Hertz confirma cancelamentos e alega erro em tarifa

Denis Carvalho 30 · julho · 2015

A Hertz confirmou que o cancelamento da reservas de veículos foi devido a um erro na tarifa. Segundo a locadora, o problema ocorreu em reservas feitas por meio de empresas parceiras nos dias 22 e 23 de deste mês. O cancelamento causou protesto de vários leitores.

Confira o posicionamento enviada pela empresa ao Melhores Destinos:

A Hertz informa que as reservas de locação de veículos para destinos internacionais realizadas no período de 22 a 23 de julho de 2015, por meio de empresas parceiras como Decolar, Mobicar e TAM foram canceladas devido a um erro no sistema de reservas da Hertz, que apresentou valor de tarifa muito inferior ao praticado para alguns grupos de veículos.

Dessa forma, a Hertz orienta os clientes que realizaram reservas neste período que entrem em contato com o SAC da Companhia (11) 3524-7527 para que uma nova reserva seja realizada com base nas tarifas corretas vigentes. No caso de não realização de nova reserva, os valores serão estornados em sua integralidade automaticamente ou os clientes poderão cancelar a reserva.

A Hertz lamenta o ocorrido e coloca-se à disposição por meio dos seus canais de atendimento para prestar maiores esclarecimentos sobre o ocorrido.

Os leitores que tiveram as reservas canceladas criaram um tópico no Fórum do Melhores Destinos sobre os problemas com a Hertz, para discutir o assunto.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Felipe Meyer

    Valor irrisório, podem chorar à vontade mas eles não são obrigados a honrar.

  • Ernesto Lippmann

    Tão burros!!! Se a nota da própria Hertz diz que se trata de “um erro no sistema de reservas da Hertz”, a locadora é obrigada a honrar a oferta que fez pelo CDC. Pior do que errar é passar atestado de burrice para o consumidor e para o poder judiciário.

    • Thiago

      negativo. jurisprudência é pacífica nesse ponto, não precisa cumprir a oferta. visa evitar o enriquecimento ilícito.

      • disqus_HSYIlkWPyD

        Ta Serto!

        Empresa errou que arque com as consequências, CDC ta ai pra isso.
        Ao invés disso manda um foda-se pro consumidor.

        • Thiago

          CDC tem dispositivo protegendo as empresas nesse tipo de caso.

          • disqus_HSYIlkWPyD

            Aham, senta lá Claúdia.

            Empresa assumiu o erro, qual dispositivo protege ela disso?

          • Thiago

            art. 4º inciso III do CDC.
            Tu pode achar o que tu quiser, mas a jurisprudência brasileira pensa nesse sentido.
            Quem entrar na justiça vai perder.

          • disqus_HSYIlkWPyD

            Falo o Guru das jurisprudência inexistentes.

          • Thiago

            Sou advogado especializado em direito do consumidor, mas se tu não quer acreditar no que eu te digo, problema é teu. Continua vivendo na tua ignorância.
            Quero só ver alguém processar e ganhar.

          • disqus_HSYIlkWPyD

            Parabéns fera!

          • Ernesto Lippmann

            Thiago, porque voce não junta as suas jurisprudências, para avaliar se elas batem com o caso concreito, em que houve pagmaento e emissão de voucher.

          • Thiago

            Porque não quero ter esse trabalho kk, só to dando a informação. Quem achar que é mentira, paciência.
            Teve o famoso caso do PC Walmart por 600 reais (apareceu até no Celso Russomano) que teve muito juiz dando improcedência por valor irrisório (o que eu discordo), imagina numa reserva de carro de luxo por 1 mês ao custo de 90 reais. Se for ter alguma decisão de procedência vai ser muito isolada, praticamente impossível.

          • Thiago

            Mas longe de mim querer desestimular alguém a processar a Hertz… vai no JEC e tenta, a tenteada é livre e não custa nada. Só acho difícil ganhar.
            Até acho que a Hertz merece gastar uns trocos se defendendo nos processos, deixou a oferta errada por muito tempo. Poderia ao menos oferecer um desconto aos clientes que compraram com bug (tipo 50% off), mas nem isso fez.

        • Jean

          Alguém que escreve algo como “Ta serto” não tem capacidade para estar na discussão.

  • Muita gente quis se aproveitar e a Hertz vai aplicar a lei.
    Se o valor é irrisório já era. o CDC já prevê estes casos.

