois.

      É um pouco trabalhoso, mas se existe o tempo e a disposição para pesquisar, o resultado quase sempre compensa.

  • Exato

    • Beto Jundiaí

      ‘poderia ter sido a manchete da matéria’ 😉

  • Leonardo

    Parabéns pelo post e ao MD. Gostaria de compartilhar minha experiencia e verificar se ja aconteceu algo parecido com alguem. Fiz uma reserva no Bellagio anteontem por um preço bem menor que em outros sites (1/3 do preço) pelo Hotelurbano. Acredito ter sido erro pois logo após minha reserva concluida, não havia mais aquele preço disponivel. A reserva foi aprovada pelo site e a mensagem do debito no meu cartão de credito chegou em meu celular. porem, o site informou que chegaria a confirmação do hotel e esta nao chegou. Pergunto, o site devera honrar com a reserva ou eles apenas irão estornar o debito no meu cartão e fica por isso mesmo?
    Obrigado pessoal

    • Larissa ferreira

      Pelo CDC, honrar a reserva!

  • Antonio

    Ano passado fiquei no Hilton Los Angeles Airport uma noite. Paguei 200 reais e achei perfeito hotel.

  • Helder Mattos

    Faltou um link para a matéria anterior sobre Priceline e Hotwire. Principalmente para os EUA é a melhor maneira de reservar hotéis barato.

    http://www.melhoresdestinos.com.br/hotwire-priceline-dicas.html

    Sugiro o site http://www.biddingtraveller.com para auxiliar nas reservas.

  • Fernando Barontini

    Cara, pra vc pode ser pouca coisa, mas isso pode mudar os custos de viagem de muuta gente. Eu sinceramente não conhecia essa tatica. A partir de hoje vou ficar mais atento.

  • Ricardo

    Isso é agir de má fé…. se você pesquisou tudo, decidiu por uma reserva e depois de 24h achou outra mais barata nas mesmas condições, eu entendo… mas você fazer isso de propósito só pra ganhar o bônus eu acho sacanagem… afinal brasileiros sendo brasileiros =)

    • Beccon

      Ricardo, não concordo com vc e explico: os sites “vendem” preço mais baixo e, desta forma, terão que honrar com sua promessa.. Ocorre que a maioria diz que seu preço é o mais baixo (como bem mencionou o autor da matéria), mas nem sempre isso é verdade (senão todos teriam preços iguais, concorda?). Por esse motivo, os sites mais sérios propoem algum tipo de compensação caso vc comprove que els não estão praticando os melhores preços. É tudo calculado, e certamente um percentual muito baixo de pessoas faça uma exaustiva epsquisa prévia e ainda reclame. Como disse, se todos fizessem esse tipo de pesquisa, os preços certamente cairiam, já que não haveriam aqueles que compram sem pesquisar os preços, apenas se baseando na informação de menor preço garantido. Esse produto “menor preço garantido” tem um preço, e este preço só é pago aqueles que reclamam seu direito, muito poucos por sinal. Ainda, apenas para constar, esse serviço nasceu nos USA e não no Brasil, e os americanos levam demais a sério seus direitos.

    • Anon

      Sacanagem é o site dizer que você conseguiu a menor tarifa possível sendo que isso não é verdade. Tá lá você todo pimpão que conseguiu o melhor preço e na verdade foi é enganado!

    • Helena

      Correto e íntegro é o hotel que pode fazer a diária mais barata e faz mais cara.. tá certo. Se não fosse prática do mercado, o hotel nem daria confiança para o claim, acho que você não entendeu. Você pode até achar que não vale a pena o esforço, mas falar que é uma prática errada ou antiética por parte do hóspede é recalque, hein?! Não tem ninguém enganando ninguém, é uma GARANTIA de melhor preço, só não corre atrás da garantia quem não quer.

    • FerSaccon

      E quando um site estampa um selo ‘Melhor preço garantido’ quando na verdade não é, estão eles agindo de má fé?

    • JEFF

      Concordo inteiramente. Isso é fazer valer a velha “lei de Gérson”, de levar vantagem em tudo. O conhecido “jeitinho brasileiro”. Por essas e outras que sou pessimista em relação ao destino desse País.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Desculpe Ricardo, não vejo nada de errado nisso. Se o site estabeleceu uma política de menor preço garantido, cabe a ele honrar as regras que ele criou. Se houvesse má fé (o que não acredito) seria do próprio site, por iludir o consumidor que ele está reservando a melhor tarifa, mas os preços de reserva são dinâmicos e acabam gerando assimetrias como a apresentada pelo autor nesse post.

