Upgrades: Guia completo para que sua próxima viagem seja na Classe Executiva ou na Primeira Classe

Denis Carvalho 7 · abril · 2014

Leonardo Cassol

O relato a seguir, especial para os leitores do Melhores Destinos, é fruto da minha experiência de mais de dez anos de constantes viagens internacionais e da experiência de amigos que também são passageiros frequentes e membros de diferentes programas de fidelização. Vou demostrar como a Classe Executiva e a Primeira Classe podem ser acessíveis a quase qualquer passageiro, mesmo aqueles que adquiriram suas passagens em Classe Econômica ou que não dispõem de milhares de milhas.

Antes de iniciar, lembro-me como se fosse hoje do meu primeiro upgrade de classe. Eu iria voltar de Santiago do Chile para Guarulhos em fevereiro de 2004, na minha primeira viagem internacional, e o atendente do check-in da TAM me disse que tinha uma noticia boa e outra ruim. A ruim era que o o voo estava com overbooking, ou seja, não haveria lugar para mim na Classe Econômica. A boa era que eu iria na Executiva, uma vez que eu era cartão fidelidade vermelho. Foi quando, em minha primeira viagem internacional, eu conheci o tipo mais comum de upgrade daquela época, ocasionado por motivos operacionais. Os tempos mudaram e agora há uma forte tendência entre as empresas aéreas de estabelecerem regras mais claras e inteligentes para a concessão de upgrades de classe. 

Caso você esteja se perguntando o que as empresas áreas ganham com isso, é muito simples: na maioria das vezes sobram assentos na Classe Executiva e na Primeira Classe e faltam na Econômica. A empresa pode então vender ou dar o upgrade para a Executiva e vender os assentos deles na Econômica para novos passageiros, aumentando a receita e a lotação do voo, uma vez que se o assento voar vazio ela não tem como recuperar essa receita.

Trata-se de uma poderosíssima ferramenta de fidelização, criando valor para os clientes mais importantes da companhia, com um custo de oportunidade muito pequeno para a empresa, já que os assentos estariam vazios.

Para quem afirma que viajar na Executiva ou na Primeira Classe é frescura, essa era a minha opinião 10 anos atrás. Porém, depois de descobrir o conforto das poltronas cama, que podemos comer e beber no voo como se estivéssemos em nosso restaurante favorito, e ainda de poder assistir filmes, vídeos ou ouvir música confortavelmente com fones anti-ruído, tudo isso pagando o valor da viagem de Econômica, tudo mudou… Para terem uma ideia, já comprei uma passagem para os Estados Unidos por US$ 490 ida e volta numa dica do Melhores Destinos e viajei de Executiva!

Ressalto que ter status nos programas de fidelização ou milhas para gastar torna o objetivo de conseguir um upgrade muito mais fácil de ser atingido. Mas esse benefício está acessível também ao passageiro comum, com regras diferentes, é claro. Por isso vou explicar o passo a passo para cada perfil de passageiro.

Para tornar a leitura mais didática separei as principais companhias aéreas que operam voos no Brasil em quatro grupos, de acordo com suas regras e critérios de upgrades.

Upgrades na United, Delta, American, Lufthansa e Swiss

Os americanos e os alemães realmente saem na frente quando o assunto é marketing e fidelização de clientes. As empresas aéreas dos Estados Unidos são as que possuem as melhores e mais avançadas políticas de upgrades, para a felicidade de seus passageiros. As regras detalhadas estão disponíveis nos sites das respectivas empresas, mas aqui vai um bom resumo, com um diferencial: o conhecimento de como eles aplicam essas regras na prática.

Primeira classe United
Primeira classe United

Perfil de Passageiro 1 – Viajo pouco e não tenho milhas para usar

Existem duas maneiras de conseguir o upgrade sendo um passageiro ocasional:

A primeira e a melhor delas é comprar o upgrade 24 horas antes da viagem, na hora do check-in ou entre o check-in e o embarque. Se fizer o check-in no balcão com um atendente pergunte quanto custa o upgrade e diga que você tem interesse. Se fizer pela internet ou pelo totem, consulte os menus ´Travel Options´ ou ´Upgrade Reservation´. Muitas vezes a própria empresa vai propor a oferta. O preço vai variar conforme a duração e a lotação do voo, variando entre US$ 500 e US$ 1.300. Lógico que o sucesso no upgrade vai depender de terem assentos sobrando, mas em 60% dos casos vai ser possível comprar por um preço interessante. O pagamento tem que ser feito com cartão de crédito e a reserva de assento é possível imediatamente após a compra.

Outra maneira, mais cara, porém que permite a compra com antecedência, é consultar no site sua reserva e verificar se a empresa está oferecendo upgrade para venda. Normalmente não vale a pena, pois a empresa cobra a diferença entre o que você pagou pela sua passagem e a tarifa mais barata da Executiva. Porém, se você comprou sua passagem em cima da hora ou pagou caro por ela, consulte, pois o valor da diferença pode se revelar uma grata surpresa e valer muito a pena.

Perfil de Passageiro 2 – Viajo com freqüência e ou tenho milhas para utilizar

Existem três maneiras de conseguir o upgrade tendo status fidelidade ou milhas para gastar.

A primeira opção e a mais vantajosa é utilizando os cupons eletrônicos de upgrade fornecidos gratuitamente pelas empresas para os clientes topo do programa de Fidelidade, ou seja, Global Services, Premier 1K e Premier Platinum* (United – MileagePlus); Executive Platinum e Platinum* (Americam – Advantage); Medallion Diamond e Medallion Platinum (Delta – SkyMiles); ou ainda HON Circle e Senator (Lufthansa – Miles&More).

Nesse caso, basta comprar a passagem numa tarifa qualificável e usar o cupom. A confirmação pode ser feita no dia da compra da passagem, permitindo a reserva de assento antecipada, o que é ótimo. E o melhor, é possível usar o cupom para seu acompanhante ou presentear um amigo com um upgrade. É Excelente. Se não tiver disponibilidade de upgrade no seu voo no momento da compra, é possível entrar numa lista de espera e acompanhar pela internet sua posição na fila. Se o upgrade não for feito seu cupom é devolvido.

A dica é consultar a empresa para ver se existe disponibilidade na hora da compra, pois muitas vezes mudar o horário ou o dia do voo para quem tiver flexibilidade é o bastante para confirmar o upgrade no momento da viagem. A parte ruim é que tarifas muito promocionais ficam de fora. Caso tenha interesse em se tornar um membro topo de fidelidade, esse é apenas um dos benefícios que as empresas aéreas oferecem. Aguarde um futuro post.
* Permitem upgrade via cupom apenas em voos domésticos ou regionais (Canadá, México e Estados Unidos).

A segunda opção interessante é utilizar milhas + dinheiro (só nas empresas americanas). A vantagem é que o upgrade é imediato e pode ser adquirido logo após a compra ou até o momento do check-in, mediante disponibilidade. E não há exigência de status fidelidade. Membros dos programas de fidelização com qualquer status podem adquirir. A United cobra uma tarifa fixa de US$ 500 + 25 mil milhas em voos entre Brasil e Estados Unidos pelo trecho completo de ida ou de volta. Em voos de longo curso para outros destinos varia entre US$ 300 + 15 mil milhas até US$ 600 + 35 mil milhas. Delta e American seguem um modelo muito parecido. O upgrade pode ser solicitado pelo site até 24 horas antes da viagem ou no totem e balcão do check-in no dia da viagem. As milhas devem estar disponíveis num único cartão (não precisa ser do viajante) e o pagamento do valor em dinheiro deve ser feito com cartão de crédito.

A terceira opção é comprar o upgrade no dia da viagem, na hora do check-in ou entre o check-in e o embarque. Se fizer o check-in no balcão com um atendente pergunte quanto custa o upgrade e diga que você tem interesse. Se fizer pela internet ou pelo totem, consulte os menus ´Travel Options´ ou ´Upgrade Reservation´. Muitas vezes a própria empresa vai propor a oferta. O preço vai variar conforme a duração e a lotação do voo, variando entre US$ 500 e US$ 1.300. Lógico que o sucesso no upgrade vai depender de terem assentos sobrando, mas em 60% dos casos vai ser possível comprar por um preço interessante, especialmente indo ou voltando dos Estados Unidos. O pagamento tem que ser feito com cartão de crédito e a reserva de assento é possível imediatamente após a compra.

Nos voos domésticos os membros topo recebem upgrades cortesia ilimitados em todas as empresas americanas.

Em todos os casos o acúmulo de milhas é feito conforme a classe tarifária do bilhete original. Lembrando que se você comprou o bilhete da Executiva é possível fazer o upgrade para a Primeira Classe. Em alguns casos, é possível um duplo upgrade (eu já fiz e valeu a pena).

Upgrades na TAM, LAN e TAP

Perfil de Passageiro 2 – Viajo com freqüência e ou tenho milhas para utilizar

A TAM e a LAN andam na contramão do mercado quando o assunto é upgrades. Mas isso não significa que isso seja de todo ruim. Na prática, as empresas oferecem upgrades de classe apenas para seus clientes topo da fidelidade. Ou seja, cartão Vermelho Plus e Black na TAM e Comodoro Black e Comodoro na LAN. Tem que voar muito para atingir esse status (100 mil milhas em 12 meses). 

Classe business TAM
Classe business TAM

A boa notícia é que os upgrades para os portadores desses cartões são ilimitados, isso mesmo, infinitos, desde que haja vaga no seu voo. Melhor ainda, vale para qualquer tarifa, mesmo as promocionais. A má notícia é que na TAM não é possível fazer o upgrade para um acompanhante, mesmo viajando no mesmo voo e na mesma reserva. Isso mesmo: se você estiver acompanhado vai ter que ir sozinho ou trocar de lugar com sua companhia e deixar ela ir. Muito desconfortável essa posição da TAM, pois a sua parceira LAN emite cupons para serem usados por acompanhantes. Vamos torcer para que na futura fusão dos programas Lan Pass e Fidelidade isso seja considerado.

