Especial: Roadtripping nos Estados Unidos 13 – O fim do caminho: Highway 1

Denis Carvalho 7 · maio · 2012

A viagem da jornalista Isabela Rios pelos Estados Unidos chega a seu ponto final: San Francisco. Antes da cidade, porém, uma passagem pelas deslumbrantes paisagens da rodovia Highway 1 e suas praias. Acompanhe:

As listas “paisagens que você nunca veria do avião” ou “motivos para pegar a estrada” foram gigantes durante toda a roadtrip e nosso último trajeto ocupou, sem dúvidas, o primeiro lugar.

Os 850 km da Highway 1, que liga Los Angeles a San Francisco formam um caminho que todos têm que percorrer uma vez na vida (ou mais, porque eu quero voltar). Paisagens impressionantes, praias lindas e cenas que não saem da cabeça. Nosso trajeto levou cerca de 10 horas, isso porque paramos milhares de vezes para fotos e fizemos uma parada especial em uma das praias – um lugar onde da areia não se vê nenhum sinal de civilização. Sem construções, casas ou pessoas, o lugar se tornou um dos meus preferidos, de todos os que já visitei. O nome? Nem placas eu achei, só sei que é alguma faixa de areia entre Gaviota e Jalama Beach. (rs)

Algumas dicas: não deixe de olhar a previsão do tempo e escolher dias de sol para pegar a estrada e abasteça o carro antes de iniciar, não é fácil achar postos de gasolina por longos trechos da Highway 1.

O caminho possui diversos mirantes, e algumas paradas são obrigatórias. A Bixbi Bridge é uma ponte construída em 1932 com uma arquitetura impressionante, pare no mirante depois da ponte (sentido norte) para fotos. A região de Big Sur é um lugar lindo com diversos pontos de parada e dos mirantes é possível avistar leões marinhos brincando e tomando sol nas praias. Atenção na direção: o trecho de estrada é cheio de curvas. A cachoeira Mc Way Creek é outra visão inesquecível. Ao entrar no parque estadual Julia Pfeiffer Burns você deixa o carro no estacionamento e caminha até o mirante com uma visão da cachoeira despencando direto na areia branca da praia.

Cruzamos a cidade de Pacifica e meus olhos se encheram de lágrimas (sim, teremos algumas frases emocionais nesse post, rs). Alguns quilômetros à frente, a placa: Bem-vindos a São Francisco! Foram 6.279 km, 12 cidades e 7 dias, e o caminho terminou – cruzamos os Estados Unidos de costa a costa. O extremo cansaço deu lugar à tristeza por estar próximo ao fim e a todas as lembranças que ganhei durante a viagem, lembranças suficientes para uma vida inteira.

Mais um momento triste? Se despedir do companheiro de aventuras, nosso querido carro, o “Cookie Monster” (é essencial em uma roadtrip dar um nome ao carro e não contar o motivo do nome a ninguém, me desculpem! rs). Devolvemos o veículo no aeroporto de São Francisco. O processo foi super rápido, o que demorou foi tirar toda a nossa tralha de dentro do veículo (afinal, moramos lá por uma semana) e tirar muitas fotos.

 

O melhor momento após uma roadtrip é contar a história. Começamos pelo segurança do aeroporto, clientes da locadora, taxista, todos que perguntavam de onde estávamos vindo. Nos orgulhávamos e servíamos de exemplo. Uma sensação que ainda continua após meses.  São mais histórias do que podemos nos lembrar (ou contar! rs) e momentos que me fizeram ainda mais apaixonada por viagens, por lugares, por pessoas, pelo mundo e pelo o que mais estiver lá fora.

Enfim, a jornada acabou mas a viagem ainda não. No próximo post conto os quatro dias de festa e comemoração em uma das cidades mais encantadoras e únicas dos Estados Unidos… minha paixão por São Francisco!

Não deixe de ler os últimos posts seguintes desta viagem fantástica. Perdeu os textos anteriores? Leia os posts sobre os preparativos da viagem,  WashingtonCharlotteAtlantaAlabama,  New OrleansDallasNovo MéxicoPhoenixSan Diego e Los Angeles.  

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • acabei de fazer essa viagem, é incrível!!!

    • Bruno

      Estou planejando fazer neste ano. Eu e mais 3 amigos vamos partir de Los Angeles em direção à costa leste, sem destino definido ainda. Quando vc fez a sua viagem?

    • show!! quero preparar uma viagem dessa!

  • Diogo

    Olá,

    Gostaria de saber, se possível, quanto foi gasto durante a viagem apenas com gasolina, aluguel do veículo, hospedagem e alimentação.

    Grato!

  • Luiz Felipe Barella

    Que sonho de viagem hein!

  • Chegando ao fim!!! foi muito bom acompanhar esses posts especiais…a vontade de fazer uma viagem dessa é cada dia maior!!