    • Luiz

      Concordo que não é má fé…!!! Na verdade é ao contrário. O hotel está dizendo (sem ter certeza) que ele tem a melhor tarifa possível. Está te induzindo a fechar lá, dizendo que se você continuar procurando você só vai perder o seu tempo!!! Isso faz com que você confie e não perca seu tempo procurando em outro lugar (e inclusive para de procurar)…
      Basicamente eles estão “blefando”, sem ter a certeza de ganhar, assumindo que esse risco a que ele se “auto-impõe” será o suficiente para te convencer a não pagar para ver…
      O que o Gustavo está dizendo é: como podem todos os sites oferecerem o “melhor preço garantido” ao mesmo tempo?” Um certamente está certo, mas todos os outros estão blefando, para nos induzir a fechar com eles.
      Nada mais justo que, quando isso não acontece, que ele pague a aposta…

    • Paulo

      Então seja “honesto” e pague a tarifa balcão espetão!

    • Mark

      To com Ricardo e não abro mão: BR sendo BR.

    • Gustavo Saddi

      Ricardo, o BRG é uma garantida oferecida pelos maiores sites de viagem e pelas maiores redes de hotéis. Como explicado no post, é uma tentativa de fidelizar seus clientes. Explorar isto, nada mais é do que fazer valer a garantia que eles estão oferecendo.

      Eles estampam gigantemente no site que a tarifa que está lá é a menor que existe. Se eles não tem condições de cumprir com o que estão oferecendo, que não o ofereçam.

      Agora, se você não quer ir atrás dos benefícios que lhe são oferecidos como forma de prová-los que estão errados, fique à vontade.

      Outra coisa, os sites das redes de hotéis usam o BRG, por exemplo, como forma de corrigir o preço que está sendo repassado aos sites das agências. Exemplo: O hilton cobrando $300 pela diária e o expedia vendendo por $200. Ao alguém enviar uma reclamação de BRG, o Hilton notifica o expedia para equiparar o preço.

  • Marcela

    So pela dica do Kayak ja valeu! to vendo uma diferenca muito menos nos precos deles comparado aos do Hoteis.com… valeu!

  • Luísa

    Não entendi direito.
    Reservo no hotel, acho um preço melhor em outro site e tbm faço a reserva nesse site?
    Preciso fazer a reserva nos dois lugares?
    Depois preencho o BRG do hotel e é possível que eu consiga o mesmo preço mais baixo encontrado no outro site mais um bônus?
    É isso??

    Obrigada!

    • Gustavo Saddi

      Luíza, um exemplo prático…

      – Você quer ficar no Hyatt. Faz a reserva apenas no hyatt.com
      – Encontra uma tarifa mais barata no booking.com com as mesmas condições de cancelamento e benefícios (café-da-manhã). Não precisa fazer reserva no booking.com
      – Volta no site do hyatt, preenche e envia o BRG. Caso eles aprovem, você irá pagar a mesma tarifa mais barata encontrada (do booking.com) com um desconto de 20%. Eles enviam um email com a tarifa atualizada, sem precisar de fazer nova reserva.

      É isso.

      • Luísa

        Ah sim, entendi!!!

        Obrigada!!

  • Rodrigo Oliveira

    Nas grandes redes hoteleiras existe uma equipe e/ou software que monitora discrepância de tarifas nos sites como a decolar, Booking e demais.
    Se vc garante a menor tarifa na Booking, outros sites também tem que ter o mesmo valor direto no site do hotel/rede. Assim evita maiores problemas.
    Salvo quando acordos diferenciados.
    Tem também tarifas não reembolsáveis, mas é arriscado. Mesmo assim, se houver imprevisto e ligar diretamente pro hotel você pode ter chance de não ser cobrado caso não compareça.

  • Leonardo Pereira Cassol

    Gustavo, parabéns pelo post! Muito bom! Uma dúvida: em suas pesquisas você encontrou algum padrão de comportamento positivo ou negativo de algum dos sites que você citou, seja por terem os melhores preços ou serem mais céleres na concessão de do BRG, seja pelo oposto?

    • Gustavo Saddi

      Obrigado Leonardo!