O processo de obtenção do upgrade cortesia na TAM ainda é bastante burocrático, mas funciona. Você precisa ligar na central de atendimento (4002-5700) entre 72h e 3h antes do voo e solicitar o upgrade cortesia informando o localizado da sua passagem e o número fidelidade. O problema é que eles só informam se o benefício foi obtido no portão de embarque, ou, muitas vezes, depois que você já embarcou… Isso mesmo! E é muito difícil saber se vai ser possível ou não o upgrade, pois tripulação (pilotos) e seus acompanhantes (RIP) tem prioridade sobre os upgrades. Mas apesar da emoção, o upgrade realmente funciona. Já voei oito vezes nessa nova regra e consegui o upgrade em seis oportunidades (as outras duas eram em vésperas de feriado prolongado).

Outro ponto negativo é que a empresa informa no site que não garante a refeição de executiva para os passageiros que receberem upgrade (que pobreza o jeito TAM de ´upgradar´!!!), mas acho que na prática isso não acontece, pois nunca ouvi nenhum relato nesse sentido e eles não conseguem diferenciar quem recebeu upgrade e quem não recebeu.

A TAM também oferece upgrade para quem adquirir um bilhete da Tarifa PLUS (muito mais cara que as demais) e quiser usar pontos do programa Fidelidade. Fuja dessa opção!!! É praticamente impossível conseguir esse upgrade, pois se paga caro para ter 0,1% de chances. Eles só liberam o upgrade se houver disponibilidade de vagas na tarifa com milhas mais barata, o que é quase impossível. Além disso, se você encontrar essa tarifa vale muito mais a pena emitir direto com milhas na Executiva do que comprar a passagem na tarifa paga e fazer o upgrade, pois a diferença de milhas vai ser mínima.

Importante: os upgrades são válidos para voos TAM puros (não valem par voos operados por parceiros). Os critérios de prioridade são: 1) cartões black sobre o vermelho plus; 2) quem solicitou primeiro.

O processo na LAN é mais simples e a solicitação pode ser feita pela internet, de 48 horas até 2 horas antes do voo, incluindo o upgrade do acompanhante. Porém, algumas poucas tarifas não são elegíveis (família Base – códigos CK e SP). Mas a LAN também só confirma o upgrade no portão de embarque. A companhia chilena oferece ainda a venda de upgrades com pontos para membros do seu programa de fidelidade, dependendo da tarifa que a passagem foi comprada. Esse benefício se estende para membros Premier Silver, Comodoro e Comodoro Black.

A TAP oferece apenas upgrades com milhas para membros do Programa Victoria. Existe uma tabela fixa, sendo 25 mil milhas por trecho para upgrades entre Brasil e Portugal. A vantagem é que é possível acumular milhas Victoria em alguns cartões de crédito emitidos no Brasil. Para conseguir o upgrade é preciso ter comprado a passagem nas famílias tarifárias Classic ou Plus. As tarifas promocionais não são elegíveis para o upgrade.

Perfil de Passageiro 1 – Viajo pouco e não tenho milhas para usar

Nesse caso, infelizmente, esqueça!

Upgrade Etihad, Avianca, Aeroméxico, Copa** e Air Europa**

Classe Executiva da Avianca
Classe Executiva da Avianca

Todos os perfis de passageiro:

Esse grupo de empresas inaugurou o conceito de leilão de upgrades, através da Plataforma Plusgrade. Isso mesmo: elas leiloam os assentos disponíveis da Classe Executiva, mediante a oferta de um lance pelo passageiro. Quanto maior o lance, maiores as chances de conseguir o upgrade.

A Copa envia o e-mail para o passageiro sete dias antes do voo confirmando se há vagas e com cores indicando uma alta ou baixa probabilidade de se obte-los. Nesse e-mail ela envia um link para que se ofereça o lance. O resultado do upgrade sai 23 horas antes da viagem. O lance só é cobrado do cartão de crédito se o upgrade for concluído. Clientes do nível Premier do MileagePlus tem esse benefício como cortesia, com upgrades ilimitados. Não é preciso solicitar.

Nas demais empresas o processo é semelhante, com excessão da Air Europa e da Aeroméxico que utilizam outra plataforma de leião, a Optiontown. Nesse caso, a solicitação pode ser feita na hora da compra e a cobrança é feita pelo cartão de crédito no momento da solicitação. Caso o upgrade não seja obtido o valor é reembolsado. O resultado da solicitação é informado 24 horas antes do voo. Segundo a plataforma é possível economizar 75% em relação a tarifa básica da Classe Executiva. Lembrando sempre que o upgrade é concluído mediante disponibilidade.

Em todos os casos, o acúmulo de milhas é feito conforme a classe tarifária do bilhete original. O valor pago pode ser não reembolsável, portanto vale o cuidado de consultar com antecedência as regras e avaliar o risco de desmarcar a viagem.

**Nota: As cabines das classes executivas da Copa e da Air Europa não podem ser comparadas às das demais empresas, pois apesar do assento maior e da refeição um pouco melhor que da econômica, estão longe de ser uma poltrona-cama ou uma refeição executiva. São produtos bem inferiores.

Upgrade na Air France, KLM, Air Canada, Iberia e Emirates

Executiva da Air France
Executiva da Air France

Todos os perfis de passageiros:

Essas empresas vendem o upgrade mediante o pagamento de uma quantia em dinheiro. O upgrade pode ser solicitado entre a compra do bilhete e uma hora antes do voo. Os valores variam muito conforme a duração do voo, a empresa aérea, o tipo de aeronave e a disponibilidade de assentos na Classe Executiva ou na Primeira Classe.

Recomendações: caso tenha comprado o bilhete com muita antecedência verifique sua reserva no site da empresa aérea uma semana, 72 horas e 24 horas antes da viagem para ver as oportunidades de upgrade. Nesses períodos a empresa aérea possui mais informação sobre a demanda em seu voo e pode oferecer novos assentos ou assentos por preços mais acessíveis. Caso não tenha conseguido, pergunte novamente no check-in ou consulte o totem de auto-atendimento para ver se há opções de compra. Se tiver duvidas quanto à disponibilidade, simule uma compra de passagens na Classe Executiva ou Primeira Classe para o seu voo.

Em todos os casos o acúmulo de milhas é feito conforme a classe tarifária do bilhete original. O valor pago pode ser não reembolsável, portanto vale o cuidado de consultar com antecedência as regras e avaliar o risco de desmarcar a viagem.

Outros tipos de Upgrade: SAUA – Star Alliance Upgrade Awards

As empresas membro da Star Alliance (TAP, United, Copa, Lufthansa, Swiss, Air Canada, Singapore, Turkish, South African, entre outras que não voam para o Brasil) lançaram o SAUA, que é um upgrade com pontos do programa de fidelidade. O destaque positivo é que que o SAUA oferece uma boa disponibilidade de assentos e sua solicitação pode ser feita e confirmada logo após a compra do bilhete. Você confirma seu assento na Executiva e tem a certeza de que vai nessa classe. O destaque negativo é que o SAUA é restrito as tarifas mais caras: Y e B. Essas tarifas chegam a custar quase o preço da Executiva, mas em alguns casos podem representar um bom negócio. A quantidade de pontos varia entre 15 mil e 35 mil, dependendo do programa de fidelização e do trajeto envolvido, mas vale para todo o trecho.

Utilizei o SAUA num voo que fiz para a Tailândia pela Singapore e foram as 50 mil milhas mais bem empregas da minha vida, pois fui e voltei numa Classe Executiva espetacular em todos os techos. Nesse caso consegui comprar a passagem na tarifa Bravo por um preço excepcional dada a distância voada – US$ 2.200 (veja o post do Melhores Destinos sobre essa experiência). Encontrando alguma oportunidade semelhante e tendo milhas em alguma empresa da aliança, não perca tempo!

como-conseguir-upgrade-executiva

Dicas finais importantes:

Aumente suas chances de upgrade viajando às terças, quartas e sábados, dias menos procurados pelos passageiros de negócios e quando a Classe Executiva e a Primeira Classe estão menos cheias. Isso vale para datas no meio dos feriados e dias festivos (Natal, Reveillon etc.).

Se tiver opção, escolha horários e rotas menos usadas por passageiros de negócios (Ex: Miami ao invés de Nova Iorque; Madri ao invés de Frankfurt) ou com maior oferta de voos (Ex: Paris, Miami etc.) pois isso aumenta as chances de haver assentos livres na Executiva e Primeira Classe.

As cabines de Classe Executiva e Primeira Classe podem variar muito dependendo da aeronave e da companhia aérea. Uma mesma empresa pode ter aeronaves com interior completamente diferente, com maior ou menor conforto. Por isso, consulte sempre sua companhia aérea ou cheque pelo site www.seatguru.com, que reúne informações das cabines e melhores assentos de quase todas as empresas do mundo.

Viajar sozinho em em dupla aumenta suas chances, em relação a famílias inteiras. Nesse caso, compre reservas separadas caso seus filhos tenham idade para ir sozinhos na classe econômica.

Fique sempre atento aos critérios de desempate de sua empresa aérea. Ele pode ser a diferença entre ir ou não na classe superior. A data da solicitação, o status do programa de fidelização e a tarifa são os critérios mais comuns utilizados.

Tenha paciência. Existem desistências e problemas de última hora que podem aumentar ou diminuir as vagas disponíveis para upgrade. Portanto, cumpra os procedimentos e tente controlar a ansiedade. A sorte estará lançada.

Se a sua companhia aérea não tem um política definida, pense em mudar de empresa, pois vale muito a pena. Assim você não precisa torcer para o voo ter um overbooking para ter alguma chance de upgrade, apesar dessa regra ainda continuar valendo.

Sobre o Autor: Leonardo Cassol (Membro Premier 1K United – Star Alliance Gold, Fidelidade Black TAM – OneWorld Saphire, Dynast Flyer Emerald China Airlines – Elite Plus Sky Team, Smiles Diamante GOL).

Quer enviar um artigo para o Melhores Destinos? Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • re178

    Parece que a Air China faz um "sorteio" alguns momentos antes do embarque para algum passageiro de econômica ir de executiva. Será que é verdade isso?