  • Ernesto Lippmann

    Et…. Valor irrisório faz parte de estratégias promocionais no mundo inteiro, vide a passagem a 1 Euro da Raynair, por exemplo. O valor irrisório não é desculpa para não honrar o combinado, especialmente depois de aceito o contrato pela empresa, o que se dá pelo débito no cartão de credito e emissão do voucher.

    • Leonardo Azevedo

      Excelente colocação Ernesto. Concordo com você.

      No mercado de turismo vemos frequentemente promoções absurdas de tão baratas. Já voei ida e volta pela Gol pra Salvador pagando R$ 0,50 (isso mesmo, cinquenta centavos). Também já peguei promoções da gol por R$ 1,00 ida e volta.

      Em todos os casos eram promoções reais e não se tratavam de erro da companhia.

      Esses são apenas 2 exemplos que aconteceram comigo. Mas quem acompanha o MD está cheio de outras tantas histórias de promoções fantásticas pra contar.

      Aluguel de carro nos EUA têm tarifa no Priceline a partir de US$ 3.00 a diária. Quem é cadastrado no site já deve ter recebido mala direta deles nesse sentido.

      Se existem promoções reais nesses termos a promoção da Hertz não é flagrantemente um erro, de forma que o consumidor não tinha como identificar de cara que se tratava de um erro, nem se pode presumir que o mesmo agiu de má-fé.

      Assim como tantos outros também sou advogado especialista em direito do consumidor e no meu entender o consumidor, hipossuficiente que é, tem que ser protegido. A empresa, tendo em vista seu poder econômico, tem que ser obrigada a honrar a oferta e ainda indenizar por danos morais nos casos em que houver o cancelamento arbitrário da reserva.

      Esse é o meu entendimento, mas como cada cabeça pensa diferente, creio que cada ação terá um julgamento diferente a depender do juiz.

  • Ludwig von Mozart

    Valor irrisório é um dos conceitos mais subjetivos que existem.

    • Thiago

      concordo, mas nesse caso não tem muito choro. é muito escancarado o valor irrisório kkk

    • Flavio Nichikuma

      Também concordo irrisório para uns, nem tanto para outros. Agora é pacifica a jurisprudência, se a empresa informa em uma errata que foi falha de sistema, não esta obrigada a cumprir o erro, desde que divulgado de forma clara, e ao que me parece é o caso. CDC protege tantos os consumidores como também as empresas. Se alguém pensar ao contrário ótimo, somos democracia, mas será uma aventura jurídica.

      • Janainna

        Acontece que ela não publicou errata, somente depois dos protestos, uma vez que cancelaram as reservas sem ao menos avisar que iriam cancelar. Os pagamentos foram feitos e continuam com o dinheiro depois de 8 dias. Você liga, perguntando como será o tal desconto, dizem que ainda não foi liberado. Pior, o valor do desconto é baseado num valor absurdo, o dobro do preço real. Se vc fizer uma reserva em qq lugar ou até mesmo ligando sem mencionar desconto o valor da reserva é a metade sem desconto algum. Em contato com eles por diversas vezes eles disseram inclusive que iriam honrar. Isso pra mim foi jogada de marketing. Dólar alto, passagens canceladas, número de locação caindo a cada dia, lançaram essa para vir com desconto falso e alguns aceitarem, como já estão aceitando. Fora isso tudo, uns foram contemplados. Sem critério. Honram para uns e outros não! Faz me rir essa empresa!

        • Thiago

          Jogada de marketing? Pelo amor de Deus. Quem é que vai fazer uma jogada de marketing com o objetivo de cancelar as reservas de todo mundo e deixar os clientes insatisfeitos?

          • disqus_HSYIlkWPyD

            A Hertz!

      • disqus_HSYIlkWPyD

        Ta serto (2).
        Que jurisprudência fio, acorda!

  • Fernando

    Mas eles podem cancelar assim? Não fui afetado, mas me interesso por questões ligadas ao direito do consumidor. Se anunciou no site e a pessoa comprou, c’est fini! É assim que eu entendo. Eles devem honrar? Ou eles podem simplesmente sair cancelando assim?

    • Ernesto Lippmann

      Fernando, meu entendimento e este, a ofrerta deve ser cumprida, salvo se tratar de erro evidente e corrigido prontamente o que não foi o caso. Digo isto sem nenhum interesse pessoal, pois não comprei a promoççao apenas como advogado que sou. Acho ridiculo quase uma semana depois a empresa dizer que houve um “erro”, até porque neste espaço de tempo certamente haveria outras promoções interessantes que não foram utlizadas pelo consumidor. NosEUA, dependendo da data, e da cidade o site hotwire.com tem alugueis de carro a partir de U$ 10 por dia.