      Pelo que já percebi, o ihg.com tem a política de BRG mais restrita. Qualquer coisa mínima discrepante eles tendem a negar a requisição. Já me negaram porque no site do ihg.com eu reservei um quarto “deluxe com cama king size,” encontrei em outro site um quarto que era apenas “deluxe”. Eles negaram porque não havia como ter certeza que era o mesmo quarto (segundo o email, eles possuiam também um deluxe queen que estava esgotado no site. mas devo confessar, essa tentativa do ihg.com foi a minha primeira, ainda inexperiente).

      No entanto, já li relatos de ter sido negado no ihg pois no site deles a tarifa era reembolsável até 24h antes do checkin enquanto no outro site era até 72h.
      Mas também eles possuem o melhor benefício – diária grátis.

      No marriott.com consegui por 2 vezes o BRG na primeira requisição. Na duas o desconto final foi ótimo.

  • Andre Garcia

    *Ótima* matéria! Valeu!

  • Cersei Depiladora de opiniões

    Nota 10! Parabéns.

  • Marcio K.

    Opa, acabei de fazer um teste. Reservei o Sheraton Atlanta, por USD 120/diaria com opção de cancelamento gratis (sem cancelamento, era 84). Enviei o link do Booking por USD 84 com cancelamento gratis, então devo reservar por 84 – 10% de acordo com as regras do BRG, bom não é muito, mas devo economizar uns 30 reais (2 diárias), fiz mesmo como teste, assim que tiver a resposta eu confirmo aqui.

    • Marcio K.

      Bom, não aceitaram, disseram que no site do sheraton, tem o preço de 84 usd, então não é valido para o BRG, mesmo com as condições do booking melhores.

  • Marcio K.

    Também não concordo com seu comentário, se eles oferecem a GARANTIA do menor valor com bônus, eles devem cumprir essa propaganda, é uma forma de fidelizar os clientes a usarem o serviço deles.

  • sueli

    Recentemente aproveitei essa dica que li em algum lugar do MD e deu certo.
    Achei a tarifa para Hyatt Place Santiago Vitaccura, no Expedia e ela estava mais barata que a praticada pelo próprio Hotel. Preenchi o formulário específico BRG (a maioria das grandes redes possuem esse sistema) e em 24 horas me responderam dando 20% de desconto sobre a menor tarifa encontrada. Fui orientada a fazer a reserva com o valor normal do site e telefonar para um 0800 informando o código de desconto que me forneceram para que o total da minha reserva fosse alterado automaticamente. Como não sou fluente em inglês ao telefone, expliquei a minha limitação por email mesmo. Tive que confiar. Fiz a reserva e algum tempo depois o valor já estava alterado. Valeu muito a pena!

  • mariana

    óooootima dica!

  • cassio

    muito bom , obrigado por essa excelente dica

  • Guest

    Eu realmente devo ser muito burro. Li, reli, li outra vez e não entendi.

  • Emily

    Ontem tentei uma reserva usando a BRG no site do Hyatt de Tokyo, comparando com o preço de um site espanhol, o Destinia. Fiquei frustrada porque, apesar das tarifas serem absolutamente com as mesmas condições, eles disseram que o Destinia exigia uma conta (na verdade só um cadastramento de email) e que por isso não valia!!! Estranho…

  • Felipe

    Gustavo você acha que vale mais a pena essa sua tática do que usar os lances através do Priceline?

    • Gustavo Saddi

      São métodos diferentes para conseguir um hotel com tarifa menor. Ainda não utilizei o priceline/hotwire por não me sentir confortável em reservar um hotel sem ter certeza de qual é… Apesar de já ter visto os sites que dão grande probabilidade de você saber com antecedência qual é o hotel, ainda fico com um sentimento meio ruim… Um dia ainda irei utilizar um destes sites…

      • natassi

        Oi Gustavo, tudo bem? Mais uma vez, parabéns pelo post e obrigada por dividir sua dica conosco. Você poderia me dizer que sites são esses que dão essa grande probabilidade de você saber com antecedência qual é o hotel? Obrigada.

  • Léo

    Seguinte: depois de muito ler, entendi. Eu não estava entendendo, por que estava procurando em sites com domínio nacional. Então, esse método só se aplica apenas aos sites “.com” e não os com domínio “.br”, correto?

  • roberto

    Fiquei com uma dúvida: é possível saber de antemão se você vai ter um desconto/bônus/diária/chocolate/cerveja/prostituta/etc antes de solicitar o BRG ou eu tenho que solicitar pra ver?
    Ótimo post, obrigado!