    • Luiza

      Óbvio que não

    • Leonardo Cassol

      Eu não conheço e nunca vi. Não tem nada oficial no site. Pode ser uma prática corriqueira deles, mas acredito se tratar de uma ocorrência operacional ocasional. Vou pesquisar mais e público aqui.

      • Marcus

        Viajei semana passada pela Air china, dois trechos internos. Em nenhum deles houve tal sorteio, ou algo assim foi mencionado no check in ou portão de embarque.

    • Leonardo Cassol

      Nao achei nenhum relato de sorteio. Mas eles vendem o upgrade no check-in / embarque.

    • Carolina

      Fazem sim, quando tem overbooking na econômica. Já presenciei.

  • José

    Parabéns MD! Esse é um dos melhores posts desde aquela promoção para BKK…rs
    algumas dúvidas: voando Delta, é possível conseguir o upgrade usando milhas smiles? E as passagens emitidas com milhas são eligíveis para upgrade tb?

    • Leonardo Cassol

      Infelizmente o Smiles não oferece upgrade na Delta. Mas é possível comprar a passagem com milhas na Classe Executiva com milhas da GOL, o que é um bom negócio para quem tiver 95 mil milhas disponíveis.

      • Leonardo Cassol

        Infelizmente passagens com milhas na Delta não são elegíveis para upgrade.

  • Em relação a parte do texto sobre os upgrades Tam "não garante a refeição de executiva para os passageiros que receberem upgrade" lamentavelmente isso pode acontecer, fato! Os comissários servem o cardápio da econômica "maquiado" utilizando os utensílios da executiva.

    • Carolina

      Um amigo q é co piloto disse q independente da lotação sempre embarcam. Refeição pra todos os assentos da executiva e q as vezes a própria tripulação consome essas refeições excedentes. As da Primeira q são on demand.

  • Larissa

    Um dos melhores relatos que já vi sobre o tema!

  • Parabéns pelo post. Eu viajo bastante também, pelo menos 12 vezes ao ano para o exterior e não sabia dos benefícios de upgrade.

    • Leonardo Cassol

      Com essa freqüência de viagens você pode ser tipo fidelidade em praticamente qualquer empresa. Compare os programas e seja fiel. Valerá a pena. Muitos upgrades para você!

  • MTorres

    Vou pra China agora pela Etihad e ja ouvi sobre o tal leilão. Como procedo? Será que existem chances de, tipo, conseguir por uns 300 ou 400 dolares? Ja voou pela Etihad na executiva? Fechei de qualquer forma aquele espaço na saida de emergencia, afinal é bem longe. Mesmo sendo baixo, prefiro ter o barulho do banheiro que o aperto. Meu trajeto e GRU – MANILA e volta Shanghai – GRU.

  • Pedro

    Não acho frescura, mas um luxo que nem todos podem pagar. Eu faço 2 viagens ao exterior no máximo por ano, e então, a executiva não me faz tanta falta. Para pessoas que viajam muito, como parece o autor do post, faz toda a diferença, principalmente se você tem algum compromisso diretamente após o vôo. Mas no caso de férias, a não ser que valha muito a pena, prefiro investir o dinheiro em terra firme.

  • arthur

    Já recebi dois upgrades da TAP na hora do embarque. Muito bom. TAM, imposivel, alias tudo que for nacional é bem inferior ao estrangeiro, que tem outra visao. JA vi a TAM voar com a executiva metade vazia e mesmo assim negaram a possibilidade de upgrade gratuito para idoso. Nao sabem cativar mesmo!

    • Vinicius

      Arthur, como foi esse upgrade na tap? Overbooking?

  • Andre Brandao

    Muito legal e explicativo !!!

  • Marcos Sobral

    Na Ibéria, o site permite dar o lance para ir de Executiva. Eu não fui adiante pq eles tinham estabelecido um lance mínimo de 1300 dólares por pessoa.

  • Rodrigo Baphi

    Já comprei upgrade no leilão da Copa Airlines, muito prático. Ofereci 180 dólares na ida e 220 na volta e voei de executiva de REC para o Panamá. Minha passagem tinha sido comprada com preço promocional.

    • Papel AluMINION

      Q leilão é esse?

  • Day

    Excelente post! Parabéns!
    Fiquei com a seguinte dúvida, todas as dicas valem também para passagens emitidas com milhas?
    Viajo pela Avianca na próxima semana e seria ótimo conseguir um upgrade.

    • Leonardo Cassol

      Na maioria dos casos, apenas os upgrades operacionais ocorrem com as passagens emitidas com milhas. No entanto, o upgrade pago é possível em alguns casos com bilhetes emitidos com milhas, como na United. Mas isso pode ser feito apenas no dia da viagem.

  • Helber Souto Maior

    Alguém sabe como funciona o upgrade na Qatar?

    • Leonardo Cassol

      Helber, pesquisei e encontrei 2 maneiras:

      1. Com milhas da Qatar: use o link: http://www.qatarairways.com/PrivilegeClub/redeem_

      2. Pagando no momento do check-in. Mas os relatos informam que ela cobra caro pelo upgrade.

      Boa sorte!

  • Cristiano Alencastro

    Apenas um comentário sobre a Copa, o assento não é flatbed, mas é o mesmo estilo da TAM e outras cia que utilizam a reclinação grande do banco + apoio de pés. Já a comida (da copa), não deixa nada a dever para outras executivas, é o mesmo nível de United, TAM, AA ou Virgin Atlantic.
    A Upper Class da Virgin Atlantic é a melhor executiva que já vooei. Mas ainda não vooei nas cias asiáticas ou do oriente médio. =)

    • Leonardo Cassol

      Gosto muito da Copa, mas o assento da Executiva dela é angulado, com apoio para os pés. Só pode ser comparado ao usado pela TAM em voos na América do Sul com os Airbus A320. Os demais de longo curso da TAM reclinam 150 graus (A330 ou B777) ou 180 graus (B767). United (180 graus), Delta (150 ou 180 graus). Ou seja, bem diferente. Sobre a refeição, talvez tenha tido sorte no dia da sua viagem. Na Copa raramente você consegue a primeira opção de prato e a comida é realmente inferior na grande maioria dos casos. Mas tudo é uma questão de preço. Se for mais barato, vale a pena. Mas se estiver o mesmo preço, compare quem oferece o melhor produto no http://www.seatguru.com

      • Cristiano Alencastro

        Leonardo, talvez você não tenha dado sorte com a Copa. Eu viajo pelo menos 4x por ano com eles de executiva (80% das vezes ganhando o upgrade como você comenta no post). Sempre tive a comida que escolhi, e para mim, a qualidade da comida é igual as demais.
        Sobre o assento é o que você descreve, angulado igual ao da TAM nos A330 que já voei.
        http://www.seatguru.com/airlines/TAM_Airlines/TAM_Airlines_Airbus_A330-200.php
        e segundo o Seat Guru (que já conhecia, mas mesmo assim vale a dica), todos os assentos da TAM são angulados.

    • JOHN PENNEY

      Acabo de volta do México na Copa. Classe econômica é bastante desconfortável, mesmo que o serviço é bom.

  • A.o.s

    Fiz a rota GRU-LHR-GRU com a BA ano passado. Na ida, perguntei no balcao com a maior cara de pau se era possivel conseguir upgrade e nao deu certo (ofereceram para vender). Ja na volta fiz a mesma coisa e eles gentilmente me colocaram em um assento da World Traveller Plus, que está longe de ser uma executiva mas ja é bem melhor que a ecomômica.

  • ana paula

    gostaria de saber se é necessário pelo menos ter cartão vermelho tam para ligar e pedir upgrade ou eu mesmo tendo azul posso conseguir?

    • Paulo

      Esquece, o Azul só serve para aumentar a franquia de bagagem. Upgrade sem chance. Do jeito que a Tam anda, daqui a uns dias nem o Vermelho valerá muita coisa, só fazem piorar o Fidelidade

    • Leonardo Cassol

      Infelizmente apenas o Vermelho Plus e o Black. Os cartões Vermelho e Azul ainda não são elegíveis para esse benefício. Para atingir essas categorias é necessário voar respectivamente 100 mil ou 150 mil milhas em 12 meses em voos TAM ou OneWorld.

  • Mauricio

    Por isso que o MD é o melhor. Sempre leio tudo e essa matéria foi uma das melhores que li. Parabéns!!!

  • Sergio

    o que mais a gente fica chateado compramos a economica e as classes superiores vão vazias, pela
    Alitalia na compra ganhei um Hop-grade de classe e minha filha foi na econonica mesmo vazia (com 4 passageiros) a Aeromoça nem permitiu que ele viesse falar com a gente.

  • Ótimo relato. Mas ainda assim para poucos. MUITO poucos.

    • JOHN PENNEY

      Concordo. Para muito poucos!!!

  • Fabio

    Apesar de reconhecer que a executiva de um 738 não pode ser comparada a de um 77W, ainda assim acho a Copa a melhor cia para quem possui status elite.
    Nos últimos 5 anos fiz mais de 25 viagens viagens aos USA, com mais de 100 trechos voados e 100% deles em classe executiva. Compro econômica e vou de executiva. Inclusive nas tarifas mega promocionais .
    A política de upgrade deles para mim é disparada a melhor que existe. Sobrou lugar? Distribui entre os membros elite, começando de Global Services para baixo. Simples assim.
    E considero seu serviço de bordo superior ao da United, sendo seu único ponto fraco o fato dos assentos não serem flat bed.

    • Leonardo Cassol

      Fabio, nesse ponto o Mileage Plus e a Copa sao imbativeis! Bom demais. Continue aproveitando. Isso sem falar no bonus de 25% de milhas para upgrade de cartao. Acho o Mileage Plus o melhor programa de fidelidade do mundo! Mas experiemente uma vez voar na Executiva da United. Voce vai se apaixonar.

    • Cristiano Alencastro

      Concordo com você em genero, número e grau Fabio.
      Mas se tiver oportunidade, faz o que o Leonardo falou. Vale a pena experimentar a Business da United.