      • Leonardo Azevedo

        Excelente colocação.

        No mercado de turismo vemos frequentemente promoções absurdas de tão baratas. Já voei ida e volta pela Gol pra Salvador pagando R$ 0,50 (isso mesmo, cinquenta centavos). Também já peguei promoções da gol por R$ 1,00 ida e volta.

        Em todos os casos eram promoções reais e não se tratavam de erro da companhia.

        Esses são apenas 2 exemplos que aconteceram comigo. Mas quem acompanha o MD está cheio de outras tantas histórias de promoções fantásticas pra contar.

        Aluguel de carro nos EUA têm tarifa no Priceline a partir de US$ 3.00 a diária. Quem é cadastrado no site já deve ter recebido mala direta deles nesse sentido.

        Se existem promoções reais nesses termos a promoção da Hertz não é flagrantemente um erro, de forma que o consumidor não tinha como identificar de cara que se tratava de um erro, nem se pode presumir que o mesmo agiu de má-fé.

        Assim como tantos outros também sou advogado especialista em direito do consumidor e no meu entender o consumidor, hipossuficiente que é, tem que ser protegido. A empresa, tendo em vista seu poder econômico, tem que ser obrigada a honrar a oferta e ainda indenizar por danos morais nos casos em que houver o cancelamento arbitrário da reserva.

        Esse é o meu entendimento, mas como cada cabeça pensa diferente, creio que cada ação terá um julgamento diferente a depender do juiz.

  • eROS aLEXANDRE

    E muito cuidado com as cobranças em duplicidade ou mais. Fui cobrado com aproximadamente 114% a nais no meu aluguel normal.

  • Marco

    Se eu assinar um cheque com um “zero” a mais (R$100.000,00 ao invés de R$10.000,00, por exemplo), não serei obrigado a honrar? Ou poderei simplesmente pedir desculpas publicamente ao credor e cancelar o cheque?

    • Waltinho Nolasco

      Pode cancelar o cheque e emitir outro com o valor correto.

    • gabriela

      A Lei te protege nestes casos. vc pode cancelar o cheque, e nao precisa pedir desculpas ao credor.

    • claudio azevedo de melo.

      O que vale é o vlr.por extenso.

  • Diego Saraiva

    Vamos dar uma pausa na discussão para falar de coisa boa? Vamos falar da nova Iogurteira Top Therm, é com você Araci!

    • Rafael Andrade

      Hahahahahaha, mito!

    • Dat S

      E isso aí Araci! Muito bem, agora vamos falar da nova Tech Pix!!! Que maravilha….

  • Diego Santos

    Pessoal que reclama do cancelamento da Hertz, é tão oportunista quanto nossos representantes em Brasilia. O camarada ficaria com um carro por 28$ mês ? No sense total.

  • Rodrigo

    Alguém poderia dar um exemplo do valor da diária (e categoria do carro) na “promoção”?

    • YuriBF

      Alguém publicou no forum do MD que conseguiu a cotação de uma RAV4 por um mês nos EUA por R$ 89

  • Ray

    A Hertz enviou um email oferecendo um desconto para quem teve a reserva cancelada.

  • Ray

    A Hertz calculou o “valor correto” da reserva e enviou um desconto para quem teve a reserva cancelada.

    Mas detalhe, o valor que eles calcularam é maior do que o valor apresentado no próprio site da empresa simulando a locação.

    Isso ainda vai longe…

  • Papel Aluminio

    Saiu por qt o aluguel de carro nesse erro?

    • Deyvisson F. R. Almeida

      90 reais 30 dias.

  • Alex Lag

    O pessoal fazendo fiasco por uma locação de carro????

    Tem que estar muito mal $$$$

    Já vi gente fazendo fiasco virtual por erro de tarifa aérea…mas por erro em tarifa de locação de carro??? (para ganharem +- 100 dólares????)

    Só podem ser Ptistas

    • Tiago Sampaio

      Que comentário imbecil. Deve ser do ponto de vista que o país deve ser dividido por conta de opinião política.

      • Alex Lag

        Que comentário paspalho e que frase mal redigida!

  • Qual foi o motivo de posteriormente pagarem antecipado?
    Qual foi o motivo de quererem fazer o check-in antecipado quando normalmente é feito em cima da hora?
    Porque sabiam que tinha sido um erro e quiseram arriscaram.
    O CDC existe para proteger tanto o consumidor como também a empresa e, no caso, se todos sabiam que estava errado já existe jurisprudência dando ganho de causa para a empresa.
    Mas tudo será uma batalha jurídica. Qualquer um pode ganhar.
    Boa sorte a todos.