  • Gustavo Saddi

    Queria agradecer ao MD pelo ótimo site e também a todos pelo incentivo positivo após o post. Tentarei responder os comentários em seguida… 😉

  • Gustavo Saddi

    Eu acho arriscado reservar tarifa não-reembolsável e mandar um BRG. Frequentemente deixamos algo passar, o nosso pedido ser negado e ficarmos presos na tarifa mais cara.

  • Gustavo Saddi

    Tem que ver se nos termos do BRG do Hyatt diz que a tarifa tem que estar disponível para visualização pública… Aí realmente requisição com tarifas de sites que exigem cadastro estão sujeitas a serem negadas…

  • Nós é que agradecemos, Gustavo, pelo brilhante artigo! Espero que seja o primeiro de muitos! Abraço!

  • Paloma

    Já utilizei a Garantia de Equiparação de Preços no hoteis.com. Reservei o hotel com bastante antecedência e, uns 3 meses depois, achei em outro site mais barato. Liguei pro atendimento ao cliente, durante a ligação o atendente verificou o site em que achei a tarifa mais barata e efetuou o estorno no meu cartão. Então, a equiparação ocorre mesmo depois das 24h da compra! Abs!

  • Breno Pereira

    Parabéns! Ótimo artigo Gustavo. Mas isto funciona também com pacotes (aereo + reservas) para viagem no Brasil e em sites tipo CVC e submarino?
    Estou programando minhas férias e já achei uma diferença considerável dependendo do site de busca.

    • Gustavo Saddi

      Quase certeza que não vale… Leia os termos do BRG do site de seu interesse para ter a certeza

  • Daniel Henriques

    Pessoal, quero reservar uma bandeira do Marriot. Lá no site, o formulário do BRG pede a tarifa do Marriot e a tarifa encontrada do outro site. As tarifas são as mesmas, mas o valor total da reserva é mais barato no outro site. Diferença de 200 USD. Neste caso, informo o valor da tarifa ou o valor de todas as diárias com os impostos, etc etc?

    • Gustavo Saddi

      Cheque se neste outro site os impostos estao sendo cobrados todos, pq eh muito estranho a tarifa do quarto ser a mesma e ter uma discrepancia grande na final… De qualquer forma, envie o formulario de BRG colocando na observacao final a tarifa total dos dois sites para ver se realmente existe esta diferenca… Existindo, creio eu que os termos do BRG devem se aplicar!

  • Lais

    Excelente dica !! Vou tentar na próxima reserva de hotel

  • Marlim

    Gostaria de acrescentar o fato de que o booking.com, que é o que eu mais
    utilizo, tem uma peculiaridade, uma espécie de programa de vantagem/fidelidade
    chamado GENIOUS. Esse programa oferece tarifas diferenciadas de verdade, com
    cerca de 10% de desconto em cima de valores já reduzidos e é ativado na conta
    do booking após você fazer acho que 6 ou 8 reservas pelo booking no ano. Já
    confirmei valores comparando com outros sites e entrando em contato por telefone
    e e-mail diretamente com os estabelecimentos. Não sei se outros sites também dispõem de um sistema desses. Gostaria de saber. Mas outro ponto excepcional do booking é o suporte. Eles ligam para os hotéis na hora para tentar atender às solicitações dos clientes e comigo sempre conseguiram resolver. O suporte deles é excelente.

  • natassi

    Ótima dica, Gustavo. Valeu!

    • Luiza

      Boa noite! Consultando o preço de hoteis durante a madrugada, percebi que um Hotel em Las Vegas, por exemplo, o Cosmopolitan, com uma diária de R$860… se fizer a consulta sem data definida cai para R$250! Alguem ja comprou dessa forma? Comprando com antecedência acredito que seja mais dificil baixar tanto o valor… é mais interessante esperar pra comprar perto da viagem?

      • Luiz Horowitz

        Quando voce faz a pesquisa sem data definida, na verdade ele te ja tem uma data definida sim, sao as datas onde as diarias sao mais baixas, `a partir de…`, ai voce tem que ver quais datas sao as que eles oferecem por aquele preco e se te interessam!

  • Gustavo Saddi

    Tem um post aqui no MD muito bom sobre o hotwire e priceline onde eles citaram estes sites… Inclusive alguns comentarios acima este post foi citado

    • natassi

      Obrigada, Gustavo.

  • Gostei tanto desse post que indiquei ele aqui: http://
    farofadecevada.blogspot.com.br/2014/10/achei-por-ai-links-da-semana-2892014.html Espero que goste!

  • Liliane

    Agradeço a dica!