  • Ltrajano

    Post excelente!

  • Achei um otimo texto, e vai ai mais um critério que ja vi nos manuais de algumas empresas: no upgrade por razões opeacionais os atendentes procuram escolher os passageiros mais bem vestidos. Passageiros com crianças pequenas também são recusados.

  • Alguém que já voou pela Copa de econômica pode me descrever como são as poltronas e o serviço?
    Ouvir dizer que o ar condicionado da Copa é gelado e eles nem oferecem um cobertorzinho nem nada, a gente fica no frio mesmo.

    • Leonardo Cassol

      Copa é muito boa. TV individual na maioria das aeronaves e bom espaço entre as poltronas. A comida é razoável apenas. Realmente não tem cobertor. Mas você pode levar um agasalho. Recomendo em todas as empresas!

      • Jullyana Marra

        Já fui para os EUA com a Copa 2 vezes de econômica e nas duas vezes recebi o cobertor e refeições muito boas. Vou para o Canadá agora em Dezembro também com a Copa e espero conseguir o upgrade para a executiva.

  • Pelo que eu vi as cias aéreas internacionais dão show no quesito upgrade e respeito com o passageiro… pelo menos foi a experiência que minha família teve… meu pai em sua primeira viagem internacional teve o azar (ou sorte) de, por algum erro técnico no aeroporto de Dublin ( o trecho comprado era Dublin – SP com conexão em Paris), não constar na lista dos passageiros no voo da Airfrance de Paris-GRU… pois bem… prontamente no embarque eles trocaram o cartão do meu pai e o alocaram na econômica plus (o avião da airfrance tem 4 categorias de passagem, coisa que eu nunca tinha visto) sem nem pestanejar… ao chegar na aeronave meu pai teve outra surpresa… a poltrona a ele alocada no embarque já estava ocupada (problema sim de overbooking) e a comissária prontamente avisou o chefe de cabine que precisaria acomodar meu pai e ele foi conduzido para a primeira classe… isso sem ser solicitado alum comprovante de programa de milhagens e não importanto qual tarifa ele tinha pago… Fico pensando sinceramente que se fosse a TAM ou alguma outra cia meu pai teria sido impedido de embarcar no voo e teria que esperar o voo do outro dia, o que tornaria a viagem do meu pai um pesadelo…. mas enfim ficamos encantados com o tratamento que a Air France dispensou nesse caso em particular….

    • Jean

      Overbooking é normal darem upgrade pra quem viaja sozinho, até mesmo nas nacionais, mas com certeza na TAM seu pai teria um pouco mais de stress para conseguir voar…
      Pois claramente nas cias aereas brasileiras quem compra passagem na economica parece que comprou uma passagem rodoviaria dado o jeito que você é tratado…
      Quem voou até mesmo em uma economica de uma cia asiatica ou top europeia sabe do que estou falando…

      • Verdade, depois ficam todas empresas reclamando que estão no vermelho, bom, pelo nível de rodoviária que é a aviação nacional eu acho é muito caro as passagens, deveria ser preço de ônibus mesmo ja que o tratamento dispensa maiores comentários.

  • Ricardo Antoniazzi

    Parabéns Leonardo.
    Muiiiiito completo o teu post.
    Vale a leitura de todo ele mesmo que não sejas cliente de determinada companhia aérea. Assim podemos comparar os programas de fidelização.

    • Leonardo Cassol

      Muito obrigado. Isso mesmo. Temos sempre que comparar, pois as regras podem mudar.

  • Eu tenho uma dúvida:
    Mesmo eu comprando a passagem na econômica por milhas, eu tenho direito a comprar esse upgrade para a executiva, que a cia oferece?? Nunca reparei isso

    • Leonardo Cassol

      Qual a empresa? Em 95% dos casos não! Mas a United permite o upgrade pago mesmo a passagem
      Sendo emitida com milhas

      • American Airlines, Leonardo!!

        • Leonardo Cassol

          Eh possível, mas apenas com o upgrade pago com dinheiro. As demais opções nao sao permitidas.

    • Fábio

      Em geral não vale a pena ja na emissão. Se vc tem milhas suficientes para emitir uma passagem na econômica e em seguida um upgrade, entao com menos milhas ja conseguiria uma passagem na executiva. Mas cias Star alliance por exemplo, é necessário cerca de 40.000 milhas para um trecho entre Brasil e Europa na econômica. A mesma quantidade para um upgrade. Porém com 65.000 milhas é possível ja emitir diretamente na executiva.

  • Jonas C Lehmkuhl

    Parabéns ao colega pelo seu post. MD sempre trazendo boa orientacões. Boa semana a todos.

  • Joao

    Parabéns pelo post! Boas informações. MD top.

  • Mendonça Júnior

    Muito bom o relato, mas acho que a maneira como faço deve ser a mais barata de todas elas.

    Vejamos.

    Tenho o cartão de crédito Smiles Banco do Brasil Platinum. Com ele pontuo 2 milhas para cada dólar gasto. Com esse cartão é possível efetuar o pagamento de contas e ganhar a mesma quantidade de milha, pagando juros que podem varia de 1,99% a 2,5% ao mês, dependendo do perfil do cliente, sendo esse percentual cobrado pro-rata, da data do pagamento do título até a data do vencimento; além do IOF fixo, de 0,38%, e o IOF diário de 0,0068%, observando também o período entre a data do pagamento do título até a data do vencimento, além da tarifa de R$ 1,50.

    Como a fatura do Banco do Brasil fecha, em média, 15 dias antes da data do vencimento, pagando os título um dia antes, é possível pagar metades dos juros e do IOF diário, sem contar que o BB um dos bancos cuja cotação do dólar mais se aproxima do câmbio comercial oficial.

    Vamos a um exemplo prático.

    Ontem mesmo emiti bilhetes de GIG para MAD na executiva da Ibéria (vou testar a nova Business Plus deles e depois mando o review, ok Denis e Léo?) com as milhas Smiles. O valor do bilhete foi de 52.500 milhas.

    Vamos às contas.

    Para conseguir 52.500 milhas preciso gastar metade deste montante em dólar, já que, pelas regras do cartão, cada dólar gasto, inclusive no pagamento de títulos/contas (o BB Smiles Platinum é o único do mercado a fazer isso), pontua em dobro. Sendo assim, é necessária gastar a quantia, em dólar, de $ 26.250,00. A cotação do dólar do cartão do BB hoje está a R$2,2644/$1,00. Assim, preciso gastar, em real, a quantia de R$ 59.440,50.

    Fazendo as contas rápidas na HP-12C (santa calculadora), chegamos aos seguintes valores:

    1. Juros pro-rata (15 dias): R$ 591,45

    2. IOF diário (15 dias): R$ 60,63

    3. IOF fixo: R$ 225,88

    4. Tarifa cobrada pelo banco: R$ 1,50

    TOTAL DO CUSTO: R$ 879,46

    Portanto, meu bilhete na classe executiva saiu por cerca de R$ R$ 879,46, ou seja, viajarei de executiva pagando menos do que pagaria na classe econômica (lembrem-se que o vôo é para Atenas).

    E pode ter certeza, como o colega do relato do posto falou: a classe executiva só é frescura para quem nunca viajou nela. Para quem já viajou por pelo menos uma vez o pensamente que se tem é somente este: só quero viajar de executiva!

    Além disso, com as milhas é possível emitir a ida por um país e a volta por outro. Minha volta será de Istambul para o Rio, coisa inimaginável caso a emissão dos bilhetes tivesse sido em dinheiro, já que, como se sabe, a emissão de vôos apartados (ida por um país e volta por outro) saí praticamente o dobro do valor. Então, ainda deve ser levado em conta a economia de um voo doméstico no meu destino.

    E mais: qualquer cliente fidelidade Smiles ou Branco (staus iniciais dos programas Smiles e TAM Fidelidade, respectivamente) podem conseguir, não precisa estar no topo, sem contar que as milhas acumuladas no cartão de crédito smiles do Banco do Brasil servem para upgrade de categoria. Hoje sou cliente Smiles Diamante sem ter acumulado qualquer milha voada (só viajo de milha mesmo, rsrs).

    Deu para entender?

    Com esse macete, agora só viajo para o exterior de executiva. Fui em fevereiro para a Califórnia voando Business Elite da Delta, amanhã embarco para a Flórida também com a Business Elite da Delta e em agosto vou para Atenas voando Business Plus Ibéria. Pena não ter conseguido a volta pela Air France na Executiva, mas (e aí vai outra novidade boa), para fazer o upgrade de categoria de bilhete emitido com milhas smiles, basta ficar acompanhando e, caso tenha disponibilidade, pagar a diferença de milha e a taxa de R$ 100,00. Então, ainda posso voltar também de executiva.

    Ainda que na econômica, ainda vale à pena.

    A regra também é muito boa para vôos domésticos, ainda mais quando se compra com tarifa promocional (4 ou 5 mil milhas o trecho).

    De para entender?

    • Caio Santana

      Tenho duas perguntas:
      1 – Como vc sabe que o seu voo pela Ibéria já vai ser na nova Business Plus?? (tenho um voo deles tmb p Madrid no dia 01/05 e queria saber se já é com as novas configurações)
      2 – Mais como curiosidade mesmo, eu não sei se é a maioria dos leitores têm o mesmo perfil que você, Mas vc demora quanto tempo pra gastar 52 mil no cartão de crédito? Eu demoraria um bocado de meses.. kkkkkkkk

      • Carol

        Imaginando como gastar 50 mil e tanto: Basta pagar a parcela semestral ou anual de um apartamento. Se você já terá que pagar mesmo, de qualquer maneira, porque não pagar com o cartão e “ganhar” uma viagem adicionando as taxas como ele fez? Se o cartão tiver limite para boleto, é só pagar a faculdade de uns dois filhos + supermercado e outras contas por um ano. Só isso já deve dar uns 5.000 por mês. Apesar de arriscado, quem sabe calcular bem os IOFs e outras taxas da vida se dá bem, mas qualquer bobeada pode ser fatal e a pessoa acaba pagando mais caro do que se tivesse combrado o bilhete real. O que creio que ocorra é que quem gasta mensalmente R$5 mil com despesa fixa normalmente não se dá ao trabalho de barganhar e compra logo a executiva pagando a tarifa cheia. Ou não, é…hoje não podemos generalizar.

