Havana, uma viagem no tempo

Camille Panzera 26 · fevereiro · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Com a viagem da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil, Cuba tem sido assunto frequente nas redes sociais e meios de comunicação em todo o país.  Muito tem se falado a respeito da situação política cubana e de seus problemas, entretanto a intenção desse post é trazer à tona um outro lado da ilha, o turismo.

Em 2012, eu tive a oportunidade de desembarcar em Havana e desbravar um pouco dessa cidade tão curiosa. O fruto dessa experiência, é o Guia de Havana, que pode ser lido em nosso Guia de Destinos.

A capital cubana é uma cidade de contrastes, curiosidades, belezas e descobertas, mas acima de tudo é como uma viagem ao passado. É um lugar para esquecer smartphones e letreiros piscantes, e dar vez à simplicidade. Nas ruas as crianças ainda brincam com bola, circulam carros antigos e pessoas que não usam os últimos modelos da moda. Nos edifícios de arquitetura antiga, e muitas vezes prejudicada, mulheres estendem roupas nas janelas e turistas observam a tinta gasta das paredes, admirando cada detalhe desse “novo mundo”.

Mesmo com todo calor que faz na capital, caminhar por Havana é uma ótima maneira de conhecer cada cantinho. Reserve um tempo para andar pelo Paseo del Prado, tirar fotos no Capitólio e na Fábrica de Tabacos Patargás. Conheça as praças de Havana Vieja, como a Plaza Vieja e Plaza de la Catedral, e ainda a Plaza de la Revolución, com grandes imagens de Che Guevara e Cienfuegos. No final da tarde, acompanhe o sol se pondo no Malecón ou assista a cerimônia do cañonazo, que acontece tradicionalmente todas as noites.

Havana não é um lugar para fazer compras, gastar dinheiro ou aproveitar o luxo. É uma cidade para ser descoberta devagar, observar minuciosidades, aprender história fora dos museus e ter contato com um povo alegre, que abre sorrisos largos ao saber que o Brasil é a nossa casa. Cuba é um local peculiar, com vários problemas, é verdade, mas a tristeza está longe de ser um deles. A vida numa cidade onde circulam duas moedas não é nada fácil, porém, com a criatividade que possui esse povo, é possível deixar para trás muitas dificuldades. Viaje, conheça de perto e tire suas conclusões sobre como é Cuba.

Você já esteve em Havana? Deixe sua avaliação sobre a cidade! Quem está programando a viagem pode conferir diversas dicas, detalhes de onde ficar, onde comer, como chegar e transportes. Leia também sobre seus pontos turísticos, praiasvida noturna, o que fazer na ilha e como tirar o visto para Cuba.

Autor

Camille Panzera - Camille Editora de destinos