  • Elisa

    Nossa, obrigada pelo post!! Muito útil!!!
    Sempre reservo hotéis da rede Accor e não sabia disso!

  • Marco Antonio

    Alguém sabe dizer se o expedia do Brasil também tem o BGR ?

  • Barbara

    Quanto tempo pra eles responderem no ihg?
    Se demorar a tarifa do outro pode subir aí não vale!
    Ta fazendo 24h q fiz o pedido… Essa demora pra saber se deu certo é desesperadora!

    • Barbara

      Ha! Deu certo! Ameeeiii isso loucamente!
      Faço tudo por um desconto e adoro pesquisar muito os locais que vou viajar. Ou seja, esse post foi pra mim!
      Vou ficar 2 noites em Miami e ganhei a primeira diaria no IHG! uhuuu…economizei uns $200.
      Valeuuuu

  • Aclarando primeiro que trabalho com a Hilton (para neutralizar qualquer vies involuntario) e que sou argentina (para me desculpar pelo meu Português), queria fazer um aporte nesse interessante artigo:

    Mesmo se você não achar uma tarifa mais baixa em outro canal (assim que os sistemas vão ficando mais sofisticados, as ocorrências de falta de paridade são cada vez menores), você sempre consegue um “plus” reservando direto com o hotel.

    Qual é a diferença? As Agências de viagens online, na maioria dos casos não dão pontos nos programas de lealdade dos hotéis (dão os beneficios do seu status, mas não os pontos pela estada). Só ganha pontos se você reservar direto.

    Quando você começa viajar, aquele negócio dos pontos parece bobagem… no final das contas, nunca vai chegar juntar suficiente para aquelas férias de sonho no Bali. Mas eu perdi muito dinheiro por achar isso! Todo suma, e você nunca sabe o que o futuro depara.

    Me lembro num dos ultimos flash sales que tivemos, a maioria dos hotéis estavam por $99. Além disso tinha uma promoção de triplo pontos nas estadas de final de semana. Só ficando duas noites você conseguía suficientes pontos para ficar de graça no Hilton Garden Inn em Tucuman.

    Provávelmente muitos de vocês não vão visitar Tucuman, mas queria exemplificar como os pontos valem muito mais do que a simples vista acreditamos 🙂

  • Sim ridículo! Usaram um detalhe insignificante para escapar da obrigação anunciada por eles!

  • lilikete

    Só pra lembrar que o Hoteis.com tb tem esse sistema para alguns hotéis (em geral sem cobrança de cancelamento da reserva) e que não dá desconto, mas vale mesmo depois de 24 horas da reserva – diz no site que vale até o dia anterior ao check in -, ou seja, dá pra utilizar caso haja alguma promoção depois que você tenha reservado, e eles possuem um programa de fidelidade em que você ganha uma diária a cada 10 utilizadas, o que dá “mais ou menos” um desconto de 10%. Ah, e cobra em real, com parcelamento no cartão (E não, eu não trabalho para o Hotéis.com, é só uma dica!)

  • Igor

    Essa política de melhor preço garantido é uma piada! Fiz a reserva em um Sábado à noite (14/03/2015) no site da IHG e, logo após, encontrei tarifa mais barata no http://www.hoteis.com e fiz o pedido de melhor preço garantido. Hoje pela manhã (16/03/2015) ao fazer novamente a busca no http://www.hoteis.com verifiquei que não há mais nenhuma opção de quarto para reserva no Intercontinental Sao Paulo! e, claro, na parte da tarde do mesmo dia (16/03/2015) recebo um e-mail deles dizendo que não foi concedido pois não foi possível achar nenhum quarto disponível no http://www.hoteis.com para aquelas respectivas datas, sendo assim, impossível de verificar.

    Assim fica fácil demais não concederem o “melhor preço garantido”.

    Não aceitam “printscreen” como forma de prova.

    Depois da minha solicitação as tarifas “sumiram” misteriosamente do http://www.hoteis.com.

    Resumo: Se eles perceberem que irão ficar no prejuízo; (no meu caso fiz a reserva no IHG por aproximadamente R$ 1.000 a diária e achei depois por aproximadamente R$ 350,00), fica fácil demais não concederem o melhor preço garantido pro cliente.

  • Marcelo Domingues

    Acabei de economizar 150 reais e receber um “voucher” de 150 reais da Expedia.com numa reserva de hotel em Atenas…

    Agora é ver se funciona mesmo pois segundo eles a diferença e o bônus serão creditados em até 15 dias depois da hospedagem…