      • Mendonça Júnior

        Caio, sei disso porque os vôos da Ibéria na nova classe executiva agora são operados nos Airbus A330, que é exatamente os que a Ibéria estão utilizando atualmente no trecho GIG-MAD. Os vôos antigos eram operados com o "sucatão" A340.
        Enquanto ao valor dos gastos, não deixei claro, mas já tenho uma "dívida" em um valor considerável, que fico jogando de um cartão para o outro todo mês. Utilizo, além dos BB Smiles, os cartões do Santander. Então minhas contas, hoje, já pago normalmente debitando da conta, mas teve uma época que fiquei acumulando no cartão, até chegar a um patamar que achei interessante, e fico jogando todo mês de um cartão para o outro. Em tese, essa dívida nunca acabará (ou "pelo menos enquanto durar o estoque" de milhas). Rsrsrs
        Deu para entender?

        • Gláucia

          Mendonça, parabéns pelo seu post! Me animei com a idéia para tentar acelar um pouquinho meu acúmulo de milhas. Só me confirme se eu entendi… Vc tem por exemplo uma fatura de R$10 mil que, ao ser paga, te rende cerca de 8.000 pontos/milhas (considerei dólar a R$2,50 para facilitar –> ou seja, um gasto de USD 4.000 x 2 pontos/dólar gasto = 8.000 pontos). Daí em vez de pagar a fatura com dinheiro da conta corrente, você paga com um segundo cartão de crédito para sempre estar gastando R$10 mil sem ter que de fato comprar coisas novas ou pagar novas contas??? É isso??? Agradeço se responder!! 🙂

    • Eu ja estou considerando a troca de cartao de credito por este motivo ha meses… Tenho um visa platinum e pensei em cancelar o mastercard (que pedi international por conta das anuidades) e pedir um tam itau platinum, vc acha que vale a pena? Ou teria que ser um do banco do brasil? Eu so to meio receosa pq apesar de viajar de tam sempre, ja percebi que nao da pra usar as milhas para upgrade, somente para emissao. Prefiro acumular no programa da delta ou star alliance, dai acho que eh mais vantagem pontuar no smiles ne?

    • Vou cobrar esse review em Mendonça? rs
      Abraço!

      • Mendonça Júnior

        Pode deixar Deniz, vai ser um prazer.
        À propósito, seria interessante eu fazer e enviar também da Business Elite da Delta, ou vocês já tem?
        Grande abraço.

        • Tenho duas aqui para publicar, acho que não precisa! =)

    • Adriano

      Não entendi muito bem o macete?ou vc gasta este valor(59000,00) para acumular estes pontos?
      Att

    • Leonardo Cassol

      Muito bacana Mendonça! Uma outra dica é utilizar lá cartões do banco Santander que cobram apenas R$ 10 por conta paga, sendo ainda mais vantajoso do que o do Banco do Brasil! Assim é possível acumular muitas milhas. Mas isso é apenas para quem tem um bom limite no cartão. Ou seja, não da pra todo mundo fazer. Parabéns!!!

      • Cassio Bittencourt

        Ola Mendonça, Leonardo e colegas do MD, tenho uma dúvida e creio vocês poderem me ajudar. Tenho cartões Platinum do Santander e no site de resgate dos bonus “Programa SuperBonus” todas as opções de emissão tem que ter uma parte paga em cash. Para utilizar apenas os bonus sem pagar nada serei obrigado a transferir os pontos para outro programa ? Ou há possibilidade de eu emitir passagens apenas com os pontos ? Pesquisei agora o mesmo trecho citado GIG-MAD em Setembro pela Iberia na executiva e aparece no Programa SuperBonus por 191.000 bonus + R$ 4.000,00 (6 x R$675,00)…. no site da Iberia estao pedindo R$ 7.380,00….

        • Cassio, o mais indicado é você passar as milhas para um programa de companhia aérea mesmo, como TAM, GOL, Azul, TAP, LAN ou Delta

        • Cassio, está caro. Transfira para uma Cia, mas antes pesquisa qual tem a melhor opção nas datas que você deseja. Lembre-se que você vai precisar de alguns dias até os pontos entrarem. Então tente fazer uma reserva. Se não for possível (depende da Cia), é importante ter um plano B, pois uma vez transferidos os pontos não retornam para o cartão de crédito. O santander costuma creditar os pontos na TAM e GOL em 2 dias úteis.

      • A tarifa do cartão Santander para pagamento de contas já aumentou faz tempo!!!! Antes eles nem cobravam IOF, mas agora sim.
        O limite diário, por conta, é de R$ 3.000,00 e a cada pagamento tem uma nova tarifa de R$ 19,90
        Ou seja, se forem fazer isso, que faça com tarifa de R$ 1,50 do BB, mas façam logo, pois logo em breve esta tarifa irá aumentar.
        Eu fazia isso muito mesmo, mas tinha chegado a conclusão que não valia a pena, agora vou rever meus conceitos…

        • Mendonça Júnior

          Marcelo, no Santander tem a opção do Santader Free, que não cobra tarifa alguma para pagamento de contas. O ruim é que pontua 1 para cada R$ 3,00. Mas com o dólar ao preço que está e a tarifa de R$19,90 dos outros cartões, acho que vale à pena.

          • O American Express também tem um cartão que não cobra tarifa – o Gold Credit – e oferece pontuação melhor – um ponto por dólar se não me engano

          • Alexandre-CGR

            Denis, você já utilizou esse serviço do Amex?
            Liguei lá e a resposta que obtive foi que não pontua e que as taxas a serem pagas seriam definidas no momento do pagamento.
            Meu cartão é um Platinum Credit, não imagino que exista essa diferença entre cartões da linha crédito.

            abraços

          • Eu tenho esse cartão, Alexandre. Não uso porque acumula pouco, mas é um back-up interessante caso não consiga isenção da anuidade! =) http://www2.americanexpress.com.br/cartao_informa

          • Sim Mendonça, eu conheço e uso o Santander Free, mas era bom mesmo na época que sai totalmente FREE, mas agora, com o IOF e essa questão de R$ 3,00 = 1 pontos, acho que não vale a pena.
            Já que se vai pagar IOF, que pague pra ganhar mais pontos, como você explicou no brilhante texto que fez pra gente ai em cima, aí sim, mesmo pagando a anuidade de R$ 348,00 vale a pena.

    • Olá, eu comprei com milhas (através da Gol/Smiles) um bilhete GIG/MAD/LIS ida e volta com Ibéria. Como meu cartão é o Santander tive de transferir para a Gol (não há acordo Santander Iberia) – acabei aproveitando uma bonificação do Santander e minhas passagens, para economica, sairam por mais ou menos 56.000 milhas – vale dizer que o mínimo de ptos constante no site é 35.000 ptos cada perna. Eu tentei fazer algum pedaço surface para poder voltar MAD/GIG mas estava bem claro que isso não era possível (no open-jaws allowed). Escrevo pq gostaria de saber como posso conseguir obter uma passagem business pela qtde de mlhas que você relatou e, tb como faço para emitir chegada na Europa num local e pto de retorno para o Brasil diferente da chegada. Desde já agradeço.

      • Leonardo Cassol

        Maria,
        O Smiles tem restringido muito a utilização das milhas em cias parceiras. Nao tem segredo. Tem que tentar muito e variar as datas. Mas na alta temporada eh bem complicado mesmo. Tente comprar o upgrade. Emitindo pelo Smiles eh possível comprar a ida separado da volta.

    • Rodolfo

      E ai galera?

      Eu também virei uma "milionário de milhas"!!!
      Começou em 2006 quando os cartões da Credicard ainda tinham pagamento de conta, depois fui pro Itau por um curto tempo e Santander. Acabei em 2010 com o Smiles do BB. Foram 4 anos de muita alegria…
      Sou funcionário publico, tenho limites bem altos e comecei a pagar todos os meus títulos no cartão de crédito. Quando percebi a mina de ouro que era, comecei a pagar mais títulos, meu irmão tem uma empresa e pedi a ele pra me ajudar; ele me transferia o dinheiro e eu pagava o título pra ele no meu cartão. Comecei acumulando 2, 3 mil milhas e no final eu cheguei a 350 mil milhas num ano… Eu não dava conta de viajar tanto, mesmo só voando de primeira classe (quando tinha disponível). Como tenho 30 dias de férias mais o recesso eu conseguia fazer uma viagem pra Europa e outra pros USA dentro de um ano… Sobrava muitas milhas. Em 2009 eu tinha mais de 500 mil sobrando, fiz uma viagem de 38 dias pela Europa totalmente Free. Paguei a passagem de 4 amigos em Executiva e eles pagaram minha hospedagem e transporte. Só gastei com comida. Foi sensacional!!!

      • Rafael S

        Acontece que em maio de 2011 recebi uma carta da Receita, pedindo que eu fosse explicar como eu pagava faturas tão altas que não competiam com meu salário. Referente aos anos de 2009 e 2010!!! Juntei todos os documentos e levei lá. Demorou quase um ano pra acabar esse tormento e mesmo explicando tudo e provando tudo, recebi um multa de 15 mil reais. Eu não aceitei e recorri.

        Eu sei que mesmo que eu pague essa multa, não chegaria de a 20% do que eu usufrui de graça com essa "bocada" de acumular milhas com pagamento de contas. No entando, resolvi parar com tudo logo que o problema apareceu.

        Resolvi contar isso aqui pra vcs ficarem espertos…
        NÃO PAGUEM faturas acima do que ganham!!!

    • Maria Elisa

      Olá
      Somente o CC SMILES BB platinum que pontua em dobro? Os meus são : Visa BB Platinum e Mastercard BB platinum, porém não são cc Smiles.
      Grata pela resposta
      mare

  • Henriqur

    Tenho 160.000 milhas da TAP, nunca consigo usar, alguma dica? Obrigado.