  • valdemar scacalossi

    parabens Isabela , adorei sua dicas , nao sei se darei conta de fazer esse trecho todo mais uma parte irei fazer com certesa .

    abraçao

    valdemar scacalossi

  • Rose Diniz

    É difícil não se emocionar com o relato… foi uma gostosa sensação de "eu também possso" e com certeza vou seguir seus passos. Parabéns!… foi fantástico. Adorei.

  • PEDRÃO

    tem vaga no carro? 😀

    • Bruno

      Cara, apesar de ser um Ford Edge mas 4 pessoas no carro já tá no limite. Essa viagem promete!

  • Bruno Villa

    Fiz San Francisco – Los Angeles passando por varias cidades. Demoramos 3 dias pra passear, curtir, tirar fotos…

    E tenho a mesma impressão da Isabela, essa viagem é muito bonita. Paisagens, pessoas, parques, enfim… Sensacional…

    Muito legal mesmo! Parabéns pelo relato e aguardo as dicas de SF!

  • ricardo

    Fiz a Highway 1 em julho do ano passado no trajeto Los Angeles para San Francisco. No trecho que fiz até San Luis Obispo a estrada é bonita, mas não é linda pois não margeia o pacifico. Agora de San Luis Obispo para Monterey, o trecho todo é lindo, sem muitas habitações – chamado Big Sur. E, Carmel e Monterey – final do trecho Big Sur, vale muito a visita nestas duas cidades – Carmel pelo charme das ruas e por ser famoso (clint eastwood) e monterey por ter um aquario publico bem legal. Quando fui sai de Los angeles depois do almoço, dormi em San Luis Obispo e no outro dia cedo fiz o trecho do Big Sur. Cada trecho tem aproximadamente 300 km. No trecho do BigSur não tem posto de gasolina, mas abastecendo após San Luis Obispo a gasolina do tanque dá e sobra. No trecho do BigSur tem pouquissimos restaurantes…por isso é importante sair cedo de San Luis Obispo..Se tiverem mais duvidas, estou à disposição.

    • Beto

      Oi Ricardo

      Boas dicas também. Saberias me informar qual a distância entre Las Vegas e Los Angeles e qual o melhor caminho? Se tiveres dicas de hoteis neste trecho de Los Angeles a San Francisco também gostaria.

      Estou juntando os posts da Isabela para montar a minha Roadtrip

  • Luiz Tuschinski Neto

    Isabela, eu e minha filha Cintia descemos pela HW-1, agora em março/2012, de San Francisco até Santa Barbara em um dia e paramos "milhares de vezes" para fotos. Realmente é uma viagem inesquecível e estamos pensando em voltar e fazer novamente esse trecho.

    Queríamos visitar o Hearst Castle, mas não havia mais vagas para o dia. A intenção é fazer a 1 em dois ou três dias, para visitar os parques tb.

    Parabéns pelas fotos. ABraços

  • Tati

    tem vaga no carro? 🙂 (2)

    • Bruno

      O Pedrão também tá afim de encarar uma viagem dessas. Troquem contatos e combinem. Infelizmente a nossa já tá com o número de pessoas fechado. Boa sorte!

  • Maria aparecida de s

    Acompanhei toda roadtrip estou pensando em faze-la com minha familia

  • jose ricardo santos

    OiIsabela,fantastico seu relatosobre esta grande jornada, gostaria de dizer que voce me deu um grande empurrao para fazer a minha rod,por estas e outras que hoje dia 8 estou partindo de Orlando para Sao Francisco vou chegar la dia 14 e dia 16 parto para florianopolis, espero viver pessoalmente estes grandes momentos que voce viveu e nos contou com tantos detalhes.

    valeeuu.

  • Terezinha de Jesus A

    Fiquei encantada e quero fazer uma viagem dessas no ano que vem. Parabéns!!!

  • Fiz essa viagem pela Highway 1 a dois anos atrás e já sonho em voltar. O passeio é realmente maravilhoso. Pena que deixei pouco tempo no meu roteiro para fazer a viagem, ela vale 3 dias fácil, fácil. Com um dia para sair de LA e chegar em Monterey não conseguimos ver o Hearst Castle. Quem se interessar pode ver mais detalhes no meu blog http://www.viajandocomsabor.blogspot.com

  • Letícia

    A estrada é muito movimentada? Precisa usar um GPS?

    Como funciona o pedágio?

    De todos os posts sobre esta viagem, acho que este foi o que mais me atraiu.

    Também peguei um sentimento de gratidão pelo carro que aluguei para fazer uma viagem longa pela península Yucatán, no México. Um Dodge (100%) Attitude 😀 Ele me ajudou muito!

  • Nina

    Fiz essa viagem no final do ano passado, fiquei 24 dias só na Califórnia, passeio para todos os gostos, adultos e crianças ( meus filhos amaram ) e essa estrada é uma das mais lindas que já conheci.

  • Cristina

    Que peninha, eu adorava ler os relatos.

    Parabéns, se houver alguém querendo ir no ano que vem me convide por favor kkkkk.

  • Ana H

    Muito bacana!

  • Marcelo Sales

    Em san luis obispo vc visitou a fábrica da Ernie Ball? Estou querendo ir lá!