    • MARC

      Ola… os tribunais do brasil são uma loteria , por isso aconselho a todos entrarem com ação.. … sou comerciante ,e tenho um website.. ano passado , um produto meu foi anunciado incorretamente , o preço era de 239 reais , sai por 23,90 reais.. quem comprou nao so me processou , como processou o buscapé , que tambem mostrou a oferta… o advogado me garantiu causa ganha , tanto pelo cdc , como por outras jurisprudencias , de preço vil , enriquecimento ilicito.. etc , etc…..Chegou la o Juiz nao so me fez entregar o produto , ate certa data limite , com mutla diaria de 50 reais se nao o fizesse , como ainda deu indenização de r$ 3 mil reais ao requerente por danos morais…..para ver que não existe causa ganha , E COMO DIZEM , DA CEBEÇA DE JUIZ PODE SAIR QUALQUER COISA…. Agora , tamebm sou assim….. qualquer problema , por minimo que seja , vou ao pequenas causas….

  • RABUGENTO SFQNS

    Como se diz sempre: Errar é humano mas persistir é burrice.
    Foram dois dias de tarifas erradas. Merecem gastar com alguns processos.

  • Marcio

    Foi sarcasmo.

    • disqus_HSYIlkWPyD

      Marcio, quem não conhece sarcasmo não merece resposta.
      Mas vlw por ajudar o companheiro.

  • Lincoln

    Eu quero saber qual a opinião unilateral do melhores destinos. Foi um erro? Foi marketing? Foi a empresa deve honrar? Como o comprador deve proceder se tratando do desconhecido de valores? Como saber se tal valor era promocional ou erro por mais de 48 horas de ofertas? Eh cabível a aceitação? E se fosse uma reserva imediata com a compra no dia 22 de julho de 2015 e utilização no dia 23 de julho de 2015, eles irão cobrar a diferença do valor ao retornarem com o carro? Se liberarão o automóvel para um porque não liberou para todos? Como Juiz de seus leitores e PHD em viagens rs, qual seria sua decisão?
    Vamos colocar em evidência este caso.
    Nunca fui aos USA, não sei qual seria o valor real de uma diária ou mensal, não acompanho o blog melhores destinos, não estou acompanhando diariamente minha reserva online, fui fazer o check in e estava cancelada, sem aviso prévio, email, telefonema, skype, Whats, face… Rs

    • Lincoln, pelo que a Hertz disse e pelo que apurei nos bastidores com certeza foi erro. Nenhuma estratégia de marketing pode deixar os clientes bravos com a empresa, não tem sentido! Agora se vão honrar as tarifas, acho difícil saber. Já tivemos casos de erros em que a empresa disse que não ia honrar, mas acabou honrando e casos em que cancelou. Se cabe alguma medida legal, não posso opinar, para isso melhor consultar um advogado de sua confiança!

      • Andre

        denis, só pra atualizar a conversa, a hertz, depois de de possivelmente várias notificações extrajudiciais, etc, decidiu honrar a tarifa. Acho que independente de levar pro lado judicial, se é viável financeiramente a empresa precisa tentar honrar. Como fez a Gol naquela tarifa com a cotação de 10% do valor do dólar (que saudade dela, fui 3 vezes a mais pros Eua). No fim das contas vc acaba ficando mais fiel a empresa. Eu nem cogitava voar pela Gol, hoje não tenho mais tanto preconceito. Tem que encarar como investimento de mkt no fim das contas, afinal pela matéria aqui o prejuízo de imagem corporativa que tiveram foi grande.

  • Tulis

    Bug é bug,ela não é obrigada de honrar.

  • Bruno Oliveira

    Nunca aluguei um carro, e portanto não faço ideia de quanto isso custa, nem no Brasil e muito menos no exterior. Vou para Miami em novembro e se tivesse visto essa “promoção” teria comprado sem dúvida. Agora isso é agir de má fé, isso é enriquecimento ilícito? Eu lá sou obrigado a saber quais são valores irrisórios para cada tipo de produto/serviço disponível para venda?

    Essas empresas não tem dinheiro o suficiente para contratar funcionários de TI? Isso tudo pra mim não passa de enganação. Eu não estou mendigando nada, mas se tivesse comprado sem dúvidas processaria, pois no meu ponto de vista o consumidor jamais deve sair lesado.

    • Andre

      Perfeita colocação. A história de que todos devem ter noção de preços é descabida, até pq como já disseram a Gol já fez super promoção de passagem a R$ 1,00.