    • Leonardo Cassol

      Você pode emitir 2 passagens a econômica ou 1 na executiva pela Tap ou empresas membros da Star Alliance. Ligue para o Victoria para receber uma orientação específica. Se comprar uma passagem paga nas tarifas mencionadas você pode usar as milhas par fazer o upgrade.

    • Marina

      Vc tem que tirar as passagens com bastante antecedência,pelo menos se for pelo site.A disponibilidade deles é meio louca…as vezes aparece com menos antecedência.mas é muito fácil,só as taxas é que são meio salgadas!Boa sorte!

    • Com 160.000 milhas você pode solucitar a emissão de bilhete ifa e volta na classe executiva para qualquer ponto que a TAP opera na Europa.

    • Julio

      O inconveniente do programa Victoria da TAP é a taxa de cerca de 200 euros para emitir passagens para a Europa, por bilhete. A disponibilidade até que é boa, conseguindo ida e volta por 80.000 pontos, mas o custo benefício é ruim, pois ainda tem as taxas de embarque. Sabe como eu gastei meus 160.000 pontos? Transferi mais 5.000 pontos e com o total de 165.000 emiti três passagens para os EUA, sendo 55.000 cada bilhete, voando United. A emissão é feita por telefone somente, mas a taxa é de apenas 25 euros, mais taxas de embarque. Mais ou menos 67 euros no total por bilhete. A vantagem é que você pode fazer as consultas de bilhetes premio direto no site da United e depois ligar no 0800 do Victoria e emitir os bilhetes. Gostou da dica? Abs.

  • Primeiramente, achei esse post muito bom e explicativo. Eu so viajei de Executiva 2x na vida (pela Air France e Delta, ambas mto boas). Na Air Frnace foi upgrade de overbooking. Era lua de Mel, chegamos bem cedo para o check-in e fomos os primeiros da fila. Na Delta foi pagando mesmo mas vale cada centavo. Eu viajei algumas vezes pela KLM e fiquei com uma duvida. Eu nao faco parte do programa deles especificamente, porem eles dao varias opcoes de acumular a milhagem em planos de outras cias. eu sempre escolho a Delta. Sera possivel fazer upgrade na KLM com os pontos da Delta?

  • Rafael Pina

    É Cassol, dando show como passageiro, kkkk Vou viajar de Qantas agora e fiquei na expectativa de ter uma dica dela… mas valeu pelas dicas em geral, vou tentar um upgrade num voo de 14hs! Abs e se tiver pelo Rio avisa que tentamos um chopp!

  • Tem um vídeo ótimo sobre isso:
    https://www.youtube.com/watch?v=3AeYIUyZXKE

    • Leonardo Cassol

      Muito bom esse video. Legal. Discordo da escolha dele: Acho a United e o MileagePlus muito melhores que American e o AAdvantage. Mas trata-se de uma escolha pessoal. Como nem todos podem voar tanto, ficam as demais dicas…

  • Leonardo Cassol

    Infelizmente não. Apesar de fazerem parte da mesma aliança upgrades só com milhas da própria cia aérea que opera seu voo.

  • Fernando R

    Já adquiri as passagens no trecho GRU-CDG-GRU pela Air France na econômica. Tenho no programa Sempre presente (Itau) 330 mil pontos. O que me sugerem fazer para tentar o upgrade para a executiva nesse vôo(somos 4 pessoas na família)? Obrigado.

    • Larissa Khouri

      Eu nao sei se pelo programa da para fazer upgrade direto para cia aerea. Pontos no cartao eh diferente de milhagem em cia aerea. Eles tem postado aqui sobre essas promos de transferencia de pontucao para cia aerea, pq em geral, eh cobrada uma taxa desses pontos na transferencia. Se for 1 pra 1, vc consegue transferir para a cia aerea q vc emitiu os bilhetes e dai tentar upgrade para a executiva para a familia toda. Mas note que nao sao todas as cias que dao o beneficio de upgrade para outros viajantes que nao o proprietario dos pontos. Se eu fosse vc, ligaria para a cia e tb para o cartao e recolheria o maximo de infos possiveis para ter certeza que vai rolar.

    • Se conseguir comprar direto é melhor e mais garantido. Tem que pesquisar as datas para conseguir o mínimo de milhas exigido para passagem na Executiva. É possível. Boa sorte!

  • marcelo

    Upgrade

  • Amanda

    Há um tempo vi um vídeo de um cara dando dicas tb… uma que nunca esqueço é a seguinte: Reserve o assento da saída de emergência. Caso o vôo vá lotado, quando os comissários vierem te perguntar se caso acontece algum acidente,você será capaz de abrir o saída, você responderá que não. Ou seja, se a classe econômica está lotada, os lugares que sobram são as classes superiores. Não sei se de fato funciona, mas achei genial. rs

    • Mar

      Será? Nesse caso eles poderiam convidar o passageiro para ir a classe executiva na hora da aterrissagem e pouso,e depois a retornar a econômica.Já fizeram isso uma vez na Air Canada.

    • Leonardo Cassol

      Seria ótimo. Mas nesse caso eles trocam você de assento com alguém da econômica que esteja habilitado. kkkk

    • Papel AluMINION

      É fria isso, pq normalmente a saída de emergência é bem mais espaçosa e corre o risco de vc ser trocado por outra pessoa da classe econômica e voar mais apertado.

  • Paula

    Eu comprei executiva na TAP numa promoção por 50mil milhas ida e volta!!! Comprei dia 14/3!!!

  • Demetrio

    Olá Leonardo.
    Você tem conhecimento do UpGrade na British?
    Estou indo pra HK no sábado e comprei Econômica Premium.
    Será que consigo Upgrade pra Business no CheckIn?

  • Laisa

    Boa noite,
    É possível conseguir um upgrade na Delta com milhas skymiles?
    E se necessário, posso complementar em dinheiro?
    Obrigada! Excelente post!

  • Laisa

    Boa noite,

    Excelente post!

    Gostaria de saber se é possível obter o upgrade na delta com skymiles.

    Se necessário, posso complementar em dinheiro?

    Aproveitando, é possível transferir milhas do AAdvantage para outro programa de milhas?

    Obrigada!

    • Leonardo Cassol

      Laisa, a Delta permite upgrade com milhas e com milhas e dinheiro. Regras e instruções no link a seguir: http://www.delta.com/content/www/en_US/skymiles/u

      O AAdvantage nao permite a transferencia de milhas para outros programas.

  • Um dos melhores posts que já li, respondeu tuuuudo o que sempre quis saber e nunca achava com tanta precisão…. meus parabéns!!! Excelente!!!
    Gostaria de aproveitar para perguntar se sabe algo sobre a British Airways, pois comprei um bilhete na World Traveller Plus pra daqui uns meses e queria muuuuuito um upgrade (pagaria feliz, se compensar claro heheheh), e se compensa pontuar na TAM pra aproveitar por aqui depois (como não viajo muito meu status é o azulzinho mesmo hahahahaha)
    Brigadão de coração!!

    • Leonardo Cassol

      Erika, boa noticia. Pesquisei e a British costuma oferecer upgrade pago, mas apenas no dia do voo, no check-in ou no portão de embarque. Nao tem nada no site deles, mas minha pesquisa nos foruns especializados indica que isso tem boas chances de ocorrer. Outra alternativa mais garantida: upgrades com milhas British (caso você ou alguém que você conheça tenham). Regras no link http://www.britishairways.com/travel/ecredeemupgradecash/public/en_hu#

    • Leonardo Cassol

      BA vende upgrades no check-in e no portão de embarque. Relatos informam que se economiza comprando no portão, mas apenas em Londres isso eh possível. Quanto a pontuação, se nao tiver milhas na British vale a pena pontuar na TAM. Mas verifique se sua tarifa pontua integral no 4002-5700.

    • JOHN PENNEY

      Tem que ter cuidado que não seja o parceiro da British (Iberia) que é uma das piores empresas que eu conheço.

  • Mar

    Ótimo post!!! Fiquei surpresa em saber que a UA,Delta e AA cobram em torno de US500,00 + 25,000 para o upgrade.Pensava em fazer com as milhas que tenho nessas 3 cias,mas agora me pergunto se vale a pena…Gostei + da opção de compra de upgrade na véspera.Faltou comentar que a TAP tem taxas nada amigáveis tb.
    Parabéns ao MD e ao Fábio pelo post!!!

  • Tatiana

    Viajei de business elite na delta primeira vez com aquela promo no MD ano passado, foi tudo de bom! nunca mais quero andar de econômica rsrsrs.
    Mas tenho que fazer esse bem bolado senão rs

  • Ariane

    Olá Leonardo, mto obrigada pelas dicas. Fiquei com uma dúvida. Comprei a passagem ida e volta do GRU pra LAX pela aeromexico e no momento da compra não vi nada de upgrade. A viagem é somente em junho. Ainda consigo solicitar o upgrade? Como posso fazer? Obrigada. Ariane.

  • fernanda

    Estou viajando com mais uma pessoa pela Etihad, é possivel apenas uma pessoa conseguir o upgrade?
    Neste caso, viajaríamos separados?

    ótimo post!!!!

    • É possível. Nesse caso eles vão separar as duas reservas, sem prejuízo para o outro passageiro.

  • Excelente post, parabéns.

    Porém, fiquei com uma dúvida.

    Devo ir para os EUA de American esse ano e tenho umas 15 milhas AAdvantage. Será que consigo upgrade p executiva com essa quantidade (pretendo ir p Miami)? além disso tenho mais 15 mil de TAM Fidelidade, será que dá?

    Obrigado

    • As milhas do TAM Fidelidade não podem ser usadas para upgrade na American. Do AAdvantage podem, mas essa qauntidade não é suficiente para voo entre Brasil e EUA. Você pode tentar o upgrade pago ou com milhas e dinheiro, mas creio que a primeira opção seja possível. Vai depender de sua tarifa.

  • Danielle

    Adorei a matéria. Você teria dica para upgrade da Alitalia?