  • Pablo R Moraes

    Alguém ai tem fotos hospedado em algum site dessa viagem que fizeram?

  • Miguel

    Fiz essa viagem pela California em setembro de 2010 com uns amigos, começando por San Francisco e indo até San Diego.

    A estrada é estreita e cheia de curvas, tem momentos que você parece que vai cair num despenhadeiro, mas tudo isto vale a pena, porque as paisagens são sensacionais!!

    Quisemos fazer esta parte da viagem com mais calma, então fizemos esse trajeto em 3 dias, dormindo em Monterey e em Morro Bay. Mas visitamos também Carmel, Solvang e Santa Barbara.

    Pra quem quiser fazer essa rota, sugiro que faça no sentido San Francisco – Los Angeles, porque você viaja todo ao lado do mar.

    Recomendo a todos que puderem que façam essa viagem pelo menos 1 vez na vida!! Com certeza, eu repetirei!!

  • Rachel S

    Legal! Tem um casal brasileiro que está fazendo uma viagem dessas: 46 dias cruzando os EUA de leste a oeste. Eles atualizando quase que diariamente o blog http://www.us42.blogspot.com.br/. Saíram do Brasil dia 26 de abril e devem voltar só começo de julho. Vale a leitura!

  • ricardo

    Solvang eu conheci entre LAX e San Luis Obispo…muito interessante a cidade…toda holandesa…compramos umas bonecas que pareciam de verdade..coisa bem barata que no brasil custa uns R$ 500,00. Dizem que em Solvang tem uma industria famosa daquele relógio do cuco.

  • ricardo

    Ola beto….Las Vegas para Los Angeles tem somente um unico caminho pela Interstate 15. Eh uma boa estrada dupla e leva +- 4 horas para vc percorrer os 400 KM entre as duas cidades. Em Barstow (+- no meio do caminho) existe um local interresante: ghost town que é uma cidade estilo velho oeste que foi preservada. Vc parece que está num filme de faroeste. Veja o site do ghost town e se tiver tempo vale a visita. Entre LAX e SFO, eu dormi em San Luis Obispo. Fiquei num hotel que era bem simples, somente para uma noite mesmo e por isso não te recomendaria pois não sei quanto está disposto a pagar por uma noite de hotel. Acordei cedo e as 14 horas já estava em Monterey. Em Monterey fiquei mais 1 dia pois tem bastante coisas legais lá. E não esqueça de conhecer Carmel – e deslumbrante as paisagens desta pequena cidade. Em Carmel tem uma rota chamada 17 Miles que é bem interessante pelos campos de golfe (paga-se US$ 10 pois o local é um condominio fechado). E, faltei de mencionar no post passado a cidade de Solvang – fica entre San Luis Obispo e los angeles. Bem interessante pela decoração holandesa e acredito que em 1 tarde você se diverte na cidade.

  • Nina

    Entre Las Vegas e Los Angeles, tem uma cidade fantasma chamada CALICO não deixe de conhecer, muito legal.

  • Mauro

    A Isabela Rios tem algum Face ou um lugar para que possamos ver mais fotos da viagem?

  • Mariana Lopes

    Gente, estou aqui agora mesmo fazendo essa viagem. Vim de SFO pra Monterey pelo caminho que o GPS me deu e não foi pela Highway 1. Daqui seguiremos em direção ao Sul, destino final LA, mas queria saber, please, se alguém pode me dizer como eu faço pro GPS me dar o caminho da Highway 1? OBrigada!!

  • Adriel

    Highway 1, também conhecida como Pacific Coast Highway.

  • Adriel

    Dirija para o oeste toda a vida! Uma hora chegarás nela!

  • Marcos

    Eu viso muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito fazer uma viagem dessa!!

    Roadtripping pela costa oeste dos EUA de Los Angeles até Las Vegas e depois pegar um voo pra NY, ou começar por NY, sei la!!

    Queria fazer em agosto ou setembro desse ano!! Ta foda de arranjar alguem pra ir!!

    Quem quiser manda e-mail: marcos.smp@gmail.com

    Vlw

  • PATRICIA ANA

    Amigos, estou indo para las vegas em outubro e pretendo ir de carro para Los angeles…Tem como ir pela big sur???

  • Andre Garcia

    Farei uma viagem semelhante em Abril deste ano!

    Mas o trajeto será diferente, pois chego por Phoenix, vou ao Grand Canyon, Vegas, Death Valley, Yosemite, SanFran e Highway1 até San Diego. Tenho certeza que será uma viagem p/ recordar por toda a vida!!!

    Ah, obrigado pela idéia do mapa! Comprarei um e irei marcar o trajeto perorrido. Quem sabe não vira um quadro emoldurado lá em casa? 😀

  • leonardo riera

    Eu e minha esposa fizemos essa viagem entre SF e LA em 03 dias, sendo que 02 foram utilizados em Carmel e Monterey. Achamos pouco, o ideal seriam 05 dias completos.

    Fiz um relato em meu blog, caso possa interessar.

    http://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/10/pacific-coast-highway-ou-highway-1-california/