  • Lorena

    Viajei agora no dia 02/04 com a Gol, os assentos da saída de emergências voaram vazios e eles não liberaram para mim e meu marido que tem 1,95m de altura. E sou cliente Smiles e tenho o cartão de crédito Smiles Gold.
    Achei lamentável.

    • Realmente eles só liberam para cartões Smiles diamante, mas não para os cartões de crédito, infelizmente. A TAM nem isso faz, apenas para quem paga. Uma pena.

  • Ernesto Lippmann

    Leonardo, excelente post, e fica a sugestão de trocarmos ideias sobre lançes de e valores pagos em upr grades, inclusive para a economica plus. O que voce acha da ideia.?

    • Excelente ideia, Ernesto! Existem fóruns internacionais especializados, mas nada parecido no Brasil.

  • Alguém providencia uma medalha de Honra ao Mérito para autor do post Leonardo Cassol e pelo comentário do Mendonça Júnior sobre o pagamento de contas com o Smiles e de como economizar com o IOF.
    Amo esse Blog, e o melhor é que ele é feito por nós, leitores. Então parabéns pra gente =D

  • JOHN PENNEY

    Homens!! É uma vantagem sempre ser bem vestido, sobre tudo com GRAVATA Hermes ou similar!!!!!

  • JOHN PENNEY

    Outra dica que funciona a vezes: compre "Business" para o seu parceiro (a) e "Econômica" para Você. O preço de 'upgradar' (qué palavra maravilhosa) pode ser muito menos ou, as vezes, é quase automático!!!

  • Paulo Almeida

    Um dos melhores posts do MD de todos os tempos. Excelente dica do Mendonça.
    Parabéns!!!

  • Vinicius

    Como o autor do post conseguiu status Dynast Flyer Emerald China Airlines? Uma empresa tão distante do Br. Status Match? Passa o caminho das pedras ae! :))

    • Status Match. Você pode pedir pelo e-mail ndfp@china-airlines.com, desde que tenha Status máximo em alguma aliança. Passo a passo: 1 ) cadastre-se no Dynasty Flyer Program; 2) mande email com cópia do seu cartão e extrato de outra aliança; 3) aguarde algumas semanas

      • Thiago

        Será q isso funciona no tam fidelidade também para adquirir status plus ou black?

  • Doris

    Olá

    Depois de ler tudo o que já foi escrito sobre esse post, ainda tenho duvidas em qual cartao devo acumular milhas para upgrades. Alto e claro, onde é melhor? Tenho acumulado no TAP VICTORIA, transferindo do Itau platinum. Já fui com a família para a Europa de econômica e vou em setembro novamente de executiva. Comprei tarifa econômica e fiz o upgrade com as milhas. Até agora , tudo certo, mas vocês aconselham mudanças no meu modo de acumular milhas?

    • Doris, tirando as taxas salgadas, a TAP é uma ótima opção. Se está funcionando, por que mudar? Para os EUA a melhor é a United. Abraços

  • Glaucia

    Só não entendi a parte de ficar "jogando" a dívida de um cartão para o outro todo mês. O Mendonça Júnior paga a fatura de um cartão num segundo cartão alternando os meses para sempre estar acumulando as 50 mil milhas (quer dizer, ele não deixou claro quanto coloca na fatura mensal… hehe)?!

  • Thaís

    Leandro, adorei todas as informações do texto, parabéns! Fiquei com uma dúvida, se eu tirar passagens da air france com milhas smiles eu consigo o upgrade pago ou só pode pagar pelo upgrade que pagou as passagens?

    • Leonardo Cassol

      Thaís, é possível sim. A Air France realmente não disponibiliza essa informação no site, mas pesquisem em fóruns especializados e conversei com um amigo que é passageiro frequente. Em ambos os casos a informação é que passagens emitidas com milhas são elegíveis para o upgrade pago. Boa sorte!

  • Flavia

    Excelente post! Parabéns! Gostaria de saber como funciona a British airways. Muito obrigada.

    • Leonardo Cassol

      A British costuma oferecer upgrade pago, mas apenas no dia do voo, no check-in ou no portão de embarque. Nao tem nada no site deles, mas minha pesquisa nos foruns especializados indica que isso tem boas chances de ocorrer. Outra alternativa mais garantida: upgrades com milhas British (caso você ou alguém que você conheça tenham). Regras no link http://www.britishairways.com/travel/ecredeemupgr

  • WL

    Mas agora com o tam fidelidade azul se pode pedir upgrade, não? Agora é Ruby.

    • Leonardo Cassol

      Não. Apenas Vermelho Plus e Black tem direiro ao upgrade cortesia. O Azul/Ruby permite maior franquia de bagagem e bônus de 25% de milhas voadas, dentre outros benefícios, cuja lista infelizmente não inclui esse.

  • Vivian

    Olá obrigada pelo post.
    Queria saber se consegue me ajudar. Viajo em julho pela Ibéria, saindo de São Paulo para Paris, com uma conexão em Madri. Tenho 160.000 pontos acumulados no cartão Itau Platinum. Gostaria de fazer um upgrade, mas não tenho ideia como. Me da uma mão?
    Obrigada

    • Leonardo Cassol

      Vivian, Ibéria apenas comprando o upgrade ou tendo um bilhete nas tarifas Y, B, H (as tarifas mais caras) e usando o IAvios (Milhas do Iberia Plus – Programa de Fidelidade da Iberia). Outra opção seria emitir direto com milhas na Executiva (você tem a pontuação suficiente para 2 passageiros), transferindo os pontos para a TAM e emitindo dentro da Aliança One World. Porém, como a viagem é na altíssima temporada, verifique com a TAM antes a disponibilidade, pelo 4002-5700.

  • Tiago

    Uma coisa que não está claro para mim (nem o site da TAM diz): o upgrade para cartão vermelho plus e black vale para quando o bilhete é emitdo em classe econômica USANDO MILHAS?

    • Leonardo Cassol

      Tiago, excelente pergunta! Realmente essa informação não consta no site da TAM. Confirmei na Central de Atendimento e informaram que é permitido. Boa notícia.

  • Vivian

    E ao Leonardo, acha q consigo?
    Obrigada

  • Jordão

    Excelente post.

    Estou na "fila de espera" para upgrade na TAP. Comigo está meu filho, um bebê. Será que tenho chance?

    .

    • Na TAM eles não permitem upgrade com colo. A TAP nada diz sobre isso. Pesquisei e nenhuma informação. Acredito ser possível. Boa sorte! Depois conte se conseguiu para os leitores e eu termos essa informação.

      • Jordao

        Na TAP é possível, mas o bebê paga pelo upgrade. Foi o que me informaram.
        Continuo na lista. Caso consiga, posto aqui.

  • Ana

    Tem como fazer upgrade com milhas smiles pela Air France?

  • Andre

    Infelizmente pelo telefone fornecido não foi possível obter nenhuma informação. Os atendentes não têm a menor idéia do que seja isso. Ou então são instruídos a fingir que não sabem. Por e-mail também não deu certo. Afirmam desconhecer isso. E agora?

  • Silvano

    Parabéns pelo post. Muito interessantes as dicas. Já tentei pela tam com pontos, mas não foi possivel. Em uma das viagens que fiz para Orlando, foi oferecido um upgrade operacional, aquele que vc compra. Viajo normalmente duas vezes por ano em férias, normalmente eu minha esposa e minha filha. Em Maio desse ano, fiz uma viagem para Europa ( ida Londre e retorno Milão ) somente eu e minha esposa para comemorar aniversario de 15 anos de casados, e para essa ocasião comprei os bilhetes pela executiva. Não existe compração. Realmente é tudo diferente. Se a pessoa tiver condições financeiras e não for um misevavel, tem que viajar na executiva sempre. Um abc

  • Leonardo

    Cara eu já li seu post umas 3x haha. Viajei de executiva na Qatar semana passada e fiquei chocado. Antes só tinha viajado na exec da Iberia e NAO TEM COMPARACAO. Vc tem ideia de qnto custa um upgrade na Qatar pra executiva? Emiti esse outro bilhete pelo smiles também mas na econômica. Vou viajar em fev/2015

    • Geralmente entre US$ 750 – US$ 1.350, mas varia conforme o trecho e a ocupação.

    • Leonardo Cassol

      Depende do trecho e lotação do voo. Cerca de US$ 900 o trecho

  • jose

    Nao entendi onde olho no site da American
    Fui em travel options e ali nao tinha nenhum topico relacionado a upgrade

    • Leonardo Cassol

      Aguarde 24h antes do voo. Pode ser que esteja lotado e aí não libera disponibilidade.

  • Jéssica

    E se vc cometeu o erro de fechar as passagens pela decolar (sim, acabou acontecendo pq a tarifa era mais baixa, por incrível que pareça), consigo comprar o upgrade da united no site deles 1 dia antes ou no check in??

  • Andrea

    Comprei as passagens da emirates pela decolar, como faço?!?!

  • Estou cotando passagem para viagem em março/2015 e a tarifa mais em conta é da DELTA no site Submarino Viagens, porém vi mtas reclamações da Delta e me deixa insegura, pois estarei viajando tb com meu filho de 1 ano no colo que fica bem mais barato.
    Alguém tem alguma dica para upgrade de assento? Vi que existe uma classe chamada Economy Comfort, alguém conhece ou tem experiencia?

    • Sobre a Comfort…pra mim, sempre valeu à pena. Meço 1.91 e "sofro" nos trechos mais longos para/de Atlanta. Já paguei 20 dólares (quando lançaram), mas hoje está perto dos 100…

  • Aconteceu comigo diferente.. Eu comprei bilhete na econômica da LAN no trecho GRU-SCL por uns 200 reais na época (o trecho) antes de fazer a fusão com a TAM e por algum motivo que ainda não sei até hoje, me botaram na executiva. O voo nem estava cheio e tomei uma baita surpresa quando vi que o número do meu assento era na executiva. Eu tinha feito o check-in on line porque eu não ia despachar bagagem, e também nem me atentei pro número do assento, só me espantei na hora de sentar. Não questionei nem nada, óbvio, aproveitei a viagem, que por sinal, foi ótima. Não sei se foi algum 'sorteio' na hora do check-in ou algo parecido, enfim, até hoje não sei.

  • Marcella

    E Quantas? Viajo em maio/15. Obrigada.

  • Fábio

    A pior parte hoje em dia é que as tarifas por preços que consideramos "justos", são cada vez mais as tarifas mais restritas. Pontuam cerca de 25% a 50% e não permitem upgrades, na maioria das vezes nem comprados com milhas ou com dinheiro. As tarifas que pontuam no mínimo 100% e permitem upgrade muitas vezes são quase o dobro e tem pouca diferença entre uma tarifa executiva onde vc pode pontuar cerca de 150% a 200% dependendo do seu status. No fim das contas. Se a tarifa paga for muito barata e restrita não vale a pena gastar com upgrade e pontuar pouco. As vezes vale a pena uma tarifa mais cara, ou mesmo uma passagem em classe superior, que alem do conforto, pontua muito mais e te permite acumular mais pontos e assim ter acesso à emissão em classe superior nas próximas viagens.

  • gisele

    Tenho 110 mil milhas na Tami fidelidade. Consigo emitiraté quantos bilhetes ida e volta…estou indo viajar daqui 1 mês, vamos em 2 adultos e 2 crianças sendo uma no colo. E possível conseguir comprar pra todos nesta quantidade de milhas?

    Obrigada

    • Rafael Castro

      http://www.tam.com.br , a sua resposta está la!

    • Leonardo Cassol

      Pouco provável. Consegue máximo 2 se tiver 120k

  • gisele

    Pra os EUA saído de SP. DESCULPE , havia esquecido demmencionar .

  • Luciana

    Cuidado com a Alitalia. Em Roma nos ofereceram upgrade no checkin. O atendente nos mostrou assentos na Executiva e todo tempo falou que o upgrade era para Business. Resumindo uma longa historia, ele nos cobrou em duplicidade e o "upgrade" foi para a Economy Premium. Nunca conseguimos jma solução da Itália. Espero que com a sua venda o serviço seja mais transparente.

  • Pamela

    Não entendi direito como funciona com a Tam…. Eu uso as milhas para "comprar" o upgrade, ou por eu ter milhas consigo de graça solicitando com antecedência?

    • Leonardo Cassol

      Se for vermelho plus ou black gratuito. Com milhas não recomendo pois tem que pagar a tarifa mais cara, que não compensa.

  • Alan

    Alguém sabe se a gol voo de GRU para Miami tem classe executiva e se da para fazer upgrade ?? Obrigada

    • Leonardo Cassol

      GOL não tem em nenhuma aeronave. Ela possui a economica premium, chamada Classe Confort, mas não existe política de upgrade.

  • Conrado

    Viajei de Etihad recentemente e recebi o e-mail de leilão de upgrade. Entretanto, a oferta inicial era de 4 mil dólares! Continuava mais barato do que comprar a passagem diretamente nas classes superiores, mas ainda assim muito caro.
    No balcão, na hora do checkin, o mesmo upgrade me foi oferecido por mil dólares. Uma pechincha, considerando o trânsito de 26 horas até o destino (1 hora e 40 de conexão) e a qualidade e conforto da primeira classe e executiva da Etihad.

  • Alexandre

    Com relação a companhias aéreas, acho isso um desperdício de grana.
    É bem mais interessante comprar uma passagem simples de trem na Europa, dirigir-se ao vagão executivo e durante a checagem, em que vêem que sua passagem é para a convencional, fazer o upgrade na hora, apenas passando o cartão.

  • Tenho 36.000 milhas da Delta "PARADAS". Recentemente comprei passagens para MIA (maio/2015) e estava crente que conseguiria um upgrade (mesmo em vôo interno), mas não consigo devido à classe das minhas passagens.

  • Priscila

    Alguma dica na British?

  • milena

    ola comprei 3 passagens pela tap sem ser por milhas sera que consigo fazer algo pra conseguir esse upgrade pra executiva?

  • Michelle

    Comprei a passagem pra NY, a ida é pelo horário de Brasília e a volta pelo horário de NY?

  • FFFEIJO

    Tentei fazer o up grade, mas segundo informado pela TAM, o up grade cortesia so pode ser solicitado por passageiros com cartão Vermelho, Plus ou Black.

  • Bruno_piruka

    Leonardo,

    Sei que o tópico é antigo, mas como acabei de virar Comodoro na Lan, estou com uma dúvida sobre os Upgrades.

    Eu li no site deles que o Upgrade vale para bilhetes emitidos com Km LanPass… minha dúvida é se o upgrade pode ser solicitado para bilhetes emitidos com milhas pelas parceiras???

    Abração e excelente matéria

  • Gerson Forgiarini

    Ola vc tem algum conhecimento de upgrade na alitalia?

  • Katia

    Existe a possibilidade de se pagar pelo bilhete na economica e solicitar o upgrade para executiva na Delta somente com milhas, sem colocar dinheiro a mais? A Delta tem até um award chart dizendo qtas milhas são necessárias para o upgrade, mas não sei se na prática funciona… Meu interesse seria um voo EUA – Italia – EUA

  • Fernando Manfredini Ferreira

    Bom dia Leonardo e obrigado pelas dicas. Gostaria de fazer o upgrade utilizando milhas, mas não sei como fazer. Vou voar pela Singapore até a Indonésia, mas elas ainda estão como pontos em cartão e preciso transferir para algum programa específico. O problema é tentar encontrar uma explicação de onde transferir. Quando acesso alguns links, não são conclusivos de como fazer esse upgrade. Existe algum telefone específico para isso? Outro detalhe que acredito ser importante é que vou fazer duas escalas em Barcelona e em Singapura. Esse upgrade vale para todas as escalas? Abraços.

  • Rafael

    Tenho um voo marcado para os EUA no próximo mês pela Delta. As passagens foram emitidas com milhas do Smiles.

    Consegui o Medallion Platinum no SkyMiles utilizando meu cartão Smiles Diamante pelo Status Match Challenge.

    Com o nível Platinum já marquei os acentos conforto, mas não achei nenhuma opção para solicitar upgrade para business.

    Nos bilhetes, tanto de ida como de volta (emiti separado), aparece a informação “not upgrade eligible” nos trechos internos mas não no trecho internacional (GRU-ATL na ida e ATL-GIG na volta).

    Gostaria de saber:

    É possível solicitar o upgrade para business como esta escrito no site da Delta, ou tem alguma restrição por eu ter emitido com milhas Smiles?

    Se for possível, como funciona esta solicitação?

  • Andre Urbano Jr

    Upgrade com milhas na TAM é uma piada de muito mau gosto. Para fazer um upgrade de classe economica para executiva você tem que comprar a Economica Plus, MUITO mais cara que a básica, e mesmo assim você só tem uma chance minúscula de conseguir a aprovação, e só sabe disso depois que comprou a tal da tarifa PLUS. Em resumo, um lixo de programa de fidelidade, e por essas e outras que torço para a AZUL crescer cada vez mais, pelo menos lá o passageiro/consumidor é respeitado.

  • Natalia

    E na Azul como funciona??

  • Iwan Aguiar

    Voando de BSB 10/10/2015 Pra Miami ,supreendentemente na hora do embarque atendente me informou que eu tinha recebido um UPgrade e que meu novo assento era 1D.O vôo estava Super Lotado,com certeza foi Over.
    Como sou cartão Vermelho, tive a sorte de receber o Benefício. Em Véspera de Feriado também Funciona 🙂

  • Cristina Olivera

    Não entendo a TAM! Tentei fazer upgrade da econômica para a executiva no mesmo dia, no mesmo voo só com mudança de Classe e eles querem me cobrar 150 USD de multa e mais o valor das diferenças de tarifas!!!! Por passageiro que conste da reserva!!!!! Vc quer gastar mais e eles te cobram uma multa?!?!?!? Não entendo!!!

  • Léo Ramalho

    Clientes Lifemiles ( Avianca Colombiana)Elite Gold ou superior recebem o upgrade gratuito conforme disponibilidade. Fui varias vezes pra Colombia de executiva e tambem 1 vez para NYC. O bom é que alem de vc ganhar, se tiver mais uma pessoa voando com vc na mesma reserva, essa pessoa tambem ganha. Isso vale tambem pra quem comprar as passagens com milhas, que apesar deles nao divulgarem, basta vc mandar um email para a Avianca solicotando o upgrade. Conforme o nivel elite, mais horas antes do voo vc ja pode ser contemplado. No meu caso eu era Gold e sempre 72h antes ja recebia o beneficio. Quem era Diamond poderia receber ate 120h antes, limitando assim as chances das categorias menores.

  • Fred

    Seguir as dicas e a acabei de fazer um upgrade para a executiva num voo da air france pagando 1800 reais a mais deu overboking no voo

  • Mike U

    Sou 1K com a United e tenho alguns tickets de upgrade eletronicos que vencem no dia 31 de janeiro. Estes tickets podem ser usados para fazer o upgrade para outras pessoas, desde que o ticket esteja numa classe que permita o upgrade. Como nao vou poder usar ate a data do vencimento, estou interessado em vender ou trocar. Se alguem tiver interesse me escreva: mu1234hjl@gmail.com

  • Bruno

    Leonardo, primeiro parabéns pelo artigo excelente que escreveu! Fiquei com uma dúvida. No caso de pax ocasional, você menciona para solicitar o interesse entre o checkin e o embarque, ou seja, você recomenda fazer o checkin normal, e depois recorrer à loja da cia para solicitar possibilidade de compra do upgrade? Ou no ato do checkin já faz esta menção?

  • Lucelena Negrucci Gibbin

    Eu já ganhei upgrade em 3 voos para executiva com a Delta, Luftansa e American e paguei US$ 100 da Copa.

  • hudson

    Já consegui upgrade na COPA, o meu voo deu overbooking e eles me colocaram na executiva da TAM, claro que tive que “brigar” um pouquinho.

  • Alysson Mendonça

    Olá Leonardo, muito bom este artigo, visto a data que ele foi publicado, teria como você atualizá-lo para nosso deleite!? Abraços